Author: Wellington Ribeiro

Prefeito Elimário apresenta demandas de servidores do Hospital Colônia à deputada Simone Santana
Em atenção aos servidores do Estado lotados no Hospital Colônia de Barreiros que estão preocupados com a desinstitucionalização da unidade de saúde, o prefeito Elimário Barreiros e o vice-prefeito Thomaz Baleia estiveram reunidos com a deputada estadual Simone Santana (PSB). O encontro aconteceu no gabinete da parlamentar, na Assembleia Legislativa, e contou com a participação de funcionários do Hospital.
“Desde a década de 30 o Hospital Colônia presta relevantes serviços com foco no acompanhamento de pacientes psiquiátricos. A política adotada pelo Governo de desinstitucionalizar unidades como esta tem levado os servidores a um ambiente de incerteza quanto as suas realocações. Por esta razão apresentei a situação a deputada na esperança de encontrar uma solução”, expressou o prefeito Elimário.
Representante de Barreiros na ALEPE, a deputada Simone Santana se colocou à disposição dos funcionários. “Estamos juntos com a categoria para buscar a melhor alternativa junto ao Governo do Estado”, declarou a parlamentar, sensível à pauta dos profissionais.
Ao final da reunião ficou acertado que a deputada irá entrar em contato com representantes das secretarias de Saúde e Administração no intuído de levantar o posicionamento do Governo em relação a questão e assim apresentar o melhor caminho para atender aos interesses dos servidores lotados no hospital.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Shows e passeio ciclístico marcarão abertura de Verão em Sirinhaém
No próximo domingo, dia 12 de novembro, a Prefeitura de Sirinhaém promove a Abertura de Verão. A programação acontecerá no Distrito de Barra de Sirinhaém e contará com um passeio ciclístico com entrega de kits e sorteio de várias bicicletas, além de shows com Rogério Som, Trio da Huanna e Maciel Moreno. Confira mais informações no banner abaixo:
[...]

Prefeitura de Cortês esclarece atraso no salário de funcionários
Em nota enviada ao Blog Ponto de Vista a Prefeitura de Cortês respondeu esclareceu a situação do atraso no salário do funcionalismo público municipal. Vale lembrar que a Coluna Radar Político desta quarta-feira chegou a cobrar do gestor um posicionamento sobre a situação. Segue texto na íntegra:
A Prefeitura Municipal de Cortês-PE, sob o comando do Prefeito Reginaldo Morais e do Vice-Prefeito Eduardo Farias, nunca faltou com transparência durante esses 10 meses de gestão, e vem prestar esclarecimentos sobre a crise que estamos sofrendo.
Como todos sabem, estamos passando por uma crise nacional, e os recursos que são repassados de Brasília aos municípios, estão sendo reduzidos de uma forma lamentável, causando esse impacto em nossa economia local.
Informamos aos Contratados e Comissionados, que os pagamentos serão realizados nos próximos dias, porém algumas medidas estão sendo tomadas para enfrentarmos esses problemas, sem afetar os serviços públicos essenciais: Saúde, Segurança, Educação e Assistência Social.
*Houve uma redução de 30% nos Salários; do Prefeito, Vice-Prefeito e todos os Secretários;
* Alguns cortes de Funcionários (Comissionados, Contratados e Prestadores de Serviços).
Preocupados com essa situação, estamos realizando diversas ações para proporcionar mais empregos e renda para o nosso povo:
* A Feira do Agricultor;
* Fortalecimento da Feira Livre;
* O Turismo Rural, beneficiando o comércio local, entre outras.
Nosso desejo é estimular o empreendimento em nossa Cidade, estamos alcançando bons resultados, porém acreditamos em novas portas de saída, e por isso estamos em busca de novos parceiros.
Em breve anunciaremos um Empreendimento que irá gerar mais 200 vagas. Estamos trabalhando para que seja implantada a fábrica de laticínios.
Com o programa Safra Para Todos (Uma parceria da Secretaria de Agricultura, a Usina Copersul e o Grupo Farias) foram gerados mais de 3.200 empregos.
Não estamos de braços cruzados, e queremos contar com a compreensão de toda população nesse momento difícil.
PREFEITURA DE CORTES, UM GOVERNO PARA TODOS ! ASCOM/PMC
Cortês, 08 de Novembro de 2017 [...]

Radar Político (08/11) – Delegada Gleide Ângelo pode ser fenômeno nas urnas
Rosto bastante conhecido nos noticiários pernambucanos não apenas pelos cabelos vermelhos e por ser adepta de roupas e sapatos de cores vibrantes, mas principalmente por ter comandado a investigação de crimes de grande repercussão no Estado, a delegada Gleide Ângelo é o que podemos chamar de policial fenômeno em popularidade.
As redes sociais refletem bem o carinho e admiração que a delegada conquistou dos pernambucanos. Com quase 237 mil seguidores facebook e mais de 59 mil no Instagran, Gleide pode canalizar todo este prestígio para as urnas, sendo desta forma uma opção competitiva para disputar uma cadeira de deputada estadual ou federal.
Com passagem pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde desempenhou por seis anos um trabalho com foco nas vítimas, agora a delegada é responsável pelo Departamento de Polícia da Mulher, na qual coordena um exitoso projeto que percorre municípios com uma Delegacia Itinerante que tem por propósito prevenir crimes de feminicídio.
Em tempos onde os eleitores estão cada vez mais descrentes com a classe política, a delegada Gleide Ângelo aparece como opção para um eleitorado que busca por um nome fora da política tradicional. Ela expressa seriedade, confiança e traduz compromisso com um assunto de grande apelo popular, a segurança pública. Por esta razão, caso decida ser candidata a deputada, Gleide terá grandes chances não de apenas ser eleita, mas também de sair das urnas com uma expressiva votação.
O PSB está de olho - Uma fonte que se relaciona muito bem no ninho socialista e que prefere manter sigilo, revelou ao nosso Blog que a delegada Gleide Ângelo já estaria nas contas do PSB para disputar uma cadeira na Câmara Federal.
Cobrança - Os problemas na sinalização da Rodovia PE 60 motivou o deputado estadual Pedro Serafim Neto (PDT, imagem) a cobrar do secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, ações que visem solucionar o problema. O parlamentar expressou sua preocupação em relação ao risco a que motorista são submetidos pela precária sinalização apresentada na Rodovia que é a principal rota para aqueles que se dirigem às praias do Litoral Sul do Estado.
Palmares – O prefeito Altair Júnior (PMDB) coordena amanhã (09) a terceira edição do projeto “Prefeitura no Campo”. A ação tem por objetivo estreitar a relação entre o Governo Municipal e a população residente na Zona Rural ouvindo as demandas e oferecendo diversos serviços. Desta vez, a localidade escolhida para o evento foi o Distrito de Serro Azul.
Em Brasília - No esforço de garantir recursos para tocarem obras em seus municípios os prefeitos Eduardo Coutinho (Água Preta) e Heraldo Oliveira (Sanharó) viajaram para a Brasília. Ambos estiveram no dia de ontem na Funasa e Ministério do Turismo e ainda durante esta semana deverão se reunir com representantes dos Ministérios da Educação, Desenvolvimento Social e Saúde. Quem está acompanhando os gestores é o deputado federal João Fernando Coutinho (PSB, imagem).
Bora pagar! - Já virou rotina o prefeito de Cortês, Reginaldo Moraes (PSB), atrasar o salário dos funcionários efetivos e contratados. Os constantes atrasos evidenciam uma gestão com sérias dificuldades de cumprir o compromisso com os seus colaboradores.
Atuante e... - Ácido crítico do Governo Temer, o senador Humberto Costa (PT, imagem) tem desempenhado um excelente trabalho no Congresso, no entanto vem deixando muito à desejar em relação a reforçar a candidatura da pré-candidata Marília Arraes ao Governo do Estado.
...comedido - Principal voz do partido no Estado, o parlamentar tem evitado entrar em debates sobre política estadual. A imagem que o cardeal petista tem passado é a de que prefere esquivar-se para não se comprometer, uma vez que há grandes chances do partido fritar Marília e marchar com Paulo Câmara (PSB). Os únicos movimentos que Humberto tem feito pelo Estado é o de reforçar a sua base para disputar uma cadeira na Câmara Federal.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Cartilha sobre Alienação Parental é lançada nesta quarta (8/11) na Alepe
Material foca no público infantil – maior vítima dessa prática – e será disponibilizado em versões impressa e digital no Estado
Somente de 2004 a 2014, o número de divórcios no Brasil cresceu mais de 160%, de acordo com a pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2014, divulgada pelo IBGE. Nessa perspectiva, estima-se que 80% dos filhos(as) de pais separados sofrem, em algum grau, com um problema alarmante: a Alienação Parental – que consiste em programar uma criança/adolescente para que, sem justificativa, odeie um de seus genitores (pai/mãe), e que pode ser praticada pelo pai, mãe, pelos dois ou por avós, tios ou outros parentes que convivem com a criança. A Alienação impede ou dificulta o contato do filho com o outro genitor no intuito de destruir ou de prejudicar o vínculo com este.
Baseado em informações como essas, o deputado estadual de PE, Zé Maurício (PP), propôs a Lei Nº 15.447/2014. A medida determina a disponibilização da Cartilha de Orientação às Crianças e Adolescentes para Prevenção contra a Alienação Parental, em bibliotecas de escolas públicas e privadas de Pernambuco, bem como, em formato digital, nos sites institucionais do Estado. O material será lançado, nesta quarta-feira, 8 de novembro a partir das 14h30, no auditório Sérgio Guerra da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Fruto de um estudo conjunto entre o parlamentar e sua equipe, a Procuradoria Geral da Alepe, o Centro de Apoio Psicossocial (CAP) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco - 2ª Região (CRP-PE), além da Faculdade DeVry Boa Viagem (DeVry/FBV), a Cartilha poderá ser disponibilizada em ONGs, órgão públicos como COMPAZ, conselhos tutelares, juizados da infância e adolescência.
Locais onde buscar apoio legal para os casos de Alienação Parental, sugestões de sites, filmes, leituras recomendadas, legislação sobre o assunto; procedimentos, no âmbito jurídico, para as situações desse tipo, se unem a uma linguagem lúdica, empregada no documento – atrelada a ilustrações, cores, tipografias – visando não só à leitura pelos pais, como pelo próprio público infantil, maior vítima dessas situações.
“É notável que, apesar de já existir uma legislação específica sobre o assunto (a Lei nº 12.318/2010, que busca combater esse tipo de prática), os casos de Alienação Parental no Brasil ainda são bem expressivos. O nosso intuito com a formulação da cartilha é oferecer um material mais direcionado a quem sofre com essa situação, no caso as próprias crianças e adolescentes, mas também os pais e familiares, no sentido de favorecer o reconhecimento da prática e disponibilizar caminhos para que ela seja combatida”, comenta o deputado Zé Maurício.
Quem sublinha a opinião do parlamentar é a psicóloga chefe do Centro de Apoio Psicossocial do TJPE, Helena Ribeiro. "A Alienação Parental não é nova, mas tem sido mais complexa e frequente, fazendo cada vez um número maior de vítimas. É preciso mostrar aos pais, familiares e à sociedade como um todo, as graves repercussões dos atos alienatórios, as formas de prevenção e correção dessas condutas”, comenta.
Também colaboradora do material, a coordenadora de Operações Acadêmicas da DeVry/Unifavip, a professora Emília Queiroz esclarece que o Núcleo de Prática Jurídica da DeVry|FBV desenvolve um trabalho de combate à alienação parental, através de palestras, ações de campo, projetos de pesquisa científica e publicações na área. “Passamos a desenvolver um trabalho junto à Alepe, que culminou no lançamento de uma Lei que obriga as escolas a terem uma cartilha de conscientização e combate à alienação parental. Retomamos o trabalho, neste ano, junto ao grupo transdisciplinar da Alepe para confeccionar a Cartilha”, finaliza.
