Author: Wellington Ribeiro

Em nota, Elias Gomes critica papel coadjuvante do PSDB e se coloca como alternativa para disputar o Governo do Estado pelo partido
Com alarde, em nota enviada ao Blog Ponto de Vista, o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, critica papel coadjuvante do PSDB estadual e se coloca como alternativa para disputar o Governo do Estado pelo partido. Confira na íntegra a nota:
Por democracia, esclarecimentos da verdade e por um projeto novo para Pernambuco
Setores importantes do PSDB em nosso Estado demonstraram suas preocupações com a inércia partidária e com a falta de debate interno, ontem, ao lançarem um manifesto em defesa da democracia no partido e por uma ampla discussão sobre nossos rumos para 2018. O momento pelo qual passamos no país exige de todos os ativistas políticos, lideranças e agremiações partidárias a formulação de ideias e projetos para a superação da grave crise que é decorrente de velhas políticas e práticas danosas à nação. Esse é o momento demasiadamente complexo da história da nossa República.
O exercício democrático, a formulação de ideias e a rotatividade de nossas lideranças se traduz na salutar oportunidade dada ao vice-presidente nacional do PSDB (Tasso Jereissati), que em poucos meses oxigenou a vida partidária no BRASIL. A convocação da nossa direção nacional para que renovemos o partido não teve eco em Pernambuco, onde se desonra e se descumpre solenemente um acordo feito com o atual presidente Antônio Moraes, membros da atual executiva, avalizado pelo ministro Bruno Araújo e aclamado na última convenção estadual. É o pior exemplo que podemos dar! É isto, está clara a política que não se deve praticar.
Precisamos reanimar o nosso PSDB, reunir a nossa militância, ouvir a voz das ruas, construir propostas e conteúdos para que possamos ser também ouvidos e respeitados! É necessário ter desprendimento, espírito público, respeito às diferenças e dar um rumo ao nosso partido, além de apresentarmos a Pernambuco a nossa proposta de governança, baseada em pontos inovadores, e fazermos a ruptura com as fórmulas tradicionais de enfrentar velhos problemas com antigas soluções.
O tucanato pernambucano não pode perder a rica oportunidade de ir ao encontro de nossa sociedade, desde as camadas mais simples, passando pela nossa intelectualidade, pela academia, movimentos sociais, com os micro, pequenos, médios e grandes empresários e a juventude. Enfim, homens e mulheres de todas as regiões e seguimentos do nosso Estado, pactuando um projeto inovador, baseado em pontos cruciais, que tenho modestamente formulado com valiosas colaborações e que pretendo apresentar ao partido e à sociedade em breve, permitindo, assim, um debate com conteúdo programático e estratégico.
Dispomos de história, envergadura e quadros políticos capazes - e com uma ideia na mente, um sonho no coração, a ousadia e a coragem no peito - para sairmos da tímida e acovardada posição de eternos coadjuvantes e ou mesmo excluídos do protagonismo político. Devemos colocar a serviço desta causa um dos nossos muitos nomes disponíveis, não como um prêmio, mas como uma honrosa missão de apresentar a Pernambuco um novo rumo, contrapondo-se a uma polarização desinteressante à democracia, à pluralidade de ideias e à construção de algo inovador na nossa política estadual.
Nesse quadro, me coloco como alternativa para a disputa ao Governo do Estado, para liderar um amplo debate em torno de princípios, ideias e estratégias que permitam oferecer ao PSDB e a Pernambuco um caminho ainda não percorrido através de um novo projeto de governança. Entretanto, o PSDB dispõe de nomes de grande envergadura a exemplo do deputado federal Daniel Coelho, dos ex-governadores João Lyra e Joaquim Francisco, do ministro Bruno Araújo, todos capazes de nos representar nessa missão.
Reitero que não estou aqui apenas cogitando nomes, mas conclamando o nosso partido a assumir uma reponsabilidade histórica, fazendo-o um partido ainda maior, ampliando a nossa representação junto à sociedade, à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal.
Por um Pernambuco melhor!
Elias Gomes - Vice-presidente estadual do PSDB [...]

Novidade: Ipojuca ganhará nova torre de retransmissão
Até o fim deste ano, Ipojuca irá receber o sinal da TV Aparecida e da Rede Vida de Televisão. A torre de retransmissão ficará ao lado da Capela de Santa Clara, no loteamento Doutor Antônio Dourado Neto, no centro.
Esta operação faz parte dos planos das duas emissoras católicas para implantar a TV Digital Aberta em toda a sua área de cobertura, levando a televisão de alta definição para as casas da região em pouco tempo. Até o momento, o conteúdo da Rede Vida e da TV Aparecida são transmitidos em Ipojuca via satélite, quer dizer, por meio de antenas parabólicas e operadoras de televisão por assinatura.
O conteúdo transmitido será captado em um raio de pelo menos 30 km. O investimento da nova estrutura é na ordem de R$ 200 mil.
A reunião de apresentação do projeto contou com a participação do gerente de expansão da Rede Vida de Televisão, Fernando Beltrame, do pároco da igreja de São Miguel, Frei Carlos Antônio, da prefeita do Ipojuca, Célia Sales; e dos secretários municipais Romero Sales, de Educação, e de Comunicação e Imprensa, Uyapuran Medeiros.
Ipojuca será o primeiro município do Litoral Sul de Pernambuco a receber o sinal digital aberto dessas duas emissoras católicas.
Imagem e informações da Prefeitura do Ipojuca [...]
Frente lançará a campanha “Diga não à privatização do Rio São Francisco”
Será lançada amanhã (13), na Câmara dos Deputados, em Brasília, a Frente Parlamentar em Defesa da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco). Durante o evento, com o objetivo de mobilizar a sociedade para participar do debate sobre a privatização da Eletrobras, o colegiado apresentará a campanha “Diga não à privatização do Rio São Francisco”. “Esse será um ato político, pois instalamos a comissão no último dia 29, e dá início a uma série de ações voltadas para a mobilização da sociedade”, afirma o presidente da Frente, deputado Danilo Cabral (PSB).
Segundo o parlamentar, a Frente deve funcionar como um canal de diálogo entre o governo federal, o Congresso Nacional e a população brasileira. “Esperamos que o ministro Fernando Filho (Minas e Energia) tenha a sensibilidade de abrir esse debate com o Congresso, com quem opera o setor energético e sobretudo com a sociedade”, diz Danilo Cabral. Ele destaca que a mobilização popular é capaz de interromper a privatização do setor energético do País.
“Foi isso que fez o ministro recuar da abertura da exploração mineral da Renca, na Amazônia, abrindo um prazo de 120 dias para que a sociedade participe do debate. Nós queremos que o ministro dê a Pernambuco, aos nordestinos, aos irmãos dele de Petrolina, que devem tanto ao Rio São Francisco, a mesma oportunidade de fazer esse debate de privatização da Eletrobras”, ressalta o deputado. Danilo Cabral acrescenta que a Aneel já sinalizou que a venda do sistema terá como consequência um aumento de 16% nas contas de energia elétrica.
Danilo Cabral afirma que a Frente já analisa “uma série de fragilidades do ponto de vista judicial” existentes na proposta de privatização da Eletrobras apresentada pelo Ministério das Minas e Energia. “Poderemos fazer provocações à Procuradoria Geral da República e ao Poder Judiciário para tentar barrar o processo”, explica o deputado.
O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf ocorrerá, a partir das 13h, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, durante a audiência pública para debater as privatizações promovidas pelo governo federal.Será lançada amanhã (13), na Câmara dos Deputados, em Brasília, a Frente Parlamentar em Defesa da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco). Durante o evento, com o objetivo de mobilizar a sociedade para participar do debate sobre a privatização da Eletrobras, o colegiado apresentará a campanha “Diga não à privatização do Rio São Francisco”. “Esse será um ato político, pois instalamos a comissão no último dia 29, e dá início a uma série de ações voltadas para a mobilização da sociedade”, afirma o presidente da Frente, deputado Danilo Cabral (PSB).
Segundo o parlamentar, a Frente deve funcionar como um canal de diálogo entre o governo federal, o Congresso Nacional e a população brasileira. “Esperamos que o ministro Fernando Filho (Minas e Energia) tenha a sensibilidade de abrir esse debate com o Congresso, com quem opera o setor energético e sobretudo com a sociedade”, diz Danilo Cabral. Ele destaca que a mobilização popular é capaz de interromper a privatização do setor energético do País.
“Foi isso que fez o ministro recuar da abertura da exploração mineral da Renca, na Amazônia, abrindo um prazo de 120 dias para que a sociedade participe do debate. Nós queremos que o ministro dê a Pernambuco, aos nordestinos, aos irmãos dele de Petrolina, que devem tanto ao Rio São Francisco, a mesma oportunidade de fazer esse debate de privatização da Eletrobras”, ressalta o deputado. Danilo Cabral acrescenta que a Aneel já sinalizou que a venda do sistema terá como consequência um aumento de 16% nas contas de energia elétrica.
Danilo Cabral afirma que a Frente já analisa “uma série de fragilidades do ponto de vista judicial” existentes na proposta de privatização da Eletrobras apresentada pelo Ministério das Minas e Energia. “Poderemos fazer provocações à Procuradoria Geral da República e ao Poder Judiciário para tentar barrar o processo”, explica o deputado.
O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf ocorrerá, a partir das 13h, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, durante a audiência pública para debater as privatizações promovidas pelo governo federal. [...]
Seria o tiro de misericórdia na renovação política? – Por Alexandre Almeida
*Por Alexandre Almeida -
Não é de hoje que parte da classe política anda na contramão da vontade do povo. Prova disso é a PEC 77, que trata da tão esperada reforma política. Quando falamos em reforma, você imagina algo que irá melhorar, reformar, arrumar.
A reforma que estamos vendo na Proposta de Emenda Constitucional 77/03, que altera alguns pontos da legislação eleitoral, e que está em discussão na Câmara dos Deputados, passa longe de uma "reforma". A proposta é apenas uma mão de tinta sobre a madeira podre. Uma nova embalagem em um produto ruim. O “distritão”, que foi aprovado na comissão especial por 17 votos a 15, dificulta a renovação politica. O argumento de alguns deputados é que este modelo acabaria com os puxadores de voto, o famoso efeito Tiririca. Conforme estudo realizado pela International Institute of Democracy, o modelo em discussão é adotado somente em 2% dos países, em uma lista de 200 nações. Um desses países é o Afeganistão.
No atual modelo proporcional, o quociente eleitoral é determinado pelo resultado do número de votos válidos, divididos pelo número de cadeiras disputadas no estado, conforme o art 106 do Código Eleitoral. Então se o QE (quociente eleitoral) for de 200 mil votos e um candidato obter 1 milhão de votos, ele sozinho garante cinco cadeiras para sua legenda. No modelo distritão, esse deputado apenas garantirá a sua vaga. Mas onde este fator diminui a renovação?
Raciocine comigo: Um deputado federal, em seu mandato em Pernambuco, tem em sua estrutura algo em torno de 15,3 milhões de emendas parlamentares, a cada ano, as quais ele distribui para sua base eleitoral, auxiliando o desenvolvimento, melhorando a vida das pessoas e automaticamente ganhando visibilidade.
Ele possui ainda verbas de gabinete para o exercício do seu mandato, onde ele tem disponível mensalmente R$ 92 mil para contratar até 25 funcionários. Tem também de R$ 30.416,80 a R$ 45.240,67 por mês para gastar com passagens, telefone, correios, gasolina, entre outras despesas, para realizar seu trabalho como parlamentar. Soma-se a tudo isso a visibilidade através da imprensa, da equipe de trabalho, dos apoiadores, dos cabos eleitorais e da estrutura partidária.
Agora imagine alguém que queira se candidatar a uma dessas vagas de deputado federal. Ele ou ela não tem nenhum pedaço desta estrutura e, com a legislação eleitoral vigente, terá apenas 45 dias para ir em busca do voto.
Caso o distritão seja aprovado no plenário, pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, a ordem dos eleitos se dará pelos mais votados, diminuindo assim o número de candidatos. Com o distritão teremos menos concorrentes, menos debates e menos pluralidade de ideias por conta da disparidade de estrutura entre os postulantes.
Uma reforma efetiva e ampla se daria na verdade com o fim das coligações no legislativo e executivo, juntamente com a cláusula de desempenho que possibilitaria diminuir o número de partidos que, atualmente, chega a 35 registrados no TSE.
Que tipo de governo programático podemos ter onde um partido de esquerda e um de direita se unem para governar? A reforma tem que vir para melhorar e dar mais oxigenação para a política, mais espaço para os jovens e as mulheres e não o contrário. A classe política vem nos matando aos poucos, com doses homeopáticas de descrédito e de imoralidade. Contudo, desta vez, querem dar um tiro só, sem dó nem piedade.
*Alexandre Almeida - Acadêmico em Direito e presidente da Juventude Democratas de Pernambuco [...]

Deputado Ossesio parabeniza Sesc por iniciativa que vai gerar empregos em Sirinhaém
O deputado Ossesio Silva (PRB), requereu Voto de Aplauso ao Sesc Pernambuco, pelo lançamento do edital das obras do hotel do Sesc no município de Sirinhaém.
O Litoral Sul de Pernambuco vai receber o terceiro hotel do Sesc no Estado. O edital de obras do equipamento, a ser instalado na praia de Gamela, popularmente conhecido como praia de Aver o Mar, em Sirinhaém. As obras estão previstas para serem concluídas em 2018, o lançado foi na ultima segunda-feira (04/09), na sede da entidade, no bairro de Santo Amaro, no Recife.
O parlamentar destacou a importância do empreendimento para a região. “A população do Litoral Sul do estado, necessita de qualificação profissional e de novos empregos, para a melhoria da qualidade de vida do povo. Parabenizo o Sesc por essa iniciativo que vai beneficiar o turismo e a economia do estado” disse.
O evento contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Josias Albuquerque, o diretor do Sesc Pernambuco, Antônio Inocêncio Lima, o prefeito de Sirinhaém, Franz Hacker (PSB), além de vários prefeitos da Mata Sul pernambucana. Orçado em R$ 106 milhões, o Centro de Turismo e Lazer de Sirinhaém terá sua construção iniciada no ano que vem, gerando 500 empregos ao longo das obras.
O hotel ficará a aproximadamente 30 quilômetros de distância das praias de Porto de Galinhas e próximo às de Tamandaré, Carneiros e Serrambi.
A previsão é de que o hotel entre em operação 24 meses após o início da construção. Cerca de 200 profissionais de diversas áreas de formação devem atuar no hotel quando o equipamento estiver em pleno funcionamento. O hotel contará com dois blocos com 134 apartamentos, com média de 28 metros quadrados e varanda, distribuídos em quatro andares.
Desse total, oito são suítes e quatro adaptados para pessoas com deficiência. Serão duas áreas de lazer, coberta e descoberta, que contemplarão piscinas para adultos e crianças e de hidroginástica, salas de jogos, vídeo e musculação, salões multiuso e de festas, bares, praça, pista de caminhada e restaurante. [...]

