Category: Política

Incompetência da Compesa prejudica moradores de São José da Coroa Grande, Tamandaré e Barreiros
Em mais uma demonstração de ineficiência nos serviços prestados à população dos municípios de São José da Coroa Grande e Tamandaré, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) permite que moradores dessas cidades fiquem dias sem ter o abastecimento regular de água em suas residências e comércios.
Com a chegada do verão, os municípios de São José da Coroa Grande e Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco, são destino de uma grande quantidade de visitantes que aproveitam a alta estação para curtir as férias e desfrutar o sol e mar que estas cidades oferecem. O acréscimo de pessoas é tão grande, que estes municípios comumente chegam a ter a sua população quase que triplicada neste período, necessitando assim de uma atenção especial por parte dos órgãos governamentais quanto à ampliação dos serviços de saúde, recolhimento de lixo e abastecimento de água.
No tocante aos dois primeiros serviços, a responsabilidade recai sobre as prefeituras, já em relação ao abastecimento de água, a atribuição pertence à Compesa, instituição ligada ao Governo do Estado.
Infelizmente, entra ano e sai ano e a irregularidade no abastecimento de água durante este período nesses municípios persiste em continuar, tornando-se uma unanimidade em críticas por parte da população.
Tenório Neto, que reside no bairro do Centro, em São José da Coroa Grande, informa que a falta de água tem gerado transtornos e risco à saúde. “Fazem 6 dias que não sabemos o que é agua nas torneiras. Quem tem um pouco mais de recursos compra água mineral, mas outros estão recorrendo a água de poço, o que gera um perigo à saúde, já que a água subterrânea pode apresentar contaminação”, disse preocupado.
Um popular de Tamandaré, que preferiu ter a sua identidade preservada, contou ao Blog Ponto de Vista o constrangimento que teve que passar no dia de hoje por conta da falta de água. “É um absurdo. Fui a um restaurante na manhã de hoje e não pude sequer lavar a mão porque não havia água disponível. O restaurante até colocou álcool em gel para que eu pudesse fazer a higienização, mas isso com certeza irá gerar uma despesa a mais para aquele comércio. É lamentável o desrespeito da Compesa com a população”, lamentou.
Talvez a Compesa tente se justificar sobre a ocorrência desse problema querendo colocar a culpa na demanda que é característica desta época nesses municípios, no entanto, em Barreiros, município localizado na mesma região e que não recebe um acréscimo em sua população no verão, também passa pelos mesmos problemas.
Um morador do bairro dos Lotes, nos informou que sempre no início da manhã a água fornecida pela Compesa deixa de chegar na sua residência, retornando somente a partir das 22 horas, momento em que ele aproveita para encher a cisterna.
Se já não bastassem os problemas ocasionados pela falta de água, moradores desses municípios também não cansam de reclamar que quando o abastecimento é normalizado a água que chega a suas casas vez por outra apresenta cor alaranjada e em alguns casos vem acompanhada de odor forte, gerando incertezas quanto ao seu tratamento e qualidade.
Até quando o Governo de Pernambuco e a Compesa se mostrarão insensíveis quanto a este problema que afeta milhares de pessoas e expõe a saúde da população ao risco?
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Novos parlamentares tomam posse na Assembleia Legislativa de Pernambuco
Sete novos deputados tomaram posse na Assembleia Legislativa, nesta segunda (2), em cerimônia realizada no gabinete da Presidência do Poder Legislativo. Isaltino Nascimento (PSB), Jadeval de Lima (PDT), Laura Gomes (PSB), Paulinho Tomé (PT) e Roberta Arraes (PSB) assumem os mandatos em definitivo. Terezinha Nunes (PSDB) e Gustavo Negromonte (PMDB) atuarão como deputados suplentes, nos lugares dos parlamentares licenciados Nilton Mota (PSB), atual secretário estadual de Agricultura, e Alberto Feitosa (PR), que ocupa a função de secretário municipal de Saneamento do Recife. Além deles, outros dois suplentes, que já estavam no exercício do mandato, tornam-se a partir de agora efetivos: Antônio Moraes (PSDB) e Marcantônio Dourado (PSB).
