Author: Wellington Ribeiro

Radar Político (19/10) – Alberto Feitosa tem base consolidada para 2018
Apontado entre os melhores quadros do primeiro escalão da gestão do prefeito Geraldo Júlio (PSB), o secretário de Saneamento e deputado estadual licenciado Alberto Feitosa (Solidariedade) é responsável por ações que têm sido alvo de elogios, além de contribuir na boa avaliação do governo socialista na capital.
A sua pasta comanda ações integradas de melhoria da drenagem, revitalização de logradouros próximos a rios, construção de espaços de lazer, além de algumas que envolvem inclusive a construção de novas casas e habitacionais para contemplar famílias que foram removidas de locais onde ocorreram intervenções da secretaria.
Tenente-coronel da Reserva, da Polícia Militar de Pernambuco, Alberto Feitosa possui uma vasta experiência no serviço público. Uma das mais exitosas foi entre os anos de 2011 e 2013, momento em que assumiu a Secretaria Estadual de Turismo e pôde realizar ações que marcaram positivamente a sua atuação a frente da pasta, o que lhe rendeu o prêmio de melhor secretário estadual de turismo do país (2011) pelo Grupo Brasil Travel News, além de ser em sua época a criação do projeto Praia Sem Barreiras, proposta que oportuniza à pessoas com mobilidade reduzida o acesso a várias praias pernambucanas.
Eleito em 2014 com mais de 62 mil votos, dos quais quase 16 mil vieram do Recife, Alberto Feitosa deve ampliar a sua votação na capital, onde dobrará com Kaio Maniçoba (PMDB) e Augusto Coutinho (SD). Ainda na região Metropolitana, Feitosa conta com o apoio do prefeito de Igarassu, Mário Ricardo. Lá, dobrará com Jorge Côrte Real (PTB).
Mesmo ex-integrante do Partido Republicano (PR), Feitosa também mantêm parcerias importantes com o deputado federal Sebastião Oliveira, com quem dobra em alguns municípios do interior, por estas razões ele deve caminhar para uma reeleição bastante confortável no próximo ano.
Homenagem 1 - Por iniciativa do vereador Rinaldo Júnior (PRB), a Câmara de Vereadores do Recife entregará nesta quinta-feira (19) o título de cidadão recifense ao ex-deputado federal Paulo Rubem Santiago (Psol). Natural do Rio de Janeiro, Paulo Rubem (imagem) possui grandes serviços prestados não só à capital pernambucana, mas ao Estado. Professor da UFPE e forte militância sindical, ele já foi vereador do Recife, deputado estadual e federal.
Homenagem 2 - Em solenidade que homenageia personalidades do universo literário, na edição deste ano o governador Paulo Câmara (PSB) aproveitou para anunciar uma mudança no nome do prêmio. O que antes era apenas chamado de Prêmio Pernambucano de Literatura, agora passa a se chamar Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura, em homenagem ao centenário de nascimento do escritor natural do município dos Palmares que é referência nacional.
Resistência 1 - A intensão da vereadora Marília Arraes (PT, imagem) de criar na Câmara de Vereadores do Recife uma Frente Parlamentar em Defesa da Cidadania LGBT não foi bem recebida pela bancada evangélica daquela Casa. Os vereadores Renato Antunes (PSC) e Michele Collins (PP) foram um dos que se posicionaram contrários à proposta. O primeiro é ligado à Igreja Apostólica Batista Viva (IABV), já Michele é da Assembleia de Deus, ministério da Madureira.
Resistência 2 - Apesar de legítima, a postura adotada por Marília Arraes deverá refletir em seu projeto majoritário para disputar o Governo do Estado no próximo ano, uma vez que seu posicionamento com certeza será explorado por líderes religiosos, principalmente os evangélicos, seguimento que vem crescendo e representa uma parcela significativa do eleitorado pernambucano. Marília mexeu num vespeiro!
Inserções – “O tempo passa e o Governo do Estado não reage”, esta foi a frase que o PTB escolheu para destacar em uma de suas inserções veiculadas nesta semana. O senador Armando Monteiro, líder estadual da sigla e ponto central da peça publicitária, fez questão de dizer que “sempre é possível virar o jogo, basta ter vontade e trabalhar”. Já em outro vídeo, o petebista apontou que o pernambucano precisa escolher um novo caminho.
Destaque verde - Levantando a bandeira em defesa da preservação e recuperação das bacias hidrográficas, o deputado estadual José Humberto (PTB, imagem) tem ganhado notoriedade não só em Pernambuco, mas também em outros Estados. Ontem participou do Evento Preparatório da Engenharia e da Agronomia para o 8º Fórum Mundial da Água, encontro realizado na Codevasf, em Juazeiro, na Bahia. O convite foi feito pelo presidente em exercício do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Daniel Salati, e pelo presidente do Crea-BA, Marco Antônio.
Voto de opinião - Vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALEPE e coordenador da Frente Parlamentar de Perenização, Despoluição e Revitalização da Bacia do Rio Capibaribe, José Humberto é grande candidato a conquistar uma parcela de votos de opinião de pessoas que valorizam pautas de cunho ambientalista.
Mega Festa - O deputado Beto Accioly (PSL) programou para o próximo domingo, no Campo de Futebol da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP), em Camaragibe, mais uma edição de um evento voltado para o público infantil. A festa terá como principal atração a atriz mirim Sienna Belle, do SBT, além do Palhaço Chocolate. Oposição ao prefeito Meira (PTB), Beto tem realizado um trabalho no município para sair de lá como deputado estadual majoritário.
Na luta - Em passagem por Brasília para participarem de uma mobilização para discutir a crise que atinge os municípios, vários prefeitos, entre eles Pel Lages (São José da Coroa Grande), Marquinhos Moura (Maraial) Sérgio Hacker (Tamandaré), Franz Hacker (Sirinhaém) e Isabel Hacker (Rio Formoso), aproveitaram a oportunidade para visitar Ministérios para ver como estão o andamento dos projetos para os seus municípios, além de se reunirem com senadores, ministros e deputados federais para articular a captação de novos recursos.
Favorito - O engenheiro Civil Evandro Alencar, presidente licenciado do Crea-PE, oferecerá na próxima sexta-feira (27) um almoço de adesão à sua candidatura a reeleição. O evento será realizado na Churrascaria Boi & Brasa, no Bairro do Pina. Competente e querido no seguimento, Evandro é favorito na disputa e deve emplacar a recondução.
Nas redes - Ganham as redes sociais memes com a imagem do senador Fernando Bezerra onde o chamam de traidor do PSB, investigado pela Lava Jato, defensor de Temer e responsável por salvar Aécio Neves da degola.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

V Prêmio Pernambuco de Literatura coroa trabalhos de todas as macrorregiões do Estado
A determinação de fomentar a produção literária em todas as macrorregiões de Pernambuco e a democratização do acesso ao livro e à leitura contribuíram para a entrega, nesta terça-feira (17.10), de mais uma importante honraria a artistas pernambucanos. O governador Paulo Câmara comandou, no Palácio do Campo das Princesas, cerimônia de anúncio dos nomes dos cinco escritores vencedores do V Prêmio Pernambuco de Literatura. Na ocasião, Paulo aproveitou para decretar uma mudança no nome do prêmio, que, a partir de hoje, passa a se chamar Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura, em homenagem ao centenário de nascimento do escritor.
A nova denominação veio junto com outras novidades que serão implementadas na próxima edição, como o aumento nos valores pecuniários e ampliação do quadro de contemplados. “O Prêmio Hermilo Borba Filho é, sem dúvida, um importante pilar na estruturação da política que vem sendo desenvolvida para um setor tão fundamental como a cultura. O nosso governo continuará fazendo tudo o que for possível no sentido de valorizar e apoiar as boas iniciativas comprometidas com a literatura e com todos e todas que, de alguma forma, ajudam a construir esse rico cenário”, afirmou o governador.
Sobre a modificação no nome do prêmio, Paulo afirmou que considera uma homenagem mais do que justa à memória do intelectual pernambucano. “Além disso, a honraria representa um verdadeiro incentivo para que as novas gerações conheçam o seu trabalho e sua inestimável contribuição para a cultura de Pernambuco e do Brasil. Sinto-me confiante ao vislumbrar que esse gesto poderá contribuir, em larga medida, para a transmissão e o cultivo do saber cultural entre gerações”, completou.
Foram cinco os escritores pernambucanos agraciados com o prêmio: Ezter Liu, que representa o Agreste, recebeu o Grande Prêmio, com o livro de contos “Das Tripas Coração” - levando a premiação de R$ 15 mil; Walter Cavalcanti Costa, da Mata Norte, venceu com o romance O Velocista; Fred Cajú, do Recife, foi contemplado pelo livro de poemas Nada Consta; Enoo Miranda, de Nazaré da Mata, levou o prêmio pelo livro de poemas Fogo, fato; e Amâncio Siqueira, de Garanhuns, venceu com o romance Absinto. Estes últimos receberão a premiação no valor de R$ 5 mil. Os autores terão suas obras inéditas editadas pela Cepe.
O secretário de Cultura, Marcelino Granja, ressaltou a atitude do governador Paulo Câmara de, em um momento de crise como a que o País passa, aumentar as verbas para incentivar a cultura como um ato de coragem política. “Esse gesto é de quem tem o tino para criar instrumentos de mais acesso e democratização da cultura. Além disso, por meio do decreto assinado, o governador deixa marcado o crescimento da política cultural de Pernambuco”, destacou.
