Author: Wellington Ribeiro

Em defesa de Pernambuco, Guilherme Uchoa Jr imprime ritmo de trabalho intenso na Câmara Federal
Saiba mais informações clicando no link [...]

Estande da SEDEPE na 23ª Fenearte recebe 18 Empreendimentos Econômicos Solidários
Com itens que vão de moda a gastronomia, os participantes do espaço foram escolhidos por meio de Edital de Chamamento Público lançado pela Secretaria [...]

Prefeitura anuncia instalação de pluviômetros e sensores de alagamento no Recife
Anúncio foi feito nesta sexta (7) pelo prefeito João Campos [...]

Prefeito Sivaldo Albino defende reconstrução do SUAS na 15ª Conferência Municipal de Assistência Social
O Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas), realizou nesta quinta-feira (06), no auditório do Sesc em Garanhuns, a abertura da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, o evento acontece até esta sexta-feira (07) e conta com a parceria da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
O Prefeito Sivaldo Albino participou da mesa de abertura e comentou sobre o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Como é importante a abertura destes espaços para o debate de uma política tão séria não só para a sociedade civil, mas inclusive para os representantes governamentais. Vocês terão dois dias para ajudar a construir o Suas que queremos, e a nossa gestão segue à disposição de todos para o fortalecimento desta causa”, pontuou Albino.
Na ocasião, após as boas-vindas da presidente do Cmas, Claudia Lúcia do Espírito Santo, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos fez a explanação de todos os setores e serviços da pasta. Também participaram da mesa, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Juca Viana; o presidente da AMSTT Rodolpho Melo; o representante do deputado federal Felipe Carreras, Cayo Albino; além das representantes dos usuários do Suas, Camila Marques e dos trabalhadores dos Suas, Lucélia Mendes.
O início do evento seguiu com leitura e aprovação do regimento interno e com a palestra magna ministrada pelo superintendente de Gestão do SUAS do Governo do Estado, Felipe Medeiros. Após as discussões dos eixos temáticos, o encerramento da Conferência será na manhã desta sexta-feira (07) com a plenária final, deliberações e a eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social. [...]

Com articulação de Carreras, setores de turismo e cultura terão alíquota reduzida pela reforma tributária
Em uma votação histórica, a Câmara aprovou na madrugada desta sexta-feira (07) o texto da PEC da reforma tributária. A discussão de um novo sistema de tributação brasileiro se arrastava há mais de 30 anos no país.
Entre os diversos pontos aprovados na reforma, está a redução da alíquota do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) para os setores de turismo e cultura. O IVA vai substituir PIS/Cofins, ICMS, ISS e IPI por um IVA (único ou dual) de padrão internacional, com legislação uniforme e o mais simples e homogênea possível.
O líder do PSB na Câmara, deputado federal Felipe Carreras (PE), foi um dos grandes responsáveis por garantir a inclusão desses setores no texto. “Conversamos com o relator sobre a importância desses segmentos para a nossa economia e ele se mostrou sensível ao acrescentar esses pontos na proposta”, disse. “Os dois setores representam cerca de 10,5% do PIB brasileiro, com R$1.041 trilhão de receita bruta, além de gerar aproximadamente 13,6 milhões de empregos diretos. Essa é a ideia da reforma: simplificar, gerar emprego e renda”, ressaltou.
Carreras também falou da importância da reforma para o Brasil. “Sem dúvidas é um momento histórico para o país. Há anos o povo brasileiro espera uma reforma justa e eficiente, que traga segurança jurídica e desenvolvimento econômico social. Essa reforma transcende qualquer coloração ou bandeira partidária, não é uma pauta de esquerda ou de direita, é uma pauta do Brasil. Estamos escrevendo o nosso nome na história do país e do parlamento”, concluiu. [...]

