Author: Wellington Ribeiro

Radar Político (24/10) – Paulo Câmara responde à oposição emplacando agendas positivas
Saco de pancadas da oposição diariamente, o governador Paulo Câmara tem se esforçado para superar as dificuldades impostas pela crise que atinge cruelmente o caixa do Governo e assim imprimir uma gestão que apresente resultados.
Com dificuldades para realizar a conclusão e entrega de grandes obras, uma vez que estas dependem de recursos federais, que por sua vez são liberados a conta-gotas, o governador tem adotado a estratégia de massificar as pequenas realizações do Governo nas mais diversas regiões do Estado.
O objetivo desta tática é a de passar a imagem de que dentro das condições orçamentárias do Estado a sua gestão está fazendo “mais do que a população imagina”. Para isto, sempre que pode faz questão de contrastar a realidade de Pernambuco com a de Estados ditos como ricos, a exemplo do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, locais onde não estão sequer pagando em dia o funcionalismo público, imagine realizar até as mais simples obras.
Partindo da estratégia dos pequenos anúncios e ações, surpreende a quantidade de agendas positivas que o governador Paulo Câmara está conseguindo imprimir nos últimos dias. Só no início desta semana ele anunciou a instalação de uma nova fábrica da Tramontina no Estado e a ampliação das operações da companhia Gol Linhas Aéreas, inclusive com o aumento de voos com destinos internacionais. Até a desapropriação de um imóvel em Pesqueira para a implantação de um centro de compras entrou no pacote de divulgações feitas pelo governador.
Foi na operação de ações pontuais e constantes que Paulo Câmara encontrou a sua maneira de reagir e mostrar que está vivo para disputar com competitividade as eleições de 2018.
Desarmamento – Com o propósito de contribuir para a diminuição da violência no município, a Prefeitura de Primavera, em parceria com a Polícia Militar, montou um Posto de Coleta Itinerante da Operação Desarmamento. A ação iniciada ontem durará até o próximo dia 29 e tem por finalidade incentivar a entrega voluntária de armas de fogo. O cidadão que entregar voluntariamente a arma terá direito a receber um bônus que varia de R$ 150,00 à R$ 400,00. Quem comanda o município é Dayse Juliana (PDT, imagem).
Fazendo o dever de casa – A Prefeitura do Ipojuca está desenvolvendo ações nas escolas da rede pública municipal com o objetivo de alertar os estudantes sobre a dependência e as consequências do uso de entorpecentes. A iniciativa, que faz parte do Projeto Guarda Presente, é uma das atividades que a gestão da prefeita Célia Sales (PTB) está realizando para promover uma política de paz no município.
Meu pirão primeiro - Na contração da crise, o vereador de Maraial, Edson Soares (PSC, imagem), apresentou um projeto de Lei para apreciação dos seus pares em que propõe a criação 9 cargos de assessoria parlamentar. Segundo a proposta, o salário de cada um seria de R$ 1.500,00. Somadas as obrigações patronais, a despesa por cada novo assessor pode superar os R$ 1.900,00.
Sem dinheiro - A atitude do vereador Edson Soares retrata muito bem a imagem do político que só pensa em si e que está pouco se importando com o que pensa a opinião pública. Por sua vez, o presidente da Câmara, vereador Carlos Alexandre (PTB), de maneira sensata alertou que a Casa não possui recursos para arcar com tais custos, o que é um sinal que dificilmente tal absurdo irá ser aprovado.
A favor dos ventos - Pré-candidato a deputado federal, André Carvalho, diretor da rádio Maranata FM, emissora líder no seguimento evangélico, anda bem animado com a receptividade e adesão de vários líderes religiosos e membros de igrejas ao seu projeto. Atendo aos ventos favoráveis para os evangélicos na política, André está andando bastante pelo Estado.
Ambulâncias - O prefeito de Maraial, Marquinhos Moura (PTB), entrega na tarde da próxima sexta-feira (27) duas novas ambulâncias à população. Os veículos são fruto de uma emenda do deputado estadual José Humberto (PTB), que também participará do evento. Após a solenidade, o prefeito, o deputado e uma comitiva de secretários e vereadores se dirigirão até São José da Coroa Grande para participar às 19 horas da festa de aniversário de 3 anos do Blog Ponto de Vista.
Em família - O deputado Danilo Cabral (PSB) parece está aproveitando bem a oportunidade de ter um primo no comando da Secretaria da Casa Civil. Ontem ele levou três prefeitos para se reunirem com o secretário Nilton Mota, foram eles: Franz Hacker (Sirinhaém), Dannilo Godoy (Bom Conselho) e Ana Célia (Surubim).
Joaquim Nabuco - Indignados com a falta de diálogo por parte do prefeito Neto Barreto (PTB), guardas municipais realizaram mais um protesto. Entre as reivindicações estão o estabelecimento de remuneração por risco de vida, regularização do adicional noturno, remuneração da hora extra trabalhada e melhores condições de trabalho. Claudemir Batista, presidente do Sindicato dos Guardas Municipais da Mata Sul (Sindguardasul), promete realizar outro protesto no mês de novembro, desta vez em frente a ALEPE para chamar a atenção dos deputados estaduais para o problema.
Insatisfação - Único prefeito eleito pelo do PEN no Estado, Pel Lages (São José da Coroa Grande) não esconde a insatisfação com o tratamento dispensado pelo Palácio. “Só tenho compromisso com quem ajuda o nosso município”, afirmou o gestor coroense dando margem a interpretação de que pode não caminhar com a Frente Popular no próximo ano caso não tenha a atenção devida.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Prefeito Franz Hacker e deputado Danilo Cabral tratam sobre melhoria no acesso viário de Sirinhaém
Em reunião no Palácio do Campo das Princesas, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) e o prefeito de Sirinhaém, Franz Hacker, ambos do PSB, trataram sobre as demandas do município com o secretário da Casa Civil, Nilton Mota. O principal tema do encontro, desta segunda-feira (23), foi a melhoria dos acessos viários que ligam o centro da cidade aos distritos de Ibiratinga (PE-64), Santo Amaro (PE 63) e A ver o mar (PE 009).
Principal interlocutor entre o município de Sirinhaém e o Governo estadual, o deputado federal Danilo Cabral demonstrou bastante entusiasmo em relação a possibilidade de atendimento das demandas apresentadas. “São pautas importantes para Sirinhaém e que o Governo do Estado busca dar prioridade de acordo com a disponibilidade financeira”, afirmou o parlamentar.
Além da questão de recuperação das rodovias, o encontro também serviu para que o gestor de Sirinhaém solicitasse ao secretário da Casa Civil a liberação de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) e o reforço do policiamento no município.
“A agenda realizada na manhã de hoje no Palácio foi bastante produtiva. Como sempre o Governo do Estado mostrou-se disposto a atender as demandas apresentadas e dar continuidade a exitosa parceria que já rendeu grandes frutos ao município ao longo da nossa gestão. Por sua vez, o deputado Danilo Cabral tem sido uma peça chave neste processo, sendo um parlamentar presente e preocupado com Sirinhaém”, declarou o prefeito Franz Hacker.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Radar Político (23/10) – Pastores Ailton José Alves e Cleiton Collins, Anderson Ferreira e a força dos evangélicos na política
Ao reunir quase 70 mil fiéis na Arena Pernambuco no último sábado, em evento que marcou os preparativos para o centenário de fundação da denominação no Estado, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco (IEADPE), comandada pelo Pr. Ailton José Alves, mostrou mais uma vez porque é considera a maior instituição evangélica no território pernambucano.
Além juntar um grande público de fiéis, o evento promovido pela Assembleia de Deus também chamou a atenção da classe política. O governador Paulo Câmara, o presidente da ALEPE, Guilherme Uchôa, e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, estiveram entre os que compareceram para prestigiar a solenidade.
Conhecida até pouco tempo atrás por participar de maneira periférica da política estadual, a Assembleia de Deus agora é levada a sério pelos políticos. Desde que decidiu no ano de 2010 lançar oficialmente a candidatura de dois de seus membros e garantiu uma votação expressiva para ambos, quando o então presbítero Adalto alcançou surpreendentes 120 mil votos e ficou na segunda colocação entre os mais votados para a ALEPE, e o Pr. Eurico superou a marca dos 185 mil votos para federal, a IADPE passou a falar grosso no cenário político estadual.
No ano de 2002 a igreja já havia apoiado de maneira mais tímida o pastor Francisco Olímpio, quando este se elegeu com 57 mil votos. Já no ano de 2006, candidato à reeleição, Francisco Olímpio alcançou apenas 33 mil votos e ficou na suplência. Comenta-se que nesta segunda eleição a cúpula da igreja havia decidido se afastar estrategicamente do parlamentar devido a alguns posicionamentos que ele chegou a tomar enquanto exerceu o primeiro mandato.
Para o pleito que se avizinha, com a possibilidade de uma disputa majoritária bastante acirrada, os votos dos evangélicos, em especial os da Assembleia de Deus, poderão exercer uma influência considerável no resultado da eleição. A guerra em busca dos votos deste seguimento será disputada palmo a palmo não só pelo governador, mas por seus concorrentes.
Senado – Não será novidade alguma se a Assembleia de Deus exigir um espaço na chapa majoritária ou até mesmo ser convidada pelo governador Paulo Câmara a indicar um nome para ser companheiro de chapa em uma disputa pelo Senado. Neste caso o nome do deputado estadual Adalto Santos poderá ser posto como opção.
Os Ferreiras 1 - Neste contexto em que se refere à influência da Assembleia de Deus na política seria um erro grave não registrar que por muitos anos a Família Ferreira, por meio do patriarca Manoel Ferreira, se beneficiou com a neutralidade da cúpula em relação ao lançamento de candidaturas oficiais.
Os Ferreiras 2 - Beneficiado por esta posição, Manoel Ferreira chegou a exercer o mandato de deputado estadual de maneira ininterrupta entre a década de 80 até o ano de 2006, quando perdeu a eleição. Porém, apesar da família Ferreira ter perdido a cadeira na ALEPE porque os líderes da igreja concentraram esforços em seus candidatos, ela conseguiu emplacar o jovem Anderson Ferreira em uma cadeira de federal naquele ano e mostrou com muita competência que há salvação política fora da Assembleia de Deus liderada pelo Pr. Ailton Alves.
Os Ferreiras 3 - Atualmente com o comando da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes com Anderson Ferreira, uma cadeira na ALEPE com André e outra na Câmara do Recife com Fred Ferreira, o Clã trabalha para emplacar uma indicação para disputar o Senado. O nome é André Ferreira (PSC). Para a disputa na Alepe será escalado o ex-deputado Manoel Ferreira.
Campeão de votos – Outro expoente do seguimento evangélico é o pastor Cleiton Collins (PP, imagem), que por duas vezes consecutivas figura na primeira colocação em quantidades de votos para deputado estadual. No último pleito ele chegou a uma marca próxima de 217 mil votos. Além do apoio da Assembleia de Deus, ministério da Madureira, Cleiton também recebe votos de fieis de outras denominações. Eleito pela primeira vez em 2002 em uma campanha sem recursos e que tinha que escrever o número em palitos de picolé, hoje Cleiton é uma verdadeira máquina de votos.
Campeões de evangélicos – Segundo dados do IBGE os municípios pernambucanos que possuem o maior percentual da população que se declara evangélica são: Abreu e Lima (40,47%), Água Preta (37,45%), Barreiros (36,42%), Cabo de Santo Agostinho (36,88%), Camaragibe (31,22%). Embora esteja na 9ª colocação em termos percentuais (31,44%), o município de Jaboatão dos Guararapes possui mais de 200 mil evangélicos.
