Enfermagem pernambucana é homenageada no Legislativo Estadual

Saiba mais informações clicando no link

Deputado estadual Gilmar Júnior Profissionais foram homenageados às vésperas do Dia Mundial da Enfermagem – Foto: Nando Chiappetta

O auditório Sérgio Guerra, na Alepe (Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco), ficou lotado na manhã desta quinta-feira (11). O Grande Expediente em homenagem aos profissionais de enfermagem foi proposto pelo deputado estadual Gilmar Júnior (PV), que é enfermeiro, presidente do Coren-PE (Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco) e presidente da Comissão Especial em Defesa da Enfermagem.

No discurso de abertura, o parlamentar destacou o papel dos profissionais durante a pandemia: “O mérito de salvar o país da pandemia é dos profissionais de enfermagem. Não só pela atuação nas UTIs, mas porque fomos essenciais em todos os processos, muitas vezes, sem os devidos equipamentos de proteção. Adoecemos e morremos por um país que sempre nos faltou, que não nos valoriza!”.

Compondo a mesa, ao lado de Gilmar, além dos deputados João Paulo (PT), Rodrigo Novaes (PSB), Doriel Barros (PT) e Mário Ricardo (Republicanos), autoridades da enfermagem pernambucana. O presidente do Satenpe (Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco), Francis Herbert, comemorou o espaço que a categoria conquistou na Casa de Todos os Pernambucanos: “Pela primeira vez a enfermagem entra pela porta da frente! Nunca mais será pela porta lateral ou pela porta de trás! Nós entramos no mundo político e ocupamos o nosso espaço!”.

Deputado estadual Gilmar Júnior

Foto: Felipe Soares

Durante a reunião, Gilmar Júnior recebeu mensagem do deputado federal Túlio Gadelha, que estava em Brasília: “Desejo que todas as lutas da categoria se consolidem, pois são justas. Amanhã (12) o presidente Lula sancionará o nosso PLN! É o primeiro passo, temos outras lutas e conquistas pela frente!”.

A parte final da cerimônia foi de homenagens. Um dos homenageados foi Júlio César Damasceno, o primeiro enfermeiro do povo indígena Truká, situado em Cabrobó, no sertão. “Depois de mim, outras pessoas da aldeia cursaram enfermagem e outras estão cursando. Essa homenagem não é só para mim, mas para os meus antepassados, que foram saqueados! Hoje estamos na construção de uma nova aldeia Truká!”.

O deputado Rodrigo Novaes exaltou a iniciativa de Gilmar Júnior ao propor a celebração: “Além de representar a enfermagem na Alepe, Gilmar conseguiu juntar um esquadrão que se identifica com a causa. Tenho muito orgulho de compartilhar essa legislatura ao lado dele”. Quem também falou sobre a atuação inédita de um enfermeiro no colegiado foi o deputado João Paulo: “Gilmar conseguiu ter apoio unânime dos 48 deputados para a realização desta sessão. Ele é totalmente voltado para as lutas da categoria!”.

Gilmar Júnior deu ainda mais certeza de continuar focado na caminhada política: “A importância de ter um profissional de enfermagem no legislativo já havia sido identificada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), quando criou o programa Nursing Now, em 2020, para que ocupássemos espaços de poder. Eu espero que possamos ser, cada vez mais, representativos”.

COMENTÁRIOS