Catende – Prefeitura começa a oferecer exames de ultrassonografia à população
Desde o dia 27 de agosto, a Prefeitura de Catende, por intermédio da Secretaria de Saúde, começou a disponibilizar exames de ultrassonografia na Policlínica Gouveia de Barros. O serviço será ofertado mensalmente à população. O próximo atendimento será no dia 17 de setembro.
De acordo com a secretária Suely Almeida, esse tipo de oferta não existia na rede municipal e só podia ser realizado por meio da Central de Regulação do Estado, com uma cota mensal de 20 procedimentos.
“Neste primeiro dia, atendemos todos que estavam em fila de espera. A partir de agora, estaremos realizando uma média de 75 exames por dia de atendimento”, explica Suely.
A secretária acrescenta que os exames são ofertados a toda população que tenha sido atendida nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) e encaminhadas a fazer este tipo de procedimento.
“Logo após o encaminhamento do posto, a Secretaria de Saúde irá marcar data e horário para que o paciente seja atendido. O prefeito Josibias foi muito sensível a esta causa e fez dela uma das prioridades na agenda da Saúde”, informa Suely.
Com informações da Prefeitura de Catende [...]

Radar Político (11/09) – Para onde irão Gustavo, Ricardo e Tony Gel?
A certeza de que o senador Fernando Bezerra Coelho, recém-chegado ao PMDB, conseguirá o comando estadual do partido, levou o mundo político a ventilar a possibilidade do vice-governador Raul Henry e o deputado federal Jarbas Vasconcelos desembarcarem da sigla para se filiarem ao PSB. No entanto pouco tem se falado sobre qual caminho trilhará os deputados estaduais Tony Gel, Ricardo Costa e Gustavo Negromonte, todos pertencentes ao PMDB.
O primeiro, que é vice-líder do governo na ALEPE e por saber que sua rival Raquel Lyra, prefeita de Caruaru, já está instalada na oposição, tem vários motivos para permanecer no atual campo e apoiar a releição do governador Paulo Câmara, assim como Ricardo Costa, que se mostra um aliado de primeira hora do Governo. Neste caso deverão escolher um partido governista para encarar a reeleição e o PSB poderá ser a alternativa.
Por sua vez, Gustavo Negromonte dificilmente se filiará ao PSB, uma vez que entende que esta atitude seria o mesmo que assinar um atestado de óbito político, já que teria que concorrer em uma coligação muito robusta. Comenta-se nos corredores da ALEPE que Negromonte está articulando para compor a chamada "Chapa da Vida", coligação encabeçada pelo PP e que abrigará vários deputados que disputariam no mesmo pé de igualdade.
Gustavo é inteligente e deverá seguir o caminho mais sensato, pois o que está em jogo é a renovação de seu mandato, uma vez que a perspectiva da manutenção de poder por parte da Frente Popular anda em baixa para 2018 e em um cenário como este a máxima"farinha pouca, meu pirão primeiro" se encaixa muito bem, principalmente para um político que tem um futuro promissor como o dele.
Acertando o passo - Após as modificações que realizou na sua equipe administrativa o prefeito de Catende, Josibias Cavalcanti (PSD, imagem), tem conseguido avanços significativos em sua gestão. Além de colocar os salários do funcionalismo público em dia, o gestor conseguiu realizar a revitalização de vários prédios públicos e hoje, em comemoração aos 89 anos de emancipação do município o prefeito anunciará a autorização para a compra de 6 ônibus para o transporte escolar. Mesmo enfrentando uma crise financeira sem precedentes que tem atingido o município , Josibias os poucos tem colocado a prefeitura nos eixos.
Denúncia - Opositores do prefeito de Ribeirão, Marcello Maranhão (PSB), questionam o valor de R$ 80 mil pagos a Banda Saia Rodada para tocar hoje, na festa de emancipação do município. O principal questionamento é que a mesma banda tocou por R$ 50 mil no São João de Caruaru deste ano. Com a palavra o prefeito.
