Category: Política
Coluna do blog desta segunda-feira (03) – Blog Ponto de Vista
A vontade prevaleceu
Confirmando o favoritismo Célia Sales (PTB) venceu a disputa pela prefeitura de Ipojuca na eleição suplementar ocorrida ontem. Com uma larga vantagem de 7.085 votos a petebista impôs uma fragorosa derrota ao ex-prefeito Carlos Santana (PSDB) que em outubro do ano passado já havia perdido a disputa para Romero Sales, esposo de Célia, por larga margem de votos.
No total foram 31.010 votos contabilizados em favor de Célia Sales, o que totalizou 55,20% dos votos válidos, enquanto que Carlos Santana obteve 23.925 votos (42,58%), já o candidato Olavo (PMN) alcançou apenas 1.247 votos (2,2%). A vitória de Célia foi uma resposta do povo a um grupo político que deixou muito à desejar quando teve a oportunidade de comandar a prefeitura por diversas vezes.
Outro ponto bastante comentado nesta eleição foi que a vitória da petebista é tratada como uma prévia do que há por vir em 2018, momento em que Armando Monteiro e Paulo Câmara deverão se enfrentar novamente em disputa pelo Governo do Estado. Desta vez Armando saiu na frente e ampliou a participação do PTB na Região Metropolitana, onde as prefeituras de Igarassu, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Moreno são todas comandadas por petebistas.
Em baixa 1 – Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau (IPMN) e divulgada no final de semana apontou que os pernambucanos consideram Paulo Câmara (PSB) como o pior governador da história de Pernambuco e tem o seu governo desaprovado por 74% dos pernambucanos.
Em baixa 2 - O que mais preocupou o Palácio do Campo das Princesas não foi os resultados que a pesquisa mostrou, uma vez que eles realizam periodicamente levantamentos e já tinham conhecimento dos constrangedores índices que o governador arrasta consigo, mas a sua revelação ao meio político, o que acaba por desanimar aliados e estimular adversários.
Homicídios em alta 1 – Embora a Secretaria de Defesa Social ainda não tenha divulgado o balanço do número de homicídios do último mês, corre a informação de que em março foram cometidos mais 500 homicídios em todo o Estado de Pernambuco. Caso isto se confirme, este número se somará aos 974 homicídios ocorridos entre janeiro e fevereiro.
Homicídios em alta 2 – Vale lembrar que nos três primeiro meses do ano passado (2016) Pernambuco contabilizou 1.056 assassinatos, enquanto que neste ano os números devem superar os 1.400 homicídios, uma alta próxima a 50%. É bom destacar que a segurança pública foi apontada na pesquisa do IPMN como o maior problema do Governo Paulo Câmara.
Mais números – A pesquisa também mostrou que o senador Armando Monteiro (PTB) e o ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) lideram as intenções de votos para uma disputa para o Governo do Estado. O petebista aparece com 22% das intenções de votos, enquanto que o democrata pontua 12%. Paulo Câmara alcança 6% e o ministro das Cidades Bruno Araújo 2%.
Educação ameaçada - Estudantes e professores da Faculdade de Formação de Professores dos Palmares – Famasul, aguardam ansiosos por um posicionamento do Governo do Estado quanto ao atraso dos repasses do Programa Universidade Para Todos (PROUPE). A falta de compromisso do Governo tem prejudicado alunos, ocasionado atraso do salário dos professores e põe em risco o funcionamento da AEMASUL, autarquia responsável por manter a Famasul.
Esporte 1 – O município de São José da Coroa Grande sediará ao longo desta semana a pré-temporada da Seleção do Paraguai de Beach Soccer. Os paraguaios já estão no município realizando treinamento e se preparando para encarar alguns times pernambucanos.
Esporte 2 – A ida da seleção paraguaia para a na “Terra das Piscinas Naturais” foi conseguida graças a uma parceria entre o prefeito Pel Lages (PEN, imagem) e o deputado estadual Beto Accioly (PSL). O parlamentar preside a Comissão de Esportes e Lazer. O Colegiado tem como vice-presidente o deputado Zé Maurício (PP), aliado do prefeito coroense.
Saúde – O prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker (PSB) firmou uma parceria com a Fundação Altino Ventura para que o município seja contemplado com o Projeto First Sight (Primeira Visão). A iniciativa visa atender a pacientes que sofrem com baixa visão e cegueira. A ação conta com o apoio do Ministério da Saúde, Lions e da ONG cristã alemã CBM.
Vai ... – Após o Blog Ponto de Vista publicar uma denúncia realizada pelo vereador de Água Preta, Serginho Wanderley (PDT), que em apoio aos estudantes da rede municipal teceu várias críticas a atual gestão do município, o prefeito Eduardo Coutinho (PSB) enviou uma nota detonando o parlamentar.
...render – Em contato com o Blog o vereador oposicionista prometeu responder ao prefeito neste segunda-feira (03/04).
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Com 7.085 votos de vantagem Célia Sales é eleita prefeita de Ipojuca
Após a apuração das urnas, o Tribunal Eleitoral de Pernambuco – TRE divulgou o resultado oficial das eleições suplementares de Ipojuca.
A candidata Célia Sales (PTB) confirmou o favoritismo e impôs uma fragorosa derrota sobre o seu principal oponente, o ex-prefeito Carlos Santana (PSDB).
A petebista recebeu 55,20% da preferência do eleitorado ipojucano, contabilizando assim 31.010 votos, contra 42,58% (23.925 votos) do tucano, o que resultou em uma vantagem de 7.085 votos. O terceiro colocado, Olavo (PMN), alcançou apenas 2,22% (1.247 votos).
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Célia Sales vence disputa em Ipojuca
Informações extra oficiais dão conta de que Célia Sales (PTB) venceu a disputa pela prefeitura de Ipojuca com uma vantagem bastante considerável sobre o seu opositor, o ex-prefeito Carlos Santana (PSDB). A diferença superou os 6 mil votos.
A diplomação da petebista será no dia 20/04.
Em instantes o Blog Ponto de Vista trará os números.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Armando Monteiro lidera pesquisa para o Governo de Pernambuco
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Maurício de Nassau sobre as eleições de 2018 para o Governo de Pernambuco aponta a liderança de Armando Monteiro (PTB) com 22% das intenções de voto, seguido por Mendonça Filho (DEM) com 12% e Bruno Araújo (PSDB) com 2%. O atual governador Paulo Câmara (PSB) pontua com 6%. Brancos e nulos totalizam 33% e não sabe, são respondeu 25%.
Confira os levantamentos divididos por grau de instrução, idade, sexo, renda familiar e região.
No total foram ouvidas 2.014 pessoas em todo o Estado de Pernambuco. A amostra foi coletada no Recife, Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão entre os dias 23 e 24 de março.
Escrito por Wellington Ribeiro com informações do Blog do Jamildo [...]

Humberto comemora resultado da grande mobilização popular dessa sexta-feira
O senador Humberto Costa (PT-PE), líder da Oposição no Senado, comemorou o sucesso da mobilização dessa sexta-feira (31) que reuniu multidões de trabalhadores no Recife e em mais nove capitais brasileiras, todos contra as reformas propostas pelo governo não eleito de Michel Temer.
"O Brasil e o Recife, em particular, estão de parabéns. Mais uma vez, o povo saiu às ruas e deu a a sua resposta contundente a essa farsa que se intitula de governo. O 'fora Temer' é hoje o grito de todos os brasileiros que reprovam esse governo que nasceu de um golpe parlamentar e quer consolidá-lo às custas do trabalhador brasileiro", disse Humberto, lembrando que as reformas propostas por Michel Temer ameaçam sepultar direitos e conquistas do povo.
Milhares de pessoas participaram das manifestações convocadas ao longo da semana como uma ação preparatória para a greve geral prevista para o mês que vem. No Recife, um mar de gente portando bandeiras e cartazes tomou as ruas gritando contra o governo sem voto de Michel Temer e exigindo a manutenção dos direitos e conquistas dos trabalhadores, tudo ameaçado pelo atual governo. Sobrou também para os parlamentares pernambucanos que votaram com o projeto de terceirização que precariza as relações de trabalho e rasga a CLT.
A passeata saiu da Praça da Independência, percorreu a Avenida Conda da Boa Vista e seguiu até a Praça do Derby. Ao longo do percurso, os pernambucanos mostraram que não irão admitir que o governo temerário interrompa a série de conquistas que vinha sendo obtida pelos trabalhadores nos governos de Lula e Dilma Rousseff.
Foi o caso de Almir Luiz (82 anos), que fez questão de chegar cedo para protestar contra as reformas Trabalhista e da Previdência. Confeccionou cartazes e foi pras ruas. Testemunha ocular do movimento militar de 1964, hoje ele diz que assiste com tristeza a um novo golpe. Para ele, a luta contra o governo Temer tem que ser constante. "Ele (Temer) não pode fazer mais nada contra mim porque já estou no fim da vida. Faço isso pelos meus netos e pelas outras pessoas", afirmou o aposentado.
Para Humberto Costa, os protestos contra Temer são um caminho sem volta e a mobilização popular em defesa dos direitos dos trabalhadores só vai crescer e se multiplicar. "A população não aceita o que esse governo ilegítimo está fazendo a mando de forças retrógradas que querem acabar com tudo o que o povo conseguiu nos últimos anos. Não vamos deixar as ruas até tirar esse governo sem legitimidade e haver eleições diretas", afirmou Humberto. [...]

Água Preta – Prefeito Eduardo Coutinho rebate críticas e detona vereador Serginho Wanderley
Em resposta a matéria publicada na manhã desta sexta-feira (31/03) que diz respeito a um protesto de estudantes do município de Água Preta, o prefeito Eduardo Coutinho (PSB), entrou em contato com o Blog Ponto de Vista para esclarecer os fatos e rebater o vereador oposicionista Serginho Wanderley (PDT), a quem acusou de oportunista e teceu duras críticas. Confira:
“Caro Wellington,
Em relação à matéria publicada que diz respeito a um protesto dos nossos estudantes em Água Preta, eu queria inicialmente dizer que todo protesto é uma manifestação democrática a qual respeito, eu fui estudante também, época em que iniciei a utilizar o poder reivindicatório de articulação política, de reivindicar o que é justo, o que é correto.
O pleito dos estudantes é muito correto em relação ao ar-condicionado das escolas novas que nós recebemos do Estado há um mês. Neste período já adquirimos com recursos do Município 1.200 carteiras escolares de excelente qualidade e já estou providenciando por meio de processo licitatório a compra dos aparelhos de ar-condicionado, agora, uma gestão no início ela tem muito afazeres e as coisas não acontecem da noite para o dia. Então, brevemente, acredito que agora no mês de abril, aparelhos estarão sendo instalados em todas as escolas novas que nós recebemos, pois primamos por uma estrutura de qualidade e ensino de excelência para os nossos jovens.
Em relação à questão da merenda, todos os colégios estão abastecidos, você mesmo se quiser verificar in loco poderá conferir. Quanto ao abastecimento de água mineral, ele existe, porém é lamentável que um vereador que foi secretário de Assistência Social (da gestão anterior) venha de maneira oportunista querer tirar proveito político no início da gestão quando ele deveria explicar algumas questões que toda a população de Água Preta e o Ministério Público Federal está investigando. Ele tem um filho universitário que durante quatro anos recebeu bolsa família, uma boa parte da família dele recebia bolsa família. Isso está em denúncia fundamentada no Ministério Público Federal e ele vai responder por isso, bem como no mês de dezembro, ele como secretário de Assistência Social e fornecedor de material de construção, recebeu uma fatura de R$ 150 mil reais do ex-prefeito.
Então, o vereador que me acompanhou durante muito tempo e depois resolveu mudar de lado precisa explicar são estas questões em vez de está querendo jogar a juventude de Água Preta contra uma gestão que está procurando fazer o melhor em apenas noventa dias de trabalho. Os aparelhos de ar-condicionado serão colocados, a merenda é de boa qualidade, água mineral também, e as carteiras escolares foram compradas. Os professores foram capacitados, nós vamos providenciar também a distribuição de fardamentos e material escolar para nossas crianças e adolescentes, agora, o mundo foi feito em sete dias, não é num passo de mágica que vamos resolver tudo. Então, ficam aí os esclarecimentos, pois eu estou muito tranquilo e confiante de que faremos uma grande gestão.
Eduardo Coutinho – Prefeito de Água Preta [...]

Água Preta – Estudantes realizam protesto em frete à Secretaria Municipal de Educação
Um grupo de estudantes da rede pública municipal de ensino de Água Preta realizou na manhã desta sexta-feira (31/03), uma manifestação em frente à Secretaria Municipal de Educação.
Em protesto, os jovens reivindicavam melhoria na qualidade da merenda, climatização das salas de aula e o fornecimento de água mineral para o consumo.
A manifestação chamou a atenção de populares e do vereador oposicionista Serginho Wanderley (PDT), que de imediato se colocou à disposição dos estudantes. Em defesa da causa, o parlamentar considerou o protesto como legítimo e não poupou críticas a atual gestão.
“É lamentável ver o que acontece em nosso município. Ao passar em frente à Secretaria de Educação me deparo com jovens estudantes reivindicando seus direitos. Direitos esses que foram adquiridos com o passar do tempo e assegurados na gestão passada e que de uma hora para outra foram subtraídos. Nesse momento de protesto buscam o retorno da climatização e dos bebedouros com água mineral nas salas de aula e uma merenda digna que tiveram até o fim do último ano letivo”, expressou.
Em conversa com os estudantes, o vereador Serginho Wanderley se comprometeu a abordar o assunto na próxima sessão plenária da Câmara de Vereadores com o objetivo de cobrar do prefeito Eduardo Coutinho (PSB) e do secretário municipal de Educação, Neto Cavalcanti, as medidas necessárias para a solução dos problemas.
Com a palavra, o prefeito Eduardo Coutinho e Neto Cavalcanti, secretário municipal de Educação.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Prefeito Altair Jr esclarece a falta de água no município de Palmares
Em relação à falta de água em nosso município, a Prefeitura dos Palmares, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), informa:
- Devido à falta de chuvas, a barragem localizada no Engenho Imprensa não está com volume de água armazenado. Em períodos chuvosos, o reservatório liberava 200 metros cúbicos por hora.
- Uma vazão emergencial está sendo usada, que oferece apenas 160 metros cúbicos por hora para a população palmarense. Além disso, o SAAE recebe a água disponível na Adutora Pastora, localizada no Engenho Diamante, que hoje tem uma vazão de 40 metros cúbicos por hora. Antes, a vazão de água que dos dois locais que chegava na estação do SAAE para abastecer os imóveis em Palmares era de 400 metros cúbicos por hora. Hoje, chega apenas a metade.
- De acordo com dados disponibilizados no site do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em março de 2016, choveu 168.5 milímetros em Palmares. Já neste ano, choveu apenas 60.8 mm de 1º de março até esta quinta-feira (30).
- Gestões passadas não investiram na estrutura do SAAE. Além da falta de investimento, uma dívida de R$ 12 milhões com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) foi deixada para a nossa gestão. Com isso, precisamos planejar uma nova estrutura para atender a população, mas ainda assim dependemos de chuvas em nossa região. A estiagem, que há anos já afeta o nordeste, também trouxe consequências para a Mata Sul pernambucana.
- Lembramos ainda que desde a construção dos Quilombos II e III, o abastecimento era feito através de carros pipa contratados pela Compesa. Hoje, essas casas - que são mais de 2000 - também estão sendo abastecidas pelo SAAE.
- Temos registros de pessoas que estão desviando a água do SAAE. Além de ser crime, isso dificulta o abastecimento. A Prefeitura dos Palmares fiscalizará e aplicará as medidas necessárias para punir esta atitude.
Pedimos a compreensão de todos os palmarenses. O SAAE tem condições sim de regularizar o abastecimento da nossa cidade, mas é necessário um tempo maior para a resolução de todos esses pontos. Nosso compromisso é com o povo!
Com informações da Prefeitura dos Palmares [...]

Serra Talhada abandonada pelo Governo, denuncia a Oposição
A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) cumpriu, nesta quinta-feira, a primeira agenda do Pernambuco de Verdade no Sertão do Pajeú. A programação começou em Serra Talhada, com uma reunião com o presidente da Câmara Municipal da cidade, Naílson Gomes (PTC) e com alguns vereadores do município.
