Category: Política
Senado aprova parecer de Armando à renegociação com regime de recuperação para Estado insolvente
O plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (14), por 55 votos a 14, projeto substitutivo de Armando Monteiro (PTB) à renegociação da dívida dos Estados com a União, criando o regime de recuperação fiscal. Opcional, o regime repactua dívidas com recursos do FGTS e do BNDES, mas exige uma série de contrapartidas a quem aderir, como a aprovação de lei estadual que possibilita a redução da jornada de trabalho do funcionalismo, com diminuição proporcional dos salários.
No seu parecer original, aprovado terça-feira na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Armando retomou a maior parte das contrapartidas dos governos estaduais na renegociação da dívida com a União suprimidas pela Câmara dos Deputados. Acatou, entretanto, na leitura do relatório em plenário, ontem à noite, oito emendas. Entre elas estão a criação do regime de recuperação fiscal e a ampliação para dez anos do prazo do aumento dos gastos estaduais limitado à variação da inflação, previsto em dois anos no texto aprovado na CAE.
Retornaram, entre outras exigências, a proibição de novas contratações de pessoal e de concessão de incentivos fiscais por dois anos e o aumento da contribuição aos fundos de previdência estaduais. Com as alterações do senador pernambucano, o projeto - PLC 54/2016 -, volta ao exame da Câmara dos Deputados.
Armando Monteiro justificou ser obrigatório o resgate de algumas contrapartidas como forma de induzir as gestões fiscais estaduais a obter sustentabilidade das contas públicas. Segundo ele, isso evitará que daqui a alguns anos ocorra uma nova rodada de renegociação das dívidas dos estados. Na sua visão, não haverá um novo regime fiscal no país sem a contribuição dos ajustamentos dos estados.
O aumento para dez anos do prazo para o teto vinculado à variação da inflação, proposto por emenda do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), “certamente contribuirá para o necessário ajuste das contas públicas estaduais”, assinalou Armando, no complemento do seu parecer lido em plenário. A emenda permite rever o método de correção do limite pela inflação a partir do quinto ano da vigência do acordo de renegociação.
Já o regime de recuperação fiscal, sugerido por emenda do líder do governo, Aloyzio Nunes Ferreira (PSDB-SP), com foco nos estados com graves problemas de liquidez, como o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, se constitui, na opinião do senador petebista, “numa saída organizada para a crise fiscal”.
Despesas limitadas - Entre as contrapartidas eliminadas pelos deputados federais e resgatadas no projeto de lei complementar substitutivo de Armando Monteiro estão as seguintes, em resumo:
redução, por dois anos, em 10%, das despesas mensais com cargos comissionados, tendo por base as despesas de junho de 2014;
proibição, também por dois anos, de novas contratações de pessoal, com exceção de reposição de cargos nas áreas de educação, saúde e segurança por aposentadoria, vacância ou falecimento;
proibição, igualmente por dois anos, de concessão de incentivos fiscais;
limitação a 70% das despesas com publicidade e propaganda sobre a média dos últimos três anos;
os governos estaduais são obrigados a aprovar, em seis meses, uma lei local de responsabilidade fiscal com mecanismos de monitoramento permanente das suas contas. Esta mesma lei terá de aumentar gradualmente, até 14%, em até três anos, a contribuição do funcionário público ao regime próprio de previdência social e para 28% a contribuição patronal;
despesas com indenizações de funcionários, auxílio e sentenças judiciais passam a ser computadas como despesa total com pessoal. Com a incorporação de tais gastos, os estados terão 15 anos para se reenquadrarem ao limite de 60% da receita líquida das despesas com pessoal determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF);
os governadores ficam proibidos de conceder reajustes ou adicionais de salários que passem a vigorar no mandato do sucessor, prática que passará a ser tipificada como crime contra as finanças públicas;
serão eliminadas obrigações acessórias do ICMS, com adesão obrigatória dos estados ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), criado em janeiro de 2007 com o objetivo de uniformizar as informações do contribuinte às diversas unidades federadas.
Em três anos - Considerado uma espécie de recuperação judicial para os governos estaduais, o regime de recuperação fiscal se aplica somente aos estados que, cumulativamente, apresentam receita corrente líquida menor que a dívida consolidada, receita corrente menor que as despesas de custeio e as obrigações maiores do que a disponibilidade de caixa. Enquadram-se nestes requisitos os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Alguns pontos da medida são os seguintes:
o regime de recuperação fiscal é opcional. Para aderir, o governo estadual tem de apresentar um plano de recuperação, estabelecido em lei, com vigência de até três anos;
os pagamentos dos serviços das dívidas serão suspensos por três anos e os estados podem tomar financiamentos para reestruturar suas dívidas bancárias e adotar programas de demissão voluntária;
os Estados poderão promover leilões semestrais para pagamento de dívidas com fornecedores, tendo preferência no recebimento os fornecedores que apresentarem o maior desconto;
a lei estadual instituindo o programa de recuperação irá prever a possibilidade de redução da jornada de trabalho do funcionalismo, com consequente redução proporcional dos salários;
o Ministério da Fazenda poderá requisitar, como garantia do aval na suspensão do pagamento das dívidas, a transferência à União de bens, direitos e participações societárias dos estados, que serão vendidos pelo governo federal em até dois anos. Os resultados dessas vendas serão aplicados na recuperação fiscal do Estado;
os Estados terão de executar um programa de desestatização;
o governador que desrespeitar a legislação local que instituiu o plano de recuperação poderá ser preso, com pena variável de um a quatro anos;
caberá ao presidente da República aprovar o plano de recuperação proposto pelo estado e autorizar o regime de recuperação fiscal.
Manutenção - O senador Armando Monteiro manteve, em seu projeto substitutivo, as condições da renegociação aprovadas na Câmara, com 100% de desconto nas prestações vencidas e a vencer entre julho e o próximo mês, ou seja, nestes seis meses os governos estaduais não pagam nada. A partir de janeiro de 2017, voltam a quitar a dívida de forma progressiva, com um desconto de 94,73% na parcela daquele mês, voltando ao valor integral das prestações apenas em julho de 2018.
Foi mantida também pelo senador petebista a renegociação das dívidas dos estados do Nordeste, Norte e Centro-Oeste em quatro linhas de crédito do BNDES, alongando-se o prazo de amortização por 10 anos, com quatro anos de carência.
Assessoria de Imprensa Senador Armando Monteiro (PTB) [...]

Romero Sales envia comunicado ao povo ipojucano
Povo Ipojucano,
Foi com sentimento de injustiça que recebemos a impugnação à nossa candidatura.
Tenho mais de 20 anos de vida pública, com um passado limpo e de serviços prestados à população.
Entretanto, respeito a decisão do TSE, mesmo contrariando a vontade popular dos Ipojucanos.
Continuaremos onde sempre estivemos, ao lado do povo.
Em tempo, reuniremos a base aliada para discutirmos com a população a melhor opção para retirarmos do poder a tirania instalada em nossa cidade, com um único objetivo, melhorar a qualidade de vida do povo Ipojucano.
A guerra ainda não acabou. Continuemos orando, vigiando e marchando.
Deus sempre no comando.
Romero Sales (PTB) [...]

Ministro Mendonça Filho autoriza a contratação de professores concursados para UFPE, UFRPE e Univasf
Brasília, 14/12/2016 - Os ministérios da Educação e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão autorizam o preenchimento de 150 vagas de professor livre-titular do magistério superior em 59 universidades federais. O concurso público foi autorizado em maio de 2014. “Temos retomado as obras que estavam paralisadas, repusemos o orçamento para as universidades federais e vamos executar 100% do orçamento de custeio em 2016, fato que não acontecia há dois anos”, afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho. “Agora, concluiremos o ano com a contratação de 150 professores titulares para as universidades federais, o que traduz nosso compromisso com a educação superior no Brasil e a nossa valorização das universidades federais.” Em Pernambuco, foi autorizada a contratação de 4 professores para a UFPE, 2 para a UFRPE e 1 para a Univasf.