Sobre a futura VI edição do prêmio, a ser realizada em 2018, o gestor da pasta explicou que a premiação passará de R$ 40 mil para R$ 90 mil. “Agora, iremos premiar os primeiros e segundos lugares. Um robustecimento dessa honraria, que, agora, terá no nome a grandeza de Hermilo, uma referência como escritor que marca as artes e a cultura pernambucana”, acrescentou. Serão concedidas premiações de R$ 20 mil para o grande vencedor, cinco prêmios de R$ 10 mil para os primeiros colocados nas quatro macrorregiões do estado e quatro prêmios de R$ 5 mil para os segundos colocados nas quatro Macrorregiões do Estado, conforme estipulado no Edital da seleção pública.
Gestor do Centro Apolo-Hermilo, Carlos Carvalho registrou que o gesto do governador Paulo Câmara de denominar o prêmio Hermilo Borba Filho, no ano do centenário de seu nascimento, marca a história de Pernambuco. “Não basta ser humano ou nascer humano. Temos que nos tornar humanos e, para nos tornarmos humanos, uma das armas da civilização é a arte. E quando o governador constitui o prêmio Hermilo Borba Filho, ele faz esse gesto para a história. A cultura de Pernambuco agradece”, afirmou Carlos.
Também prestigiaram o evento os secretários Nilton Mota (Casa Civil); Antonio Carlos Figueira (Assessoria Especial); Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão); João Campos (chefe de Gabinete); Roberto Franca (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude); Ruy Bezerra (Controladoria Geral); o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (representando o prefeito Geraldo Julio); a presidente da Fundarpe, Márcia Souto; o presidente em exercício da Cepe, Ricardo Melo; a presidente da Academia Pernambucana de Letras, Margarida Cantarelli; o reitor da Universidade de Pernambuco, professor Pedro Falcão; e os deputados estaduais Eduíno Brito e João Eudes. [...]

Democrata ataca gestão do PSB na área de Segurança Pública
Artigo - A Crise da Segurança Pública em Pernambuco
A demanda da população por segurança pública foi ressaltada durante as eleições municipais. O povo clamou por segurança. O crime incomoda e cria uma atmosfera de medo e prejuízos. Em algumas áreas, a economia local é destroçada por gangues e a vida cotidiana é comandada por grupos criminosos.
O medo expresso pelo povo é justificado pelas milhares de vítimas da violência cotidiana. Em nosso Estado, por exemplo, assistimos o poder dos marginais em espalhar o terror pelas ruas de quase todas as cidades. O problema da segurança pública é um dos mais importantes e complexos a serem enfrentados por todos os níveis de governo.
Relendo o Atlas da Violência 2016, estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade, é possível aquilatar que estamos convivendo com uma guerra cotidiana.
Vejamos alguns dados estarrecedores. Entre 2004 e 2014, constatou-se o homicídio de quase 578 mil pessoas no Brasil. Somente em 2014, 59.627 cidadãos foram assassinados. Uma verdadeira carnificina para qualquer parâmetro de comparação! Pior, o número absoluto e relativo de assassinatos não cessa de crescer. A taxa de homicídios no período estudado cresceu 10%. Em 2014 foi de 29,1 homicídios por 100 mil habitantes.
Em 2014, PE obteve a 11ª maior taxa de homicídios entre os Estados da Federação: 35,7. O Estado de Alagoas obteve a maior taxa, seguido pelo Ceará e Sergipe. As menores foram encontradas em Santa Catarina (12,7), São Paulo (13,4), Piauí (22,4) e Minas Gerais (22,5).
Porém, de 2015 até hoje a violência só fez crescer de forma assustadora em nosso estado. Segundo dados da própria Secretaria de Defesa Social apenas no primeiro semestre deste ano houve registro de 9.624 registros de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), incluídos nessa categoria os assaltos a bancos e a ônibus, até junho.Também nesse mês, foram registrados 2.337 casos de violência doméstica e familiar e 139 estupros no estado.
Já em setembro, Pernambuco teve o pior resultado do Pacto pela Vida desde 2010. De acordo com números divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) na última sexta-feira (13), foram registrados 411 assassinatos no mês passado. Enquanto isso, ao logo do ano, já houve 4.145 Crimes Letais Violentos Intencionais (CVLI), o pior patamar em sete anos.
Os números são enfáticos. O crime, no Brasil e em Pernambuco, a julgar pelos homicídios, avança e acontece em proporções catastróficas. A situação é muito ruim e piora com o passar dos anos. Providências precisam ser tomadas.