Na torcida do contra - Se há petistas que estão fazendo o possível para que Marília Arraes não seja candidata ao Governo do Estado o nome deles são João da Costa e Oscar Barreto. Por ser o primeiro suplente de Marília para a Câmara de Vereadores do Recife, João da Costa torce para que ela seja candidata a deputada estadual. Mesmo sentimento de Oscar, que embora seja o segundo suplente também aposta na eleição do vereador Rinaldo Júnior (PRB) como deputado estadual no próximo ano. Nesta equação ambos herdariam uma cadeira na Casa de José Mariano.
Cortina de fumaça 1 - Enquanto utiliza a crise financeira como desculpa para não priorizar ações nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Lazer, a prefeita de Gameleira, Verônica do Major (PSB, imagem) não precisou de cerimônia para enviar à Câmara Municipal um projeto de Lei que garante aos agentes políticos receberem 13• salário. É o que acusa a vereadora Loide Rodrigues, do PSB.
Cortina de fumaça 2 - Recebendo atualmente um salário de R$ 18.000,00 mensais, com a aprovação da Lei a prefeita gameleirense receberá R$ 36 mil no final do ano. A única vereadora contra o projeto, Loide Rodrigues informa que o benefício se estende ao vice-prefeito que recebe R$ 9.000,00 e aos secretários que hoje tem salários de R$ 5.500,00. Para contestar a Lei a parlamentar acusa a gestão de não realizar o terço do pagamento dos funcionários públicos e de dever a fornecedores, além de ainda não ter pago o soldo de dezembro de 2016 dos funcionários efetivos da educação.
Dudu na mira da justiça- Marcada para acontecer no último dia 5 e adiada por conta da ausência dos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Lewandoviski, que na data estavam fora de Brasília, a audiência que irá analisar denúncias contra o PP e contra o deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) deverá ocorrer nesta terça-feira (12). Será em uma sessão extraordinária convocada pelo relator ministro Edson Fachin.
Fogo centrado - O deputado federal Danilo Cabral (imagem) e o estadual Lucas Ramos, ambos fiéis escudeiros do governador Paulo Câmara, estão com a artilharia pesada mirada na privatização da Chesf. O principal alvo da dupla é o ministro Fernando Filho (PSB) que comanda a pasta de Minas e Energia. A tática é enfraquecer o nome do ministro diante da opinião pública por conta da ideia de privatizar uma estatal que possui fortes laços com os pernambucanos.
Memória curta - Enquanto o PSB ataca Fernando Filho, um aliado dos Coelhos lembra que hoje o governador Paulo Câmara tem como maior aliado o senador Jarbas Vasconcelos, responsável por privatizar a Celpe quando comandou o Estado, e que Miguel Arraes, maior expoente do PSB, só não vendeu a Celpe antes porque a justiça não deixou.
Canhotinho - A convite do deputado estadual Álvaro Porto (PSD) os senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra Coelho (PMDB) e os ministros Bruno Araújo (Cidades) e Fernando Filho (Minas e Energia), estiveram ontem no município de Canhotinho para prestigiar a 16º edição da Tradicional Missa do Vaqueiro. A nova aparição pública do grupo mostra que eles estão afinados e firmes no projeto de apresentar um nome da oposição para enfrentar o governador Paulo Câmara em 2018. Também estiveram no encontro que reuniu mais de 3 mil vaqueiros os deputados estaduais Sílvio Costa Filho (PRB) e Priscila Krause (DEM).
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Ao lado de lideranças, Armando participa da Missa do Vaqueiro de Canhotinho
O senador Armando Monteiro (PTB-PE) participou, neste domingo (10), da tradicional Missa do Vaqueiro de Canhotinho, no Agreste pernambucano. A festa, que completa a 16ª edição este ano, reuniu diversas lideranças políticas do Estado, como o prefeito Felipe Porto (PSD), os deputados estaduais Álvaro Porto (PSD), Silvio Costa Filho (PRB) e Priscila Krause (DEM), os ministros Bruno Araújo (Cidades) e Fernando Filho (Minas e Energia), além do senador Fernando Bezerra Coelho. Uma multidão vinda de municípios vizinhos prestigiou o evento, que está inserido no calendário oficial do Estado.