Com a publicação da portaria conjunta, nesta quarta-feira, 14, as instituições federais de educação superior que realizaram concursos podem dar posse aos aprovados. As nomeações devem ser feitas a partir deste mês. De acordo com a publicação, a responsabilidade pela nomeação dos professores cabe ao dirigente máximo de cada instituição de ensino. “Isso é extremamente importante porque, a partir desse cargo, as universidades terão oportunidade de trazer para seus quadros especialistas seniores, que vêm contribuir com programas de pós-graduação e linhas de pesquisa das instituições”, diz o diretor de desenvolvimento da rede de instituições federais da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, Mauro Rabelo. “Isso estava sendo aguardado pelas universidades e pela Sesu.”
A Portaria Interministerial nº 399/2016, que autoriza o preenchimento das vagas de professor titular-livre do magistério superior, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 3. [...]

Prefeitura de São José da Coroa Grande paga 13º salário nesta quarta-feira (14)
A Prefeitura de São José da Coroa Grande paga nesta quarta-feira (14), o 13º salário dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do município.
Serão cerca de R$ 970 mil injetados na economia local, o que contribuirá com o aquecimento do comércio.
Em cerca de 15 dias a Prefeitura já pagou o salário referente ao mês de novembro e o 13º salário, o que representa um total de quase 2 milhões de reais. A previsão é que no próximo dia 30 deste mês seja depositado o pagamento referente ao mês de dezembro.
Prestes a encerrar o seu mandato, Elianai Buarque deixará todos os pagamentos do funcionalismo público e fornecedores em dia. Mesmo diante da crise econômica pela qual passa os municípios a prefeita e seus secretários da área financeira (Cristiano Ximenes e Marcos Teixeira) dão exemplo de uma gestão comprometida com a destinação correta do dinheiro público.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Romero Sales perde recurso no TSE
O Superior Tribunal Eleitoral (TSE) decidiu na noite desta terça-feira (13), negar o recurso de Romero Sales (PTB), candidato a prefeito mais votado do município de Ipojuca nas eleições deste ano.
Embora a relatora do processo, Ministra Luciana Lóssio, tenha apresentado relatório favorável ao recurso do petebista, o pleno decidiu manter a impugnação da candidatura de Romero por 4 votos a 3.
Lutando contra o Governo do Estado e contra um grupo que se revezou no poder do comando da Prefeitura de Ipojuca pelos últimos 20 anos (Carlos Santana e Pedro Serafim), Romero obteve na eleição deste ano uma votação consagradora de 32.496 votos, impondo assim uma derrota acachapante de mais de 8.700 votos sobre o seu adversário e atual prefeito Carlos Santana (PSDB), que obteve 23.765 votos.
Com o resultado do julgamento do TSE a expectativa é que haja uma nova eleição em Ipojuca, o que deverá ocorrer no próximo ano.
É bem provável que diante da derrota que sofreu nas urnas, o atual prefeito Carlos Santana não concorra. Há rumores de que o deputado estadual Pedro Serafim Neto (PDT) possa se lançar como candidato. Na condição de candidato a vice na chapa derrotada por Romero, Pedro Serafim Neto não apresentaria competitividade diante de uma candidatura apoiada pelo petebista, que hoje é sem sombra de dúvida a maior liderança política de Ipojuca.
Com este cenário a briga pela presidência da Câmara Municipal de Ipojuca se acirrará ainda mais, visto que o futuro presidente ficará a frente do Poder Executivo Municipal nos primeiros meses, tornando assim uma possibilidade que também possa concorrer ao cargo de prefeito.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Hildo e Sérgio Hacker cumprem agenda com deputado Danilo Cabral para tratar sobre segurança
O deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) recebeu o prefeito de Tamandaré, Hildo Hacker, e o futuro gestor do município, Sérgio Hacker, nesta segunda-feira (12) no Recife. Segundo o parlamentar, durante a reunião, eles trataram sobre a questão da segurança pública no Litoral Sul. “Os prefeitos estão preocupados com o aumento do índice de violência na região e o início da temporada de veraneio”, afirmou.
Os gestores apresentaram uma proposta para o reforço do policiamento na cidade. Danilo Cabral se comprometeu em encaminhá-la para o governador Paulo Câmara e para o comando da Polícia Militar de Pernambuco.
Também foram abordadas, durante o encontro, ações para a educação e infraestrutura em Tamandaré. Danilo Cabral destinou R$ 800 mil em emendas parlamentares no Orçamento Geral da União de 2017 para o município, sendo R$ 300 mil para serem investidos em urbanização e os demais recursos para o custeio da saúde.
“Pela minha relação com a cidade, não poderia deixar de credenciá-la para receber os recursos. Nós queremos ajudar o prefeito Sérgio Hacker a melhorar a qualidade de vida da população, trazendo obras e ações para o município”, declarou. [...]

Franz Hacker é diplomado para o seu segundo mandato a frente da Prefeitura de Sirinhaém
Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (12), o prefeito Franz Hacker (PSB), sua vice Camila Machado e 13 vereadores foram diplomados pela Justiça Eleitoral. A solenidade comandada pelo Juiz Eleitoral Dr. Roberto Jordão aconteceu na Sede do Poder Legislativo Municipal e contou com a presença da prefeita eleita de Rio Formoso Isabel Hacker, da primeira dama Dayse Hacker, suplentes, secretários municipais e outras autoridades políticas locais.
Ao discursar, Franz Hacker dedicou o diploma ao seu pai, o ex-prefeito Hildo Hacker (In Memoriam), e prometeu honrar com muito trabalho e determinação cada voto recebido.
Eleito para o seu segundo mandato, Franz entra para a história política do município por alcançar a maior votação já obtida por um postulante ao poder executivo municipal. Com passagens pela vice-prefeitura de Barreiros, vice-prefeitura de Sirinhaém e agora prestes a iniciar o seu segundo mandato de prefeito, a sua experiência e habilidade na área o coloca no posto de uma das maiores lideranças políticas da nova geração no litoral sul de Pernambuco.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Assembleia elege Mesa Diretora para segundo biênio da 18ª Legislatura
A Assembleia elegeu, no dia de ontem (12), os parlamentares que vão dirigir os trabalhos legislativos e administrativos da Casa Joaquim Nabuco entre 1° de fevereiro de 2017 e 31 de janeiro de 2019 (segundo biênio da 18ª Legislatura). Atual presidente da Mesa Diretora, o deputado Guilherme Uchoa (PDT) foi eleito pela sexta vez consecutiva para o cargo, após conquistar 42 dos 49 votos em disputa.
A reeleição também foi garantida para o atual primeiro-secretário, deputado Diogo Moraes (PSB). O governista conseguiu 46 votos. Já o atual 1° vice-presidente da Mesa Diretora, deputado Augusto César (PTB), será substituído pelo deputado Pastor Cleiton Collins (PP), que foi escolhido por 45 pares. Augusto Cesar (PTB) ficou como primeiro suplente da próxima Mesa. Único concorrente à Presidência com Uchoa, o deputado Edilson Silva (PSOL) obteve dois votos no pleito.
Mais disputada, a eleição para o cargo de segundo vice-presidente – vencida pelo deputado Romário Dias (PSD) – ocorreu em dois turnos, já que nenhum dos candidatos atingiu os 25 votos (maioria absoluta) necessários para se eleger em pleito único. Na primeira votação, Romário teve cinco votos a menos que seu concorrente, o deputado Claudiano Martins Filho (PP). O placar registrou 19 X 24, além de três brancos e três nulos. No segundo turno, no entanto, o social- democrata conseguiu virar o placar e atingir 25 votos, contra 22 de Martins.