Em discurso na solenidade, o presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT), destacou que quatro dos sete deputados empossados já passaram pelo Parlamento Estadual. “Eles encontrarão melhorias na infraestrutura da Casa. Temos, hoje, gabinetes do mesmo tamanho para todos os parlamentares, e teremos, em breve, um novo centro administrativo no antigo Anexo I e um novo Plenário, que será o melhor do Brasil”, declarou o presidente. “Conseguimos toda essa estrutura sem pedir um centavo a mais em verba suplementar. Ao contrário, devolvemos R$ 15 milhões do nosso orçamento para ajudar o Poder Executivo nesse momento de crise”, ressaltou.
Durante a cerimônia, o compromisso solene de posse foi lido por Roberta Arraes, a mais votada entre os novos parlamentares, e confirmado pelos outros seis deputados. Todos os empossados receberam o distintivo de parlamentar e o Manual do Deputado – publicação contendo as Constituições Federal e Estadual, o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, o Código de Ética, além de outras legislações, resoluções e normas internas do Poder Legislativo. O encontro contou, ainda, com a participação do primeiro-secretário da Casa, deputado Diogo Moraes (PSB).
Sete das nove vagas preenchidas hoje surgiram após parlamentares renunciarem a seus mandatos, por terem sido eleitos para assumir a gestão de prefeituras municipais em 2017. Aglailson Junior (PSB) foi escolhido prefeito em Vitória de Santo Antão (Mata Sul); Ângelo Ferreira (PSB), em Sertânia (Sertão do Moxotó); Botafogo (PDT), em Carpina (Mata Norte); Lula Cabral (PSB), no Cabo de Santo Agostinho (RMR); Miguel Coelho (PSB), em Petrolina (Sertão do São Francisco); Professor Lupercio (SD), em Olinda (RMR), e Raquel Lyra (PSB), em Caruaru (Agreste). As outras duas vagas vieram com a renúncia dos suplentes Maviael Cavalcanti (DEM) e Anchieta Patriota (PSB), os quais abriram mão do mandato de deputado para assumir as prefeituras de Macaparana e Carnaíba, respectivamente.
Bancada feminina – Com a mudança na composição da Casa, a Alepe tem agora sete deputadas – duas a mais do que no início da 18ª Legislatura. “A política já tem tantos homens, então é importante ter mais mulheres aqui, para estimular uma participação feminina maior na política em geral”, considerou Roberta Arraes, que proferiu o compromisso solene de posse. Com relação aos partidos, na nova distribuição, a bancada do PSB tem um deputado a menos (passou de 15 para 14 parlamentares). Já o PT, agora com três deputados, e PMDB, com dois parlamentares, ganharam um integrante a mais no Parlamento Estadual, enquanto o Solidariedade (SD) ficou sem representação no Poder Legislativo pernambucano, com a saída de Professor Lupércio.
Com informações da ALEPE [...]

Posse de Sérgio Hacker, divulgação de Secretariado e eleição da Presidência da Câmara de Tamandaré
O prefeito Sérgio Hacker, o seu vice Mundinho, ambos do PSB, em Sessão Solene realizada no dia de ontem (1º), tomaram posse para um mandato de quatro anos à frente da Prefeitura.
A Cerimônia aconteceu na Casa José Lourenço de Oliveira, Sede do Poder Legislativo Municipal. Na ocasião, vereadores também tomaram posse e realizaram a eleição para a presidência da Câmara.
Em clima de despedida, o ex-prefeito Hildo Hacker Júnior falou do desafio que encarou durante os dois mandatos que esteve à frente da Prefeitura e se mostrou feliz pelo fato da população aprovar a sua gestão conduzindo ao cargo alguém que dará continuidade às suas ações. “Após quase 3.000 dias como Prefeito de Tamandaré, passo o cargo com o sentimento de dever cumprido e com a certeza de que o povo de Tamandaré não se arrependerá por ter optado pela continuidade”, disse Hildo.
Já o prefeito Sérgio Hacker, em seu discurso, agradeceu a oportunidade de poder comandar o município pelos próximos anos e prometeu responder com muito trabalho a confiança que lhe foi conferida.
“Quero reiterar o meu compromisso com você que vive, que ama Tamandaré. Continuar construindo desenvolvimento será a nossa meta”, expressou Sérgio Hacker ao som de aplausos.
Ainda durante a Sessão, os vereadores se reuniram e elegeram a nova Mesa Diretora para o biênio 2017/2018. Os eleitos foram o vereador Paulo César como Presidente, Irmão Nei (Vice-Presidente), Cinho do Quiosque (1º Secretário) e Irmão Romário (2º Secretário).
Confira também os nomes que irão compor o secretariado da Gestão Sérgio Hacker.
Eduardo Pereira - Administração e Finanças
Conceição Cavalcanti - Educação
Lizete Maioli - Turismo e Cultura
Manoel Pedrosa – Meio Ambiente
Lírio Júnior - Saúde
Gorette Melo – Assistência Social
Paulo Romero – Governo
Eduardo Galvão - Infraestrutura
Edson Carlos - Agricultura
Givaldo Oliveira - Controladoria
Eduardo Pessanha - Esportes e Eventos
Escrito por Wellington Ribeiro
Imagens: Edmar Paz [...]

Isabel Hacker toma posse e irmão Agnaldo se reelege Presidente da Câmara
No final da tarde de ontem (1º de janeiro), logo após a missa na Igreja Matriz de São José, solenidade realizada tradicionalmente por todos os políticos que estão prestes a tomar posse e conduzir o comando do Poder Executivo do Município, a prefeita Isabel Hacker (PSB), seu vice Sebastião Barros (PRB) e os vereadores, se dirigiram à Casa Dr. Américo de Siqueira Brito, Sede do Poder Legislativo Municipal de Rio Formoso, local que foi palco da Cerimônia de posse.
Em um plenário lotado e com uma multidão acompanhado atenta do lado de fora da Câmara, Isabel Hacker fez o juramento e foi empossada prefeita para o quadriênio 2017/2020.
Na missa, foram destacadas as presenças do ex-prefeito Hely Farias, da sua esposa Hilma Farias e do deputado estadual José Humberto (PTB). Já na solenidade de posse, foram registrados os comparecimentos do prefeito reeleito de Sirinhaém, Franz Hacker, do ex-prefeito de Tamandaré, Hildo Hacker Júnior, do atual prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker e da ex-prefeita Graça Hacker, pessoa que foi bastante aplaudida quando mencionada a presença.
Durante a sessão inaugural, respeitando o Regimento Interno, a Câmara de Vereadores realizou a eleição para a Mesa Diretora que irá coordenar o Legislativo pelo biênio 2017/2018. Em jogo, a disputa pelos cargos de Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário.
Em eleição pacífica, porém disputada, foram apresentadas duas chapas. Uma continha Irmão Agnaldo (Presidente), Cláudio Lins (Vice-presidente), Aires (1º Secretário) e Célio do Reduto (2º Secretário), já a outra, apresentou os nomes de Marcelo de Limão (Presidente), Maurício Batista (Vice-presidente), Jesildo Júnior (1º Secretário) e Ivan Ferreira ( 2º Secretário).
Após a votação, a chapa encabeçada pelo candidato a presidente Irmão Agnaldo venceu a disputa. Vale lembrar que Irmão Agnaldo presidiu o Legislativo Municipal durante o último biênio e agora, com mais esta vitória, comandará a Câmara no biênio 2017/2018. Confira o resultado:
Presidência:
Irmão Agnaldo – 6 votos
Marcelo de Limão – 0 votos
Abstenção – 5 votos
Vice-presidência:
Cláudio Lins - 6 votos
Maurício Batista – 5 votos
1º Secretaria:
Aires – 6 votos
Jesildo Júnior – 5 votos
2º Secretaria:
Célio do Reduto – 6 Votos
Ivan Ferreira – 5 votos
Escrito por Wellington Ribeiro
Colaboração: Felipe Samuel [...]