Para a especialista em Psicologia Jurídica, membro do CRP-PE, Valéria de Oliveira, a Cartilha significa um grande avanço para o Estado no combate às consequências devastadoras resultantes da Alienação Parental, que atinge, como vítimas de primeira instância, as crianças e os adolescentes.
“O documento expõe, de forma didática, a complexidade do assunto, empoderando as pessoas através da leitura que contempla, desde os comportamentos alienantes mais simples, até o mais grave, que inclui a acusação do falso abuso sexual - muito frequente nos dias de hoje. O conteúdo destaca também as repercussões emocionais, além dos serviços disponíveis como rede de apoio, para direcionar qualquer cidadão/cidadã sobre o assunto”, pontua.
Valéria sublinha que o lançamento da Cartilha será um marco na mobilização de profissionais interessados na temática; bem como, de representantes de instâncias superiores e a própria sociedade civil – que passam a integrar uma grande rede de enfrentamento à Alienação Parental e, assim, atender de forma mais eficaz ao Princípio do Melhor Interesse da Criança e do Adolescente.
Em tempo, é do deputado Zé Maurício também a Lei Nº 16.106/2017 – que passa a fixar a “Semana Estadual de Combate à Alienação Parental” no Calendário Oficial do Estado, no período em que conste o dia 25/04, alinhado com os debates internacionais sobre a temática – buscando atenuar a recorrência dessa prática destrutiva, que é a alienação parental.
Outros Números:
Em 2014, foram homologados 341,1 mil divórcios, um salto significativo em relação a 2004, quando foram registrados 130,5 mil divórcios
De acordo com o IBGE, a guarda compartilhada cresceu no Brasil principalmente a partir de 2015. Entre 2014 e 2015, somente, os casos desse tipo cresceram de 7,5% para 12,9%
Serviço
Lançamento da Cartilha de Orientação às Crianças e Adolescentes para Prevenção contra a Alienação Parental
Quando: quarta-feira (8/11) a partir das 14h30
Onde: Auditório Sérgio Guerra da Alepe (Edf. Gov. Miguel Arraes de Alencar, Rua da União – Boa Vista) [...]

Parecer de Armando aprova uso do FNE na revitalização do Rio São Francisco
Os projetos de revitalização do rio São Francisco, que enfrentam grave escassez de verbas do Orçamento da União, contarão com uma fonte adicional de recursos – os empréstimos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que tem orçamento de R$ 26,1 bilhões para este ano. A medida está contida em parecer do senador Armando Monteiro (PTB-PE) aprovado nesta terça-feira (7), pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O projeto de lei poderá ser votado em regime de urgência no plenário do Senado.
A proposta, de autoria do senador José Pimentel (PT-CE), estabelece que os fundos constitucionais de financiamento – FNE, FCO, do Centro-Oeste, e FNO, do Norte – que emprestam a projetos agrícolas, industriais e de infraestrutura, poderão financiar também empreendimentos de revitalização de bacias hidrográficas nas três regiões. “Não apenas o rio São Francisco será beneficiado, como igualmente outros rios importantes”, ressaltou na sessão da CAE a senadora Simone Tebet (PMDB-MS).
“A revitalização de bacias hidrográficas envolve, por exemplo, a recuperação da cobertura vegetal. Queremos combater o processo de degradação dos recursos naturais, aumentar a oferta hídrica e melhorar a qualidade da água. No caso do rio São Francisco, a recuperação das matas ciliares é fundamental para reverter uma degradação já bastante avançada, que resultou num avanço de 14 quilômetros do mar na foz”, assinalou Armando Monteiro no seu parecer.
Segundo Armando Monteiro, “foram investidos R$ 8,5 bilhões na Transposição do São Francisco, mas pouco se fez para revitalizar os afluentes, as nascentes e a calha do rio”.
Operados pelo Banco do Nordeste, os empréstimos do FNE, que somaram R$ 11,2 bilhões no ano passado, têm juros diferenciados, que variam de 7,6% a 10% ao ano. Os recursos dos três fundos constitucionais de financiamento provêm de 3% da arrecadação do IPI (imposto sobre Produtos Industrializados) e do IR (imposto de Renda) e do retorno dos seus empréstimos. [...]

Copergás diz que privatização está fora da pauta da empresa pública
Em Grande Expediente Especial promovido nesta segunda (6), representantes da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e deputados da bancada governista não confirmaram a intenção de se privatizar a empresa. Com participação da sociedade civil, o debate foi motivado pela assinatura de um acordo de cooperação técnica entre o Estado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para planejar ações e avaliar as condições do mercado e parcerias com o setor privado. A discussão deve ser tratada novamente nas comissões temáticas do Poder Legislativo.
De acordo com a deputada Teresa Leitão (PT), que solicitou a reunião, a divulgação pelo BNDES, em julho, de um edital para contratação de estudo sobre a estruturação e desestatização da Copergás gerou receio de uma possível privatização. “A Copergás tem mostrado qualidade, eficiência e dá lucro. Ela tem um papel estratégico importante e não prescinde do controle social”, disse a parlamentar, que presidiu a reunião. “Somos contra a privatização, pelo que apresenta e pelo que ainda pode fazer. Queremos que ela cresça como empresa pública, associada à função social que precisa ter”, acrescentou.
A companhia atualmente tem o Estado de Pernambuco como sócio majoritário, com 51% das ações. A Petrobras Gás S.A. (Gaspetro) e a Mitsui Gás e Energia do Brasil Ltda. possuem, cada uma, 24,5%. Representantes da Copergás no Grande Expediente Especial, Marcelo Barradas e Isabela Santana destacaram que a empresa atende 31 mil clientes e é a quarta maior do Brasil em movimentação de gás natural. Eles também abordaram o planejamento para expansão da rede na Região Metropolitana do Recife. “A privatização não é um assunto que está na agenda do dia a dia da companhia”, disse Barradas.
Rogério Almeida, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), afirmou que manter o caráter público da Copergás é importante para garantir o desenvolvimento no Estado com preocupação social. Em nome do Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e da Paraíba (Sindipetro PE/PB), Thiago Gomes, por sua vez, cobrou um posicionamento claro do governador. “No ano passado, tivemos uma receita bruta de R$ 1 bilhão, que gera grande interesse econômico. Não podemos permitir que uma empresa lucrativa do Estado vá para o capital estrangeiro e que o lucro passe a ir todo para fora do País”, sustentou.
De acordo com o líder do Governo, deputado Isaltino Nascimento (PSB), os números apresentados relativos aos investimentos e ao crescimento da companhia “já respondem à inquietação sobre o direcionamento político que o Governo pretende dar à Copergás”. “Não há ambiente para o debate sobre a privatização. A empresa é o que é hoje porque o se investe nela”, assinalou o deputado socialista.
Por sugestão do líder da Oposição, Sílvio Costa Filho (PRB), Teresa Leitão anunciou que enviará um ofício a Paulo Câmara solicitando uma reunião para tratar do assunto. Ela também indicou que as comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico podem debater a questão. Os deputados Edilson Silva (PSOL), Rodrigo Novaes (PSD), Aluísio Lessa (PSB) e Terezinha Nunes (PSDB) se manifestaram contra a privatização da Copergás.
Com informações da ALEPE [...]

76ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados deve movimentar R$ 30 milhões na economia do Estado
Abertura do maior evento do setor do Norte e Nordeste foi comandada pelo governador Paulo Câmara ontem (05/11)
O governador Paulo Câmara realizou neste domingo (05.11), no Recife, a abertura oficial da 76ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ENAPD), maior evento do setor do Norte e Nordeste. Coordenado pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA) em parceria com a Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC), a exposição reúne um total de quatro mil animais, entre equinos, bovinos, caprinos, suínos e ovinos de alta linhagem genética. Todos os anos, cerca de 200 mil pessoas, entre pecuaristas de todo o Brasil e de países vizinhos, além de grandes empresários e o público rotativo visitam a ENAPD. A expectativa é que a edição deste ano gere uma movimentação de negócios da ordem de R$ 30 milhões. Com programação das 9h à 0h, o evento segue até o próximo dia 12, no Parque de Exposições de Animais, no bairro do Cordeiro.