É preciso endurecer as leis do encarceramento e fazer valer a máxima de que o crime não compensa. Ao mesmo tempo, urge uma reforma do sistema penitenciário dos Estados e do Governo Federal, acabando com o crime organizado que opera de dentro dos presídios. Ainda, seria fundamental implementar uma política de integração entre Polícia Civil e Militar e fortalecer o trabalho de inteligência policial e da polícia científica. Projetos de Lei que tramitam no Congresso precisam de urgência e foco para aprovação. É estarrecedor saber que apenas 8% dos assassinatos no país são desvendados.
Não podemos mais ficar reféns de lutas entre gangues de traficantes de drogas e do crime praticado contra o cidadão honesto. Cabe ao Governo Federal, fechar nossas fronteiras ao narcotráfico e ao contrabando de armas. Estes são os motores do crime.
A situação impõe atitudes veementes e ao mesmo tempo chama a atenção de que precisamos retomar o crescimento econômico e tratar melhor as famílias brasileiras. Precisamos cuidar da base, das estruturas, para que possamos combater de fato a criminalidade crescente, gerar oportunidades de vida para os jovens e fortalecer os padrões familiares para garantir melhores níveis de segurança pública. Envolver as Prefeituras na solução e enfrentamento da segurança é essencial para a resolução do problema. O desafio é de todos nós.
*Alexandre Almeida é acadêmico de Direito e presidente da Juventude Democratas de Pernambuco. [...]

Ipojuca – Deputado Ossesio prestigia festa das crianças do amigo Gaúcho
A semana dedicada ao Dia da Criança comemorada na quinta-feira (12), foi cheia de atividades na chácara do Gaucho, no distrito de Nossa Senhora do Ó, município de Ipojuca, localizado no Litoral Sul do estado. O evento em comemoração ao Dia das crianças é realizado a vários anos, pelo presidente municipal do PRB e secretário de Habitação de Ipojuca, Arlindo Capitani, popularmente conhecido como Gaucho. O deputado Ossesio Silva, líder do PRB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), participou do evento.
Mais de 5.000 pessoas estiveram presentes na festividade. Para as crianças, foram oferecidas apresentações culturais, pipocas, algodão doce, balas, pula-pula, sorteio de brinquedos, gincanas e também participaram de diversas brincadeiras com palhaços, tornando seu dia mais que especial.
“Fiquei feliz de participar desta festa ao lado do amigo Gaúcho. As crianças merecem toda a nossa atenção e cuidados”, enfatizou o parlamentar.
“É uma grande satisfação está presente nesse grande evento. Fica a certeza de muitas amizades construídas, e melhor, ver a alegria de diversas crianças ipojucanas”, frisou o deputado.
Também esteve presente no evento, a secretária especial da Mulher da Prefeitura de Ipojuca e presidente municipal do PR, Bianca Lacerda. [...]

Radar Político (17/10) – Candidatura de Clóvis Paiva pode prejudicar Aluísio em Ribeirão
Ex-prefeito de Ribeirão por dois mandatos, o empresário Clóvis Paiva parece está decidido a voltar a fazer política de forma ativa, desta vez encarando uma candidatura a deputado estadual. Para isto, se filiou no PP de Eduardo da Fonte.
Embora uma candidatura de Clóvis seja legítima, uma decisão deste tipo não deverá ser bem recebida pelo prefeito Marcello Maranhão (PSB), de quem é aliado e tem a filha Karol Paiva como vice-prefeita, tudo porque o gestor ribeirãoense já decidiu o seu apoio ao deputado estadual Aluísio Lessa (PSB).
Caso decida pela postulação, Clóvis tem grandes chances de obter expressiva votação em Ribeirão, o que consequentemente pode prejudicar Aluísio Lessa no município e terá como resultado um estremecimento com o prefeito Marcello Maranhão, senão dizer em um afastamento político.
Tal risco só valerá a pena correr na hipótese de Clóvis Paiva ter a certeza que tem chances reais de se eleger deputado estadual. Situação que exigirá dele não só a estrutura necessária para expandir a sua influência política além das fronteiras de Ribeirão, mas também que esta expansão seja suficiente para coloca-lo entre os mais votados em uma sigla que conta com seis deputados estaduais de mandato, sem falar de outros postulantes com candidaturas bastante competitivas que escolheram o Partido Progressista como alternativa.
Atraso – Contratados e comissionados da prefeitura de Cortês estão preocupados porque até agora não receberam o vencimento referente ao mês de setembro. A mesma situação se estende a uma parcela de servidores efetivos. Sem respostas do Poder Executivo Municipal em relação a previsão da regularização dos pagamentos, servidores já estão desesperados. Com a palavra, o prefeito Reginaldo Morais (PSB).
