Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio magone foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170
Wellington Ribeiro – Página: 2394 – Blog Ponto de Vista
Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Author: Wellington Ribeiro

1 2.392 2.393 2.394 2.395 2.396 2.536 23940 / 25356 POSTS
Radar Político (19/09) – PSB tem na Mata Sul uma forte trincheira para 2018

Radar Político (19/09) – PSB tem na Mata Sul uma forte trincheira para 2018

Com cerca de 13 prefeituras sob o comando do PSB e uma boa quantidade de prefeitos aliados, o governador Paulo Câmara tem na Zona da Mata Sul de Pernambuco uma espécie de trincheira para o seu projeto de reeleição. Foi nesta região onde o socialista obteve uma grande vitória em 2014 sobre Armando Monteiro (PTB), perdendo apenas no município de Maraial. Com uma relação histórica com Miguel Arraes, a Zona da Mata Sul sempre foi uma região que serviu como reserva técnica de votos para o partido. Além de contar com aliados históricos que ainda mantêm influência na região, o PSB, com a ascensão de Eduardo Campos ao Governo do Estado em 2007, conseguiu somar ao campo socialista antigos adversários graças a habilidade política característica do ex-governador. Atualmente, entre os 25 municípios que integram a região, apenas 4 são comandados por partidos que não compõem a Frente Popular, são eles: Maraial, Joaquim Nabuco e Belém de Maria, todos do PTB, e Jaqueira com um prefeito do PT. No entanto, o prefeito Marivaldo, de Jaqueira, já é contabilizado no Palácio no hall dos aliados. Além dos 13 do PSB, a Frente Popular ainda conta com um do PMDB (Palmares), três do PDT (Barreiros, Primavera e Lagoa dos Gatos), um do PSD (Catende), um do PEN (São José da Coroa Grande) e dois do PR (São Benedito do Sul e Chã Grande). É bem verdade que na região o governador Paulo Câmara não anda lá com esta aprovação, principalmente por conta da violência, porém ter um número considerável de prefeitos garante um certo gás, principalmente quando conta com alguns gestores que fazem questão de levar a sua bandeira, a exemplo de Marcello Maranhão (Ribeirão), Franz Hacker (Sirinhaém), Isabel Hacker (Rio Formoso), Sérgio Hacker (Tamandaré) e Altair Júnior (Palmares). Vale destacar também que são também nestes municípios onde os grupos oposicionistas se apresentam mais fragilizados. Porém nem tudo é flores para o PSB. Enfraquecido em outras regiões pelo crescimento do grupo político encabeçado por Fernando Bezerra Coelho, Armando Monteiro, Mendonça Filho e Bruno Araújo, o partido de Paulo Câmara tem como principal ameaça na Mata Sul a candidatura de Marília Arraes (PT). Entre as opções postas para o Governo do Estado, a postulação da vereadora recifense é de longe a que pode causar mais danos ao PSB na região, uma vez que parte considerável dos eleitores arraessistas deverá encontrar na neta de Arraes a opção para derramar os seus votos. Afastado 1 – O Tribunal de Justiça de Pernambuco, através meio da juíza da Comarca de Lagoas dos Gatos, Vivian Gomes Pereira, decidiu o afastamento por 180 dias do prefeito de Belém de Maria, Rolph Casale Júnior (PTB, imagem). A decisão atendeu a uma denúncia do Ministério Público de Pernambuco, que com base em fotos e vídeos argumentou que quem estaria realmente administrando o município seria o seu pai, Rolph Eber Casale, que está com os direitos políticos suspensos por determinação do Tribunal Regional Federal. Afastado 2 – Além do prefeito, a medida atinge o ex-prefeito Wilson de Lima e Silva, que foi afastado do cargo de secretário de Governo por responder a diversas ações de improbidade administrativas. Já o pai do prefeito está proibido de participar de eventos públicos e de frequentar prédios da administração pública municipal. A posse do vice-prefeito Roberto Paulo (PTB) deverá ser aguardada por uma posição do presidente da Câmara Municipal de Vereadores. Bombando nas redes – O João Campos tem sido um verdadeiro fenômeno não apenas nas ruas, onde é alvo de várias selfies, mas principalmente nas redes sociais. No instagran o envolvimento em suas publicações supera a de qualquer outro político no Estado. O sucesso nas redes e nas ruas é um termômetro do que deverá se refletir nas urnas. Na luta - Atualmente ocupando a suplência de deputado estadual, Gustavo Negromonte (PMDB, imagem) tem trabalhado duro para ampliar a sua votação em 2018. Com base em vários municípios da Zona da Mata Norte e no Recife, o jovem parlamentar contará com um reforço importante no seguimento evangélico com apoio da Igreja Episcopal Carismática. Em 2014 Gustavo obteve apenas na capital mais de 14 mil votos. A meta agora é superar os 20 mil só no Recife. Nada contra – Durante o ato em prol do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB), ontem, no JCPM, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, falou a Blog que avalia como normal o encontro de prefeitos e lideranças do PSB com Fernando Bezerra Coelho (PMDB) devido o posto que ele ocupa como senador. Sileno prefere não polemizar para não dar mais audiência a FBC. Nome bom - Na hipótese do PSB lançar um candidato ao Senado, não haveria melhor opção que o deputado federal Danilo Cabral. Com passagens exitosas pelas secretarias estaduais de Educação e Cidades, no Governo Eduardo Campos, e de Planejamento e Gestão, no início do Governo Paulo Câmara, com uma atividade parlamentar que se destaca, conhecido em todo o Estado e bom de palanque, Danilo tem credenciais para disputar tal posto, o que falta é saber se ele encararia o desafio. Temos gente - De um deputado estadual do PSB ao Blog Ponto de Vista quando questionado sobre as deficiências na área política do Governo do Estado: “Tem gente, mas falta arregimentar”. O parlamentar reconheceu as falhas e lembrou que existe um bom exército que precisa ser procurado e ouvido. Apostando alto - O  prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages (PEN), tem apresentado uma gestão bastante comprometida com o desenvolvimento do turismo. No último final de semana foi promovida a 1ª Cavalgada da Terra das Piscinas Naturais. O sucesso do evento contribuiu para movimentar a economia local e divulgar ainda mais os potenciais turísticos do município. Estiveram por lá o deputado federal João Fernando Coutinho (PSB) e o vereador recifense Davi Muniz (PEN). Escrito por Wellington Ribeiro *Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]
Humberto defende criação de polícias penitenciárias para melhorar sistema prisional 

Humberto defende criação de polícias penitenciárias para melhorar sistema prisional 

O Senado deve votar nesta semana, em segundo turno, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a criação de polícias penitenciárias federal e estaduais. O texto, defendido pelo líder da Oposição na Casa, Humberto Costa (PT-PE), e aprovado em primeira votação na semana passada, assegura aos agentes penitenciários os mesmos direitos dos policiais, sem onerar os cofres públicos, e libera os policiais civis e militares das atividades de guarda e escolta de presos. Caso passe em segundo turno, a matéria vai para apreciação da Câmara dos Deputados. Humberto avalia que a medida vai fortalecer a segurança do sistema prisional brasileiro e, consequentemente, das cidades do país. "Além de liberar os policias que hoje estão em desvio de função cuidando de guarda e escola de presos, a polícia penal vai atuar na prevenção e elucidação de crimes que possam ocorrer dentro e a partir dos presídios", explicou. O parlamentar se reuniu com representantes do Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp), nessa quinta-feira (14), em seu gabinete. Eles agradeceram o empenho de Humberto a fim de aprovar o texto. Para o senador, a proposta altera o art. 144 da Constituição Federal com o objetivo de preencher uma lacuna que consolida o ciclo do Sistema de Segurança Pública. Ele entende que a polícia penal amplia a atuação do Estado na perspectiva de uma segurança pública integrada e libera policiais civis e militares que atuam na segurança de unidades prisionais, custódia e escoltas de presos. “Os agentes penitenciários têm papel fundamental na sociedade. A proposta é muito importante à melhoria das condições de trabalho e vai resultar, inclusive, em condições mais dignas aos presos. Temos de ter como objetivo a construção de um ambiente de paz nos presídios, que pode propiciar melhor processo de ressocialização dos presos”, afirmou. O líder da Oposição explicou que a polícia penal será formada a partir do quadro dos atuais agentes penitenciários e deverá ter como meta a realização de ações destinadas à segurança no âmbito do sistema prisional. “Os agentes penitenciários prestam serviços públicos essenciais de custódia e vigilância de presos. A atividade também preserva a ordem pública e a incolumidade das pessoas. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a profissão é a segunda mais perigosa do mundo, depois dos mineradores. Nada mais justo que melhorar suas condições”, acredita. O Brasil está em quarto lugar no ranking de nações com maior número de presos, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Rússia. Atualmente, há 608 mil presos no Brasil, sendo 580 mil no sistema penitenciário e 28 mil sob custódia das polícias. Estima-se, no entanto, que haja somente 65 mil agentes penitenciários no País. “Em 20 anos, a população carcerária brasileira quadruplicou. Nesse contexto, as facções passaram a existir e doutrinar a massa carcerária, utilizando-se dos ambientes fechados para praticar diferentes crimes”, ressaltou. Por isso, segundo ele, é mais do que urgente que o Estado se utilize de meios legais para a retomada da ordem e do controle. “A polícia penal busca justamente atender a esses objetivos, com atuação mais padronizada e profissional”, resumiu. [...]
Radar Político (18/09) – Fernando Bezerra pauta política estadual