Em discurso defendendo sua candidatura, Dias alegou que havia um acordo entre os parlamentares para se estabelecer uma “certa proporcionalidade” de partidos na composição da Mesa Diretora. “Peço que não cometam os erros de quebrar um acordo e de deixar o PSD fora da Mesa”, apelou. Ele substituirá o deputado Cleiton Collins, que assumirá, no próximo ano, a 1ª Vice-Presidência. Já o deputado Vinícius Labanca (PSB) se manteve como segundo-secretário.
Júlio Cavalcanti (PTB) e Eriberto Medeiros (PTC) elegeram-se, respectivamente, para as 3ª e 4ª Secretarias. O petebista é o único novo componente da Mesa eleita. Socorro Pimentel (PSL), Henrique Queiroz (PR) e André Ferreira (PSC) ocuparão, nessa ordem, as 2ª, 3ª e 4ª suplências.
A eleição foi presidida pelo atual segundo suplente da Mesa, deputado Rogério Leão (PR). Também participaram da coordenação do pleito Beto Accioly (PSL) e Adalto Santos (PSB). A posse dos novos eleitos ocorrerá no dia 1° de fevereiro de 2017, na 1ª Reunião Ordinária do segundo biênio da 18ª Legislatura.
Com informações da ALEPE [...]

Elimário, Thomaz Baleia e 13 vereadores de Barreiros são diplomados pela Justiça Eleitoral
Em evento bastante prestigiado na noite desta sexta-feira (09), no Clube Caiadores, em Barreiros, o Juiz Eleitoral da 42º Zona Eleitoral, Dr. Augusto Napoleão Sampaio, realizou a cerimônia de diplomação do prefeito eleito Elimário Farias, do seu vice Thomaz Baleia, além de 13 vereadores e alguns suplentes.
Sobre a função de mestre de cerimônia, o locutor Cláudio Lima (Besouro), registrou as presenças do ex-prefeito e líder político João Baleia, da prefeita de São José da Coroa Grande Elianai Buarque, do seu futuro substituto, o recém-eleito Pel Lages, do Pároco de Barreiros, Pe. Antônio Guilherme, vereadores e secretários municipais de São José da Coroa Grande e funcionários do Cartório Eleitoral da 42º Zona.
Logo no início do evento foi realizada uma justa homenagem ao servidor público Adilson Gusmão (In Memoriam), profissional que prestou relevantes serviços à Justiça Eleitoral por muitos anos, momento que emocionou o público por completo.
Outro momento que chamou bastante atenção foi quando o ex-prefeito João Baleia foi chamado a compor a mesa, instante em que o público aplaudiu de maneira efusiva, cena que se repetiu quando a futura primeira Dama e vereadora eleita Ivalda Farias foi chamada para receber o diploma.
Entre os que tiveram direito a palavra, o vereador reeleito Cristiano da Saúde representou os vereadores eleitos. Em seu discurso, Cristiano parabenizou a Justiça Eleitoral pela organização do pleito, destacou a importância do papel do vereador e se colocou pronto a ajudar a futura gestão.
Já Thomaz Baleia fez questão de lembrar das dificuldades enfrentadas ao longo da eleição e prometeu honrar o cargo para o qual foi eleito. “Essa eleição foi muito difícil, mas com a graça de Deus chegamos ao objetivo com a vontade do povo”.
Em seu discurso, o prefeito eleito Elimário Farias se dirigiu aos vereadores e ao público convocando-os a se unirem para o bem do município. “A partir do dia primeiro de janeiro de 2017 precisamos se unir mais e mais, pois é com essa união que vamos melhorar a cidade de Barreiros”, disse.
