Author: Wellington Ribeiro

Coluna do Blog desta quinta-feira (09) – Blog Ponto de Vista
Wellington Ribeiro - Redator do Blog Ponto de Vista e colunista do Jornal Grande Litoral
Siga o exemplo 1- Enquanto o governador Paulo Câmara (PSB) gasta tempo na busca de culpados pelo crescimento da violência em Pernambuco, o Estado vizinho da Paraíba anunciou a redução de 13% no número de homicídios no primeiro bimestre deste ano. Enquanto isso, a Terra dos Altos Coqueiros, que de imortais não possui nada, acumula um acréscimo de mais de 30% no número de casos de assassinatos em comparação a igual período do ano passado. Vale lembrar que nos primeiros 65 dias deste ano o Estado registrou mais de mais de 1.000 homicídios.
Siga o exemplo 2 – Ao invés de seguir o exemplo da Câmara de Vereadores do Recife, que decidiu reduzir o número de comissionados, a maioria dos vereadores de Palmares aprovou, esta semana, um Projeto de Lei que autoriza o presidente da Casa distribuir gratificações de até 100% para servidores e que reajusta em até 34% o salário de servidores e comissionados. Os únicos a se posicionarem contra a proposta foram a vereadora Ray do Quilombo (PSL) e o vereador Luciano Júnior (PV).
Reforma – A Câmara de Vereadores de São José da Coroa Grande, presidida pelo vereador Mauro dos Anjos (PSD, imagem), retornou as atividades legislativas em sessão realizada ontem. Na ocasião, o presidente aproveitou para entregar a reforma do prédio do Poder Legislativo. O evento, que foi bastante prestigiado, contou com a participação do prefeito Pel Lages (PEN), da primeira dama Cleosanilda Lages, do ex-vice-prefeito, Antônio do Sindicato, da ex-vice-prefeita e atual secretária municipal de Governo, Eliete Veras, de secretários municipais, ex-vereadores e de grande público.
Festa - Para prestigiar o Distrito de Cucaú, na Zona Rural de Rio Formoso, a prefeita de Isabel Hacker (PSB) realizará no próximo sábado, dia 11 de março, o encerramento do Carnaval 2017 no município. A festa será animada com Pedrinho Pegação e Banda Ponto final.
Transparência - A prefeita de Gameleira, Verônica do Major (PSB), saiu na frente e implantou o Portal da Transparência do Município. Em informação disponibilizada nas redes sociais, a prefeitura esclarece que a iniciativa visa oferecer um canal para que o cidadão possa acompanhar de perto as movimentações financeiras realizadas pelo gestor e seus assessores. O que resta agora é a população acompanhar e cobrar do Município a atualização dos dados.
Inauguração - Na próxima sexta-feira (10), o município de Sirinhaém receberá a visita do presidente da Fecomércio-PE, Josias Albuquerque, para inaugurar ao lado do prefeito Franz Hacker (PSB), no Loteamento da Barra, o Centro Poliesportivo Comunitário Lúcio Cavalcanti Henriques. A obra faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Sirinhaém e o Sistema Sesc/Senac-PE.
Pedido 1 - Em atenção ao município de Maraial, na Zona da Mata de Pernambuco, o deputado estadual José Humberto (PTB) cobrou à Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária e ao Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, que ofereçam os serviços do Programa Terra Pronta e realizem a distribuição de sementes de feijão, sorgo e milho aos pequenos agricultores locais para que realizem o plantio. O município é comandado por Marquinhos Moura (PTB), aliado do deputado José Humberto.
Pedido 2– Em reconhecimento ao aumento da violência no Estado, o deputado estadual do grupo da situação, Clodoaldo Magalhães (PSB), solicitou ao Governo do Estado o reforço do policiamento nos municípios de Xexéu, Palmares, Água Preta, Bonito e Tamandaré.
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

“O que estamos oferecendo é o que existe de melhor em Educação”, destacou o prefeito Elimário em aula inaugural do Vestibular Cidadão
A Prefeitura dos Barreiros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, no início desta semana, a aula inaugural do Projeto Vestibular Cidadão.
O evento aconteceu na quadra do Colégio Municipal José Canuto e contou com a presença do prefeito Elimário Farias, da primeira dama e vereadora Ivalda Farias, da secretária de Educação, Wylliane Gomes, professores e cerca de 120 estudantes aprovados no Processo Seletivo que aconteceu no último dia 19/02.
O curso tem por objetivo preparar os estudantes para o ingressem em instituições de ensino superior como a UFPE, UPE e UFRPE. Para isto, ofertará aulas de diversas matérias, entre elas Matemática, Língua Portuguesa, Química, Física e Redação, além de língua estrangeira (Inglês e Espanhol), tem por objetivo preparar os estudantes para o ingresse em instituições de ensino superior como a UFPE, UPE e UFRPE.
O coordenador do curso, professor Erik Rodrigo, abriu a aula inaugural que teve por tema “Qual o seu sonho?”, momento em que levou os estudantes a pensarem sobre seus objetivos e persistirem em busca deles.
Para um dos organizadores do evento, o coordenador de ensino Diego Andrev, o curso Pré-vestibular é uma chance para que os jovens mostrem o quanto estão prontos para encarar o futuro. “Agora, cabe a eles vislumbrar as oportunidades e saber defende-as, agarrá-las e entender que a perseverança e dedicação são essenciais para se alcançar os objetivos”, disse Andrev.
A secretária Wylliane Gomes enalteceu o trabalho de toda a equipe empenhada na idealização do projeto e parabenizou os estudantes, que no ato das inscrições do processo seletivo realizaram doação de alimentos. Donativos que tiveram como destino o Abrigo São Miguel, fundação referência no amparo e cuidado ao idoso.
O prefeito Elimário Farias aproveitou a oportunidade para destacar a preocupação da sua gestão em oferecer oportunidades para os jovens cidadãos barreirenses. “O que estamos oferecendo é o que existe de melhor em educação. Um projeto pioneiro na região e que vai render muitos frutos para a juventude”, destacou o prefeito.
Ao final do encontro, os alunos se despediram confiantes e certos que enfrentarão um ano letivo árduo e de muito estudo na busca do sonho e da vaga em uma universidade pública.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Oposição cobra ações para conter a violência contra a mulher
A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) cobrou, na tarde desta quarta-feira, 8 de março, adoção de medidas efetivas do Governo do Estado para combater a violência contra as mulheres em Pernambuco.
Segundo dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, apenas no último mês de janeiro foram registrados 2.743 casos de violência doméstica contra a mulher e 148 estupros. Durante o ano passado, foram cometidos 31.081 atos de violência doméstica e 2.196 agressões sexuais, contra 30.326 e 2.189 casos registrados em 2015. “Contabilizar mais de 31 mil casos de agressões contra a mulher e mais de 2 mil casos de estupro em um ano são números inadmissíveis e incompatíveis com a democracia e com a sociedade moderna”, destaca o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Oposição na Alepe.
Para a deputada Teresa Leitão (PT), vice-líder da Bancada, a questão da violência sexista e doméstica é um dos problemas mais sérios a serem enfrentados hoje pelas mulheres. “A insegurança ainda persiste em todos os lugares em que nós estamos... e por isso, uma das chamadas da marcha deste 8 de março é exatamente esta: Nenhuma a Menos. Para que nenhum crime continue existindo contras nós mulheres”, reforçou.
“Infelizmente, o crescimento das agressões contra a mulher mostra que as ações do Estado na área de prevenção e combate à violência contra a mulher não estão sendo eficientes”, destaca Silvio. O parlamentar sugere a intensificação de campanhas educativas, a ampliação do programa de proteção às mulheres e do apoio psicológico e jurídico às vítimas de violência. [...]

Deputado solicita benefícios para agricultores do município de Maraial
Com a proximidade do período chuvoso na região da Zona da Mata Sul de Pernambuco, o deputado estadual José Humberto (PTB) solicitou à Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária e ao Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, que ofereçam os serviços do Programa Terra Pronta e que também realizem a distribuição de sementes de feijão, sorgo e milho para o plantio dos pequenos agricultores de Maraial.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa visa atender às milhares de famílias de agricultores que enxergam no início dos períodos chuvosos a oportunidade de plantarem e incrementarem a renda familiar com a colheita. “A execução do gradeamento e preparo da terra por meio do Programa Terra Pronta e a distribuição de sementes, permitirá aos pequenos agricultores maraialenses a redução no custo de produção e impulsionará a recuperação econômica decorrente das perdas provocadas pela seca dos anos que passaram, possibilitando assim que as famílias garantam uma produção para o autoconsumo e obtenham uma fonte extra de renda por meio da comercialização da safra excedente”, destacou José Humberto.
Com forte atuação política no município, onde tem como aliado o prefeito Marquinhos Moura (PTB), o deputado estadual José Humberto se apresenta na Assembleia Legislativa de Pernambuco como uma voz ativa em defesa dos interesses da população de Maraial.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Prefeitura de Tamandaré garante em São Paulo apoio para a manutenção do Parque Municipal Marinho
Com uma gestão voltada à preservação do Meio Ambiente, a Prefeitura de Tamandaré, em parceria com o projeto Recifes Costeiros, participa nesta terça-feira (07) de um encontro apoiado pela Fundação Toyota e SOS Mata Atlântica.
O evento que acontece na fábrica da Toyota, em São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, se trata de um Workshop sobre projetos ambientais e conta com a participação de representantes da APA Costa dos Corais, Projeto Peixe-boi, UFPE, UPE, Prefeitura de Tamandaré, associação dos Jangadeiros de Tamandaré, além de outras entidades com trabalhos voltados ao meio ambiente.
Participante do encontro, o secretário municipal de Meio Ambiente de Tamandaré, Manoel Pedrosa, recebeu a garantia de que será apoiado por mais um ano a gestão, controle e monitoramento do Parque Marinho de Tamandaré na APA Costa dos Corais.
Desde 1997 o Parque Municipal Marinho de Tamandaré, que é parte integrante da APA costa dos Corais, tem mostrado ser um experimento de sucesso para produção da biodiversidade marinha, recuperação dos estoques pesqueiros e um pool de pesquisas cientificas realizadas pelo CEPENE e UFPE com parceria da Universidade de Murcia na Espanha e o Fisheries Ecology Laboratory – Texas A&M University (Jay Rooker).
Curiosidades: A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais é a maior Unidade de Conservação Marinha no Atlântico Sul criada para proteção e uso sustentável dos Recifes Costeiros no Brasil. Sua área abrange dez municípios de Alagoas e três de Pernambuco, totalizando uma área de 413.000 hectares, sendo um verdadeiro berçário de vida marinha com mais de 185 espécies de peixes registradas e a presença de animais em risco de extinção, a exemplo da tartaruga marinha, peixe-boi, corais endêmicos, peixe mero, entre outros.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Coluna do Blog desta terça-feira (07) – Blog Ponto de Vista
Considerada como emblemática tanto para o grupo político comandado pelo governador Paulo Câmara, quanto para a oposição liderada por Armando Monteiro, a eleição de Ipojuca antecipa o clima de acirramento e disputa que será vivenciado em 2018.
Nome escolhido pela oposição, Célia Sales (PTB), tem apresentado excelente desempenho na função de substituta de Romero Sales, seu esposo. Em pouco tempo a petebista já mostrou a que veio demonstrando força, prestígio e liderança política. Em evento realizado no final da tarde de ontem (07), Célia arrastou uma multidão pelas ruas do município e mostrou a razão pela qual é considerada favorita para vencer o pleito.
Apoiado pelo Palácio do Campo das Princesas, o ex-prefeito Carlos Santana (PSDB) corre contra o tempo para tentar reverter a vantagem de apoio popular que sua concorrente possui, para isto, tem intensificado sua agenda no corpo-a-corpo com a população.
A depender o resultado da eleição no próximo dia 02 de Abril, a conclusão que podemos tirar é que ela terá um peso bastante considerável no futuro político das oposições em Pernambuco, por esta razão, tanto o PTB quanto o PSB a tem tratado como prioridade.
Justiça – Principal adversário de Célia Sales na disputa pela prefeitura, o ex-prefeito Carlos Santana (PSDB) sofreu mais uma derrota ontem. Tudo porque a assessoria jurídica do tucano havia entrado com uma ação para tentar impedir a utilização da imagem de Romero Sales ao lado de Célia nas peças publicitárias da campanha alegando que a petebista estaria induzindo os eleitores ao erro, no entanto o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral decidiu por manter a decisão do juiz eleitoral de Ipojuca, Dr. Eduardo Burichel, que já havia liberado a propaganda.
Demissões - No início deste mês de março vários contratados da Prefeitura de Barreiros foram demitidos. De acordo com a Prefeitura, a iniciativa tomada pelo gestor Elimário Farias faz parte de uma ação que visa adequar as contas do município com a Lei de Responsabilidade Fiscal e com as frequentes quedas de receitas vivenciadas pelas prefeituras por conta da crise financeira que atinge o país.
Atitude - A Prefeitura dos Barreiros realizou ontem (06), a entrega de alimentos ao Abrigo São Miguel, instituição que cuida de idosos e é conduzida pela comunidade Católica local. Os alimentos são fruto das inscrições do Vestibular Cidadão, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, que estabeleceu como contrapartida para a inscrição a doação de 1 kg de alimento para aqueles que se propuseram a participar do Processo Seletivo.
Prêmio - Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na ALEPE, a deputada estadual Simone Santana (PSB, imagem) anunciou a 4ª edição do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres. O prêmio certifica por ano quatro prefeituras, sendo uma em cada macrorregião do Estado, que se destacaram em ações voltadas ao público feminino. Na região da Zona da Mata já receberam o prêmio os municípios de Barreiros (2015) e Vitória de Santo Antão (2016).
Valorização - Em um gesto de compromisso com o público feminino a Prefeitura dos Palmares reinaugura nesta terça-feira (07) a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. A pasta ficará sob o comando de Luciana Miranda.
Explosão - Mais uma vez o município de Sirinhaém, no Litoral Sul de Pernambuco, é alvo da atividade de criminosos especializados em explodir agências bancárias. Desta vez, a quadrilha invadiu um posto de serviços do Banco do Bradesco, localizado na área externa da Usina Trapiche e explodiram dois caixas eletrônicos. Vale lembrar que há menos de um ano a agência do Banco do Brasil localizada no Centro município também foi alvo de ação semelhante.
Falta de medicamento - Pacientes portadores do vírus HIV em Pernambuco estão tendo que conviver com a falta de medicamentos nos centros de distribuição no Estado. Em alguns casos, alguns medicamentos estão sendo disponibilizados com o prazo de validade próximo a vencer ou até mesmo vencidos. Enquanto o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde participam de um jogo de empurra-empurra para se livrar da responsabilidade pacientes estão sendo obrigados a interromper o tratamento e colocar em risco a já debilitada saúde.
CPI - Contrários à Reforma da Previdência, o senador Humberto Costa (PT) e o deputado Danilo Cabral (PSB) já se posicionaram a favor da criação da CPI para investigar o sistema previdenciário brasileiro. Os parlamentares querem contrapor os argumentos utilizados pelo Governo Federal para justificar a Reforma.
Estratégia – Também contrário à Reforma, o deputado federal Sílvio Costa (PT do B) aparece em vídeo que viralizou nas redes sociais orientando os deputados da oposição a não colocarem Emendas no Projeto de Reforma da Previdência. A principal alegação do parlamentar é que a base do Governo não terá coragem de aprovar o texto original.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

“É hora de libertar Ipojuca e fazer uma aposta nova”, diz Armando em caminhada
Em uma grande festa popular, o senador Armando Monteiro (PTB) participou de uma caminhada e da inauguração do comitê de campanha da candidata a prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PTB), nesta segunda-feira (6). Demonstrando força política, milhares de pessoas ganharam às ruas do Centro do município em apoio à postulante petebista. No mesmo dia em que é comemorado os 200 anos da Revolução Pernambucana de 1817, Armando destacou que chegou a hora de a população se libertar do domínio de grupos que há muito tempo se alternam no poder e apostar em uma nova forma de administrar a cidade, que faça entregas para o povo.
"Hoje é um dia muito importante na vida de Pernambuco e de Ipojuca. Hoje celebramos os 200 anos da Revolução de 1817, a revolução libertária, que mostra o espírito de luta e de vanguarda do nosso povo. Esse nosso encontro hoje tem uma relação com a Revolução de 1817. Ipojuca quer se libertar do domínio de grupo que há muito tempo se alternam no poder, que já tiveram a oportunidade de fazer e não fizeram, de entregar e não entregaram uma Ipojuca melhor e mais justa", cravou Armando Monteiro.
O senador afirmou que Célia Sales é a candidata mais preparada para governar Ipojuca. "É hora de libertar Ipojuca e de fazer uma aposta nova. E essa aposta tem o nome de uma mulher que tem raízes e é esposa dessa grande liderança de Ipojuca, Romero Sales. Essa hora está chegando", completou o líder petebista, enfatizando que a mudança em Pernambuco vai começar no município. "Para mudar Pernambuco temos que começar a mudar Ipojuca. Por isso, é Célia Sales no dia 2 de abril", cravou.
Armando Monteiro convocou a população para estar presente nas ruas até o dia da eleição e garantir a vitória de Célia Sales. "Não há eleição que possa estar ganha de antemão. Eleição se ganha no dia. Não vamos calçar o sapato alto. Vamos continuar nas ruas, nos mobilizar, colocar as sandálias da humilde para ganhar essa eleição a cada dia, renovando as nossas energias e a nossa crença", chamou o petebista. [...]

Mil homicídios em pouco mais de dois meses, denuncia oposição
Pernambuco já registrou mais de mil homicídios em 65 dias. A marca, infelizmente, foi alcançada com os casos registrados no último fim de semana, quando foram contabilizados 49 mortes, e com os números do carnaval mais violento dos últimos sete anos, quando foram cometidos 85 assassinatos no Estado. O dados apontam um crescimento de 40% sobre o mesmo período do ano passado, quando foram cometidos 712 homicídios até o dia 5 de março.
Em resposta aos fatos que batem nas portas dos pernambucanos todos os dias, o Governo do Estado tentar camuflar a realidade escondendo os números e recheando a mídia de mensagens otimistas, de que tudo está sob controle. Quando na verdade não está. Sem sucesso no controle da criminalidade, o Governo apenas mudou a metodologia de divulgação dos dados, diminuindo a transparência e dificultando o acesso aos números da criminalidade, que sempre foi um dos pilares do Pacto pela Vida.
Desde o início de 2015, a Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vem alertando para a necessidade de uma reformulação do Pacto pela Vida, que teve sua falência decretada pelo próprio sociólogo José Luiz Ratton, um dos idealizadores do programa. “As únicas medidas adotadas pelo Governo do Estado foram as trocas do comando da Polícia Militar, do chefe da Polícia Civil e do próprio secretário de Defesa Social, como se essas medidas fossem solucionar o clima de guerra civil vivido hoje nas ruas do Estado”, lembra o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição.
Silvio encaminhou solicitação ao presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, deputado Edilson Silva (Psol), para realização de uma audiência pública para discutir o Pacto pela Vida. A ideia, segundo o parlamentar, é trazer para o debate alguns dos idealizadores do programa, que foi responsável pela redução da criminalidade até 2013. “Nos últimos três anos, foram mais de 40% de crescimento na violência e o Governo do Estado parece paralisado, sem poder de reação, enquanto o clima vivido nas ruas é de guerra civil”, destacou Edilson.
A Oposição cobra melhorias nas condições de trabalho dos agentes de segurança, já que a Lei aprovada no plenário da Assembleia trata exclusivamente de salários e da carreira de policiais e bombeiros militares, deixando de lado o reaparelhamento da força policial, uma das principais reivindicações da categoria. “É preciso que o Governo retome o diálogo com os policiais, reestabeleça uma mesa permanente de negociação”, reforça Joel da Harpa (PTN), vice-líder da Oposição.
Os parlamentares da Oposição cobram também do Governo do Estado a apresentação de um plano para reduzir a violência este ano e no próximo e que esse plano seja de livre conhecimento da população, tendo em vista a redução da transparência na segurança desde o início deste ano. “É preciso que o Governo venha à sociedade dizer o que está fazendo, efetivamente, para reduzir a média de 16 assassinatos por dia registrada este ano, assim como o crescimento de 438% no número de assaltos a ônibus e os 75% de aumento no casso de crimes violentos contra o patrimônio”, cobrou Silvio. [...]

Coluna do Blog desta segunda-feira (06) – Blog Ponto de Vista
Passado o Carnaval, políticos como o governador Paulo Câmara, os ministros Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM), além do senador Armando Monteiro (PTB), deverão intensificar as agendas de visitações no interior do Estado de olho na disputa majoritária do próximo ano.
Sofrendo forte pressão por conta dos sérios problemas enfrentados nas áreas de Segurança Pública e Saúde, o governador Paulo Câmara já tem um plano definido para rodar o Estado e se aproximar da população. Reeditando o Programa Todos Por Pernambuco, que desta vez se chamará Pernambuco Aqui, o atual governador realizará seminários regionais com o objetivo de tentar gerar uma agenda positiva com o anúncio de obras e atenção as lideranças.
Ministro das Cidades, o deputado federal licenciado Bruno Araújo (PSDB), nome lembrado para uma disputa ao governo ou ao senado federal, aposta nas muitas obras que estão sob a responsabilidade da pasta que comanda e que estão espalhadas no Estado como uma das formas de capitalizar apoios e aumentar o seu capital político. Desde que assumiu o ministério, em maio de 2016, o tucano já visitou mais de 50 municípios pernambucanos. Entre os principais assuntos tratados nas visitas estão a entrega de habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, realização de convênios ou liberação de projetos. Pelas próximas semanas Bruno Araújo pretende entregar mais de 4.000 mil casas em Caruaru, no Agreste, local que também deverá ser palco do lançamento nacional do Cartão-Reforma, Programa destinado às famílias de baixa renda para realizar reformas e ampliação de moradias.
Apontado também como um dos políticos que possuem pretensão majoritária, o ministro da Educação Mendonça Filho (DEM), tem participado ativamente de inaugurações de creches, escolas e quadras, atividades que o levou a percorrer municípios em todas as regiões de Pernambuco. Aliados têm se mostrado bastante otimistas quanto à possibilidade do ministro participar de inaugurações e anúncios de parcerias com recursos do MEC na maioria dos municípios do Estado até o final do ano. Conta a favor do democrata a sua equipe de comunicação, que de maneira competente tem feito com que suas ações cheguem ao conhecimento da população, enquanto que o ministro Bruno Araújo deixa bastante a desejar nesta área.
Já o senador Armando Monteiro, lembrado como principal nome da oposição, além de dar continuidade à série de visitas que já vem realizando nos municípios pernambucanos, está desempenhando um papel de crítico da gestão de Paulo Câmara, questionando principalmente a sua liderança e capacidade de resposta aos problemas que o Estado enfrenta. O petebista deverá trabalhar ao longo deste ano no estreitamento das relações políticas com os ministros Bruno Araújo e Mendonça Filho na intenção de construir uma forte coalização para contrapor o PSB no próximo ano.
Alternativa - Em entrevista recente, o senador Humberto Costa (PT-PE) descartou a hipótese do Partido dos Trabalhadores acompanhar a candidatura de Armando Monteiro ao Governo do Estado caso ele decida se unir ao PSDB e DEM. Embora o senador não tenha falado em nomes, crescem as apostas de que a vereadora recifense Marília Arraes poderá ser o nome do partido para encarar o desafio.
Errou feio - A comunicação do Governo do Estado errou ao decidir adiar para o próximo dia 15 a coletiva que irá divulgar oficialmente o balanço dos números da violência no Estado ao longo do período de Carnaval. Com a atitude, o Governo estenderá ainda mais a repercussão negativa dos índices constrangedores que já foram divulgados por rádios e pela oposição logo após a festa de Momo.
Preocupado 1 - Enfraquecido após o seu grupo político perder o controle da prefeitura de Caruaru para Raquel Lyra (PSDB), município que tem como principal base eleitoral e onde obteve mais de 43 mil votos, metade de sua votação geral, o deputado Wolney Queiroz (PDT) corre sério risco de não renovar o mandato no próximo ano, principalmente se o ex-governador João Lyra, pai de Raquel, decidir disputar uma vaga na Câmara Federal. Neste cenário, Wolney deverá ter uma queda significativa dos seus votos na Capital do Forró. Embora Zé Queiroz, pai de Wolney, tenha declarado apoio à Raquel no segundo turno, a relação entre os Queiroz e os Lyra é de afastamento.
Preocupado 2 - Na região do Litoral Sul de Pernambuco Wolney Queiroz poderia contar com o apoio do prefeito de Barreiros Elimário Farias (PDT) caso não tivesse entregue, as vésperas da eleição, a presidência do partido para um aliado do ex-prefeito Carlinhos da Pedreira (PSB), então adversário de Elimário. Com a atitude, o deputado federal perdeu a oportunidade de conseguir um importante colégio eleitoral para ajudar na sua difícil reeleição.
Inauguração do Comitê - Favorita para vencer a disputa pela prefeitura de Ipojuca, a candidata à prefeita Célia Sales (PTB), irá inaugurar nesta segunda-feira (06), o seu comitê de campanha. O evento contará com a presença do Senador Armando Monteiro (PTB), dos deputados federais Ricardo Teobaldo (PTN) e Sílvio Costa (PT do B), dos deputados estaduais José Humberto (PTB), Sílvio Costa Filho (PRB) e Joel da Harpa (PTN), além de vereadores e lideranças das mais diversas localidades do município.
Esconde-esconde 1 – Derrotado em outubro do ano passado por uma diferença de quase 9 mil votos para Romero Sales, esposo de Célia, Carlos Santana (PSDB) estabeleceu algumas mudanças na sua campanha para enfrentar a eleição suplementar que ocorrerá no próximo dia 02 de Abril. Entre elas está a troca do nome político, agora modificado para Carlinhos, e o afastamento da imagem do governador Paulo Câmara de suas principais peças de campanha.
Esconde- esconde 2 – A substituição do nome político para Carlinhos é uma tentativa de se apresentar mais íntimo do eleitorado, já a dissociação de sua imagem à do governador faz parte de uma estratégia de não ser conhecido como aliado de um governo que amarga altos índices de desaprovação e por quem a população de Ipojuca tem grande ojeriza.
Ausência – Até agora só Célia Sales (PTB) recebeu nomes de peso em seu palanque, incluindo políticos do partido do adversário, a exemplo do deputado federal Betinho Gomes, integrante do PSDB, sigla que Carlos Santana é filiado, e dos deputados estaduais Dr. Valdir e Everaldo Cabral, partido de seu vice Danda Positivo (PP).
Aprovado - Foi bem recebida pela população de São José da Coroa Grande a iniciativa do prefeito Pel Lages (PEN) de promover a limpeza e desobstrução de cursos de água que cortam alguns bairros da cidade. Uma das localidades, que é ponto constante de alagamentos, esperava há 12 anos por ações neste sentido por parte do poder público.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Prefeitura de São José da Coroa Grande realiza a desobstrução de canal e nivelamento de acostamento
A Prefeitura de São José da Coroa Grande, por meio da Secretaria de Obras e Urbanismo, deu início na última quarta-feira, dia 1º de março, aos serviços de limpeza e desobstrução do curso de água que abrange a comunidade da Beira-Mole e se estende aos loteamentos Boa Vista I, II e III. O prefeito Pel Lages (PEN) realizou uma visita ao local nesta sexta-feira (03) para vistoriar de perto as obras.
A ação de caráter preventivo visa garantir um melhor escoamento das águas pluviais, impedindo assim alagamentos e impossibilitando que o local se torne um ambiente propício para a proliferação de vetores de doenças como a leptospirose, dengue, chikungunya, Zika, entre outras.
Além desta intervenção, a equipe da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo iniciou a intervenção de nivelamento do trecho do acostamento da PE 060 que passa em frente à comunidade.
De acordo com o prefeito Pel Lages (PEN), as obras pretendem assegurar uma melhor qualidade de vida à população da região. “Atendendo a um pedido dos moradores da comunidade da Beira-Mole e do entorno, acionei a equipe da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo para que fossem realizadas intervenções de desobstrução do Canal e para o nivelamento do acostamento da PE 060. A primeira obra tem por objetivo prevenir inundações e assegurar mais tranquilidade aos habitantes da Beira-Mole, que há muito sofrem com os constantes alagamentos provocados pela chuva. Vale lembrar fazem mais de 12 anos que os moradores não viam uma ação como esta", destacou o prefeito.
Pel também explicou os benefícios que o nivelamento do acostamento irá trazer. "Em relação ao acostamento, o trabalho visa proporcionar uma melhor segurança não só aos carros que trafegam na rodovia, mas principalmente aos moradores que utilizam a área para se deslocarem para o centro e demais regiões da cidade”, disse.
Ainda segundo o prefeito, o esforço empreendido pela Prefeitura para a solução dos problemas daquela região se estenderão até o início da próxima semana.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]