Radar Político (18/09) – Fernando Bezerra pauta política estadual

O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) fez em pouco tempo o que até agora nenhum outro quadro da Oposição havia conseguido fazer: Pautar a política estadual. As investidas de FBC tem feito com que o Palácio se movimente a seu reboque. Vez ou outra o senador se reúne com prefeitos de partidos da base da Frente Popular, o que tem levado não só a cúpula do Governo do Estado entrar em pavorosa por conta da repercussão desses encontros, mas também de correr atrás de realizar alguma agenda positiva no intuito de demarcar território e fazer um contraponto às suas movimentações. Uma das ofensivas do senador neopeemedebista se deu na última semana, quando se reuniu com o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PSB). O encontro deixou muita gente de orelha em pé, principalmente pelo fato de saberem que Lula não anda nada satisfeito com o Palácio. A entrega do comando de SUAPE ao vice-governador Raul Henry e ao deputado federal Jarbas Vasconcelos é uma das insatisfações que o prefeito cabense ainda não digeriu muito bem, uma vez que ambos apoiaram no ano passado a Betinho Gomes (PSDB), seu adversário político. Além disso, pesa o fato do PSB não ter lhe garantido em um passado recente o apoio necessário para vencer a disputa pela primeira-secretaria da ALEPE. Situações estas que estão sendo contabilizadas para justificar um possível embarque de Lula Cabral na oposição. Quando questionados em relação aos encontros com FBC, prefeitos estão alegando que o senador estaria apenas se colocando à disposição para destravar recursos e projetos junto ao Governo Federal, no entanto as justificativas estão servindo apenas como pano de fundo para o que realmente é tratado nas reuniões. Em tempos de um Governo forte como foi o de Eduardo Campos nenhum prefeito da base ousaria abrir um canal de diálogo tão intenso com uma liderança da oposição, muito menos o Palácio se submeteria a ver tal situação e nada fazer. Se assim permanecer, não será novidade alguma se ouvirmos em breve a notícia de que já estão servindo café frio ao governador Paulo Câmara. Nas contas - Dos oito maiores colégios eleitorais do Estado (Recife, Jaboatão, Olinda, Caruaru, Paulista, Cabo, Camaragibe e Petrolina) o que se comenta com força nos bastidores é que ao menos 6 devem marchar com a oposição encabeçada pelos senadores Fernando Bezerra Coelho e Armando Monteiro, e os ministros Bruno Araújo e Mendonça Filho. Largar para convencer - Um atento observador político chama a atenção para as movimentações da Família Ferreira em torno de ocupar uma das vagas ao Senado na chapa de oposição. Ele informa que ficaria mais convincente as intenções dos Ferreira de compor com a oposição se eles entregassem o posto ocupado por Thaíse Ferreira na Empresa Pernambucana de Transportes Intermunicipais (EPTI). Thaíse é uma indicação de Anderson e André Ferreira (imagem) e ocupa o posto de Diretora-Presidente do órgão desde janeiro deste ano. Gesto - O governador Paulo Câmara participará hoje, às 18 horas, de um ato público em apoio ao deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB). O evento será no empresarial JCPM e tem por objetivo prestar solidariedade ao parlamentar que está sob a ameaça de perder o comando estadual do partido para o senador Fernando Bezerra Coelho. Eu tô de volta - Em passagem por São José da Coroa Grande neste final de semana o ex-prefeito Barbosa (PSD, imagem) reafirmou as suas pretensões de continuar fazendo política no município. Ele também confirmou que votará em André de Paula (PSD) para federal e Simone Santana (PSB) para estadual. Derrotado por apenas 137 votos para o atual prefeito Pel Lages (PEN), Barbosa, que governou a “Terra das Piscinas Naturais” entre os anos de 2005 e 2012, revelou que colocará mais uma vez o seu nome à disposição do povo coroense para concorrer em 2020. No páreo - Reeleito com uma grande folga para a presidência do Simpol a contragosto do Palácio, o policial civil Áureo Cisneiros aparece com opção para as eleições de 2018. Lembrado primeiramente para disputar o Governo do Estado, não está descartada a sua postulação para uma cadeira na ALEPE pelo Psol. Destemido, o sindicalista é responsável por defender de maneira aguerrida os interesses dos policiais civis de Pernambuco, categoria que deve votar fechada com ele. Decidido – O ex-prefeito de Cortês, Ernane Borba (PSDB, imagem), já decidiu o seu caminho em relação às eleições de 2018. Aliado do senador Armando Monteiro (PTB) ele votará no candidato da oposição ao governador Paulo Câmara e concentrará esforços para fazer de Sílvio Costa Filho (PRB) e Clodoaldo Magalhães (PSB) os deputados federal e estadual mais votados no município. Baixa - A decisão de Ernane Borba votar com Sílvio Costa Filho para federal se configura em uma baixa para a reeleição do deputado Betinho Gomes (PSDB). Com o apoio do ex-prefeito, Betinho chegou a obter na eleição de 2014 quase 2 mil votos em Cortês. Repercussão - Dias após o Governo do Estado comemorar a "queda" no número de homicídios ocorrido no mês de agosto, o apresentador Alexandre Farias, da TV Asa Branca, foi atingido por uma bala perdida no Alto do Moura, em Caruaru. A situação caiu como uma ducha de água fria e levantou ainda mais os questionamentos quanto a eficiência no combate à violência no Estado. Calo - Deputados da Bancada de Oposição na ALEPE rebateram os números apresentados pela Secretaria de Defesa Social e destacaram que durante os 32 meses do Governo Paulo Câmara mais de 12 mil pessoas foram assassinadas em Pernambuco. Só nos primeiros 8 meses de 2017 já foram contabilizados 3.735 homicídios. No centro das atenções 1 – Ao visitar o município de Palmares na última sexta-feira, o vice- governador Raul Henry (imagem) encheu a bola do prefeito Altair Júnior (PMDB) ao afirmar que o município é estratégico para o processo político de Pernambuco. Bem avaliado e articulado, Altair recebe nesta segunda a visita dos ministros Raul Jungmann (Defesa) e Osmar Terra (Desenvolvimento Social). No centro das atenções 2 – Em pouco mais de 8 meses a frente do Governo Municipal, Altair já recepcionou o governador Paulo Câmara e os ministros Bruno Araújo (Cidades), Mendonça Filho (Educação) e Raul Jungmann (Defesa), além do senador Armando Monteiro (PTB). Pela importância política de Palmares na Mata Sul não será novidade se o senador Fernando Bezerra desembarcar em breve no municipio. Escrito por Wellington Ribeiro *Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]
Políticos evangélicos – Não são santos, mas são perigosos em 2018 – Por Bruno de Oliveira