Prefeito Pel, seu vice Walter Farias e 11 vereadores tomam posse e Mauro da Guarda é eleito Presidente da Câmara
Em Solenidade marcada pela emoção e grande participação popular, o prefeito Pel Lages, o Vice- Prefeito Walter Farias e 11 vereadores tomaram posse.
O evento aconteceu no início da noite deste domingo (1° de janeiro), em frente à Câmara Municipal. Na ocasião, também foi realizada a eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para o biênio 2017/2018, oportunidade em que por maioria absoluta dos votos o vereador Mauro da Guarda foi eleito Presidente da Câmara, Júlio Veras para Vice-Presidente e Rael de Deo para Secretário.
Ao discursar, emocionado, Mauro agradeceu a confiança depositada pelos vereadores, fez questão lembrar a sua origem humilde e se colocou à disposição do novo prefeito para contribuir com o desenvolvimento do município.
Já Pel, em seu discurso agradeceu o apoio de familiares e amigos, lembrou-se do seu pai, Antônio Expedito (In memorian) e prometeu não decepcionar a população. Em um dos pontos fortes do seu discurso, Pel convocou aos colaboradores a darem o melhor de si em prol do município, pois “A caneta que nomeia é a mesma que exonera”, disse o prefeito.
Ao final, Pel citou o nome de cada um dos secretários que farão parte de sua gestão. Confira:
1-Eliete Veras Secretária de Governo
2- Lúcio Freitas - Secretário de Administração
3- Daniel Gonçalves - Secretário de finanças municipal da Fazenda.
4- Joahbson Oliveira - Secretário de Planejamento.
5- Pedro Costa - Secretário de Turismo e Eventos.
6- Wagner Geminiano - Secretário de Educação.
7- Rosilda Gonçalves - Secretária de Desenvolvimento Social.
8- Paulo Fernando - Secretário de Valorização Urbana e Transporte.
9- José Ramos - Secretário da Juventude e Cultura
10- Lindalvo Moura - Secretário de Serviços Públicos
11-André Dahoui - Secretário de Meio Ambiente.
12-Antonio Alexandre - Secretário de Agricultura e Pesca.
13-Suedilson Maracajá - Secretário de Saúde.
14- Kennedy Figueiredo - Ouvidoria e Articulação política.
Após a cerimônia de posse, Pel seguiu com os vereadores, secretários e a população em caminhada até a Prefeitura.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Elimário, Thomaz e Vereadores tomam posse – Confusão marca eleição para a presidência da Câmara
Eleito para o seu primeiro mandato de prefeito, Elimário Farias e o seu vice, Thomaz Baleia, tomaram posse na tarde deste domingo (1º de janeiro). A Cerimônia aconteceu na Casa de Nilo Moraes, Sede do Poder Legislativo Municipal, ocasião também em que foram empossados os 13 vereadores.
Na solenidade de posse também estavam presentes o ex-prefeito de Barreiros, João Baleia, a ex-prefeita de São José da Coroa Grande, Elianai Buarque e os secretários municipais da nova gestão.
Em solenidade bastante concorrida, o vereador mais votado no último pleito, Idson Wanderley, popularmente conhecido por Careca, presidiu a Sessão Especial e realizou a chamada de cada um dos vereadores, além do prefeito e seu vice.
Conforme o Regimento Interno da Câmara, os vereadores realizaram o juramento, e logo após foi a vez de Elimário e Thomaz declararem a jura. Ao som da Orquestra do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Barreiros, todo o público escutou o hino nacional e do município, e logo após foi finalizada a sessão inaugural e iniciado o processo de eleição da Mesa Diretora da Câmara.
Em um clima tenso e de grande expectativa, todas as atenções se voltaram para saber qual vereador levaria o posto mais cobiçado do legislativo municipal. Ao iniciar o processo de eleição, o vereador Careca chamou a atenção dos vereadores informando que seguindo o Regimento Interno da Câmara, o voto seria secreto. O vereador também fez questão de avisar que seria disponibilizada a cada um dos vereadores a caneta que serviria para a marcação da cédula de votação.
A partir daí, o ambiente na Câmara Municipal já não foi o mesmo. O clima de confraternização deu lugar ao acirramento político e ânimos exaltados. Inconformado com a decisão de ser disponibilizada a caneta para o qual cada vereador sinalizaria a sua preferência na cédula de votação, o vereador Henrique Produções foi taxativo ao afirmar que marcaria o seu voto com uma caneta de sua preferência e sugeriu a outros vereadores que fizessem o mesmo.
Após todos os 13 vereadores votarem, foi dado continuidade ao processo, desta vez, com a apuração dos votos. Entre os candidatos à Presidência, de um lado o vereador Careca e do outro o vereador irmão Linho.
Ao abrir as cinco primeira cédulas, o vereador Careca recebeu 3 votos contra 2 de irmão Linho. Ao pegar a 6º cédula, foi constatado que a mesma estava marcada com caneta diferente da que foi oferecida, o que gerou questionamentos por parte do vereador Henrique Produções, que com o ânimo exaltado discordou da decisão do presidente de tornar nulo todo o voto ali expressado. O bate-boca foi inevitável entre os vereadores. Populares aproveitaram a ocasião para se posicionarem, uns a favor da decisão de Careca, outros em prol de Henrique.
Em meio a toda a polêmica, Henrique decidiu pegar as cédulas que ainda estavam na urna e as entregou a um popular. Com a temperatura alcançando níveis preocupantes, Careca decide por pedir reforço policial. Daí por diante, ficou impossível a contabilidade dos demais votos. Após muita discussão, Henrique, junto com alguns vereadores, decidiu abandonar o Plenário.
No final, com a impossibilidade de contabilizar os demais votos, Careca decide, em conjunto com um grupo de vereadores, anunciar como chapa vitoriosa a que até a apuração havia recebido a maior quantidade de votos. Veja os nomes:
Careca – Presidente
Ivalda Farias - Vice- Presidente
Perícles – Secretário
Cristiano da Saúde – Suplente do Secretário
Antes de encerrar a sessão, Careca concedeu a cada vereador e a prefeito e vice a oportunidade de usar da Tribuna para as considerações finais. Na ocasião, Elimário anunciou oficialmente os nomes que irão integrar a sua equipe de secretários. Confira:
– Secretario de Governo – João Marcolino
– Secretaria de Finanças – Cristiano Ximenes Noia
– Secretária Administração – Sérgio Lima
– Secretaria de Ação Social – Ewerton Farias
– Secretaria de Saúde – Elídio Moura
– Secretaria de Educação – Wylliane de Lima Gomes Albuquerque
– Secretaria de Obras – Fernando Rosa
– Secretaria de Turismo – Renata Abreu
– Secretaria de Esportes – José Cesar Neto
– Secretaria de Transportes – Lula da Abes
– Secretaria de Agricultura – Vicente Raposo
Após o término da sessão, Elimário, Thomaz, João Baleia, vereadores e a populares seguiram em direção à Prefeitura.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Ao tomar posse Franz Hacker dedica mandato ao povo e ao seu pai Hildo Hacker
Com a responsabilidade de comandar o Poder Executivo de Sirinhaém pelos próximos quatro anos, o prefeito Franz Hacker (PSB), tomou posse na tarde deste domingo (1° de janeiro) na Câmara Municipal.
A Cerimônia também empossou a sua vice-prefeita Camila Machado e mais 11 vereadores.
“Irei dar continuidade ao trabalho que desenvolvi nos últimos quatro anos, sempre tendo como prioridade o trabalho incansável de forma igualitária para toda a população, mas trabalharei, sobretudo, para o povo que mais precisa, atitude que herdei do meu pai, Hildo Hacker, a quem dedico este segundo mandato. Como sempre, podem contar com o amigo e irmão Franz Hacker”, destacou o prefeito.
Ao longo da Cerimônia da posse, foi eleita a nova Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2017/2018. De forma unânime o vereador Coelhinho foi eleito Presidente, Dedeu ficou como Vice-Presidente, Tonha de Marcos da Kombi ocupará o cargo de 1º Secretário e Irmão Diogo ficou na 2ª Secretária.
