Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio magone foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170
Wellington Ribeiro – Página: 2392 – Blog Ponto de Vista
Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Author: Wellington Ribeiro

1 2.390 2.391 2.392 2.393 2.394 2.536 23920 / 25356 POSTS
Sirinhaém – 10 Engenhos serão contemplados com ações da prefeitura

Sirinhaém – 10 Engenhos serão contemplados com ações da prefeitura

O Governo Municipal de Sirinhaém promove no próximo domingo (01/10) mais um “Prefeitura Trabalhando no Campo”. Desta vez a esta edição será concentrada no Engenho Jaguaré e contemplará também os moradores residentes nos engenhos Ubaquinha, Ubaca, Jardim, Pontal, Caroba, Carobinha, Curupati, São João e São José. No evento serão oferecidos vários serviços por meio de um trabalho conjunto entre as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Educação e a de Cultura, Esportes e Eventos. As atividades contemplarão Na oportunidade os moradores terão à disposição consultas médicas de diversas especialidades e a realização de exames, atualização e cadastro no Programa Bolsa Família, emissão de registro e documento de identidade, retirada de fotos e acesso a serviços de corte de cabelo. A ação também contemplará a realização de torneio de futebol de campo e dominó, além de gincanas, entrega de brindes para as crianças e um show com o artista Maciel Moreno. Escrito por Wellington Ribeiro [...]
Prefeitura de Tamandaré entrega equipamentos públicos no Distrito de Saué

Prefeitura de Tamandaré entrega equipamentos públicos no Distrito de Saué

Na semana em comemoração aos 22 anos de Emancipação Política do município, a Prefeitura de Tamandaré realizou ontem (27/09), no distrito Vila Saué, a entrega da reforma do Jardim de Infância Wandick Guerra e da Praça Paulo Pereira da Silva, inaugurou a Praça Graciliano Francisco da Rocha e de três caminhonetes L200 para servir de suporte no atendimento aos moradores da região. O evento contou com a presença do prefeito Sérgio Hacker, da primeira-dama Sari Hacker, do deputado estadual Clodoaldo Magalhães, do vice-prefeito Mundinho, secretários municipais, vereadores e de moradores da localidade. Antes da entrega dos equipamentos públicos com o descerramento das placas, as autoridades assistiram a um desfile cívico de Escolas e uma homenagem das crianças. Representante de Tamandaré na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Clodoaldo Magalhães destacou as realizações da gestão do prefeito Sérgio Hacker. “Estamos presenciando hoje o exemplo de um prefeito que sabe usar bem o dinheiro público, pois mesmo diante da crise que o país enfrenta, ele fez boas parcerias e está conseguindo cumprir com seu dever, e acima de tudo, cuidar da população”, destacou o parlamentar. Já o prefeito Sérgio Hacker registrou o compromisso que a sua gestão tem com a Educação. “Coloquei todo carinho no Jardim de Infância, cada cerâmica que foi colocada lá, foi posta para melhorar a vida de nossas crianças. Eu quero que os pais deixem seus bens mais valiosos, que são seus filhos, e vão trabalhar tranquilamente, pois aqui serão bem cuidados”, disse o prefeito Sérgio Hacker sobre a nova escola. Dando continuidade a programação do aniversário o prefeito realizará nesta quinta-feira uma visita à sala de Raio X pelo período da manhã e à noite a Prefeitura promoverá uma festa que terá como atrações a Banda  Aquarius e Amigos Sertanejos. Saiba mais sobre o Jardim de Infância Wandick Guerra Fundado no ano de 1971 com o objetivo de atender ao público infantil, o Jardim de Infância Wandick Guerra funcionou em uma sala dentro da Escola Municipal Luiz Bezerra de Mello até o ano de 2013, quando o ex-prefeito Hildo Hacker tomou a iniciativa de construir um prédio próprio para acomodar as crianças. Agora, na gestão do prefeito Sérgio Hacker, a unidade de ensino passou por uma reforma para adequar ainda mais no processo de ensino-aprendizagem. Responsável pelo atendimento de 48 crianças de 3 à 5 anos, o Jardim de Infância  Wandick Guerra conta com três salas climatizadas, uma brinquedoteca, parque infantil e uma equipe de três professores e um cuidador. Imagens: Prefeitura de Tamandaré Escrito por Wellington Ribeiro Confira mais imagens: [...]
José Humberto alerta para baixo índice de esgotamento sanitário no País

José Humberto alerta para baixo índice de esgotamento sanitário no País

Estudo sobre a realidade dos serviços de esgotamento sanitário no País, divulgado pela Agência Nacional das Águas (ANA), motivou discurso do deputado José Humberto Cavalcanti (PTB) na Reunião Plenária desta terça (26). O parlamentar mostrou-se preocupado com “a situação alarmante” do Brasil, destacando que, segundo o levantamento, o esgoto produzido por 45% da população não passa por qualquer tipo de tratamento. A pesquisa pontuou, ainda, que mesmo nos municípios que apresentam alguma iniciativa de tratamento de esgoto, o trabalho é feito de forma inadequada. “Apenas 14% das cidades brasileiras têm índices de remoção de carga orgânica da água superior a 60% e a maior parte delas está na Região Sudeste”, esclareceu. O parlamentar ressaltou que o Nordeste, região com os menores índices pluviométricos do País, é especialmente afetado pela falta de tratamento. Cavalcanti sugeriu que a Frente Parlamentar de Perenização do Rio Capibaribe e a Comissão de Meio Ambiente promovam, conjuntamente, um debate mais aprofundado sobre o tema. “O saneamento básico é o elo mais forte da cadeia de agressão ao meio ambiente. A falta de tratamento sanitário reduz a oferta de água potável para a sociedade, afetando diretamente a saúde e a qualidade de vida da população, especialmente a de menor renda”, observou. Com informações da ALEPE [...]
Turismo de Rio Formoso é destaque na Arena Pernambuco

Turismo de Rio Formoso é destaque na Arena Pernambuco

Na semana do Dia Mundial do Turismo, data celebrada em 27 de setembro, o município de Rio Formoso está participando na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, de uma série de ações voltadas para marcar a data. O projeto desenvolvido pela Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer, por meio da Empetur, e tem por objetivo fomentar a cadeia turística de Pernambuco. Com uma equipe coordenada pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turísmo, o município de Rio Formoso apresentou as suas potencialidades turísticas, entre elas a sua cultura, gastronomia e belezas naturais. A participação de artesãos rio-formosenses, a exposição de pratos típicos locais e a distribuição de folders destacando a história e apresentando os potencias turísticos do município contribuíram para fortalecer a promoção do turismo da “Terra da Batalha do Reduto”. De acordo com o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Eventos do Rio Formoso, Leônidas Lins, o evento foi proveitoso, principalmente por conta da exposição dos produtos da gastronomia regional e artesanatos. “É de fundamental importância que nossa cidade esteja presente nesses tipos de eventos, além de divulgarmos nossas belezas naturais, fazemos também com que os artesãos e empresas que desenvolvem o turismo na nossa cidade tenham a oportunidade de mostrar seus trabalhos”, destacou. O evento também contou com a participação do diretor de Turismo e Cultura, Edmar Paulo, principal articulador da ação, além de funcionários do setor interno da SECTUR. Imagens e informações da Prefeitura do Rio Formoso [...]
Barreirenses são contemplados com entrega de 105 residências

Barreirenses são contemplados com entrega de 105 residências

Na tarde de ontem (26/09) o município de Barreiros foi palco da entrega de 105 residências na Fazenda Santa Clara 2 - Etapa 1, do Programa Minha Casa, Minha Vida. O evento contou com a participação do ministro das Cidades, Bruno Araújo, o secretário estadual de Habitação, Kaio Maniçoba, o vice-prefeito de Barreiros, Thomaz Baleia e a deputada estadual Simone Santana (PSB). Com investimentos de R$ 6,37 milhões, as 105 unidades habitacionais entregues possuem 39,86m² de área interna, 18 delas dispõem de uma infraestrutura para acomodar pessoas portadoras de necessidades especiais. Todas contam com dois quartos, banheiro, cozinha e área externa. Atendendo às exigências do Programa Minha Casa, Minha Vida, o residencial é equipado com infraestrutura completa, incluindo pavimentação das vias, rede de água, esgotamento sanitário, drenagem e energia elétrica. “A partir de agora, essas 105 famílias poderão reconstruir suas vidas com dignidade, em um local seguro e tranquilo para criar seus filhos e filhas. Essa é mais uma obra do Ministério das Cidades em Pernambuco”, disse o ministro Bruno Araújo. Representando o Governo Municipal na solenidade, o vice-prefeito Thomaz Baleia informou que o prefeito Elimário não pode estar no evento por motivos de saúde e destacou em seu discurso o trabalho executado pela gestão nestes nove primeiros meses. “Gostaria de registrar o trabalho que está sendo desenvolvido pela gestão do prefeito Elimário Farias que aos poucos vem conseguindo tirar Barreiros de um ambiente de caos financeiro e conduzindo o município para uma agenda positiva de ações voltadas para a população. Conseguimos colocar o salário do funcionalismo público em dia, pagar fornecedores e restabelecer serviços públicos. Poderíamos está fazendo ainda mais, porém há muitas dívidas a serem pagas que foram deixadas pela gestão anterior, no entanto isto não nos desanima, pois o compromisso que temos com a população barreirense nos serve de estímulo para seguir em frente para fazer sempre o melhor”, falou Thomaz. O vice-prefeito ainda exaltou a parceria com os governos Federal e Estadual e ressaltou o papel desempenhado pela deputada estadual Simone Santana e por João Campos, chefe de gabinete do governador Paulo Câmara, nas ajudas voltadas para o município. Por sua vez, a deputada estadual Simone Santana destacou a garra do povo barreirense e o trabalho em conjunto desenvolvido pela gestão do prefeito Elimário Farias e o governador Paulo Câmara. “Esta é a primeira etapa de muitas outras que estão sendo finalizadas nos próximos meses. Barreiros tem como característica uma população  guerreira, resiliente e altiva. Poucos dias após a enchente atingi-la, a cidade já estava limpa, comércio aberto e a vida voltando ao normal. Ressalto o empenho e tempestividade da Prefeitura de Barreiros e do Governo do Estado no atendimento às necessidades da população”, expressou a parlamentar. O evento ainda contou com a participação de secretários municipais, do deputado Antônio Moraes, do prefeito de Riberão, Marcello Maranhão e do ex-prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, além de um grande público. Escrito por Wellington Ribeiro [...]
Prefeito Pel Lages se reúne com secretário de Defesa Social do Estado

Prefeito Pel Lages se reúne com secretário de Defesa Social do Estado

O prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages (PEN) se reuniu na tarde desta segunda-feira (25/09) com o secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco, Antônio de Pádua Cavalcanti. O encontro ocorreu na sede da SDS, no Bairro Santo Amaro, no Recife. Participaram da reunião o deputado federal João Fernando Coutinho (PSB), o deputado estadual Zé Maurício (PP), o vereador Tony (PP) e o secretário municipal de Juventude e Desporto, José Ramos. Na oportunidade, o gestor coroense solicitou o envio de uma parcela dos policiais recém-formados para a região e a destinação de uma viatura 4x4 para o destacamento local. “A minha vinda à SDS atende aos pedidos da população por mais segurança. Por esta razão vir aqui cobrar por ações mais energéticas por parte do Governo do Estado na área. O aumento do efetivo e um melhor aparelhamento das polícias atenderiam muito bem a necessidade do município”, disse Pel. O prefeito aproveitou o momento para destacar as ações que tem desenvolvido para impulsionar o município e mostrou que a violência tem prejudicado bastante não só a rotina da população, mas também a economia local. “É uma pena saber que todo o esforço empreendido na área de turismo pelo Governo Municipal está sendo prejudicado pela criminalidade”, lamentou. Por sua vez, o deputado federal João Fernando Coutinho (PSB), principal porta-voz de São José da Coroa Grande na Câmara Federal, reforçou as demandas apresentadas pelo prefeito e dialogou sobre a regulamentação da sede do Batalhão Especializado de Polícia do Interior (BEPI) no município de Palmares. Já o secretário Antônio de Pádua informou que a cidade estará já no mês de outubro sendo beneficiada com a implantação da Companhia Independente em Tamandaré. “São José da coroa Grande vai ter ali próximo, em Tamandaré, já agora em outubro, a instalação da Companhia Independente que vai receber o policiamento para reforçar a efetividade da segurança na região”, disse. O secretário ainda lembrou que o Estado está realizando a substituição de viaturas antigas por novas e noticiou que a região também será beneficiada com a criação do Batalhão Integrado Especializado (Biespe) que será instalado em Caruaru, havendo assim um incrementando de operativas especiais que atenderão não só ao Agreste, mas também a toda a Zona da Mata Sul do Estado. Ao final da reunião o prefeito Pel Lages agradeceu ao secretário pela receptividade, reforçou os pedidos e não deixou de parabenizar o trabalho desenvolvido pelo comandante do 10ª Batalhão, Ten. Coronel Souza Filho, e pelo subtenente Andrade, responsável pelo destacamento de São José da Coroa Grande. [...]
Ipojucanos poderão apresentar propostas à LOA e PPA em audiência pública

Ipojucanos poderão apresentar propostas à LOA e PPA em audiência pública

Audiência pública será realizada no auditório da Prefeitura Municipal, a partir das 9h de quarta-feira (27). Ipojuca receberá audiência pública no dia 27 de setembro, que discutirá metas a serem cumpridas pelo governo municipal na administração dos recursos destinados às políticas públicas. O evento será realizado no auditório da Prefeitura Municipal do Ipojuca, às 9h. O objetivo da audiência é dar transparência aos processos do Plano Plurianual 2018-2021 e à elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2018. Sobre o PPA e a LOA O PPA contém as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de quatro anos e orienta a elaboração da LOA. A LOA estima as receitas e autoriza as despesas do governo de acordo com a previsão de arrecadação, para cada exercício. A preparação da LOA é orientada pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que fundamenta as diretrizes e prioridades apontadas no Plano Plurianual (PPA), de acordo com as bases normativas oriundas da Constituição Federal, Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei 4320/64, e outras normativas para a elaboração da proposta orçamentária. Serviço: A Prefeitura Municipal do Ipojuca fica na Rua Coronel João Souza Leão, 400, no centro. Imagens e informações da Prefeitura do Ipojuca [...]
Radar Político (25/09) – O “Chapão da Morte” na ALEPE e suas consequências

