Author: Wellington Ribeiro

Vice-prefeito de Paulista se afasta da Frente Popular e declara apoio a Armando e Mendonça
O vice-prefeito de Paulista, Jorge Carreiro (PV), declarou, neste sábado (30), apoio às pré-candidaturas a governador e senador de Armando Monteiro (PTB) e Mendonça Filho (DEM), respectivamente. Carreiro, que confirmou sua pré-candidatura a deputado federal, se afasta da Frente Popular e engrossa as fileiras da frente “Pernambuco Vai Mudar”. O anúncio foi feito durante encontro no município, que reuniu lideranças políticas do Litoral Norte, como o prefeito de Igarassu, Mário Ricardo (PTB), o pré-candidato a deputado estadual Miguel Ricardo (PTB), vereadores e ex-vereadores.
Na reunião, Armando e Mendonça ouviram sugestões e propostas de Jorge Carreiro e seu grupo político para fazer avançar o município de Paulista e melhorar a situação do Litoral Norte. “Vamos andar Paulista e mostrar o projeto que temos para Pernambuco. Vamos ter a honra de representar Paulista e a região, com Armando governador e Mendonça senador”, afirmou o vice-prefeito, que anunciou dobradinha política com Miguel Ricardo na região.
Para Armando, o momento é de somar forças em todas as regiões de Pernambuco e construir, junto com o povo, um novo caminho para o Estado, com mais saúde, segurança e geração de empregos. “Estamos juntando um time de partidos, prefeituras e lideranças dos mais importantes em todas as regiões e que sustentam esse projeto que vai governar o Estado. Peço que Paulista se integre à essa luta e ofereça sugestões e propostas para a gente faça um programa de governo que reflita os anseios da população”, afirmou o pré-candidato a governador.
Mendonça Filho destacou que a missão da frente “Pernambuco Vai Mudar” é apresentar propostas para que a população possa voltar a ter confiança e esperança no futuro de Pernambuco. “Estamos sentindo a mobilização do povo, quem está insatisfeito e quer um rumo diferente para Pernambuco. Temos que fazer multiplicar o discurso de que há um novo caminho a ser seguido”, convocou o pré-candidato a senador.
O prefeito de Igarassu sublinhou que o momento atual exige pessoas de coragem para estar no comando do Estado e que Armando Monteiro tem credenciais para governar Pernambuco. “Estamos aqui para plantar a esperança que foi perdida e que tirou do povo os sonhos. Nosso grupo está comprometido a restabelecer nossa esperança e fé no nosso Estado, no futuro”, disse Mário Ricardo.
Foto: Caio Marques/Divulgação [...]

Rodrigo Novaes comemora investimento destinado à Floresta
O deputado Rodrigo Novaes (PSD) comemorou, na última sexta-feira (29/06), a liberação de R$ 1,3 milhões do FEM 15 para Floresta. O anúncio aconteceu durante a visita do Governador Paulo Câmara ao município em mais uma edição da Caravana de Educação 2018.
O investimento será direcionado para obras de infraestrutura, a exemplo da reforma estrutural na Creche Proinfância; pavimentação da rua Antônio Quirino e da avenida Antônio David com construção de rampas de acesso e sinalização vertical. "Floresta precisa de melhorias, lugar de povo sofrido, porém trabalhador e que não perde a sua força na busca de dia melhores", destacou Novaes. [...]

“Se você não consegue oferecer o mínimo de serviços ao povo, não governa. Ocupa o Palácio”, dispara Armando
Em um giro por municípios do Agreste, nesta sexta-feira (29), os pré-candidatos a governador e senador da frente Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB) e Mendonça Filho (DEM), ouviram de lideranças da região uma série de críticas em relação aos serviços prestados pelo governo do Estado. As reclamações foram desde a baixa qualidade do atendimento na saúde, a sensação de insegurança pública, as inúmeras obras paralisadas, entre outros problemas. Para o petebista, o governo atual não vem correspondendo às expectativas da população.
“Pernambuco tem governador, mas não tem governo. Se você não consegue oferecer o mínimo de serviços à população, você não governa. Você ocupa o Palácio (do Campo das Princesas), mas não governa”, cravou Armando Monteiro. “Pernambuco está andando de lado, não andou para trás porque o povo não deixou. Mas se dependesse desse governo, a gente tinha andado para trás. É um governo fraco”, avaliou o petebista.
Para Mendonça Filho, Armando é o nome mais preparado para conduzir Pernambuco a um novo rumo. “Compreendo a insatisfação da população, que é justificável, mas temos que encarar a política por outro meio. A gente precisa ter uma tarefa de responsabilidade por nosso Estado. O debate em torno de Pernambuco é um debate muito importante. O cidadão que está em Riacho das Almas, em Cumaru, no Agreste, percebe que a insegurança chegou ao homem do campo e está em todo Estado. Precisamos de um governador que restabeleça a ordem e tome as rédeas do nosso governo”, o pré-candidato a senador.
AGENDA NO AGRESTE - Armando Monteiro e Mendonça Filho visitaram nesta sexta as cidades de Caruaru, Riacho das Almas, Vertentes e Santa Maria do Cambucá, todas no Agreste pernambucano. Na passagem, eles tiveram encontros com diversas lideranças políticas para construir um diagnóstico da região e coletar sugestões e propostas para o futuro plano de governo.
Na Capital do Forró, os pré-candidatos reuniram-se com a prefeita Raquel Lyra (PSDB), o ex-governador João Lyra Neto (PSDB), o suplente de senador Douglas Cintra (PTB) e outras lideranças políticas do município. Em Riacho das Almas, Armando e Mendonça visitaram o ex-prefeito Dioclecio Rosendo (PSDB) e o ex-candidato a prefeito Dió Filho (PSDB), vereadores, ex-vereadores e trabalhadores rurais.
Já em Vertentes, os pré-candidatos estiveram com o prefeito Romero Leal (PSDB) e aliados da região, entre eles o ex-prefeito Allan Kardec, além do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), a pré-candidata a deputada estadual Alessandra Vieira, o ex-prefeito de Surubim Túlio Vieira, o vice-prefeito de Taquaritinga do Norte, Gena. Romero reafirmou compromisso em eleger Armando governador e Mendonça senador. Ainda no município, o petebista e o democrata também visitaram com Dr. Ivaldo Figueiroa e o ex-vereador Paulo de Lu, dentre outras lideranças.
O giro no Agreste terminou em Santa Maria do Cambucá, onde Armando e Mendonça reuniram-se com dois grupos políticos da cidade. Os pré-candidatos estiveram com Dr. Mário (MDB), ex-prefeito da cidade por três vezes, o seu filho, Mário Filho (MDB), atual vice-prefeito, e todas as lideranças ligadas ao grupo. O petebista e o democrata também se encontraram com o empresário Jacó Tunino (PSD), o ex-prefeito Elizeu Tunino (PSD), Professor Geovane e Dr. George, vereadores e lideranças municipais. [...]

TRE determina que presidente do PSB, Sileno Guedes, retire do Facebook face news contra o deputado e pré-candidato a senador, Mendonça Filho
O desembargador Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho do Tribunal Regional Eleitoral deferiu nesta sexta-feira (29/06) liminar determinando que o presidente estadual do PSB e secretário de Governo e Participação Social do Recife, Sileno Guedes, retire de seu perfilo no Facebook fakenews contra o deputado federal e pré-candidato a senador, Mendonça Filho. A liminar atende parcialmente representação do diretório regional do Democratas, que pediu, além da retirada da notícia falsa, a aplicação de multa para o presidente do PSB, providências ao Facebook impedindo a veiculação dos links que originaram a fake news e que a Polícia Federal seja oficiada para investigar sobre a autoria do conteúdo falso.
O presidente do PSB, Sileno Guedes, está propagando na sua página do no Facebook notícias falsas contra o deputado Mendonça Filho, desde terça-feira passada (26/06), publicadas nos sites “mídia popular” e “diário de classe”, portais de notícias ligados ao Partido dos Trabalhadores, PSOL e CUT e responsáveis por propagar inverdades contra a gestão de Mendonça Filho no Ministério da Educação. A postagem feita por Sileno Guedes ocorreu dias depois da ampla divulgação da representação feita pelo Democratas ao TRE contra a mesma fakenews, propagada por um grupo de advogados e professores de direito. Após saber que era fake news, os advogados apagaram a postagem.
O presidente estadual do Democratas, José Fernando Uchôa, lembra que o combate a fake news tem mobilizado instituições como o Tribunal Superior Eleitoral, por ser esta uma prática danosa à democracia. “O Democratas foi um dos 10 partidos que assinaram um termo de colaboração com o TSE, para a manutenção de um ambiente eleitoral imune de disseminação de notícias falsas. Nós não vamos abrir mão de uma eleição limpa, onde a verdade prevaleça e o debate ocorra no campo das ideias”, afirmou José Fernando Uchôa.
Essa fake news foi veiculada originalmente, em junho de 2017, durante a gestão de Mendonça Filho no MEC, onde se tentou de forma inverídica, atribuir a ele a autoria da frase de que “é preciso enxugar regalias dos professores para equilibrar os cofres de estados e municípios". Na época, Mendonça Filho entrou na Justiça e ganhou direito de resposta no site Mídia Popular, que é ligado a um membro do PSOL do Piauí.
Mendonça acionou, também, a Polícia Federal para investigar a propagação dessa e de outras fake news produzidas e propagadas com o objetivo de desestabilizar a sua gestão no Ministério da Educação. Como ministro, Mendonça lançou ações de valorização do professor como a política nacional de formação e a antecipação do repasse da complementação do Fundeb para estados e municípios pagarem o piso de professores.
No pedido de liminar, o desembargador Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho negou o pedido de providências ao Facebook para que impeça a propagação dos links com esta fakenews para evitar propagações futuras. O democratas vai recorrer contra essa parte da decisão de liminar, pedindo que as providências sejam adotadas imediatamente pelo Facebook, para evitar danos à imagem do deputado e pré-candidato e em nome da lisura e transparência do processo eleitoral. Os pedidos de aplicação de multa e demais providências serão analisadas no julgamento do mérito. [...]

Ao lado de aliados, Simone Santana prestigia festa de São Pedro em São José da Coroa Grande
A Colônia de Pescadores Z-9, de São José da Coroa Grande, comemorou com muita festa, na manhã desta sexta-feira (29) o Dia de São Pedro. A programação contou com missa celebrada pelo Padre Jerônimo e procissão. Marcaram presença um grande público e lideranças políticas da Mata Sul, entre elas o ex-deputado Carlos Santana e a sua esposa deputada Simone Santana que participou do evento pelo pelo oitavo ano e fez questão de destacar a atuação da presidente da entidade, a vereadora Enilde Lima.
“Acompanhamos de perto o trabalho dela à frente da Colônia e testemunhamos seus esforços para garantir melhorias nas condições de vida e de trabalho para os pescadores”, afirmou a parlamentar que, a pedido da vereadora, articulou junto ao ProRural para a conquista de uma fábrica de gelo e uma câmara frigorífica para a Colônia.
Também prestigiaram o evento a ex-prefeita de São José Elianai Buarque e o vice-prefeito de Barreiros, Tomaz Baleia, além de vereadores barreirenses Geraldinho, Cristiano da Saúde, Pãozeiro, irmão Linho e Walter Buarque. Já entre os vereadores coroenses foram registradas as presenças dos vereadores Mauro da Guarda, Enilde da Colônia, Tony, Rael de Deo e Riltinho, além de vários suplentes, todos pertencentes ao grupo político de João Baleia, aliado da deputada estadual Simone Santana e do pré-candidato a deputado federal João Campos. [...]

Radar Político (29/06) – O vice de Paulo Câmara deve sair do interior
História recente mostra que campanhas vitoriosas tiveram nomes do interior na chapa [...]

Armando recebe Gilson Muniz e discute ações para Mata Norte
O pré-candidato a governador de Pernambuco Armando Monteiro (PTB) recebeu, nesta quinta-feira (28), a visita do ex-prefeito de Timbaúba e ex-deputado estadual Gilson Muniz (PSL). Na ocasião, avaliaram o cenário político e econômico de Pernambuco e discutiram ações para o desenvolvimento da Mata Norte do estado. Gilson, que é pré-candidato a uma das vagas na Assembleia Legislativa, externou seu apoio ao projeto liderado por Armando.
“Viemos reafirmar a Armando que estamos somando forças junto com as lideranças que já o apoiam na região e discutir propostas e políticas públicas que ajudem no desenvolvimento dos municípios da Mata Norte. É preciso que o governo tenha um olhar especial para a região e acredito que Armando Monteiro é nome mais preparado para liderar esse novo momento para Pernambuco", afirmou Gilson Muniz, que veio acompanhado de sua esposa, Mércia Muniz, também ex-prefeita de Timbaúba.
Para Armando, o apoio de Gilson e Mércia Muniz fortalecem o projeto da frente Pernambuco Vai Mudar. "O sentimento de mudança está presente em todo o estado e percebemos esse desejo nas lideranças políticas de dar um novo rumo, um novo caminho ao estado. Gilson vem para somar forças em nosso grupo", colocou o pré-candidato a governador.
Foto: Leo Caldas/Divulgação [...]

Sílvio Costa recebe apoio de ex-prefeita e vereadores do PSB de Lagoa dos Gatos
Pré-candidato ao Senado na chapa da pré-candidata ao governo Marília Arraes (PT), o deputado federal Sílvio Costa (Avante) acaba de receber o apoio da oposição do município de Lagoa dos Gatos, no Agreste, liderada pela ex-prefeita Verônica Soares (ex-PSB). Nesta quarta-feira (27), o grupo político da ex-prefeita - cinco vereadores e militantes partidários - declarou voto no deputado na disputa ao Senado. "A atuação de Sílvio Costa na Câmara é destaque nacional. Ele é um aliado do (ex) presidente Lula, um guerreiro", disse Verônica.
Prefeita de Lagoa dos Gatos de 2013 a 2016, a líder da oposição Verônica Soares recebeu Sílvio Costa, que é vice-líder da oposição ao governo Temer na Câmara Federal, acompanhada de três vereadores do PSB - Sidraílson, Dudé e Zé de Bobó -, um do PT (Tarcísio) e outro do DEM (vereador Lêu). O grupo forma a maioria na Câmara Municipal. O deputado recebeu o apoio também do ex-vice-prefeito e empresário Sizonaldo Laurentino, candidato do PRB a prefeito em 2020.
O pré-candidato ao Senado esteve acompanhado do pré-candidato a deputado federal, Sílvio Costa Filho (PRB). [...]

Radar Político (27/06) – Oposição mira Pros e Solidariedade
“Outras lideranças virão, outras forças se somarão a este palanque”, esta foi uma das frases utilizadas pelo pré-candidato a senador Mendonça Filho no evento que marcou a entrada do grupo político dos Ferreiras no bloco liderado por Armando Monteiro (PTB).
A convicção com que as palavras foram proferidas por Mendonça levou o público presente a acreditar que a debandada da Frente Popular não ficará restrita apenas ao PSC, mas que outros partidos também deverão deixar a Frente Popular para se unir a oposição. Nesta lista estariam o Solidariedade e o PROS.
Presidido por Augusto Coutinho, cunhado de Mendonça, o Solidariedade tem motivos de sobra para deixar a base governista e engrossar as fileiras da oposição. Uma delas diz respeito ao fato do partido ter perdido recentemente o comando da Secretaria Estadual de Habitação, ficando desta forma sem nenhuma participação representativa de expressão no Governo. Outra justificativa está relacionada à facilidade de sobrevivência política e até possibilidade de crescimento eleitoral que o campo oposicionista oferece. Na base governista os candidatos do partido precisariam de mais votos para se reeleger, como é o caso do próprio Augusto e de Kaio Maniçoba que necessitariam superar a casa dos 90 mil votos para garantirem o mandato de federal caso marchem junto com o Governo, conta que na oposição exigiria apenas 80 mil votos. Já para deputado estadual, o ponto de corte ficaria bem abaixo dos 50 mil votos exigidos para quem irá disputar no chapão do PSB, o que beneficiaria principalmente a pré-candidata Cláudia de Lupércio, esposa do prefeito de Olinda.
Já em relação ao PROS, a possibilidade do partido deixar a Frente Popular não se dá em razão da comodidade eleitoral, uma vez que para deputado estadual o partido optou por caminhar com uma chapinha e o seu presidente, o deputado federal João Fernando Coutinho, disputaria com uma competitividade acima da média no chapão governista. O principal combustível que tem motivado a travessia para a oposição está relacionado à indiferença com que João Fernando continua sendo tratado pelo Palácio, comportamento notabilizado na falta de espaço no Governo e no avanço de candidatos do PSB sob as suas bases. Nem o histórico de fidelidade da família Coutinho ao PSB tem sido impeditivo para tamanha hostilidade do partido contra João Fernando.
Caso se confirme o que nos bastidores já é dado como certo, a ida do Solidariedade e do PROS para a oposição, assim como foi com o grupo Ferreira, provocará prejuízos incalculáveis ao projeto de reeleição do governador Paulo Câmara.
Reforços 1 – Maraial foi o único município em toda a Zona da Mata onde Armando conseguiu ser o mais votado em 2014. Agora, a perspectiva para 2018 é bastante promissora para o petebista. Em Escada, segundo maior colégio eleitoral da Mata Sul, Armando já garantiu um palanque forte graças à aliança com o grupo Ferreira. O ex-prefeito Jandelson Gouveia e a ex-deputada Mary Gouveia coordenarão o palanque oposicionista no município.
Reforços 2- Na Mata Norte a ida dos Ferreiras reforça também palanque em Carpina com a pré-candidata a deputado estadual Carla Lapa, em Chã de Alegria com Dr. João Ferraz, médico que se prepara para disputar a prefeitura em 2020. Já no município de Itambé a ajuda fica por conta do ex-prefeito Bruno Ribeiro (PSC).
Reforços 3 – No Agreste, os apoios se estendem por Brejo da Madre de Deus com o ex- prefeito Roberto Asfora, além de grupos em Toritama, Altinho e Cupira. Em Araripina, além do apoio do prefeito Raimundo Pimentel, a oposição ganha o reforço do pré-candidato a deputado estadual Dr. Aluísio Coelho. Já na região Metropolitana Izabel Urquiza (Olinda), Débora Serafim (Ipojuca) e os vereadores recifenses Fred Ferreira e Renato Antunes, se juntam ao bloco.
Dissidentes do dissidente – O presidente municipal do PSC em Paudalho, Drailton Costa, em contato com o Blog disse que todos os integrantes da comissão provisória não seguirão a decisão tomada pelo presidente estadual e se desfiliarão como forma de protesto. “Entendemos que a posição dele não passa de um projeto de cunho pessoal e familiar”, disparou.
Avançando – A pré-candidatura de Milton Coelho (PSB, imagem) para deputado federal tem ganhado cada vez mais corpo. Ontem ele esteve em Paudalho, na Mata Norte, reunido com o ex-prefeito Pereira e um grupo de lideranças locais, entre elas vereador e ex-vereadores. Também participou do encontro o pré-candidato a deputado estadual Diogo Prado, com quem faz dobradinha no município.
Abandono ou descrença - Com exceção de alguns poucos deputados do PSB (Aluísio Lessa, Waldemar Borges e Isaltino Nascimento), chama a atenção o fato de nenhuma liderança pertencente a outro partido que compõe a Frente Popular se expor em defesa do governador Paulo Câmara quando este recebe ataques da oposição.
Conquista - Por meio do trabalho realizado por Ronaldo Lopes, coordenador do Projeto Semear Recife, a comunidade do Largo do Alto da Telha, na Zona Norte do Recife, será contemplada com uma ambulância. A entrega do veículo será no próximo dia 06 de julho e contará com a presença dos deputados André de Paula (Federal) e Clodoaldo Magalhães (Estadual).
Uma pergunta que não quer calar – O PSC abrirá mão da sua chapinha para deputado estadual e coligará com os demais partidos da Oposição na proporcional?
[...]

Em ato de adesão dos Ferreiras e PSC, Oposição aponta barganha política e incapacidade administrativa do governo
O evento que oficializou a entrada do Grupo dos Ferreira e do PSC à frente “Pernambuco Vai Mudar”, nesta terça (26), foi marcado por duras críticas ao governo do Estado, que já é visto sem capacidade administrativa, falta de liderança política e que vem tentando atrair apoios em troca de cargos. O ato reuniu cerca de 2 mil pessoas, na galeria The Garden Mall, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Estiveram presentes os pré-candidatos a governador Armando Monteiro (PTB) e a senador Mendonça Filho (DEM), o prefeito Anderson Ferreira (PR), o presidente do PSC e deputado estadual André Ferreira, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), o deputado federal Bruno Araújo (PSDB) e os ex-governadores Joaquim Francisco (PSDB), João Lyra Neto (PSDB) e Roberto Magalhães (DEM), entre outras autoridades.
O pré-candidato a governador Armando Monteiro ressaltou que o Grupo dos Ferreira tem credenciais políticas para compor a chapa e que o os Ferreira se juntarão à Frente para iniciar a discussão. O petebista também frisou que o projeto da Frente das Oposições tem o compromisso de resgatar a liderança de Pernambuco e oferecer um novo caminho à população. “Em todos os momentos que conversamos com o Grupo Ferreira, em nenhum momento o nosso entendimento passou por exigência de cargos e posições. Agora, quando me perguntam quando vamos fechar a chapa, quais são os nomes, digo que Anderson e André estarão dentro dessa frente e vão construir conosco essa solução. Hoje, Pernambuco tem governador, mas não tem governo. E a tarefa desse conjunto de forças é restabelecer a autoridade do governo”, afirmou Armando.
Em seu discurso, o prefeito Anderson Ferreira ressaltou seu apoio a Armando Neto, destacando a liderança do pré-candidato à frente do grupo. “Liderança não se impõe, se conquista. Aprendi a fazer política com ética e não tenho medo da máquina. Vejo a máquina do Estado fazendo conchavos e eles achavam que os Ferreira iriam se render a este tipo de política. Nós entregamos nossos cargos e viemos somar com este grupo. Viemos sem impor condições e para criar um caminho que agregue. Nosso grupo soma e é a porteira de entrada para novos adeptos que tenham essa mesma coragem. Política se faz assim, com diálogo e sem barganha”, disparou.
O deputado André Ferreira ressaltou que a decisão de romper com o Governo Estadual foi por este ter perdido a capacidade administrativa. “Pernambuco é o Estado com maior desemprego no Nordeste. São 12 anos de um Governo sem condições de recuperar o Estado. Precisamos de um líder de verdade e você, Armando, é o líder deste grupo. As ruas estão cada vez mais ruidosas, pedindo mudança. Encontramos aqui políticos sérios e experientes para mudar o rumo de Pernambuco. Estamos vindo sem impor condições. Tenho disposição de atuar em qualquer posição para contribuir da melhor forma possível”, disse o dirigente do PSC.
Para Mendonça Filho, a Frente das Oposições vem ampliando cada vez mais o leque de apoios em todas as regiões do Estado e agregando forças políticas em prol de um novo projeto político para Pernambuco. "Essa mobilização política é cada dia mais crescente, a cada dia vai aumentar. Outras unidades virão, outras forças se somarão a este palanque para mostrar que Pernambuco vai tomar uma decisão correta no dia 7 de outubro com a mudança que é exigida pela população”, cravou o pré-candidato a senador.
Fotos: Leo Caldas/Divulgação [...]