Políticos evangélicos – Não são santos, mas são perigosos em 2018 – Por Bruno de Oliveira

Já alguns dias sem escrever serve para ampliar os horizontes, fazer novas leituras, afinal, não se escreve sem ler. Mas confesso que a inspiração para essa publicação veio não diretamente de leituras, mas de uma canção. Composta por Armando Filho, em 1990, o refrão da canção dizia assim: Só Deus segura este país Em meio a crise e a aflição Em meio a tanto desamor O amor de Deus é a solução Qualquer um que se debruçar a estudar sobre a relação política e igrejas evangélicas, perceberá que a canção de Armando Filho não se trata de um clamor ao divino, mas uma convocação aos crentes, para que eles se comportem ativamente nos temas políticos, e que a solução do Brasil poderia vir de uma liderança cristã evangélica. Ao observar o momento e o lugar social da composição desta canção, perceberemos alguns detalhes, o primeiro deles é que a eleição de 1990 representou uma queda no número de cadeiras no congresso; segundo, as igrejas pareciam se ver traída, seus candidatos foram trocados pelos “incrédulos”, mas qual a diferença entre eles? Será que essa canção soará novamente em algum programa eleitoral em 2018? Os políticos evangélicos aceitaram continuar como coadjuvantes na política nacional? Não cabe a um historiador ficar prevendo o futuro, mas alguns rastros contemporâneos nos permite tentar fazer algumas análises. Primeiro, os evangélicos já se colocam como uma força extremamente forte em nossa nação,  porém, nem sempre conseguem centralizar seus objetivos em um nome; os evangélicos não são um único povo, mas uma nação heterogênea em doutrina, usos, costumes e posicionamento político, apesar que em Brasília, seu discurso se alinhar com uma pauta tradicional e conservadora. Assim, as diferenças e falta de união fora de Brasília enfraquece as pretensões políticas para 2018. Segundo, vários partidos querem um nome evangélicos forte em suas chapas, são por tradição, grandes puxadores de votos irracionais, o que chamo de voto de fé. Pernambuco é exemplo desta capacidade de captação de votos e controle do rebanho para votar em seus pastores, e são poucas as ovelhas rebeldes. Pastor Eurico, os Ferreiras e os Colins continuarão carregando os seus rebanhos as urnas, e por certo, continuaram tendo eleições expressivas. Recentemente, o atual Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles andou namorando com os evangélicos. Estariam os evangélicos querendo ficar nas sombras? Terceiro, teria a Bancada Evangélica capacidade e organização política de centralizar em uma chapa para eleições majoritárias? Quais seriam os nomes? Quais igrejas estariam na liderança? Projeto político seria o mais tradicional de todos, cheio de elementos esdrúxulas, e carregado de colocações infelizes. Recentemente, o deputado Marco Feliciano, mais uma vez, nos deu o exemplo de como seria drástico e dramático para o Brasil ter uma liderança evangélica; em uma publicação, comentando sobre a agressão sofrida por uma professora, ele justificou a situação como um ato de colheita, “quem planta vento, colhe tempestade”, assim falou ele. A professora fazer comentários esquerdistas em suas redes sociais, faria dela merecedora de agressão? Imaginemos por um minuto o Brasil sendo governado por pessoas de mente tão retrógrada. Desde já, deixo claro que não me refiro ao povo evangélico, mas a casta que lidera o povo evangélico, que os seduzem nos domingos com palavras doces e que são verdadeiros sepulcros caiados. Não tento nem imaginar no Brasil sendo governado por uma casta hipócrita, conservadora e patriarcalista, mas se um dia acontecer,  eu cantarei o último refrão da composição de Armando Filho: É hora de interceder E confiar somente em Deus Jeová Só Ele tem todo o poder E pode então tudo mudar. Muitos têm pouco pra viver Poucos tem muito pra valer Este sistema é opressor Tem seu cruel dominador O misticismo em ação Na tela da informação A Violência está a crescer Ao ponto de nos deixar sem saber O que será desta grande nação. Por Bruno de Oliveira – Mestre em História pela UFPE e colunista semanal do Blog Ponto de Vista Confira ainda os outros textos da série sobre o universo evangélico na política: https://old.blogpontodevista.com/bancada-evangelica-quem-disse-que-eles-sao-santos-parte-1/ http://blogpontodevista.com/eles-nao-sao-santos-sao-ardilosos-parte-ii/ [...]
Deputado Aluísio Lessa cumpriu agenda em Gameleira e Jaqueira

