Category: Política
Armando acusa Governo do Estado de não se antecipar à Seca
O senador Armando Monteiro (PTB-PE) acusou, nesta quinta-feira (8) o Governo do Estado de não haver se preparado adequadamente para enfrentar a Seca em Pernambuco, considerada a pior dos últimos 60 anos. Em discurso no plenário do Senado, enfatizou que “faltaram pró-atividade e capacidade de antecipação ao quadro de colapso” provocado pela estiagem, sobretudo no Agreste.
Segundo Armando, o governo estadual ignorou os alertas de especialistas que, ainda em 2012, apontavam que estava se avizinhando um período de seca mais severa do que no biênio 1983-84. Disse que, apesar do alto grau de vulnerabilidade do Agreste a estiagens, pela alta densidade demográfica e pela natureza das suas atividades produtivas e inexistência de reservas subterrâneas, somente agora, depois dos efeitos econômicos e sociais “devastadores” da seca, o governo local está tomando providências e com resultados apenas a partir do próximo ano.
“O Governo do Estado tinha alternativas. Ou se prepararia para assumir, com aportes de recursos, a obra da Adutora do Agreste e assim contribuiria para sua conclusão, ou buscaria outras opções, que somente agora estão sendo providenciadas, em caráter emergencial, depois de se constatar a crise de abastecimento d´água e de se assistir a graves perdas econômicas”, assinalou.
O senador petebista salientou que ficará apenas para 2017 a conclusão de obras como a Adutora do Pirangi, financiada pelo Banco Mundial, a perfuração de poços profundos em Tupanatinga e a construção do sistema Adutor do Moxotó, que dependem de recursos do governo federal, cuja liberação anunciou que irá cobrar. “Até lá, infelizmente, o sofrimento da população continuará, como admitiu o presidente da Compesa, Roberto Tavares”, acrescentou.
Perdas dramáticas - Armando Monteiro listou, no seu discurso, algumas das perdas econômicas provocadas pela seca, que classificou como “dramáticas”, especialmente no Agreste:
queda de 9,2% no PIB da agropecuária no primeiro semestre, comparativamente a igual período de 2015;
redução de 25% na produtividade da bacia leiteira, que caiu de 2,5 milhões para 1,4 milhão de litros diários de leite, enquanto a produção de queijo diminuiu para menos da metade, de 40 mil quilos/dia para 18 mil;
fechamento de 40% das lavanderias usadas na produção de jeans do polo de confecções, cuja produção, de 720 milhões de peças em 2015, cairá em 20 milhões de peças este ano, pela escassez de água;
desativação de vários aviários, cuja atividade necessita de 700 carros pipa diariamente;
nada menos do que 25 dos 71 municípios do Agreste dependem exclusivamente, para acesso à água, de carros pipa, cujo preço dobrou, pulando de R$ 150 para R$ 300 cada.
[...]

Governador Paulo Câmara antecipa cobrança do IPVA para o mês de janeiro
De maneira cruel, irresponsável e desrespeitosa, o governador Paulo Câmara age no sentido de prejudicar o planejamento financeiro de famílias pernambucanas que esperavam a cobrança do IPVA 2017 apenas para o mês de março, uma prática que tradicionalmente era realizada há muito tempo pelo Governo do Estado.
A verdade é que no mês de janeiro é muito comum as famílias concentrarem esforços para quitar dívidas de fatura de cartão por conta das compras de natal e fim de ano, IPTU e em alguns casos, com material e matrícula escolar, o que acaba por gerar um comprometimento considerável de parte de seus orçamentos, no entanto, esta medida tomada por Paulo Câmara acaba por prejudicar a programação financeira dessas famílias antecipando-lhes um imposto considerado caro.
A falta de segurança, saúde precária e desemprego, agora se juntam à antecipação de pagamento de impostos para completar a insatisfação dos pernambucanos com este governo que tem na falta de sensibilidade com as questões de interesse coletivo a sua marca.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Palmares – João Bezerra é afastado do cargo por suspeita de improbidade administrativa
O prefeito do município de Palmares, João Bezerra Filho (PSB), foi afastado do cargo nesta terça-feira (06), por suspeita de improbidade administrativa.
O afastamento foi resultado da Operação “Apito Final”, deflagrada pelo Ministério Público de Pernambuco com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO, da Polícia Civil, que nesta manhã realizou cinco mandatos de busca e apreensão de documentos e computadores no Palácio Luiz Portela de Carvalho, sede do Poder Executivo Municipal e em outros prédios públicos, além de imóveis de empresas suspeitas de atividades irregulares.
Uma das empresas alvo da operação é a MEGAMAC, com sede em Rio Formoso, que de acordo com informações da promotoria tinha um contrato com a Prefeitura para a operação do serviço de limpeza urbana municipal, no entanto a coleta no município é atualmente realizada pela IICS.
Além do afastamento do prefeito José Bezerra Filho, o atual secretário de infraestrutura e uma servidora pública que trabalhava na Comissão de Licitação também foram afastados.
CAOS EM PALMARES
A população de Palmares a muito tem testemunhado um verdadeiro caos quanto à prestação dos serviços públicos por parte do município. A irregularidade na coleta de lixo, postos de saúde sem medicamento, abandono de espaços públicos e atrasos no pagamento de servidores públicos ativos e aposentados é uma triste realidade vivenciada por este importante município da Zona da Mata Pernambucana.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

O desafio é criar as bases para um novo regime fiscal, afirma Armando Monteiro
Em encontro com jovens empresários do LIDE Futuro, nesta segunda-feira (5), o senador Armando Monteiro (PTB) afirmou que o grande desafio do Brasil para os próximos anos é construir as bases para um novo ciclo de crescimento econômico. Na opinião do petebista, medidas como a PEC 55 e outras de natureza fiscal, aliadas a reformas estruturantes, vão oferecer condições para que o País retome o rumo do desenvolvimento sustentável.
“O que se busca é criar condições para que o Brasil volte a crescer. E a PEC 55 é importante para o reequilíbrio macroeconômico, na perspectiva da retomada do desenvolvimento do Brasil”, afirmou Armando Monteiro, no encontro que reuniu cerca de 50 jovens empresários e executivos de todo o Estado. A reunião contou com as presenças dos presidentes do LIDE PE, Drayton Nejaim; do LIDE Mulher, Sophia Lins; e do LIDE Futuro, André Farias.
Armando Monteiro destacou que, paralelo à PEC 55, o governo precisa implementar um conjunto de medidas de modo a viabilizar as bases para o novo ciclo econômico. “E a Reforma Previdenciária, neste caso, é crucial”, pontuou. Entre as ações, o senador cita uma agenda voltada para infraestrutura, o aumento das exportações e reformas na microeconomia. Para o petebista, essas iniciativas como essas ajudam a animar os agentes econômicos dentro e fora do País. “Com isso, o Brasil poderá dar sinalizações de que o governo está contendo os gastos, abrindo espaço para o crescimento dos investimentos e a queda estrutural da taxa de juros no País”, disse.
Armando assinalou que todos os setores da sociedade, sobretudo os segmentos produtivos, precisam discutir permanentemente temas de interesse do País. “O Brasil precisa de mais sociedade porque os governos, de alguma forma, são tutelados pela população. E são melhores na medida em que a sociedade é mais articulada e proativa”, concluiu o senador.
Com informações da Assessoria de Comunicação [...]

São José promoveu I Exposição de Experiências Exitosas do Guia Maravilhosos Manguezais do Brasil
Na manhã da última sexta-feira, 02 de dezembro de 2016, as secretarias municipais de Meio Ambiente (SEMA) e de Educação (SEDUC) realizaram um grande e emocionante momento com todos os educadores da rede municipal de ensino de São José da Coroa Grande-PE, a I Exposição de Experiências Exitosas do Guia Maravilhosos Manguezais do Brasil.
