Author: Wellington Ribeiro

Armando visita Petrolina e reúne-se com lideranças da região
O senador Armando Monteiro (PTB-PE) visitou o município de Petrolina, no Sertão do São Francisco, nesta quarta-feira (19), e participou de diversas reuniões com importantes lideranças políticas da região. Nos encontros, o petebista ouviu as demandas da localidade, discutiu projetos estruturadores para a cidade e se dispôs em colaborar para levar ações que auxiliem o desenvolvimento da cidade.
Na passagem por Petrolina, Armando participou de um almoço oferecido pelo deputado federal e ex-candidato a prefeito de Petrolina, Adalberto Cavalcanti (PTB). O petebista também reuniu-se com o prefeito Miguel Coelho (PSB). O encontro teve a presença do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB). Juntos, Armando, Miguel e Fernando trataram de projetos voltados para o fortalecimento do turismo e do esporte no município sertanejo, bem como fizeram uma análise da conjuntura nacional. Na ocasião, Armando prontificou-se em ajudar a gestão municipal com recursos através de emendas.
No mesmo dia, Armando Monteiro foi ao encontro do deputado estadual Odacy Amorim (PT), ex-candidato a prefeito de Petrolina. No diálogo, os parlamentares fizeram uma análise da situação de Pernambuco. Encerrando o dia, o petebista participou de um jantar com o ex-prefeito Julio Lossio (PMDB). Armando e Lóssio trocaram impressões sobre o cenário político nacional e avaliaram a crise institucional que o Brasil enfrenta.
“Sempre andei por Pernambuco, mantendo contato com diversas lideranças políticas de nosso Estado. Essa visita é uma oportunidade de renovar os contatos, conversar sobre os problemas enfrentados pela região e município e verificar as suas prioridades. Como senador, sempre tenho muita satisfação de interagir com todas as lideranças, no intuito de colocar o nosso mandato à disposição para ajudar”, afirmou Armando Monteiro.
Os deputados federais Silvio Costa (Avante) e os estaduais Augusto César (PTB) e José Humberto Cavalcanti - presidente estadual do PTB - integraram à comitiva do senador Armando Monteiro ao Sertão.
MAIS VISITAS – O giro pelo Sertão continua nesta quinta (20) e sexta (21). Nesses dois dias, o senador Armando Monteiro fará visitas a lideranças políticas de sete municípios, passando pelos sertões Central e Pajeú.
Fotos: Divulgação [...]

Em passagem por Brasília, prefeito Pel Lages garante a liberação de recursos
Brasília – Em busca de destravar recursos e garantir investimentos para o município, o prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages (PEN) está cumprindo nesta quarta-feira (19/07) uma extensa agenda administrativa na Capital Federal. O prefeito está acompanhado de Pedro Costa, secretário municipal de Turismo.
Hoje pela manhã a comitiva coroense já participou de encontros no Ministério da Saúde e no Ministério da Educação, neste último foi recebida pelo ministro Mendonça Filho.
“Assim como das outras vezes que vim à Brasília, fui bem recebido pela equipe do Ministério da Educação, em especial pelo ministro Mendonça Filho que nos garantiu a liberação de recursos importantes que ajudarão no desenvolvimento da Educação no município”, falou o prefeito Pel Lages ao Blog Ponto de Vista.
Recursos para a cobertura das quadras da Escola João Francisco de Melo e do Abreu do Una, a construção de uma nova Escola para o distrito da Várzea do Una e a reforma da Escola do Abreu do Una foram garantidos pelo prefeito em sua passagem pelo Ministério da Educação.
Já para a área de Saúde, Pel relatou que já estão bem avançados os trabalhos para a liberação de recursos que serão responsáveis pela construção de uma nova Unidade Básica de Saúde no bairro da Mata do Cajueiro, a aquisição de equipamentos para a criação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a modernização das sete UBS existentes no município.
“Com muito trabalho e dedicação, e, sobretudo, comprometimento em fazer o melhor por nosso município, tenho conseguido destravar recursos que quando aplicados terão um impacto significativo no desenvolvimento do município e na vida da população, para isto, tenho atuado também junto a outros Ministérios”, falou Pel.
Além das ações já registradas que serão desenvolvidas nas áreas de Saúde e Educação, o prefeito trará em sua mala novidades como a construção de uma sede para o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) pelo Ministério do Desenvolvimento Social, a construção do Portal da Cidade com recursos do Ministério do Turismo e a idealização do Programa Minha Casa Minha Vida Rural pelo Ministério das Cidades.
A passagem de Pel por Brasília se estenderá até amanhã, quando retornará para São José da Coroa Grande.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

