Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio magone foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170
Wellington Ribeiro – Página: 2397 – Blog Ponto de Vista
Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Author: Wellington Ribeiro

1 2.395 2.396 2.397 2.398 2.399 2.536 23970 / 25356 POSTS
Lula não é um mito, Lula é uma ideia

Lula não é um mito, Lula é uma ideia

Durante um determinado período da História do Brasil República o debate político e intelectual foi uma constante, tanto no campo da esquerda quanto no campo da direita e de um com o outro. Debate de alto nível envolvendo figuras de proa do pensamento brasileiro como Merquior, Celso Furtado, Caio Prado, Roberto Campos e inúmeros outros. Infelizmente esta tradição foi soterrada nos últimos anos, primeiro por um jornalismo rasteiro e simplório e depois pela internet e a mediocridade do senso comum que tem se generalizado de parte a parte. Por que faço essa introdução? Para dizer da imensa alegria em poder dialogar, mesmo que dentro do mesmo espectro político, com o amigo Bruno Oliveira, que ao citar um texto meu sobre Lula e sua caravana pelo Nordeste fustigou o debate. Pois bem, comecemos pelo começo. O título do artigo de Bruno. O que Lula veio fazer em Pernambuco? Respondo, discordando. Lula não veio a Pernambuco. Lula passou por Pernambuco. Portanto, seus movimentos políticos tanto aqui quanto no estado vizinho de Alagoas não podem ser entendidos como uma visita pontual, fora de uma estratégia política de ordem nacional. Que diz respeito, sobretudo, a construção da possibilidade de 2018, muito mais que da candidatura de Lula. Nesta perspectiva o diálogo com Renan em Alagoas e com os Campos aqui é mais que fundamental. Haveria Lula de ter conversado com outros quadros, e preservar um certo moralismo puritano? Possivelmente. Mas a intenção de Lula nesta caravana não é falar só para convertidos e tão somente para os puros de coração. Em Alagoas e Pernambuco, Renan e os Campos, assim como Armando ainda são àqueles com os quais ainda é possível conversar, senão para converte-los, mas ao menos para não tê-los como inimigos, numa batalha que promete ser violenta, de vida ou morte. Na Paraíba, no Rio Grande do Norte, no Ceará, Piauí e Maranhão Lula está tendo e terá uma outra realidade. Na Paraíba Ricardo Coutinho, também do PSB, é o governador melhor avaliado do país, lhe fez palanque e foi, desde muito tempo, aliado de primeira ordem. Lá Lula não precisa dialogar com os Cunha Lima, por exemplo. O mesmo ocorre no Rio Grande do Norte e até mesmo no Ceará, dos Gomes, onde o PT e as esquerdas tem um forte lastro social e ainda preserva grande capital político a nível estadual. O mesmo valerá para o Piauí e o Maranhão, onde temos, respectivamente, um governador do PT e outro do PCdoB. Mas também não se espantem se Lula vier a conversar com Sarney, por que dentro da estratégia nacional este ainda pode ser uma força a ser arregimentada para a construção de consensos mínimos. Dei estes exemplos para demonstrar que, diferente do que argumenta Bruno Oliveira, Lula não veio a Pernambuco para desfazer uma estratégia das esquerdas ou redefinir alianças ou até mesmo não ouvir as bases. Por que, de todos os estados nordestinos, Pernambuco é onde as esquerdas se encontram mais destroçadas. Assim como não há lideranças, também não há bases e não há militância para além de alguns gatos pingados. Em especial no PT. Tanto que o nome que se coloca como possibilidade é o de uma herdeira de Arraes, que só saiu do PSB por que foi preterida pelo atual grupo político que hoje o hegemoniza no estado. As bases do trabalhismo pernambucano, em especial aquele ligado ao campo, sempre foi arraesista. A militância de esquerda, em sua maioria, idem. Lula, melhor que ninguém, sabe disso. Seu diálogo com os Campos é uma tentativa de preservar alguma coisa do PT no estado, muito mais que capitalizar para si algum dividendo político. Lula usa sua força para salvar o PT no estado, por que ele sabe que em Pernambuco ele é imensamente maior que a própria esquerda. Fora a questão nacional já aludida, se há um componente local de sua visita aos Campos, é esse. Por fim, retomo o argumento que dá título a este texto. Lula não é um mito, Lula é uma ideia. E as ideias se prolongam no tempo e se adaptam a ele. O que torna Lula raro é justamente sua capacidade adaptativa. É esse faro político de enxergar o obivio. O que no Brasil de hoje, envolto numa bruma de desesperança, lhe dá uma vantagem enorme. Lula é o que é não por que seja um mito ou um deus grego, apolíneo, mas porquê humano, demasiado humano. No mundo do marketing e da propaganda, onde tudo parece fabricado e artificial, Lula permaneceu humano, contraditório, chorão, brigão, fanfarrão, vaidoso, risonho, bravateiro, bonachão, povo. Até quando lhe acusam reforçam sua humanidade. O presidente que era a "porra toda", o "chefe da quadrilha" foi, supostamente, corrompido por um sítio mequetrefe com dois pedalinhos e um barco de lata, e três unidades do minha casa minha vida empilhadas uma em cima da outra, numa praia classe média baixa de São Paulo. Vai ser povo assim em Atibaia e no Guarujá. Igual Cabral, Aécio, Serra et caterva. A força política de Lula não vem de sua mitificação, mas de sua humanidade. Da capacidade política que ele tem de compreender que é um agente histórico e que só é capaz de agir a partir dos dados concretos que esta realidade impõe. Não se faz política fora da história, e as condições históricas que temos hoje são as mesmas das eleições passadas. A utopia tem de ser um horizonte, mas ela não se constrói com sonhos e sim na dureza da realidade de cada dia. Lula, mais uma vez, mesmo do alto de seus 71 anos, está dando a cara a tapa para bater. E apanhar da realidade requer coragem, inclusive a de arriscar e ver dar tudo errado novamente. Mas com a certeza de levantar novamente e arriscar outra vez. É isso que Lula vem fazendo nos últimos 40 anos. Acertando e errando, como todo ser humano. Mas sempre de pé, firme como uma ideia. Por Wagner Geminiano - Doutorando em História pela UFPE e colunista semanal do Blog Ponto de Vista [...]
Jorge Côrte Real representa Pernambuco em encontro da Frente Nacional de Prefeitos