O evento reuniu, além dos professores e gestores escolares, alguns alunos da rede municipal, representantes da APA Costa dos Corais / ICMBio, os analistas ambientais Eduardo Almeida e José Ulysses, representantes do projeto Jovens Protagonistas de Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres (AL), a secretária de educação Wylliane Lima e sua equipe técnica, os biólogos da Secretaria de meio ambiente, Lucas Araújo e Karla Carvalho e integrantes do Instituto Bioma Brasil (IBB), o presidente e coordenador do Projeto Maravilhosos Manguezais do Brasil, Clemente Coelho Júnior, os biólogos Laís Muniz e Rodrigo Marques e duas estagiárias.
Na ocasião, foram realizadas apresentações, exposições e depoimentos sobre todas as atividades vivenciadas em sala de aula e em campo pelas escolas. A emoção tomou conta de todos os presentes. Nunca se tinha visto um projeto dar tão certo e unir de forma tão harmoniosa a escola e o meio ambiente. Os participantes saíram com a certeza de que um novo ciclo se iniciou no município, com pessoas mais ricas de conhecimentos e confiantes do seu potencial, além de capazes de lutar e respeitar o ambiente onde vivem.
"A sementinha foi plantada e se enraizou dentro de todos nós, agora é fazer germinar para no futuro colhermos os frutos. Sabemos hoje que juntos somos bem mais fortes e, a partir disso, podemos mudar e garantir que novas gerações sejam melhores." - afirmou a coordenadora municipal de educação ambiental, Karla Carvalho.
"Gratidão a todos que fizeram jus aos projetos de educação ambiental que foram implantados nas escolas, especialmente aos nossos amigos e apoiadores do Instituto Bioma Brasil, à SOS Mata Atlântida, à Fundação Toyota, ao Governo Municipal e as Secretarias de Educação e Meio Ambiente, nas pessoas de Wylliane Lima e André Dahoui, que nos deram a oportunidade de fazer parte de um momento tão importante." - completou a bióloga.
Com informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente
[...]

TSE adia julgamento de Romero Sales
Em sessão realizada ontem (29), o Superior Tribunal Eleitoral decidiu adiar para a próxima semana o julgamento do recurso de Romero Sales (PTB), candidato mais votado para o cargo de prefeito de Ipojuca na última eleição. A decisão foi tomada após o Ministro Napoleão Nunes pedir vista do processo.
Vale destacar que Luciana Lóssio, Ministra-relatora do processo, apresentou parecer favorável a Romero, o que já representa uma grande vitória para o petebista.
Em conversa com o Blog Ponto de Vista na manhã desta quarta-feira (30), Romero Sales demonstrou bastante confiança quanto ao julgamento.
“Estamos em uma batalha espiritual, pois se fosse material nós teríamos perdido nas urnas. Vamos apenas confirmar no TSE a vitória de Deus e do povo”, disse o petebista.
Nas eleições de 02 de outubro, Romero Sales disputou a prefeitura de Ipojuca e alcançou 32.496 votos, impondo mais de 8.700 votos de diferença sobre o seu principal adversário, o atual prefeito Carlos Santana (PSDB), que alcançou 23.765 votos.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Rio Formoso deverá receber duas novas ambulâncias em 2017
Mantendo o seu compromisso com a população Rio-formosense, o deputado estadual José Humberto (PTB), apresentou uma emenda no valor de R$ 120 mil à Lei Orçamentária Anual, dinheiro destinado à aquisição de duas ambulâncias para Rio Formoso, município localizado na Zona da Mata Sul de Pernambuco.
