Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6114
De autoria das JUNTAS, projeto do Despejo Zero na pandemia passa na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Alepe – Blog Ponto de Vista

De autoria das JUNTAS, projeto do Despejo Zero na pandemia passa na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Alepe

O PL, que está há mais de 14 meses tramitando na Casa, tem chances de ir para votação em sessão plenária na quinta-feira (05).


Graças à pressão dos movimentos de moradia e da população, foi aprovado hoje (03) na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Alepe o Projeto de Lei 1010/20, de autoria das codeputadas Juntas (PSOL-PE), que proíbe despejos durante a pandemia.

No final de junho, as codeputadas aprovaram a tramitação em Regime de Urgência (mecanismo que exige mais agilidade na ida ao plenário) para o projeto do Despejo Zero e provavelmente ele irá para votação em sessão plenária nessa quinta-feira (05), depois de estar há mais de 14 meses tramitando na Alepe.

Além disso, uma outra conquista foi a rejeição de uma subemenda de um parlamentar bolsonarista, que previa, entre outros pontos, a limitação de cinco meses do tempo de suspensão dos cumprimentos de mandados de reintegração de posse, despejos e remoções judiciais ou mesmo extrajudiciais; e que permitia a reintegração “em que a desocupação se mostre absolutamente necessária para o combate ao crime organizado”, como constava no texto da subemenda, em uma evidente criminalização dos movimentos de luta por moradia.

É importante ressaltar que a suspensão dos despejos na pandemia já foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), igualmente aprovada pela Câmara Federal e está para ser debatida no Senado. A aprovação é tão urgente quanto a vacinação em massa.

Agora, a pressão das Juntas é pela aprovação do PL 1010/20, para que vire lei e, enfim, traga mais segurança à população mais vulnerável, que não tem um teto para se proteger dessa crise sanitária. Essa vitória também simboliza a superação de todos os retrocessos e ações antidemocráticas que as codeputadas vêm enfrentando desde que protocolaram o Projeto.

COMMENTS