Author: Wellington Ribeiro

José Humberto lamenta falecimento de Dr. Armando Monteiro Filho
O deputado estadual e presidente do PTB-PE, José Humberto, envia nota lamentando o falecimento de Dr. Armando Monteiro Filho. Confira:
“Pernambuco perde hoje uma das mais emblemáticas figuras da Política e do Mundo empresarial. Morre Dr. Armando Monteiro Filho, aos 92 anos de idade, em sua residência, dormindo. Morreu com a serenidade e com a tranquilidade que Deus reserva aos homens justos.
Dr. Armando foi um exemplo de homem público que soube, como ninguém, conciliar uma notável competência empresarial com uma aguçada sensibilidade social no exercício dos diversos cargos públicos que exerceu: Engenheiro por formação, já na sua passagem pela universidade participou ativamente da política estudantil, se posicionando naquela difícil época contrário ao Estado Novo, realçando o seu o seu perfil democrático.
Genro do ex-governador Agamenon Magalhaes, foi Secretário de Estado, Deputado Estadual, Deputado Federal e Ministro da Agricultura. Casado com Dona Do Carmo Monteiro e pai de seis filhos: Armando Monteiro Neto ( Senador da República), Eduardo de Queiroz Monteiro (Presidente do Grupo EQM), além de Maria Letícia, Sérgio (falecido aos 15 anos), Horácio e Cláudio.
Estendesse sobre as pessoas que o conheciam, seus amigos, como eu ,e seus familiares, um espesso véu de amargura, de tristeza e de saudade, pela ausência da referência, pelo modelo de dignidade, pela refinada educação e generosidade que a todos encantava.
Dr. Armando estará presente na memória de todos os pernambucanos, com uma doída e respeitosa saudade”.
José Humberto é deputado estadual e presidente do PTB-PE. [...]

FBC detona Jarbas em artigo na Folha de São Paulo
OPINIÃO
* Por Fernando Bezerra Coelho, para a Folha de S. Paulo
Uma coisa sobre Jarbas Vasconcelos é unanimidade em Pernambuco: trata-se de uma alma movida pelo ódio. Um homem que ao longo de tantas décadas notabilizou-se por difamar e atacar quem dele discorda.
Não foi com surpresa que lemos o artigo escrito por ele e veiculado por esta Folha na última quinta-feira, 28 ("O que de fato esperar do novo MDB"). Quem conhece Jarbas sabe que esse tipo de atitude é sua marca na política.
Mas, para o bem da verdade, alguns pontos devem ser esclarecidos. Jarbas fala em contradições dos outros, quando sua biografia é marcada justamente por incoerências e traições. Chama a mim de adesista, mas aceitou meu apoio em 1990, quando meu pai foi seu candidato a vice-governador; em 2002, na disputa pela reeleição; e em 2014, quando foi eleito para a Câmara dos Deputados.
Como a história não se apaga, é importante lembrar que já na aurora da redemocratização, em 1982, ele traiu Miguel Arraes (1916-2005), impedindo o ex-governador de retomar nas urnas o mandato cassado em 1964.
Em 1985, nas primeiras eleições para prefeito de capitais, ele perdeu as prévias do PMDB para o ex-deputado Sérgio Murilo (1931-2010).
O que fez, então? Deixou a legenda, indo abrigar-se no PSB para disputar a prefeitura do Recife. Pôs nas ruas a campanha de mais baixo nível já vista em Pernambuco, chamando o opositor de assassino.
Mais tarde, em 1998, na disputa para governador de Pernambuco, Jarbas não teve qualquer cerimônia para tecer as piores acusações justamente a Miguel Arraes, que tentava a reeleição. "Ladrão e incompetente" eram os adjetivos que ele usava contra Arraes, um homem público de biografia absolutamente irretocável. Naquela ocasião, fui vice de Arraes, exatamente para defender sua honra diante de tantas agressões.
Em 2010, em nova disputa pelo governo, ele chamou Eduardo Campos (1965-2014) de coronel e mau caráter. Na sua fúria, sobrou até para a ex-deputada federal Ana Arraes, mãe de Eduardo, que se apresentava para o cargo de ministra do Tribunal de Contas da União (TCU).
Cansado do estilo de Jarbas, o povo de Pernambuco o esvaziou eleitoralmente a ponto de ele não conseguir eleger o próprio filho vereador do Recife.
Jarbas, de fato, se desconectou da população. Representa um tempo que foi enterrado nas urnas.
Para não ser empurrado de vez para fora da política, procurou Eduardo, suplicando uma sobrevida. Do dia para a noite, passou a elogiar justamente aquele a quem sempre detratou. Fato que até hoje é motivo de ironia nos meios políticos de todo o país.
Todos sabemos que Jarbas Vasconcelos foi ressuscitado, com muito custo, pelo propósito de Eduardo Campos de construir uma unidade política.
Lambeu as botas de Eduardo, como agora tenta fazer com o presidente Michel Temer, oferecendo apoio às reformas em troca de mais um fiapo de poder.
Porém, causa-nos espanto real ver Jarbas Vasconcelos colocando-se como paladino da ética. Como se jamais tivesse sido alvo de qualquer investigação.
Jarbas foi o principal acusado no primeiro escândalo envolvendo empreiteiras no Brasil, ainda na década de 1990. Foi, também, citado na Lava Jato por supostos recebimentos de valores indevidos e teve o processo arquivado apenas por ter mais de 70 anos de idade.
Jarbas, que entrou pela janela do serviço público, em 1992, como procurador da Assembleia Legislativa de Pernambuco, sem prestar concurso público.
Este é Jarbas Vasconcelos. Uma pessoa que destila amargor e ressentimentos. Um político que ataca os outros sem jamais fazer qualquer autocrítica.
Um homem tomado pela soberba, imperador de uma casa vazia, que tenta segurar-se no comando de uma legenda para garantir mais alguns anos de cargos públicos. Um final melancólico para quem plantou ódio por toda uma vida.
* FERNANDO BEZERRA COELHO, administrador de empresas, senador da República (MDB-PE). [...]

Governador decreta luto oficial e destaca trajetória de vida de Armando Monteiro Filho
O governador Paulo Câmara decretou hoje (02.01) pela manhã luto oficial de três dias pela morte do ex-ministro Armando Monteiro Filho. Paulo também divulgou nota de pesar se solidarizando com familiares e amigos de Armando Filho:
"Dr. Armando foi um honrado pernambucano, um legítimo cavalheiro que sempre lutou, ao longo de toda a sua vida, pelas maiores causas do nosso Estado e do Brasil, como empresário e politico.
Dr. Armando teve uma postura firme, democrática e corajosa no enfrentamento com a ditadura militar e foi uma referência para gerações.
Quero prestar a minha homenagem pessoal a esse grande pernambucano e me solidarizar com seus familiares e amigos."
Governador Paulo Câmara [...]

Radar Político (27/12) – Indefinição da oposição favorece Paulo Câmara
Encabeçado pelos senadores Armando Monteiro e Fenando Bezerra Coelho, o ministro Mendonça Filho e o deputado federal Bruno Araújo, o principal grupo da Oposição tem pela frente alguns desafios a superar, sendo o principal deles o de lançar um nome que empolgue o eleitorado.
Apesar de possuir quadros de robustez política incontestável, a oposição até agora só conseguiu animar as lideranças descontentes com a gestão do governador Paulo Câmara, que apesar de ser um fator preponderante para a consolidação do projeto é longe de ser decisivo.
A demora na definição do nome que encabeçará esta coalização de forças acaba por favorecer a candidatura à reeleição do governador Paulo Câmara, que por sua vez, exposto ao sol e sereno, tem a chance de avaliar melhor como se comporta o eleitorado diante de suas movimentações e assim realizar os ajustes necessários para encarar a disputa.
Sempre presente - A atenção que a deputada Simone Santana (PSB) tem dispensado ao município de Barreiros é algo raro de se ver entre um deputado estadual. Ontem ela articulou uma reunião entre o prefeito Elimário Farias e o presidente da Compesa, Roberto Tavares, onde foram discutidas soluções para os problemas relacionados ao esgotamento sanitário e à estação de tratamento d’água do município.
Inclinação 1 - Ainda que tente ser apartidário, o Pr. Ailton José Alves, líder da igreja Assembleia de Deus em Pernambuco, deixa transparecer a sua preferência pelo governador Paulo Câmara.
Inclinação 2 - Na Cantata de Natal, realizada na última segunda-feira, no Quartel do Derby, o líder da maior denominação evangélica no Estado disse que “O governador Paulo Câmara está sempre disposto a apoiar e a ser um amigo e parceiro da Assembleia de Deus”. Vale lembrar que já por duas eleições consecutivas a igreja lança candidatos pelo PSB.
Líder - O deputado federal Ricardo Teobaldo foi reconduzido à liderança do Podemos. O posto de líder partidário garante ao parlamentar uma interlocução direta com o presidente da República. Da bancada pernambucana na Câmara Federal só Teobaldo e o Pr. Eurico (PHS) são líderes de partido.
Esvaziado – Apesar de ter sido eleito em 2014 com 93.380 votos, o deputado federal Marinaldo Rosendo (PSB) deverá enfrentar uma reeleição duríssima no próximo ano. As suas bases na Zona da Mata Norte estão sendo reduzidas ao pó graças às investidas de João Campos e Guilherme Uchôa Júnior. No meio político Marinaldo é considerado ex-deputado federal em atividade.
Ampliando as bases - Embora tenha ficado na primeira suplência na eleição passada com quase 68 mil votos, o deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade, imagem) tem tudo para superar a casa dos 100 mil votos e emplacar uma eleição em céu de brigadeiro, pois conseguiu ampliar substancialmente as suas bases. Olinda, Tacaratu, Escada, Joaquim Nabuco e Parnamirim são alguns dos mais de 10 municípios onde ele contará com o apoio do prefeito.
No lugar certo - A frente da pasta de Saneamento da Prefeitura do Recife, o deputado licenciado Alberto Feitosa é apontado como o secretário que mais promove agendas positivas para a gestão do prefeito Geraldo Júlio. Nesta quarta-feira (27), ele assinará a Ordem de Serviço de retomada das obras de saneamento integrado do PAC Cordeiro. A solenidade será às 15 horas, no canteiro de obras, no bairro da Iputinga.
[...]

Prefeito Elimário Farias e deputada Simone Santana se reúnem com presidente da Compesa
A deputada Simone Santana (PSB) articulou reunião com o prefeito de Barreiros, Elimário Farias, e o presidente da Compesa, Roberto Tavares, para solicitar soluções para problemas relacionados ao esgotamento sanitário e à estação de tratamento d’água do município. O encontro aconteceu nesta terça-feira (26), na sede da companhia, no Recife.
“Ficamos satisfeitos com a assertividade da resposta, que aponta para a execução de um plano de ação englobando um mutirão em Barreiros, com o intuito de deixar todos os serviços sanitários em ordem ainda neste verão”, afirmou a parlamentar.
Também participaram da reunião o Diretor Regional de Interior da Compesa, Marconi de Azevedo, e o chefe de gabinete do prefeito, Steverson.
[...]

Pr. Ailton José Alves: “O governador Paulo Câmara está sempre disposto a apoiar e a ser um amigo e parceiro da Assembleia de Deus”
Assim como milhares de fiéis, o governador Paulo Câmara prestigiou, na noite desta segunda-feira (25.12), a Cantata de Natal “Para Sempre Deus Conosco”, que comemorou o nascimento de Cristo. O culto, celebrado pelo pastor e presidente da Igreja Evangélica da Assembleia de Deus em Pernambuco (IEADPE), Aílton José Alves, foi realizado no Quartel do Derby, no bairro de mesmo nome, e contou com um coral com 250 vozes acompanhado por uma orquestra com 170 instrumentistas.
“Estamos aqui para celebrar o Natal e, ao mesmo tempo, agradecer e pedir mais força para continuar o nosso trabalho, fazendo isso sempre olhando para o futuro, para os ensinamentos de Deus e da Igreja. Vamos trabalhar muito para fazer com que Pernambuco melhore e para cuidar da nossa gente. E, com a ajuda de Deus e de todos nós, isso será possível”, afirmou o governador Paulo Câmara. “Então, eu quero agradecer e desejar um 2018 de muita paz, saúde e realizações. Tenho certeza que Deus vai nos ajudar, como sempre fez, a continuar a guiar o destino de nosso povo, em favor de um Pernambuco mais feliz”, completou.
O pastor Aílton José Alves agradeceu pela presença do governador Paulo Câmara, ressaltando o empenho e o apoio por parte do gestor estadual para que a Cantata pudesse ser realizada nesta noite de Natal. “O nosso governador fez o maior esforço para que a Igreja estivesse esta noite aqui celebrando o nascimento de Cristo. O governador Paulo Câmara está sempre disposto a apoiar e a ser um amigo e parceiro da Assembleia de Deus”, pontuou.
[...]

Sirinhaém – Prefeito Franz Hacker prestigia formatura e aula da saudade de concluintes do ensino médio
A Escola Estadual Barra de Sirinhaém promoveu na quinta-feira (21) a festa de formatura dos estudantes concluintes do 3º ano do ensino médio. A solenidade aconteceu na quadra poliesportiva da unidade de ensino e homenageou o ex-prefeito José Hildo Hacker com o nome da turma de formandos.
Presente no evento, o prefeito Franz Hacker aproveitou a ocasião não só para agradecer a homenagem ao seu pai, mas também para parabenizar aos formandos e incentivá-los a seguir com os estudos.
“Agradeço imensamente pela homenagem ao meu pai e gostaria de parabeniza-los por mais uma etapa cumprida em suas vidas. Agora mais um ciclo se inicia e com ele novos desafios estarão esperando por vocês. O momento agora é de continuar persistindo nos estudos e buscar a qualificação profissional. O compromisso do Governo Municipal com vocês não é o de apenas garantir a partir de agora o transporte para as faculdades, mas também o de continuar proporcionando as condições necessárias para que a economia local continue crescendo e oportunize para vocês a entrada no mercado de trabalho”, expressou Franz, que também parabenizou a todo o corpo técnico da escola.
De lá, o prefeito seguiu para a Escola Dr. Eurico Chaves, no Centro, onde participou da Aula da Saudade de quatro turmas concluintes do 3º ano do ensino médio. A festa contou ainda com a presença da vice-prefeita Camila Machado, do presidente da Câmara, Coelhinho, outros vereadores e do secretário municipal de Saúde, Dr. Ricardo Lacet.
Escrito por Wellington Ribeiro
Confira mais imagens:
[...]

Exclusivo! – Presidência estadual do PEN voltará para as mãos de Davi Muniz
O vereador recifense Davi Muniz (imagem) voltará a comandar o PEN-PE. A decisão foi do presidente nacional da sigla, Adilson Barroso Oliveira.
No início do mês de novembro o comando nacional do PEN havia destituído Davi Muniz e repassado a presidência estadual da legenda para Sílvio Nascimento.
De acordo com informações obtidas pelo blog, a volta do comando do PEN-PE para as mãos de Davi Muniz se deu pelo fato da Executiva Nacional da sigla entender que esta seria a única forma do partido ampliar a sua participação no cenário político estadual nas eleições de 2018.
Sob o comando de Davi Muniz o PEN poderá retomar o projeto de construir uma chapinha competitiva para aqueles que pretendem alcançar uma cadeira na Assembleia Legislativa pelo caminho mais curto.
A tática utilizada pelo vereador recifense em relação à eleição de 2018 deverá ser a mesma que ele empregou no pleito de 2016, no Recife, quando naquela época conseguiu reunir um grupo consistente e levou o partido a alcançar mais de 51 mil votos, resultando na conquista de duas vagas na Câmara Municipal.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Barreiros – João Campos e Simone Santana recebem homenagem e visitam obras no município
A deputada Simone Santana e o chefe de gabinete do governador, João Campos, passaram a tarde em Barreiros, ontem (19), onde foram recebidos pelo prefeito Elimário, o vice-prefeito Thomáz Baleia, o secretário de Governo, João Baleia, assim como outros secretários e vereadores do município, a exemplo de Ivalda Farias.
Após almoço de confraternização, foram recebidos na Câmara de Vereadores do Município pelo 97º Grupo de Escoteiros Eduardo Campos, responsável pela entrega de uma medalha de honra ao mérito aos visitantes pelo trabalho desempenhado na cheia que acometeu a região no meio do ano.
Logo em seguida, a comitiva vistoriou a obra de pavimentação da Rua Maria Amália, que teve continuidade garantida a partir de intervenção da parlamentar junto a João Campos e ao governador Paulo Câmara. O grupo também foi ao acesso à massa falida da Usina Central de Barreiros, recém-concluído, e ao local onde será construída a Academia das Cidades.
A agenda terminou à noite, com uma série de reuniões na Prefeitura de Barreiros, onde os servidores do Hospital Colônia foram ouvidos e tiveram seus pleitos atendidos. "Faço questão de estar sempre presente em Barreiros. É um município com o qual tenho uma identificação muito forte", declarou a parlamentar.
Confira mais imagens:
[...]

“Pouco, ou nada, temos visto ser feito para mudar o quadro”, diz Daniel Coelho sobre o combate à violência em Pernambuco
Em artigo exclusivo enviado ao Blog Ponto de Vista, o deputado federal Daniel Coelho (PSDB) fala sobre o cenário político vivenciado pelo país e critica a forma como o governador Paulo Câmara está enfrentando o violência no Estado.
Confira:
Por Daniel Coelho*:
A política e os políticos do Brasil passam por um dos momentos de maior descrédito em toda a história do país. E não restam dúvidas que uma das principais razões para a crise que atinge o país se dá por conta da falta de coerência daqueles que ocupam cargos públicos eleitos pelo povo.
O que vemos, a todo instante, são políticos afirmarem fortemente serem contra a corrupção. Desde que seja a corrupção do outro lado. Ninguém parece estar disposto a enxergar os erros de seus próprios partidos e correligionários. Essa seletividade, entre outros males, vem aumentando a desconfiança da sociedade para com os políticos.
Ao longo de nosso mandato, temos agido sempre ouvindo a voz das ruas, atuando de acordo com o que manda nossa consciência. Foi dessa maneira que votamos a favor do impeachment de Dilma Rousseff, que claramente cometeu crimes de responsabilidade. Mantendo nossa coerência, também fomos a favor da cassação de Eduardo Cunha, que hoje encontra-se preso. Por fim, sem dar trégua a corruptos, por duas vezes votamos pelo seguimento das investigações do presidente Michel Temer.
Infelizmente, para nós pernambucanos os problemas não se dão apenas no campo da incoerência da maioria de nossos políticos. Eles também estão presentes na incompetência e na falta de compromisso. O que fica claro quando observamos o clima de insegurança que domina os municípios da Mata Sul pernambucana.
Disponibilizamos 80 milhões de reais em emenda de bancada para ajudar no combate à criminalidade na região. Por várias vezes fomos à tribuna, cobramos medidas, reforço policial, entre outras ações do governador Paulo Câmara. Pouco, ou nada, temos visto ser feito para mudar o quadro. De todo modo, continuaremos atuando e cobrando medidas que possam voltar a dar tranquilidade a todo cidadão do nosso Estado.
*Daniel Coelho é deputado federal pelo PSDB [...]
