Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio magone foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170
Wellington Ribeiro – Página: 2410 – Blog Ponto de Vista
Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Author: Wellington Ribeiro

1 2.408 2.409 2.410 2.411 2.412 2.536 24100 / 25356 POSTS
Coluna Radar Mata Norte (16/07) – Goiana, Terra das heroínas de Tejucupapo, seus desafios e perspectivas.

Coluna Radar Mata Norte (16/07) – Goiana, Terra das heroínas de Tejucupapo, seus desafios e perspectivas.

A mais importante cidade da Mata Norte, Goiana, embora com características de cidade litorânea, com 18 km de extensão de praias, se tornou nestes últimos anos um grande polo de  desenvolvimento automotivo. Com a instalação da fábrica da Jeep, o município, passou a ser estratégico no mapa de desenvolvimento econômico do Estado e do País.  Considerando que o empreendimento teve um investimento de R$ 7 bilhões, até o ano passado, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência Social, o volume de trabalhadores com carteira assinada em Goiana cresceu 10, 48% enquanto que no restante do Estado de Pernambuco esse percentual foi negativo em 6,95%.  Neste mesmo período, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) em Betim (MG), parou linhas de produção e deu férias coletivas aos seus funcionários. Um dos grandes desafios para consolidação deste polo de desenvolvimento automotivo, que hoje emprega cerca de oito mil pessoas, é também estar em sintonia com o poder público municipal. A cidade do Buraco da Gia, internacionalmente conhecida através do saudoso seu Luiz da Gia, que era carinhosamente chamado por todos de embaixador de Goiana, tem sofrido muito com as últimas administrações Municipais. Nos últimos 10 anos o município teve a frente experiências com gestões irresponsáveis que só causaram prejuízos ao erário público. Sendo elas inclusive alvo de muitas investigações.  Em consequência disso a população vem pagando caro por estes desgovernos. Depois de 16 anos fora da política, o ex-deputado e empresário Osvaldo Rabelo Filho (PMDB), que por três vezes foi prefeito do município, voltou a comandar Prefeitura de Goiana assumindo em janeiro com o desafio de colocar a casa em ordem e preparar a cidade para o desenvolvimento. Uma das primeiras medidas adotadas pelo prefeito Osvaldinho foi a de restabelecer as relações do município com a montadora da Jeep, interrompida pela gestão desastrosa do ex-prefeito Fred Gadelha que por conta da má condução de sua passagem pelo Poder Executivo Municipal deixou de recolher quase R$ 40 milhões de IPTU, valor que hoje está depositado em juízo. Osvaldinho com sua capacidade gerencial abriu o diálogo com a diretoria da Jeep e tem tido bastante êxito, resultando inclusive na destinação de R$ 2 milhões por parte da montadora para a capacitação dos professores da rede pública municipal de ensino e tem sinalizado para estreitar as parcerias. Embora esteja licenciado por motivos de saúde, o prefeito Osvaldinho tem correspondido e vem recolocando aos poucos a terra dos Caboclinhos no papel que lhe cabe, que é melhorar os indicadores socioeconômicos, modernizando a máquina pública e melhorando a qualidade dos seus serviços. Atualmente o vice- prefeito Eduardo Honório (PMDB) vem exercendo interinamente o cargo de prefeito e tem trabalhado em sintonia com Osvaldinho e sua equipe. Desejamos melhoras ao prefeito, e que Goiana, realmente cresça com desenvolvimento sustentável e cumpra com seu papel de indutora do desenvolvimento da região. Por Drailton Costa – Articulador político e colunista semanal do Blog Ponto de Vista [...]
Bancada evangélica: Quem disse que eles são santos? – Parte 1