Elimário ainda se colocou disposto a vencer as dificuldades que irá encontrar assim que assumir o mandato. “Sabemos que não é fácil. Vamos encontrar muitas barreiras, mas vamos colocar Deus em primeiro lugar para que possamos resolver os problemas de Barreiros. Quero a ajuda dos vereadores... vamos trabalhar unidos com os nossos secretários, com a experiência de João Baleia, com a força de Thomaz e a ajuda do povo de Barreiros”.
Último a falar, Dr. Augusto Napoleão destacou a história de superação do povo barreirenses e lembrou aos diplomados da responsabilidade que terão a partir de 2017.
“Este é um momento de renovação de fé e de esperança nos destinos desta terra sofrida, terra que já passou por muitos abalos devido as cheias e outras dificuldades, mas é uma terra também que tem os seus valores, alias, tem muitos valores, um dos valores de Barreiros é se reconstruir, é se reerguer. Eu acredito que os que foram eleitos assumirão o compromisso de reerguer a nossa cidade, de levantarem a cidade a um patamar melhor porque Barreiros precisa”, disse o Juiz e concluiu:
“É uma cidade que precisa se reformular para enfrentar os novos desafios.... Estes diplomas pesarão em suas costas, mas ao mesmo tempo estes diplomas lhes garantem, eles avalizam para fazer esse trabalho correto de engrandecer a cidade dos Barreiros”.
Com a diplomação, Elimário, Thomaz Baleia e os 13 vereadores já estão aptos a assumirem os mandatos a partir do dia 1º de janeiro de 2017. Concluida esta etapa, a expectativa da população agora se volta para a confirmação dos nomes que comporão o secretariado da gestão Elimário/Thomaz Baleia, o que deve acontecer em breve.
Escrito por Wellington Ribeiro
[...]

Prefeitos eleitos se reúnem mais uma vez com comandante do 10º Batalhão para discutir segurança da região
Unidos na busca de soluções para a melhoria da segurança pública nos municípios do Litoral Sul de Pernambuco, padres, prefeitos recém- eleitos e outras autoridades políticas, se reuniram na manhã desta sexta-feira (09), na Sede do Consórcio Portal Sul, em Rio Formoso, com o comandante do 10º BPM, Tenente-Coronel Alexandre Menezes.
Entre os políticos, foram registrados a presença do presidente do Consórcio Portal Sul e atual prefeito de Tamandaré Hildo Hacker, do prefeito reeleito Franz Hacker (Sirinhaém) e os futuros gestores Isabel Hacker (Rio Formoso), Sérgio Hacker (Tamandaré), Pel Lages (São José da Coroa Grande) e Camila Machado e Tião, futuros vices-prefeitos de Sirinhaém e Rio Formoso respectivamente. Da comunidade católica compareceram os padres Arlindo (Tamandaré), Alaelson e Edvânio (Sirinhaém) e Pe. Frederico (Rio Formoso).
“Nestas reuniões estamos montando um projeto de gestão de segurança que contribuirá para o aumento do efetivo na região”, disse ao Blog o Tenente-Coronel Alexandre Menezes, Comandante do 10º BPM.
O comandante ainda fez questão de destacar que já está em andamento a Operação Verão, procedimento que possibilitou o reforço de efetivo nos fins de semana nas praias da região e que já está dando resultados satisfatórios.
Prestes a iniciar o seu primeiro mandato como prefeito, Pel Lages também falou ao Blog Ponto de Vista sobre sua expectativa em relação as reuniões.
“Todos nós estamos concentrando esforços para elaborar projetos e contribuir na construção de planos que sem sombra de dúvida ajudarão para que a nossa região tenha um futuro mais seguro”, falou o prefeito eleito de São José da Coroa Grande.
Está já é a segunda reunião entre gestores, futuros gestores, comunidade católica e a Polícia Militar de Pernambuco, a expectativa é que o próximo encontro reúna representantes do Comando Geral da PM e do Poder Executivo Estadual.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]
