Deputados fazem vaquinha para o Hospital da Restauração

A proposta, do deputado Gilmar Júnior, objetiva a compra de aparelhos de ar-condicionado

Deputado estadual Gilmar Júnior

Deputado estadual Gilmar Júnior (PV) – Foto: Felipe Soares

O primeiro enfermeiro a assumir uma cadeira na Alepe (Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco) tem se mostrado incansável na luta pela saúde. O deputado estadual Gilmar Júnior (PV) trouxe, no discurso do grande expediente do plenário desta terça-feira (02), o descaso com a saúde no estado e a cobrança de ações urgentes do poder público.

“Nos últimos dias, recebi muitas mensagens de colegas da enfermagem, relatando que estavam trabalhando na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital da Restauração sem ar-condicionado. Temos a obrigação moral de resolver uma situação dessas com urgência!”,  afirmou o parlamentar.

Gilmar Júnior leu várias notícias que foram veiculadas na mídia, nos últimos meses, reforçando a situação precária de hospitais e unidades públicas de saúde. “Os nossos hospitais oferecem atendimento precário, graças à péssima estrutura. Seja no HR, Getúlio Vargas, Agamenon, Oswaldo Cruz ou em qualquer um dos equipamentos de saúde pública estadual. São pacientes em corredores, sistema de climatização inoperante, filas e mais filas para tudo!”, detalhou Gilmar.

O deputado trouxe à luz que o problema é generalizado: “No interior é a mesma coisa: em Petrolina, no Hospital Dom Malan, de acordo com denúncias de pacientes, há superlotação e, a cada dia, aumenta a fila de pessoas à espera de uma consulta. A área de pediatria é a mais afetada! E olhe que o HDM atende os 53 municípios da Rede Interestadual de Saúde do Vale do São Francisco (Rede Peba).

João Paulo (PT) e Rodrigo Novaes (PSB) pediram aparte para parabenizar a luta de Gilmar Júnior pela saúde e se colocaram à disposição para defender a causa. O discursante aproveitou para fazer um pedido ao pares na Alepe: “Que a pauta da saúde seja prioridade em todos os mandatos e que essa luta seja suprapartidária. Podemos discordar de inúmeras questões, mas nunca de uma saúde de qualidade!”.

Contando com essa união para cuidar da saúde dos pernambucanos e para dar condições dignas de trabalho aos profissionais da área, Gilmar Júnior lançou uma vaquinha no grupo do WhatsApp dos deputados estaduais.  “A população está cansada de esperar! A mídia parece que vem dando notícias repetidas, porque são sempre os mesmos problemas. Então nós vamos agir e o que conseguirmos arrecadar vamos reverter na compra de aparelhos de ar-condicionado para o Hospital da Restauração!”, explicou o deputado.

O parlamentar deixou claro que, especialmente, o poder público precisa agir: “Independente de gestão, quem assumiu o governo do estado já tem longo conhecimento do que precisa ser feito. Só não pode pedir tempo! A sociedade já deu tempo até demais! Ela quer ação!”.

COMENTÁRIOS