Radar Político (25/09) – O “Chapão da Morte” na ALEPE e suas consequências

Não são raras as vezes em que deputados estaduais governistas são flagrados conversando entre si preocupados sobre como será a composição da chapa proporcional no próximo ano. Uma unanimidade entre eles é que a coligação encabeçada pelo PSB será sem sombra de dúvida a que exigirá dos postulantes a maior quantidade de votos para se eleger. Na eleição de 2014 o chapão que continha o PSB, PMDB, PC do B, PR, PSD, PSDB, PPL, DEM, PEN e PTC chegou a eleger 26 deputados estaduais, no entanto a conjuntura para 2018 é bem diferente da que aconteceu naquela época. No cenário que se desenha dificilmente esta coligação será repetida, uma vez que o PSDB e DEM deverão marchar com a oposição, o PEN apresentará uma Chapinha própria, o PTC trabalha para compor com o PP na chamada "Chapinha da Vida", o PR está prestes a ir para o comando de Anderson Ferreira e o PMDB para Fernando Bezerra Coelho, restando, portanto, apenas o PSB, PC do B, PSD e o nanico PPL. Neste quadro estaria em jogo a candidatura de ao menos 20 deputados estaduais de mandato concorrendo entre si, além de alguns suplentes e estreantes. Excetuando Lucas Ramos que concorrerá à Câmara Federal. Com horizonte nada animador a já intitulada “Chapa da Morte” tem levado a alguns candidatos a trabalharem com a hipótese de mudar de sigla, fora isto, há ainda outro problema a ser enfrentado por esta coligação que é a dificuldade de arregimentar candidatos que sirvam de calda para os demais postulantes. A conta realizada entre alguns parlamentares é que esta coligação não deverá ultrapassar a conquista de 13 cadeiras, a depender também do desempenho do governador Paulo Câmara nas urnas, uma vez que isso refletirá diretamente nos chamados votos de legenda. Se levarmos em consideração que nenhum deputado do PSB e PSD troque de partido e os que hoje estão no PMDB e no PR se acomodem em siglas que compõem esta coligação, teremos ao menos 20 deputados de mandato concorrendo entre si. Nestas circunstâncias nomes como os de Adalto Santos, Simone Santana, Rodrigo Novaes, Nilton Mota, Joaquim Lira, Francismar Pontes, Diogo Moraes, Waldemar Borges, Clodoaldo Magalhães, Henrique Queiroz e Aluísio Lessa, além do jovem Aglailson Victor (filho do prefeito de Vitória de Santo Antão), estariam entre os mais fortes e levam vantagem. Já Vinícios Labanca, Rogério Leão, Romário Dias, Tony Gel, Ricardo Costa, Marcantonio Dourado, Isaltino Nascimento, Roberta Arraes, Gustavo Negromonte e Laura Gomes figurariam entre aqueles que teriam que se esforçar ainda mais para brigar com competitividade pela renovação do mandato em 2018. Com uma concorrência como esta não será novidade alguma que alguns mudem de partidos e busquem em outra coligação uma eleição mais confortável ou até mesmo ocorram desistências nas vésperas. Há inclusive entre os postulantes acima citados alguns que têm como plano B a filiação de filhos em partidos diferentes como uma saída para buscar manter o mandato em "casa" por um partido que não faz parte desta coligação. Casas 1 – Nesta segunda-feira (25) o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), estará no município de Barreiros para realizar a entrega de 105 casas, da Etapa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida. Com a entrega serão beneficiadas cerca de 420 pessoas que foram atingidas pelas enchentes ocorridas no mês de maio. As residências estão localizadas na fazenda Santa Clara 2 e representaram um investimento de R$ 6,37 milhões. Casas 2 - O evento de entrega das residências também contará com a presença do secretário estadual de Habitação, Kaio Maniçoba, além de João Campos, chefe de gabinete do governador Paulo Câmara, e da deputada Simone Santana (PSB). O prefeito Elimário Farias, o vice-prefeito Thomaz Baleia e o ex-prefeito João Baleia recepcionarão a comitiva. Criminalidade em alta na RMR – O atual Programa “Patrulha nos Bairros” em nada se parece com a experiência exitosa idealizada pelo coronel Tarcísio Calado (in memorian) na metade da década de 1980. Há queixas de que o programa não estaria recebendo a atenção necessária por parte do Governo do Estado. O resultado disto é o avanço da criminalidade e o aumento na sensação de insegurança entre os moradores da região metropolitana. Criminalidade em alta no interior - Cansados de serem cobrados pela população sobre aumento da violência, prefeitos da Mata Sul prometem engrossar o coro contra o Governo. Um deles é o prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages (PEN) que tem visto os seus todos os seus esforços de impulsionar o turismo local serem prejudicacados pelo aumento da criminalidade no município. Dobradinha – Com um trabalho reconhecido a frente da Associação de Cabos e Soldados, Alberisson Carlos e Naeldson Leite, presidente e vice-presidente respectivamente, estão sendo estimulados por policiais militares, bombeiros e pensionistas a encarar as urnas no próximo ano. O destino partidário deles deverá ser o PEN. Naeldson seria candidato a deputado federal, enquanto que Alberisson disputaria um mandato de estadual. A dobradinha entre os dois é também defendida pelo pré- candidato a presidente Bolsonaro. Fé no voto - Fundador da comunidade Boa Nova, o religioso Hamilton Apolônio é lembrado como nome para representar a Igreja Católica em uma disputa por uma cadeira na Câmara Federal. Seu prestígio junto à comunidade católica torna a sua postulação bastante competitiva e seria um reforço em tanto para a deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB), com quem dobraria. Paulinho no PRP 1 – Já é dada como certa a travessia do deputado estadual Paulinho Tomé (PT, imagem) para o Partido Republicano Progressista (PRP) assim que a janela partidária seja aberta. O parlamentar anda bastante próximo de Ernesto de Paula, presidente estadual do PRP. Paulinho no PRP 2 - A candidatura à reeleição do parlamentar que tem sua principal base eleitoral nos municípios de Tupanatinga, Buíque e Itaíba se daria por uma chapinha montada pelo PRP. O que se fala é que embora tenha alcançado 33 mil votos em 2014, Paulinho hoje estaria fragilizado eleitoralmente, o que justifica a sua busca por outra sigla. Mata Norte - Para fortalecer o palanque de Paulo Câmara no município de Paudalho, importante colégio eleitoral da Mata Norte, o ex-prefeito Pereira decidiu lançar o filho Vitor Pereira (PSB) para disputar uma cadeira na ALEPE. Apesar de ter um pré-compromisso com a candidatura de Milton Coelho para federal, ganhou força nos últimos dias a informação de que o líder paudalhense poderá fechar com o jovem João Campos. Sinal ou pressão? - As palavras do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) sobre estar à vontade para deixar a Frente Popular a qualquer momento por não se sentir prestigiado no Governo é visto por entusiastas dos senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra (PMDB) como um sinal de uma possível aproximação com a oposição, no entanto governistas entendem como uma estratégia empreendida pelo pepista para pressionar o governo a fim de ganhar mais espaço na gestão. Cortando na pele - O prefeito de Água Preta, Eduardo Coutinho (PSB), decidiu realizar um corte de 20% no próprio salário, do vice-prefeito e de todos os cargos comissionados, incluindo os secretários, além de suspender gratificações. Com a iniciativa o gestor pretende enfrentar a grave crise financeira que atinge o município e economizar recursos para investir em obras. Escrito por Wellington Ribeiro *Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]
Radar Mata Norte – Cenário 2018 revela ascensão de novos quadros na região