Guerra santa pelo voto - Com temas polêmicos ganhando notoriedade, a exemplo da identidade de gênero, que é abominado pelo meio cristão, não só as igrejas evangélicas buscarão por um maior protagonismo no próximo ano. A igreja católica prepara Hamilton Apolônio (imagem), fundador da comunidade Boa Nova, como candidato a deputado federal em dobradinha com a deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB). Com uma pauta conservadora, os candidatos indicados pelas igrejas concentrarão seus discursos na “defesa e preservação da família”.
Festa – Na próxima sexta-feira (27/10) o Blog Ponto de Vista irá comemorar o seu aniversário de 3 anos. O evento que será às 19 horas, no Coroa Grande Beach Flat, em São José da Coroa Grande, deverá reunir um grande público. Secretário estadual, deputados federais e estaduais já confirmaram presença, além de prefeitos, ex-prefeitos e vereadores de diversos municípios.
Protestos - As péssimas condições da rodovia PE 73, que liga os municípios de Rio Formoso e Gameleira, motivou mais uma vez o protesto de moradores cobrando do Governo do Estado a recuperação da via. No ano passado a população já havia se manifestado pelo mesmo motivo e receberam na época a garantia que a rodovia seria recapeada, porém até o presente momento apenas ações de tapa buraco chegaram a ser realizadas.
Desprezo causa insegurança e desgaste - Por conta da quantidade de buracos espalhados na PE 73, os veículos estão precisando reduzir a velocidade, ficando desta forma vulneráveis a assaltos que estão cada vez mais frequentes no trecho. Não é de hoje que a o desprezo pelo Litoral Sul por parte do secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, causa prejuízos à população e à imagem do governador Paulo Câmara.
Ajudou e... - Em entrevista recente o ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT, imagem), disse ter o entendimento de que a candidatura de Marília Arraes ao Governo do Estado é irreversível, porém, quando indagado sobre a possibilidade da ocorrência de um segundo turno sem participação da candidata do PT, o ex-prefeito disse que o seu partido votaria em Paulo Câmara.
... atrapalhou - Ao opinar sobre um cenário de segundo turno sem participação de Marília Arraes, das duas, uma: ou João Paulo não aposta no potencial da correligionária, ou não teve sabedoria o suficiente para se desvencilhar da pergunta e afirmar que como militante e entusiasta de uma candidatura própria do partido não passaria por sua cabeça fazer prognósticos sem um nome do PT em um possível segundo turno.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Sirinhaém – Governo Municipal realiza abertura do III Campeonato de Futsal
Aconteceu ontem, 21, na Quadra Municipal da Vila Operária, a abertura do III Campeonato de Futsal de Sirinhaém. No total serão 20 equipes que se enfrentarão em mais de 40 jogos até a grande final que acontecerá no dia 02 de dezembro.
"O incentivo à prática esportiva é um dos compromissos da nossa gestão, para isto realizamos investimentos constantes na construção e manutenção de quadras poliesportivas em várias localidades do município, tudo isso pensando na promoção de uma cultura de paz e desenvolvimento do cidadão, pois estes são um dos muitos benefícios que o esporte propicia", destacou o prefeito Franz Hacker.
Para o secretário municipal de Cultura, Esporte e Eventos, Zenildo Oliveira, a ação também tem como resultado a inclusão social e estimula a prática de hábitos saudáveis. “O engajamento da sociedade nas ações voltadas para a área de esporte estimula a socialização, além de contribuir diretamente na manutenção de uma vida mais saudável, o que reflete diretamente na saúde”, disse Zenildo.
[...]

Arena – Governador prestigia evento da igreja Assembleia de Deus
O governador Paulo Câmara participou da solenidade, realizada neste sábado (21) na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, que marcou a abertura das comemorações do Centenário que será comemorado no próximo ano pela maior denominação evangélica em Pernambuco.
Acompanharam o chefe do Executivo estadual o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, o deputado estadual Cleiton Collins e o chefe do Gabinete de Governo, João Campos.
Na oportunidade , Paulo cumprimentou os fiéis e assistiu à cerimônia que contou com a participação de mais de 70 mil pessoas na Arena.
[...]

