Author: Wellington Ribeiro

Obras de hospital geram 2 mil empregos no Recife
por Letícia Lima
O prefeito João Campos (PSB) visitou as obras do Hospital Memorial Star Recife, que está sendo erguido no bairro Paissandu, na tarde desta terça-feira (19).
Serão cerca de dois mil empregos diretos e indiretos gerados. A primeira torre encontra-se 85% pronta. A segunda, em fase de licenciamento. O início das operações está previsto para o segundo trimestre de 2024.
O investimento total é de R$ 350 milhões, em obras, e R$ 500 milhões em aparelhagem hospitalar. A administração ficará a cargo da Rede D’Or, maior operadora de saúde da América Latina.
"Estamos falando aqui da consolidação da nossa cidade como grande polo de saúde do Norte e Nordeste brasileiro, e com oportunidade de renda para as famílias do Recife", destacou João Campos, prefeito do Recife. "É o quarto da rede Star no Brasil, que estará entre os mais modernos do país. No Nordeste, não existe nada nesse padrão. Com certeza estará entre os cinco ou seis melhores hospitais do Brasil."
O complexo hospitalar possuirá três torres, num total de 61mil m². A obra do Memorial Star começou em junho de 2020.
[...]

PISO DA ENFERMAGEM – Prefeita de Casinhas anuncia pagamento
Saiba mais informações clicando no link [...]

Prefeito Gustavo Adolfo visita UPAe, participa de Ação Saúde Itinerante e inaugura novas instalações de UBS
A Prefeitura de Bonito, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a "Super Quarta da Saúde". Pela manhã, o prefeito do município, Gustavo Adolfo e a Secretária de Saúde, Julieta Pinheiro, acompanharam o Programa Ação Saúde Itinerante, em parceria com o IGESPE - Instituto de Gestão Social, onde diversos serviços em saúde foram ofertados aos usuários do SUS.
A ação aconteceu na Unidade Pública de Atendimento Especializado - UPAe Dr. Xisto Zeno Valones e contou com Clínico geral, pediatra, reumatologista, nutricionista, cardiologista, enfermeiros e muitos outros profissionais.
O prefeito Gustavo Adolfo aproveitou para conversar com a população sobre a saúde do município. Gustavo recebeu vários elogios em relação a UPAe e foi parabenizado pela grande reforma que está realizando no Hospital Dr. Alberto d'Oliveira.
A tarde, Gustavo esteve junto a Secretária para inaugurar as novas instalações da Unidade Básica de Saúde Maria Luiza da Silva - UBS Mutirão. O prefeito estava acompanhado de vereadores da base, secretários, correligionários e dos moradores da Vila, Mutirão e São Sebastiao, comunidades atendidas pela UBS [...]

Sileno participa de conferência estadual e anuncia medidas de apoio à assistência social
O deputado Sileno Guedes (PSB) anunciou, nesta quarta (20), medidas de apoio às políticas sociais em Pernambuco. Uma delas é o Projeto de Lei 1223/2023, que institui o Programa Estadual de Fomento às Cozinhas Comunitárias, iniciativa voltada ao reforço do enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional em meio à população em vulnerabilidade social. Outra ação é a Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na Assembleia Legislativa (Alepe), pauta que, por articulação do deputado, já tem o número mínimo de assinaturas para ter sua reimplantação discutida na Casa.
“Tenho como bandeira do mandato o fortalecimento da assistência social. Entre 2019 e 2022, no período em que fui o secretário estadual responsável por essa área, falávamos em resistência em meio aos constantes cortes de recursos federais. Agora, com o novo Governo Federal, recomposições orçamentárias já têm sido feitas e podemos começar a falar em reconstrução. Mas os desafios são muitos. Por isso, estamos propondo essas medidas para contribuir com o fortalecimento das políticas sociais”, diz Sileno, que, pela manhã, participou da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, no Centro de Convenções, em Olinda.
No caso do PL 1223/2023, o objetivo é assegurar apoio financeiro para a implantação e reabertura de cozinhas comunitárias, equipamentos que servem refeições diárias gratuitamente para pessoas em vulnerabilidade social. Essa medida foi iniciada em agosto de 2021, no âmbito do programa Tá na Mesa PE, mas ainda não tem força de lei. A matéria em tramitação na Alepe prevê o repasse de recursos do Fundo Estadual de Assistência Social para esse fim como política permanente, garantindo que os municípios sigam dispondo de cofinanciamento após os 12 meses iniciais de custeio da operação das cozinhas. O projeto ainda define que os alimentos servidos nesses espaços sejam preferencialmente adquiridos junto a agricultores familiares.
Já a recriação da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS, que foi um dos pleitos apresentados pelas entidades presentes na Conferência Estadual de Assistência Social, tem o intuito de destinar um espaço específico para audiências públicas e o debate de projetos dessa área, somando esforços à Comissão de Saúde e Assistência Social, que já funciona na Alepe. [...]

Comunidade dos Canos, em Paulista, recebe ação de saúde
por Letícia Lima
Uma ação, promovida pela Secretaria de Saúde de Paulista, no Grande Recife, contemplou moradores da comunidade dos Canos e das proximidades, na tarde desta quarta-feira (20).
Na ocasião, moradores tiveram atendimento médico, distribuição de preservativos, exames de citologia, palestra educativa, dentre outros. A iniciativa aconteceu no Terreiro Ilê Obalaganju, na Rua Barão de Cotegipe, no bairro de Arthur Lundgren I.
De acordo com coordenador de Saúde Integral da População Negra e de Terreiros/LGBTQIAPN+, Anderson Oliveira, a ação foi promovida através da Superintendência de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde, e se deu através do convite da gerência de território, juntamente com representantes do terreiro, que cederam o espaço para a realização.
“Através dessa solicitação, estamos levando para os terreiros, em benefício de comunidades como a dos Canos, e ainda, oportunizando a saúde e mais uma vez acolhendo a população. Acredito muito que a territorialização é isso, a construção do território e o fortalecimento de uma atenção básica universal e que tem resposta”, destacou Anderson.
Na ocasião, a gerente de território da Atenção Básica em Arthur Lundgren I, Deyse Souza, falou da importância dessa ação na localidade.
“Estamos recebendo apoio com a integralidade junto com as pessoas, e a população está se sentindo acolhida. É muito importante, para que cada vez mais a gente possa promover a equidade na saúde do nosso município”, ressaltou. [...]

Caruaru recebe Marcha com Jesus neste sábado (23)
por Letícia Lima
A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, recebe, neste sábado (23), a Marcha com Jesus. O evento ocorre a partir das 14h.
Durante a programação, apresentações de grupos e cantores gospel serão realizadas, levando mensagens de fé e esperança por meio da música.
O evento contará com nomes como Cícero Oliveira, Pastor Fernando e Tambores Remidos. Jonas Souza, Yonara e Banda, DJ Douglas Galdino, Flávio Duque, Os Pernambucanos, Grazi Alves, Banda Theos, Daniel Gomes, Levita Heloá, Ítalo Montenegro, Iago Lopes, Jefferson Paulino e Jackson e Banda.
A saída será na Avenida Visconde de Inhaúma (em frente a quadra do Colégio Municipal Álvaro Lins), com chegada à Estação Ferroviária, onde o palco estará montado.
A organização tem o apoio de várias igrejas, como a Advec Caruaru, Encontro das Águas, Vale da Bênção, Plenitude da Graça e Aba, entre outras. A coordenação é do diácono Clóvis Carvalho. [...]

Jaboatão dos Guararapes abre cadastro para a Lei Paulo Gustavo, voltada para área cultural
por Letícia Lima
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, anunciou, na manhã desta quarta-feira (20), o lançamento do cadastro destinado a artistas e profissionais da área cultural, visando à aplicação da Lei Paulo Gustavo.
A lei tem como objetivo oferecer suporte financeiro para incentivar o setor cultural. O município recebeu uma verba de mais de R$ 5,2 milhões que serão repassados conforme os projetos que forem aprovados.
O cadastro estará acessível ao público por meio do portal www.viver.jaboatao.pe.gov.br. O sistema funcionará 24 horas por dia.
Durante o evento, o prefeito Mano Medeiros ressaltou a importância da lei para a cultura do município.
"Esta lei representa um marco significativo em nosso compromisso com a cultura do Jaboatão dos Guararapes. Reconhecemos a relevância da cultura em nossa cidade e estamos empenhados em apoiar os artistas, preservar nossa identidade cultural e enriquecer o calendário de eventos da nossa cidade", afirmou o prefeito.
O presidente do Conselho de Cultura do município, Tony Borba, também enfatizou a importância do incentivo para a categoria.
"A cultura desempenha um papel fundamental em nossa sociedade, e a Lei Paulo Gustavo é uma oportunidade única de fortalecer o cenário cultural. A lei vai garantir a regulamentação da cultura e vai beneficiar todos os envolvidos do setor", comentou.
O cronograma da Lei Paulo Gustavo seguirá por etapas. Em outubro, além do cadastro cultural, também serão lançados os editais e chamamentos públicos.
Neste período, haverá iniciativas de capacitação e qualificação para orientar os interessados na elaboração dos projetos exigidos pelos editais. Em novembro, será divulgado o resultado final e terá início a distribuição dos recursos aos beneficiários.
[...]

“Obra de Panelas II é um respiro de alívio para a Mata Sul”, diz Clodoaldo Magalhães
por Letícia Lima
O deputado federal Clodoaldo Magalhães (PV), líder do Partido Verde na Câmara, falou sobre a abertura da licitação para a conclusão da Barragem Panelas II.
A obra, que teve início em gestões passadas, estava paralisada desde 2014. O anúncio foi feito pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que esteve na região ouvindo as demandas da população.
Para Clodoaldo Magalhães, as pessoas que moram em áreas de risco terão mais segurança para viver.
“A conclusão da barragem Panelas II é um respiro aliviado para a população da Mata Sul, porque são incalculáveis os prejuízos enfrentados a cada inverno”, comentou o deputado federal.
A obra para conclusão de Panelas II está orçada para custar R$ 92 milhões. Deste total, R$ 59 milhões são de obras civis e supervisão, enquanto R$ 33 milhões ficam para a compensação ambiental e segurança de barragens. O início das obras está previsto para dezembro de 2023.
O equipamento, que fica em Cupira, no Agreste, faz parte do Sistema de Contenção de Enchentes da Região da Mata Sul, criado após as cheias de 2010 e que previa a construção de cinco barragens, onde apenas a de Serro Azul, em Palmares, foi finalizada em 2017. [...]

Senador Fernando Dueire se reúne com prefeitos do interior de Pernambuco
por Letícia Lima
O senador de Pernambuco, Fernando Dueire, se reuniu em Brasília com os prefeitos do Sertão e Agreste do Estado. Segundo a assessoria do governante, essa é uma estratégia para descentralizar o seu mandato.
Participaram do encontro os gestores das cidades de Salgueiro, Marcones Sá, de João Alfredo, José Martins, e de Quixaba, José Pereira Nunes.
Na pauta do encontro esteve a ajuda federal para projetos e iniciativas dos municípios, principalmente nas áreas de saúde, abastecimento e infraestrutura.
“A vida acontece nos municípios. Então somar forças com os prefeitos é o que vai fazer a diferença de fato na vida das pessoas”, afirmou o senador pernambucano. [...]

Shows, teatro, dança e muita alegria: vai começar o Multicultural 2023
Saiba mais informações clicando no link [...]