Para Armando, a Missa do Vaqueiro de Canhotinho é uma das mais autênticas manifestações culturais de Pernambuco e que ganha expressão a cada ano, em função do que representa para o Agreste Meridional de Pernambuco. “A festa celebra uma perfeita comunhão, uma comunhão genuína e verdadeira entre as lideranças do município e da região e o povo de Canhotinho. Essa Missa do Vaqueiro é a expressão dessa convergência e propósitos”, declarou o senador petebista.
A edição deste ano da Missa reuniu mais de 3 mil vaqueiros, de acordo com a organização. O evento, de caráter cultural e religioso, vem crescendo ano a ano e se tornou um dos mais importantes da região. Nesse ano, o cortejo partiu do distrito de Olho D´Água até a cidade, numa verdadeira procissão que mobilizou milhares de pessoas. No Centro de Canhotinho, o padre Gabriel Belo Cavalcante celebrou uma benção, renovando a fé dos fiéis.
Na passagem por Canhotinho, Armando Monteiro aproveitou para destacar a liderança que o deputado estadual Álvaro Porto exerce no município e região. “Álvaro tem sido uma voz firme de Pernambuco na Assembleia Legislativa, exercendo papel fiscalizador, com altivez e hombridade, como é próprio do povo de Canhotinho e do Estado. Um povo que não se dobra às injunções e a esse quadro de mediocridade que, infelizmente, marca a vida política de Pernambuco atualmente”, afirmou.
O deputado Álvaro Porto agradeceu a presença do senador Armando Monteiro e enfatizou que a tradicional festa expressa a vontade de Pernambuco por mudança. “A festa vai ser maior ainda daqui a dois anos, quando não estiver governando esse Estado esse governador inoperante que aí está. A Missa do Vaqueiro é a voz de Pernambuco que clama por mudança e nós vamos mudar”, cravou.
Armando Monteiro também saudou o trabalho desenvolvido pelo ministro Bruno Araújo. “O ministro tem revelado lá em Brasília a sua capacidade de articulação e é uma peça muito importante nessa equação política que haveremos de promover em Pernambuco, para oferecer ao Estado um novo tempo, um tempo de esperança e de construção”, concluiu o senador. [...]

Radar Mata Norte (10/09) – O que muda na região com o novo bloco das oposições em Pernambuco ?
Com a filiação do senador Fernando Bezerra Coelho ao PMDB, a Frente Popular recebe um duro golpe pois perderá o partido que possui um considerável tempo de televisão e ver o enfraquecimento de uma de suas maiores lideranças, o senador Jarbas Vasconcelos. No âmbito na zona da Mata Norte, está ação deverá causar uma mudança substancial nas correlações de forças políticas.
Este movimento liderado por FBC, vem crescendo junto as forças de oposição no Estado e também dentro do conjunto de forças que são aliadas ao governo. O G 4, como está sendo intitulado por alguns, é composto pelo próprio FBC, Bruno Araújo (PSDB), Mendonça (DEM) e o senador Armando Monteiro (PTB), sendo este último engolido pela articulação de FBC, ficando a reboque e tutelado por um político que está sendo alvo das investigações da lava jato.
O novo cenário político que está se desenhado no Estado terá reflexos diretamente em alguns municípios da Mata Norte, tendo a frente prefeitos pertencentes a essas legendas, dentre eles podemos citar Goiana, maior município da região e governado pelo peemdebista Osvaldinho, que embora seja muito ligado ao vice-governador Raul Henry e ao deputado Jarbas Vasconcelos não anda muito satisfeito com o Palácio.
