Author: Wellington Ribeiro

Prefeitura do Recife sorteia os 300 primeiros apartamentos dos habitacionais Encanta Moça 1 e 2
A Prefeitura do Recife iniciou, na manhã desta terça (22), o sorteio dos apartamentos dos habitacionais Encanta Moça 1 e 2, no bairro do Pina. Realizada em parceria com o Governo Federal, a obra será entregue em breve e garantirá moradia digna para 600 famílias que atualmente moram em condições precárias nas proximidades dos conjuntos. Hoje, 300 famílias foram escolhidas por meio de sorteio e elas vão morar no Encanta Moça 1. O sorteio será concluído amanhã, no Convento São Félix Cantalice, no Pina, sob a responsabilidade da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), onde serão conhecidas as outras 300 famílias, que vão residir no Encanta Moça 2.
“Hoje é um dia muito importante e emocionante para quem vai morar no habitacional Encanta Moça. A gente já tinha uma lista com 600 famílias que tinham direito, que hoje estão em palafitas e no auxílio-moradia, e que já foram selecionadas pela Prefeitura do Recife e pela Caixa Econômica Federal para morar no habitacional. Hoje foi o sorteio para ver em que unidade habitacional cada uma dessas famílias vai morar”, afirmou o prefeito João Campos. “Um dia de muita emoção, onde ali tem a garantia e a certeza de qual é o número de seu apartamento, onde é que você vai morar e construir a sua família. Hoje foi o primeiro sorteio, com 300 unidades, e amanhã a gente sorteia mais 300 unidades”, acrescentou o gestor municipal.
Serão beneficiadas 360 famílias previamente cadastradas das palafitas do Rio Pina; 124 que hoje ocupam áreas não edificáveis na região beneficiada pelo projeto de urbanização; e 116 famílias afetadas pela construção da Via Mangue. A partir do cadastro feito pelas equipes da Prefeitura, a Caixa Econômica Federal avaliou o perfil das famílias para confirmar que elas se encaixam nos critérios do programa Minha Casa Minha Vida. Nenhuma delas vai precisar pagar pelo direito de ocupar os apartamentos.
O terreno foi desapropriado pelo Governo do Estado em 2013, na gestão do ex-governador Eduardo Campos, e cedido ao Município do Recife. Um dos primeiros sorteados foi “seu” Edílson João dos Santos Nascimento, de 44 anos. “Hoje eu moro de aluguel na beira do rio e estou muito feliz por ganhar o apartamento. Tenho dois filhos e todos vão morar comigo lá”, comemora. Também contemplada, dona Valderez da Silva, 53 anos, não escondia de ninguém a felicidade. “Espero por isso há quase 40 anos. Minha vida agora vai ser muito melhor”, afirma.
Os habitacionais ficam às margens da Via Mangue. Cada um tem 300 unidades divididas em 7 blocos de 40 mais um bloco de 20. Os 600 apartamentos têm área de 44,5m2, com sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. Os moradores contarão também com parque infantil e área de lazer. A transferência das famílias beneficiadas começará nas próximas semanas, com apoio da Prefeitura, que também entregará os títulos de propriedade. “A obra está linda! É emocionante demais ganhar minha casa. Agradeço muito a Deus”, diz dona Adélia Almeida e Silva, 54 anos.
Além de contar com localização privilegiada, os habitacionais ficam nas proximidades de outros importantes equipamentos municipais, como o Parque Eduardo Campos, o Compaz do Pina, a Upinha 24h e a Creche-Escola Arthur Lula da Silva. Junto com a urbanização das margens do Rio Pina, o conjunto de investimentos vai mudar completamente a cara da região, garantindo cidadania e qualidade de vida para os moradores. “Meus dois filhos estão tão ansiosos para ganhar os apartamentos que nem queriam ir pra aula hoje! É uma emoção muito grande, porque esperei dez anos por isso”, celebra dona Jauacy Rodrigues, também beneficiada.
O trabalho social já está sendo feito pela equipe da URB e inclui orientações sobre gestão condominial e adaptação à nova morada. “Após o sorteio, vamos enviar a lista para a Caixa, Celpe e Compesa, para em seguida iniciar a assinatura dos contratos dos moradores. É bom lembrar que as pessoas que têm algum tipo de deficiência receberão apartamentos no térreo”, destaca a diretora de Integração Urbanística da URB, Tercília Vila Nova.
PARQUE LINEAR - Além disso, a gestão municipal também publicou o edital de licitação para as obras da primeira etapa da urbanização das margens do Rio Pina, que vão transformar a vida de 12 mil moradores de seis comunidades carentes da área. Construído e validado com a participação da comunidade, o projeto de urbanização das margens do Rio Pina inclui a implantação de Parque Linear com 1,8 km de extensão.
Na área, hoje ocupada por palafitas e outras habitações precárias, será implantado o Cais do Rio Pina, uma nova orla fluvial com diversos equipamentos públicos e Via Parque nas margens. O projeto engloba a Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Encanta Moça/Pina, que compreende as comunidades de Areinha, Encanta Moça, Bode I e II, Beira Rio/Pina e Jardim Beira Rio.
O edital já publicado no Diário Oficial do Município (DOM) prevê investimentos da ordem de R$ 33 milhões. A área requalificada será de 3,5 hectares, com 1,6 km de ciclovia, 1,8 km de Parque Linear, 2,1 km de pista de Cooper e 960m de Via Parque. No Setor 1, correspondente ao Jardim Beira Rio, serão implantados equipamentos públicos como pista de cooper, praça, ciclovia, parque infantil, áreas para piquenique e contemplação, academia, quiosques e praça de leitura. Já os setores 2 e 3, no entorno do braço morto do Rio Pina, ganharão Via Parque com 960m, travessias elevadas, pavimentação em intertravado, acessibilidade e 2 faixas de rolamento que totalizam 5m de largura.
Ao longo da Via Parque - que irá da Via Mangue até a Rua Elias Gomes, fazendo a ligação com o habitacional Encanta Moça - haverá estacionamento, área para piquenique, campo de areia, quadra de basquete street, prainha e parques infantis. A partir do processo de discussões e debates com a comunidade, foram incorporados novos elementos no projeto, que serão objeto de um outro processo licitatório, cujo Termo de Referência já está em elaboração. [...]

“Foi Golpe. E está comprovado!”, disse Teresa Leitão sobre o impeachment de Dilma
Teresa Leitão fez um pronunciamento em Plenário do Senado destacando a notícia da conclusão do processo contra Dilma Rousseff. “Foi golpe. E está comprovado”, disse a parlamentar. O pronunciamento vem na esteira da decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região nesta segunda (21) que, ao julgar apelação do MPF, inocentou a ex-presidenta e seus ministros das chamadas “pedaladas fiscais” que resultaram em impeachment.
O TRF-1 corroborou a decisão da primeira instância, pelo arquivamento da ação.
“A ex-Presidenta Dilma foi inocentada, como nós prevíamos e como alguém já dizia desde o momento em que o seu impeachment foi votado”, discursou a senadora. E acrescentou: “não foi só impeachment legislativo, dentro dos parâmetros então escolhidos pelo Congresso Nacional. Foi golpe. E está comprovado. Parabéns pela resistência ao nosso ‘coração valente’”. [...]

Equipe do gabinete de Jeferson Timóteo (PP) visita local afetado por cano estourado pela Compesa, em Pontezinha
Na manhã desta terça-feira (22), a equipe do gabinete do deputado estadual Jeferson Timóteo (PP) realizou uma visita ao bairro de Pontezinha para avaliar os danos causados pelo estouro de um cano da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A água invadiu casas, causando prejuízos a comerciantes e moradores.
O incidente também criou uma cratera na antiga BR-101, causando transtornos para quem trafega pela via. "Enviamos imediatamente nossa equipe para avaliar os danos à população e preparar um relatório técnico para a Compesa", destacou Jeferson.
Móveis, eletrodomésticos e pertences pessoais foram danificados, gerando prejuízos financeiros e emocionais para as famílias afetadas. "Foi uma cena devastadora. A água invadiu nossa casa em questão de minutos e perdemos muitos objetos de valor sentimental", relatou Daniela Maria da Silva, uma das moradoras afetadas.
Durante a visita, a equipe do gabinete do deputado ouviu as preocupações e demandas dos moradores, que clamam por medidas eficazes para prevenir futuros incidentes semelhantes. O Deputado Jeferson Timóteo enfatizou a importância de um plano de manutenção adequado por parte da Compesa, visando evitar problemas similares em outras localidades. [...]

João de Nadegi e Quinho Fenelon fecham parceria em prol de Goiana
Saiba mais informações clicando no link [...]

Líder do PSDB na ALEPE, Débora Almeida participará do Seminário da legenda em Brasília nesta quinta (24)
Saiba mais informações clicando no link [...]

Parlamentar debateu políticas de prevenção, diagnóstico e tratamento de saúde
Saiba mais informações clicando no link [...]

Antonio Coelho se reúne com prefeito Thiago de Miel e lideranças políticas de Xexéu
Saiba mais informações clicando no link [...]

Jarbas Filho pede que Compaz tenha mais ações e profissionais capacitados para crianças com autismo
Saiba mais informações clicando no link [...]

FNE terá R$ 37,8 bilhões em 2024
Estimativa projetada para o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, principal instrumento de ação da Sudene, supera 9% em relação ao orçamento deste ano
Fortaleza (CE) - O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste terá R$ 37,8 bilhões no próximo ano. O anúncio da estimativa inicial do volume de recursos do fundo foi realizado nesta terça-feira (22) na capital cearense durante o lançamento da Programação do FNE 2024. Instrumento de ação da Sudene, o fundo é a maior linha de crédito da América Latina voltada ao desenvolvimento regional e suas diretrizes de aplicação são definidas pelo Conselho Deliberativo da Autarquia, sob a presidência do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
O valor é 9,2% superior à estimativa inicial para o FNE em 2023. Em março de 2024, o valor será novamente atualizado, quando se tem, de fato, o volume de recursos que serão aplicados no ano. A previsão inicial para 2023 era de R$ 34,6 bilhões e, segundo dados do Banco do Nordeste, o fundo deverá encerrar este ano com a aplicação de R$ 38,8 bilhões.
O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou que a aplicação dos recursos deve guardar aderência ao Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). “O planejamento da destinação dos recursos do FNE é fundamental para a operacionalização do fundo pelo Banco do Nordeste. O financiamento abrange os 11 estados da área de atuação da Sudene e visa estimular os setores produtivos e as atividades econômicas de maneira a reduzir as desigualdades regionais”, afirmou.
Danilo Cabral frisou que um dos pilares da discussão sobre o FNE 2024 será a democratização de acesso ao fundo. “Essa é orientação expressa do presidente Lula e que está descrita no PRDNE e uma demanda da sociedade.”
De acordo com o presidente do BNB, Paulo Câmara, o banco obedece às prerrogativas legais para a aplicação dos recursos do FNE, como a aplicação prioritária para o semiárido, o Plano Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), o PRDNE e os municípios com baixa e média renda. “O FNE é um instrumento poderoso e concreto no compromisso da transformação da economia nordestina”, disse.
Neste ano, o FNE tem registrado resultados recordes, com R$ 21,4 bilhões contratados até o dia 31 de julho, considerado o melhor resultado de toda a história. Destes, R$ 13,8 bilhões (64%) foram alocados no semiárido nordestino. A partir do valor contratado do FNE, houve a geração e manutenção de 857 mil ocupações na área da Sudene, massa salarial de R$ 7 bilhões, gerando um valor agregado da economia de R$ 25 bilhões.
“É um momento especial para o fortalecimento de uma discussão de alto nível entre os atores envolvidos no desenvolvimento do Nordeste sobre o direcionamento do FNE para o exercício 2024, destacando o papel do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e da Sudene neste processo. Queremos que haja um espaço fértil para a troca de ideias, apresentação de propostas inovadoras e formulação de políticas públicas que alavanquem o crescimento sustentável da região”, acrescentou Paulo Câmara.
Para o secretário nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Eduardo Tavares, o evento de hoje é essencial para o Nordeste. “É prioridade no Governo Lula termos um novo modelo de desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo. Nossa preocupação com o diálogo para fortalecer o pacto federativo está refletiva no próprio fluxo de programação do FNE, a partir da discussão com estados, governo federal, produtores e setores interessados ao recursos, aderentes aos planos regionais”, destacou.
Já o diretor de Gestão de Fundos, Incentivos Fiscais e Atração de Investimentos, Heitor Freire, que representou a Sudene no lançamento, ressaltou a importância da construção e elaboração da Programação do FNE. “Vamos esgotar ao máximo o diálogo, porque através do diálogo é que nós vamos atender às necessidades do grande e do pequeno na nossa região. O FNE desempenha papel importante no fomento do desenvolvimento econômico e social do Nordeste, contribui para a geração de emprego, renda e qualidade produtiva. Contribui, principalmente, para a redução das desigualdades intrarregionais”, destacou.
O processo de planejamento para a Programação do FNE 2024 teve início em junho, quando o Banco do Nordeste deu início a uma consulta online para receber as contribuições da sociedade civil. A partir de agora, serão feitas as reuniões setoriais em cada estado da área de atuação da Sudene. Até o dia 30 de outubro, essas sugestões são encaminhadas ao MIDR e à Sudene para a realização de reuniões técnicas para o aperfeiçoamento da proposta. Até o dia 12 de dezembro, a Programação é submetida ao Conselho Deliberativo da Sudene e, a partir de 2 de janeiro, os recursos começam a ser aplicados. [...]