Radar Mata Norte (21) – O outubro vermelho das prefeituras
Enfrentando uma das maiores crises econômicas que este país já vivenciou, as prefeituras estão no seu pior momento do ponto de vista financeiro. O declínio da economia tem levado à diminuição da arrecadação e refletido diretamente nos repasses aos municípios, que por sua vez estão sofrendo sérias consequências do ponto de vista financeiro, o que ameaça o equilíbrio fiscal das gestões e cumprimento de metas.
Não é novidade para ninguém que historicamente no segundo semestre do ano, mais precisamente nos meses de agosto, setembro e outubro há uma queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no entanto neste ano a redução no repasse foi mais acentuada em comparação com o mesmo período do ano de 2016, o que pegou os prefeitos de surpresa. A situação deixou os gestores preocupados e em busca de uma solução para manter as contas equilibradas.
Em conversa com alguns prefeitos de municípios da Mata Norte esta semana, era perceptível a angústia e preocupação que eles transmitiam em suas falas. Um deles, Bruno Japhet (PMDB), do município de Ferreiros, revelou que mesmo enfrentando dificuldades está conseguindo manter o salário do funcionalismo público em dia, assim como os serviços básicos, porém tocando obras bem abaixo do que deseja, pois a crise afetou a capacidade de investimento da prefeitura.
Outro que demonstrou muita preocupação com o quadro financeiro das prefeituras foi Armando Pimentel (PSB), prefeito de Camutanga. Com a experiência de possuir quatro passagens pelo Poder Executivo Municipal, o gestor relatou que em toda a sua vida pública jamais havia visto uma situação como esta. “O cobertor é curto. Ou você cobre a cabeça, ou cobre os pés", afirmou o prefeito em referência aos recursos limitados disponíveis para a prefeitura cumprir com todas as obrigações. “O comprometimento da máquina é muito grande. Aumentam as despesas e as receitas não acompanham”, pontuou.
Por sua vez, Ulisses Felinto (PSDB), prefeito de Timbaúba, também revelou que vem ajustando a máquina para ajustar as finanças à nova realidade da queda no FPM, principal fonte de recursos de mais de 70% das prefeituras do Brasil. O gestor timbaubense informou que para manter o pagamento em dia dos funcionários públicos, manter os serviços essenciais e realizar algumas obras no município teve que recorrer a um modelo de administração que preza pela eficiência na destinação dos recursos públicos, além de ter recorrido a parcerias com o deputado estadual Antônio Moraes, que enviou emendas para o município, como também com o secretário estadual de Administração, Milton Coelho, principal interlocutor entre Timbaúba e o Governo do Estado.
O cenário de dificuldade apresentado nestes três municípios da Mata Norte não tem sido diferente dos demais municípios do Estado. O que difere entre uns e outros é a forma como os gestores estão encarando a dificuldade.
Vale lembrar que no início desta semana a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), mobilizou dezenas de prefeitos pernambucanos para Brasília com o objetivo de discutir a pauta financeira e fiscal dos municípios. Um dos pontos defendidos pela comitiva foi a possibilidade do Governo Federal liberar uma cota extra de FPM para ajudar a aliviar a situação de penúria vivenciada.
Caso este cenário persista, não poderemos esperar outra coisa senão que os gestores apliquem medidas mais radicais, a exemplo da redução de investimentos em obras e cortes na folha para manter serviços prioritários como saúde e educação. A romaria em gabinetes de deputados, senadores, além de Ministérios na busca de recursos deverá ser uma das alternativas adotadas pelos prefeitos na esperança de amenizar a situação.
Neste contexto de insegurança da macroeconomia e com uma instabilidade política nunca antes vista na história da República, é prudente aos gestores trabalharem com os pés no chão dentro desta dura realidade.
Em meio a um cenário econômico desfavorável, não poderíamos deixar de destacar o trabalho desempenhado por alguns prefeitos da região da Mata Norte. Por onde tenho passado testemunho alguns modelos de gestão que têm enfrentado de forma firme a missão para o qual foram escolhidos. Talvez esta nova safra de prefeitos, com algumas exceções, façam a diferença nestes quatro anos e consiga de fato promover a melhoria dos serviços públicos municipais, proporcionando desta forma uma melhor qualidade de vida aos seus munícipes.
