Category: Política

Prefeitura de Sirinhaém comemora 46 anos da Vila 31 de Março com vários shows
A Prefeitura de Sirinhaém divulgou a programação da festa em comemoração aos 46 anos da Vila 31 de Março. As comemorações começam nesta sexta-feira (31/03) e seguem até o próximo domingo (02/04).
Entre as atrações está a realização de uma Cruzada Evangélica com a participação da cantora Raiane Vanessa. Já no fim de semana haverá shows de Rogério Som, Jacy Tornado e das Bandas Ponto Final e Boquita, além de torneios, brincadeiras infantis e entrega de premiações.
Confira programação:
[...]

Joaquim Nabuco – Gestão de Neto Barreto é alvo de denúncias
A Prefeitura de Joaquim Nabuco, que tem como gestor Neto Barreto (PTB), está sendo acusada pelo Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco – SATENPE de oferecer condições precárias de trabalho aos servidores de Saúde do Hospital Municipal Lídia Maria de França.
De acordo com Ademir Luiz, secretário do SATENPE, em visita realizada recentemente à unidade hospitalar, o Sindicato verificou que auxiliares e técnicos de enfermagem estão sendo submetidos a exercer suas funções em um ambiente que não oferece condições adequadas de trabalho. A falta de medicamentos e equipamentos de proteção individual, instalações deterioradas, jornada de trabalho acima da permitida pela legislação e ausência de enfermeiros para a supervisão dos profissionais também são algumas das irregularidades apontadas pelo sindicalista.
O representante do sindicato também denuncia as más condições da área destinada ao repouso dos profissionais, o uso de material inadequado na embalagem instrumentos a serem esterilizados, falta de recipiente adequado para o armazenamento de material perfurocortante já utilizados, o que põe em risco a saúde dos profissionais, além da ausência de empresa especialidade para o recolhimento e destinação adequada do material hospitalar.
Diante da situação crítica Ademir Luiz alerta que o hospital corre grave risco de ser interditado eticamente pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco por grave violação à Lei do exercício profissional. Ademir Luiz inclusive informou que já entrou em contato com o secretário municipal de Saúde, Marco Aurélio, solicitando providências.
Com a palavra, o prefeito Neto Barreto.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

José Humberto registra aniversário de Ipojuca e comenta sobre novas eleições
Comemorado nesta sexta (30), o aniversário de 171 anos de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, foi registrado pelo deputado José Humberto Cavalcanti (PTB, imagem) durante a Reunião Plenária. O parlamentar também chamou atenção para a eleição suplementar para a Prefeitura, que será realizada no município no próximo domingo (2).
Desmembrado do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca foi alçado à vila em 30 de março de 1846, com o nome de Nossa Senhora do Ó, e à condição de cidade com a denominação de Ipojuca em 6 de junho de 1896. O deputado ressaltou a importância econômica da cidade, onde está localizado o Complexo Industrial Portuário de Suape e a Refinaria Abreu e Lima, além do balneário de Porto de Galinhas.
“Ipojuca tem o terceiro maior PIB do Estado e uma população de 80 mil habitantes. Lá estão os maiores investimentos feitos pelo Governo Federal nos últimos anos. É um município que merece toda atenção dos pernambucanos”, destacou Cavalcanti.
A respeito da eleição suplementar, o deputado espera que o resultado das urnas responda às demandas dos ipojucanos de forma satisfatória. “Esperamos que saia das urnas um resultado que possa responder à população daquele município de forma satisfatória, porque mesmo tendo o terceiro PIB de Pernambuco, tendo vários investimentos, as melhores praias, o município ainda sofre de mazelas que precisam ser resolvidas”, expressou o deputado.
Presidente estadual do PTB, partido que tem Célia Sales como candidata à prefeita, o parlamentar não poupou críticas aos gestores que já comandaram o município. “Ipojuca precisa ter um melhor gestor, porque ao longo dos anos, aqueles que lá passaram deixaram muito a desejar na questão da gestão pública”, lembrou. [...]

Prazo para recebimento de planos de trabalhos de emendas encerra hoje
Para assegurar o recebimento dos recursos das emendas parlamentares, os prefeitos e as entidades indicadas por eles devem apresentar as propostas e os planos de trabalho até o fim desta quarta-feira (29). O encerramento do prazo provoca correria nas prefeituras e nos gabinetes dos deputados em Brasília. Quem não apresentar as informações, poderá perder a oportunidade de receber os investimentos.
Cada parlamentar pode apresentar até 25 emendas de execução obrigatória (impositivas), no valor global de R$ 15,3 milhões. Metade destes recursos é destinada para ações e serviços públicos de saúde. O deputado Danilo Cabral (PSB, imagem), por exemplo, destinou suas emendas para 17 municípios do Estado. Além das cidades, vão receber recursos o Governo do Estado, entidades sociais e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
As propostas e os planos de trabalho serão analisados por órgãos e entidades da administração pública federal. Até o dia 10 de abril, os prefeitos terão resposta sobre a aprovação, reprovação ou necessidade de complementação ou ajustes da documentação enviada.
[...]

Municípios pernambucanos recebem recursos do Fundeb nesta quarta.
Ministério da Educação distribui a partir desta quarta-feira, 29, os R$ 48,8 milhões referentes à parcela de março da complementação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O dinheiro, repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), estará nas contas correntes dos estados e municípios beneficiários. “Antes este valor só seria pago abril de 2018, mas Como se trata de recursos para complementação do pagamento do salário do professor, que é devido mensalmente, essa prática de pagamento adotada no passado vinha causando sérios transtornos ao caixa dos estados e municípios, que vêm enfrentando dificuldades para honrar o pagamento da folha de salário dos professores”, afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho.
No total foram repassados para todos os nove estados que dependem da complementação do Fundeb R$ 918,97 milhões. Desses, R$ 43,93 milhões serão usados para completar o piso do magistério, conforme compromisso assumido pelo governo federal de antecipar os repasses. Até 2015, eles eram feitos somente no ano seguinte. Para 2017, as regras mudaram: os pagamentos serão realizados mensalmente até dezembro, no mesmo período de referência.
As medidas de incentivo aos professores incluem, ainda, o aumento de 7,64% no piso, representando um incremento de 1,35% acima da inflação acumulada em 2016 – de 6,29%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). Hoje o piso nacional do magistério é de R$ 2.298,80, para os que cumprem carga horária mínima de 40 horas semanais e que tenham formação em nível médio (modalidade curso normal).
Fundeb – Pela Lei 11.494/2007, que regulamenta o fundo, a União deve repassar a complementação aos entes federados que não alcançam com a própria arrecadação o valor mínimo nacional por aluno, estabelecido anualmente. Atualmente, ele é de R$ 2.875,03. Entre os estados, são nove os atendidos: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.
O Fundeb é a principal fonte de financiamento da educação básica pública no país, formado por percentuais de diversos tributos e transferências constitucionais. São exemplos, os impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). [...]

João Fernando Coutinho na Comissão de Orçamento do Congresso
O deputado João Fernando Coutinho (PSB-PE) volta a fazer parte da Comissão Mista de Orçamento do Congresso (CMO). O parlamentar vai novamente ocupar uma das mais importantes comissões, que tem entre as suas atribuições examinar as contas apresentadas anualmente pelo presidente da República, os planos e programas nacionais, regionais e setoriais, além de acompanhar a fiscalização orçamentária.
O socialista está empenhado em defender, sobretudo, a manutenção e a ampliação dos investimentos do Governo Federal em importantes programas sociais, a exemplo do último reajuste do Bolsa Família, quando ainda no ano de 2015, foi relator da Comissão, e assegurou o valor destinado ao programa de R$28,1 bilhões, em relatório setorial.
João Fernando também foi eleito vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e ainda é membro suplente nas comissões de Constituição e Justiça (CCJC), e Minas e Energia (CME). [...]