“Pernambuco tem conseguido, apesar de tanta dificuldade que passa o Brasil, continuar avançando em todas as áreas e dando respostas. E na agricultura, nós temos uma oportunidade, agora com as chuvas, de colocar em prática muitos projetos, muitas obras, muitos investimentos e, ao mesmo tempo, continuar fazendo parcerias que possam melhorar a nossa produtividade, a inovação e, acima de tudo, os negócios. E com certeza, vai vir muita gente a essa exposição fazer negócios. E é também uma ocasião para a família vir e se divertir. E essa movimentação gera emprego e renda para um setor que precisa tanto”, ressaltou o governador.
Na oportunidade, os animais expostos participam de julgamentos e podem ser comercializados em leilões ou por meio de venda direta nos pavilhões. A exposição é a oportunidade também para os criadores mostrarem o que têm sido desenvolvido na área do melhoramento genético dos animais. Durante a programação, as empresas estarão expondo os mais diversos produtos e serviços, tais como máquinas e implementos agrícolas, como veículos automotores leves e pesados, tratores, motos, lanchas, colheitadeiras, ordenhadeiras mecânicas, arados, roçadeiras, forrajeiras, balança para animais, troncos de contenção, equipamentos de irrigação, coleta e resfriamento de leite e outros implementos agrícolas.
Também haverá estandes de instituições financeiras com linhas de crédito para compra de animais, máquinas e implementos; órgãos públicos e privados, além de universidades, que estarão presentes com estandes institucionais, promovendo palestras; e ainda feira de artesanato e artigos populares. Também serão expostos e comercializados aves e outras espécies, como coelhos e peixes ornamentais. Nos leilões, serão comercializados equinos das raças Manga Larga Machador e Quarto de Milha; bovinos das raças Girolando, Gir, Nelore e Sindi; ovinos da raça Santa Inês, além de muares e jumentos.
Para o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, além da importância econômica e dos novos negócios que são gerados, a Exposição de Animais é a oportunidade das pessoas que não tem acesso a esse universo agrícola de conhecerem um pouco mais dos animais e tudo o que engloba a feira. “Um evento múltiplo, que traz lazer, mas gera oportunidades de negócios para a agricultura, para a agropecuária”, registrou.
ESTANDE DA SARA - Durante todo o evento, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária manterá um estande para divulgação de suas principais ações e atividades desenvolvidas, bem como das vinculadas: Adagro, Ceasa, IPA, Iterpe e Prorural. Dentre as ações, estão previstas a exposição do escritório móvel itinerante de regularização fundiária; exposição de sementes; e a feira da agricultura familiar, onde 32 agricultores estarão expondo seus produtos, a exemplo de artesanato e orgânicos.
O Ceasa, por sua vez, vai fazer distribuição de sopa, além de um sorteio de cesta de frutas. No Programa Leite de Todos, uma vaca holandesa feita em fibra de vidro, nas mesmas dimensões e características de um animal daquela raça, será um grande atrativo, sobretudo para as crianças, que poderão tirar o próprio leite a ser consumido direto de uma torneirinha semelhante à teta da vaca.
Também será promovido um ciclo de palestras, entre os dias 07 e 10 de novembro, das 10h às 16h, a ser realizado dentro de um auditório instalado no estande da secretaria. O objetivo é levar informações tecnológicas desenvolvidas na SARA através de seus técnicos. Com palestrantes técnicos do IPA, Iterpe e Ceasa, o evento terá como público alvo alunos de escolas agrícolas, alunos das ciências agrárias e o público em geral, além de beneficiários do Programa Leite de Todos, com turmas de 30 participantes.