O erotismo em torno do “BOLSOMITO” – Por Wagner Geminiano
A maioria homens brancos, jovens, aos gritos, berros, se acotovelando, se empurrando. Muitos deles sem camisa. Outros cabeças raspadas, alguns musculosos tipo "bombados de academia". Todos "cidadãos de bem", zelosos da "moral e dos bons costumes", defensores da "família" e dos "valores cristãos", em especial o que diz "bandido bom é bandido morto" - da família dos outros, claro. Todos irmanados num único grito de guerra e de uma hastag, quase uma palavra de ordem: "bolsomito", "#bolsonaro2018".
Esta parece ser a cena mais comum em torno das aparições públicas, nas suas peregrinações já em campanha, do deputado Jair Bolsonaro, país a fora. Não há como não ver nessas cenas um certo teor erótico. Uma imensa maioria de homens, ditos heteros, em busca de uma referência de masculinidade, de um macho, puro sangue, que os represente. A busca desesperada de um falo que fale para eles, como eles imaginam, e que aplaque a sensação de insegurança antes às ditas ameaças - sejam elas representadas pelas mulheres ou pelos homossexuais - a dita masculinidade heterossexual.
Bolsonaro tem consciência deste desejo quase que sexual de seus seguidores por sua imagem de macho, ex-Capitão do exército. Símbolo de virilidade. Ele joga com isso. O recurso às armas, quanto maior melhor, é um exemplo típico desse jogo. Aparecer empunhando uma arma enorme, leva seus seguidores ao delírio, quase ao gozo, que se traduz no urro "bolsomito". A arma em punho é um símbolo fálico sempre em riste, apontado para às supostas ameaças desmasculinizantes.
Mas este não é o único recurso empregado neste ritual erótico entre Bolsonaro e seus seguidores. Outro é o recurso à violência. O uso da violência e da agressividade verbal como retórica. Querer ganhar a discussão no grito, no berro, na ameaça. É o uso de mais um suposto símbolo de virilidade e macheza para recrutar seguidores duvidosos de sua própria virilidade e macheza. Que buscam, desesperadamente, um símbolo másculo que os identifique e com o qual se identifiquem.
São homens duvidosos de sua condição a procura de um macho, de um ser viril e másculo. Bolsonaro os representa. Ele é o seu macho, o "mito". Um falo sempre em riste e que não amolece ante quem quer que seja, e que fala o que pensa sem medo de cara feia. É o macho a seguir, é o macho a perseguir. Esse é o homem. Seus seguidores gozam ao pronunciar "bolsomito". Ficam todos molhados e suados ao se amontoarem em saguôes de aeroportos para poderem ver e, quem sabe, tocar o "mito", colocá-lo nas costas ou em cima dos ombros. Seria o êxtase. É o êxtase.
Freud sempre explicou. Os desejos que Bolsonaro mobiliza em seu seguidores são eróticos e sexuais. Isto torna praticamente impossível quaquer discussão racional com seus seguidores, que não descaminhe ou termine na mobilização de um dos elementos simbólicos discutidos acima. O desejo e o erotismo prevalecem nessa relação. Gozam "bolsomito".
Por Wagner Geminiano - Doutorando em História pelo PPGH-UFPE. [...]

142 municípios pernambucanos já podem se inscrever no Selo UNICEF
As inscrições para a o Selo UNICEF – Edição 2017-2020 estão abertas. Podem se inscrever 2.278 municípios do Semiárido até o dia 31 de julho. Entre eles, os 142 municípios do semiárido pernambucano. A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estimula que os municípios implementem políticas públicas para garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Os documentos para a inscrição podem ser acessados em www.selounicef.org.br.
Nos próximos quatros anos, os municípios inscritos deverão investir em ações para melhorar a oferta e a qualidade de serviços de saúde, educação, assistência social e participação, visando produzir impactos reais e positivos na vida de crianças e adolescentes. O Selo UNICEF é uma certificação internacional com objetivo de mobilizar a sociedade, poder público e parceiros em reconhecimento aos avanços registrados pela infância e adolescência.
“O UNICEF capacita os gestores municipais e define os indicadores que ajudarão a monitorar os resultados das ações. Mas esses resultados só aparecem em consequência de um trabalho intersetorial no município”, diz o representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl.
Na edição de 2013-2016 foram certificados os municípios pernambucanos de Águas Belas, Arcoverde, Bezerros, Bonito, Brejinho, Cabrobó, Caruaru, Casinhas, Cedro, Flores, Ibimirim, Itacuruba, Itambé, João Alfredo, Lagoa Grande, Limoeiro, Orobó, Panelas, Petrolândia, Petrolina, Poção, Salgueiro, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São Bento do Una, São Caetano, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia, Surubim, Tacaimbó, Tacaratu, Tuparetama e Venturosa.
Quem pode se inscrever
Podem aderir ao Selo os municípios localizados em nove Estados do Semiárido (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e nos nove Estados que compõem a Amazônia (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).
Resultados concretos
Na edição 2013-2016, o Selo UNICEF recebeu 1.745 inscrições de municípios na Amazônia e no Semiárido. Mesmo diante de desafios econômicos e sociais, 504 municípios brasileiros foram certificados pelo Selo UNICEF, apresentando melhoria em diferentes indicadores, muitas vezes com desempenho superior à média nacional.
“Os resultados aparecem para quase todos os municípios que participam, não apenas para aqueles que são certificados. A certificação é um reconhecimento àqueles que melhoram mais do que a média”, explica o representante do UNICEF no Brasil.
Além dos 504 municípios certificados na última edição, outros 448 municípios concluíram todas as etapas da iniciativa e, mesmo não atingindo todas as metas para conseguir a certificação, registraram avanços significativos para infância e adolescência.
Tanto os municípios certificados quanto aqueles que cumpriram todas as etapas (no total, 952 municípios avaliados) realizaram ações concretas e conseguiram melhorar indicadores sociais em áreas como saúde, educação, proteção e participação social.
Resultados da Edição 2013-2016
Redução da mortalidade infantil: De 2011 a 2014, a taxa de mortalidade infantil caiu 5,2% no Brasil. Nos municípios certificados pelo Selo UNICEF em 2016, a queda foi de 8,1% no Semiárido e 9,8% na Amazônia. A queda se deve a um conjunto de medidas adotadas por esses municípios, como o aumento do acesso ao pré-natal.
Acesso e permanência na escola: De 2012 a 2015, a taxa de abandono no ensino fundamental caiu 34% entre os municípios certificados pelo Selo no Semiárido e 18,9% entre os da Amazônia, enquanto no Brasil a redução foi de 26% (de 2,4% para 1,7% no mesmo período).
Enfrentamento do trabalho infantil e da violência sexual: No Semiárido, 491 municípios realizaram ações de informação e comunicação de prevenção à violência sexual e 451 ao trabalho infantil. Na Amazônia, 147 municípios realizaram campanhas de combate ao trabalho infantil e 134 realizaram projetos voltados ao atendimento de medidas socioeducativas em meio aberto, incluindo capacitação de equipes e serviços de referência.
Participação social: Ao todo, 525 municípios participantes do Semiárido criaram Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCAs), envolvendo 11.500 meninos e meninas, que se tornaram mobilizadores de outros adolescentes. Na Amazônia, foi criada a rede Juventude Unida pela Vida na Amazônia (JUVA), que realizou quatro encontros regionais, mobilizando mais de 10 mil crianças e adolescentes.
Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.
Contatos Entrevista:
Jane Santos
Coordenadora do UNICEF para os estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco
Tel: (81) 99929-1118 ou (81) 3059-5700
Assessoria de Comunicação:
Alexandre Yuri
UNICEF - Alagoas, Paraíba e Pernambuco
Tel: (81) 98358-0613
E-mail: alexandreyferreira@gmail.com
Bruno Viécili
Unicef - Brasil
Tel: (71) 3183-5700
E-mail: bviecili@unicef.org [...]

Tamandaré – 10ª Companhia Independente da Polícia Militar terá lei sancionada amanhã
Como parte das ações do Plano de Segurança, lançado em abril deste ano, o governador Paulo Câmara sancionará, nesta quarta-feira (19.07), a lei que cria as Companhias Independentes de Polícia Militar dos municípios de Tamandaré, na Mata Sul, e de Araripina, no Sertão do Araripe. Entre os objetivos dos novos equipamentos estão o policiamento ostensivo, prevenindo crimes e aumentando a segurança, combater o crime organizado e dar pronta resposta em caso de incidentes críticos, além de intensificar as parcerias com as Guardas Municipais, empresas e comércio locais.
Quando estiver em funcionamento, a 9ª Companhia Independente da Polícia Militar de Araripina ganhará um reforço de 250 policiais, que atenderão também as cidades de Ipubi e Trindade, totalizando cerca de 150 mil habitantes beneficiados. Já a criação da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar de Tamandaré vai otimizar o trabalho da segurança pública nas cidades de Tamandaré, Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros e São José da Coroa Grande. A área abriga cerca de 154 mil pessoas e o efetivo pode chegar a 350 homens - parte deles virá da turma de alunos em treinamento no Curso de Habilitação de Praças. [...]

Em passagem por Brasília, prefeito Altair Júnior leva demandas de Palmares
Em sua passagem por Brasília, nesta terça-feira (18/07), o prefeito de Palmares, Altair Júnior (PMDB) e o vice-prefeito Agenaldo Lessa (PPS) cumpriram uma extensa agenda de reuniões.
Sempre acompanhados pelo ministro da Defesa, Raul Julgmann, a comitiva palmarense foi recebida pelos ministros Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e Bruno Araújo (Cidades), além do Presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto.
Em todos os seus encontros o prefeito Altair Júnior apresentou as demandas e buscou junto ao Governo Federal o destravamento de recursos importantes para desenvolvimento do município.
Confira mais imagens:
[...]

Em Camaragibe, Armando destaca trabalho desenvolvido pela gestão de Meira
Em visita ao município de Camaragibe, na Região Metropolitana, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) destacou o empenho da gestão do prefeito Demóstenes Meira (PTB) em realizar ações. O petebista cravou que, no Senado, continuará atuando para destravar projetos em benefício da população e da cidade. Ao lado de Meira, Armando vistoriou a pavimentação da Estrada dos Macacos, em Aldeia, obra custeada com recursos do cofre municipal, e a operação Tapa Buraco.
“O prefeito Meira vem, em poucos meses, imprimindo a marca da administração de um novo tempo em Camaragibe e eu quero ser parceiro desse trabalho”, afirmou o senador. Armando e Meira foram a Estrada dos Macacos. Ao todo, a prefeitura está pavimentando e fazendo a drenagem de 830 metros de via. Serão investidos R$ 450 mil e, quando concluída, a estrada será uma alternativa para desafogar o trânsito da região. O endereço servirá de via de escoamento para a BR-101.
O senador Armando Monteiro e o prefeito Demóstenes Meira também visitaram a Avenida Padre Ozeas Cavalcanti, que recebe o trabalho de recuperação asfáltica. Esse é um dos diversos corredores viários que estão sendo recuperados dentro da operação Tapa Buraco. Por mês, a prefeitura tem investido cerca de R$ 200 mil no projeto.
Na visita, o prefeito Meira destacou outras iniciativas da gestão. Entre elas estão a reabertura dos postos de saúde e do laboratório de análises clínicas; a volta das gratificações do SUS aos servidores da saúde; a limpeza de 14 quilômetros de canais, entre os bairros de Alberto Maia e Nazaré; o pagamento do piso salarial dos professores; dentre outros projetos. “A gente tem trabalhado para que a cidade cresça. Em pouco mais de seis meses, fizemos muitas obras com recursos próprios”, sublinhou o prefeito.
“O PTB tem a satisfação de poder contar com o prefeito Meira em seus quadros, que tem feito um trabalho que é referência em Pernambuco. É um homem austero, zeloso com os recursos públicos e que em muito pouco tempo pode fazer muito", disse Armando. “O PTB quer oferecer uma nova agenda ao Estado. Do mesmo modo que Camaragibe está vivendo uma nova fase, eu espero que em Pernambuco se inaugure em 2018 um tempo novo", concluiu o petebista.
Informações da Assessoria - Fotos: Victor Soares/Divulgação [...]