Aqueles que não baixam a cabeça com as "crises" e se mantêm com firmeza nos seus propósitos, poderão se encaixar perfeitamente na frase do empresário e publicitário Nizan Guanaes: "Enquanto eles choram, eu vendo lenços".
O momento exige dos gestores o desafio de encarar o atual cenário com muita criatividade e medidas que busquem a modernização da gestão da máquina pública, enfrentando deste modo a crise com muita competência e determinação.
Para nós, o que resta é torcer para que este "Outubro Vermelho" não se repita mais na vida das prefeituras.
Por Drailton Costa - Articulista político e colunista semanal do Blog Ponto de Vista [...]

Pernambuco foi quem mais gerou empregos formais em setembro
O Brasil fechou o mês de setembro com nova alta no saldo de empregos formais – a sexta consecutiva e a sétima no ano. O crescimento foi de 34.392 postos de trabalho, aumento de 0,1% em relação ao estoque do mês anterior, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (19) pelo Ministério do Trabalho. Pernambuco foi o grande destaque do levantamento, pois foi o Estado que apresentou o melhor resultado, abrindo 13.992 novos empregos formais.
Os números de Pernambuco foram motivados principalmente pela expansão da Indústria de Transformação (+10.073 postos), Agropecuária (+3.728 postos), Comércio (+824 postos) e Construção Civil (+201 postos). Essas novas vagas de trabalho nas empresas pernambucanas representam 40,6% do total nacional.
“Esses números do Caged mostram aquilo que a gente vem dizendo sempre: Pernambuco está fazendo o seu dever de casa, no momento em que a economia começar a se recuperar, seremos os primeiros a retomar o crescimento, especialmente a geração de empregos”, avaliou o governador Paulo Câmara.
Além de Pernambuco, também se destacaram os estados de Santa Catarina (+8.011 empregos), Alagoas (+7.411), Pará (+3.283), Paraná (+2.801), Bahia (+2.297), e Ceará (+2.161). Por outro lado, o Rio de Janeiro (-4.769 empregos), Minas Gerais (-4.291) e Goiás (-3.493) tiveram as maiores reduções no estoque de empregos em setembro.
O saldo de setembro foi impulsionado pela alta em três regiões, com destaque para a Região Nordeste, que fechou o mês com abertura de +29.644 postos. As regiões Sul (+10.534 postos) e Norte (+5.349 postos) também tiveram números positivos. Já nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste houve redução, respectivamente, de -8.987 postos e -2.148 empregos.
Quem estiver procurando emprego, pode se dirigir a uma das 29 unidades de atendimento da Agência do Trabalho mantidas em todo o Estado pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco. A Agência do Trabalho segue as diretrizes do Sistema Nacional de Emprego - SINE, de forma integrada em todas as unidades, mediante aprovação de suas ações pela Comissão Estadual de Emprego (CEE-PE). Além disso, diariamente são divulgadas vagas de emprego no site www.sempetq.pe.gov.br
A Agência oferece à população serviços que proporcionam sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho, contemplando desde a emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, ao encaminhamento a vagas de emprego e à habilitação ao Seguro Desemprego. [...]

Barreiros é primeiro município da Mata Sul a receber Comissão Itinerante da Mulher (CIM)
A caravana da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) chega à sexta edição, com evento em Barreiros, Zona da Mata Sul, em 26 de outubro. O evento ocorre em parceria com a Prefeitura de Barreiros, na Câmara dos Vereadores, a partir das 14h, e terá a violência contra a mulher como foco.
“As ações da Comissão Itinerante da Mulher aproximam a Alepe das pernambucanas. Com isso, o parlamento passa a enxergar mais de perto os anseios e necessidades das cidadãs”, afirma a presidente do colegiado, Simone Santana. De acordo com a parlamentar, o tema escolhido dialoga com o crescente interesse da população em discutir e ajudar a efetivar as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher no Estado.
