Author: Wellington Ribeiro

Lucas Ramos recebe apoio de liderança jovem
com bases de apoio consolidadas em todas as regiões do estado, Lucas tem amplas chances de emplacar a reeleição pelo PSB [...]

Pesquisa – Disputa para governo está empatada, diz o Diário de Pernambuco
A pesquisa estimulada de primeiro turno para governador de Pernambuco apresenta um empate técnico entre os três primeiros pré-candidatos, Paulo Câmara, Marília Arraes e Armando Monteiro. O governador, do PSB, vem em primeiro lugar, com 20%, seguido da candidata do PT, com 17%, e do candidato do PTB, com 14%. Os demais pré-candidatos simulados na pesquisa, Júlio Lóssio, Danielle Portela e Coronel Meira, apareceram cada um com 2%, 2% e 1%, respectivamente. É o que mostra a pesquisa Datamétrica sobre as eleições deste ano, realizada entre 8 e 9 de junho.
Em um segundo exercício, especulou-se o cenário em que Marília Arraes não seria candidata. Mantém-se um empate técnico, mais uma vez com Paulo Câmara em primeiro lugar e, neste quadro, com 23%. O candidato do PTB aparece em segundo com 19%. Os demais três incluídos permanecem nas posições do outro cenário.
Sobre a migração de votos de Marília: ao suprimir o nome dela na simulação de primeiro turno, metade dos seus eleitores não migra para ninguém, enquanto a outra metade se divide entre Armando Monteiro e Paulo Câmara, com preferência pelo senador. Dos que disseram que votariam nela, 49% responderam que anulariam seu voto, votariam em branco ou não votariam em ninguém. Armando Monteiro beneficia-se com a migração de 20% dos votos dela e Paulo Câmara com 13%.
Na simulação espontânea, em que o respondente não tem acesso aos nomes dos pré-candidatos, todos os três candidatos aparecem com muito menos menção: Paulo Câmara com 12%, Marília Arraes com 8% e Armando Monteiro com 4%. Na sequência, Júlio Lóssio foi lembrado por 2%, Coronel Meira por 1%, Danielle Portela por 1%.
Em cenários de segundo turno, exercitando as possibilidades entre os três principais pré-candidatos, Marília venceria Armando por 29% a 20%, portanto fora da margem de erro – que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Marília venceria Paulo com 28% contra 27%, o que constitui um empate técnico. Paulo venceria Armando com 28% contra 24%, novamente configurando empate técnico.
SEGUNDO TURNO
Em eventual segundo turno entre o governador e Armando, a migração do voto de primeiro turno de Marília é maior para o pré-candidato do PTB do que para o pré-candidato do PSB. Em cenário entre Marília e Paulo, o eleitor de Armando beneficia mais Marília do que Paulo: 44% preferem Marília, enquanto 24% preferem Paulo. Na hipótese de sair Paulo, seus votos se distribuem mais em favor de Marília: 31% migrariam para a candidata do PT e 19% para Armando. A frequência de eleitores de Marília que, diante de um cenário de segundo turno sem ela, disseram que não votariam em ninguém, chama a atenção. São 53% de eleitores que de alguma forma não votariam em nenhum dos dois candidatos.
“Estes não são resultados óbvios. Eles mostram que o eleitorado está mergulhado em motivações ideológicas e de insatisfação com a gestão que precisarão ser desvendadas por qualquer um que pretenda fazer prognósticos eleitorais este ano”, diz a sócia-diretora da Datamétrica, Analice Amazonas.
Apesar dos cenários de empate técnico que se repetem ao longo da pesquisa, o pernambucano tem a expectativa de que Paulo será reeleito governador. 26% assim afirmaram, enquanto 12% apostam em Marília e outros 11% em Armando. Chama a atenção o fato de que 47% dos entrevistados preferem não fazer prognósticos.
Dentre os três nomes mais fortes na disputa, o governador hoje é o mais conhecido: 49% consideram conhecê-lo bem, e outros 44% o conhecem de ouvir falar. Natural para um governador em seu quarto ano de mandato.
Armando Monteiro e Marília Arraes têm graus de conhecimento semelhantes, mas com o senador ligeiramente mais conhecido: 23% consideram conhecê-lo bem e 54% de ouvir falar. No caso de Marília, 20% dizem conhecê-la bem e outros 51% de ouvir falar. Marília, dos três, é a única novata em disputas majoritárias e recente na política. Portanto, a que tem mais potencial de crescimento derivado do aumento de conhecimento que ocorrerá na campanha.
Fonte: Diário de Pernambuco [...]

Pré-candidato a governador, Armando Monteiro prega união dos pernambucanos pela mudança e para recuperar a liderança do Estado
A Frente das Oposições de Pernambuco oficializou nesta segunda-feira (11), num evento prestigiado com representantes de todas as regiões do Estado, as pré-candidaturas do senador Armando Monteiro (PTB) ao Governo de Pernambuco e do deputado federal Mendonça Filho (DEM) ao Senado. O tom do evento foi de grande mobilização com os pernambucanos pela mudança. "Vim hoje aqui celebrar a esperança, falar do futuro e convocá-los para que, juntos, possamos mobilizar todas as forças de Pernambuco. Nós precisamos construir a unidade lá fora, convocar os pernambucanos de boa vontade para que, juntos, superando preconceitos, possamos nos juntar para recuperar em Pernambuco o tempo que perdemos", destacou Armando Monteiro, informando que os pré-candidatos começarão a percorrer todas as 12 microrregiões do Estado a partir desta semana.
Segundo o pré-candidato a governador, o projeto da Frente das Oposições busca construir um novo caminho para Pernambuco, com mais saúde, mais segurança pública, mais educação, mais oportunidades de empregos e inclusão social. O petebista, que foi candidato ao governo na eleição de 2014, disse estar preparado para enfrentar os desafios. “Eu assumo o compromisso de representar essa Frente e a Pernambuco eu procurarei dar na campanha e amanhã, se esse for o desejo dos pernambucanos o melhor da minha energia, da minha crença do meu trabalho, entusiasmo e amor por Pernambuco”, cravou Armando Monteiro.
O nome de Armando Monteiro foi indicado após uma ampla discussão na Frente das Oposições. O processo de escolha demonstrou grande unidade entre as lideranças, todos imbuídos no espírito público de oferecer um projeto que coloque Pernambuco em novo patamar de crescimento. No decorrer dos últimos meses, o grupo percorreu todas as regiões de Pernambuco, ouvindo a população e coletando sugestões para formatação do futuro programa de governo.
De acordo com Mendonça Filho, além de oferecer melhores serviços públicos à população, a caminhada será de mobilização para resgatar o prestígio e a vocação de liderança que o Estado sempre teve no cenário nacional. “A gente tem o desafio de envolver os pernambucanos e fazer com que os pernambucanos se mobilizem. O governo atual está desgastado, desacreditado e não há liderança à frente do governo de Pernambuco. O horizonte Pernambucano é estreito se continuarmos neste caminho. Essa missão é nossa, de Armando, minha, dos deputados estaduais, federais, vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, de todos, mas esta é uma missão do povo. Temos que mostrar ao Brasil o que é Pernambuco, a diferença do povo Pernambucano”, destacou o pré-candidato ao Senado.
Para o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), o nome de Armando Monteiro foi escolhido por unir todos os sentimentos da sociedade, dos trabalhadores urbanos aos rurais, aos estudantes, aos micro e pequenos empresários, aos servidores públicos, entre outros segmentos, para que pudesse unir os pernambucanos para dizer que a esperança vai voltar e que é possível sim retomar a força que Pernambuco sempre teve. “Algo me diz que este sentimento de mudança se consolida em todas as regiões, em todos os municípios. Por isso, Armando, esta eleição é como se fosse a minha eleição. Você está sendo convocado para o mais adverso momento da história política e economia de Pernambuco”, enfatizou Bezerra Coelho.
O deputado e presidente estadual do PSDB, Bruno Araújo, frisou Pernambuco cobra altivez dos seus homens públicos. “No momento político que o Brasil vive, precisamos de alguém que tenha firmeza, coragem, coerência, compromisso com seus princípios e a experiência de Mendonça. Com Mendonca no Senado teremos naquela casa o melhor da política pernambucana”, disse o
O projeto da Frente das Oposições possui grande lastro político e é representado em todas as microrregiões de Pernambuco. O peso político e histórico pode ser medido com a presença de cinco ex-governadores no palanque – além de Mendonça Filho, os ex-gestores Roberto Magalhães (DEM), Gustavo Krause (DEM), Joaquim Francisco (PSDB) e João Lyra Neto (PSDB) -, bem como lideranças nacionais, a exemplo do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), os deputados federais Bruno Araújo (PSDB) e Daniel Coelho (PPS), além de deputados estaduais, prefeitos, vereadores, trabalhadores e representantes de setores da sociedade civil organizada. O grupo reúne os partidos PTB, DEM, PSDB, PRB, Podemos, PV e PPS.
Fotos: Leo Caldas/Divulgação [...]