Entre as autoridades que acompanharam a solenidade estavam o ex-prefeito de Tamandaré, Hildo Hacker Júnior, a primeira dama de Sirinhaém, Dayse Hacker acompanhada dos filhos do casal, ex-prefeitos, ex-vereadores, padres e pastores.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Prefeita Elianai Buarque garante queima de fogos em São José da Coroa Grande
Para aqueles que irão à praia de São José da Coroa Grande com o objetivo de curtir a passagem de ano, a prefeita Elianai Buarque, na véspera de deixar o comando do Poder Executivo Municipal, garantiu a tradicional queima de fogos no Réveillon.
O show pirotécnico acontecerá nos distritos da Várzea e Abreu do Una, como também na Orla marítima de São José da Coroa Grande, nas proximidades do Bar O Castelinho.
Indo na contramão do que está sendo praticado em outros municípios, Elianai Buarque passará o comando da Prefeitura para o seu sucessor com o pagamento do funcionalismo público em dia e com todos os fornecedores quitados.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

São José – Mais 4 vereadores declaram apoio à candidatura de Mauro da Guarda para a Presidência da Câmara
Nas vésperas da posse e da eleição da Mesa Diretora da Câmara de vereadores de São José da Coroa Grande, o vereador Mauro da Guarda dá mais um passo importante para consolidar ainda mais o seu nome ao posto mais alto do Poder Legislativo Municipal.
Após garantir o apoio de Amaro do Peixe, Riltinho, Júlio Veras e Enilde da Colônia. Mauro recentemente se reuniu com os vereadores eleitos Tony, Macarrão, Augusto Rabelo e Ray Sales, ocasião em que também recebeu um gesto de solidariedade e apoio à sua candidatura. Com isto, se confirmando o apoio no momento da votação, amanhã, Mauro obterá 10 votos. Quase a totalidade dos 11 vereadores, mas que o suficiente para ser eleito o novo presidente da Câmara Municipal para o biênio 2017/2018.
A chapa até então revelada ao público contém os nomes de Mauro da Guarda (Presidente), Júlio Veras (Vice-presidente) e Rael de Deo (Secretário).
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Posse de Pel, Walter Farias e vereadores – Cerimônia terá previsão de início às 14 horas deste domingo
A solenidade de posse dos 11 vereadores está marcada para este domingo, 1º de janeiro, às 14h, na Câmara Municipal. Conforme prevê o Regimento Interno da Casa Amaro Marcelo de Melo, antes da posse, assumirá a condução dos trabalhos da Sessão Inaugura, na função de presidente, o candidato que obteve o maior número de votos na última eleição, neste caso, o vereador Beto do Abreu (PEN). Ainda segundo o Regimento, ele deverá proferir as seguintes palavras:
Prometo manter, defender e cumprir a Constituição do Brasil, e deste Estado, observar as suas leis, promover o bem coletivo e exercer o meu cargo sob a inspiração das tradições de lealdade, bravura e patriotismo do povo pernambucano.
Em seguida, o secretário designado pelo presidente da sessão inaugural, fará a chamada oficial de cada um dos vereadores, que declarará: “ASSIM PROMETO”. Prestados os compromissos da posse, o presidente declarará empossados os eleitos. Após isto, nesta mesma reunião, o presidente dos trabalhos irá nomear uma Comissão de Vereadores, para introduzirem no local da cerimônia o Prefeito e Vice. Dando sequência ao trabalho, o Presidente dará posse ao Prefeito e o Vice, depois dos mesmos prestarem o compromisso legal.
De acordo com o Regimento Interno, imediatamente após a posse, a reunião será suspensa por 30 minutos, a fim de que sejam apresentadas as chapas que concorrerão aos cargos da Mesa Diretora (Presidente, vice-presidente e Secretário). Quando do retorno da sessão, o Presidente inaugural irá dá inicio a votação, apuração e a posse dos eleitos. Vale lembrar que o voto é declarado abertamente. Havendo empate no processo de eleição dos membros da Mesa Diretora, o vereador mais votado no último pleito será considerado eleito.
Clique aqui e confira as novidades sobre a disputa pela Presidência da Câmara de São José da Coroa Grande.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]