“Diante desses muitos desafios, era de se esperar que a realização da exposição de animais fosse suspensa, como ocorreu em varias localidades do Nordeste. Mas em Pernambuco isso não aconteceu, porque em nenhum momento nós nos deixamos abater diante dos desafios. Pelo contrário, confiamos em Deus, nos revestimos de coragem e determinação, seguimos em frente e conseguimos chegar a 76ª edição ininterrupta. E o apoio do governador Paulo Câmara foi primordial para isso”, declarou o diretor-presidente da Sociedade Nordestina de Criadores, Emanuel Rocha.
Estiveram presentes também os secretários estaduais João Campos (chefe de Gabinete), Nilton Mota (executivo da Casa Civil) e Alexandre Valença (Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificações); além da gerente geral da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Erivânia Camelo. [...]

Radar Político (06/11) – Daniel Coelho acaba com festa de Bruno Araújo em Convenção do PSDB
O que para muitos partidos serve como um ato de demonstração de força e unidade, para o PSDB de Pernambuco a Convenção realizada ontem passou a imagem de que o partido no Estado anda bastante fragilizado e carente de uma líder que garanta a união necessária para que a sigla chegue fortalecida no próximo ano na busca pelo protagonismo.
Presidido até o último sábado pelo deputado estadual Antônio Moraes, o PSDB de Pernambuco agora voltou a ser oficialmente reconduzido às mãos daquele que desde a morte do ex-senador Sérgio Guerra realmente o comanda, o deputado federal licenciado e atual ministros das Cidades Bruno Araújo.
A volta oficial de Bruno ao comando do partido surgiu de uma quebra de acordo feita lá atrás entre Antônio Moraes, Elias Gomes e demais membros do partido com a anuência do próprio Araújo, na qual os dois primeiros se reversariam na presidência da sigla, no entanto, a vaidade do ministro impossibilitou que tal compromisso prevalecesse, o que chegou a causar reações da parte de Elias Gomes em um passado recente.
A divulgação da Convenção com a apresentação de uma “chapa única e de consenso” parecia querer exibir uma convergência até pouco tempo improvável, porém foi só o evento acontecer que a verdade foi revelada. O PSDB de Pernambuco está rachado!
Quem evidenciou este racha foi o deputado federal Daniel Coelho, que sem meias palavras e em um discurso consistente revelou a sua insatisfação com a forma como está sendo conduzida a sigla. Além de se colocar contrário ao posicionamento do partido à nível nacional, Daniel chamou a atenção para o veto que o seu nome recebeu para compor a tesouraria da executiva estadual. “Continuarei a exercer o mandato de deputado federal, agora não quero participar deste acordo, desta maneira como está colocado”, disse Daniel condenando o conchavo.
Em uma crítica direcionada ao ministro Bruno Araújo e a todos àqueles que preferem apoiar o presidente Michel Temer, Daniel disse preferir está longe das benesses do poder, mas perto do pulsar das ruas.
Bruno poderia esperar por tudo nesta Convenção, menos tamanha exposição.
Constrangimento – Além do ministro Bruno Araújo, outro teve que ouvir calado as críticas de Daniel Coelho à união entre o PSDB e o PMDB foi o senador Fernando Bezerra Coelho (imagem). Não bastasse isso, a militância jovem do partido gritou em alto e bom som: “Fora Temer! Fora Temer”. Presidente que ambos fazem questão de apoiar. Eita!
Um olho no padre, outro na missa - Apesar de esta ocupando a secretaria de Saneamento do Recife, onde executa um reconhecido trabalho, o deputado estadual licenciado Alberto Feitosa (Solidariedade) não está deixando de dar assistência a outros municípios do Estado. Recentemente esteve em Abreu e Lima para comemorar a decisão de um grupo empresarial, que graças a sua articulação irá instalar um empreendimento que será responsável por gerar 200 empregos.
Segurança no Pajeú 1 – O governador Paulo Câmara esteve no último sábado no município de Afogados da Ingazeira para inaugurar mais uma Delegacia de Polícia da Mulher. O novo equipamento de segurança irá beneficiar cerca de 168 mil mulheres dos 17 municípios que compõem o Sertão do Pajeú.