Bancada evangélica: Quem disse que eles são santos? – Parte 1

Quem disse que eles são santos? - Parte 1 Na atual composição do Congresso Federal há uma bancada que se caracteriza por um tom ímpar de oralidade, seu conservadorismo ou fundamentalismo é justificado sempre com boas arguições; ao meu ver, são os melhores oradores que o congresso tem. Podem contar com ele todos os dias das semanas para reuniões e votações, menos o domingo, porque tem culto. Esta bancada legisla com a Bíblia em baixo dos braços, sua fé ao legislar põe o estado laico a beira da falésia, querem por meio da legislação impor a sua fé e princípio, por mais que não pareça, mas eles são um risco ao estado de laico. Mas saibam, eles não são santos! A bancada evangélica surgiu como organismo funcional em Brasília na legislatura de 1986-1990, eles, naqueles anos, conseguiram emplacar 36 congressistas sendo a maioria de vertente pentecostal e neopentecostal, estiveram fortemente presente na constituinte e souberam barganhar neste momento. Logo no princípio de sua atuação, ficaram conhecidos por seu comportamento fisiológico, nada votavam de graça, todos os votos tinham um preço, na igreja eram pastores com discursos inflamados de fé e moral, em Brasília eram comerciantes. A ascensão deste grupo, possivelmente, se deu pelo crescimento exponencial do número de evangélicos na década de 80, o que antes era um agrupamento tímido e marginal referentes as temáticas políticas, agora se tornaram peças chaves nos fechamentos de acordos políticos, suas principais solicitações ou barganhas eram concessões de rádio e TV. Por uma rádio eles faziam tudo! “Evangélicos trocam votos por vantagem”, assim estava estampado no Jornal do Brasil em 07 de agosto de 1988, foi desta forma que ficou conhecido a primeira bancada evangélica. Como se não bastasse ser rotulados de barganhadores, o mesmo Jornal trazia naquele domingo, como reportagem especial, a denúncia de corrupção passiva e ativa por membros da Confederação Evangélica do Brasil (CEB). A material especial do dia 7 de agosto de 1988 intitulada “A constituição segundo os evangélicos” acusava a bancada evangélica de práticas de corrupção, lavagem de dinheiro e troca de votos na constituinte por concessões de rádios. A matéria especial daquele domingo, fazia duras críticas aos santos - que não são, apontava diretamente nos rostos dos pastores que vestidos de paletó e gravata, tentavam não transparecer a hipocrisia em suas pregações. Um fato marcante apresentado foi a aceitação da indicação do Deputado Milton Barbosa para a superintendência da Fundação Educar (antigo mobral) em troca de apoio na constituinte, até este ponto nada há de anormal nas relações políticas, o problema começou no momento que o Dep. Milton Barbosa começou a usar a Fundação Educar para repassar Cr$ 100.000.000,00 para a igreja que pertencia em Salvador (Igreja Evangélica Assembleia de Deus). Outro ponto que descortina a santidade da bancada evangélica foi o uso da Confederação Evangélica do Brasil como lavanderia para o dinheiro que saia dos cofres público, estimasse que entre 1986-1990 a CEB foi responsável por lavar mais de Cr$ 500.000.000,00. Entendem agora por que eles não são santos? A hipocrisia dominava suas falas inflamadas, os pregadores de salvação deixaram os cofres públicos à mingua em tempo de forte crise, com o objetivo de favorecimentos de suas igrejas. Por suas atuações fisiológicas em um passado recente, os pastores-políticos são geralmente vistos com um tom de desconfiança, sua moralidade parece ficar dentro dos templos. Assim deixamos uma questão para refletirmos e tentarmos responder em textos próximos: “Será que a bancada evangélica ainda persiste na mesma prática? São eles arautos de Deus na política ou lobos vestidos de pele de ovelha em Brasília?” Por Bruno de Oliveira - Mestre em História pela UFPE *Este é o primeiro texto de uma série de quatro [...]
Coluna Ponto a Ponto – Eles continuam vencendo…. Os vencedores de sempre!

Coluna Ponto a Ponto – Eles continuam vencendo…. Os vencedores de sempre!