PSC e PP marcam presença no evento da Oposição
Com a presença de um número expressivo de lideranças das mais diversas regiões do estado e agremiações partidárias o grupo das Oposições lançou hoje (11/06), no Hotel Bugan, em Boa Viagem, Armando Monteiro e Mendonça Filho como candidatos a governador e senador, respectivamente.
Entre os presentes foram registradas a presença da pré-candidata a deputada estadual pelo PSC, Carla Lapa, e do seu pai o ex-deputado Carlos Lapa.
Comandado pelo pré-candidato a senador André Ferreira, o PSC é um dos partidos que podem integrar a chapa da oposição.
Outra liderança que participou do evento foi o deputado federal Marinaldo Rosendo, do PP. Assim como o PSC, o PP também é cortejado para compor com o grupo liderado por Armando Monteiro. No estado o Partido Progressista é comandado pelo deputado Eduardo da Fonte.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Ofensiva de André, no Cabo, trinca a relação entre Lula Cabral e os Ferreiras
No início do ano, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, LULA CABRAL(PSB) declarou nas rádios que votaria no deputado André Ferreira(PSC) para Senador independente da coligação que este integrasse. Porém, a política é dinâmica e os atores precisam ter muita habilidade para transformar a manifestação de apoio em apoio consolidado.
A ação do deputado André Ferreira no Cabo, trouxe um desgaste na relação e, hoje, o mesmo não contará com o apoio do prefeito Lula Cabral para sua postulação ao Senado.
Informações dão conta de que André Ferreira está invadindo as bases de Lula Cabral, no Cabo, cooptando vereadores de sua base para o projeto de seu cunhado Fred Ferreira(PSC) para deputado federal. Outro al-estar guardado dia respeito ao Ferreiras fazerem eventos no Cabo e sequer comunicarem ou convidarem o prefeito.
A inabilidade de André e seu cotejo aos vereadores da base de Lula desgastou uma boa relação e fez com perdesse um apoio importante para quem pretende disputar uma vaga no Senado.
Lula Cabral sempre respeitou os amigos da cidade vizinha, que não mostraram reciprocidade e, agora não medirá esforços para buscar apoios para seus candidatos a estadual e federal, em Jaboatão dos Guararapes. [...]

Radar Político (11/06) – PT nacional prepara golpe contra Marília Arraes
Uma resolução divulgada no último sábado pela Executiva Nacional do PT tem tirado o sono daqueles que defendem uma candidatura própria do partido ao Governo do Estado.
O documento aponta que as decisões locais devem ser submetidas à comissão responsável por decidir a tática eleitoral do partido, abrindo desta forma a interpretação de que o resultado do Encontro adiado para o final de Julho, onde se esperava decidir por meio do voto qual caminho o partido iria seguir no estado pode não valer de muita coisa. É o que deixa claro um dos pontos apresentados no documento. “A CEN conduzirá, este processo, por meio do GTE, iniciando as tratativas para a aliança nacional e nos estados em que governamos e em que aqueles partidos governam, sempre cabendo à CEN a decisão final.
Para a Executiva Nacional do PT, o partido deve priorizar a construção de “uma coligação nacional para apoiar a candidatura de Lula com PSB, PC do B e outros partidos que venham a assumir este apoio”, bem como alianças os partidos priorizando as chapas para deputado federal, senador e a participação nas chapas majoritárias sempre que possível.
Embora se esforce para apresentar a imagem de uma sigla que preza pelo respeito à democracia e que busca priorizar o projeto nacional do partido, a verdade é que os figurões do PT buscam no fundo alimentar o ambiente movido a chantagens e interesses nada republicanos. Em Pernambuco a vítima desta turma é Marília Arraes, figura que conseguiu com muita dedicação e competência fazer com quem que o partido ressurgisse com força e ganhasse um protagonismo jamais imaginável no estado diante do processo de deterioração enfrentado pela sigla nacionalmente.
O fantasma de 2012, que tirou o então prefeito João da Costa a possibilidade de concorrer à reeleição mesmo tendo ganhado as prévias partidárias, parece querer ressurgir. Desta vez, para tirar dos filiados a chance de decidir os rumos do partido no estado. Isso não se pode chamar de outra coisa, senão golpe.
Agora vai – Após adiar por duas vezes o anúncio de parte dos componentes de sua chapa majoritário, o grupo “Pernambuco Quer Mudar” oficializa nesta segunda-feira os nomes de Armando Monteiro e Mendonça Filho como candidatos a governador e senador, respectivamente. O evento está programado para iniciar às 10hs no Hotel Bugan (antigo Marriot), em Boa Viagem, no Recife.
À espera – Acertada para ser entregue ao PSDB, a vaga de candidato a vice-governador ainda não tem nome definido para ocupa-la. A estratégia da Frente das Oposições é deixa-la reservada com o objetivo de ampliar a coalizão que já conta com 7 partidos. Estão no radar o PP, PR e PSC.
Presença vip – Ausente em todos os encontros promovidos pelo grupo oposicionista até o momento, o ex-governador Roberto Magalhães marcará presença no evento de hoje. Detentor de uma trajetória política respeitada, Roberto Magalhães faz parte do seleto grupo de políticos que orgulham os pernambucanos.
Enquanto isso ... - O governador Paulo Câmara comandará, nesta segunda-feira (11.06), a solenidade de formatura de 278 bombeiros militares de Pernambuco que será realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Somente nos últimos dois anos, o governador nomeou cerca de 4.400 profissionais para as operativas da Secretaria de Defesa Social (SDS), entre membros do CBMPE e das Polícias Militar, Civil e Científica.
Fora do páreo – Apresentado pelo PP como pré-candidato a deputado estadual, o ex-prefeito de Barreiros, Carlinhos da Pedreira, foi alcançado pela Lei da Ficha Limpa porque teve as suas contas de 2014 rejeitadas pela Câmara Municipal. Em votação recente os vereadores acabaram seguindo a recomendação do Tribunal de Contas de Pernambuco e reprovaram por unanimidade as contas do ex-gestor.
Esclarecendo - Em entrevista ao programa Frequência Democrática, da Rádio Vila Bela FM, em Serra Talhada, o deputado federal Sebastião Oliveira (PR) garantiu que nunca conversou com Armando Monteiro sobre a sucessão estadual e descartou que estaria insatisfeito com o atual Governo. Apesar da sua declarações, nos bastidores ganha força a informação de que o PR de Sebastião e o PP de Eduardo Da Fonte deverão decidir juntos que destino irão tomar nesta eleição. Uma aliança com Armando não pode ser desconsiderada.
Retribuindo o gesto - Eleitor de Tadeu Alencar em 2014, a quem garantiu mais de 6 mil votos nos municípios de Paulista, Igarassu e Itapissuma, o ex-prefeito Yves Ribeiro (PSB) marchará nesta eleição Guilherme Uchôa para estadual e Júnior Uchôa para federal. Yves e Guilherme fora adversários políticos por muitos anos na região, porém a reaproximação entre os dois se deu na eleição de 2016 quando o presidente da Assembleia Legislativa apoiou o socialista na disputa pela prefeitura de Igarassu.
Com todo o gás - Em maratona no interior do estado o pré-candidato a senador Sílvio Costa (AVANTE) não para de contabilizar apoios ao seu projeto. Em passagem pela Mata Sul Sílvio garantiu o apoio do prefeito petista Marivaldo Andrade (Jaqueira). Carregando a bandeira de “candidato de Lula” Sílvio tem recebido apoios de prefeitos e outras lideranças ligadas aos mais diversos partidos, inclusive do PSB.
O escolhido - Deverá ficar entre Kaio Maniçoba, Felipe Carreras ou João Campos o nome escolhido por Clodoaldo Magalhães para substituir João Fernando Coutinho nas dobradinhas que realizava com ele nos municípios de Xexéu e Água Preta.
[...]