Deputado Aluísio Lessa cumpriu agenda em Gameleira e Jaqueira

Cumprindo agenda na zona da Mata Sul, ontem, quinta-feira (14), o deputado estadual Aluisio Lessa (PSB) participou de uma reunião em Gameleira com a prefeita do município, Verônica Souza (PSB); o ex-prefeito Major Ramos e o deputado federal João Fernando Coutinho (PSB) para discutir ações na área de educação. De lá seguiu para o município de Jaqueira, onde esteve na Câmara de Vereadores juntamente com o prefeito, Marivaldo Andrade (PT) participando da audiência pública para elaboração do Plano Pluri Anual (PPA) e Lei Orçamentária Anual (LOA) do município. Com ligações históricas com a região, o deputado estadual Aluisio Lessa, que é natural de Palmares, vem consolidando uma base de apoio significativa na Mata Sul, de onde deverá sair com uma boa quantidade de votos para disputar com competitividade a renovação do mandato em 2018. [...]
Armando defende Lula: MP do setor automotivo desenvolveu o Nordeste

Armando defende Lula: MP do setor automotivo desenvolveu o Nordeste

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) ocupou a tribuna nesta quinta-feira (14) para defender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da denúncia do Ministério Público de corrupção passiva na edição da Medida Provisória de incentivos à indústria automotiva. O petebista declarou-se “inconformado” com “a tentativa de criminalização” da MP 471, editada em novembro de 2009, porque a iniciativa representou uma política de desenvolvimento regional de sucesso, beneficiando o Nordeste e o Centro-Oeste. Armando lembrou que a MP 471, originária de Medidas Provisórias baixadas no governo Fernando Henrique Cardoso, contou com amplo apoio do Senado, sendo aprovada unanimemente por todos os partidos, incluindo vários senadores da oposição à época, como Artur Virgílio (PSDB-AM), Tasso Jereissati (PSDB-CE) e José Agripino (DEM-RN). O senador enfatizou que a prorrogação dos incentivos fiscais às montadoras determinada pela MP 471 resultou na instalação das fábricas da Ford na Bahia, da Mitsubishi e da Hyundai em Goiás, da Troller no Ceará e, mais recentemente, da Fiat Chrysler em Pernambuco. “Quebrou-se o paradigma de que a indústria automobilística não era viável nas regiões menos desenvolvidas do País”, assinalou Armando, para quem a matriz industrial do Nordeste deu um salto expressivo, não apenas pela instalação das montadoras, como de centros de alta tecnologia a elas vinculados, como ocorreu com a Ford na Bahia e irá ocorrer com a Fiat Chrysler no Recife. A política de desenvolvimento regional estimulada pela MP 471, destacou Armando, transformou a realidade sócio econômica das microrregiões beneficiadas, gerando empregos de qualidade, estimulando a formação e atração do capital humano pela elevada densidade tecnológica dos empreendimentos, trazendo desenvolvimento econômico e social para as regiões menos favorecidas. O senador petebista frisou que, no caso específico da Fiat Chrysler em Goiana, na Zona da Mata Norte, implantada por força da MP 512, do final de 2010, na prática uma prorrogação da MP 471, foram investidos cerca de R$ 8 bilhões. Salientou que a linha de produção, o parque de fornecedores e os serviços gerais geraram cerca de 10 mil empregos, dos quais 78% ocupados por pernambucanos. [...]
Radar Político (14/09) – Vereadores do Recife se preparam para disputar eleições em 2018

Radar Político (14/09) – Vereadores do Recife se preparam para disputar eleições em 2018

De olho na oportunidade de dar um salto na carreira política alguns vereadores recifenses se preparam para encarar as urnas no próximo ano. Embora poucos admitam publicamente, a conta que já está sendo feita coloca ao menos 10 nomes na disputa, dentre os quais 4 se movimentam de maneira mais ativa, enquanto que os demais aguardam uma definição mais clara quanto a reforma política para colocar o bloco na rua. Entre os que apresentam com certeza de disputa estão Marília Arraes (PT), que trabalha para disputar o Governo do Estado, além dos vereadores Davi Muniz (PEN), Marco Aurélio (PRTB) e Aline Mariano (PMDB), todos dispostos a conquistar uma cadeira na ALEPE. Para isto, já estão correndo atrás de ampliar os redutos eleitorais intensificando visitas em outros municípios com o objetivo de se cacifar para a disputa. Já os vereadores Rinaldo Júnior (PRB), Ricardo Cruz (PPS), Aderaldo Pinto (PSB), Gilberto Alves (PSD), Jairo Brito (PT) e Ivan Moraes (Psol) são apontados entre aqueles que estão em standy by, aguardando apenas algumas definições. O que tem motivado os vereadoresé o histórico que aponta a ascensão de alguns colegas à Assembleia Legislativa, principal alvo dos que se propõem a disputar no próximo ano. Na eleição de 2014, por exemplo, tiveram êxito ao buscar alçar voo mais alto os então vereadores André Ferreira (PSC) e Priscila Krause (DEM), onde conquistaram uma cadeira na ALEPE com 74 mil e quase 48 mil votos, respectivamente. Naquela mesma eleição o então vereador Raul Jungmann (PPS) disputou uma cadeira para a Câmara Federal, alcançou quase 37 mil votos e chegou a assumir o mandato como suplente, situação também vivenciada por Jadeval de Lima, que com pouco mais de 17 mil votos acabou assumindo no início deste ano a titularidade da vaga deixada por professor Lupércio, atual prefeito de Olinda. Além de Priscila, Jandeval, André Ferreira e Gustavo Negromonte, não faltam na Assembleia Legislativa exemplos de parlamentares que iniciaram a sua carreira política na Casa de José Mariano. Francismar Pontes (PSB), Eriberto Medeiros (PTC), Waldemar Borges (PSB), Sílvio Costa Filho (PRB) e Isaltino Nascimento (PSB) são alguns deles. Dando as caras – Para quem até as vésperas do Congresso Estadual do partido esquivou-se de polêmicas e evitou entrar em problemas na busca de ser reconduzido à presidência regional do PSB, Sileno Guedes (imagem) agora quebra o silêncio e se une a tropa em defesa do Governo Paulo Câmara. Nesta semana ele bateu forte no ministro Fernando Bezerra Filho, ainda filiado ao PSB, chegando a sugerir que ele tenha a dignidade de arrumar as gavetas e sair do partido. União entre PT e PSB – Enquanto que o prefeito Geraldo Júlio, uma das maiores lideranças do PSB em Pernambuco, já considera a possibilidade do seu partido e o PT firmarem uma aliança em 2018, o deputado federal Sílvio Costa (Avante) considera a possibilidade desta união um “escárnio”. Silvão condena - Apesar de não pertencer aos quadros do Partido dos Trabalhadores, o deputado federal Sílvio Costa (Avante) tem autoridade para opinar sobre o assunto, uma vez que fez parte da tropa de choque da presidente Dilma na época do impeachment enquanto que o PSB votava fechado para o afastamento dela. “É preciso ir para cima do PSB. Eu me ponho à disposição para construirmos um movimento que impeça a concretização dessa coligação bizarra”, defendeu Sílvio. Recuo 1 – O advogado Antônio Campos (Podemos, imagem) dá sinais de que não pretende encarar mais uma disputa para a Câmara Federal. Agora, o filho da ministra Ana Arraes se coloca como opção para concorrer ao Senado. Uma das desculpas utilizadas por ele seria a possibilidade de abrir um palanque no Estado para a candidatura do presidenciável Álvaro Dias, do seu partido. Recuo 2 – Outra desculpa usada por Antônio Campos é o fato de não querer rivalizar com a candidatura do sobrinho, João Campos (PSB), candidato a deputado federal. O abandono do projeto por parte do irmão de Eduardo Campos está sendo visto no meio político como um recuo estratégico para não se submeter a mais uma derrota nas urnas, já que uma eleição para a Câmara Federal exigiria dele uma quantidade de votos muito além de sua realidade. Termômetro 1– Um dos indicadores que provam que parte do meio político não aposta muito na reeleição do governador Paulo Câmara é o fato de que nenhuma liderança da Frente Popular tem demonstrado interesse em disputar uma das duas vagas ao Senado. Termômetro 2 - Nomes como André de Paula (PSD) e Sebastião Oliveira (PR), lideranças de expressão dentro de sua coalizão de forças, sequer se movimentam neste sentido. Jarbas Vasconcelos por sua vez, antes mesmo da briga com Fernando Bezerra pelo comando do PMDB já dava mostras de que arquivou o projeto de retornar à Câmara Alta. Entre os melhores 1 - Pesquisa encomendada recentemente por uma liderança política da Oposição para avaliar o cenário político no Estado apontou o prefeito de Palmares, Altair Júnior (PMDB, imagem), no hall daqueles que possuem um governo com grande aprovação. Miguel Coelho, de Petrolina, também figura na seleta lista. Visita - Está programada para amanhã (15/09) a ida do vice-governador Raul Henry e do deputado federal Jarbas Vasconcelos ao município de Palmares. A dupla concederá entrevistas a emissoras de rádios locais e aproveitará a ocasião também para reiterar o apoio à gestão do prefeito palmarense. Mergulhada - Campeão de votos para deputado federal em 2014, quando alcançou 283 mil votos, e presidente estadual do Partido Progressista, Eduardo da Fonte (PP) tem preferido se manter bem distante dos holofotes políticos. Embora tenha dado uma mergulhada, o parlamentar é considerado uma importante peça no tabuleiro do xadrez político no Estado. Escrito por Wellington Ribeiro *Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]
“Aliança PSB-PT em Pernambuco é um escárnio”, diz Sílvio Costa

“Aliança PSB-PT em Pernambuco é um escárnio”, diz Sílvio Costa

Todo o meio político sabe que existe uma articulação da maioria da executiva nacional do PT para recriar a Frente Brasil Popular, juntando PT, PCdoB, PDT e PSB. Por dever de justiça, é preciso registrar que o PDT e o PCdoB foram partidos muito corretos na resistência ao processo de impeachment da presidente Dilma (PT). Os dois partidos trabalharam pesado contra o golpe. PCdoB e PDT fecharam questão contra o impeachment. Entretanto, o PSB foi a grande decepção. O PSB traiu, vergonhosamente, a ex-presidente Dilma. O PSB encaminhou o voto a favor do impeachment. O governador Paulo Câmara (PSB) chegou a liberar os deputados federais que eram secretários, e eles foram a Brasília votar a favor do afastamento injusto de Dilma. Agora, estamos vendo - o que é capaz de indignar a todos os que lutaram pelo mandato da ex-presidente - a possibilidade do PSB voltar a integrar a Frente Brasil Popular, iniciativa que, de forma indigna, é defendido pelo governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Julio. Em uma conta simples, vamos chegar à conclusão de que o maior traidor da ex-presidente Dilma, na sua base parlamentar da Câmara, foi o PSB. O impeachment precisava de 342 votos dos 513 deputados. Foram 137 votos contra o impeachment, duas ausências e sete abstenções, num total de 146. Naquela ocasião, o PSB tinha uma bancada de 31 deputados. Se todos tivessem votado contra o golpe, a ex-presidente chegaria a 177 votos, e não teria sido derrubada. Não precisava nem todos do PSB votarem contra o golpe: bastavam 25 terem dito "não" e o impeachment teria sido arquivado. Então, o PSB juntou-se aos golpistas e tirou do poder uma mulher que tinha sido eleita por 54 milhões de brasileiros e que não cometeu nenhum crime de responsabilidade. As chamadas pedaladas fiscais já tinham ocorrido nos governos FHC e Lula. O PSB foi cruel e profundamente desleal com a ex-presidente Dilma. O PSB votou a favor das reformas deste governo nefasto de Michel Temer (PMDB), com exceção de um ou outro deputado. Eu sei também que o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) já foi escolhido como um dos pré-candidatos ao Senado na chapa do PSB. Custa-me acreditar que a maioria esmagadora dos filiados ao PT de Pernambuco admita este tipo de acordo político. Isto é uma afronta. Imaginem um palanque com Jarbas, o PT e o PSB. Todos sabem que o deputado Jarbas Vasconcelos tem horror aos ex-presidentes Lula e Dilma. Aliás, com todo o respeito a Jarbas, não consegui entender quando ele disse, publicamente, que não teria dificuldades para construir esse acordo com o PT em Pernambuco. A aliança do PT com o PSB em Pernambuco é um escárnio. Se concretizada, será uma das maiores agressões à coerência política e a todos que, de forma leal, corajosa e decente, defenderam a democracia e foram contra o impeachment de Dilma. Não sou do PT, mas se o fosse, eu iria a São Paulo, Brasília, onde for necessário, defender um grande movimento para impedir essa coligação exdrúxula, totalmente incoerente. É preciso ir para cima do PSB. Eu me ponho à disposição para construirmos um movimento que impeça a concretização dessa coligação bizarra. Vou continuar defendendo, até o último minuto, no último dia das convenções - que serão realizadas no próximo ano - a construção de uma frente de esquerda em Pernambuco, reunindo os partidos que, com muita dignidade, defenderam a democracia. Uma frente dos partidos que votaram contra o impeachment e que defendem os direitos históricos dos trabalhadores brasileiros. * Sílvio Costa é deputado e vice-líder da oposição na Câmara Federal. [...]
Rio Formoso – Empresários do município terão oportunidade de realizar financiamentos através da AGEFEPE

Rio Formoso – Empresários do município terão oportunidade de realizar financiamentos através da AGEFEPE

A Agência de Fomento do Estado de Pernambuco – AGEFEPE, representada pela superintendente de negócios Ana Flora, visitou ontem (12/09) as novas instalações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para um descontraído bate papo sobre Negócios O encontro teve início às 13h e foi realizado no Ginásio da Galeria Deolinda. Estavam presentes empresários e micros empresários de vários segmentos que compõem os pequenos e grandes negócios no município. O Governo Municipal através da Diretora de Desenvolvimento Econômico Nádia Gomes, firmaram parceria com AGEFEPE no intuito de fortalecer e alargar os empreendimentos dos empresários locais. Cada empreendedor teve a oportunidade de levar sua proposta de financiamento e fazer uma consultoria individual e especial com Ana Flora. Todos os envolvidos na solicitação de credito não poderão ter restrições cadastrais (SPC, SERASA E Bancos). Em caso de dúvidas dirigir-se a Sala do Empreendedor- Rio Formoso, localizada no Ginásio Deolinda, próximo ao Hospital Municipal. Caso você precise falar diretamente com a AGEFEPE, ligue 0800 81 8081 / (81) 3183.7450 ou acesse o site, www.agefepe.pe.gov.br Imagem e informações da Prefeitura do Rio Formoso [...]
Radar Político (13/09) – Posição de partidários fragiliza Bruno Araújo na corrida pelo Senado