Secretaria de Educação do Ipojuca promove ações de incentivo ao recadastramento universitário
A Secretaria de Educação do Ipojuca promove, a partir desta terça-feira (18), ações de incentivo ao recadastramento universitário. A ideia é estimular todos os estudantes atendidos pelo transporte no município a renovar o cadastro antes do dia 4 de agosto, prazo limite para o procedimento.
Em Ipojuca, pelo menos 1.500 estudantes usam, de segunda à sexta, os ônibus disponibilizados pela prefeitura. Ao todo, são 24 veículos.
Para chamar a atenção desses alunos, os monitores universitários entregarão materiais educativos em todo o município e ainda usarão bicicletas equipadas com alto-falante para fazer propaganda.
Para realizar o cadastro, é preciso imprimir o formulário de inscrição - aqui pelo site - preencher e entregar na Gerência de Transportes, que fica no Complexo Educacional, no centro. O atendimento será realizado de segunda a sexta, das 8h as 13h.
Os que se cadastrarem receberão um Cartão de Embarque de Veículo Universitário (CEVU). A não relização do procedimento implicará no desligamento do usuário.
Clique no link abaixo para baixar o formulário de inscrição:
https://mega.nz/#!Jb520DLa!-pfOY8Ni0bEL_msihDyXPqpl_aXY2l3zkZQUKLC8M_4
Com informações da Prefeitura do Ipojuca [...]

Prefeito Altair Júnior viaja para Brasília para encontro com Presidente Michel Temer
A convite do Ministro da Defesa, Raul Jungmann , o prefeito e o vice-prefeito, Altair Júnior (PMDB) e Agenaldo Lessa (PPS), embarcaram ontem (17/07) para Brasília.
Na capital federal, Altair e o seu vice irão se dirigir ao Palácio do Planalto nesta terça-feira e se reunirão com o presidente Michel Temer, momento em que apresentação as demandas do município.
Com pouco mais de seis meses no comando da Prefeitura dos Palmares, Altair Júnior tem demonstrado um poder de articulação já mais vista em seus antecessores. Com excelente trânsito no Governo do Estado, e agora também no Governo Federal, o gestor palmarense tem sido destaque entre os políticos da Zona da Mata Sul. [...]

Danilo apresenta o maior número de emendas à MP do Fies
Com 28 emendas, o deputado federal Danilo Cabral (PSB/PE) foi o parlamentar que mais apresentou emendas à Medida Provisória nº 785, de 2017, que trata das mudanças no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No total, deputados e senadores apresentaram 278 emendas. O texto deve ser apreciado pela Câmara Federal em agosto, após o recesso parlamentar.
As emendas de Danilo Cabral tentam preservar o Fies enquanto política pública de democratização do acesso ao ensino superior, como prevê, inclusive, a Meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE). O foco das propostas do deputado está na garantia de oferta de mais vagas e na gestão do Fies, como por exemplo, a manutenção do Fórum Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE) como agente operador.
Outro destaque é no âmbito da participação e controle social do Fundo. Uma das emendas de Danilo Cabral pretende garantir na composição do Comitê Gestor do Fies a participação obrigatória de representantes de entidades mantenedoras de pequeno, médio e grande porte, de estudantes secundaristas e universitários e de docentes, além do Ministério da Educação (MEC), Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento; Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle e do Tribunal de Contas da União (TCU).
Danilo Cabral criticou a forma como o Governo Federal está conduzindo a reformulação do Fies. “É um equívoco propor mudanças no Fies através de Medida Provisória. Trata-se de um programa que impacta a vida de mais de 2 milhões de jovens, portanto, não deve ser discutido de maneira açodada”, afirma o deputado, criticando também o prazo exíguo para apresentação de emendas que foi de 7 a 13 de julho. Outra preocupação grave é o fato de a proposta do Governo Federal não ter envolvido no debate a sociedade, além de não haver urgência para o encaminhamento das mudanças, que só se concretizarão em 2018.
No Congresso Nacional, o deputado Danilo Cabral tem acompanhado de perto as propostas para o Fies. O deputado, inclusive, propôs a criação e é o presidente da Subcomissão Especial de Apuração e Análise das Informações sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), vinculada à Comissão de Educação da Câmara Federal. [...]