Rio Formoso – 500 crianças são beneficiadas com investimento na Educação
Em menos de dois dias a Prefeitura de Rio Formoso inaugurou três (3) novas escolas. Os novos equipamentos de Educação irão beneficiar cerca de 500 alunos, atendendo em períodos matutino (manhã) e vespertino (tarde).
Dois dos três espaços foram totalmente reformados e estão aptos a receberem um número de 30 alunos por sala, com condições de ampliação. As escolas reformadas estão localizadas nos engenhos Mato Grosso e Horizonte.
Já em Rio Formoso (sede), a Escola que recebeu o nome da ex-professora, cordelista e vereadora Josefa Beatriz de Aquino, popularmente conhecida por Bia, falecida em 2012, foi totalmente construída. O espaço ganhou atenção especial, tanto na sua estrutura quanto no atendimento, recebendo 17 novos profissionais entre professores, auxiliar de serviços gerais, secretário e diretor, todos capacitados.
Na sua estrutura: 5 salas com capacidade para 40 a 50 alunos, cada. 01 sala de professor, 01 biblioteca, 01 cantina, 01 secretaria e nas instalações sanitárias, 02 banheiros totalmente adaptados para facilitar o uso e a acessibilidade por parte de cadeirantes.
A secretária de Educação, Maria José de Lima Lacerda vai acompanhar o desenvolvimento e caso haja a necessidade de complementar o quadro de profissionais, será feita a composição. O atendimento voltado aos alunos do Ensino Fundamental I, nesta Escola, voltarão a funcionar normalmente no início da próxima semana, 12. Esses alunos não deixaram de ser assistidos durante o processo de construção da nova instituição de ensino. Eles estavam sendo assistidos e recebendo aula em outros espaços pedagógicos.
Os recursos para as reformas e construção foram penhorados pela administração do Governo Municipal em parceria com o FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
De acordo com a Prefeita Isabel Hacker, a educação sempre foi uma prioridade desde quando foi empossada prefeita de Rio Formoso. "Quando investimos na educação, estamos oferecendo a oportunidade de nossas crianças poderem vencer na vida. Aqui em Rio Formoso fazemos Educação com respeito ao aluno e ao profissional", argumenta.
Fonte: Assessoria de Comunicação - PMRF [...]

Prefeito do PT declara apoio a Sílvio Costa para o Senado
Pré-candidato ao Senado, Sílvio Costa já contabiliza apoios de lideranças espalhadas por municípios de todas as regiões do estado. [...]

Oposição de Xexéu fecha com Débora Serafim para deputada estadual
A pré-candidata a deputada estadual Débora Serafim (PSC) ganhou um importante reforço para a sua candidatura a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Em Xexéu, município localizado na Mata Sul, o grupo de oposição liderado pelo ex-prefeito Boaz e Gel, além do vereador Tiago Gonçalves, anunciou apoio à pré-candidatura de Débora. [...]

Radar Político (09/06) – André Ferreira e o desafio para chegar ao Senado
Confira estas e outras informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link [...]