“A nossa parceria com Rio Formoso já vem de muito tempo. Exercendo o mandato de deputado estadual sempre destinei emendas para o município, recursos que garantiram a pavimentação de várias ruas. Desta vez, darei a minha colaboração para a melhoria da qualidade de vida da população por meio de uma emenda de R$ 120 mil, valor destinado à compra de duas ambulâncias novas”, garantiu o parlamentar.
José Humberto fez questão de lembrar que a futura gestora já poderá contar com os recursos ao longo do início da sua gestão, pois as emendas apresentadas pelos deputados são impositivas, têm execução obrigatória por parte do Governo do Estado no próximo ano. “A prefeita eleita Isabel Hacker já pode contar com este recurso em 2017, a Lei garante a execução desta emenda”, destacou.
Exercendo o seu terceiro mandato de deputado estadual, José Humberto (PTB) tem sido uma voz ativa na Assembleia Legislativa de Pernambuco em defesa dos interesses da região. Além do envio de emendas, o parlamentar solicitou ao Governo do Estado o aumento do efetivo policial nas cidades, a recuperação das rodovias que cortam a região e a inclusão dos municípios em diversos programas desenvolvidos pelo Estado.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]
Meira se reúne com Armando Monteiro para tratar da futura gestão em Camaragibe
O prefeito eleito de Camaragibe, Demóstenes Meira (PTB), se reuniu, nesta segunda-feira (28), com o senador Armando Monteiro (PTB). Na pauta, planos para a futura gestão, que se inicia em janeiro. O modelo que o novo governo vai imprimir à prefeitura foi discutido pelas duas lideranças. O encontro teve a participação do presidente estadual do PTB, o deputado estadual José Humberto Cavalcanti (PTB).
De acordo com Meira, a futura gestão vai reduzir o número de secretarias: de 23 para, no máximo, dez. “Vamos fazer uma administração eficiente e voltada às políticas públicas. Para isso, o apoio do senador Armando Monteiro será fundamental”, declarou o prefeito eleito.
“Assumimos todos, no processo eleitoral, uma grande responsabilidade com o povo de Camaragibe. Os planos que o prefeito já apresenta se constituem em propostas auspiciosas. O desafio agora é a sua implantação”, disse Armando.
No encontro, Armando e Meira debateram projetos como “Gari Comunitário”, “Patrulha do Povo”, “Cidade Limpa” e um grande programa de qualificação profissional direcionado aos jovens. O prefeito eleito adiantou que, em caráter de urgência, sua gestão vai fazer um esforço para deixar a cidade limpa e ao mesmo tempo gerar emprego e renda para a população.
“Vamos promover ações de capinação, podação de árvores, pintura de meio fio, retirada de entulhos, limpeza de terrenos baldios e construção de creches, entre outras”, enumerou Meira. O prefeito eleito de Camaragibe ainda afirmou que a atração de empresas terá prioridade na gestão. Segundo o gestor, já existe a possibilidade de trazer cinco indústrias para o município.
Com informações da assessoria de comunicação de Armando Monteiro
[...]

TCE divulga diagnóstico sobre obras inacabadas
O Tribunal de Contas de Pernambuco divulgou nesta segunda-feira (28) um levantamento com as obras públicas (estaduais e municipais) paralisadas nos 184 municípios do Estado. Os dados foram extraídos das prestações de contas enviadas ao TCE relativas ao ano de 2015. Foram identificados 1.422 contratos com obras paralisadas ou com fortes indícios de paralisação, totalizando aproximadamente R$ 7 bilhões. O diagnóstico foi realizado pelo auditor das contas públicas Pedro Teixeira.
Segundo ele, o TCE pediu explicações por ofício aos gestores sobre as causas da paralisação e as providências que estão sendo adotadas para sua regularização. Pelas respostas enviadas ao Tribunal, existem obras paradas em 123 dos 184 municípios, em 10 órgãos da Prefeitura do Recife, entre eles URB e EMLURB, e em 35 órgãos vinculados ao Governo do Estado.
Essas obras se referem a 991 contratos, orçados em mais de R$ 5 bilhões, dos quais R$ 1,7 bilhão já foram pagos. “Uma obra paralisada ou mesmo concluída, mas sem finalidade pública, é um recurso perdido”, disse o inspetor de obras Ayrton Guedes Alcoforado, diretor do Núcleo de Engenharia do TCE. Ele afirmou que foi a partir de uma cobrança feita pela conselheira Teresa Duere que o Governo do Estado pôs em funcionamento o Terminal de Passageiros Cosme e Damião, que estava concluído havia seis meses, porém sem funcionamento. “O Tribunal tomou uma medida simples, mas efetiva, porque a obra hoje está funcionando”, acrescentou.
ACRÉSCIMO – Em relação ao ano de 2013, houve um aumento de mais de sete vezes no valor dos contratos com obras paralisadas, que passou de R$ 740 milhões para R$ 5,3 bilhões. O TCE também constatou que 54 contratos permanecem paralisados desde 2013 e que 297 continuam no mesmo patamar desde o ano de 2014. Esses dados já foram remetidos às Inspetorias Regionais para que façam o monitoramento das obras inconclusas e, caso necessário, a responsabilização dos agentes públicos pelo dano causado ao erário.
PARALISAÇÃO – De acordo com o levantamento, as obras de maior vulto e relevância social paralisadas em Pernambuco são as seguintes:
- Barragem Serro Azul (Palmares)
- Corredor de transporte público Leste-Oeste (Recife)
- Ramal da Cidade da Copa (São Lourenço da Mata)
- Dragagem do rio Capibaribe (Recife)
- Ponte Iputinga-Monteiro (Recife)
- Reforma do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Recife)
- Revestimento do Canal do Fragoso II (Olinda)
- Cadeias públicas masculina e feminina (Araçoiaba)
- Obras do programa Minha Casa Minha Vida (diversos municípios)
- Obra do VLT (veículo leve sobre trilho) de Petrolina
- Sistema viário da Via Mangue (Recife)
- Obras de pavimentação em Fernando de Noronha
- Conjunto habitacional Casarão do Barbalho (Recife)
- Obras de saneamento em São Caetano
- Unidades de Pronto Atendimento em cidades do interior.
Acesse aqui para mais detalhes, como a planilha com dados das obras paralisadas e informações sobre os ofícios enviados aos gestores responsáveis.
Com informações da Gerência de Jornalismo (GEJO), 28/11/2016 [...]

13º Salário – Prefeitura de Tamandaré divulga data de pagamento
A Prefeitura de Tamandaré repassou com exclusividade para o Blog Ponto de Vista a informação sobre as datas de pagamento do 13º e do salário de dezembro do funcionalismo público municipal.
Após pagar na última sexta-feira (25) o salário pertencente ao mês de novembro, o prefeito Hildo Hacker divulgou que no próximo dia 09/12 será depositado o pagamento referente ao 13º salário.
Quanto ao salário relativo ao mês de dezembro, o gestor garantiu que o pagamento será depositado antes do Natal, mais precisamente no dia 21/12. O prefeito também lembrou que durante todo o período que ficou a frente do município nunca chegou a atrasar o salário dos funcionários.
“Vou passar adiante minha gestão cumprindo o compromisso de nunca ter atrasado um único dia o salário do funcionalismo de Tamandaré. O servidor municipal pode programar com tranquilidade suas festividades de fim de ano,” garantiu Hildo Hacker.
Ao depositar três folhas de pagamento em um período inferior a um mês, a Prefeitura de Tamandaré injeta na economia local mais de R$ 2,7 milhões, contribuindo assim para o aquecimento do comércio.
Mesmo diante da crise que atinge de maneira cruel os municípios, a regularidade nos pagamentos dos funcionários e fornecedores, bem como a manutenção de obras importantes no município, faz de Tamandaré um exemplo de uma gestão eficiente e comprometida.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]
