Projeto de Fabrizio Ferraz incluiu Festa do Morro da Conceição no Calendário Oficial do Estado

Saiba mais informações clicando no link

Deputado Fabrizio Ferraz
Autoria do deputado estadual Fabrizio Ferraz (Solidariedade), tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco o Projeto de Lei nº 532/2023, que inclui a Festa e o Novenário do Morro da Conceição no Calendário Oficial e Datas Comemorativas do Estado. A maior festa religiosa popular do Recife, com 118 edições de tradição e fé, é celebrada anualmente entre os dias 28 de novembro e 8 de dezembro.
No ano passado, a festa foi reconhecida, de forma unânime, como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, em votação realizada pelo Conselho Estadual de Preservação Cultural. Um processo de registros e estudos que durou mais de cinco anos. O Morro da Conceição, em Casa Amarela, é palco da festa desde 8 de dezembro de 1904, quando a imagem de Nossa Senhora da Conceição foi inaugurada após ser trazida da França.
“A inclusão é um reconhecimento merecido por tudo que ela representa para os pernambucanos. A Festa do Morro, como é popularmente conhecida, é admirada por todos que já tiveram a oportunidade de conhecê-la. Um exemplo de celebração da fé, reunindo milhares de pessoas, ano após ano, que buscam esse momento com a Nossa Senhora da Conceição”, afirmou o parlamentar.
No local existe a sede da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, criada por Dom Helder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife, em 1975. Em 2015 Dom Fernando Saburido apresentou o decreto elevando a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição à Condição de Santuário Arquidiocesano.

COMENTÁRIOS