Psicólogos nas escolas é um dos suportes para sucesso das politicas publicas e projetos da área

Saiba mais informações clicando no link

Joel da Harpa

“Dentro da saúde mental, a prevenção é, definitivamente, o melhor remédio. Precisamos que seja cumprida a Lei 13.935/2019 que obriga a ter assistente social e psicólogo nas escolas públicas. Existe a legislação e poucas pessoas sabem”. O alerta foi da psicóloga e coordenadora da pós-graduação do Grupo Alpha, Rucenita Queiroz durante a primeira audiência pública promovida pela Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental dos Pernambucanos da Assembleia Legislativa

Coordenada pelo Deputado Joel da Harpa, a audiência contou com a participação dos deputados William Brigido, Gilmar Júnior, Luciano Duque, Mario Ricardo, representantes do Conselho de Psicologia, Educação, secretaria de Saúde do Recife, Comandos da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros e Associações de Praças e de Cabos e Soldados. É a primeira vez na história da Alepe a realização de uma audiência sobre saúde mental.

Segundo Joel, a ideia é ampliar o debate ouvido os diversos segmentos envolvidos, criar politicas públicas e chamar atenção do Poder Público. Além de ser um canal de apoio para os profissionais da área. “Essa audiência pública teve como objetivo falar abertamente sobre o tema, levantar dados sobre a realidade do nosso estado e a busca de soluções. É uma questão de saúde pública. Não podemos fechar os olhos”, disse.

Dentre os pontos discutidos na audiência, o adoecimento de policiais e bombeiros militares e a necessidade, a vergonha do profissional de assumir que enfrenta problemas e o suporte dado pelas associações representativas da categoria. “Ficou claro que precisamos de projetos para dar assistência a esses profissionais”, garante Joel. O investimento em redes de apoio, aumento de leitos, a importância da pratica de educação física também foram abordados. “Esses temas serão tratados em outras audiências que estaremos realizando. Teremos dois anos de muito trabalho”, conclui.

COMENTÁRIOS