Author: Wellington Ribeiro

No Fla X Flu de São Lourenço, sociedade sempre perde o jogo – Por Netinho Lapenda
Espaço do leitor - Por Netinho Lapenda
Quem gosta de futebol vai entender bem o que vamos tratar aqui. Um dos confrontos mais tradicionais ocorre quando entram em campo o Flamengo e o Fluminense, o famosíssimo Fla x Flu. Os dois times cariocas atraem verdadeiras multidões quando se enfrentam. Trata-se de um verdadeiro clássico. Ora a torcida de um sai feliz, ora sai a outra. Preferências de cores e times a parte, todos têm uma certeza: é um espetáculo do esporte.
Agora, vem aqui comigo imaginar um cenário. Saindo das quatro linhas do estádio e traçando um paralelo com a política de São Lourenço da Mata, o nosso Fla x Flu, que pode ser comparado ao eterno embate entre dois grupos que se sucedem no poder no município( os Labanca e os Pereira), estamos, convenhamos, bem distantes de algo semelhante com o que ocorre no universo real do futebol.
Ao invés de espetáculo, decepção. Onde se espera demonstrações de austeridade e da boa política, só saem péssimos exemplos. Aqui, diferente do esporte, as jogadas são contra a sociedade, que perde, a cada dia, lance após lance, a oportunidade de viver em um lugar com melhor qualidade de vida, com serviços públicos minimamente adequados, com mais oportunidade para o trabalhador, para os jovens, para as mulheres, para as mães e pais de família.
A política dos clãs, velha e ultrapassada, já deixou muitos feridas na história do Brasil e de Pernambuco. Muita gente, felizmente, conseguiu enterrar essa prática no passado, mas, lamentavelmente, não é o caso de São Lourenço. O município ainda sofre com essa mazela terrível.
São Lourenço, como se sabe, vive, mais uma vez, um momento delicadíssimo. O prefeito foi afastado e as denúncias de corrupção e roubalheira, devidamente investigadas e apuradas pelas autoridades competentes, trazem à tona um cenário deplorável. Afinal, as denúncias procedem, não procedem?
Deixemos, por prudência e responsabilidade, que as autoridades nos tragam a resposta correta e justa, mas, ao mesmo tempo, não é razoável que o cidadão , diretamente afetado pela crise, fique de braços cruzados. É preciso ficar alerta. Acompanhar, fiscalizar e guardar com cuidado na memória as informações que forem surgindo. Isso fará toda a diferença quando chegar a hora da eleição. O voto, não tenha dúvidas, é o seu maior aliado para virar esse jogo.
O poder, na sua forma mais nefasta, tem atraído políticos antiéticos e cheios de intenções que nada têm a ver com o interesse do povo. Basta apenas um fisgada nele e pronto. Muita gente já esquece compromissos em troca de cargos e de benefício próprio, nem sempre alinhados com o clamor da sociedade. Temos em São Lourenço um exemplo nítido desta movimentação condenável.
O atual prefeito, Gabriel Neto, que assumiu interinamente, projetando-se como um gestor moderno e comprometido com as expectativas da sociedade, já mostrou, em dois meses, que não passa do mais do mesmo. A linha de independência, tão defendida por ele, desapareceu. Grabiel Neto, por razões ainda sombrias, aliou-se de pronto aos Labanca alimentando, de forma nociva, o ciclo vicioso. O que significa isso? Segue o nosso Flax Flu ainda sem vencedores.
Tem jeito? Sim. Evidente que sim. Mas como mudar tudo isso, enfrentar os poderosos? O exercício da cidadania é o grande instrumento de mudança. Você, eu, seu vizinho, seu pai, sua mãe. Todos nós, juntos, podemos inverter a lógica da velha política. Não é possível ficar apenas como espectador esperando uma jogada mágica. Afinal, no Fla x Flu de São Lourenço, não precisa de repeteco nem consultar o juiz.
Os times, desgastados e corroídos por interesses nem sempre republicanos, já deram o que tinham que dar. O placar não deixa a menor dúvida: o jogo tem sempre terminado em 0 x 0 para a sociedade. Chegou a hora de tirar os times de campo. Basta o eficiente cartão vermelho. E ele está nas suas mãos. Pense nisso!
[...]

Radar Políticos (15) – Garanhuns será palco de grandes disputas – 2020 começa em 2018!
Sem um representante da “terra” na Alepe desde o ano de 2013, quando o então deputado Izaias Regis deixou o posto para assumir a prefeitura, Garanhuns, município polo do Agreste Meridional, corre sério risco de não eleger uma liderança local para a Casa Joaquim Nabuco em 2018.
Apesar de nomes como o do vereador Zaquel (PDT) e o do ex-vereador Sivaldo Albino (PPS) despontarem como possíveis candidatos, vale lembrar que ambos disputaram os postos sem sucesso em 2014. O primeiro alcançou 23.504, dos quais 19.826 votos foram em Garanhuns, já o segundo chegou ao total de 13.310, onde 9.848 vieram da Cidade das Flores. Nas suas respectivas coligações eles ficaram em uma colocação bastante distante para alcançar uma cadeira.
Apesar de ser uma tradição a população de Garanhuns garantir uma votação expressiva aos seus cidadãos, pesa contra os candidatos locais o fato de serem incapazes de conseguir ampliar a sua votação além das fronteiras da terra do frio.
De olho na sucessão do prefeito Izaías Regis, lideranças do município parecem não se importar muito com a impossibilidade de êxito na disputa, mas sim em garantir o seu espaço para manter o nome em evidência e assim chegar em 2020 competitivo. Por esta razão, não apenas Zaquel e Sivaldo pretendem se empenhar neste sentido, mas também até o ex-prefeito Silvino Duarte parece estar avaliando a possibilidade.
Outro nome que corre por fora, mas que também não pode ser subestimado, é o do deputado estadual Álvaro Porto (PSD). Ele é frequentemente visto ao lado do prefeito Izaías Regis, já conta com o apoio de quatro vereadores do município e tem articulado no sentido de obter o apoio do gestor garanhuense à sua reeleição.
Com sua principal base em Canhotinho, deputado estadual mais votado no Agreste Meridional em 2014 e com uma ampla base de apoio em várias cidades, Álvaro independe do apoio de Izaías para se reeleger. No último pleito chegou a ser o terceiro mais votado de Garanhuns com 4.844 votos. O que se comenta é que a sua principal intensão nesta investida é a de sair com uma votação consagradora no município para se colocar como candidato a prefeito em 2020.
A eleição de 2018 em Garanhuns sem dúvida revelará os destinos de 2020
Bolsomitos - Apoiadores do movimento de Pró-Bolsonaro promoverão no próximo dia 18, na Câmara Municipal de São Lourenço, um debate que tem como tema “Segurança Pública e Conservadorismo”. O encontro contará com a presença de Alberisson Carlos e Nadelson Leite, respectivamente presidente e vice-presidente da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE), além de Leandro Quirino e Mateus Henrique, representantes da Direita Pernambuco.
Descaso em Limoeiro 1 - Denuncias levaram vereadores a realizarem uma blitz na Escola Municipal São Francisco. Chegando à Unidade Escolar os parlamentares se depararam com graves problemas estruturais que não só o prejudicam o processo de ensino/aprendizagem, mas, sobretudo, põem em risco a vida de alunos e funcionários.
Descaso em Limoeiro 2 - Muro que ameaça cair, água imprópria para consumo, banheiros sem a mínima condição de uso, área de lazer comprometida, infiltrações nas paredes e computadores quebrados, estes foram alguns dos problemas encontrados pelos vereadores Robertinho Galvão, Daniel do Mercadinho e Marcos Sérgio. Eles prometem acionar o Ministério Público.
Prêmio 1 - Comandada por Marcelo Mesquita (imagem), a Revista Total irá promover no dia 4 de dezembro a 30ª Edição do prêmio “Destaque Total 2017”. O evento é conhecido por homenagear personalidades políticas, empresariais, profissionais liberais e artistas que se destacaram em suas área de atuação.
Prêmio 2 - A solenidade deste ano será no restaurante Spettus, no Recife, e contará com a participação de Domingos Meireles, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), do jornalista paulista Sérgio Redo e de Múcio Aguiar Neto, presidente da Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP), além de deputados, prefeitos e lideranças políticas de todo o Estado. O Blogueiro Wellington Ribeiro (Blog Ponto de Vista) será um dos homenageados desta edição.
Mais segurança no Agreste 1 - A região do Agreste recebeu, ontem (14), um importante reforço no combate à criminalidade. O Governador Paulo Câmara inaugurou o Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP).
Mais segurança no Agreste 2 - Com sede em Caruaru, a unidade contará com um efetivo de 300 policiais militares que atuarão no combate às diversas modalidades de crimes. Cerca de 650 mil pessoas da região serão beneficiadas por mais esta ação que faz parte dos investimentos do Plano de Segurança de Pernambuco, lançado no primeiro semestre deste ano.