PONTO I - A semana que se encerra é mais uma daquelas que carregam os dois últimos séculos na vertigem dos acontecimentos que a forjaram. E como os dois últimos séculos estão presentes nesta semana!!! Nem mesmo a literatura fantástica de um Gabriel Garcia Marques parece fazer frente a irracionalidade e ao absurdo que se tornou o Brasil dos dias que correm. Nos tornamos o país da insensatez, do absurdo, que se alargam a cada acontecimento, a produzir apatia e desesperança. E ainda por cima governado por uma camarilha de cínicos e corruptos. PONTO II -  Uma vitória acachapante das elites brasileiras e dos interesses estrangeiros que elas representam. É assim que deve ser descrita a aprovação da "reforma trabalhista" pelo senado e a sua sansão pelo presidente ilegítimo, não eleito e corrupto. Como diria Cazuza, não basta só os "inimigos estarem no poder". Eles estão vencendo de goleada. E soterrando qualquer projeto alternativo de país que não seja o dos privilegiados de sempre. Nossas oligarquias, as elites feitoreiras e antinacionais e seu facciosismo antidemocrático que toma de assalto o Estado brasileiro, colocado sempre a serviços de seus interesses mesquinhos, privados e colonizados. PONTO III - Nossas elites estão exultantes. Com a ajuda de um governo que tem como prática política o gangsterismo explícito, elas conseguiram aquilo que nem a ditadura civil-militar foi capaz de lhes garantir. Ferir de morte a CLT e, praticamente, colocar por terra, do ponto de vista legal, um dos grandes símbolos do trabalhismo getulista. A FIESP foi a forra e pôs pra fora todo o seu revanchismo represado desde 1932. 85 anos depois, uma vitória sobre o varguismo. São Paulo tem sua revanche. PONTO IV - Os editoriais dos Marinhos, Frias, Mesquitas, Saads et caterva saudaram tal acontecimento como um marco na história do país. A ruptura com aquilo que chamavam de "grande entrave a modernização trabalhista do país". O que sempre haviam buscado só a camarilha golpista, que ainda ajudam a sustentar no poder, até que lhe entreguem o pacote completo, conseguiram lhes entregar dada a falta de compromisso da imensa maioria dos deputados e senadores com qualquer coisa que lembre palavras como país, nação, sociedade, povo, trabalhadores. No Brasil de hoje, infelizmente, os vencedores de sempre não cansam de vencer. E tem vencido cada vez mais fácil e sem reação ou resistência alguma. Tem vencido até sob os aplausos daqueles a quem sempre oprimiram. PONTO V - Mas os vencedores de sempre não se contentaram com um 7x1 sobre os trabalhadores e sob aplausos do adversário. Queriam mais. E pediram a seu menino prodígio, o "juizeco" da República de Curitiba, a cereja do bolo, o grande troféu da caçada. A cabeça de Lula. Moro cumpriu, apenas em partes, com àquilo para que foi programado, por termo a Lula. Mas ele hesitou. Ao condená-lo fraquejou em mandar prendê-lo, para, segundo ele, evitar "um trauma maior". Contudo, não deixou de ser simbólico e mais um ato político do juiz-promotor de Curitiba, condenar o maior líder popular, sindical e trabalhista do país logo após o soterramento da CLT por uma camarilha golpista e corrupta, que permanece livre, leve e solta, a exemplo do tucano Aécio Neves, dos pmedebistas Jucá, Gedell et caterva. Moro foi mais político que nunca. Mais uma vez deixou claro para que serve e a quem serve, nestes tempos de justiça politizada. PONTO VI - Moro tem lado. E não é o da justiça. Sempre foi parte no processo. E foi como tal que prolatou a sentença. Usou mais de 200 páginas para tentar argumentar e dar substância a suas convicções. Esqueceu-se das provas. Usou a peça para fazer autodefesa do que fez no processo inteiro, discurso político. Condenou Lula por lavagem de dinheiro, mas não apresentou o caminho do dinheiro da Petrobrás a Lula. Em tempos de normalidade jurídica, Moro seria prontamente destinado ao lugar que se reserva aos "juizecos" políticos, a do opróbrio e do esquecimento, ridicularizado pelos pares cônscios de que justiça não se faz sendo parte, mas tão somente justo e cumpridor da letra da lei.  PONTO VII - O processo contra Lula movido por Moro é o nosso caso Dreyfus. A partir das suas convicções, prolatadas como sentença, Moro vem despertando e estimulando uma onda de ódio e ressentimento país a fora. Onde o sentimento de justiçamento e linchamento público tem tomado o lugar de qualquer ideia de justiça. Moro tornou-se o herói dos ressentidos e frustrados. De uma classe média que odeia Lula por tê-la aproximado socialmente daquilo que mais odeiam, os pobres. E a distanciado da ilusão daquilo que sempre almejaram ser, as elites. Hoje preferem ser os dobermans das elites, destilando raiva, babando ódio e rosnando os dogmas e ideias dos seus donos, a admitir o seu analfabetismo político e a dificuldade de aceitar o seu lugar social como mais próximo da pobreza que do luxo que as aliena apenas como fetiche. PONTO VIII - A elite exultante comemorou com seus dobermans, rosnando nas ruas e nas redes sociais. Mais uma vez a indignação seletiva e a hipocrisia deste Brasil veio a tona. O Brasil que comemorou a condenação de Lula é o mesmo que silencia com a absolvição de Aécio e que se prostra diante do governo temeroso e corrupto. E que aplaude a reforma trabalhista por se sentir empoderado em poder discutir, na mesma mesa, tete a tete, as relações trabalhistas com seus empregadores. É o mais próximo que podem chegar de seus heróis. Para que sindicatos? Sentarão à mesa com o chefe. Voltamos, definitivamente, ao Brasil Casa Grande & senzala. PONTO IX - Mas os efeitos imediatos destes dois acontecimentos não são os mais nefastos. Certamente as próximas duas gerações ainda sofrerão os efeitos do retrocesso causado pela deforma trabalhista e, sobretudo, pela nova jurisprudência que Moro tenta criar, condenando sem provas e baseado apenas em convicções. Moro busca enterrar a tradição do empirismo jurídico anglosaxão e ressuscitar as teorias vigentes durante o nazifascismo alemão. Dias difíceis pela frente. Não foi só Lula a quem Moro condenou, mas as bases, frágeis, de nossa justiça e do Estado Democrático de Direito. A coluna Ponto a Ponto História e Política é escrita pelo Pós-doutorando em História pela UFPE, professor Wagner Geminiano, colunista semanal do Blog Ponto de Vista. [...]
Prefeitura de Sirinhaém reforça frota municipal com entrega de mais 8 veículos