Fabrizio Ferraz destaca atuação no Legislativo e quer mais recursos para desenvolvimento do Sertão do Estado
Os primeiros meses de 2023 para deputado estadual Fabrizio Ferraz (Solidariedade) foram marcados por um intenso trabalho na Assembleia Legislativa de Pernambuco e por articulações em busca de investimentos para o desenvolvimento do Sertão do Estado. O parlamentar destaca a atuação no legislativo, onde cinco dos 12 projetos apresentados este ano se tornaram leis ainda no primeiro semestre.
“Avançamos em pautas importantes, aprovando leis que tratam da preservação do meio ambiente, do Código de Defesa do Consumidor e da alimentação oferecida pela Rede Estadual de Ensino, mas que também estimulam a economia dos nossos municípios. O desenvolvimento de Pernambuco passa pelo fortalecimento das cidades pernambucanas, principalmente do interior”, afirmou Fabrizio Ferraz.
Presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social, o deputado acredita que o Governo do Estado tem trabalhado nesse sentido e citou, por exemplo, a aquisição de viaturas (100 delas já foram entregues) e 7 mil coletes balísticos comprados para os policiais militares, além dos ônibus escolares adquiridos e entregues para os municípios, permitindo aos estudantes o acesso mais rápido e seguro às escolas.
Fabrizio também defende mais investimentos em obras de infraestrutura, que permitirão o aquecimento da economia das cidades ao facilitar os deslocamentos das pessoas nas rodovias estaduais. “Precisamos de estradas seguras, bem sinalizadas e sem buracos. Fizemos nossas indicações, ressaltando a importância do serviço para as famílias pernambucanas, e o Governo se dispôs a atende-las”, disse. [...]

Deputado Luciano Duque destaca Dia do Xaxado, que é celebrado hoje (7) em Pernambuco
A data foi instituída a partir de Projeto de Lei do deputado estadual Luciano Duque
Hoje, 7 de julho, aniversário de uma das mais icônicas personalidades nordestinas, o cangaceiro Virgulino da Silva Ferreira, conhecido popularmente como Lampião, foi escolhido também para ser celebrado como o Dia Estadual do Xaxado. A proposição de incluir a data no calendário de eventos oficial de Pernambuco, foi do deputado estadual Luciano Duque. O parlamentar é natural de Serra Talhada, antiga Vila Bela, onde nasceu o cangaço e também a dança originalmente pernambucana inventada pelos cangaceiros.
O xaxado inicialmente era exclusivamente masculino, já que na época não existiam mulheres no cançago. “O rifle, além de fazer a proteção do bando, fazia também o papel de dama e de instrumento. Já que as batidas ritmadas com a coronha da arma sobre o chão também puxavam o passo”, explica o deputado. A atual versão em pares que dançamos ou assistimos em apresentações, surgiu com a chegada de Maria Bonita e outras mulheres.
Patrimônio cultural imaterial, a dança ganhou visibilidade nacional no Carnaval, deste ano, nos desfiles das escolas de samba Macha Verde, em São Paulo, que levou o segundo lugar, e da Imperatriz Leopoldinense, grande campeã do Rio de Janeiro. Segundo o parlamentar, o cangaço e o xaxado representam a resistência da mulher e do homem sertanejos. “Um povo, que apesar de todas as dificuldades, não desiste e não se entrega”, disse. [...]

Camaragibe sedia 25ª edição da Trilha dos Engenhos, neste sábado (8)
Tradicional no calendário de esportes e turismo de Camaragibe, o município sedia, neste sábado (8), a realização da 25ª Trilha dos Engenhos. O evento tradicional de passeio com veículos 4x4 terá largada no Parque Aldeia dos Camarás, em Aldeia. A saída dos veículos acontece às 7h, do Parque Aldeia dos Camarás, com percusso pelos municípios de São Lourenço da Mata, Paudalho, Abreu e Lima, com retorno para Camaragibe. Participam da Trilha, visitantes do Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba. O evento acontece com o apoio da Prefeitura de Camaragibe, por meio da secretaria Municipal de Turismo.
"Fico feliz com a participação de pessoas de tantas regiões do país, num evento que acontece em Camaragibe. Isso mostra que a cidade tem potencial turístico e que conseguimos viabilizar boa receptividade e acolhimento às pessoas. A gente comemora bastante quando associamos o empenho das nossas secretarias para alavancar a economia local. O evento é importante porque a economia local também é aquecida com a ocupação dos hotéis e pousadas, além do setor de serviços. Parabéns a todos os envolvidos e em especial a nossa equipe que se empenha para que ações dessa magnitude aconteçam na nossa cidade", ressaltou a prefeita Doutora Nadegi.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Camaragibe, Felipe Cabral, fala da importância do evento para a cidade. "Preparamos tudo para receber bem os turistas aqui no município. Estamos vivenciando um avanço no setor e, com isso, a gente pode proporcionar mais oportunidades aos munícipes. São participantes de todos os estados do nordeste usufruindo do melhor que nossa terra a oferecer. Vamos continuar sempre potencializando o turismo de Camaragibe. Nossa praia é o verde", pontuou. [...]