Quebradeira geral - A grave crise financeira que atinge os municípios tem levado prefeitos a demitirem funcionários, atrasarem pagamentos de fornecedores e já reflete na prestação de serviços como transporte, educação e saúde. José Patriota, presidente da Associação Municipalista de Pernambuco(Amupe) prevê que a situação pode se agravar ainda mais caso o Governo Federal não socorra os municípios.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Prefeita Célia Sales se reúne com empresários do setor de cerveja artesanal
A prefeita do Ipojuca, Célia Sales, se reuniu na manhã desta terça-feira (14) com empresários do setor de cerveja artesanal. O encontro foi no gabinete da prefeita e contou ainda com a participação do secretário de meio ambiente e controle urbano, Erivelto Lacerda, do secretário de desenvolvimento econômico, Marcos Queiroz, e da secretária de infraestrutura e serviços municipais, Giuliana Cavalcante.
O objetivo da reunião foi debater a viabilidade da implantação de uma filiada da cervejaria oktos no município. A empresa, com sede no Estado de Goiás, fabrica chopes especiais com padrões de qualidade elevados e conta com 47 distribuidores autorizados em 9 Estados e no Distrito Federal.
Durante o encontro, ficou decidido que a Prefeitura do Ipojuca e a Cervejaria Oktos farão uma nova reunião, nos próximos dias, para apresentação do projeto que prevê a geração de pelos menos oitenta empregos diretos.
[...]

Paulo Câmara reforça combate à criminalidade no Agreste Central com a entrega do BIESP
CARUARU - O Agreste ganhou, nesta terça-feira (14.11), um importante reforço no combate à violência: o Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP). Ao lado de prefeitos e autoridades da região, o governador Paulo Câmara inaugurou o equipamento que conta 300 homens e mulheres divididos em quatro companhias formadas por unidades especializadas, que incluem efetivos das Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas (Rocam), Radiopatrulha, BPChoque, CIPCães e Policiamento de Trânsito. A entrega do BIESP, com sede neste município, beneficia mais de 650 mil pessoas da região e faz parte dos investimentos do Plano de Segurança de Pernambuco, lançado no primeiro semestre deste ano.
"Estruturas como a que nós estamos fazendo aqui em Caruaru, com o BIESP, são essenciais. É um batalhão que vai servir a região, importante para dar agilidade nas respostas. Tenho certeza de que esse nosso esforço, com mais efetivo, mais aparelhamento, daremos respostas mais rápidas à população. Os efeitos da operação do novo batalhão já começam a dar sinais principalmente nos crimes contra o patrimônio. A gente não está descansando de maneira alguma com a inauguração desse equipamento. Outras ações precisam ser feitas, e a cada momento iremos realizar os ajustes necessários para que em cada município a gente possa dar a tranquilidade e o direito de ir e vir das pessoas", destacou Paulo Câmara.
Na oportunidade, o governador pontuou os desafios que as forças de segurança do Estado estão enfrentando neste momento e reforçou o seu compromisso com a melhora dos índices de violência. "A gente sabe também que tem um caminho, um caminho construído e amplo com o Pacto Pela Vida, um caminho que vai com certeza começar a dar resultados mais concretos a partir dessas ações que nós estamos entregando não apenas em Caruaru, mas no Agreste e em todo o Estado de Pernambuco", finalizou.
Subordinada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), o BIESP contará com um efetivo de 300 policiais militares que atuarão no combate às diversas modalidades de crimes, como tráfico de drogas, assaltos, porte ilegal de armas e desarticulação de grupos de extermínio, com uma atenção especial ao patrulhamento e ações nas áreas rurais. A inauguração do equipamento faz parte de uma série de ações do Governo de Pernambuco para fortalecer a segurança pública no Agreste do Estado, que inclui ainda, o reforço de policiais militares para o 4º Batalhão de Polícia Militar, também de Caruaru, e é responsável pelo policiamento ostensivo dos 15 municípios que compõem Área Integrada de Segurança 14 (AIS-14), são eles: Caruaru, Agrestina, Altinho, Cupira, Panelas, Lagoa dos Gatos, Bezerros, Camocim de São Félix, Sairé, São Joaquim do Monte, Bonito, Barra de Guabiraba, Riacho das Almas, Jurema e Ibirajuba.
