Author: Wellington Ribeiro

Antonio Souza viabiliza lançamento do novo Jipe Stark na ExpoSerra 2018
Acreditando nas potencialidades do Brasil e na interiorização do desenvolvimento de Pernambuco, o empreendedor social Antonio Souza viabilizou um grande lançamento para a 19ª edição da ExpoSerra, que acontecerá entre os dias 12 e 14 de julho, em Serra Talhada, no Sertão. Trata-se do novo Jipe Stark, da Cab Motors, um veículo off-road 4x4, projetado e fabricado no Brasil.
Modelo que oferece mais resistência, economia, segurança e agilidade aos apaixonados por trilha, o novo Jipe Stark alia à força o conforto, dentro e fora das estradas. Seu grande diferencial é uma estrutura tubular reforçada com arco de carbono, o que resulta em mais controle e potência; incluindo um motor turbo diesel 127 cv, maior altura do solo da categoria (260mm) e grandes ângulos de entrada e saída.
“O novo Jipe Stark é um produto 100% nacional; projetado e fabricado no Brasil. E por brasileiros! Trazê-lo para Pernambuco, em um evento do porte da ExpoSerra, é um fato simbólico porque mostra que nossa intenção é ajudar a potencializar o crescimento do nosso País em tempos de crise, interiorizando o desenvolvimento e gerando emprego e renda para a nossa gente. Meu papel enquanto empreendedor social é justamente trabalhar pela melhoria da vida da população”, pontuou Antonio Souza, que estará presente no lançamento.
FEIRA – Uma das maiores feiras de negócios de Pernambuco, a ExpoSerra será realizada no parque Valdemar Oliveira, às margens da BR 232. Ao todo, serão montados cerca de 250 estandes em um espaço de 50 mil metros quadrados. O evento mobiliza toda a região, aumentando e estimulando o ambiente de negócios. [...]

Danilo quer piso dos professores fora do teto da LRF
O presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Danilo Cabral (PSB/PE) protocolou, nesta terça-feira (10), um projeto de lei que busca acrescer um dispositivo à Lei de Responsabilidade Fiscal para garantir a implantação do piso salarial dos professores pelos estados e municípios. A proposta pede a retirada do pagamento da remuneração dos docentes dos limites de gasto com pessoal da LRF.
Para o pagamento do piso dos professores, são utilizados basicamente recursos dos estados e dos municípios, cabendo à União a complementação de recursos através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que, na prática, atende apenas nove Estados da federação. Ou seja, os recursos são insuficientes para cumprir a obrigatoriedade de reajustes anuais da remuneração dos docentes determinados pela Lei do Piso Nacional do Magistério.
A LRF, por sua vez, estabelece como limite máximo para despesa com pessoal, 49% da receita corrente líquida dos estados e 54% no caso dos municípios. “Estados e municípios têm encontrado dificuldade de cumprir a LRF e a lei do piso combinadas por causa da frustração de receitas decorrente da baixa arrecadação e da perversa distribuição de recursos a partir do nosso Pacto Federativo”, destaca Danilo Cabral. O deputado lembra que o descumprimento de qualquer uma das duas leis pode levar à responsabilização os gestores públicos.
Segundo cálculos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os gastos com a folha de pagamento do magistério expandiram-se, entre 2009 a 2017, em mais de R$ 46,3 bilhões, para este ano de 2018, com o reajuste de 6,81%, poderão crescer mais R$ 4,5 bilhões. Com isso, os investimentos com remuneração dos profissionais do magistério têm crescido exponencialmente e, segundo o Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) de 2016, mais de cinco mil municípios têm comprometido acima de 79,43% dos recursos do Fundeb apenas com a folha de pagamento desses profissionais.
“É preciso que os gastos decorrentes do cumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério sejam excluídos do balanço dos níveis máximos de despesas com pessoal", explica Danilo Cabral. O deputado afirma que é fundamental preservar a lei do piso pelo futuro da educação brasileira, que tem os professores como um pilar central para seu desenvolvimento.
O piso dos professores, no primeiro ano da lei, partiu de um patamar mínimo de R$ 950 e tem uma trajetória ascendente. No final de 2017, atingiu o valor de R$ 2.455,35, para jornada de 40 horas semanais, representando um aumento de 158,48% de 2009 a 2017. “Apesar de representar um avanço, deve-se considerar que o patamar é pouco superior a dois salários-mínimos. Ainda são valores muito baixos quando comparados com outras carreiras com exigência de formação similar, o que torna a carreira pouco atraente e nós devemos assegurar a valorização da carreira docente”, completa Danilo Cabral. [...]

Bancada de Oposição defende antecipação da eleição para presidente da Alepe
A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou, nesta segunda-feira (09), uma reunião para avaliar a atuação no primeiro semestre de 2018, além de planejar as ações para o segundo semestre. Durante o encontro, os parlamentares discutiram a necessidade de ampliar o diagnóstico que a Oposição está fazendo sobre o Programa de Governo apresentado na campanha eleitoral de 2014, pelo governador Paulo Câmara, que já vem sendo cobrado pelos deputados do bloco, e será reforçado na retomada da agenda legislativa. A oposição entende que Câmara tem um encontro marcado com o seu Programa de Governo.
A reunião contou com a presença do deputado estadual, André Ferreira (PSC), presidente do PSC e que integrou-se oficialmente ao bloco oposicionista. “Chego à Oposição num momento desafiador. Num semestre de eleição na qual o Estado precisa reencontrar um novo caminho para voltar a crescer. Também começamos a discutir a nossa posição nas eleições para a presidência da Assembleia. Vamos caminhar juntos, buscando o melhor para a Casa”, afirmou o deputado André Ferreira.
Além disso, a Oposição discutiu a antecipação da eleição para presidente da Alepe. “Nós defendemos, objetivamente, a antecipação da eleição do novo presidente da Casa. Iremos aguardar os possíveis nomes que vão se apresentar para a disputa. Alguns deputados, por exemplo, defendem a possibilidade da Oposição lançar candidatura. Mas nós, da Oposição, vamos avaliar o melhor caminho na hora certa. Entendemos que o mês de agosto e setembro poderá contaminar a escolha do novo presidente por conta do processo eleitoral, já que as convenções já se iniciam agora no próximo dia 20 de julho. É importante que a gente escolha o novo presidente antes disso, para garantir a normalidade da Casa”, destacou Silvio Costa Filho (PRB), líder da Oposição.
O parlamentar ainda defende que o novo presidente possa representar a Legislativo. “Independente de ser Oposição ou Governo, precisamos buscar, um presidente que possa representar o sentimento majoritário da Casa e que tenha dimensão para, institucionalmente, representar o Legislativo Estadual ”, frisou Silvio. [...]

PP e PR fecham questão para presidência da ALEPE
Após reunião ocorrida na tarde de hoje (09) com todos os deputados do PP e do PR, juntamente com o deputado, pastor Cleiton Collins e deputado Eriberto medeiros, ficou decidido que os dois partidos terão uma única candidatura para presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Essa candidatura será anunciada pelo PP e pelo PR nos próximos dias. [...]

Blog lamenta falecimento do ex-prefeito Toinho da Coca
O município de Barreiros fica menor com a prematura partida do ex-prefeito Antônio Vicente, popularmente conhecido por Toinho da Coca.
Toinho fará muita falta a todos que o rodeavam e desfrutavam do prazer de sua amizade. Que Deus possa confortar a todos os familiares e amigos nesse momento tão difícil.
Permanecerá entre nós uma doída saudade, mas perpetuará na história barreirense um exemplo de homem que carregou consigo um grande espírito público.
Wellington Ribeiro - Blog Ponto de Vista [...]

Prefeito Xisto Freitas apresenta José Humberto e André de Paula como seus candidatos a deputado
Em uma demonstração de força e prestígio político o prefeito de Aliança, Xisto Freitas (PSD), reuniu o seu grupo político na tarde do último domingo (08) para apresentar José Humberto e André de Paula como os seus candidatos a deputado estadual e federal, respectivamente.
O evento, que lotou as dependências do Rancho Empaminondas, na zona rural do município, contou com as presenças dos vereadores Zé Novo, Valmir, Sales, Tontonho, Zinha Oliveira (presidente da Câmara Municipal), suplentes de vereador e lideranças políticas de todos os distritos, além dos ex-prefeitos Dr. Paulo Tadeu (Vicência) e Paulinho (Condado), e do vereador condadense Lucas, todos eleitores de José Humberto em seus municípios.
"Diferente de outros políticos que vêm ao nosso município apenas para pegar o voto, José Humberto e André de Paula já mostraram o seu compromisso com Aliança. Por esta razão tenho orgulho em apresentar deputados que têm serviços prestados ao município", destacou Xisto Freitas apontando a aquisição de veículos e outros equipamentos públicos já disponíveis para a população como resultado do trabalho de seus parlamentares.
"Tenho rodado Pernambuco e em poucos cantos consigo sentir um calor humano como o encontrado em Aliança, isso é fruto da liderança exercida pelo prefeito Xisto Freitas que com muita competência e responsabilidade tem comandado o município", disse José Humberto, deputado responsável por garantir por meio de emendas de sua autoria uma ambulância para a Unidade Mista e outras três que foram distribuídas nos distritos de Caueiras, Tupaoca e Upatininga, além de recurso para a aquisição de um aparelho de Raio-X que servirá à população na Unidade Mista Municipal.
"Muito bom rever e abraçar tantos amigos queridos e, num clima de muita informalidade, conversar sobre o quadro político atual. A todos o meu melhor agradecimento", falou o deputado federal André de Paula, parlamentar responsável pelo envio de emendas que serão responsáveis pela abertura do Bloco Cirúrgico da Unidade Mista Municipal, aquisição de um ônibus para os estudantes, a cobertura da quadra de Caueiras, além da compra de gabinetes odontológicos para as Unidades Básicas de Saúde do município. [...]

Antônio Campos prepara ato para lançamento de candidatura a deputado estadual
Segundo colocado na disputa pela prefeitura de Olinda em 2016, o advogado Antônio Campos (Podemos) decidiu que será candidato a deputado estadual nas eleições 2018. Nesse final de semana ele conversou com Ricardo Teobaldo, presidente do Podemos em Pernambuco, com o Senador Álvaro Dias, pré-candidato a presidente pela sigla, além do Senador Armando Monteiro, pré-candidato a governador, sobre a sua decisão. Na família ele comunicou o posicionamento à sua mãe Ana Arraes e à prima Marília Arraes, que receberam a notícia com entusiasmo.
Embora a data para lançar oficialmente a sua pré-candidatura ainda não esteja definida, o que está acertado até então é que Antônio Campos fará um ato em conjunto com o presidente da Câmara de Vereadores de Olinda e pré-candidato a deputado federal, Jorge Federal, com quem deve dobrar na Marin dos Caetés.
Já para o próximo dia 30 de julho o advogado já acertou que apresentará a prestação de contas de sua atuação política desde outubro de 2016, além da plataforma “O Brasil Quer Mais”, que contará com ideias e projetos para Pernambuco o Brasil.
Para encarar as urnas Antônio Campos deverá investir fortes nas redes sociais e concentrar seu trabalho em Olinda e Região Metropolitana. A influência e prestígio da mãe deve lhe garantir votos em outras regiões do estado. [...]