Radar Mata Norte – Cenário 2018 revela ascensão de novos quadros na região

Embora esteja faltando mais de um ano para as eleições, os partidos políticos vêm se movimentando fortemente nos bastidores com objetivo de se fortalecer e aumentar seus espaços de representação política no Estado. Neste momento difícil da política, uma crise institucional nunca vista antes na história do país, têm se traduzido na sociedade em um sentimento de mudança, o que cria um ambiente favorável para a ascensão de novos quadros políticos. Nos maiores colégios eleitorais da Zona da Mata Norte alguns desses nomes vêm se apresentado de forma mais consistente e sem dúvida serão estratégicos para o fortalecimento dos palanques majoritários na região, seja o ligado ao projeto de reeleição do governador Paulo câmara (PSB), quanto ao da oposição hoje encabeçada por Fernando Bezerra coelho (PMDB). Em Goiana, Carpina e Paudalho, cada vez mais os grupos políticos vêm sinalizando os seus apoios e demarcando seus territórios com reuniões, visitas e alinhamento com seus possíveis candidatos a governador. O empresário Pauluca Moura (PSD), que é pré-candidato a deputado estadual, vem se consolidando como uma forte opção no município de Goiana, onde já dialoga com diversas forças políticas da cidade, entre elas o ex-prefeito Edval Soares (PR), que nas últimas eleições ficou em segundo lugar na acirradíssima disputa contra o atual prefeito Osvaldinho (PMDB). Vale lembrar que Pauluca compôs no ano passado como candidato a vice-prefeito de Edval Soares, o que lhe garante uma projeção em Goiana, além disso, ele também conta com adesão de várias lideranças na região. Há comentários que devido os laços familiares com Maviael Cavalcanti (DEM), Pauluca poderá contar com ajuda do seu primo, o prefeito de Macaparana, na luta por uma vaga na Alepe. Resta saber como será sua definição para governador, uma vez que por ser filiado ao partido da base do governo e muito ligado ao deputado federal André de Paula PSD, o goianense tenderá a caminhar com a reeleição do governador Paulo câmara. Em Carpina, o jovem empresário e vereador Diogo Prado (PCdoB), vem cada vez mais se viabilizando como candidato a deputado estadual. Entre o arco de apoios já estão sendo contabilizadas diversas lideranças do município, entre elas o ex-prefeito Joaquim Lapa (PTB), e ex-vereadores. Diogo vem se destacando pela forma que está conduzindo seu mandato na Câmara de Vereadores fazendo uma oposição responsável ao atual prefeito Botafogo (PDT) e tem mobilizado a sociedade em torno de temas importantes. Além de toda esta movimentação e articulação política em Carpina, o vereador Diogo Prado tem mantido conversas com algumas lideranças da região e contabilizado alguns apoios. Resta saber como ficará o alinhamento político do seu grupo com o candidato a deputado federal de Joaquim Lapa, que será Ricardo Teobaldo (Podemos). Este cenário na capital da Mata Norte poderá se traduzir num palanque forte para Fernando Bezerra Coelho, restando ao Palácio o apoio de Botafogo. Por sua vez, no município de Paudalho, outro importante colégio eleitoral da região, nesta última semana houve uma reviravolta na política. A Câmara de Vereadores rejeitou as contas do exercício de 2004 do ex-prefeito José Pereira de Araújo (PSB), provocando com isso um novo cenário na disputa política. Prefeito de Paudalho por quatro ocasiões, Pereira hoje ocupa um cargo estratégico na Casa Civil. Com a iniciativa da Câmara Municipal o ex-prefeito deverá passar o bastão para seu filho Victor Pereira, que atualmente preside o partido na cidade e também ocupa um cargo na Ceasa, onde tem sido elogiado pelo seu desempenho. Pereira vem desde Arraes, já disputou também eleições proporcionais no Estado sempre servindo aos projetos do PSB, foi da cozinha de Eduardo e hoje seus olhos brilham quando se cogita a possibilidade de seu herdeiro politico disputar uma vaga na ALEPE. Esta candidatura de Victor certamente fortalecerá em muito o palanque do governador Paulo Câmara em Paudalho, considerando que o atual prefeito Marcelo Gouveia (PSD), já vem fazendo um movimento não só na cidade, mais na região para fortalecer o palanque de Fernando Bezerra Coelho através da candidatura do seu irmão Gustavo Gouveia que fará dobradinha com o deputado Ricardo Teobaldo (Podemos). Já é dada como certa a postulação de Gustavo à Assembleia Legislativa, podendo sair numa chapinha do PP de Eduardo da Fonte. Resta saber quem vai avisar ao deputado Joaquim Lyra. Pois o mesmo contabiliza o apoio de Marcelo para sua reeleição. Fica aí configurado quatro jovens políticos que poderão ser apostas das forças políticas tradicionais e que terão pela frente a árdua tarefa de trabalhar este xadrez político, ocupar espaço e  recolocar a Mata Norte no seu papel de destaque na cena política estadual com representantes na casa Joaquim Nabuco. Escrito por Drailton Costa - Articulador Político e colunista semanal do Blog Ponto de Vista [...]
Coluna o Direito da Política na Semana (23/09) – Raquel Dodge, uma estreia non grata