Além do debate acerca do tema central, haverá oportunidade para a livre manifestação da plateia a respeito dos demais assuntos e demandas relacionados aos direitos das mulheres.
Itinerário
O cronograma da Comissão Itinerante da Mulher contempla os municípios vencedores do Prêmio Prefeitura Amiga da Mulher, condecoração anual desenvolvida pela Alepe, em parceria com a Secretaria da Mulher do Estado. Todo mês de março, são premiadas quatro gestões municipais (uma de cada macrorregião do Estado) que se destacam por suas ações voltadas para a mulher.
No total, já existem 16 prefeituras vencedoras das edições de 2014, 2015, 2016 e 2017. Os municípios contemplados são: Jaboatão dos Guararapes, Condado, Caruaru, Petrolândia, Ipojuca, Garanhuns, Barreiros, Serra Talhada, Cabrobó, Bonito, Vitória de Santo Antão, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Lagoa do Carro, Santa Cruz do Capibaribe e Parnamirim.
Comissão Itinerante da Mulher (CIM)
Tema: Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e ao Feminicídio
Local: Câmara Municipal de Vereadores de Barreiros
Data: 26 de outubro de 2017
Hora: 14h
Fotos: Rinaldo Marques / Alepe [...]

Água Preta – Prefeitura disponibiliza cursos de qualificação para servidores públicos
Objetivando a valorização dos seus colaboradores, além de oferecer ao cidadão um atendimento cada vez mais eficiente, a Prefeitura de Água Preta, através da Secretaria de Educação, Esportes e Cultura (SEMEC), iniciou nesta quinta-feira (19) mais uma etapa dos Cursos de Extensão e Qualificação profissional para os seus servidores.
A ação acontecerá na EREM João Vicente de Queiroz, a partir das 19 horas. Os cursos oferecidos serão os de Gestão Pública e Saúde Pública
Já para os servidores concluístes do primeiro Módulo dos Cursos de Gestão Hospitalar e Gestão de Pessoas, terão que se dirigirem até a Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura para o recebimento dos certificados. [...]

Rio Formoso – Gestão de Isabel Hacker é destaque na área de saúde
Em alusão ao Outubro Rosa, mês em que há grande mobilização para destacar a importância sobre a prevenção do Câncer de Mama, a Prefeitura de Rio Formoso promoveu uma série de atividades voltadas ao assunto.
A ação iniciou às 8hs da manhã, na Praça Agamenon Magalhães, e contou com a presença de uma Unidade Móvel da Central da Mama, onde foram realizados exames de mamografia, além de profissionais que ministraram palestras sobre os cuidados com a saúde.
Atividades de ginástica laboral, aeróbica e serviços gratuitos voltados à estética (design de sobrancelhas, manicure e cabelereira) também foram oferecidos durante toda a manhã.
“O Governo Municipal tem tratado esta área como prioridade. Ações voltadas à orientação da população quanto aos cuidados com a saúde são frequentes e abrangem todas as faixas etárias e sexos”, disse Neijla Cardoso, secretária municipal de Saúde.
A secretária também destacou as ações que a prefeitura tem realizado na área, com destaque para a valorização dos profissionais da saúde e restabelecimento de serviços.
“Com uma gestão voltada ao cuidado das pessoas, a prefeita Isabel Hacker em pouco mais de 10 meses a frente do Poder Executivo Municipal já realizou intervenções importantes no campo da saúde, a exemplo da reforma de quatro das nove unidades básicas, reativação do laboratório municipal, aquisição de ambulância, disponibilização de exames de ultrassonografia, implantação da coordenação de saúde mental, restabelecimento dos serviços no hospital municipal após a enchente e a garantia da oferta de medicamentos. Além de todas estas realizações, temos uma gestora que valoriza o trabalho dos profissionais que estão envolvidos neste processo de mudança”, disse Neijla ao Blog Ponto de Vista.
Escrito por Wellington Ribeiro
Imagens: Prefeitura de Rio Formoso
[...]