Na sequência, os deputados Silvio Costa Filho (PRB), Álvaro Porto (PSD), Júlio Cavalcanti (PTB), Socorro Pimentel (PSL) e Augusto César (PTB), anfitrião da delegação na cidade visitaram algumas obras paradas e equipamentos públicos. Entre os principais problemas identificados pelos parlamentares estão a paralisação de obras como a sede do Corpo de Bombeiros, anunciada em 2010; as intervenções construção de 300 unidades habitacionais, integrada ao saneamento básico e esgotamento sanitário do bairro Mutirão, iniciada pela Cehab e paralisada há nove anos, e a faculdade de medicina da UPE, que se arrasta desde de 2014. Também foram identificadas promessas que sequer começaram a sair do papel, como a duplicação da BR-232 de São Caetano até Cruzeiro do Nordeste; o distrito industrial de Serra Talhada, a unidade do IML do município e a Delegacia da Mulher.
“O volume de problemas que encontramos mostra o quanto o Pernambuco de Verdade, o da vida real das pessoas, é diferente do que o Governo do Estado mostra na sua propaganda oficial. O que se vê é um Governo que não consegue dar continuidade aos projetos que foram iniciados, enquanto as principais conquistas da população estão ficando para trás”, avaliou o líder da Bancada de Oposição, Silvio Costa Filho.
Além de obras, os parlamentares também inspecionaram equipamentos públicos, como o Hospital Regional Agamenon Magalhães, responsável pelo atendimento da população de Serra e mais 14 municípios do Sertão do Pajeú. “A infraestrutura do prédio é até boa, mas faltam equipamentos ar-condicionado na recepção, ambulatório e nos leitos, além da escassez de medicamentos, insumos básicos e profissionais para a população”, avaliou a deputada Socorro Pimentel.
Silvio destacou ainda a subutilização da UPAE do Estado na cidade, que funciona com apenas 35% da sua capacidade. “Segundo a prefeitura, a falta de profissionais no Hospital Agamenon Magalhães, de leitos de UTI e a subutilização da UPAE terminam sobrecarregado a rede municipal de saúde”, relatou.
Filho da região, o deputado Augusto César criticou a redução de programas sociais, como o PROUPE. “O Proupe foi reduzido de R$ 270 mil para R$ 90 mil e a tendência é acabar com o programa. Na cadeia pública, os presos que recebem o auxílio reclusão estão com atraso de três meses. Se o Governo diz fala em Pernambuco em Ação, as ações do Estado não estão chegando ao Sertão do Estado, como também não chegam ao Agreste, à Região Metropolitana ou à Zona da Mata”, criticou.
O deputado Álvaro Porto voltou a destacar as deficiências da saúde, também verificadas em Serra Talhada e em todo Sertão do Pajeú e as distorções causadas pelo modelo gerido por organizações sociais (OSs). “Apenas em 2015, o Governo gastou com OSs e subvenções cerca de R$ 1 bilhão sem que esses recursos significassem a otimização dos serviços prestados à população. Diferente do Governo, que diz está satisfeito com o modelo, a população não está nada satisfeita com o atendimento recebido na rede estadual de saúde”, criticou.
PLENÁRIA
No início da noite, a Bancada de Oposição realizou uma plenária com lideranças comunitárias, políticas e sindicais de todo o Sertão do Pajeú, na Câmara Municipal de Serra Talhada. No encontro, a delegação oposicionista ganhou o reforço da deputada Priscila Krause (DEM) e do deputado Ossesio Silva (PRB).
Nesta sexta-feira, a programação dos parlamentares segue na cidade de Afogados da Ingazeira e Arcoverde, seguindo o mesmo roteiro de visitas a obras paradas e promessas não cumpridas e encontros com lideranças locais. [...]

Ipojuca – Presidente do TRE-PE vai realizar coletiva de imprensa
Ipojuca - Nesta sexta-feira (31/03), às 10 horas, na sala de reuniões da presidência do TRE-PE (Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160 Graças, Recife – PE), o presidente do TRE-PE, desembargador Antônio Carlos Alves da Silva com seus assessores e secretários vai conceder uma entrevista coletiva para passar todas as informações sobre a estrutura que o TRE-PE vai montar para a eleição suplementar de Ipojuca.
O município de Ipojuca abrange 67.210 eleitores na 16ª Zona Eleitoral, com 190 seções. No dia 2 de abril serão utilizadas 188 urnas de seção e 17 urnas de contingência.
Com informações do TRE [...]