Radar Político (09/07) – Cleiton Collins e Alberto Feitosa polarizarão disputa pela presidência da ALEPE
Estão a todo o vapor as articulações voltadas em torno da eleição para a presidência da ALEPE. Os principais nomes na disputa são os de Pr. Cleiton Collins, presidente interino, e Alberto Feitosa (Solidariedade). O primeiro conta com o apoio do consórcio PP/PR, o que lhe garante uma partida de 16 votos, restando apenas conquista o apoio de outros nove deputados para alcançar os 25 votos necessários para vencer o no primeiro turno. Em reserva, um deputado entusiasta da candidatura do pepista, revelou ao Blog que Cleiton já teria garantido os votos necessários para a vitória, sendo boa parte deles entre membros do PSB graças a uma articulação feita junto ao Palácio.
Quanto ao segundo nome, em conversa com outro parlamentar, o blog constatou que há um movimento à surdina patrocinado pelo próprio Palácio em torno de fazer Alberto Feitosa (Solidariedade) o presidente da Casa. De acordo com esta fonte, a eleição de Alberto resolveria ao menos duas equações importantes para o Palácio: Impedir o acúmulo excessivo de poder concentrado nas mãos do PP e realizar um gesto com o Solidariedade para evitar o seu desembarque da Frente Popular.
Se por um lado a dinâmica nas articulações impede arriscar com segurança um palpite quanto ao nome que sairá vitorioso no processo, por outro a única certeza que existe é a de que a interferência do Palácio no processo de eleição da presidência da ALEPE é clara e já tem causado insatisfações na base que pode resultar em debandada.
Cotação em alta - A Bancada da Oposição na ALEPE se reúne na tarde desta segunda-feira (09) com o objetivo de definir que rumo tomará quanto à eleição para presidente da Casa. Com 12 votos o grupo pode definir a eleição para qualquer candidato que se proponha a apoiar unidos.
Pode custar caro - A escolha da deputada federal Luciana Santos para compor a chapa majoritária ao lado de Paulo Câmara, seja como candidata a vice-governadora ou a senadora, pode levar o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, a engrossar o grupo de insatisfeitos no Solidariedade e empurrar de vez o partido para a Oposição.
Bem na fita - O pré-candidato a deputado federal Fernando Monteiro (PP) tem grandes chances de emplacar um mandato com uma expressiva votação. No sertão ele já conta com o apoio dos prefeitos de Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista, Dormentes, Afrânio, Santa Filomena, Buique e Ipubi. No Agreste a prefeita Joelma Campos (Panelas) está fechada com ele. Já na Zona da Mata o prefeito Manoel Botafogo (Carpina) e a prefeita Dayse Juliana (Primavera) devem garantir ao pepista uma boa votação em seus municípios. Nos próximos dias as contas devem aumentar com a adesão de dois prefeitos da Região Metropolitana e um da Zona da Mata, o que levará Fernando Monteiro a ter em sua base o apoio de nada menos que 13 prefeitos.
Adesão - A pré-candidata a deputada estadual Andrea Mendonça (DEM) ganhou um importante reforço no Litoral Sul com a adesão do prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages (Patriotas) ao seu grupo. Em passagem ao município no último sábado Andrea Mendonça foi apresentada ao grupo político do prefeito e visitou uma escola que está sendo construída graças ao seu irmão, o ex-ministro da Educação e pré-candidato a senador Mendonça Filho.
Sem controle - Está ficando cada vez mais difícil para o Palácio conter a adesão de prefeitos governistas à candidatura de Mendonça Filho para o Senado. Em sua passagem pelo Ministério da Educação Mendonça não descriminou nenhum prefeito pernambucano e enviou verbas para todos os 184 municípios, por esta razão boa parte dos gestores já comprometeram um dos votos para o Senado com o democrata. Um deles é o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares (PSB).
Caminho livre – Colado com o governador Paulo Câmara em boa parte das agendas, o ex-prefeito de Caruaru, Zé Queiroz (PDT), é um dos nomes devem compor a chapa majoritária do socialista. Até a semana passada a única barreira que impediria que Queiroz integrasse a chapa era o deputado Guilherme Uchôa, que infelizmente faleceu.
Um pé fora – O governador Paulo Câmara terá que realizar um esforço descomunal para evitar o desembarque do deputado João Fernando Coutinho (PROS) e do prefeito de Água Preta, Eduardo Coutinho (PSB), da Frente Popular. Os fortes indícios de preferência do Palácio pela família Magalhães, adversária dos Coutinhos, tem empurrado João Fernando e Eduardo para a oposição. Um vídeo gravado pelo governado onde rasga elogios a Noé Magalhães, pré-candidato a prefeito de Água Preta, aumentou ainda mais a insatisfação dos Coutinhos com o Palácio.
Bem alicerçado - O deputado estadual José Humberto (PTB) deve sair da Zona da Mata Norte com uma expressiva votação nas eleições deste ano. Na região ele conta com sólidos apoios dos ex-prefeitos Dr. Paulo (Vicência), Nado Coutinho (Nazaré da Mata), Dr. Miranda (Glória do Goitá), Gislan Alencar (Buenos Aires), Paulinho (Condado), além de um bom grupo em Itambé e os prefeitos Cassiano (Condado) e Xisto Freitas (Aliança).
Evento - Por falar em Aliança, ontem (08) o prefeito Xisto Freitas reuniu o seu grupo político e um grande público para apresentar deputado estadual José Humberto e o deputado federal André de Paula como os seus candidatos. Com pagamento do funcionalismo público em dia e serviços essenciais em pleno funcionamento Xisto tem apresentado uma aprovação bem acima da média em relação aos prefeitos da região, o que deverá refletir no desempenho de seus candidatos nas urnas.
De cabeça - Tem surpreendido a forma com que o ex-prefeito de Ipojuca, Pedro Serafim, tem se dedicado à pré-candidatura de Débora, sua filha. O ex-gestor tem participado de reuniões com lideranças e participado ativamente das articulações para que Débora emplaque um mandato em outubro.
Giro - A pré-candidata a governadora Marília Arraes fará na próxima quarta-feira (11) uma maratona de visitas ao Litoral Sul. No roteiro estão os municípios de Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande. A agenda contempla entrevistas à rádios locais e a adesão de lideranças à sua pré-candidatura.
[...]

Tuparetama – Deputado José Humberto prestigia festa ao lado de prefeito e vereadores aliados
Dando continuidade a sua agenda de compromissos no Sertão do Pajeú, o deputado estadual José Humberto (PTB) esteve no início do fim de semana no município de Tuparetama para prestigiar a tradicional festa de São Pedro.
Em companhia do prefeito Sávio Torres e dos vereadores Valmir Tunu, Arlã Markson e Ildebrando o deputado visitou o pátio de eventos, conversou com a população e se reuniu com os pré-candidatos a governador e senador pela frente Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB) e Mendonça Filho (DEM), além do deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos).
Representante de Tuparetama na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado José Humberto é o responsável por viabilizar o envio de recursos por meio de emendas e defender os interesses do município junto ao Governo do Estado. Entre as ações promovidas pelo parlamentar estão indicações cobrando o reforço no policiamento, recuperação das rodovias da região e atividades voltadas ao incentivo e desenvolvimento da agricultura local. [...]

Vídeo de Paulo Câmara empurra família Coutinho e PROS para a oposição
Não bastasse a série de gestos realizados pelo Palácio em benefício da candidatura do deputado estadual Clodoaldo Magalhães, quando aproveitou o rompimento das famílias Magalhães e Coutinho para colocar Raul Henry como candidato do grupo em Xexéu e Água Preta, um vídeo gravado recentemente pelo governador Paulo Câmara para Noé Magalhães, irmão de Clodoaldo e pré-candidato a prefeito de Água Preta, deixa clara a predileção do governador pela família Magalhães e deve azedar de vez a relação do deputado federal João Fernando Coutinho e o prefeito Eduardo Coutinho (Água Preta) com a Frente Popular.
“Recebemos muitas ideias sobre a Mata Sul e conversamos sobre o futuro. Eu acho que a gente tem muito que trabalhar, muito a desenvolver e temos muito que fazer. Então estamos aqui muito unidos, muito confiantes que a gente vai atravessar este momento e juntos construir uma bancada estadual, uma bancada federal comprometida com a Mata Sul e Noé está muito ciente da sua responsabilidade neste processo”, disse o governador no vídeo.
Após a divulgação do vídeo o blog tentou entrar em contato com o deputado João Fernando Coutinho para saber o seu posicionamento, porém não obtivemos sucesso. Porém, uma pessoa muito ligada a ele, que prefere não ter o nome revelado, descreveu o vídeo como “no mínimo falta de sabedoria do governador”. Esta mesma fonte acredita que com mais este episódio fica insustentável a permanência do deputado federal João Fernando e do prefeito Eduardo Coutinho na Frente Popular, desencadeando na ida do PROS para a Oposição.
Sinais da família Coutinho
Em grande ato realizado no último sábado (07) o prefeito Eduardo Coutinho apresentou Antônio Coelho, filho do senador Fernando Bezerra, como o seu deputado estadual. A preferência de Coutinho por um deputado com fortes ligações com o grupo oposicionista liderado pelo pré-candidato a governador Armando Monteiro é vista como um sinal de insatisfação com o Palácio.
Escrito por wellingtom Ribeiro [...]
