RADAR POLÍTICO (03/03) – O desafio de Marília Arraes fora do PT

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Em época de definição das chapas eleitorais, a deputada federal Marília Arraes pode sair do PT e mexer no xadrez político pernambucano. Tida como um dos principais quadros de grande de grande potencial de voto de Pernambuco, a parlamentar é cobiçada por dez entre dez partidos para disputar o que quiser, com excessão do PT.

Deputada federal desde 2019, Marília é filiada ao PT desde 2016. E, após ter feito uma boa campanha em 2020, onde quase levou a prefeitura do Recife de João Campos, a parlamentar tem sido deixada de lado pelos colegas de legenda, e sido preterida na disputa pela Casa Alta.

Para ter alguma chance no Senado, por exemplo, ela teria que sair do PT já que o partido de Lula provavelmente não a indicará para a vaga à Casa Alta na chapa da Frente Popular.

Cogitou-se o PSOL, mas essa seria uma opção muito à esquerda. Também foi cogitado o Cidadania; nesse caso para que Marília pudesse ingressar na chapa de Raquel Lyra. Contudo, as conversas não avançaram.

Em pesquisa da Simplex Consultoria, divulgada no dia 28 de fevereiro, Marília aparece na liderança para o Senado, à frente de nomes como o ex-senador Armando Monteiro (PSDB) – porém, ao que parece, o PT parece disposto a indicar o nome do deputado federal Carlos Veras.

Conversas com pessoas próximas informam que foi aconselhado à deputada permanecer no PT e tentar a reeleição. Mas caso a pretensão seja mesmo o Senado, Marília precisará sair da legenda que a fez chegar na Câmara Federal. O grande desafio consiste em encontrar um partido que não fuja à sua identidade, não seja radical à esquerda e que ainda ela consiga ter em suas mãos o comando. Algo que reúna toda essa exigência não é uma tarefa fácil.

Luciano Bivar

Foto: Câmara Federal

NA CORDA BAMBA – Apesar de comandar nacionalmente o União Brasil, partido que detém a maior bancada na Câmara Federal, o deputado federal Luciano Bivar anda com a reeleição ameaçadíssima. Dos poucos apoios que arregimentou até agora para a reeleição os mais relevantes são os dos prefeitos de Goiana, São Caetano e Abreu e Lima. O que se comenta entre deputados é que Bivar estaria buscando uma saída honrosa para não passar vexame em uma disputa pela reeleição.

DEDOS CRUZADOS – Se tem alguém que torce para que o deputado Carlos Veras seja indicado para o Senado na chapa da Frente Popular, essa pessoa é Wedson Galindo. Ele, que é assessor do senador Humberto Costa, espera com a indicação de Veras o remanejamento do deputado estadual Doriel Barros para concorrer à Câmara Federal e assim concorrer à ALEPE com o apoio da FETAPE.

NO PÁREO – Em contato com o Blog, o vereador de Vitória de Santo Antão, André Carvalho, afirmou que disputará uma vaga no Legislativo Estadual pelo PDT. Na eleição de 2018, com uma campanha basicamente realizada pela internet e um orçamento bastante baixo, André disputou um mandato de deputado estadual e obteve mais de 9 mil votos. Agora, mais experiente e carregando consigo o trunfo de ter sido o vereador mais votado de Vitória em 2020, o parlamentar acredita que pode ampliar o desempenho nas urnas.

DIGITAIS DE ROBERTA ARRAES – Conhecida pelo seu trabalho voltado a fortalecer a área de saúde no Sertão do Araripe, a deputada estadual Roberta Arraes (PP) anda direcionando esforços para a implantação do Hospital do Câncer do Sertão. A unidade de saúde, que teve uma uma emenda destinada pela parlamentar para o projeto, será instalada onde funcionava até o ano passado, o Hotel Pousada do Araripe. A iniciativa vai contemplar mais de 600 pacientes com câncer na região que deixarão de percorrer mais de 700 km em busca de tratamento no Recife.

CONFUSÃO EM SIRINHAÉM– A prefeita Camila Machado acusou um grupo de vereadores da oposição de realizar uma manobra política no Orçamento deste ano. Segundo a gestora, os parlamentares, apesar de aprovarem o montante completo de R$ 124 milhões do orçamento enviado pelo Executivo, teriam remanejado valores para locais que não demandam investimentos, engessando a gestão, não dando dotação orçamentária para o andamento de serviços essenciais e contratação de pessoas.

CONFUSÃO EM SIRINHAÉM 2 – Em resposta, vereadores oposicionistas afirmaram que o Orçamento contou inclusive com a aprovação de três vereadores da base da gestora. Os parlamentares aproveitaram para acusar a prefeita de estar utilizando o episódio como uma cortina de fumaça para esconder uma decisão judicial que obriga o município a realizar concurso público.

DOBRADINHA – Os pré-candidatos Pedro Campos (Federal) e Rodrigo Farias (Estadual) andam cumprindo várias agendas conjuntas no Recife. Ontem a dupla esteve ao lado do suplente de vereador Vânio Silva circulando no Bairro da Várzea.

ALGUÉM RESPONDE? – Assim como fez nas eleições de 2014 e 2018, Carlos Lupi vai intervir mais uma vez no rumo do PDT em Pernambuco ou deixará sob o comando de Wolney Queiroz a liberdade de levar o partido para onde bem entender?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS