Author: Wellington Ribeiro

Armando no debate da Globo: “O governo de Paulo vive da propaganda e da mentira”
As mentiras do governo Paulo Câmara foram escancaradas por Armando Monteiro no debate promovido pela Rede Globo, na noite desta terça-feira 2. Das promessas não cumpridas às notícias falsas, passando pelo envolvimento do governador em denúncias de corrupção, a propaganda oficial foi desmontada diante das câmeras. “O governo Paulo Câmara é o governo da propaganda e da mentira”, resumiu Armando.
Mais uma vez, Paulo fugiu do confronto democrático com Armando. Das quatro oportunidades que teve de escolher a quem questionar, o atual governador optou por direcionar as perguntas a outros candidatos. O governador deixou de responder a várias questões, em especial às relacionadas aos desdobramentos das investigações sobre corrupção ligadas ao seu nome. Armando perguntou sobre o envolvimento de assessores ligados ao governador no desvio de verbas destinadas às vítimas das enchentes de maio de 2017, que culminou com a presença da Polícia Federal no Palácio do Campo das Princesas. “Pernambuco assistiu estarrecido a essa cena. Ainda mais porque os recursos eram destinados às vítimas das enchentes na Mata Sul”, salientou Armando.
O candidato da coligação Pernambuco Vai Mudar teve a chance de apontar problemas da gestão de Paulo Câmara, como o superfaturamento da Arena de Pernambuco. Em vez de responder à questão, Paulo, mais uma vez, repetiu chavões, no que foi rebatido por Armando: “Você era do comitê gestor da Arena. Você foi alvo de uma delação, recebeu propina”.
“O governador é campeão de promessas não cumpridas. A cara desse governo é a mentira, propaganda apenas. Houve retrocesso na segurança, a saúde está em situação lamentável e é um exterminador de empregos. Porque não soube destravar os 29 convênios que já contam com dinheiro na conta do governo. Faltou competência, liderança, autoridade. Isso é lamentável. E tem que mudar. Porque, se não mudar, fica como está”, arrematou. [...]

IBOPE – Paulo amplia vantagem sobre Armando
Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (2) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o governo de Pernambuco:
Paulo Câmara (PSB): 39%
Armando Monteiro (PTB): 27%
Julio Lossio (Rede): 3%
Maurício Rands (PROS): 3%
Dani Portela (PSOL): 2%
Ana Patrícia Alves (PCO): 1%
Simone Fontana (PSTU): 1%
Brancos/nulos: 15%
Não sabe/não respondeu: 8%
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo "Jornal do Commercio".
A candidata Ana Patrícia Alves anunciou, nesta terça-feira (2), que retirou a candidatura ao governo de Pernambuco.
No levantamento anterior, feito entre os dias 24 e 26 de setembro, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes:
Paulo Câmara (PSB): 35%
Armando Monteiro (PTB): 27 %
Julio Lossio (Rede): 3%
Maurício Rands (PROS): 2%
Ana Patrícia Alves (PCO): 1%
Simone Fontana (PSTU): 1%
Dani Portela (PSOL): 1%
Brancos/nulos: 23%
Não sabe/não respondeu: 7%
Sobre a pesquisa desta terça-feira, 2
Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
Quem foi ouvido: 1.512 eleitores
Quando a pesquisa foi feita: de 29 setembro a 1º de outubro
Registro no TRE: PE-04128/2018
Registro no TSE: BR‐09633/2018
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro
Rejeição
O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os índices no levantamento feito entre e de setembro:
Paulo Câmara (PSB): 34%
Armando Monteiro (PTB): 30%
Dani Portela (PSOL): 21%
Julio Lossio (Rede): 20%
Simone Fontana (PSTU): 18%
Ana Patrícia Alves (PCO): 18%
Maurício Rands (PROS): 17%
Poderia votar em todos: 4%
Não sabe/não respondeu: 16%
Simulação de segundo turno
Paulo Câmara 43% x 34% Armando Monteiro (branco/nulo: 17%; não sabe: 6%)
Fonte: G1 PE
[...]

Zeca Cavalcanti e Fabíola Cabral visitam feira e comércio de Custódia
Candidato à reeleição, o deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) abriu a sua última semana de campanha eleitoral visitando uma de suas principais bases eleitorais no Sertão do Moxotó, a cidade de Custódia. Na manhã desta segunda-feira (01), o candidato trabalhista esteve visitando a feita livre e o comércio da cidade ao lado da candidata a deputada estadual com quem faz dobradinha no município, Fabíola Cabral (PP).
Ele estava ao lado de várias lideranças locais como o vereador Joãozito Moura, o empresário Pedro Idelfonso (popularmente conhecido por Pedro do Arreio de Ouro), Leila Gouveia, entre outros. Durante sua passagem por Custódia, o candidato e deputado Zeca Cavalcanti recebeu o apoio à sua reeleição da ex-primeira dama Dona Joany Epaminondas, esposa do ex-prefeito do município, o saudoso Luizito.
“Além de termos a alegria de ver no rosto do povo de Custódia a vontade e o desejo de mudança, o contato com feirantes, comerciantes e populares nos dá mais força e determinação de lutar por dias melhores para Custódia e nosso querido Sertão. O apoio de nossa amiga D. Joany nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e nosso trabalho está sendo mais do que reconhecido”, disse Zeca Cavalcanti.
Nesta terça-feira (02), faltando apenas cinco dias para a eleição, o deputado federal e candidato à reeleição esteve em Garanhuns, no Agreste Meridional, aonde visita o comércio da cidade pela manhã ao lado de lideranças locais e no final da tarde participa de encontro para apresentação de propostas em Afogados da Ingazeira. A agenda se encerra com carreata e bate-papo na cidade de Carnaíba e no povoado da Itã. [...]

Joel da Harpa homenageia 60 anos dos Gideões Internacionais do Brasil
Foi bastante prestigiada a Sessão Solene de ontem (01/10) na Assembléia Legislativa. Empresários, comerciantes e homens de negócios que também são cristãos lotaram o auditório atendendo ao convite do deputado estadual Joel da Harpa. Eles participaram da homenagem aos 60 anos do Grupo Gideões Internacionais do Brasil. O presidente nacional Mauricio Melo de Meneses veio diretamente de São Paulo para participar da cerimônia.
Os Gideões têm como missão levar a Palavra de Deus por meio do testemunho pessoal e da distribuição de Bíblias completas e Novos Testamentos com Salmos e Provérbios em mais de 190 países, distribuídos em prisões, hospitais, hotéis, entre outros locais. O grupo acredita que as pessoas podem conhecer o Evangelho e aceitar a “salvação em Cristo”. Esses novos cristãos podem, por sua vez, crescer espiritualmente e compartilhar a fé.
Esta foi a última sessão solene realizada por Joel da Harpa antes do final da campanha que além da comunidade cristã, também abrange os policiais e bombeiros militares. O parlamentar seguiu durante a madrugada para o Sertão e deve cumprir uma ampla agenda até sexta-feira. Joel visita postos de policiamento, destacamentos, batalhões, cadeias e vem sendo recebido calorosamente pela tropa.
Policial militar e líder de um dos maiores movimentos dos PMs, ele dedicou seu mandato para ações na área da segurança. A cinco dias das eleições é cada vez maior o numero de policiais e bombeiros que estão procurando o comitê do parlamentar para adesivar carros e pegar material. Os militares e militantes podem fazer a diferença nos resultados finais garantindo a Joel da Harpa uma expressiva votação. [...]

Presidente da Associação Nacional dos Ciclomotores convoca usuários de moto a votar em Armando
O candidato ao Governo do Estado da coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB), ganhou o apoio da representação nacional dos motociclistas. Nesta terça-feira (2), o presidente da Associação Nacional dos Usuários de Ciclomotores (ANUC), Léo Toscano, declarou apoio à candidatura de Armando. Em vídeo gravado para as redes sociais, o representante dos motociclistas confirma o sentimento já observado nas ruas, reforçando que a categoria está mobilizada para garantir a vitória de Armando Monteiro. Entre as propostas de governo do candidato está a isenção do IPVA das motos até 150 cilindradas, além de renegociar e parcelar as dívidas dos proprietários de motos, que de acordo com Toscano deve ser levada pela categoria como referência para outros Estados.
“Estamos esperançosos que Armando irá dar atenção aos milhares de motociclistas de motos, principalmente àqueles que dependem do transporte para trabalhar. Somos aproximadamente 400 mil pessoas em Pernambuco que utilizam as cinquentinhas e as motos de até 150 cilindradas como ferramenta de trabalho e de geração de renda”, declarou o presidente da ANUC. “Não só os trabalhadores, mas como todas as famílias dependem dos rendimentos provenientes das atividades dos homens e mulheres que utilizam as motos. A proposta de Armando Monteiro de zerar o IPVA e também renegociar e parcelar as dívidas vem em boa hora para aliviar as finanças e também alavancar a economia, especialmente nos municípios do interior”, disse, destacando ainda que além de moto-taxistas e moto-fretistas, a medida beneficia também o profissional liberal que usa a moto para se deslocar mais rápido e atender seus clientes.
Léo Toscano está à frente da Associação Nacional dos Usuários de Ciclomotores (ANUC) há sete anos. Só de ciclomotores, o Estado possui mais de 37 mil veículos cadastrados junto ao Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). Já a frota total de motos emplacadas ultrapassa mais de 1,1 milhão de unidades. Segundo levantamento, as dívidas de motociclistas das diversas cilindradas que não tiveram condições de pagar os encargos do governo soma algo em torno de R$ 10 milhões. Até 2015, as cinquentinhas eram isentas de pagar IPVA, mas, com após a regulamentação do emplacamento, o Governo passou a cobrar o IPVA desses veículos, após lançar um pacote de aumento de impostos estaduais. [...]

Marinaldo Rosendo e Clóvis Paiva realizarão passeata da vitória na Mata Norte, quinta-feira (04/10)
O deputado federal Marinaldo Rosendo e Clóvis Paiva, candidatos a deputado, o primeiro federal e o segundo, estadual, promovem, na próxima quinta-feira (04.10), a passeata da vitória da Mata Norte de Pernambuco. Segundo a organização, a concentração será na Rodoviária de Timbaúba, a partir das 18h30.
ATUAÇÃO DE MARINALDO ROSENDO
Marinaldo destinou para a Mata Norte de Pernambuco mais de 26 milhões de reais em emendas parlamentares, com o objetivo de atender as necessidades da saúde pública, educação, esportes, infraestrutura e muito mais. Uma de suas principais bandeiras é a geração de emprego. Nesse seu primeiro mandato, que está atuando até o fim de dezembro, ele mostrou esse compromisso: lutou para a volta da moagem da Usina Cruangi, assegurando cerca de três mil empregos e fez muito mais por nosso estado. [...]

Hospital de Barreiros reabre Bloco Cirúrgico e amplia capacidade de atendimento
O Hospital Municipal de Barreiros Jailton Messias de Souza Albuquerque, construído pela “Operação Reconstrução” por conta das enchentes de 2010, está passando por um processo de reformulação, ampliando suas atividades ao máximo de sua capacidade instalada.
“Além dos serviços de urgência/emergência e do incremento das especialidades multiprofissionais, serviços laboratoriais hospitalares, internamentos e procedimentos cirúrgicos serão realizados na Unidade, evitando que cidadãos barreirenses tenham que se deslocar até os centros de referências para seus tratamentos. Até Dezembro deste ano deveremos extinguir nossas filas de espera de cirurgias gerais e reduzir por volta de setenta por cento as transferências dos nossos pacientes” falou o secretário municipal de saúde Elídio Moura.
Os serviços serão introduzidos de forma gradual, tendo no planejamento das ações a base das movimentações. As cirurgias iniciam dia 02 de Outubro e permanecem de forma continuada.
“A saúde é uma das prioridades de nosso governo. Vamos incrementar nossos serviços no hospital e evitar ao máximo que nosso povo tenha que sair
da cidade para se tratar, aumentando ainda mais seus sofrimentos”, falou o Prefeito Elimário Farias. [...]

Romero Sales Filho segue ampliando apoios
A reta final da campanha parece está sendo bastante produtivo para o candidato a deputado estadual Romero Sales Filho (PTB). Com grandes carreatas realizadas em Ipojuca, sua principal base eleitoral, e no Recife, onde firmou uma dobradinha com o candidato a deputado federal Davi Muniz (Patriotas), o petebista pôde demonstrar a sua força política ao reunir um grande número de apoiadores.
Nesta segunda, dia 1.º, em passagem pelos municípios de Carpina (Zona da Mata Norte), e São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana, Romero Filho cumpriu uma extensa agenda de caminhadas e encontro com lideranças políticas.
Da forma com que a sua campanha está desenvolvendo, Romero Sales Filho tem tudo para conquistar uma cadeira na ALEPE com uma expressiva votação.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Ex-prefeito de Buíque anuncia apoio a Paulo Câmara
O governador Paulo Câmara (PSB) recebeu mais um importante apoio à sua caminhada rumo à reeleição, nesta segunda-feira (01/10). O ex-prefeito de Buíque Jonas Camelo (PP) se integrou à Frente Popular, destacando a importância de Pernambuco seguir na frente com o líder socialista. "Precisamos manter a melhor Educação Pública do País, continuar melhorando os números da Segurança e seguir levando água para quem precisa", defendeu Camelo.
O progressista ainda pontuou que o governador Paulo Câmara tem demonstrado muita preocupação em realizar ações em todos os municípios. "Essa presença do Governo é muito importante para o desenvolvimento das cidades. Tem obra em todo o lugar, o que mostra que Paulo é um gestor que pensa em todo o Estado", disse.
Paulo ressaltou a importância do apoio de Jonas Camelo, realçando que a vitória da Frente Popular permitirá a continuidade de programas e ações importantes que dialogam com a melhoria da qualidade de vida. "Estou honrado em receber o apoio de Jonas, que tem serviços prestados a Buíque e ao Agreste. É mais uma importante força que se soma à nossa luta para seguir transformando Pernambuco, levando cada vez mais obras para todo o Estado", afirmou Paulo. [...]

Justiça flagra crime eleitoral da campanha de Paulo Câmara
A Justiça comprovou nesta segunda-feira (1º) que a campanha de Paulo Câmara está cometendo crimes eleitorais. No comitê do PSB, na cidade de Moreno, Região Metropolitana, foi apreendida por fiscais uma grande quantidade de material irregular, constando a imagem de Lula como candidato à Presidência da República, o que contraria uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As peças recolhidas foram levadas para a Justiça Eleitoral em Pernambuco.
“Recebemos a informação deste material ilegal e acionamos a Justiça. Obtivemos o mandado de busca e apreensão e ao chegarmos ao comitê, com os fiscais do TRE, encontramos as provas”, afirmou o advogado André Jales, que denunciou à Justiça o crime da coligação de Paulo e acompanhou a ação. Jales é advogado da coligação Pernambuco Vai Mudar.
No comitê, situado na rua Cleto Campelo, número 3299, foram encontrados 189 mil santinhos, distribuídos em sete caixas diferentes, cerca de 1.500 praguinhas, 200 cartazes, 500 folhetos e um adesivo perfurado para carro, todos indicando Lula como candidato a presidente, de maneira ilegal, e com Fernando Haddad como vice. A campanha de Paulo será multada em R$ 100 mil por insistir no crime eleitoral e a punição pode resultar inclusive na cassação da candidatura. O termo de apreensão foi assinado pela juíza Ana Carolina Avelar Nunes, da 14ª Zona Eleitoral.
Esta não é a primeira vez que a campanha de Paulo é flagrada cometendo esse tipo de irregularidade. Na semana passada a coligação Pernambuco Vai Mudar denunciou prática idêntica, com distribuição de panfletos e cartazes no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife. Naquela ocasião havia uma equipe de campanha do PSB coordenada por Luiz Rafael de Araújo, cargo comissionado da Prefeitura do Recife, que atuava como cabo eleitoral em dia de semana, por volta das 11h30, em pleno horário de expediente. “Trata-se de um fato grave e reincidente, que precisa ser punido de maneira exemplar, para que não volte a acontecer”, disse André Jales. [...]