Jorge Côrte Real representa Pernambuco em encontro da Frente Nacional de Prefeitos

Na manhã desta quarta-feira (30) o deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) participou de encontro com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Brasília. A FNP é atualmente a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitos em exercício dos seus mandatos e tem como objetivo promover a interlocução dos municípios com os três poderes no âmbito estadual e federal. Nessa manhã, a reunião teve como objetivo a apresentação de pautas prioritárias aos municípios, que carecem de atenção especial por parte dos parlamentares federais. Aparecem na lista projetos como o Marco Jurídico das Entidades Municipalistas, que estabelecerá um diálogo federativo entre os municípios e os três poderes federais. Outros projetos, que também tiveram a atenção dos 43 deputados federais presentes, foram a Lei de Responsabilidade Fiscal, importante para a gestão municipal, além do PL 3744/2000, que institui o Conselho de Gestão Fiscal, já em tramitação na Câmara. Além dessas três pautas, a lista de prioritários conta com mais nove propostas. Através da indicação de Mario Ricardo (PTB-PE), prefeito de Igarassu, o deputado Jorge Côrte Real pôde participar do encontro, sendo assim um dos poucos deputados federais pernambucanos presentes. "Essas pautas apresentadas no encontro de hoje são de total interesse da população pernambucana. São pautas que os prefeitos trazem à Brasília e que vão ajudar muito na gestão municipal. Por indicação do meu parceiro Mario Ricardo, faço parte dessa importante reunião, onde discutiremos todas as pautas trazidas pela FNP", comentou o parlamentar. [...]
Em Ipojuca, importância da Rede de Atenção Psicossocial é discutida em reunião

Em Ipojuca, importância da Rede de Atenção Psicossocial é discutida em reunião

Os centros de Atenção Psicossocial (CAPS) trabalham a autoestima e buscam o resgate da cidadania de pessoas com transtornos mentais e com dependência química. A realidade de quem sofre transtornos mentais pode ser muito difícil. Muitas vezes, incompreendidas e sem apoio, pessoas com essas doenças podem se isolar ou até mesmo ser banidas do convívio social – como dependentes de álcool e drogas. Mas, de acordo com especialistas, essas pessoas podem ter uma vida normal e saudável, desde que sejam tratadas e entendidas. E é para isso que trabalham os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Prefeitura do Ipojuca. A unidade, localizada na Avenida Francisco Alves de Souza, no centro, conta com psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos. Lá, são feitos, por dia, cerca de 25 atendimentos a pessoas com transtornos graves e sofrimentos mentais. A importância do tratamento e do acolhimento do paciente foi discutida em uma reunião realizada esta semana no auditório da Prefeitura Municipal do Ipojuca, entre diretores, médicos, enfermeiros e coordenadores de enfermagem da Rede Municipal de Urgência e Emergência. Durante o encontro, conduzido pelo gerente de atenção hospitalar do município, Bruno Luna, e pela psiquiatra da gerência de saúde do Governo do Estado, Gilvanice Noblat, foi comentada também a importância da proximidade dos pacientes com a família para que possam manter o foco principal: o bem-estar. A família, de acordo com especialistas, deve estar inserida em todas as etapas do tratamento. Imagem e informações da Prefeitura do Ipojuca [...]
Rio Formoso – Unidade Móvel da Fundação Altino Ventura realiza atendimentos no município

Rio Formoso – Unidade Móvel da Fundação Altino Ventura realiza atendimentos no município

O governo Municipal através da Secretaria de Saúde, o Consorcio Portal Sul em parceria com a fundação Altino Ventura, juntos realizam mais uma grande iniciativa Os atendimentos da Fundação Altino Ventura para diagnosticar cataratas começaram na última segunda-feira (28/08) no Ambulatório do Hospital e Maternidade Maria José Monteiro do Município de Rio Formoso, a equipe da Fundação esta composta por dois Assistentes Oftalmo, José Claudio e Carlos Duarte, a Oftalmologista Clara Sarmento e o articulador social Cleiton . Os atendimentos irão até sexta-feira (01/09) das 8h às 17h. Serão 100 atendimentos diários. Após a triagem, os pacientes seguem para uma sala, onde passam por uma tonometria, exame que detecta a pressão do globo ocular. Sendo detectada a catarata, o paciente é dirigido para a base móvel do Altino Ventura, para ser submetido à cirurgia com a Dra. Clara Sarmento. Nos pacientes em que forem detectados com outros problemas oftalmológicos, o procedimento dado é o encaminhamento à sede da Fundação Altino Ventura, em Recife, para os devidos tratamentos Com informações da Prefeitura de Rio Formoso [...]
Prefeitura de São José realiza pagamento de funcionários nesta quarta-feira (30/08)

Prefeitura de São José realiza pagamento de funcionários nesta quarta-feira (30/08)

Honrando com o compromisso de manter em dia o pagamento dos salários de todos os servidores públicos municipais e contratados, a Prefeitura de São José da Coroa Grande deposita nesta quinta-feira (30/08) os vencimentos referentes ao mês de agosto. “Ainda que a redução de receitas esteja sendo um desafio, temos conduzido de maneira séria e responsável as finanças da Prefeitura, por esta razão estamos conseguindo associar o pagamento em dia de todo o funcionalismo público municipal com a realização de obras importantes pela área urbana e rural do município”, destacou o prefeito Pel Lages. De acordo com a Prefeitura o pagamento de servidores e contratados representará a injeção de R$ 1,7 milhão na economia, o que possibilitará o aquecimento do comércio local de maneira significativa. Escrito por Wellington Ribeiro [...]
O que Lula veio fazer em Pernambuco?

O que Lula veio fazer em Pernambuco?

Sei que meus amigos, simpatizantes de esquerda ficarão chateados e até se colocarão rapidamente contra as minhas palavras aqui escritas, mas é algo que quero respostas, se eles me responderem ficarei grato: O que Lula veio fazer em Pernambuco? Sei que se trata de um processo de pré-campanha vestida de manifestações populares, sindicatos e movimentos sociais são responsáveis por encherem ruas e avenidas, por recepcionar Lula e sua comitiva nas cidades que ele passou. Assim, essa força dos movimentos sociais vermelhos em pôr pessoas nas ruas e avenidas seria apenas uma ação de medir forças e constatar o poder que Lula exerce no Nordeste? E confirmar o que as pesquisas já nos mostram? De fato, sei que no Nordeste Lula é uma unanimidade, e que também, ele foi o presidente que mais fez por essa região do Brasil, saímos de uma classificação marginal e migramos para uma classificação industrial e geradora de empregos. Porém, isto não coloca Lula no panteão dos deuses gregos. A saber, a religiosidade grega não fazia distinção entre deuses bons e ruins, essa linha entre bem e mal era muito tênue, não seria possível classificar os deuses gregos com tamanha precisão. Será que Lula pretende se tornar uma espécie de deus grego à brasileira? O que prejudica uma reflexão clara da visita de Lula a Pernambuco é o sentimento presente que se instalou no Brasil, política tem sido tratada por vias passionais e pouco racionais, fugimos de debates onde seja analisado o projeto político como um todo, e preferimos ficar como torcedores irracionais gritando por nossos times, com gritos fortes de amor à camisa, se resume nisto a maioria das análises políticas. Lembro, Lula não é Deus! Não pode chegar aqui em Pernambuco, desfazendo todo um contexto político de oposição, construindo alianças e ignorando a realidade local; acreditando que, como “deus” da esquerda brasileira, pode fazer e desfazer sem consultar as bases. Não se justifica uma aliança com o PSB apenas para garantir mais votos e ampliar as prefeituras que apoiarão em 2018. O mesmo PSB que a um ano atrás era, também, chamado de golpista, por ter apoiado a queda de Dilma, agora pode ser um possível aliado? A incoerência marcou a visita de Lula a Pernambuco, os militantes ficaram perplexos sem entenderem, outros continuaram sem entender nada – já que nunca entendem, falo especificamente, dos militantes self’s, que é aquela figura que não compreender o verdadeiro sentido de uma militância aguerrida com conquistas sociais, que apenas serve aos movimentos sociais para conglomerar mais pessoas, eles formam a militância irracional da esquerda brasileira. Sim, e juntos com os militantes self’s ficamos bestializados com a visita de Lula as lideranças do PSB. Outro fato que, junto com a possível aliança pessebista em Pernambuco e a marginalização de Marília Arraes, que saiu excluída deste processo de disputa em 2018, foi o acontecimento em terras alagoanas. Um palanque com Lula, Renan e Renanzinho foi demais. Não teria outras figuras para subirem num palanque com Lula? Descordo do meu amigo Dr. Wagner Geminiano, isso não é construir pontes, isso é se sentir deus, e acreditar na irracionalidade dos eleitores e militância aguerrida representada pelos movimentos sociais. Lula construiu uma pinguela frágil, aliança com nosmes do PSB Pernambucano e PMDB Alagoano é um risco, é brincar de todo poderoso, e se colocar ao risco de provar do mesmo veneno duas vezes. O PSB não pertence mais à esquerda, já faz tempo que sua política se baseia no fisiologismo tradicional brasileiro. Namorar e casar com o PSB Pernambucano, é correr o risco de ser traído mais uma vez. Lula não pode ser um mito, isso não é bom para o entendimento de política de forma mais complexa. Ele como corporificação de um mito, se abstém de críticas, melhorias e correções, afinal, ele já é um mito. Um Lula mito não acrescerá muita coisa em debates políticos. Votaremos nele apenas por ser um mito ou votaremos por ter ele a melhor proposta para o Brasil? A racionalidade tem que voltar as discussões políticas brasileira, não podemos pensar em política de maneira passional e inflar o ego de políticos, no caso de Lula. Lula foi o melhor presidente, tanto para ricos como para os pobres, deu ressonância ao Brasil no exterior, nos deu independência com relação a soberania nacional, mas isso não lhe faz dele um deus.  Por Bruno Oliveira - Mestre em História pela UFPE e colunista semanal do Blog Ponto de Vista Leia também: http://blogpontodevista.com/coluna-ponto-a-ponto-2708-lula-por-2018/ [...]
Ribeirão – Prefeito Marcello Maranhão empossa 8 novos concursados

Ribeirão – Prefeito Marcello Maranhão empossa 8 novos concursados

O prefeito do Ribeirão, Marcello Maranhão (PSB), deu posse na manhã desta terça-feira, 29 de agosto, a oito novos concursados. A nomeação e entrega de termo de posse dos convocados no concurso público 02/2009, homologado em 31 de maio de 2010, através da portaria municipal 423/2010. A solenidade aconteceu no gabinete do gestor, na própria prefeitura. Os oitos empossados foram 02 técnicos de enfermagem e 06 agentes administrativos. Em sua saudação, o prefeito Marcello Maranhão deu as boas vindas aos novos servidores municipais. "Reconheço a luta de vocês para chegarem até aqui. Todos sabem das dificuldades que encontramos na prefeitura desde quando assumimos em 1º de janeiro. Vocês ganharam na justiça o direito de assumir as suas funções e nós não colocamos dificuldades", disse Maranhão. Empossado para trabalhar como administrativo, José Ricardo da Silva Nascimento falou da emoção em assumir o cargo. "O sonho foi realizado. Meus pais são funcionários públicos e meu sonho foi também de servir ao povo de Ribeirão. Não poderia ser em outro momento, a cidade vem passando por mudanças e esse foi o melhor momento", comemorou, Ricardo. Participaram da solenidade, a vice-prefeita Karol Paiva, o vereador Aguinaldo do Canavial, o secretário de Administração, Altamiro Fontes, o Procurador Jurídico, Artur Jordão, o presidente do Sindicato dos Servidores do Ribeirão, Moises de Souza e a chefe de Gabinete, Sonaly Ramos. Imagens e informações da Prefeitura de Ribeirão [...]
Radar Político (29/08) – Grupo ameaça hegemonia do PSB

Radar Político (29/08) – Grupo ameaça hegemonia do PSB

Agora é pra valer! O que ontem seria para ser um evento de entrega de 2.400 casas em Caruaru estabeleceu o início do que já é chamado de movimento “Juntos Por Pernambuco”. Tudo porque o encontrou reuniu os principais personagens políticos do Estado que autodeclaram-se “independentes” e possuem um objetivo em comum: Dar fim a hegemonia do PSB no Estado. Embora a solenidade tenha sido um ato institucional conduzido pelo ministro das Cidades, quem atraiu todas as atenções foi o senador Fernando Bezerra Coelho, dissidente do PSB, que deu um tom político ao evento e sem cerimônia provocou e desafiou o seu partido. Em seu discurso, Fernando se dirigiu ao ex-governador João Lyra e soltou a seguinte frase: “João Lyra, em 2006, Caruaru e Petrolina se uniram para apoiar uma candidatura que muitos apostavam que era impossível de vencer. Em 2018, oxalá que teremos de novo mais uma vez a união de Caruaru e Petrolina para que Pernambuco possa voltar a entrar nos rumos do desenvolvimento”, disse indicando está disposto a comandar o time que enfrentará Paulo Câmara em 2018. Além de Fernando Bezerra e Bruno Araújo, o encontro também contou com a presença do senador Armando Monteiro (PTB), dos ministros Mendonça Filho (Educação), Fernando Filho (Minas e Energia) e Raul Jungmann (Defesa), além dos ex-governadores João Lyra e Joaquim Francisco, deputados federais e estaduais e de um grande número de prefeitos, mostrando que a ação também teve por objetivo fazer um contraponto ao Congresso Estadual do PSB realizado no último domingo. Embora não estivesse no evento, o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, já é contabilizado como integrante deste novo grupo político. Afinados 1 - Após participar de uma agenda em Caruaru ao lado dos ministros pernambucanos e do senador Fernando Bezerra Coelho, em um encontro que reuniu as "forças independentes", o senador Armando Monteiro seguiu para Jaboatão dos Guararapes onde foi recebido pelo prefeito Anderson Ferreira (PR), político que também tem dado claros sinais que irá seguir na contramão do Palácio. Afinados 2 - Na visita o senador petebista conheceu as futuras instalações do Centro Administrativo. “O senador Armando Monteiro sempre acreditou que a nossa gestão poderia fazer a diferença, em Jaboatão. Ele acompanhou a nossa trajetória política e, nos momentos de desafios, sempre contamos com seu apoio. Esse Complexo Administrativo que apresentei na visita que fizemos hoje será mais um exemplo de otimização dos trabalhos", destacou o prefeito Anderson Ferreira. A comitiva que acompanhou Armando foi composta pelos deputados federais Ricardo Teobaldo (Podemos) e Jorge Côrte Real (PTB), além dos deputados estaduais José Humberto (PTB) e Silvio Costa Filho (PRB). O caldo vai engrossar – Comenta-se que esta coalizão de forças que está se formando agregará um número considerável de prefeitos, inclusive do PSB. Na região Metropolitana a aliança deverá contar com os prefeitos de Igarassu, Ipojuca, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Moreno (todos do PTB), além de Anderson Ferreira (Jaboatão dos Guararapes), Lupércio (Olinda) e os socialistas Lula Cabral (Cabo de Santo Agostinho, imagem) e Júnior Matuto (Paulista). Juntos estes municípios possuem mais de 1.450 milhões de eleitores, o que representa mais de 50% do eleitorado da área Metropolitana. Candidatíssimo - Cortejado pelo PT estadual para formar um palanque na região da Mata Sul, o advogado palmarense Felipe Rodrigues (imagem) será candidato a deputado estadual. Ele é herdeiro político de Chiquinho, ex-vice-prefeito do saudoso Luiz Portela e prefeito por três ocasiões de Palmares, além de ser irmão do vereador Luciano Júnior (PV) e esposo da vereadora Milena Melo (PP). Felipe foi candidato a deputado estadual em 2014 pelo PRP, ocasião em que figurou como o segundo mais votado em Palmares alcançando 2.459 votos na Terra dos Poetas. Um bom reforço - Surpreende o fato do governador Paulo Câmara ainda não ter convidado o ex-prefeito de Ipojuca, Carlos Santana (PSDB), para compor um cargo em sua gestão. Além de fortalecer o palanque da Frente Popular em Ipojuca, a participação de Carlos Santana na gestão socialista poderia agregar não só politicamente, mas, sobretudo administrativamente, uma vez que o ex-prefeito possui uma larga experiência na máquina pública. Aplausos – Merece reconhecimento os resultados obtidos pelo Estado na área de Educação. Ontem o governador Paulo Câmara premiou gestores, professores e os estudantes da Rede Pública Estadual que mais se destacaram no Índice do Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE). Com uma melhora significativa no ensino o Estado se destaca por possuir a menor taxa de abandono escolar do país, resultado de que as escolas estaduais são atrativas. A Educação deverá ser o carro chefe da campanha de Paulo Câmara à reeleição. Escrito por Wellington Ribeiro *Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]
Alunos de escola municipal recebem palestra sobre educação no trânsito em Ipojuca

Alunos de escola municipal recebem palestra sobre educação no trânsito em Ipojuca

Centenas de alunos da Escola Municipal Pedro Serafim de Souza em Ipojuca receberam uma palestra sobre educação no trânsito na manhã desta segunda-feira (28). A ação desenvolvida pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTTRANS) foi oferecida aos estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A palestra, conduzida pelo pedagogo e agente de trânsito Alandreck Caetano, foi uma prévia da Semana Nacional do Trânsito, realizada sempre na segunda semana do mês de setembro. O objetivo da palestra foi conscientizar os alunos com as maneiras corretas para serem conduzidas nos veículos e também passar o aprendizado aos pais. Os alunos receberam conhecimento nas áreas de Ética e Cidadania, comportamento seguro no trânsito, importância da faixa de pedestre, entre outros. Foram distribuídos materiais educativos para os estudantes. Cada um deles recebeu um livro sobre educação no trânsito, produzido pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PE). Com informações da Prefeitura do Ipojuca [...]
Minha Casa Minha Vida merece ser fortalecido e ampliado, diz Armando, em Caruaru

Minha Casa Minha Vida merece ser fortalecido e ampliado, diz Armando, em Caruaru

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) participou, nesta segunda-feira (28), da cerimônia de inauguração e entrega dos conjuntos residenciais Luiz Bezerra Torres I e II, em Caruaru. Na solenidade, Armando destacou o grande impacto social que o empreendimento vai gerar no município e frisou que o programa Minha Casa Minha Vida deve ser mantido e ampliado em todo o País. O evento reuniu a prefeita Raquel Lyra (PSDB), os ministros Bruno Araújo (Cidades), Mendonça Filho (Educação), Fernando Bezerra Filho (Minas e Energia) e Raul Jungmann (Defesa), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), os ex-governadores João Lyra Neto (PSDB) e Joaquim Francisco (PSDB), além de deputados federais e estaduais e mais de 50 prefeitos pernambucanos. Durante a solenidade, Armando Monteiro, ao lado de Fernando Bezerra Coelho, entregou as chaves da nova casa de Silene Maria dos Santos. Ela e sua família foram uma das beneficiadas do Minha Casa Minha Vida faixa 1. Ao todo, foram investidos nos residenciais cerca de R$ 150 milhões na construção de 2.404 moradias, que vão abrigar cerca de 9,6 mil pessoas. Além dos apartamentos, os residenciais possuem creche, escola, área de lazer, entre outros equipamentos públicos. “Essa é uma obra de grande alcance social, que revela que o programa Minha Casa Minha Vida, idealizado nos governos dos ex-presidentes Lula e Dilma, merece ser aperfeiçoado e fortalecido. O Minha Casa Minha Vida é um programa exitoso e que precisa ser continuado para que o Brasil possa responder a esse déficit habitacional que ainda temos”, afirmou Armando Monteiro. “Fico muito satisfeito de verificar que o governo vem mantendo a prioridade no programa, sobretudo porque vem contando com a sensibilidade e a competência do ministro Bruno Araújo. Ele tem valorizado e levado adiante esse projeto”, completou o petebista. Em seu discurso, o senador Armando Monteiro destacou a capacidade de articulação da prefeita Raquel Lyra à frente da gestão municipal. “É uma satisfação verificar que isso tudo acontece em Caruaru, que é tão importante nos cenários econômico e social de Pernambuco, e que no momento, sob a liderança da prefeita Raquel Lyra, de forma articulada com o governo federal e a classe política pernambucana, procura levar projetos e investimentos para o município”, disse. Armando também assinalou que os demais ministros pernambucanos têm dado importantes contribuições ao País. “Cada um em sua área, os ministros de Pernambuco têm dado demonstrações de competência. Eles têm tido a capacidade de dar continuidade a programas criados em gestões anteriores, mas que pelo alcance social merecem continuidade, sob uma perspectiva do aperfeiçoamento”, concluiu o petebista. [...]
1 2.395 2.396 2.397 2.398 2.399 2.536 23970 / 25356 POSTS