Firme e forte - Com bases sólidas na Mata Sul, Agreste, Sertão e Região Metropolitana, o deputado federal João Fernando Coutinho (PSB, imagem) desmente boatos de que não disputará a reeleição para concorrer a uma vaga para a Assembleia Legislativa. "Para o pleito do próximo ano vamos com toda humildade e disposição de trabalho em busca da renovação de nosso trabalho na Câmara Federal", afirma o parlamentar.
Tocando na ferida - No próximo dia 19 a Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa promoverá uma Audiência Pública que irá debater “O Pacto Pela Vida e o Aumento da Criminalidade”. Convocada pelo deputado Sílvio Costa Filho (PRB) a reunião promete expor as fragilidades do programa que já foi a “meninas dos olhos” da gestão socialista.
Prestigiando os aliados - O governador Paulo Câmara promoveu o jovem Victor Pereira ao posto de coordenador dos Abatedouros Regionais no Estado. A atitude fortalece o palanque governista em um dos maiores colégios eleitorais da Mata Norte, uma vez que Victor, além de ser filho do ex-prefeito Pereira, é também candidato a deputado estadual.
Competitivo - Uma das apostas do PRTB para consegui uma cadeira na ALEPE, o empresário Gera do Posto (imagem) assumiu a secretaria geral do partido no Estado. O presidente regional da sigla é o pastor Edinázio Silva, responsável também por montar uma chapinha puro sangue que tem tudo para garantir ao menos duas cadeiras na Casa Joaquim Nabuco.
Sob risco - A situação dos garis de Joaquim Nabuco não é das melhores. Submetidos a realizar o oficio sem equipamentos de proteção individual (EPI), os trabalhadores estão com a saúde exposta a sérios riscos. Atenção prefeito Neto Barreto!
Baixas e... - Informação que chegam ao Blog dá conta de que o prefeito Gustavo Adolfo (PSB, imagem), de Bonito, deverá sofrer baixas em sua base na Câmara Municipal. A falta de atenção é um dos principais motivos alegados por aqueles que ameaçam debandar do grupo.
...mudança - Por falar em Bonito, cresce a especulação de que o prefeito poderá substituir o deputado federal Gonzaga Patriota pelo jovem João Campos. O estadual do seu grupo continuará sendo Clodoaldo Magalhães (PSB).
Contagem regressiva - Faltam apenas dez dias para a festa de 3 anos do Blog Ponto de Vista. O evento acontecerá no próximo dia 27 de Outubro, no município de São José da Coroa Grande. Além de vereadores e prefeitos da região, já confirmaram presença deputados estaduais, federais e até secretário de Estado. A festa promete ser um dos maiores encontros políticos da Mata Sul.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

1º Encontro Pernambucano de Bugueiros movimenta economia de São José da Coroa Grande
A Prefeitura Municipal realizou neste final de semana, nos dias 14 e 15, o 1º Encontro Pernambucano de Buggy no município. O evento contou com o apoio do Grupo Buggy´s e Amigos Pernambuco e Zonbar.
A bela manhã ensolarada de sábado animou os participantes do evento e trouxe entusiasmo e expectativa para o verão 2018 no município.
Bugueiros de vários lugares do Estado e região concentraram-se no Zonbar, na arena do futvôlei, local onde se encontrava lotado de buggy´s.
A saída para a trilha aconteceu às 10:30 da manhã com a participação de bugueiros do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Porto de Galinhas, Olinda, Gaibu, Barreiros e Maragogi. Do ponto de encontro todos seguiram em comboio pelas principais ruas da cidade até iniciar a trilha nos distritos de Várzea do Una, Abreu do Una e engenhos.
Houve parada para o almoço no Bar do Periquito, no Abreu do Una, e a trilha seguiu até chegar ao final se reencontrando no Zonbar, local onde teve sorteios de brindes e música ao vivo em um palco montado na arena de futvôlei.
No domingo (15) ainda houve passeio no catamarã com visita às Piscinas Naturais. Prestigiando o evento, o prefeito Pel Lages (PEN), aproveitou a ocasião para chamar a atenção dos benefícios que a ação está trazendo para o município, a exemplo da contribuição para o aquecimento do comércio local e a divulgação do potenciais turísticos.
Ainda no mês de Outubro está prevista a realização de um campeonato de Surf, evento que será realizado na Praia da Várzea do Una.
Imagem e informações da Prefeitura de São José da Coroa Grande [...]

Radar Político (16/10) – Inércia de Sebastião Oliveira prejudica imagem do Governo
Destino daqueles que procuram por belas praias de águas cristalinas e uma gastronomia sem igual, os municípios do Litoral Sul de Pernambuco têm na rodovia PE 60 a sua principal rota de acesso. Péssimas condições de tráfego por conta da sinalização precária, acostamento tomado pelo mato, buracos e sérios problemas na drenagem, a PE 60 é sinônimo de expor a vida ao risco, ainda mais neste período em que há um aumento considerável no volume de veículos pesados, devido ao início da safra da cana-de-açúcar, e de veículos leves que seguem para aproveitar os atrativos turísticos durante os finais de semana e feriados.
A desatenção por parte do secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, com o Litoral Sul acaba não só por prejudicar o turismo e desenvolvimento econômico da região, mas também a imagem do governador, principalmente agora que o Governo do Estado tem se esforçado para recuperar a popularidade investindo na área de Segurança Pública com a criação da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar, unidade que atenderá os municípios de Sirinhaém, Tamandaré, Rio Formoso, Barreiros e São José da Coroa Grande.
A atitude de Sebastião Oliveira de pouco se importar com este importante pedaço de Pernambuco não é novidade, uma vez que até lideranças governistas o apontam de apenas privilegiar com obras de sua pasta rodovias atendem as suas bases eleitorais, algo que na região ele não possuiu nenhuma.
O abandono de algumas rodovias estaduais por parte do secretário Sebastião Oliveira é tão grave que recentemente a Justiça atendeu a um pedido do Ministério Público Estadual concedendo liminar mandando que o Governo do Estado realizasse a licitação para iniciar as obras de recuperação da PE 145, que liga os municípios de Caruaru, Brejo da Madre de Deus e Jataúba, no agreste. O promotor de Justiça deste caso, Dr. Antônio Rollemberg, ajuizou uma ação civil pública afirmando que a rodovia por ele citada estava em situação “deplorável”.
Faz-se necessário por parte do governador Paulo Câmara cobrar do seu subordinado um tratamento à altura do que realmente merece não apenas o Litoral Sul, mas também as outras localidades. Uma região com um potencial turístico imensurável não pode ter na péssima condição de uma estrada um empecilho para o seu desenvolvimento, logo agora que as questões referentes à segurança pública tendem a ser resolvidas.
Sebastião sem dúvida puxa pra baixo a aprovação do governador Paulo Câmara nas localidades onde negligencia na recuperação e manutenção das rodovias estaduais.
Pegando carona – Os mais atentos motoristas que trafegam pela BR 101 Sul, mais precisamente no trecho que fica entre a fábrica da Vitarella e o Hospital Dom Helder Câmara, devem ter notado um outdoor logo após a ponte sobre o Rio Jaboatão informando que o Governo do Estado já recuperou mais de 1.000 km de estradas. Não fosse o local onde colocaram a propaganda, uma Rodovia Federal que recentemente foi recapeada pelo Ministério dos Transportes, estaria tudo bem.
Organização - A gestão da prefeita Célia Sales (PTB,, imagem) montou um esquema especial para receber o turista neste feriadão. Equipes orientando o trânsito, a disponibilidade de placas indicando os pontos turísticos, guarda-vidas nas praias, fiscalização dos ambulantes cadastrados e a recepção promovida pelo Governo Municipal foram alvo de muitos elogios entre àqueles que frequentaram as praias ipojucanas no feriado prolongado.
Novo comando - Amanhã os deputados federais Wolney Queiroz (PDT) e Augusto Coutinho (Solidariedade), novos coordenadores da bancada pernambucana, se reúnem para decidir o destino das emendas de bancada para 2018. O envio de recursos para a conclusão das obras das barragens da Mata Sul deverão estar entre as prioridades. Eles substituem os deputados João Fernando Coutinho (PSB) e Cadoca (sem partido).
Água e Abastecimento - O deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) esteve na última semana na Compesa com o ex-prefeito de Primavera, Rômulo Cesar (Pão com Ovo) e lideranças para tratar sobre os projetos para melhorar o abastecimento d’água do município. Além disso, o parlamentar acompanhou também o prefeito de Escada, Lucrécio Gomes (PSB) e sua equipe para conhecer o projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário do município para tratamento da Bacia Hidrográfico do Rio Ipojuca. A obra está orçada em U$ 330.000,000 milhões (dólares).
Compesa - Mesmo sendo considerada a pessoa certa no lugar certo, o competentíssimo Roberto Tavares, presidente da Compesa, não é imune às criticas da população em relação aos serviços prestados pelo órgão. Não são poucos os municípios da Mata Sul que mesmo tendo água abundante à disposição sofrem com a falta do líquido precioso nas torneiras. Tá na hora de verificar a fundo o porquê de tais transtornos e buscar por soluções imediatas.
