Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6114
Proibição do uso de vacina anticoncepcional em animais é aprovada na CLJ – Blog Ponto de Vista

Proibição do uso de vacina anticoncepcional em animais é aprovada na CLJ

Deputado Romero Albuquerque argumenta que as vacinas anticoncepcionais podem causar infecções uterinas graves, como a piometra, e ainda o câncer de mama ou de útero, e cistos ovarianos.

Deputado Romero Albuquerque (PP)

O projeto de lei 2514/2021, de autoria do deputado Romero Albuquerque (PP), recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Alepe. A matéria trata da proibição da comercialização e uso de medicamento inibidor de estro (anti-cio) em cadelas e gatas.

De acordo com o parecer do colegiado, o PL “se apresenta como mais uma medida de proteção dos animais, pois visa eliminar os potenciais riscos à saúde que o uso dos  medicamentos mencionados pode provocar”. Romero argumenta que as vacinas anticoncepcionais podem causar infecções uterinas graves, como a piometra, e ainda o câncer de mama ou de útero, e cistos ovarianos.

Com a aprovação do texto na CLJ, a proposta segue para avaliação dos demais colegiados de mérito e, posteriormente, será votada em plenário.

A nova regra, no entanto, não veda a comercialização e administração dos medicamentos prescritos por médico veterinário e utilizados na forma do receituário.

“Esses medicamentos são facilmente encontrados em petshops e na internet. Eles, de fato, são mais práticos e acessíveis, mas, em grande parte dos casos, são uma sentença de muito sofrimento e morte. A automedicação não é boa para os humanos e é péssima para os animais”, alerta Albuquerque.

O deputado ressalta que nenhuma outra forma de evitar que os animais tenham filhotes é mais segura que a castração. “O uso de anticoncepcional, principalmente quando feito de forma indiscriminada, tem consequências perigosas para a saúde dos animais. Qualquer estudo mostra que essa medicação é um fator relevante, ou até determinante, no diagnóstico de doenças graves”, concluiu.

COMMENTS