Outra liderança da região que deverá marchar com o novo grupo é o ex-prefeito de Timbaúba e atual deputado federal Marinaldo Rosendo, que embora filiado ao PSB só espera a janela partidária para mudar para uma sigla ligada aos Coelhos.
Já em Itambé o Governo do Estado deverá ficar de olhos bem abertos com a prefeita de Itambé, dona Graça Carrazonni, que embora pertencente ao PDT, partido de Zé Queiroz, deve seguir a orientação do seu esposo, o ex-prefeito por seis vezes Fred Carrazzoni (PMDB) que possui ligação política com o deputado Marinaldo Rosendo.
Em Carpina, o governador Paulo Câmara conta com um importante apoio para sua reeleição, que é o prefeito Manuel Botafogo ( PDT). Mas vale lembrar que na última eleição o líder Carpinense não votou com Paulo Câmara impressionado com pesquisas da época. Vale destacar que em Carpina hoje existe uma oposição forte e organizada, onde posso destacar a pré-candidatura do jovem empresário e vereador do município Diogo Prado (PCdoB) que vem fazendo um movimento bom, contando inclusive com o apoio do ex-prefeito Joaquim Lapa (PTB) e de vários ex-vereadores. Não dar para saber se ainda é consistente ou só é apenas espuma, mais certamente não estarão no mesmo palanque do candidato de Botafogo.
Em Paudalho o prefeito Marcelo Gouveia (PSD) é uma grande incógnita. Muito ligado ao deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos), Marcelo tem sido muito estratégico e tem acenado para o governador com o discurso que se o governo fizer o que prometeu ele macha com a Frente Popular, caso contrário ele pode caminhar com a oposição. Recentemente o prefeito foi o anfitrião do filho de FBC, Fernando Bezerra Filho, em um jantar oferecido pelo mesmo no município de Carpina. Na ocasião Marcelo convidou todos os prefeitos da região para cicerionar o ministro.
Falando ainda sobre Paudalho, não está descartada a candidatura de Gustavo Gouveia, irmão do prefeito, para uma vaga na Alepe, onde o mesmo vem se movimentado bastante neste sentido.
Toda essa conjuntura analisada é objeto de uma avaliação momentânea, ela dependerá muito dos desdobramentos da operação lava-jato, considerando que alguns nomes citados, a exemplo do próprio FBC está sendo investigado.
O mapa geopolítico, poderá ainda sofrer alterações conforme estes movimentos, e possivelmente a reação do governo Paulo Câmara, que vale ressaltar, está deixando muito a desejar na área política.
O jogo não começou a ser jogado ainda, muitos atores serão importantes neste processo, uma coisa é o cenário com Lula candidato, outra coisa é o cenário sem o mesmo.
Como ficará o PT? Vai lançar candidatura própria ou apoiará a reeleição de Paulo Câmara ? Todos esses elementos serão fundamentais para uma melhor clareza de um cenário mais bem definido.
"Política é muito dinâmica, tudo muda em questão de minutos".
Por Drailton Costa - Articulador político e colunista semanal do Blog Ponto de Vista [...]

Fernando Bezerra Coelho ingressa no PMDB de olho no Palácio do Campo das Princesas
Em cerimônia que contou com a presença do presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá, do presidente do Senado, Eunício Oliveira, dos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) Moreira Franco (Secretaria Geral da Presidência), Fernando Filho (Minas e Energia), o senador pernambucano Fernando Bezerra Coelho assinou a sua ficha de filiação ao PMDB.
O evento também contou com a presença do ministro Bruno Araújo (PSDB) e do senador Armando Monteiro (PTB-PE), ambos integrantes da oposição ao governador Paulo Câmara.
A atitude de FBC quebra uma relação de 12 anos com o PSB, seu antigo partido, e é um movimento concreto do seu interesse em ser candidato a governador de Pernambuco no próximo ano contra Paulo Câmara.
Foi também registrado a presença de João Fernando Coutinho (PSB-PE), deputado federal que pode migrar para o PMDB em breve.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]