Prefeito Paulo Batista recebe Secretário de Infraestrutura para tratar da requalificação das rodovias
O prefeito da Ilha de Itamaracá, Paulo Batista (Republicanos), recebeu em seu gabinete o Secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Evandro Avelar, na manhã desta quinta-feira (6).
A visita de Avelar foi para discutir a requalificação da PE-001 e PE-035, importantes rodovias da região que se encontram em péssimo estado de conservação, causando transtornos para quem trafega por elas e impactando negativamente o comércio local. A Ilha de Itamaracá é um relevante destino turístico de Pernambuco, atraindo um grande número de visitantes durante os finais de semana.
O Deputado Antônio Moraes acompanhou a visita ao lado do prefeito. A requalificação dessas rodovias tem sido uma prioridade tanto para Antônio Moraes quanto para o Deputado Federal Silvio Costa Filho.
O Governo do Estado está empenhado em iniciar e concluir as obras o mais rápido possível. O prefeito expressou sua gratidão pela visita do Secretário e afirmou estar confiante de que as obras serão realizadas. “É de extrema importância para o nosso município contar com o apoio do estado. Agradeço ao Secretário e sigo confiante de que as obras serão concluídas”, disse o prefeito. [...]

INSS: quem tem direito e como pedir o BPC; advogada explica
Pessoas com mais de 65 anos e pessoas com deficiência sem meios de se sustentarem podem ter direito ao BPC-Loas (Benefício da Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social). A advogada Amanda Barbosa, especialista em Direito Previdenciário e membro da da Comissão de Direito de Seguridade Social OAB/PE, explica que o benefício garante um salário mínimo por mês ao idoso ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. No caso da pessoa com deficiência, essa condição tem de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que a impossibilitem de participar de forma plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
"É necessário também que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual a ou menor que um quarto do salário mínimo, ou seja, R$ 330,00 por pessoa, em 2023. Além de terem a renda de acordo com o requisito estabelecido, as pessoas com deficiência passam por avaliação médica e social no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)", destaca Amanda.
Como solicitar o BPC:
Segundo a especialista, para ter acesso ao benefício é necessário, de início, procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sua cidade para ter as informações sobre o BPC e como requerê-lo. Para receber o benefício, não é preciso pagar intermediários ou agenciadores.
"O requerimento do BPC pode ser realizado nos canais de atendimento do INSS – pelo telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo) ou pelo site ou aplicativo de celular Meu INSS.
Para fazer o requerimento, basta acessar os canais já citados acima, solicitar o benefício e aguardar análise. A documentação necessária dependerá do tipo de benefício, os quais serão indicados no momento do pedido e/ou durante o processo. Essa documentação a ser apresentada não é só para o requerente, mas também para o representante legal e as outras pessoas da família. Mas não se esqueça: assim como o requerente, todas as pessoas da família devem estar inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) e ter CPF, inclusive crianças e adolescentes.
Regras
O BPC não pode ser acumulado com outro benefício da Seguridade Social (como, por exemplo, o seguro-desemprego, a aposentadoria e a pensão) ou de outro regime, a não ser com a assistência médica, pensões especiais de natureza indenizatória e a remuneração do contrato de aprendizagem.
"O BPC não é aposentadoria. Para ter direito a ele, não é preciso ter contribuído para o INSS. Diferentemente dos benefícios previdenciários, o BPC não paga 13º salário e não deixa pensão por morte", explica Amanda Barbosa.
Inscrição no Cadastro Único é obrigatória
A inscrição no Cadastro Único é requisito obrigatório para a concessão do BPC, de acordo com Amanda. O cadastramento deve ser realizado antes do requerimento do benefício aos canais de atendimento do INSS (site ou aplicativo de celular Meu INSS) ou à Agência da Previdência Social. Também é requisito para a concessão do benefício a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF do requerente e de todas as pessoas da família.
"Famílias já cadastradas devem verificar se o cadastro foi atualizado pelo menos uma vez nos últimos dois anos. Se isso não tiver sido feito, ele deverá ser atualizado antes da apresentação do requerimento ao INSS. É importante que isso seja feito para evitar repercussão no pagamento do BPC", afirma a advogada.
Para saber se o cadastro da família está atualizado, basta acessar o Consulta Cidadão, na internet, ou o aplicativo de celular Meu CadÚnico. [...]
