Deputado Ossesio Silva apoia a Frente Parlamentar da Pesca

Deputado Ossesio Silva apoia a Frente Parlamentar da Pesca

Brasília (DF) – O Deputado Ossesio Silva (PRB-PE) participou, na manhã de hoje (13/3), do Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Apoio à Produção e Industrialização de Pescado, realizada pelo Deputado Cleber Verde (PRB-MA). A última estimativa oficial – realizada em 2013 -, apontava que existiam cerca de 14 mil pescadores artesanais em Pernambuco. Informações do Conselho Pastoral dos Pescadores de Pernambuco, mostram que a produção pesqueira no estado é focada na chamada pesca de captura, que contempla peixes em geral. Ademais, nos últimos anos tem-se retomado as atividades de pesca da lagosta e há uma forte produção de camarão no estado. A mariscagem feita por mulheres também tem se sobressaído neste dez últimos anos. A não emissão dos documentos para os pescadores trabalharem é uma dificuldade não só dos Pernambucanos, mas também de outros locais do Brasil. A realidade é que os trabalhadores do setor sofrem uma série de prejuízos, desde a falta de condições de trabalho até a impossibilidade de exercer profissionalmente a função. O Secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif, ressaltou que existe a dificuldade da documentação para os pescadores trabalharem. Segundo ele, o desafio da Secretaria é enorme. Na oportunidade, agradeceu o apoio dos parlamentares.

Brasília (DF) – O Deputado Ossesio Silva (PRB-PE) participou, na manhã de hoje (13/3), do Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Apoio à Produção e Industrialização de Pescado, realizada pelo Deputado Cleber Verde (PRB-MA).

A última estimativa oficial – realizada em 2013 -, apontava que existiam cerca de 14 mil pescadores artesanais em Pernambuco. Informações do Conselho Pastoral dos Pescadores de Pernambuco, mostram que a produção pesqueira no estado é focada na chamada pesca de captura, que contempla peixes em geral. Ademais, nos últimos anos tem-se retomado as atividades de pesca da lagosta e há uma forte produção de camarão no estado. A mariscagem feita por mulheres também tem se sobressaído neste dez últimos anos.

A não emissão dos documentos para os pescadores trabalharem é uma dificuldade não só dos Pernambucanos, mas também de outros locais do Brasil. A realidade é que os trabalhadores do setor sofrem uma série de prejuízos, desde a falta de condições de trabalho até a impossibilidade de exercer profissionalmente a função.

O Secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif, ressaltou que existe a dificuldade da documentação para os pescadores trabalharem. Segundo ele, o desafio da Secretaria é enorme. Na oportunidade, agradeceu o apoio dos parlamentares.

COMENTÁRIOS