Segurança no Pajeú 2 - Esta é a segunda unidade especializada no atendimento ao gênero feminino no Sertão. A primeira fica em Petrolina. Ao todo já são 11 delegacias de Polícia da Mulher no Estado.
Celebridade até no Sertão – Bastante conhecida na Região Metropolitana do Recife devido a sua competente atuação no DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), a delegada Gleide Ângelo, atual gestora do Departamento de Polícia da Mulher, foi bastante concorrida no ato ocorrido em Afogados da Ingazeira. O governador não poderia ter escolhido melhor pessoa para a função, pois o seu trabalho contribui para a avaliação positiva de qualquer Governo.
E tome voto - Os votos que o deputado federal Danilo Cabral (PSB) deverá ter no próximo ano não serão apenas exclusivos dos 15 municípios onde ele conta com o apoio de prefeitos ou de muitos outros onde terá a ajuda de lideranças políticas. A sua atuação frente a questões de interesse da coletividade lhe renderá uma parcela considerável dos chamados votos de opinião. Por esta razão não será novidade alguma se ele superar a casa dos 130 mil votos em 2018.
Analisando o terreno - O vereador do Recife Gilberto Alves (PSD, imagem) pode tomar a mesma decisão de seus colegas Davi Muniz (PEN), Wanderson Florêncio (PSC), Aline Mariano (PSDB) e Marco Aurélio (PRTB) e disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Para isto, ele anda conversando e avaliando junto as suas bases a melhor forma de encarar de maneira competitiva o desafio. Ligadíssimo ao prefeito Geraldo Júlio, de quem já foi líder do Governo por quatro anos, Gilberto teria sem dúvida um auxilio do gestor caso decida por concorrer.
Litoral Norte – O governador Paulo Câmara cumpre nesta segunda-feira (06), no Litoral Norte, uma agenda de compromissos. Logo cedo irá inaugurar o Centro de Artesanato de Igarassu e o Museu Histórico, depois seguirá para Abreu e Lima onde vai vistoriar as obras da UPA-E e depois vai seguir para o bairro de Caetés I para inaugurar uma escola e assinar a ordem de serviço para a construção de cobertura de quadras de três escolas do município.
Demissões – A queda nos repasses de recursos federais tem levado prefeitos a realizarem demissões. Semana passada quem teve que tomar indigesta decisão foi os prefeitos de São José da Coroa Grande, Pel Lages (PEN), e de Barreiros, Elimário Farias. A expectativa é que sejam anunciadas mais exonerações nestes municípios ainda nesta semana.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Comandante do 10º BPM recebe Voto de Aplauso na ALEPE
Mais uma vez o trabalho desenvolvido pelo oficial da PM, Souza Pires, foi alvo de um Voto de Aplauso na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A iniciativa foi do deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB), que motivado pela execução de ações eficientes voltadas ao combate à violência nos 18 municípios sob a jurisdição do 10º BPM, do qual o Tenente-coronel Souza Filho é o comandante, apresentou a proposição para a avaliação da ALEPE.
Esta não é a primeira vez que a Assembleia Legislativa aprova por unanimidade um Voto de Aplauso para o oficial. Ainda no ano de 2015, quando era Major e subcomandante do 10ºBPM, o militar foi alvo de outra proposição idêntica, desta vez apresentada pelo então deputado estadual Botafogo.
Com um perfil que tem como principal característica a liderança, o Tenente-coronel Souza Filho tem, ao lado de sua tropa, conseguido desempenhar um trabalho descrito pelo deputado Clodoaldo Magalhães como “laborioso”, o que tem contribuído para a melhoria da sensação de segurança na região e consequentemente diminuição da violência.
A frente do 10ºBPM desde o dia 3 de janeiro deste ano, o TC Souza Filho tem se destacado por participar ativamente das ações desenvolvidas pela Polícia Militar nas ruas. Operações como: Madrugada Segura, Feira Livre, Verão, Tolerância e Escola Segura, são algumas das quais faz questão de estar presente ao lado da tropa estimulado-a e apoiando- a.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]