Prefeitura de Sirinhaém reforça frota municipal com entrega de mais 8 veículos

Na manhã deste sábado (15/07) a Prefeitura de Sirinhaém realizou a entrega de 8 veículos. Adquiridos com recursos próprios, as três motos e os cinco carros reforçarão a frota das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, além da Guarda Municipal e terão como propósito manter o padrão de qualidade no atendimento e prestação de serviços à população que mais precisa. “Os investimentos que a Prefeitura vem realizando na aquisição de novos veículos reproduzem bem a nossa preocupação em manter serviços de qualidade à população”, destacou o prefeito Franz Hacker. Ao Blog Ponto de Vista o prefeito fez questão de falar da crise enfrentada pelas prefeituras e revelou o segredo de sua gestão que ao longo desse ano já realizou a entrega de três caminhonetes cabine dupla e uma ambulância, inaugurou uma escola e uma quadra poliesportiva no Barreirão, uma quadra poliesportiva na Barra, instalou câmeras de monitoramento nas principais ruas do centro e distritos, reformou uma praça e um ginásio esportivo na Vila Operária e agora está realizando a entrega de mais oito veículos. “Em um período em que os municípios sofrem com a redução de repasses federais e tem a sua arrecadação própria afetada por conta da crise, temos encontrado na população o estímulo necessário para buscar fazer sempre o melhor”, explicou o gestor. Franz também revelou que tem concentrado a atenção em realizar uma gestão cada vez mais eficiente e preocupada na destinação correta dos recursos públicos. Escrito por Wellington Ribeiro Confira imagens de entregas já realizadas Prefeitura de Sirinhaém somente neste ano de 2017:   [...]
Éi se reúne com o senador Armando Monteiro no Recife

Éi se reúne com o senador Armando Monteiro no Recife

O Pré-candidato a deputado estadual pelo PRB, Moises Soares, popularmente conhecido por Éi, se reuniu na manhã desta sexta-feira (14/07) com o senador Armando Monteiro (PTB) e o deputado federal Sílvio Costa (PT do B). O encontro aconteceu no Empresarial Jadan Center, na Ilha do Leite, no Recife, onde está localizado o escritório político do senador. Cotado para disputar novamente ao Palácio do Campo das Princesas no próximo ano, o senador Armando Monteiro já está trabalhando para fortalecer o seu palanque nas diversas regiões do Estado. Na Zona da Mata Sul, especificamente no município de Sirinhaém, o petebista contará com o apoio de Éi, pré-candidato a deputado estadual. Recentemente filiado ao PRB para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Éi dobrará com Sílvio Costa Filho para deputado federal. Disposto a disputar uma das duas vagas ao senado no próximo ano, o deputado federal Sílvio Costa (PT do B) é outro político que tem se dedicado bastante na abertura de palanques no Estado. Escrito por Wellington Ribeiro [...]
Prefeitura de Barreiros anuncia programação dos 157 anos da cidade

Prefeitura de Barreiros anuncia programação dos 157 anos da cidade

A Prefeitura de Barreiros anunciou a programação a ser realizada na próxima quarta-feira (19/07) em comemoração aos 157 anos de emancipação política. Logo no início da manhã, às 7:30,  haverá na sede da Prefeitura a cerimônia de hasteamento da bandeira. Já às 09:00 horas será celebrada uma missa na igreja Matriz de São Miguel. Já às 11 da manhã o prefeito Elimário, o vice-prefeito Thomaz Baleia, a equipe de secretários, vereadores e servidores públicos seguirão para a Escola Maria José Vicente, onde será inaugurado o Centro de Atendimento Especializado Célia Gomes. No período da tarde a programação segue com jogos amistosos no Estádio Luiz Brito Bezerra de Melo, em Baeté, onde ocorrerão as partidas de futebol entre os times Rural 1 e Rural 2 às 13:30 e logo após haverá o jogo entre o Barreiros Futebol Clube e o Naútico. A prefeitura sugere que aqueles que pretendem assistir as partidas levem um quilo de alimento não perecível, que ao final serão destinados à população que foi prejudicada pela enchente que atingiu o município no mês passado. Em contato com a equipe de comunicação da Prefeitura, o Blog Ponto de Vista foi informado que neste ano o Município decidiu por fazer uma programação mais enxuta, sem a promoção de shows, como forma de contingenciar os gastos já que a Prefeitura está vivenciando um colapso financeiro gerado por dívidas deixadas pela gestão anterior. Escrito por Wellington Ribeiro   [...]
São José – Prefeitura inicia obra de pavimentação no Engenho Tentugal

São José – Prefeitura inicia obra de pavimentação no Engenho Tentugal

Em uma demonstração de compromisso com a população residente no Engenho Tentugal, o prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages (PEN), visitou a localidade na manhã desta quarta-feira (13/07) para anunciar o início das obras de pavimentação da principal rua do povoado e a reativação da Caixa Postal Comunitária. Durante a solenidade, o gestor Coroense esteve acompanhado da primeira dama Nil Lages, secretários, e dos vereadores Júlio Veras (PSD), Tony (PP), Beto do Abreu (PEN), Rael de Deo (PSB), Riltinho (PSB), Ray Sales (PDT) e Macarrão (PTB), além de funcionários e populares. Na oportunidade, Pel fez questão de lembrar das ações que estão sendo desenvolvidas na Zona Rural, com destaque para a manutenção constante das estradas vicinais,  a doação de sementes para os agricultores, o avanço no ensino público e no transporte dos alunos, melhoria na assistência a saúde e a construção de açudes e tanques para o desenvolvimento da piscicultura. Pel ainda prestou conta das as atividades que estão sendo realizadas no restante do município, enalteceu o desempenho da sua equipe e agradeceu ao apoio que tem recebido dos vereadores. Em entrevista ao comunicador Max Wanderson, da Rádio Litoral, o prefeito falou que está conseguindo superar os desafios encontrados e demonstrou felicidade ao relatar os resultados já alcançados em pouco mais de seis meses de gestão.  “Estamos mostrando uma administração com responsabilidade e com interesse no desenvolvimento. Sei que vamos enfrentar problemas na administração, não iremos agradar a 100%, mas podem ter certeza que o Deus que nos colocou aqui vai nos dar capacidade e sabedoria para que possamos administrar São José do jeito que o povo merece”, destacou. Confira as ações anunciadas: Calçamento – A obra será responsável pela pavimentação 4.426 metros quadrados da principal rua do Engenho Tentugal, sendo considerada assim a primeira intervenção neste sentido na Zona Rural em toda a história do município. Caixa Postal Comunitária – Desativada há cinco anos, a CPC volta a funcionar graças a uma parceria entre a Prefeitura, a Associação Municipal das Mulheres e os Correios, beneficiando assim cerca de 108 famílias do Engenho Tentugal que a partir de agora não precisarã se deslocar até a área central do Município em busca de suas correspondências. Escrito por Wellington Ribeiro Imagens: Prefeitura de São José da Coroa Grande   [...]
“Não vamos mexer no salário de ninguém”, afirma prefeito Elimário em entrevista

“Não vamos mexer no salário de ninguém”, afirma prefeito Elimário em entrevista

Em busca de esclarecer à população barreirense a situação como herdou a prefeitura, desmentir boatos que foram propagados nas redes sociais e falar sobre as ações que está desenvolvendo para tirar a máquina pública da situação de “colapso financeiro”, o prefeito Elimário Farias esteve na manhã desta quarta-feira (13/07) nos estúdios da Rádio Litoral FM concedendo entrevista ao comunicador Besouro Lima. Ao lado do gestor barreirense estavam o vice-prefeito Thomaz Baleia e os secretários Cristiano Ximenes (Finanças) e Sérgio Lima (Administração), além do Procurador Geral do Município, Dr. Eromir Moura. “Eu já deveria ter vindo bem antes fazer essa explicação aos ouvintes e à população Barreirense, mas é que boa parte desse material sô pôde ser concluído agora”, disse o gestor referindo-se a ter recebido recentemente o estudo da auditoria que precisou ser realizada para tomar pé da situação ao qual recebeu a prefeitura e completou: “Assim, diante de alguns números que vamos passar para vocês, todos vão poder avaliar e chegar a conclusão da real situação que se encontra o município de Barreiros”. Elimário aproveitou para lamentar o fato de não ter realizado algumas ações no que gostaria, a exemplo da antecipação de parte do 13º salário, pois alegou que hoje o Município se encontra em sérias dificuldades devido à forma desastrosa como vinha sendo conduzido. “Isso é um descaso, uma falta total de compromisso, um absurdo, uma verdadeira enganação à população e hoje estamos no vermelho, numa situação de risco total, um verdadeiro colapso”,  se referiu Elimário à gestão anterior Para corroborar com as afirmações, o gestor barreirense relacionou um débito herdado de R$ 979.946,68 referente a contas de consumo de energias não pagas à Celpe. Em resposta às especulações sobre a sua intenção em retirar diretos dos servidores, o prefeito afirmou que apesar da situação em que encontra o Município, com dívidas que juntas superam o valor de R$ 35 milhões, a sua gestão priorizará o compromisso com o servidor público. “Essa questão do PCC (Planos de Cargos e Carreiras) é uma coisa que mais fiz questão de vir aqui na rádio (esclarecer). Não vamos mexer no salário de ninguém, não vamos mexer com o dinheiro do trabalhador”, disse afirmando ainda que não tem medido esforços para colocar a casa em dia e continuar valorizando o servidor público. O secretário de Finanças, Cristiano Ximenes, também fez questão de apresentar um resumo de débitos deixados pela gestão passada. Entre eles, mais de R$ 12 milhões referentes à pendências com fornecedores e prestadores de serviços, quase R$ 14 milhões alusivos à contribuições previdenciárias não repassadas ao INSS, R$ 3,9 milhões no tocante ao salário de dezembro e parte do 13º salário de 2016, entre outros. “Assumimos também uma pendência no PASEP de R$ 762 mil”. Ximenes também não esqueceu um débito com precatórios. “Logo quando nós entramos cai um presente para o prefeito Elimário. O pagamento de um precatório de R$ 2.745.000,00 mil”. Em relação a esta dívida,  secretário de Finanças informou que teve que ir ao núcleo de Precatórios, no Recife, para parcelar o valor em 48 meses, onde a Prefeitura está assumindo uma parcela mensal de aproximadamente R$ 60 mil reais. Confira um resumo das dívidas herdadas pela gestão de Elimário Farias: Corroborando com o que abordou o secretário de Finanças, o Procurador Geral do Município, Dr. Eromir Moura, fez questão de registrar que o prefeito Elimário Farias desde o início do seu mandato demonstrou preocupação com o cenário que aos poucos era descoberto e para não sacrificar ainda mais as finanças da prefeitura só nomeou 20% dos cargos a que teria direito. O procurador também defendeu as medidas adotadas pelo atual gestor, alegando que elas são essenciais para garantir a manutenção do pagamento dos salários dos servidores em dia e revelou que um dos objetivos da atual gestão é o de restabelecer a situação financeira e assim elaborar um calendário anual de pagamento dos salários, o que possibilitará ao servidor público um planejamento quanto as suas contas, coisa jamais realizada anteriormente. Dr. Eromir ainda chamou a atenção que em toda a sua trajetória profissional jamais havia encontrado uma prefeitura na situação como a de Barreiros.  “Nunca vi um cenário de desastre financeiro, de uma demonstração clara de um ex-gestor que não teve compromisso com o patrimônio público”, expressou. Citando um trecho de uma cartilha publicada pela ex-gestão, que diz o seguinte texto: “Desde o início da nossa gestão tivemos muito cuidado em usar o dinheiro público com responsabilidade”, o procurador teceu duras críticas à forma como foi conduzida as finanças da prefeitura nos últimos anos e disparou a seguinte frase: “O que foi feito nos últimos quatro anos é tudo o que não se pode repetir”. Expressões do tipo "gestão temerária” e “gestão irresponsável”, além de “tragédia financeira”, “herança maldita” e“terra arrasada” foram utilizadas com bastante ênfase pelo procurador para descrever a antiga gestão e traduzir a situação como foi recebido o município das mãos do ex-prefeito Carlinhos da Pedreira (PSB) . “O que foi feito aqui em Barreiros foi uma questão imoral do ponto de vista administrativo, uma flagrante ofensa à legislação, sem nenhum planejamento”, frisou Dr. Eromir, fazendo questão de fundamentar suas posições em documentos comprobatórios produzidos por Órgãos como o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). O procurador afirmou ainda que Carlinhos da Pedreira teria cometido o crime de apropriação indébita ao descontar contribuições previdenciárias do servidor e não repassá-las para a previdência. Fazendo questão de destacar que o Município já entrou com uma representação contra o ex-prefeito para que ele responda na justiça sobre os atos. “O ex-prefeito já responde há duas ações de improbidade administrativa por não prestação de contas. Foi representado criminalmente pelo Ministério Público Federal e Estadual”, apontou. Na linha de mostrar que a atual gestão está agindo no sentido de reequilibrar as contas e apresentando disposição para apresentar  e contrapor o argumento daqueles que porventura tenham dúvidas das informações apresentadas, o vice-prefeito Thomaz Baleia propôs a realização de uma Audiência Pública onde todos poderiam comparecer. Neste ponto Thomaz aproveitou para desafiar ao ex-prefeito a participar e assim rebater as críticas diante de representantes da Justiça e da população. “Todo mundo tem direito a ampla defesa e a resposta. Convido àqueles que duvidarem desses números a uma Audiência Pública”, disse Thomaz. Já Sérgio Lima, secretário de Administração, destacou o problema gerado por débitos e prestações de contas junto ao INSS, o que segundo ele estava prejudicando a aposentadoria de servidores, e falou também do constrangimento dos funcionários que tiraram empréstimos consignados e mesmo que mesmo tendo os valores deduzidos dos seus contracheques tiveram os seus nomes negativados porque a gestão anterior não estava repassando o dinheiro às instituições bancárias. Neste caso específico Sérgio informou que a atual gestão está buscando a regularização das dívidas que juntas superam o valor de R$ 880 mil reais, para que os funcionários tenham os seus nomes limpos e voltem a ter a oportunidade de conseguir crédito junto aos bancos. Ao final da entrevista, o prefeito Elimário Farias pediu a compreensão da população e afirmou que honrará o mandato a ele confiado. “Fico aqui acertado com cada um de vocês que com o nosso empenho e com um pouco de compreensão de vocês vamos colocar as coisas no lugar e fazer tudo acontecer”, e completou: “Obrigado pela atenção, pelo respeito, pelo apoio e vamos seguir em frente porque a nossa meta é fazer sempre o melhor”. Escrito por Wellington Ribeiro [...]
Bancada vai ao TCU para defender Hemobrás

Bancada vai ao TCU para defender Hemobrás

A bancada de Pernambuco na Câmara dos Deputados fez mais um movimento em defesa da Hemobrás. Nesta quarta-feira, sob a coordenação do deputado João Fernando Coutinho, os deputados estiveram reunidos com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, na companhia dos ministros pernambucanos Ana Arraes e José Múcio Monteiro, e do relator do processo, o ministro Augusto Nardes. Os ministros receberam dos deputados o pedido para que o TCU acompanhe e aprecie o pedido de liminar que será emitido pelo Ministério Público Federal (MPF), nesta sexta-feira, para impedir que o governo federal encerre o contrato de transferência de tecnologia firmado para a produção de medicamentos de alto valor agregado, a exemplo do recombinante fator VIII, em nosso estado. O procurador do Ministério Público no TCU, Marinus Marsico, responsável pela condução do pedido de liminar, também participou da audiência. João Fernando agradeceu a atenção dos ministros e o engajamento de todos os presentes nesta discussão. "É de fundamental importância a participação do Tribunal de Contas da União neste processo, pois é o órgão competente que pode impedir que seja desperdiçado o alto investimento que já foi feito em nosso Estado", afirmou o socialista. [...]
Danilo Cabral apresenta relatório sobre as chuvas em PE e AL

Danilo Cabral apresenta relatório sobre as chuvas em PE e AL

O deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) entregou, nesta quarta-feira (12), o relatório final dos trabalhos da Comissão Externa das Chuvas em Alagoas e Pernambuco (CEXCHUV), da Câmara Federal, presidida pelo deputado JHC (PSB-AL). No documento, além das observações e análises sobre a situação dos 51 municípios atingidos pelas enchentes nos dois estados, o parlamentar apresentou quatro recomendações ao governo federal no sentido de melhorar a prevenção e o atendimento das vítimas de desastres naturais. A primeira delas é apresentar proposições legislativas para aprimoramento do regramento vigente no âmbito da defesa civil. “Devemos priorizar, no debate interno da Casa, o conjunto de propostas já em tramitação que dialogam com a política de desastres naturais”, afirmou Danilo Cabral. Ele citou como exemplo o projeto de lei do deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) que prevê a suspensão temporária de pagamento de parcelamento de tributos federais firmadas com estados e municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública. Danilo Cabral, em segundo lugar, defendeu que o governo federal priorize a execução de emendas parlamentares destinadas às cidades atingidas pelas cheias em Pernambuco e Alagoas. O relatório também solicita a liberação de recursos do governo federal para os dois estados para a realização de obras estruturantes de prevenção a desastres naturais. “É o caso das quatro barragens – Gatos, Panelas, Barra de Guabiraba e Igarapeba – na Mata Sul de Pernambuco e de obras de infraestrutura nas áreas de grotas na capital alagoana. Em Pernambuco, também solicitamos a abertura da linha de crédito de R$ 600 milhões com o BNDES”, destaca. Por fim, em seu relatório, o deputado recomenda a criação de um sistema de controle para acompanhar a execução de recursos liberados pelo governo federal O relatório também registra as observações e análises a respeito da situação dos locais onde houve enchentes em Alagoas e Pernambuco. São revelados os danos, as providências adotadas e as obras estruturantes em cada estado. Além das informações repassadas pelas autoridades governamentais dos dois estados, o documento contempla as averiguações feitas in loco pelo relator durante visitas técnicas a municípios atingidos pelas fortes chuvas em Alagoas e Pernambuco. Uma parte importante do documento é dedicada às recomendações para enfrentamento do problema. O relator levanta as proposições legislativas sobre o tema, traz recomendações sobre emendas parlamentares e proposta de fiscalização e controle. Uma recomendação importante é o pedido reiterado para liberação de recursos financeiros por parte do governo federal. [...]
1 2.408 2.409 2.410 2.411 2.412 2.536 24100 / 25356 POSTS