Tal mãe, tal filha, tal neto – Apesar de marinheira de primeira viagem, a prefeita de Rio Formoso, Isabel Hacker (PSB), tem surpreendido ao realizar uma gestão bem acima da média. Organizada e proativa, Bel, como carinhosamente é chamada pela população, demonstra a mesma paixão, carinho e cuidado com a cidade e pessoas assim como a sua mãe, a ex-prefeita Graça Hacker. Quem segue o mesmo caminho é o prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker, filho de Isabel.
Evangélicos - Mais uma vez a Rádio Maranata, emissora líder em audiência entre o seguimento evangélico, reuniu uma multidão. A festa de 27 anos da emissora, comemorado no sábado (14), levou um grande público para a Praia do Pina, no Recife. A coordenação do evento estava sob a responsabilidade de André Carvalho, diretor da rádio. Herdeiro do ex-deputado federal Salatiel Carvalho, André pode disputar as eleições no próximo ano. A ALEPE pode ser o seu alvo.
Polêmica à vista 1 – A decisão do deputado estadual Joel da Harpa (Podemos) de apresentar um projeto para conceder a Jair Bolsonaro (imagem) o título de Cidadão Pernambucano deve gerar muita discussão na ALEPE. Os deputados Edilson Silva (Psol) e Tereza Leitão (PT) deverão ser os primeiros a se colocarem contra a concessão da honraria.
Polêmica à vista 2 – Para ter direito ao título a Lei exige alguns pré-requisitos, a saber: Ter residência fixa e desenvolver atividades habituais em Pernambuco a mais de cinco anos; não ter sido condenado criminalmente ou não responder inquérito criminal de qualquer natureza, entre outras exigências. Vale lembrar que Bolsonaro foi recentemente condenado pelo STJ por ofensas à deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).
Rompidos – A relação entre José Aglailson (imagem) e o seu filho Aglailson Júnior, prefeito de Vitória de Santo Antão, não é das melhores. Fala-se em rompimento entre os dois. Um dos motivos seria porque o prefeito não teria aberto espaço para que o pai indicasse alguns aliados. O racha pode prejudicar inclusive a candidatura de Aglailson Victor à Assembleia Legislativa. O nome do ex- procurador de Justiça do Ministério Público, Paulo Varejão, genro de José Aglailson, é lembrado também disputar uma cadeira para a ALEPE.
Ampliando as bases - O secretário estadual de Administração, Milton Coelho (PSB), recebeu mais um reforço para a sua candidatura a deputado federal, o ex-prefeito de Belém de Maria, Tio Correia (PSB). Além de Milton, Tio Correia irá votar em Beto Accioly (PSL) para estadual.
Indo longe - Conhecido por ter boa parte de suas bases na Mata Sul, o deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) foi visto no sertão do Pajeú. Por lá se reuniu com o prefeito de Solidão, Djalma da Padaria (PSB), em Tabira com o ex-prefeito Dinca e ainda esteve em Brejinho onde foi recebido por algumas lideranças locais.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Pernambuco tem os nove meses mais violentos do Pacto pela Vida
Em nove meses, o Estado de Pernambuco já tem o ano mais violento do Pacto pela Vida, com o registro do maior número de homicídios para o período desde 2007, quando foram contabilizados 3.479 assassinatos entre os meses de janeiro e setembro, ante os 4.145 cometidos este ano. Em relação aos 3.149 casos de 2016, o crescimento no registro de homicídios no período chega à marca de 32%.
Por mais que o Governo do Estado se esforce para tentar camuflar a realidade, os números falam por si, e revelam o aumento constante da criminalidade desde 2014. Infelizmente, nos nove meses de 2017 já foram cometidos mais assassinatos que em todo o ano de 2015, quando foram registrados 3.889 casos de crimes violento letais intencionais. Também em relação aos crimes contra o patrimônio, os 93.851 casos registrados até setembro já superam os 84.945 contabilizados em todo o ano de 2015.
Apenas no governo Paulo Câmara, que tem como marca a falta de compromisso com o Pacto pela Vida, já foram cometidos mais de 12.500 assassinatos. Desde de o início da atual gestão, a Bancada de Oposição alerta para a necessidade de se resgatar os princípios do Pacto pela Vida, sobretudo no tocante à transparência e à participação da sociedade, mas infelizmente falta humildade ao governo para reconhecer a importância de repactuar o programa.
Na próxima quinta-feira (19), a pedido da Oposição, a Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco realizará audiência pública sobre o Pacto pela Vida. Nós, da Oposição, estamos à disposição para ajudar a construir uma saída para este quadro, e esperamos que os representantes do Governo venham igualmente dispostos a realizar um debate franco sobre o problema, e não com o espírito de esconder a realidade vivida pelos pernambucanos, como têm feito nesses últimos 33 meses.
Silvio Costa Filho - Líder da Bancada de Oposição [...]

Escola, o que é isso? – Por Bruno de Oliveira
ESCOLA, O QUE É ISSO?
A escola está completamente ultrapassada, perdeu seu lugar na evolução da sociedade em sua mais nova composição, sua estrutura perdeu o sentido, professores perderam seu posto de portadores do saber, ela deixou de ser a referência de sociedade ordenada, símbolo do único caminho para o sucesso. A escola perdeu o sentido.
Sim, essas afirmações iniciais tem um sentido claro, quero provocar, meus textos por natureza minha, são provocadores, não escrevo para apenas afirma coisas, tenho uma fascinação pela provocação inteligente, aquela que estimula pensamentos e um turbilhão de ideias. Por isso, pretendo com essa sequencia de textos, provocar reflexões sobre um dos mais clássicos dispositivos da sociedade moderna, a escola.
Já pararam para pensar que a escola mudou pouco ou nada nos últimos 50 anos no Brasil, continuamos com um modelo clássico de escola, professores clássicos, estrutura e proposta pedagógica clássica, dirigentes municipais clássicos sem a mínima apropriação pedagógica básica para uma boa gestão? Falei clássica em um sentido depreciativo do termo.
O Brasil, falo em política nacional de educação, não há nenhum norte inovador, tudo acontece como ações de caráter tradicional, sem a mínima compreensão da contemporaneidade. Há um medo incompreensível de inovar, de propor, de criar, de diversificar e de romper com a estrutura moderna de educação, de tornar a educação algo mais contemporâneo.
Quais foram as mais novas “inovações” na educação nos últimos anos no Brasil? Vou cita-las: BNCC e Ensino Integral. Citei para desqualifica-las como elementos inovadores para a educação. Primeiro, a BNCC poderia ser um ótimo instrumento instigador de novas discussões e uma nova propostas curriculares, mas sua proposta apenas reafirma o tradicionalismo; o currículo não foi inovado, discussões pertinentes para a sociedade contemporânea foram excluídas em nome do moralismo infundado, sua contribuição é apenas logística, apenas. Quanto ao ensino integral, também tenho duras críticas, convido qualquer teórico do tema, que fundamentado em pesquisas acadêmicas, justifique que o aumento de hora-aula é sinônimo de aprendizado. O formato de ensino integral tupiniquim foi apropriado de maneira esdrúxula, compreenderam mal a proposta e não perceberam como de fato esse formato é utilizado em países em que obteve sucesso.
De fato, nossas escolas ainda estão com os fundamentos arraigados no século XIX, são poucos os professores que tentam romper com esta prática, os teóricos são maus lidos, a quem diga Paulo Freire, que acaba servido apenas para ter suas frases ilustradas em paredes de escolas onde, de fato, em sua maioria, não se apropriam de suas ideias e suas frases se tornam ilustrações.
A leitura, que é a principal ferramenta de inovação no espaço escolar estar com os dias contados, em mais uma medida incompreensível da atual (des)gestão do Ministro da Educação, Mendonça Filho, o PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola) está sem edital, completamente abandonado, e sem leitura não há criação de pensamento inovador para a educação. Alunos não são mais construídos com quadro e exposição oral, alunos aprendem fazendo, propondo e ensinando o que já sabem.
E assim está a escola em pleno século XXI, como se estivéssemos parado no século XIX com destino para o XVIII.
Por Bruno de Oliveira – Mestre em História pela UFPE e colaborador do Blog Ponto de Vista [...]

Prefeitura do Ipojuca monta esquema especial no feriado da padroeira do Brasil
Ação integrada será realizada até o dia 15, domingo seguinte ao feriado nacional.
Seguindo a solicitação da prefeita do Ipojuca, Célia Sales, alguns secretários municipais se reuniram na tarde desta quarta-feira (11) na sala de reuniões da Secretaria de Turismo, em Porto de Galinhas, onde discutiram ações integradas para reforçar a segurança e a fiscalização durante o feriado nacional de 12 de outubro, dedicado a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e as crianças.
O esquema especial - realizado até o dia 15, domingo seguinte ao feriado - contará, entre várias ações, com blitz feita pela Guarda Municipal para melhorar o trânsito no município, abertura de alamedas, fiscalização de ambulantes cadastrados e fiscalização contra abuso de som alto nas ruas. Neste caso, quem for pego perturbando “o sossego público” pode ser multado.
Além disso, a Secretaria Municipal de Agricultura vai intensificar a fiscalização de animais soltos nas ruas do Ipojuca. Técnicos em agropecuária e vaqueiros ficarão de plantão. Os donos de animais devem ficar atentos, não neglicenciando a guarda dos bichos, para evitar punição.
Também ficou decidido que obras de contenção seriam feitas na Vila de Todos os Santos, em Maracaípe, por causa do avanço do mar.
Imagem e informações da Prefeitura do Ipojuca [...]
