Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio magone foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170
Wellington Ribeiro – Página: 2412 – Blog Ponto de Vista
Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Author: Wellington Ribeiro

1 2.410 2.411 2.412 2.413 2.414 2.536 24120 / 25356 POSTS
Prefeitura de Rio Formoso antecipa parcela do 13º salário do funcionalismo público

Prefeitura de Rio Formoso antecipa parcela do 13º salário do funcionalismo público

O governo municipal informa a todos os servidores públicos contratados, comissionados e efetivos que estará realizando na manhã desta terça-feira (11) o adiantamento da folha de pagamento da 1ª parcela do décimo terceiro do ano em curso. O valor adiantado será de 50%. "Graças à forma consciente de lidar com o bem público e a preocupação com a aplicação correta dos recursos, é que estamos conseguindo realizar essa antecipação de pagamento", afirmou, Isabel Hacker, prefeita do município. A administração também adiantou o salário do mês 06/JUNHO, antes das festividades juninas, possibilitando aos servidores públicos um melhor São João. Com informações da Prefeitura de Rio Formoso [...]
Coluna Radar Político (10/07) – Áureo Cisneiros poderá ser candidato a governador

Coluna Radar Político (10/07) – Áureo Cisneiros poderá ser candidato a governador

Disputa interna e candidatura a governador - Filiado ao Psol ,Áureo Cisneiros, presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL), faz parte de uma tendência dentro do partido que disputará o comando da sigla no Congresso Estadual que acontecerá em outubro. Hoje o Psol é comandado por Albanise, pessoa ligada ao deputado estadual Edilson Silva. Caso vença a disputa, a tendência deverá apresentar o nome de Cisneiros para concorrer ao Governo do Estado nas eleições do próximo ano. Sindicalista, combativo e forte opositor do governador Paulo Câmara, Áureo seria responsável por elevar o debate sobre segurança pública na sucessão estadual de 2018, justamente a área que é o principal calo do atual Governo. Fundado no ano de 2004 o Psol já disputou o Governo do Estado em três oportunidade. Nas eleições de 2006 e 2010 Edilson Silva foi o nome escolhido pela sigla, já em 2014  foi a vez de Zé Gomes concorrer. Herança maldita – O prefeito de Barreiros, Elimário Farias, promete acionar a justiça para responsabilizar criminalmente o ex-prefeito Carlinhos da Pedreira pelo “estado de colapso financeiro enfrentado pela Prefeitura”. Elimário acusa Carlinhos ter feito uma gestão temerária em total desrespeito às normas de finanças públicas, sem qualquer atenção aos mecanismos de planejamento das metas e riscos fiscais. Vale destacar que no ano de 2016, sob a gestão de Carlinhos, Barreiros comprometeu inimagináveis 91,48% da receita corrente líquida com gastos com a folha de pagamento dos servidores. Até quando? - Com mais uma fuga de reeducandos, desta vez no CASE de Caruaru, Roberto Franca, secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, inviabiliza a sua permanência a frente da pasta. Até quando o governador permitirá que a crise se aprofunde? Entre amigos - Em festa realizada para comemorar o seu aniversário, o prefeito de Igarassu, Mário Ricardo (PTB, imagem), recebeu a visita do senador Armando Monteiro, do deputado federal Jorge Côrte Real, e do deputado estadual Alberto Feitosa (SD). O evento foi bastante prestigiado por lideranças políticas da região e pela população. O potencial de Mário - Em 2016 Mário demonstrou força ao vencer lideranças históricas de Igarassu que se uniram contra a sua reeleição. De uma tacada só foram derrotados os ex-prefeitos Yves Ribeiro, Ninho e Gesimário, além do deputado estadual Guilherme Uchôa. Com a popularidade nas alturas, Mário já está sendo cobrado por aliados a lançar um candidato a deputado estadual do seu grupo. Um dos nomes ventilados é o do seu filho Miguel. Perdas e ganhos 1 - Embora tenha perdido o apoio em duas bases na Zona da Mata Sul (São José da Coroa Grande e Barreiros), municípios onde juntos lhe conferiram mais de 2.600 votos, o deputado federal Fernando Monteiro (PP, imagem) deverá ampliar a sua votação no município de Amaraji e entorno, tudo porque fará dobradinha com o ex-prefeito Jânio Gouveia, candidato a deputado estadual. Perdas e ganhos 2 - Majoritária em Amaraji com 2.500 votos no ano de 2014 graças ao apoio que teve de Jânio, a deputada estadual Simone Santana (PSB) já foi procurada pelo ex-prefeito Adeilton. Na eleição passada Adeilton deu 2.000 votos a Joaquim Lira (PSD). Já o prefeito Rildo Reis (PR) deverá manter o apoio ao deputado estadual Henrique Queiroz e ao federal Sebastião Oliveira, ambos do PR. Suspeita - Apontada como um dos caminhos mais curtos para alcançar uma cadeira na ALEPE, a chapinha do PSC que está sendo montada pela família Ferreira está gerando desconfiança entre os pré-candidatos. Tudo porque há rumores que o clã estaria disposto a não só dar a carga no ex-deputado Manoel Ferreira, mas também em outro nome que esconde a sete chaves. Levantamento – A Casa Civil, pasta comandada por Antônio Figueira, está monitorando com uma lupa o posicionamento das lideranças políticas nos municípios. Na Zona da Mata Sul, vereadores testemunham que foram procurados pelo coordenador regional Ricardo Henrique para sabe em quem votarão para deputado estadual e federal. Atenção especial - O governador Paulo Câmara está fazendo questão de receber individualmente os prefeitos dos municípios que foram atingidos pelas chuvas do mês de maio para discutir novas ações da Operação Prontidão. Recentemente estiveram no Palácio os prefeitos Rildo Reis (Amaraji), Juninho Amorim (São Benedito do Sul) e Rolph Júnior (Belém de Maria). *Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com Escrito por Wellington Ribeiro [...]
Coluna Radar Mata Norte – Itambé, Berço da Maçonaria no Brasil, esquecida pelo tempo.

Coluna Radar Mata Norte – Itambé, Berço da Maçonaria no Brasil, esquecida pelo tempo.

Município localizado na Mata Norte, a 87 km do Recife, e com uma população de mais de 36 mil habitantes, Itambé teve papel importante na expansão da Maçonaria no Brasil. Onde através de Manuel  Arruda Câmara, o Areópago de Itambé, instalou a primeira loja Maçônica do Brasil, no ano de  1796. O município tem sentido muito a falta de apoio e atenção por parte de seus representantes nas esferas estadual e Federal. Faz quase 18 anos que um governador pisou em Itambé, além da ausência física, que é bastante sentida pela população, existe um problema sério, a  questão do abastecimento d'água.  O Estado até hojenão faz  a distribuição da água através do sistema da  Compesa, como ocorre nos demais municípios.  É a prefeitura que tem assumido esta questão. A cidade tem a frente da sua gestão municipal, a prefeita Graça Carrazone (PMDB) que assumiu em janeiro com o desafio de repetir o sucesso administrativo e político do seu esposo, Fred Carrazone,  que foi por seis vezes prefeito do município. Vale destacar que em pouco tempo a prefeita Graça conseguiu fazer algumas ações, priorizando os serviços básicos, que são importantes para população. A exemplo da reabertura do hospital, reativação do SAMU e também da reabertura do Centro de especialidades Odontológicas. Colocou a folha dos servidores em dias e vem pagamento rigorosamente na data. Uma mostra que tem enfrentado os desafios político-administrativos com altivez. Localizado na divisa com o município paraibano Pedra de Fogo, onde apenas uma linha de paralelepípedo divide a rua das duas cidades, Itambé experimenta um alto índice de violência. E esta falta de segurança faz com que a população clame ao governador por medidas que possam contribuir para a segurança do município. Vale lembrar que em um passado recente município foi cenário do assassinato do saudoso vereador Manoel Matos, caso que repercutiu nacionalmente. Tanto a prefeita Graça Carrazone e seu esposo Fred Carrazone, que atualmente exerce o cargo de secretário de governo na gestão, têm cobrado providências das autoridades competentes, porém os deputados Guilherme Uchoa, estadual, e Marinaldo Rosendo, federal, têm sido ausentes quanto a esta questão. A grande luta de municípios como Itambé, que diante dessa grave crise que assola nosso país e só tem como sua maior fonte de receita o FPM,  é no mínimo garantir os serviços essenciais e buscar parcerias com os governos estadual e Federal para que projetos estruturais sejam viabilizados e assim possibilitem a a melhoria da qualidade de vida da população. Fica aí a cobrança ao senhor governador Paulo Câmara e demais autoridades, para que comecem a valorizar municípios como Itambé, não os deixando esquecidos no tempo. *Por Drailton Costa – Articulador político e colunista semanal do Blog Ponto de Vista [...]
Elimário promete acionar a justiça para responsabilizar criminalmente o ex-prefeito Carlinhos da Pedreira.

Elimário promete acionar a justiça para responsabilizar criminalmente o ex-prefeito Carlinhos da Pedreira.

Elimário promete acionar a justiça para responsabilizar criminalmente o ex-prefeito Carlinhos da Pedreira pelo "estado de colapso financeiro enfrentado pela Prefeitura". Diante do que considera um verdadeiro “estado de colapso financeiro” a Prefeitura de Barreiros publicou o decreto nº 19-A, assinado pelo prefeito Elimário Farias (imagem), que estabelece a adoção de medidas severas de contingenciamento da despesa pública municipal. No decreto, Elimário Farias apresenta dados de Órgãos como o Tribunal de Contas de Pernambuco para retrata a herança maldita que recebeu do seu antecessor, Carlinhos da Pedreira. Entre as muitas situações apontadas, o documento registra que o município de Barreiros fechou o Relatório de Gestão Fiscal de 2016 com inimagináveis 91,48% da receita corrente líquida com gastos com a folha de pagamento dos servidores, percentual bem acima dos limites prudencial e máximo de 51 e 54%, o que inviabilizou a prestação regular dos serviços essenciais, especialmente os de saúde, educação e assistência social. O prefeito barreirense destaca também que pegou um município atolado em dívidas, conforme se pode conferir abaixo: - R$ 3.932.936,64 referentes ao mês de dezembro e décimo salário de 2016; o que demonstra, claramente, a incapacidade de pagamento regular despesa de pessoal diante da receita auferida pela administração pública; elevando, na prática, o patamar de comprometimento da receita superior a totalidade da receita de 2016, mesmo levando-se em conta o recebimento dos recursos da repatriação; - R$ 13.440.612,04 decorrentes de condutas de crime de apropriação indébita por retenção e não recolhimento de contribuições dos servidores segurados, além do encargo patronal; - R$ 2.745.500,26 relativos a passivo de precatórios judiciais até 31 de dezembro de 2016; - R$ 1.176.925,70 déficit fiscal no encerramento do ano de 2016 de acumulados de restos a pagar, conforme dados da prestação de contas prestadas pela gestão anterior. “O ex-prefeito promoveu gestão temerária em total desrespeito às normas de finanças públicas, sem qualquer atenção aos mecanismos de planejamento das metas e riscos fiscais”, cita do decreto. “O desastre financeiro da gestão anterior acarretou o não cumprimento do índice mínimo em saúde em 2016, tendo atingido apenas 7,55% (sete inteiros e cinquenta e cinco por cento) do total de 15%, fazendo com que a gestão atual sofra retenções a título de “condicionamento saúde” no repasse do FPM, objetivando o complemento do percentual devedor de 2016, além da dedução dos 15% de 2017”. O documento ainda registra que em face da dramática situação as ações até então empreendidas por sua gestão não foram suficientes para restabelecer o equilíbrio financeiro tamanho o dano causado pela inconsequente administração realizada pelo ex-prefeito. Por esta razão, promete buscar junto à justiça a responsabilização civil e criminal do ex-gestor e equipe pela tragédia promovida na gestão das contas públicas municipais e terá que tomar medidas drásticas para que o colapso financeiro não se aprofunde. Confira: Art.1°- As medidas de contingenciamento das despesas de pessoal serão elevadas aos seguintes patamares e condições: I – As nomeações de cargos em comissão serão realizadas em casos de extrema e justificada necessidade pela chefia imediata, não podendo exceder a 25% (vinte e cinco por cento) do número total de cargos vagos. II – Os contratos temporários serão reduzidos em até 30% (trinta por cento), sem prejuízo dos programas e serviços essenciais para os quais foram regularmente contratados. III – As atribuições de funções gratificadas (FG’s) para servidores efetivos serão canceladas, exceto se provada a necessidade e indispensabilidade para o desempenho da função pública pela chefia imediata, não podendo exceder a 10 (dez) por cento do número total de FG’s. III – Fica vedada a realização de horas extras, sendo apenas admitida a jornada extraordinária previamente e devidamente justificada pela chefia imediata. IV – As Secretarias de Administração e Finanças realizaram estudo para análise da redução da jornada de trabalho e, proporcionalmente, dos vencimentos dos servidores, destacando as áreas que serão afetadas, sem prejuízo da prestação mínima dos serviços públicos essenciais. V – Fica vedada a cessão de servidores com ônus para o município, devendo ser revista qualquer cessão onerosa. Art.2º- As medidas de contingenciamento das despesas de custeio administrativo da máquina serão elevadas aos seguintes patamares e condições: I – Fica determinada a não aplicação de percentuais contratuais de reajuste e/ou revisão, não sendo permitida em quaisquer hipóteses. II - Fica determinada a revisão de todos os contratos de fornecimento de bens e serviços, de modo a reduzir o objeto contratual em pelo menos 10% (dez por cento) e proporcionalmente o valor contratado, além da redução do valor unitário, sem prejuízo da prestação básica dos serviços públicos. II - Fica determinada a revisão de todos os contratos de locação no patamar de 15% (quinze por cento). II – Fica suspenso o pagamento dos fornecedores de bens e serviços da administração, objetivando a renegociação dos contratos firmados, desde que não prejudicado o recebimento dos insumos dos serviços essenciais. III – Fica vedada a aquisição de móveis, equipamentos e outros materiais permanentes, ressalvados aqueles destinados à instalação e à manutenção de serviços essenciais e inadiáveis, devidamente justificados. IV – Fica vedada a concessão de diárias aos agentes públicos, sendo apenas permitida por expressa autorização do Gabinete do Prefeito e mediante apresentação de justificativas da extrema necessidade do serviço a ser executado. V - Fica determinada a redução dos seguintes percentuais nas despesas de custeio: a) redução de 10% (dez por cento) do consumo de água e energia elétrica dos órgãos e entidades da administração, salvaguardando o serviço de iluminação pública; b) redução de 10% (dez por cento) do consumo físico de combustível dos órgãos e entidades da administração, salvaguardando o consumo referente aos serviços públicos essenciais das áreas de saúde, educação e demais serviços voltados diretamente para o atendimento à população; Parágrafo único: Ficam excetuadas das medidas impostas pelo caput do art. 2º as ações voltadas exclusivamente para: I - a geração da receita pública, com vistas à redução da dependência das transferências constitucionais; II – pagamento com fornecedores de serviços e produtos para a prestação dos serviços públicos essenciais nas áreas de saúde, educação e assistência social. Art. 3º - Fica determinada a realização de audiências públicas na Câmara Municipal de Vereadores para exposição do estado de calamidade financeira deixado pela gestão anterior, além de prestar os esclarecimentos necessários aos representantes da população. 1º- Ficam as Secretarias de Administração, Finanças e Controladoria Geral responsáveis pela elaboração do relatório geral a ser apresentado nas audiências públicas no prazo máximo de até 2(dois) meses. 2º- Após a conclusão do relatório geral da situação de calamidade financeira e antes da realização das audiências, fica determinado o envio de convite para os órgãos de controle externo, além do Representante do Ministério Público local. 3º- As conclusões do relatório geral acerca das condutas ilícitas praticadas pelo ex-gestor e equipe deverão ser encaminhadas em forma de representação junto ao Representante do Ministério Público local para adoção das providências legais cabíveis, além de ampla divulgação em meio digital para conhecimento de autoridades e população em geral. 3º- Poderão ser realizadas também reuniões nas comunidades e bairros, além da confecção de material informativo em linguagem simples e popular para melhor compreensão da real situação financeira do município. Art. 4º - Este Decreto entra em vigor nesta data, devendo viger por prazo indeterminado. Elimário Farias - Prefeito [...]
Coluna Ponto a Ponto (09/07) – As saídas para o país não podem esperar só por 2018.

Coluna Ponto a Ponto (09/07) – As saídas para o país não podem esperar só por 2018.

Coluna Ponto a Ponto - História e Política PONTO I - Mais uma semana que se encerra, mas que, infelizmente, não encerra o nosso calvário como sociedade e nação. O fosso só se aprofunda mais a cada dia. Discute-se de um tudo, até salvar Temer. Ao preço de bilhões em emendas parlamentares. Mas poucos, dos que estão em Brasília hoje, parecem estar interessados em pensar saídas para o Brasil. A avacalhação da política, como bem disse Bob Fernandes esta semana, está nos desfazendo enquanto nação. Saímos de um arremedo de Estado Democrático de Direito e vamos rumando, sem freios, na direção do facciosismo democrático. O Estado e a nação estão fraturados. Quem juntará seus cacos? Há interesse para isso? São perguntas que precisam de respostas urgentes. E não dá para aguardar por 2018. PONTO II - 2018 não resolverá nossos problemas. Assim como não resolverá e muito menos cortará as raízes que nos atam ao atraso e aos vícios de nosso passado. Não é uma simples eleição que porá fim, por exemplo, ao patrimonialismo que toma de assalto e esfarela qualquer possibilidade de um Estado a serviço dos interesses públicos, coletivos. PONTO III - Certamente a construção de saídas deve passar por eleições gerais, o mais rápido possível. Devolver a soberania do voto popular é urgente. No entanto, ele não pode ficar restrito apenas a uma troca de presidente mediante uma luta por Diretas Já. Se não se modificar o Congresso e o Senado que temos, símbolos maiores de nosso facciosismo democrático e do patrimonialismo, continuaremos apenas trocando nomes e mudando para não mudar. PONTO IV - Pernambuco é um exemplo clássico disso. A "terra dos altos coqueiros" desde que foi feudalizada pelo "Imperador Eduardo", que comandava do Palácio do Campo das Princesas os interesses dos príncipes locais, com prebendas e indicações, hoje se vê assaltada pelo patrimonialismo e pelo facciosismo democrático. Os príncipes e suas dinastias locais se rebelam contra o Palácio. O Palácio tenta acenar para além muros, mas falta-lhes Eduardo para segurar a deserção dos Arraes. A perda da mística do nome Arraes é, certamente, a maior derrota política do Palácio, desde a morte de Eduardo. PONTO V - Os príncipes se engalfinham. Sentindo o trono enfraquecido, crescem os olhos para tomarem assento nele. Coelhos, Arraes, Araújos, Gomes, Mendonças, Vasconcelos, Ferreiras, Monteiros...É o facciosismo democrático, e nem um pouco republicano, em estado puro. Sem máscaras. A "nova Roma" mais parece uma capitania hereditária, sendo disputada pelos seus "bravos guerreiros". PONTO VI - Impera na política pernambucana, como em nenhum outro momento de sua história, o familismo, o filhotismo, o facciosismo, o elitismo, o personalismo e o patrimonialismo. Até mesmo quem se apresenta como renovação é produto destas práticas políticas. E ironia das ironias, apresentada pelo Partido dos Trabalhadores, que no estado, mais do que em qualquer outra parte do país, envelheceu, não se renovou e que agora apresenta como solução e mudança um produto daquilo que sempre combateu como sendo o atraso. Tempos difíceis. PONTO VII - O trabalhismo, nos seus embates políticos, em  Pernambuco sempre foi mais arraisista que petista. Parece que hoje estamos observando o casamento, a esquerda, destas duas correntes sob o apadrinhamento do lulismo. É isto mesmo, a esquerda também é personalista. PONTO VIII - A avacalhação da política tem produzido tudo isto. E de forma mais assustadora e aprofundada nos dias que correm. Pois não só tem afastado os eleitores e gerado uma crise de representatividade, mas, também, impedido a renovação dos quadros e a inserção de nomes e rostos novos no mundo da política. Termino recuperando Hannah Arendt: da negação da política e de sua avacalhação nasce o fascimo. É preciso recobrarmos nossa responsabilidade coletiva diante de nosso presente. Para que ainda tenhamos futuro, para além de 2018. PONTO IX - As saídas para o país não podem esperar só para 2018. Precisamos assumir nossa responsabilidade coletiva e começar a construí-las hoje. Sob pena de permanecermos no mesmo lugar amanhã e sempre. Wagner Geminiano - Doutorando em História pelo PPGH-UFPE e Colunista semanal do Blog Ponto de Vista. [...]
Professores de Paudalho declaram Estado de Greve

Professores de Paudalho declaram Estado de Greve

Acabou a pouco a Assembleia dos Professores da Rede Pública de Ensino de Paudalho, município localizado na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Diante da negativa do Prefeito Marcelo Gouveia (PSD) de conceder um reajuste de 7,5% referente ao piso, os docentes decidiram por declarar Estado de Greve. (O Estado de Greve é uma situação que é aprovada pelos trabalhadores, alertando aos governantes que a qualquer momento poderão deflagrar uma greve). Em busca de um entendimento, os professores chegaram a propor ao menos 5% de aumento, mesmo assim o gestor não aceitou. Profissionais acusam a atual gestão de não valorizar a Educação. Escrito por Wellington Ribeiro [...]
Prefeito Altair Júnior leva Palmares de volta à Fenearte

Prefeito Altair Júnior leva Palmares de volta à Fenearte

Após anos sem participar da FENEARTE, maior feira de artesanato da América Latina, o município dos Palmares volta a integrar o evento. Com o apoio da prefeitura, artistas e artesão estão com suas peças sendo expostas no stand do município. O prefeito Altair Júnior (PMDB) esteve ontem no local, dia de abertura da feira. O gestor aproveitou a oportunidade para receber alguns políticos no stand, entre eles o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), o vice-governador Raul Henry (PMDB) e o deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB). Nome que vem se destacando no cenário político da Zona da Mata Sul, o prefeito Altair Júnior tem sido responsável por resgatar o protagonismo do município dos Palmares na região. Escrito por Wellington Ribeiro [...]
Armando quer reforçar combate às drogas no orçamento do próximo ano

Armando quer reforçar combate às drogas no orçamento do próximo ano

Emenda do senador Armando Monteiro (PTB-PE), apresentada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), propõe dobrar a meta de projetos de combate às drogas no próximo ano. A proposta é para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que está sendo discutida no Congresso Nacional. Armando propõe que projetos de prevenção, cuidado e reinserção social dos usuários de drogas tenham meta ampliada de 11 mil para 25 mil. A LDO estabelece as metas e prioridades para o orçamento do ano seguinte. Armando Monteiro lembrou estudos que apontam que o Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína e derivados do mundo, e que a idade média de iniciação no consumo de substâncias ilícitas é de apenas 13 anos. “É uma situação grave, em Pernambuco e em todo o País, que compromete o futuro da nossa juventude e precisa de atenção e prioridade do Estado brasileiro. É fundamental aumentar as metas de repressão ao tráfico de drogas e, em especial, as ações que previnam sua disseminação, principalmente em segmentos populacionais em situação de maior vulnerabilidade social”, avalia Armando. A proposição será agora apreciada na Comissão Mista de Orçamento, que elabora a versão final da proposta de LDO que será votada no Congresso. [...]
Humberto exige permanência da Hemobrás em Pernambuco

Humberto exige permanência da Hemobrás em Pernambuco

Considerando a retirada da Hemobras uma ação política de retaliação a Pernambuco, o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), exigiu do governo Temer que impeça, imediatamente, a ideia do ministro da Saúde,  Ricardo Barros (PP-PR), de construir uma fábrica de hemoderivados em Maringá (PR), reduto eleitoral do ministro. A posição foi externada pelo senador ao próprio Barros na noite da última quarta-feira (5), ao exigir do Ministério da Saúde mais informações sobre o projeto. Humberto, juntamente com outros deputados e senadores de Pernambuco, está atento à movimentação, que pode prejudicar o funcionamento da unidade de produção da Hemobras em Goiana (PE), na Mata Norte, na qual já foi investido mais de R$ 1 bilhão, e perdeu prioridade para o governo federal. “A bancada do Estado decidiu, nessa quarta-feira (5) em reunião, de forma unânime, ir até o ministro para defender a fábrica pernambucana, que gera empregos e renda ao nosso povo. Queremos saber qual o objetivo da construção de uma unidade no Sul do país e a quais interesses essa movimentação atende”, afirmou. O líder da Oposição disse que não é contra a construção da fábrica no Paraná, desde que as regras fiquem claras para que não haja qualquer prejuízo a Pernambuco, tanto do ponto de vista da produção dos produtos e tratamento de hemofílicos quanto em relação aos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com a questão. Com cerca de 48 mil metros quadrados, a fábrica de hemoderivados em Goiana tem a gestão do plasma como um dos carros-chefes da empresa. “A Hemobras, a estatal do sangue Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, foi criada em 2004 na minha gestão como ministro da Saúde do presidente Lula, com o objetivo de garantir a autossuficiência em derivados de sangue no Brasil e já é uma realidade, um patrimônio de Pernambuco. O que vai acontecer com o que foi investido até hoje pelo governo federal? Vai se jogar no ralo?”, questionou o parlamentar. [...]
Rio Formoso – Hospital e Maternidade Maria José Monteiro volta a funcionar após interdição

Rio Formoso – Hospital e Maternidade Maria José Monteiro volta a funcionar após interdição

Após 38 dias sem funcionamento, em virtude da cheia ocorrida na madrugada do dia 27 de maio, o Hospital e Maternidade Maria José Monteiro voltou a funcionar no início da noite da última terça-feira (04). Durante 8 dias de intensas obras de recuperação da estrutura física, a população terá novamente a sua unidade restabelecida. A restauração só foi possível graças a uma parceria entre o Governo Municipal e o Governo Estadual, que realizou doações de equipamentos e mobiliários do Hospital do Câncer de Pernambuco e Tricentenário. Segundo a direção do Hospital, os serviços oferecidos continuam os mesmos ofertados pelo Hospital de Campanha, ou seja, atendimentos de emergência com sala vermelha equipada e com 14 leitos disponíveis. Em caso de internamento serão direcionados de acordo com a Central de Leitos para os hospitais de referência. Ainda na noite de reabertura do hospital foram atendidos 13 pacientes. “Hoje podemos dizer que estamos prontos para atender a população. Resta finalizar os serviços da área externa e obter melhorias na acessibilidade. ” Disse, Renata Cumaru. O Hospital tem como serviço de transporte, 01 ambulância local, 01 ambulância cedida pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco e 01 Unidade de Saúde e Suporte Básico do SAMU. Segundo a prefeita, Isabel Hacker, o Governo Estadual já reconheceu e sinalizou a necessidade da construção de um novo hospital em outra área. “Nós não temos condições de ter um hospital em uma área de risco”, disse a prefeita. Imagens e informações da Prefeitura de Rio Formoso [...]
1 2.410 2.411 2.412 2.413 2.414 2.536 24120 / 25356 POSTS