Coluna o Direito da Política na Semana (23/09) – Raquel Dodge, uma estreia non grata

ESTREIA NON GRATA – Foi assim que a nova PGR, Raquel Dodge (imagem), estreou no STF. Em sua sessão inaugural como procuradora-Geral da República, ela distribuiu memorial aos ministros requerendo o indeferimento do pedido da defesa do presidente Michel Temer (PMDB). De modo breve, ela reafirmou a necessidade de prévia análise política da acusação, e sugeriu o encaminhamento da denúncia para a Câmara Federal. Agora, é preciso analisar friamente a primeira atitude. O presidente vai encarar a primeira atitude como um tiro no pé? Será isso uma estratégia da nova PGR? Ou será que o próprio presidente Michel Temer quer que tal denúncia vá logo à Câmara Federal para, assim como a última, ser suspensa até o final do mandato? SEMPRE ELE – O único ministro do STF a votar favoravelmente ao pedido da defesa do presidente Michel Temer foi Gilmar Mendes (mais do que óbvio). Ele votou pela devolução à PGR da segunda denúncia apresentada pelo agora ex-PGR Rodrigo Janot. #SAUDADES? #SQN – Há quem já sinta saudades do ex-PGR Rodrigo Janot. Foi ele o primeiro PGR a incomodar as mais altas autoridades republicanas. Mas há também quem não quer ver ele nem pintado de ouro, a começar pelo presidente Michel Temer, os ex-presidentes Lula (PT), Dilma (PT), Collor (PTC) e Sarney (PMDB); os atuais ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco (PMDB); os ex-ministros/assessores Henrique Alves, Geddel Vieira Lima e Rodrigo Loures; pense na lista... DELAÇÃO – Já havíamos adiantado na última coluna, e acertamos. A delação de Lúcio Funaro, apontado pela PF como operador do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), está dando o que falar. Parece até que ele estimulou o seu antigo aliado, Eduardo Cunha, a também negociar acordo de delação premiada. E aí, amigos, não sobrará terra sobre terra em Brasília. Viver para ver! CPMI DA PIZZA DE CARNE – “Aqui tem qualidade”, já dizia o slogan da JBS. Já a CPMI instalada, não tem tanta qualidade assim. A começar pelo famigerado relator, o Deputado Federal Carlos Marun (PMDB), fiel defensor do ex-Deputado Federal Eduardo Cunha e do presidente Michel Temer. Nessa semana, CPMI DA JBS (que já se sabe que não dará em nada), aprovou a convocação do ex-procurador Marcello Miller, suspeito de utilizar de informações privilegiadas da PGR durante negociações do acordo de colaboração premiada de executivos da JBS. Na mesma reunião, a CPMI também aprovou convite ao agora ex-PGR, Rodrigo Janot. O detalhe é que Rodrigo Janot pode recusar o convite e não comparecer. INDICIADOS – A Polícia Federal indiciou os irmãos Batista, Joesley e Wesley, na Operação Tendão de Aquiles. Os empresários são investigados pelo uso indevido de informações privilegiadas em transações no mercado financeiro no período em que houve a divulgação do conteúdo das gravações e da delação premiada celebrada com a PGR. Ninguém é bobo ao ponto de imaginar que o Jornalista Lauro Jardim, do O'Globo, responsável pelo furo de reportagem, sonhou com a delação. Logicamente a fonte fez bem o seu trabalho! ESTAMOS SEGUROS, OBRIGADO – Novo fato curioso ocorreu nesta semana. O desgoverno do cada vez mais mal avaliado, Paulo Câmara (PSB), parece não ter limites de incompetência na área da segurança pública. Meses depois do Secretário de Planejamento e Gestão, Marcio Stefanni, admitir que "eu me sinto seguro em Pernambuco porque já fui roubado na cidade de Paris, Rio de Janeiro e São Paulo, e nunca fui aqui", agora foi a vez do Secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua (imagem), dizer que "aqui em Pernambuco nós temos um policiamento suficiente para fazer a segurança. Nós agradecemos o oferecimento, mas realmente nós não necessitamos aqui em Pernambuco utilizar as Forças Armadas para a nossa segurança pública". E você, também acha o policiamento suficiente na sua rua, no seu bairro e na sua cidade??? VELHOS DITADOS – Ainda sobre o assunto acima, recordamos de alguns ditados populares: “de graça, até injeção na testa” ou “quem avisa, amigo é”. A verdade é que o recado precisa ser dado: o povo de Pernambuco não pode se dar ao luxo de, nesse momento, negar auxílio Federal para tratar do problema da segurança pública. SALÁRIO DOS VEREADORES DOS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS – De acordo com resposta dada pelo TCE/PE à consulta formal realizada pelo presidente da Câmara Municipal de Ibirajuba/PE, Orlando Oliveira, é possível a Câmara Municipal reduzir o subsídio dos seus vereadores, desde que o instrumento utilizado para isto seja exatamente o mesmo que o fixou: lei ou portaria, que deverá ser aprovada pela maioria da Casa. OBJETO DA CONSULTA – A consulta foi formulada pelo parlamentar municipal nos seguintes termos: “É assegurado aos vereadores o subsídio fixado em lei municipal, independente da capacidade financeira do Poder Legislativo. O valor estipulado pode ser reduzido como medida alternativa para contornar eventuais restrições da capacidade financeira da Câmara Municipal?”. RESPOSTA DO TCE – De acordo com o conselheiro relator, com base na Constituição e na jurisprudência do TCE, o subsídio do vereador deve ser fixado numa legislatura para vigorar na subsequente. Por se tratarem de servidor público, o salário goza da garantia de irredutibilidade, consoante o que determina a Carta Magna, não se admitindo corte nem nos casos em que a contrapartida seja a redução da jornada de trabalho. PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM – Você, profissional do Direito, integrante do Poder Executivo para Assuntos Jurídicos, Assessor Parlamentar, Advogado, Membro do MP, da Magistratura, Secretário Municipal, Vereador, ou até mesmo que goste de assuntos jurídicos e da política pode participar da coluna das sextas “O Direito da Política na Semana” do Blog Ponto de Vista, enviando sugestões de pauta, assuntos, notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 9.8898-3798 (VIVO). Se preferir, envie o assunto para o e-mail: blogpontodevistape@gmail.com Escrito por Pedro Henrique Oliveira - Advogado e colunista semanal do Blog Ponto de Vista [...]
1 2.390 2.391 2.392 2.393 2.394 2.536 23920 / 25356 POSTS