RADAR POLÍTICO (31/01) – Eriberto Medeiros deixa a sua marca na ALEPE

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link


Finalizando sua passagem de 16 anos pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Eriberto Medeiros deixa uma marca como o presidente que buscou construir pontes na sua gestão. Aproximou a Casa das pessoas com a comunicação social; aproximou o Parlamento das instituições através do diálogo em momentos de harmonia, que permitiram verdadeira sinergia dos deputados com o Executivo e o Judiciário em momentos desafiadores como a pandemia.

Oriundo de família humilde, escreveu seu nome na história política de Pernambuco como o filho da Rua da Lama que chegou ao Palácio do Campo das Princesas, sempre dando demonstrações de apreço pelo diálogo, pela democracia, pelo respeito aos pares. Foi responsável por estruturar a TV Alepe, o projeto Lideralepe (premiado na Unale), por aprovar projetos importantes de forma célere, mostrando espírito público ao conduzir o Parlamento estadual com independência e harmonia, valores complementares numa república.

Ao inaugurar dois prédios para a Escola do Legislativo e para Superintendência de Comunicação, no último dia de atividades da sua gestão, prestando homenagem ao ex-presidente Guilherme Uchôa e ao ex-governador Joaquim Francisco, Eriberto encerra um ciclo virtuoso, onde ficará conhecido como um dos presidentes que mais trabalhou, que percorreu todas as regiões, como sempre gostava de dizer nas suas falas: “mostrando a importância do Legislativo na vida das pessoas, através das leis que são aprovadas”.

Defender a classe política pode ser uma tarefa inglória nos dias de hoje, de tanta descrença com nossos representantes. Mas a postura destemida de Eriberto, colocando sua história de superação à prova e sendo referendado pelas urnas, mostra que as pessoas ainda acreditam nos “políticos com cheiro do povo”.

Deputado Eriberto Filho deputado Eriberto Medeiros LÁ é LÔ – Embora esteja se despedindo da ALEPE, Eriberto Medeiros terá Eriberto Filho   Dando prosseguimento ao seu legado no Legislativo Estadual. O herdeiro político foi eleito com expressivos 78.980 votos e “Eriba”, como também é chamado, vai para a Câmara Federal com a responsabilidade de fazer valer a confiança de 99.226 pernambucanos.

BATE-CHAPA – Até a noite desta segunda haviam ao menos três espaços na Mesa Diretora da ALEPE que podem ocorrer disputa. Na 1º-Vice-presidência teremos Simone Santana e Aglailson Victor; já na 2ª Vice-presidência quem entrou na disputa foi Francismar Pontes para encarar Doriel Barros. Por fim, o União Brasil tem Socorro Pimentel e Romero Sales Filho concorrendo para a 3ª Secretaria.

ARTICULADO – O ex-deputado federal e primeiro-suplente de senador Sílvio Costa despejou elogios a forma com que o deputado estadual Gustavo Gouveia pavimentou o caminho para ser candidato único para a 1ª Secretaria da ALEPE. “Gustavo Gouveia deu aula de política”, destacou Silvão.

Henrique Queiroz Buenos Aires Fabinho Queiroz NO PÁREO – Pela sua estreita relação com Buenos Aires, o ex-deputado estadual Henrique Queiroz tem sido lembrado para concorrer à Prefeitura. Henrique Queiroz é aliado do prefeito Fabinho Queiroz que já está em seu segundo mandato e acumula grande aprovação popular. Vale destacar que enquanto deputado, Henrique Queiroz foi responsável por repassar grande volume de recursos para o município e como presidente do ITERPE por garantir ações importantes por lá. Henrique Filho, seu substituto na ALEPE, também tem dado continuidade ao trabalho sendo o principal representante de Buenos Aires no Legislativo Estadual.

PROTAGONISMO – A Legislatura da ALEPE que se finda nesta terça (31) foi uma das mais produtivas da história recente da política. Do ponto de vista político vale destacar que saíram desta Legislatura uma vice-governadora (Priscila Krause), uma senadora (Teresa Leitão) e cinco deputados federais (Eriberto Medeiros, Guilherme Uchôa Júnior, Clodoaldo Magalhães, Lucas Ramos e Clarissa Tércio).

SAUDADES – Dos deputados que não conseguiram se reeleger, não poderia deixar de mencionar os que pude ter uma relação mais próxima e que contribuíram muito para o Legislativo como Roberta Arraes, Clóvis Paiva, Delegado Lessa e Wanderson Florêncio. Além de Fabíola Cabral e Alessandra Vieira, a primeira concorreu à Câmara Federal e a segunda como vice-governadora, mas não se elegeram.

Wellington Ribeiro Blog Ponto de Vista

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS