Author: Wellington Ribeiro

População de Palmares poderá sacar FGTS
Uma parceria entre a Prefeitura dos Palmares e a Caixa Econômica Federal garante a liberação do FGTS para as pessoas que foram atingidas pela enchente.
Para retirar o Fundo de Garantia o morador de Palmares precisará ir à Agência da Caixa Econômica Federal munido do comprovante de residência.
Esta é uma uma ação da Prefeitura dos Palmares, que de forma integrada com Governo Federal visa melhorar a situação das famílias atingidas pela enchente. [...]

TCE multa ex-prefeito de Água Preta e atual prefeito de Quipapá em R$ 7,6 mil
A Segunda Câmara do TCE julgou irregular ontem (11/07) o Relatório de Gestão Fiscal referente ao ano de 2016 das Prefeituras de Quipapá e Água Preta cujos responsáveis foram os então prefeitos Cristiano Lira Martins e Armando Almeida Souto (imagem), respectivamente. O relator de ambos os processos foi o conselheiro Dirceu Rodolfo.
Em relação a Quipapá, diz o voto do relator, o chefe do Poder Executivo Municipal não tomou as providências necessárias para dar cumprimento aos artigos da Lei de Responsabilidade Fiscal que trata dos instrumentos de transparência da gestão fiscal e do acesso a informações. Afirma também que, na avaliação realizada pelo TCE, Quipapá ocupa a 166ª posição, dentre os 184 municípios pernambucanos, no quesito “transparência”, inferior ao que se encontrava em 2015.
Por conta dessas falhas, foi aplicada ao gestor uma multa no valor de R$ 7.677,00 que corresponde a 10% do limite devidamente atualizado até julho de 2017.
ÁGUA PRETA – Já em Água Preta, segundo o conselheiro relator, as irregularidades são semelhantes. O prefeito não tomou providências para dar cumprimento aos artigos da LRF que tratam da transparência da gestão fiscal e do acesso a informações. O município ocupa a 163ª posição do “ranking” de transparência dos municípios pernambucanos elaborados pelo TCE. Também foi aplicada ao ex-gestor uma multa no valor de R$ 7.677,00.
Com informações da Gerência de Jornalismo (GEJO) [...]

Artesanato de Palmares terá destaque no Festival de Inverno de Garanhuns
Após a participação na 18ª edição da FENEARTE, o artesanato de Palmares tem mais uma conquista. A Prefeitura dos Palmares, através da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, firmou convênio com a SECULT/FUNDARPE para o artesão palmarense também expor suas peças no Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece entre os dias 20 a 29 de julho de 2017.
Os produtos serão comercializados no pavilhão do artesanato, no Parque Euclides Dourado. O Festival de Inverno de Garanhuns é um dos eventos mais tradicionais de Pernambuco, e na edição deste ano, tem entre seus homenageados o palmarense Hermilo Borba Filho, que completaria 100 anos.
[...]

Armando reage duramente à afirmação de Maia contra MP que mudará reforma trabalhista
“Infeliz”, “arrogante”, “precipitada”, reagiu o senador Armando Monteiro (PTB-PE), nesta manhã desta quarta-feira (12), à declaração do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de que irá barrar a medida provisória que alterará o projeto da reforma trabalhista aprovado nesta terça-feira (11) à noite pelo Senado. O petebista foi um dos mais duros entre os senadores que rebateram energicamente a posição de Maia.
"Foi uma manifestação infeliz de quem parece agir já como presidente da República, a quem cabe única e exclusivamente a prerrogativa de editar medidas provisórias. Revela a imaturidade do presidente da Câmara dos Deputados. Participei, não como integrante da base do governo, porque tenho posição política totalmente independente, das negociações que resultaram no conteúdo da futura medida provisória, de modo a dar maiores garantias ao trabalhador. Repudio, por isso, a forma precipitada e arrogante com que se manifestou o deputado Rodrigo Maia”, reagiu Armando.
Assim como o senador pernambucano, outros senadores aproveitaram a abertura da sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que sabatina a futura procuradora-geral da República Raquel Dodge, para rebater Maia. Segundo Ronaldo Caiado (DEM-GO), a atitude de Maia contra mudanças no texto aprovado na Câmara e referendado ontem pelo plenário do Senado foi “grosseira, inoportuna e deselegante”.
Mesmo senadores radicalmente contrários à reforma trabalhista condenaram as declarações do presidente da Câmara. Para Jorge Viana (PT-AC), “o Senado não pode ser avacalhado como está sendo por Rodrigo Maia”. Já Lindbergh Farias (PT-RJ) classificou como “desastrada” a posição do presidente da Câmara.
COSTURA – Armando participou ativamente da costura do acordo que modificará, por medida provisória, a reforma trabalhista aprovada no Senado. Ele, Ricardo Ferraço (PSDB-ES), Marta Suplicy (PMDB-SP), presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS); Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo, tiveram duas longas reuniões, na véspera da votação da reforma na CCJ. Concluíram as modificações por telefone, enquanto transcorria a sessão da Comissão na qual a reforma foi aprovada, às 23h55 do dia 28 passado. [...]

Tamandaré – Prefeitura deposita primeira parcela do 13º salário dos funcionários
Funcionários efetivos, contratados e comissionados da Prefeitura de Tamandaré receberam nesta quarta-feira (12/07) a parcela alusiva a 50% do décimo terceiro salário. Com a decisão, o Governo Municipal irá injetar aproximadamente R$ 700 mil na economia local.
De acordo com o prefeito Sérgio Hacker (PSB), a medida surge como uma alternativa importante para aquecer o comércio local e garantir a manutenção de empregos neste importante setor.
“Pretendemos com a antecipação de 50% do décimo terceiro salário dos funcionários estimular o comércio local, que por conta dos problemas gerados pelas chuvas teve suas vendas afetadas. Com esta decisão, o funcionalismo público aumenta o seu poder de compra, o que sem dúvida refletirá diretamente no comércio e garantirá a preservação de postos de trabalho”, explicou o prefeito.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Sirinhaém – Prefeitura antecipa parcela do 13º dos servidores
A Prefeitura de Sirinhaém depositou nesta quarta-feira (12/07) a parcela referente a 50% do 13º salário de todo o funcionalismo público municipal (efetivos, contratados e comissionados).
A medida, segundo o prefeito Franz Hacker (PSB), garantirá aos funcionários um acréscimo na renda e servirá como um estímulo ao comércio local.
“Mesmo diante de um cenário econômico adverso, onde redução na arrecadação e queda nos repasses federais são constantes, além das dificuldades enfrentadas pelas fortes chuvas que atingiram o município, temos preservado compromissos importantes como de manter os serviços públicos em pleno funcionamento e garantir não só o pagamento em dia, mas também a antecipação de parte do décimo terceiro para todos os funcionários”, expressou o prefeito.
Ao Blog, Franz também aproveitou para falar sobre as ações que o Governo Municipal está desenvolvendo para no auxílio às famílias prejudicas pelas chuvas. “Embora estejamos em um momento mais tranquilo ao que vivenciamos há algumas semanas, a Prefeitura permanece vigilante, com equipes designadas para o monitoramento constante das áreas de risco e auxílio às famílias”, disse.
No Litoral Sul de Pernambuco apenas as prefeituras de Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré anteciparam 50% do décimo terceiro salário dos funcionários públicos municipais.
Escrito por Wellington Ribeiro
[...]

Beto Accioly comemora retorno de Bivar à Câmara Federal
Filiado ao PSL, o deputado estadual Beto Accioly comemora o retorno de Luciano Bivar à Câmara Federal. Confira mensagem do parlamentar:
"Recebi com muito entusiasmo o retorno do presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, à Câmara dos Deputados. Quando decidi ingressar no PSL, aceitando o seu convite, foi na certeza de estar fazendo a melhor escolha.
O seu espírito público, a sua probidade e a sua experiência serão de extrema importância para tirar o Brasil da atual crise política e econômica, recolocando-o no caminho do desenvolvimento. Pautado sempre pela ética e moral que acompanham a sua trajetória de vida, terá uma responsabilidade severa na defesa da democracia, do estado de direito e dos interesses dos pernambucanos e brasileiros.
Juntos estaremos nas lutas pelas liberdades individuais, desburocratização da máquina pública, um novo e justo pacto federativo e menos impostos para desoneração das famílias, principalmente as que vivem em situação de vulnerabilidade. É assim que resgataremos a confiança dos investimentos para geração de mais emprego e renda para o povo.
Em tempo, registro todo o meu apoio e a minha confiança na gestão do deputado licenciado Kaio Maniçoba, a frente da Secretaria Estadual de Habitação. Desejo de muito sucesso".
Beto Accioly
Deputado Estadual [...]

Presidente do TRE-PE sugere isenção de taxa para concurso público para mesário voluntário
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, encaminhou ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALEPE), deputado Guilherme Uchoa, o projeto de lei que irá dispensar, os eleitores que trabalharam como mesários voluntários nas eleições de 2016, do pagamento da taxa de inscrição de concurso público.
A isenção será em concursos públicos realizados pela Administração Pública Direta e Indireta, Autarquias, Fundações Públicas e demais Entidades mantidas pelo Poder Público do nosso Estado. Além de Pernambuco, vários outrosEstados da Federação já se posicionaram a favor dessa pauta, a exemplo dos Estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina e o Distrito Federal.
Tal medida tem por objetivo estimular a participação do cidadão no processo eleitoral, colaborando com esta Justiça Especializada na condição de membro de Mesas Receptoras de Votos e de Justificativas, e sendo recompensado pela dedicação aos trabalhos eleitorais.
Com informações do TRE-PE [...]

Reunião em Ipojuca aborda melhorias no Plano de Mobilidade Urbana
Foi realizado nesta segunda-feira (10) um encontro para apresentar o projeto piloto do programa de apoio à elaboração da melhoria do Plano de Mobilidade Urbana em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. A reunião foi no auditório da Secretaria Especial da Mulher, no centro.
O evento que contou com representantes de pelo menos 4 secretarias municipais, foi presidido pelo presidente executico da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTTRANS), José Willins Soares.
O projeto de melhorias tem um prazo de duas semanas para ser concluído e visa a implantação de um sistema de transporte integrado na Região Metropolitana do Recife (RMR), com a atualização dos dados do Plano de Mobilidade Urbana de cada município, por meio de pesquisas de Origem e Destino. A pesquisa é totalmente online. A ideia é saber para onde as pessoas vão e qual o tipo de transporte que utilizam.
Qualquer pessoa que reside em um dos 14 municípios do Grande Recife pode participar.
Ipojuca está entre as três cidades mais ricas de Pernambuco.
Com informações de Ramos Júnior/ Prefeitura do Ipojuca [...]

Coluna Radar Político (11/07) – Qual a verdadeira intenção de Marília Arraes?
Nome cogitado para concorrer pelo Partido dos Trabalhadores ao Palácio do Campo das Princesas no próximo ano, a vereadora Recifense Marília Arraes (imagem) não terá nada a perder na disputa ainda que não consiga se consagrar vitoriosa no pleito, ao contrário, projetará o seu nome a nível estadual e dará o start para o processo de renovação do partido no Estado.
No entanto há quem desconfie da verdadeira intenção de Marília em colocar o nome para disputar o governo. Para estes, a grande jogada da vereadora é a de garantir o máximo de espaço possível na mídia e turbinar o seu nome para anunciar lá na frente que pretende concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa. Para tal, estaria recebendo total apoio do senador Humberto Costa, político que no próximo ano disputará uma cadeira na Câmara Federal e com quem Marília poderia realizar uma dobradinha exitosa.
Neste cenário, Marília teria grandes chances de ser eleita, ajudaria na eleição de Humberto e teria a garantia de disputar a Prefeitura do Recife em 2020 sem o prejuízo de ficar sem mandato. No caso desta hipótese está equivocada e Marília esteja realmente disposta a enfrentar uma disputa majoritária, os pernambucanos teriam, ao lado de outros quadros que se colocam na disputa, uma ótima opção para confiar o voto.
Única chance - Deputado estadual que na próxima eleição deve superar os 40 mil votos, Edilson Silva (Psol) terá que trabalhar para que o seu partido realize coligação na proporcional se quiser se reeleger, pois sozinho dificilmente o Psol conseguirá os votos necessários para atingir o cociente eleitoral.
Morando numa bolha - Foi alvo de críticas nas redes sociais a declaração dada pelo secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, afirmando que se sente seguro ao andar nas ruas do Estado.
Reforços para a candidatura - Presidente estadual do PEN e pré-candidato a deputado estadual, o vereador Recifense Davi Muniz (imagem) está aos poucos conseguindo montar uma base de apoios no município de São José da Coroa Grande. Vereadores e suplentes já falam abertamente que irão apoiá-lo. No Recife, Davi obteve mais de 11.500 votos para vereador em 2016. A sua meta é dobrar a votação na capital para buscar o restante dos votos no interior do Estado.
No risco – Eleita em 2014 na última vaga da coligação, a deputada federal Luciana Santos (PC do B) terá sérias dificuldades para se reeleger, principalmente porque perdeu Olinda, sua principal base eleitoral. Além disso, no próximo ano Luciana contará com a concorrência de Antônio Campos, político que irá disputar os votos para federal na Marim dos Caetés.
Popularidade em alta - A pouco mais de seis meses à frente do município de Aliança, o prefeito de Xistos Freitas (PSD) está conseguindo realizar uma gestão bastante exitosa. Caso permaneça neste ritmo, o gestor deverá garantir votações expressivas para os seus deputados André de Paula (PSD) e José Humberto (PTB), federal e estadual respectivamente.
Apoios garantidos - Por falar no deputado estadual José Humberto, o petebista expandiu consideravelmente as suas bases na Zona da Mata Norte. Além de Aliança, o parlamentar deverá ampliar a sua votação nos municípios de Carpina, Nazaré da Mata, Condado, Vicência, Machados, Buenos Aires e Goiana.
Abastecimento precário - Embora Roberto Tavares seja considerado um quadro técnico bastante qualificado a frente da Presidência da Compesa, parece que está lhe faltando sensibilidade para resolver os persistentes problemas de abastecimento nos municípios do Litoral Sul. Quando não é a falta de água, moradores reclamam que o precioso líquido está chegando às torneiras com coloração escura e mau cheiro.
Proativo - Contando com o serviço municipalizado de abastecimento de água, Água Preta não precisa esperar pela Compesa para realizar a manutenção de sua rede. Recentemente o prefeito Eduardo Coutinho (PSB) mobilizou uma equipe para realizar a limpeza da estação e do manancial de onde é captada a água que abastece o município.
Na rota - Após anos, o município de São José de São José da Coroa Grande, conhecido como "Terra das Piscinas Naturais", retorna ao mapa nacional do Turismo. A inserção se deu graças a trabalho desenvolvido pelo prefeito Pel Lages (PEN, imagem), a secretaria municipal de Turismo e o apoio fornecido por técnicos da Empetur. Com isto, o município poderá ser destino de investimentos importantes para a promoção dos seus potenciais turísticos.
Antecipação - A Prefeitura de Rio Formoso deposita nesta terça-feira (11) a primeira parcela do 13º salário de todos os servidores efetivos, contratados e comissionados. O valor adiantado é de 50%. “Graças à forma consciente de lidar com o bem público e a preocupação com a aplicação correta dos recursos é que estamos conseguindo realizar essa antecipação de pagamento”, afirmou a prefeita Isabel Hacker.
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com
Escrito por Wellington Ribeiro [...]