Prefeito Flávio Gadelha entrega Centro Multiprofissional para público autista em Abreu e Lima
Nesta próxima sexta-feira, dia 25/08, a partir das 16h, a Prefeitura de Abreu e Lima inaugura o equipamento que vai revolucionar o atendimento e acolhimento ao público com TEA no município, com muito cuidado, carinho e respeito, uma equipe técnica multisetorial de alto nível e o apoio a todos os familiares.
O CEMEAR (Centro Multiprofissional de Espectro Autista e Reabilitação) do nosso município, localizado na Rua Marcílio Dias, S/N, no bairro de Timbó, será uma instituição dedicada ao apoio, tratamento e inclusão de pessoas no espectro autista. Com um corpo profissional multidisciplinar especializado, o Centro oferecerá diversas ações e atividades voltadas para o desenvolvimento das habilidades e potenciais dos indivíduos com autismo.
Uma das principais ações do Centro de Autismo será a avaliação e diagnóstico precoce, realizado por profissionais especializados. Através de uma abordagem individualizada, serão realizadas análises comportamentais e cognitivas, visando identificar as necessidades e características específicas de cada paciente.
Com base nessas avaliações, o Centro também oferecerá programas de intervenção comportamental e terapia ocupacional, que visam auxiliar no desenvolvimento das habilidades sociais, da comunicação verbal e não-verbal, da coordenação motora e outras áreas de dificuldade. Essas terapias serão conduzidas por profissionais capacitados em TEA, utilizando técnicas e estratégias adequadas para cada caso.
Além das terapias individuais, o local também promoverá grupos de socialização, com o objetivo de estimular o convívio e interação entre as pessoas com TEA. Esses grupos serão divididos por faixa etária e nível de funcionalidade, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para que possam compartilhar experiências e desenvolver habilidades sociais.
Outra importante ação que o CEMEAR oferecerá será voltada ao acolhimento e orientação dos familiares, visando proporcionar a escuta e o apoio aos pais e responsáveis no cuidado diário dos pacientes.
A Prefeitura de Abreu e Lima segue pegada no serviço para realizar as entregas que contemplem e melhorem a qualidade de vida da população. São 10 novos postos de saúde, a UPA da Jaqueira quase pronta (que agora será um Centro de Especialidades) e o CEMEAR sendo entregue. E o avanço não vai parar e continuará sendo a tônica da gestão municipal em todas as áreas. [...]
