RADAR POLÍTICO (14/03) – Coronavírus e o seu impacto nas eleições

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


No Brasil o medo de infecção pelo coronavírus Covid-19 tem mudado a rotina da população. Shows e voos, além eventos que aglomeram grande número de pessoas veem sendo cancelados. A alteração de hábitos de etiqueta respiratória, como tossir ou espirrar, bem como a higiene pessoal para evitar a contaminação, têm ganhado uma atenção especial.  As mudanças devido o temor de ser contaminado já fazem parte do dia a dia da população. Esse tipo de situação, sem dúvida,  irá refletir no modo de se fazer política nas eleições deste ano.

As tradicionais ações de corpo a corpo com o eleitor nas caminhadas, além dos comícios e passeatas, serão severamente atingidos.  A internet, que já mostrou a sua importância nas eleições, amplia o seu valor em um momento em que o contato físico é um fator de risco à saúde. O momento para os políticos é de se adaptar e se reinventar.

PREVENÇÃO – Para fins de prevenção à infecção e à propagação do coronavírus, causador da doença COVID-19, a Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu restringir o acesso do público às suas dependências. Somente deputados estaduais, servidores, terceirizados, profissionais de imprensa, assessores de entidades e órgãos públicos de âmbito nacional ou estadual, estagiários, menores aprendizes, participantes do programa Alepe Acolhe e prestadores de serviços, poderão ter acesso à ALEPE.

QUE DIRIA, HEIN? – O ex-deputado federal e presidente estadual do PROS, João Fernando Coutinho, retornou à Frente Popular.  O anúncio foi feito ao lado do deputado federal e pré-candidato a prefeito do Recife, João Campos (PSB). Vale lembrar que recentemente PSB destituiu o pai JFC, Eduardo Coutinho, do diretório municipal do partido em Água Preta, além disso, botou pra cima de João Fernando na eleição de 2018 tirando prefeitos e lideranças da sua base. Se política fosse feita olhando pelo retrovisor…

A JOGADA – A atração do PROS para a Frente Popular colocou água no chopp daqueles que esperavam João Fernando em uma eventual vice na chapa encabeçada de Marília Arraes ou apenas o apoio do PROS à petista. O movimento deixa Marilia ainda mais isolada no processo sucessório do Recife.

NA ÁREA – Presidente do Republicanos, o deputado federal Sílvio Costa entrou de cabeça no xadrez político da Região Metropolitana. Ontem (12) ele filiou o vereador Alemão para concorrer à Prefeitura do Paulista. Na região a sigla ainda conta com as candidaturas de Nadegi Queiroz (Camaragibe) e Sílvio Costa (Jaboatão).

ANIMADO – Em entrevista ao Programa Ponto de Vista, na rádio Litoral FM, o ex-prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, agora no PSB, anda animado com a receptividade das ruas ao seu nome e afirmou estar pronto para o embate com a prefeita Célia Sales (PTB). “O povo vai comparar e ver quem mais fez por Ipojuca”, afirmou.

ABREU E LIMA – Bateu o desespero no grupo do prefeito Pr. Marcos José (PSB).  Com a rejeição nas alturas o gestor tem tido dificuldades para alavancar a pré-candidata governista Cristiane Moneta. Enquanto isso, Katiana Gadelha (PDT), segue favorita na disputa.

DIREITO DO CONSUMIDOR – Comandado por Adriano Martins, O IPEM intensificou nesta semana uma ação de conscientização de lojistas e consumidores sobre o trabalho do instituto em relação os direitos do consumidor. Entrega de cartilhas educativas  e esclarecimento de dúvidas sobre as normas de segurança do Inmetro para os produtos e serviços ofertados ao consumidor foi abordado pelo IPEM.

JÁ MOSTROU QUE É CAPAZ – O deputado federal Sebastião Oliveira tem sido o principal avalista de pré-candidaturas a prefeito pelo Avante. Em 2016 Sebá levou o então PR, partido que comandava na época, ao patamar de segunda sigla a eleger mais prefeitos em Pernambuco. Para 2020 a expectativa é que o Avante alcance bom desempenho em disputas majoritárias no estado.

GOIANA – Alexandre Carvalho segue pavimentando o caminho para conquistar uma vaga na Câmara de Vereadores de Goiana. Sua principal base eleitoral está em Carne de Vaca, Catuama e na sede do município.

SE EU PERGUNTAR ALGUÉM RESPONDE? – Quais partidos Marília Arraes conseguirá atrair para apoiar a sua pré-candidatura à prefeita do Recife?

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS