Author: Wellington Ribeiro

Mata Sul – Ministro assina ordem de serviço para construção da sede definitiva do Campus Palmares, do IFPE
Palmares (PE), 5/7/2018 – O Campus Palmares do Instituto Federal de Zona da Mata Sul, em Pernambuco, vai ganhar uma nova sede definitiva. Nesta quinta-feira, 5, o ministro da Educação, Rossieli Soares, acompanhado do ex-ministro da Educação e deputado federal, Mendonça Filho ,assinou a ordem de serviço para construção do espaço, que terá um investimento de R$ 12,6 milhões.
“A educação é transformadora”, destacou o ministro. “A zona da mata sul necessita de muito investimento em educação, pois é uma área que precisa ser desenvolvida, e esse desenvolvimento só vai chegar via educação. Nós hoje estamos liberando mais de R$ 12 milhões para esse investimento importante aqui em Palmares. O IFPE é, certamente, uma instituição das mais relevantes do Brasil, porque vai olhar o que precisa ser desenvolvido no local, na cidade”.
O projeto de construção da sede definitiva do Campus Palmares do IFPE teve os recursos liberados pelo ex-ministro Mendonça Filho, em janeiro deste ano, durante um evento ocorrido no município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. "Fico muito feliz em poder ver esta obra ser iniciada. Os recursos estão garantidos, as etapas cumpridas e os alunos de Palmares vão contar com uma nova unidade", comemorou Mendonça.
A construção da sede definitiva do Campus Palmares será feita em um terreno de 5 hectares, cedido pela Prefeitura Municipal de Palmares, e, após a conclusão, o espaço terá capacidade para atender 1.200 estudantes presenciais, nos três turnos. O projeto arquitetônico conta com mais de 7 mil m² de área construída, contendo 20 salas de aula, biblioteca, auditório e laboratórios, entre outros espaços voltados para atividades administrativas. O prazo previsto para conclusão da obra é de 14 meses.
O campus Palmares faz parte da terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e funciona, desde 2014, em sede provisória nas instalações da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (Famasul). A unidade beneficiará jovens e adultos de várias cidades da Mata Sul pernambucana, como Água Preta, Joaquim Nabuco, Catende, Ribeirão, Xexéu, Jaqueira e Maraial, entre outras. Hoje, a unidade conta com 46 servidores, sendo 24 docentes e 22 técnicos administrativos, além de oito terceirizados.
Atualmente, o campus Palmares possui cerca de 420 alunos matriculados e oferece cursos técnicos subsequentes (manutenção e suporte em informática e rede de computadores), além de cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) de agricultor familiar, operador de sistemas de irrigação e revitalizador de alvenaria, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além de projetos de extensão. No segundo semestre deste ano, terão início as aulas de duas turmas do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a educação básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), nos cursos de operador de computador e agente de inclusão digital para mulheres. [...]

Prefeitura de Ribeirão garante presença de artesãos na Fenearte
Com a disposição um stand exclusivo artesãos do município de Ribeirão estão tendo a oportunidade de expor suas peças na 19ª edição da Fenearte, a maior feira artesanato do América Latina que começou ontem (04) e segue até o próximo dia 12 de julho, no Centro de Convenções em Olinda.
Peças confeccionadas com retalhos de tecidos, madeira e argila, além de licores artesanais é destaque no stand 563, espaço custeado pelo Governo Municipal para acomodar os trabalhos realizados pela Associação dos Artesãos de Ribeirão, instituição representada pela artesã Graça Monteiro, que conta como integrantes artesãs Doralice Estevan e Laudiceia Maria.
Uma das autoridades que visitaram o estande de Ribeirão foi o prefeito Marcello Maranhão (PSB), que esteve no evento de abertura da feira acompanhado o governador Paulo Câmara e o deputado estadual Aluísio Lessa.
Comemorando a sua 19ª edição, a Fenearte reúne mais de 5 mil expositores no Centro de Convenções, em Olinda. A Feira foi iniciada ontem (04) e segue até o dia 12 de julho.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Barreiros é destaque na 19ª edição da Fenearte
Com peças confeccionadas em cipó e fibra de banananeira o município Barreiros se faz mais uma vez presente na Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina, evento iniciado ontem (04) que vai até o dia 12 de julho.
Instalado no setor destinado às prefeituras, o estande de Barreiros expõe peças produzidas pela Cooperativa de mulheres artesãs do município, a COPEARTE, que tem como representante a artesã Mônica Nascimento, e pelo artesão Florisvaldo Rodrigues e artesã Araci Rodrigues. São cestos, luminárias, porta bijuterias, bandejas, quadros e até passadeira de mesa, todos produzidos com muita criatividade e com um acabamento impecável.
Presente no primeiro dia da Fenearte o vice-prefeito Thomaz Baleia chamou a atenção para a qualidade dos trabalhos confeccionados pelos artesãos barreirenses e destacou a participação do Governo Municipal no apoio e valorização dos profissionais.
“Barreiros possui pessoas talentosas que com muita criatividade produzem peças que expressam muito bem a nossa vocação para o artesanato, por esta razão a gestão do prefeito Elimário, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, tem dado total apoio aos nossos artistas. Este já é o segundo ano consecutivo que a Prefeitura tem estande próprio, algo que ajuda os artesãos a exporem o seu trabalho sem nenhum custo”, destacou o vice-prefeito.
Quem também esteve no estande do município de Barreiros foi a deputada estadual Simone Santana, que aproveitou para elogiar o trabalho. “Visitamos o estande de Barreiros na Fenearte todos os anos e sempre me surpreendo com a qualidade das peças. Neste ano os artefatos feitos com cipó foram um dos destaques do espaço. Como sempre, fui muito bem recebida. O estande é parada recomendadíssima”, recomendou a deputada.
Comemorando a sua 19ª edição, a Fenearte reúne mais de 5 mil expositores no Centro de Convenções, em Olinda. A Feira foi iniciada ontem e segue até o dia 12 de julho. [...]

Partido Progressistas estabelece data da Convenção Estadual
O deputado federal e presidente do Progressistas em Pernambuco, Eduardo da Fonte, define data para a realização da Convenção Estadual, que acontecerá no dia 5 de agosto. O evento ocorrerá das 15h às 17h na Sede do partido, localizada no Pina.
A expectativa é de eleger uma grande bancada e escolher os candidatos para deputado estadual, deputado federal, senador e governador, além de liberação de possíveis coligações. [...]

Solange Almeida fará show no aniversário de 141 anos do Cabo de Santo Agostinho
A cantora Solange Almeida - ex vocalista de Aviões do Forró - será a grande atração na festa de aniversário de 141 anos do Cabo de Santo Agostinho. Ela fará um show neste domingo (08/07), a partir das 20h, na Praça 9 de Julho, na Pe-60. É aguardado um público de 60 mil pessoas nos dois dias eventos – domingo e segunda-feira (09/07). Na segunda, a banda de música cristã Preto no Branco se apresenta a partir das 20h30. O dia 9 de Julho é feriado municipal no Cabo de Santo Agostinho.
O Cabo de Santo Agostinho completa 141 de emancipação política no dia 9 de Julho. Diversas atividades foram programadas pela Prefeitura para celebrar o aniversário da cidade. No domingo às 8h, a tradicional Corrida da Ladeira sai da Praça Ministro André Cavalcanti, em frente à sede da antiga Prefeitura, no Centro do Cabo. A competição contará com 400 participantes.
Às 14h, partindo da Praça da Igreja Rainha da Paz , em Pontezinha, o passeio comemorativo seguirá até a Praça dos Idosos, Ponte dos Carvalhos. O evento deve reunir, aproximadamente, 500 ciclistas, número de participantes disponibilizado para inscrição pela Secretaria Executiva de Juventude e Esportes. À noite a cantora Solange Almeida dá o ritmo da festa na Praça 9 de Julho. O show também contará com a participação de Rogério Som.
No dia da festividade oficial (09/07), as atividades começam à 5h da manhã com a alvorada festiva. Às 14h, a Secretaria de Programas Sociais marcará presença com a Caminhada da Pessoa Idosa, Bloco Lírico da pessoa Idosa do Cras e o Grupo de Frevo Especial, saindo da Praça do Jacaré.
O pátio da Estação Ferroviária também será palco de diversas atrações, começando às 16h com uma missa de ação de graças, seguido da apresentação do Balé Popular do Recife e às 18h, o prefeito Lula Cabral fará o corte do bolo de 141 quilos, em comemoração ao aniversário da cidade, na Praça da Bíblia. E em seguida, inaugura a Casa do Empreendedor.
Para encerrar os festejos, o show da banda gospel Preto no Branco fará a alegria no último dia de comemoração. Também haverá a participação de Naldinho Lima. O evento terá início às 19h30. [...]

Radar Político (04/07) – Cleiton Collins tem tudo para vencer eleição para mandato tampão de presidente da ALEPE
Entenda toda a engenharia política que envolve a disputa pelo comando da ALEPE. [...]

Palmares é presença garantida na 19ª edição da Fenearte
Nesta quarta-feira (04) acontece a abertura da Fenearte 2018, que este ano chega a sua 19º edição. Durante 12 dias, de 04 a 15 de julho, as mais surpreendentes criações artesanais do Brasil e do mundo podem ser encontradas no evento.
A Fenearte tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da Cadeia Produtiva do artesanato local.
Pelo segundo ano consecutivo, a gestão do prefeito Altair Júnior, através da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, disponibiliza aos artesãos palmarenses um stand exclusivo para exposição de suas criações e completo apoio logístico de hospedagem, alimentação e transporte, para que estes profissionais possam representar a terra dos poetas na maior feira de artesanato na América Latina. [...]

Recursos de emendas de Danilo são depositados nas contas de Tamandaré, Rio Formoso e Sirinhaém
Foram liberados, nesta semana, mais de R$ 6 milhões das emendas do deputado Danilo Cabral (PSB) para saúde. Desse total, R$ 1,9 milhão foram destinados para Tamandaré, Rio Formoso e Sirinhaém, na Mata Sul. Os recursos serão investidos na melhoria dos serviços das unidades de saúde desses municípios, beneficiando toda a população. Essa é apenas uma parte do valor total destinado pelo parlamentar para as cidades.
“Nós apresentamos R$ 2,9 milhões emendas para a Mata Sul e esperamos que, até o fim do ano, esses recursos cheguem em sua totalidade às contas dos municípios”, afirmou Danilo Cabral. O parlamentar destaca que o valor liberado representa o total de volume de recursos de suas emendas destinado à área de saúde da região. O restante será investido em obras de infraestrutura.
No orçamento de 2018 da União, o deputado destinou R$ 1,1 milhão para Tamandaré. Desse total, R$ 500 mil serão aplicados, segundo o prefeito Sérgio Hacker (PSB), na aquisição de ambulância, veículos de socorro para a zona rural e aquisição de equipamentos para o Hospital José Múcio Monteiro. O valor restante será investido na construção do Quartel do Corpo de Bombeiros.
O município de Rio Formoso, explica a prefeita Isabel Hacker (PSB), usará os R$ 700 mil liberados deste ano para a reforma do Hospital Maria José Monteiro, a contratação de médicos especialistas, como cardiologista e ortopedista, e a manutenção dos serviços. Os R$ 400 mil ainda não liberados serão destinados para a construção de um pátio de eventos.
Já a Prefeitura de Sirinhaém recebeu o valor total previsto em emendas de Danilo Cabral para o município em 2018. A pedido do prefeito Franz Hacker (PSB), o deputado destinou R$ 760 mil para a melhoria da saúde do município, ajudando na reforma de todas as unidades de saúde básica da família e na compra de ambulâncias e de equipamentos médicos. [...]

“Pernambuco perde um homem público superlativamente valioso”, diz José Humberto sobre falecimento de Guilherme Uchôa
O Deputado estadual JOSÉ HUMBERTO DE MOURA CAVALCANTE, na condição de Presidente do PTB, - Diretório Regional de Pernambuco, de todos os componentes do PTB de Pernambuco e na condição de Parlamentar, registra uma consternada manifestação de pesar pelo falecimento, nesta madrugada de 03 de julho, do Presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado GUILHERME UCHOA:
"GUILHERME UCHOA, aos 71 anos de idade, nos deixou nessa madrugada, partindo para eternidade, com as honras, louvores, e merecimentos
que a vida o fez detentor.
Um homem admirado até pelas contradições caracterizadas como um valente destemido e, em contraposição, um amigo afável, um juiz em que,
mais do que as frias letras das Leis, se utilizou de uma prática misericordiosa e cristã para proferir suas mais importantes decisões como Magistrado. Um homem apaixonadamente dedicado à família, um amigo com o qual se podia dividir os mais íntimos pensamentos
em voz alta, na certeza de sua fidelidade.
O Estado de Pernambuco perde um homem público superlativamente valioso, um Parlamentar conciliador, sobretudo na condição de Presidente
da Casa Legislativa do Estado.
Guilherme Uchoa ainda tinha muito que nos propiciar, pelo discernimento, pela capacidade de acreditar no futuro, um homem de coragem cívica
invejável, a coragem do idealista que dedicou toda a sua vida a causas públicas de grande relevância.
Permanecerá uma doída saudade, mas, perpetuará, sobretudo, os seus melhores exemplos, para todos homens públicos e certamente para seus
familiares que haverão de dar sequência ao seu laborioso talento para servir ao Estado de Pernambuco."
José Humberto Cavalcanti
Deputado estadual e Presidente do PTB-PE [...]

Jorge Côrte Real lamenta falecimento de Guilherme Uchôa
"Lamento muito a morte do Deputado Estadual Guilherme Uchoa, Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Essa é uma grande perda para o Estado, pois Guilherme era um político de conduta ilibada e de convicções firmes. Como magistrado, exerceu sua função de forma exemplar e digna. Deixo aqui minha solidariedade à família Uchoa.
Deputado Federal Jorge Côrte Real [...]