Sobre a ideia da Democracia – Por Wagner Geminiano
Por Wagner Geminiano*
Há uma concepção senso comum de democracia que acredita que ela é o sistema político que permite todos os tipos de opinião e posição. Como todo senso comum este é mais um equívoco. É um conceito distorcido de democracia, produto de uma deformação das sociedades modernas, o individualismo exacerbado. Que toma a democracia como o arbítrio de cada um. Este tipo de pensamento produziria justamente o caos e a desordem absolutas. Como antídoto a esta doença, nossas sociedades modernas criaram o que chamamos de Estados Democráticos de Direito, onde a democracia é um valor balizado e avaliado a partir de muitos outros valores, a exemplo da liberdade, da coletividade e da dignidade humana.
Num estado democrático de direito, como o nosso, nem toda posição é tolerável e possível de ser expressa. Numa democracia madura, onde as pessoas se reconhecem vivendo num estado democrático de direito, não é possível tolerar o intolerável. Discursos de ódio, discursos racistas, discursos misóginos, discursos machistas, reacionários, escravagistas atentam contra a liberadade, a coletividade e, sobretudo, a dignidade humana. O que se precisa enteder é que o limite do mundo não é dado pelo limite da opinião de cada um, o mundo não é uma ilha em que habitamos nele sozinho e que, no fim e ao cabo, nossa "opinião própria" nos bastaria. Num estado democrático de direito, nosso limite é sempre o outro ou os outros. E quer queiramos ou não, os outros nos interpelam, nos questionam e nos afrontam. Por que a opinião de cada um, como um casulo ou uma armadura que supostamente nos protegeria ou nos tornaria únicos frente ao mundo e aos outros, uma individualidade a parte, não passa de uma ilusão produzida pelo hiperindividualismo de nossos tempos.
Portanto, a democracia não é a redução do todo a independência e liberdade de cada indivíduo. Muito menos a liberdade de ser aceito e tolerado em tudo que se fala, se diz ou se pensa. A democracia tem sempre como limite último a dor do outro. E aprendemos isso a duras penas, quando o nazismo fez da democracia o reino do árbitrio da vontade e do dizer de cada um. A democracia não é a possibilidade da convivência de todas as opiniões e posições, mas, ao contrário, é a possibilidade da existência do conflito entre todas estas opiniões e posições, na tentativa histórica de se construir consensos em busca do convívio em sociedade.
*Doutorando em História pelo PPGH - UFPE [...]

Quadro Memória Política – Lívio Tenório
Hoje o Blog Ponto de Vista estreia o quadro “Memória Política”. Este espaço será reservado para trazer curiosidades sobre acontecimentos e fatos que envolveram políticos da região. Com a colaboração de vocês, leitores, iremos publicar fotos antigas e resgatar notícias que aconteceram no passado. Vale lembrar que o Memória Política será publicado periodicamente, para que isto aconteça o Blog Ponto de Vista vai contar com a sua ajuda.
Para inaugurar este espaço irei relacionar um evento que aconteceu ontem, dia 28 de março, com um político bastante conhecido da região, mais especificamente dos moradores de Barreiros e São José da Coroa Grande, o ex-prefeito Lívio Tenório.
Vamos lá aos fatos...
Nesta terça-feira (28/03), a Associação Municipalista de Pernambuco - AMUPE, comemorou 50 anos de fundação. A cerimônia foi realizada em sua sede, no bairro de Jardim São Paulo, no Recife. Na oportunidade, foi empossado o novo presidente da entidade, o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota. Da região da Zona da Mata Sul fará parte da nova diretoria o prefeito de Sirinhaém, Franz Hacker (PSB), que será o titular da 5ª Região no Conselho Deliberativo e terá como suplente o prefeito de Palmares Altair Jr (PMDB).
Talvez você esteja se perguntando: Qual a relação disto com Lívio Tenório?
Duas vezes prefeito de Barreiros (1969-1973) e (1977-1980) e prefeito de São José da Coroa Grande (1993-1994), o ex-prefeito Lívio Tenório não era apenas um político conhecido na região, mas em Pernambuco por completo, prova disto é que conseguiu alcançar a presidência da AMUPE e comandou a entidade por quatro anos (1970-1973), figurando na galeria dos ex-presidentes da entidade, posto só ocupado por aqueles que possuem grande poder de articulação e prestígio na política estadual.
Conheça a AMUPE:
Sem fins lucrativos, a Amupe é uma Instituição que tem se envolvido ativamente em movimentos locais e nacionais e participado de maneira proativa de discursões que objetivam defender as reinvindicações dos municípios junto a outros Órgãos. O seu trabalho também se volta a oferecer capacitação e treinamento a gestores com o desenvolvimento de parcerias que visam à qualificação dos gestores nas áreas de educação, saúde, prestação de contas e elaboração de projetos.
Conforme descriminado na galeria de ex-presidentes da entidade, a Amupe foi presidida desde a sua fundação por 24 presidentes. Hoje, a Associação Municipalista de Pernambuco comemora o seu cinquentenário de fundação com muita luta e trabalho em defesa dos municípios pernambucanos.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Colabore com o Quadro Memória Política nos enviando fotos antigas retratem momentos políticos dos municípios da nossa região ou do Estado. Podem ser fotos de comícios, reuniões e eventos. Faremos questão de registrar a sua colaboração ao final do texto. Nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM)/(81) 97310-1317, ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Oposição aponta ação eleitoreira do governo e leva o Pernambuco de Verdade ao Sertão do Estado
O Governo do Estado, sem ter o que mostrar à população de Pernambuco, investiu em eventos de cunho eleitoreiro em agenda de três dias do “Pernambuco em Ação” no Interior do Estado. No roteiro do governo Paulo Câmara na última semana, estraram desde ordem de serviço para coberta de quadra escolar à inauguração de escola municipal, além de uma lista de inaugurações e revitalizações de praças e calçamento de ruas. No entanto, uma série de promessas para a região não saiu, efetivamente, do papel.
“Enquanto a população espera medidas efetivas no combate à violência, espera a reabertura de mais de 200 leitos fechados nos últimos anos, espera a retomada de obras inacabadas no Estado, o Governo vai ao interior fazer novas promessas e entregar ações pontuais”, criticou o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
O parlamentar destaca que das obras prometidas pelo governador Paulo Câmara, na campanha de 2014, nada saiu do papel. “A população continua esperando os 20 Compaz prometidos por Paulo Câmara, assim como os quatro hospitais do Interior, a interiorização da Agência de Desenvolvimento do Estado, o gasoduto Belo Jardim-Arcoverde, o VLT da Avenida Norte, a tarifa única na Região Metropolitana do Recife, a conclusão da Navegabilidade do Capibaribe, a duplicação da BR-232 de São Caetano a Cruzeiro do Nordeste, a construção de 6 UPAEs no Grande Recife e Interior do Estado, além da universalização das escolas de tempo integral, do Água para Todos e do programa Mãe Coruja e da ampliação dos programas Atitude e Ganhe o Mundo”, ressaltou.
Para denunciar a paralisa do Governo do Estado, a Bancada de Oposição coloca em ação, na próxima quinta-feira, a edição 2017 do Pernambuco de Verdade, visitando as mesmas cidades que receberam o governador na última semana. “Esse programa do Governo é muito mais a antecipação da eleição do próximo ano e muito menos ação do que o Governo anuncia. Nós da Bancada de Oposição vamos fazer o contraponto, mostrando o Pernambuco de Verdade, que é aquele das obras inacabadas, dos programas incompletos, da insegurança e do atendimento precário na saúde”, destacou o deputado Augusto César (PTB), que tem base na região visitada na última semana pelo governador.
“Vamos mostrar o Pernambuco do dia a dia das pessoas, que é bem diferente do que o Governo do Estado apresenta na televisão. Vamos mostrar, na prática, que Pernambuco está sem Ação, enquanto as principais conquistas da população estão ficando para trás”, reforçou Silvio. [...]

Sirinhaém – Prefeitura inicia a instalação de câmeras de monitoramento
Visando a melhoria da segurança pública no município, o prefeito de Sirinhaém, França Hacker (PSB), autorizou, no último final de semana, a instalação de câmeras de monitoramento no centro na cidade.
De início serão instaladas 17 câmeras de alta resolução que serão responsáveis por realizar o videomonitoramento de ruas e pontos estratégicos na área central do município. Para acompanhar em tempo real as movimentações, a Prefeitura já instalou uma central de monitoramento na sede da Guarda Municipal.
“Além de cobrar da Secretaria Estadual de Defesa Social o reforço no policiamento para Sirinhaém, estamos também fazendo o nosso dever de casa no sentido de tornar o município um local mais seguro. A instalação das câmeras de vigilância e a implantação de uma central de monitoramento 24 horas intimidará a prática de crimes e proporcionará uma resposta mais rápida dos órgãos de segurança pública à criminalidade”, expressou França Hacker
O gestor fez questão de destacar os investimentos realizados em outras áreas que refletem de forma direta na segurança pública. “Vale lembrar que recentemente criamos uma equipe específica para tratar da questão de manutenção da iluminação pública do município, trabalho que já restabeleceu a iluminação em 373 pontos. A cada dia que passa as ruas do município estão bem mais iluminadas, proporcionando aos poucos uma melhor sensação de segurança”, disse.
França Hacker também falou dos inúmeros esforços realizados pelo Governo Municipal na construção de um futuro mais seguro. “Estamos trabalhando em várias frentes com o objetivo de diminuir os problemas gerados pela violência. A nossa estratégia não é só apostar em ações que irão trazer resultados a curto e médio prazo, mas também em longo prazo, para isto estamos priorizando investimentos em setores como Educação e Esporte, pois acreditamos que estas áreas são fundamentais para a construção de um amanhã mais promissor”, finalizou.
Escrito por Wellington Ribeiro
[...]