Radar Político (13/09) – Posição de partidários fragiliza Bruno Araújo na corrida pelo Senado

Para fortalecer o seu nome como um possível candidato a uma das duas vagas ao Senado pela chapa da oposição, o ministro Bruno Araújo (Cidades) precisa resolver ao menos alguns problemas internos em seu partido, o PSDB. Um deles é exigir dos únicos dois deputados estaduais da sigla uma postura de oposição ao Governo do Estado, algo bem diferente da conduta adotada por Terezinha Nunes e Antônio Moraes na ALEPE, onde se comportam como aliados do Palácio. Outro impasse que Bruno precisa resolver é com Elias Gomes, que ontem, em nota enviada ao Blog, não poupou críticas a forma como está sendo conduzido o partido, dizendo inclusive que o partido está parado e que não possui debate interno. Em tom ácido o ex-prefeito de Jaboatão chegou a reprovar a quebra do acordo que deveria conduzi-lo ao comando estadual da sigla e apontou que o PSDB deveria deixar de ter a função de coadjuvante na política pernambucana para assumir um papel de protagonismo, neste sentido chegou a se colocar inclusive como alternativa para disputar o Governo do Estado, expondo assim uma grave crise interna, o que por sua vez fragiliza ainda mais a liderança de Bruno Araújo. Se por um lado a postura dos deputados estaduais constrange aquele que se coloca como alternativa pela oposição, por outro a divergência que se criou com Elias Gomes passa a imagem de que Bruno possui sérias dificuldades de cumprir acordos, o que na política não é visto com bons olhos. É bem verdade que tais problemas não retiram Bruno da corrida, no entanto a exposição de fragilidades é aquilo que nenhum candidato deseja, principalmente num momento em que nomes de peso se movimentam para tentar ocupar este espaço na chapa oposicionista que tem nos senadores Fernando Bezerra Coelho (PMDB) e Armando Monteiro (PTB) os principais fiadores. Assédio – Tem sido taxada de desrespeitosa a forma acintosa com que João Campos, pré-candidato a deputado federal, está avançando sobre as bases de deputados federais na Mata Sul. Há casos em que a descortesia tem atingido até aliados históricos do PSB. Recai sobre o jovem político a acusação de está utilizando de forma desleal a máquina na tentativa de cooptar prefeitos, ex-prefeitos e até vereadores. Na espera – Algumas lideranças políticas da Mata Sul estão esperando um posicionamento da prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PTB), quanto à definição de seu candidato a deputado estadual. A grande expectativa gira em torno do seu esposo, Romero Sales, que até agora tem se movimentado timidamente em relação a isto, preferindo concentrar os esforços na secretaria municipal de Educação, onde tem realizado um excelente trabalho. O soldado dos soldados -  É voz corrente entre os praças da PM e do Corpo de Bombeiros o entendimento que até hoje nunca havia entrado na ALEPE um representante da categoria igual ao deputado estadual Joel da Harpa (Podemos). A prova de que o parlamentar é reconhecido pela categoria foi a multidão que lotou ontem as galerias do novo Plenário para ouvi-lo defender  mais uma vez na tribuna os interesses do seguimento. Salada de fruta 1 – Se há um município no Estado em que se pode dizer que deputados disputarão votos palmo a palmo, este lugar é Catende. Lá o prefeito Josibias Cavalcanti (PSD) votará com Henrique Queiroz para estadual e André de Paula para federal, enquanto que um grupo de quatro vereadores apoiarão Clodoaldo Magalhães e João Campos. Salada de fruta 2 – Não para por aí! O deputado estadual Zé Maurício conta com o apoio de dois suplentes de vereador, enquanto que Simone Santana (imagem) será apoiada por um grupo em Catende. Já a deputada Terezinha Nunes também está com o pé fincado no município com uma liderança, enquanto isso ainda falta contabilizar o ex-deputado Rildo Braz, que deverá reivindicar o seu quinhão no eleitorado catendense. É pouco ou quer mais? In loco 1 – Virou rotina o prefeito de Água Preta,Eduardo Coutinho (PSB) tirar um tempo para realizar visitas surpresas em prédios públicos da prefeitura no intuito de verificar de perto como andam os serviços prestados à população. In loco 2 - Postos de Saúde, escolas, além de ruas estão sendo os principais alvos das visitas. O gestor aguapretano tem aproveitado a oportunidade para conhecer as demandas específicas de cada localidade visitada. Escrito por Wellington Ribeiro *Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]
1 2.392 2.393 2.394 2.395 2.396 2.536 23940 / 25356 POSTS