Com o reforço de 140 novos policiais lançados às ruas ainda em outubro, o município de Caruaru registrou uma redução de 50% dos Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLI) em relação ao mês de setembro deste ano. Com a inauguração do batalhão, esse efetivo será incorporado ao BIESP a partir de agora. O reforço ainda será ampliado com a chegada dos novos profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica, que já estão sendo formados e devem estar efetivamente nas ruas a partir do primeiro trimestre de 2018. Além disso, mais de 43 viaturas foram entregues, este ano, para renovação e ampliação da frota a serviço das polícias com atuação em Caruaru e no Agreste.
A prefeita do município de Caruaru, Raquel Lyra, aproveitou a ocasião para ressaltar a importância de um equipamento de segurança como o BIESP no objetivo de assegurar que os jovens não tenham suas vidas tiradas pela criminalidade. "A cada investimento que se faz em segurança pública, nós preservamos vidas de pais e mães de família, de e filhos que tantas mães choram todos os dias porque têm suas vidas antecipadamente ceifadas pela criminalidade. Nós precisamos gerar tranquilidade e um ambiente de oportunidades para esses jovens que estão matando e morrendo no nosso Estado e na nossa região. Tenham certeza, Caruaru trabalhará todos os dias para garantir que essas oportunidades sejam realidades na vida de todos os caruaruenses. Hoje é um dia de agradecimento e de reconhecimento. Parabéns ao Governo do Estado, aos homens e mulheres que compõem a Polícia Militar pelo importante avanço no combate à criminalidade no nosso município", apontou.
O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, reforçou o empenho do Governo de Pernambuco em realizar investimentos para dar cada vez mais condições de trabalho para os policiais do Estado. "A nossa missão, nada tem de fácil. O Estado está fazendo investimentos na segurança pública com aquisição de novas viaturas, criação de novas unidades policiais e, sobretudo, com a formação de novos profissionais. O governo cumpre mais um compromisso no que diz respeito ao Plano Estadual de Segurança e Pacto Pela Vida, ao idealizar e ativar o BIESP no município de Caruaru ",observou.
O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, afirmou que o apoio do governador Paulo Câmara ao abraçar a ideia do batalhão foi essencial para que, em tempo recorde, o BIESP fosse implantado em Caruaru. "Temos hoje um batalhão novo, uma nova doutrina de policiamento ostensivo, juntando as especialidades da diretoria especializada que congrega as duas unidades de policiamento especializado em uma única unidade. Tenho muito orgulho em levar para o Interior do Estado esse serviço mais especializado da Policia Militar. Ao levar a ideia para o governador, imediatamente ele abraçou a ideia. Então, nós conseguimos em poucos meses colocar o batalhão em operação. É um tempo recorde. A estrutura dessa unidade é única. Nas polícias militares do Brasil, não existe uma unidade semelhante ao que nós estamos apresentando hoje.
A policial militar recém formada, Natália Santos, falou sobre as oportunidades que a implantação do BIESP proporcionaram para sua carreira. "Está sendo uma oportunidade única. O BIESP, além de ter um investimento muito grande, teve muita oportunidade para a gente que está ingressando agora na Policia Militar. Foram viaturas novas, armamentos novos, ou seja, várias oportunidades para a gente combater a criminalidade de um jeito mais efetivo. O bom de ter uma tropa nova é isso: a vontade de trabalhar, de mostrar serviço e, realmente, diminuir a criminalidade. Todos estamos ingressando com a mesma expectativa, que é diminuir a criminalidade em Caruaru", ressaltou.
Participaram do evento os deputados federais André de Paula e Tadeu Alencar; os estaduais Tony Gel, Laura Gomes, Joel da Arpa e Diogo Moraes; a promotora de Justiça de Caruaru, Juca Miranda; o chefe da Polícia Civil, Joselito Kehrle; o comandante do BIESP, tenente-coronel Antônio Menezes; a gerente geral de Polícia Cientifica, Sandra Santos; e o diretor da Diretoria Integrada Especializada (Diresp), cel. João Bosco. Acompanharam o governador durante a agenda no município também os prefeitos Misso de Amparo (Lagoa dos Gatos), Wilson Madeiro (Barra de Guabiraba), Joelma Campos (Panelas), Hélio dos Terrenos (Belo Jardim), Giorge de Neno (Camocim de São Félix), Thiago Nunes (Agrestina), Branquinho (Bezerros), Mota (Riacho das Almas), Rossine (Lajedo), Antônio Roque (Jataúba), e Gustavo Adolfo (Bonito); além dos vice-prefeitos de São Caetano, Caio Braga; e de Caruaru, Rodrigo Pinheiro; do ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz; e do presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru, Lula Tôrres, além dos secretários Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão), Roberto Franca (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude), João Campos (Chefia do Gabinete de Governo, Francisco Papaléo (Cidades), Lúcia Melo (Ciência e Tecnologia) e Wellitngon Batista (Agricultura) [...]

Política Nacional de Formação de Professores é debatida na Comissão de Educação
Preocupados com a nova Política Nacional de Formação de Professores (PNFP) membros da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa realizaram no dia de ontem (13) uma Audiência Pública para discutir o assunto.
O encontro contou com a participação de representantes da área de Educação, a exemplo do pró-reitor de Graduação da UPE, Luiz Alberto Ribeiro, do secretário de Educação de São José da Coroa Grande e representante da UNDIME, Wagner Geminiano, da professora Lúcia Falcão (UFRPE), de Alfredo Macedo, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e Cledimar Lima (SINTEPE).
Críticas à PNFP e a falta de diálogo entre o ministério e os profissionais de educação foram pontos enfatizados pelos participantes da audiência. “"Quero levantar duas questões: um plano nacional de formação voltado para a educação pública básica, no Brasil, não pode ser restrito apenas a formação de professores, mas deve ser extensivo a todos os profissionais da educação. E este processo não pode ser feito sem se ouvir os municípios, excluindo-os do diálogo para a construção deste programa e, sobretudo, desconsiderando as particularidades regionais e locais de cada município", disse Wagner Geminiano, que ainda destacou que é preciso envidar esforços para que estas iniciativas sejam construídas ouvindo e com a participação de todos atores interessados e envolvidos.
Mesmo sentimento expressado por Lúcia Falcão, representante da UFRPE. “Não houve debate, e a proposta foi lançada sem nenhum documento, apenas com uma apresentação no computador”.
Presidente da Comissão de Educação, a deputada Teresa Leitão (PT) criticou o fato de o MEC anunciar medidas sem a realização de debates com a sociedade: “Não é a primeira vez que vivenciamos essa situação”.
Como encaminhamento da audiência, a deputada Teresa Leitão acatou sugestão de elaboração de uma carta em apoio ao Pibid, destacando a necessidade de resgatar a importância do programa e reivindicando a prorrogação dos editais 061/2013 e 066/2013. O documento pleiteará, ainda, a elevação do Pibid à categoria de política de Estado. A parlamentar comentou também que a carta repudiará a falta de diálogo do MEC e o argumento da culpabilização dos professores pela baixa qualidade da educação. O ministério foi convidado a participar da audiência pública, mas não encaminhou representante.
[...]

Ao lado de Cassiano, Jorge Côrte Real prestigia aniversário de Condado
O deputado federal Jorge Côrte Real participou, na noite da última segunda-feira (13), do encerramento das festividades do aniversário de Condado. A cidade, localizada na Mata Norte do Estado, completou 55 anos no último dia 11 de novembro e desde então vem comemorando a data em alto estilo, com três dias de festas, incluindo hasteamento da bandeira e encontro de fanfarras, passeios de ciclísticos, festa lúdica para as crianças e vários shows.
Ao lado do deputado Côrte Real e de sua vice-prefeita Dra. Janny Marques, o prefeito Antonio Cassiano deu início à principal atração da noite, capitaneado pelo cantor cearense Avine Vinny, para um público de cerca de 10 mil pessoas. Na praça de eventos Dr. Joaquim Veloso, local da festa, foi montado um grande palco, seguido de um camarote e de uma infraestrutura com banheiros e área para alimentação e bebidas.
"Fazia muito tempo que Condado não realizava uma semana repleta de atividades e festas como acabou de fazer. O prefeito Cassiano e toda sua equipe estão de parabéns, principalmente por entregar ao povo condadense esse belo presente, fazendo renascer essa tradição festiva da cidade. Além da comemoração, essas atividades também são muito importantes pois movimentam a economia local gerando negócios e receita para o próprio município", comentou Jorge Côrte Real.
Além do aniversário da cidade, o prefeito Cassiano também tem outros motivos para comemorar: no último dia 24 de outubro Condado foi selecionada como uma das 10 cidades mais transparentes em informações contábeis de todo o Estado, de acordo com o Tribunal de Contas de Pernambuco, através do Índice de Convergência Contábil dos Municípios (ICCpe), que avaliou os 184 municípios pernambucanos. [...]

Radar Político (14/11) – Oposição prepara grande ofensiva política
Oposição prepara grande ofensiva política
Encabeçada pelos senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra, além do ministro Mendonça Filho (DEM) e o deputado federal Bruno Araújo (PSDB), o chamado G4, principal grupo de oposição ao governador Paulo Câmara, prepara já para o mês de dezembro um evento público de grandes proporções no Recife, marcando assim o ponta pé inicial de suas incursões conjuntas por todo o Estado.
Já para os primeiros meses de 2018 o grupo pretende realizar uma caravana realizando congressos em todas as regiões de Pernambuco. Em sua rápida passagem pelo município de São José da Coroa Grande, no sábado passado, o senador Fernando Bezerra informou que até o final do mês de março o grupo apresentará os nomes que comporão a chapa.
Confiante, FBC também revelou que o imbróglio que envolve o comando do PMDB estadual será definido ainda este ano e que o grupo conseguirá formar um arco de aliança superior a que hoje orbita o governador Paulo Câmara. Além do PTB, PMDB, DEM e PSDB, a oposição já contabiliza o apoio do PRB, Podemos, PV e PRTB. Há a expectava ainda da ida do PR para o time por meio do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, além de outros partidos da base aliada do PSB.
A ida de prefeitos pertencentes a partidos da Frente Popular é outro assunto guardado a sete chaves pela oposição, que prepara a partir do próximo ano um anúncio ao estilo conta-gotas com o propósito de enfraquecer aos poucos o palanque de Paulo Câmara.
Chapinha – Os deputados federais Ricardo Teobaldo (Podemos) e Sílvio Costa (Avante) andam bastante afinados. Ganha força nos bastidores que ambos estariam empenhados na construção de uma chapinha para deputado estadual e assim eleger aliados. Entre os candidatos estariam José Augusto Maia (Santa Cruz do Capibaribe) e Gustavo Gouveia (filho do prefeito de Paudalho), ambos fechados com Ricardo para Federal.
Nomeação 1 - O Diário Oficial do Estado trouxe em sua publicação do último sábado (11) a nomeação governador Paulo Câmara nomeou no último sábado (11) de Túlio Gadelha para a presidência do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe). Órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, pasta que recentemente foi entregue ao PDT de Zé Queiroz.
Nomeação 2 - Militante do Partido Democrático Trabalhista, sigla pela qual disputou sem sucesso o cargo de vereador do Recife em 2012 e de deputado federal em 2014, o jovem Túlio Gadelha ficou conhecido nacionalmente após a revelação de que está namorando a apresentadora global Fátima Bernardes.
Vapt – Vupt – Para garantir a contemplação de suas bases com emendas parlamentares, o deputado estadual licenciado e secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa (SD), sem alarde assumiu a sua cadeira na ALEPE no final do mês de outubro apenas pelo tempo suficiente para apresentar suas emendas. Quem perdeu com isto foi o deputado Gustavo Negromonte (PMDB), que durante este curto período foi para a suplência.
Mata Sul - Em reunião realizada ontem (13), no Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul (COMSUL), os prefeitos Reginaldo Moraes (Cortês), Verônica Souza (Gameleir), Lucrécio Gomes (Escada) Diogo Gomes (Chã Grande), Dr. Marcos (Pombos) e Rildo Reis (Amaraji) debateram sobre os problemas enfrentados pelo aterro sanitário consorciado entre os municípios. Presidida por Reginaldo Moraes, o COMSUL abrange 15 municípios da Mata Sul e tem discutido temas importantes e contribuído para o fortalecimento político da região.
Herdeiro político 1 - Considerado favorito a conquistar uma cadeira na Câmara Federal no próximo ano, o empresário bem sucedido Guilherme Uchôa Júnior já contabiliza apoios sólidos para a sua eleição. Entre os prefeitos que votam com ele estão os de Itambé, Itaquitinga e Araçoiaba. Na Mata Sul está fechado com o deputado Pedro Serafim Neto (PDT).
Herdeiro político 2 - Ao contrário de muitos que se aventuram na vida pública para fazer dela um meio de vida, Guilherme Uchôa Júnior entra na política para atender ao desejo do seu pai, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchôa, que vê nele a pessoa ideal para dar continuidade ao seu legado.
Mata Norte - O vereador de Carpina, Diogo Prado (PC do B, imagem), parece ter tomado gosto pela ideia de concorrer a uma vaga na ALEPE. Oposicionista ferrenho do prefeito Manoel Botafogo (PDT) , ele deverá sair como majoritário no município, para isto conta com o apoio do ex-prefeito Joaquim Lapa (PTB). Na vizinhança o jovem já fechou com a oposição em Lagoa do Carro e anda conversando com lideranças de outros municípios da região.
Segurança - Dias após o início das atividades da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar, no Litoral Sul, o prefeito de Barreiros, Elimário Farias realizou a primeira reunião para a criação do Conselho de Segurança do Município. Participaram do encontro o vice-prefeito Thomaz Baleia, o comandante da 10º CIPM, Major Fernando Júnior, policiais civis, secretários municipais e representantes Bancos e da sociedade civil organizada, todos dedicados a discutir estratégias para o enfrentamento da violência.
Articulado - Apesar de ter deixado o comando do Ministério das Cidades, o deputado federal Bruno Araújo (PSDB) ainda manterá um bom trânsito no Governo Federal. Quebrará a cara quem apostar que ele deixará de ter influência na liberação de recursos para os municípios pernambucanos que foram contemplados com projetos do Ministério das Cidades.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Sirinhaém – Evento reúne mais 600 ciclistas e shows marcam abertura do Verão no município
Aconteceu no último domingo (12), em Sirinhaém, um grande passeio ciclístico que marcou a abertura de Verão 2017 no município.
Com concentração na Academias das Cidades, os mais de 600ciclistas foram recepcionados pelo prefeito Franz Hacker com um café da manhã e a entrega de kits. “Iniciar a abertura do verão com um passeio ciclístico é reiterar o compromisso que a nossa gestão tem com a promoção e valorização da prática esportiva. Sempre temos feito questão de apoiar e promover atividades voltadas ao esporte e lazer”, destacou o gestor antes de seguir junto com a vice-prefeita Camila Machado e com todos os cliclistas até o distrito de Barra de Sirinhaém.
Antes de chegar ao destino, o grupo realizou uma parada na comunidade de Barreirão, onde o prefeito realizou a entrega de duas paradas de ônibus.
Já em Barra de Sirinhaém, a programação seguiu com a realização de sorteios de várias bicicletas, e um show que teve como atração a banda Trio da Huanna e os cantores Rogério Som e Maciel Moreno.
Escrito por Wellington Ribeiro
Realização: Secretaria de Cultura, Esporte e Eventos
Imagens: Alisson Sá
[...]

Radar Político (13/11) – Segurança é ampliada no Litoral Sul
Resultado da mobilização de prefeitos da região e de líderes religiosos, a exemplo do padre Arlindo, pároco de Tamandaré, a 10º Companhia Independente de Polícia Militar virou realidade. A sua ativação ocorreu na última semana, por decisão do governador Paulo Câmara.
Responsável por atender aos municípios de São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso e Sirinhaém, onde existem mais de 142 mil habitantes, a nova unidade surge como promessa para reduzir a criminalidade no Litoral Sul de Pernambuco.
Sob o comando do Major Fernando Filho, a 10ª CIPM já começa a ganhar corpo com o acréscimo de 50 policiais. Em seus primeiros dias de atividade a população da região já começou a sentir a diferença. A sensação de segurança aumentou.
“Com muita satisfação recebemos esse reforço policial que teremos para fazer um trabalho de excelência no Litoral Sul do Estado. Após nossas explanações sobre as demandas de nossa área, suas características turísticas, o perfil da criminalidade nos seus 5 municípios, passamos a divulgar nossas forma de atuação no terreno com as equipes do GATI e ROCAM, o complemento das nossas guarnições táticas e o lançamento dos recrutas nos centros comerciais de maior fluxo financeiro”, expressou o Major Fernando Júnior nas redes sociais.
A decisão do governador em contemplar a região com uma Companhia Independente da Polícia Militar foi um grande avanço. O combate à criminalidade neste pedaço de Pernambuco resultará em ganhos incalculáveis do ponto de vista socioeconômico, uma vez que o Litoral Sul apresenta grande vocação para o turismo. Um verdadeiro gol de placa de Paulo Câmara!
Linha de frente – Atualmente na chefia da assessoria especial do governador, o ex-secretário da Casa Civil, Antônio Figueira (imagem), realizou uma exímia defesa da gestão de Paulo Câmara em um artigo que foi publicado em um jornal de grande circulação no final de semana. Segundo Figueira, o governador é a pessoa certa para comandar Pernambuco, pois em 2 anos e 9 meses conseguiu conduzir com pulso firme um Estado que foi exposto ao que ele classifica de “tempestade perfeita” formada por uma crise sem precedentes somada a uma permanente crise política ,além de uma seca que se estende por seis anos.
Avaliando - Com apenas três deputados estaduais, sendo um deles prestes a sair da sigla, o Partido dos Trabalhadores estuda com cuidado qual será o melhor caminho a seguir com vistas a preservar não apenas as atuais cadeiras, mas ampliar o seu espaço na Assembleia Legislativa. Uma ala majoritária rechaça a aliança com o PSB e defende a candidatura de Marília Arraes para o Governo do Estado, pois entende que assim o partido teria maiores chances de ampliar a bancada do que em uma coligação na Frente Popular.
Isolado 1 - Por outro lado, lideranças do PT sabem que dificilmente a sigla alcançará o cociente eleitoral para eleger deputados federais sozinho. Nome de peso, o ex-prefeito do Recife, João Paulo (imagem), já decidiu que disputará uma cadeira na ALEPE, restando apenas Humberto Costa e Carlos Veras como alternativas competitivas para concorrer à Câmara Federal. A esperança do PT era compor uma coligação com o PDT e PC do B, porém estes partidos estão alinhados com PSB.
Isolado 2 - Outro partido que está sozinho é o Psol. Sem nomes competitivos para concorrer à Câmara Federal, a sigla deve se concentrar na chapa para deputados estaduais. Atualmente os nomes mais fortes são os do deputado Edilson Silva e o do policial civil Áureo Cisneiros, porém, sós não irão a lugar algum. Uma aliança com o PT seria a melhor opção para sigla preservar o seu espaço e até ampliar sua participação na ALEPE. Uma possível união beneficiaria ambos.
Blefe - Considerada ex-deputada federal em atividade, Luciana Santos (PC do B, imagem) está sendo "lançada" ao Senado pelo seu partido. A menos que o governador considere compor com um quadro de pouca capilaridade eleitoral, dificilmente a comunista estará ao lado de Paulo na disputa majoritária.
Vai para o sacrifício - Prejudicada por não ter mais o comando de Olinda, município que o seu partido comandou por 16 anos, Luciana já não conta com o mesmo folego de antes. O único posto a que ela poderia disputar com chances de obter êxito seria a de deputada estadual. Escolher esta alternativa é uma decisão difícil para Luciana, uma vez que como presidente nacional do PC do B ela precisa trabalhar pelo fortalecimento da sigla na Câmara Federal.
Alicerce - A deputada Simone Santana construiu uma base de apoio sólida na Mata Sul. Caso não haja nenhum acidente de percurso, ela sairá com uma votação expressiva da região e com a possibilidade de ser majoritária em vários municípios.
Na área - Em sua última incursão à Mata Sul, o senador Fernando Bezerra (PMDB) se reuniu no último sábado (11) com o prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages (PEN). Apesar de ainda as suas visitas à região serem tímidas, FBC não para de receber no seu gabinete, em Brasília, gestores da Mata Sul.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Mata Sul – De olho em 2018, senador Fernando Bezerra se reúne com mais um prefeito
Em um sinal claro de que está disposto a pavimentar o seu nome para concorrer ao Governo do Estado em 2018, o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) esteve na manhã desta sábado (11) no município de São José da Coroa Grande, na Mata Sul do Estado.
Acompanhado de assessores, o senador foi recepcionado com um café da manhã oferecido pelo prefeito Pel Lages (PEN). A reunião também contou com a participação de secretários municipais, sete vereadores, entre outras lideranças locais.
Durante o encontro, o senador Fernando Bezerra reiterou o seu compromisso com o município, ouviu as demandas apresentas pelo gestor coroense e se mostrou disposto a mediar junto ao Governo Federal a liberação de recursos para que possam ser investidos em áreas como Turismo e Saneamento Básico. Ambos acertaram se reunir novamente, desta vez em Brasília, para estreitar as relações. “Eu quero está ao lado do prefeito para poder celebrar importantes vitórias para o povo de São José”, disse o senador.
Um dos principais nomes da oposição para disputar o Palácio do Campo das Princesas, Fernando Bezerra também aproveitou a ocasião para tratar sobre as eleições do próximo ano.
O estreitamento da relação com o senador Fernando Bezerra pode indicar uma possível debandada do único prefeito do PEN no Estado para o palanque da oposição, já que Pel Lages não faz questão de esconder a sua insatisfação com o Governo do Estado.
Escrito por Wellington Ribeiro
Confira mais imagens:
[...]
