Author: Wellington Ribeiro

Coluna O Direito da Política na Semana (07/07) – Acabou o capital político
ACABOU O CAPITAL POLÍTICO – É isso mesmo, caro leitor. O Governo do presidente Michel Temer (PMDB) conseguiu um feito inédito: acabar, em pouco mais de 01 ano, com toda a poupança política que conseguiu amealhar desde o impeachment da ex-presidente Dilma (PT). Contava com quase 400 Deputados Federais, fiéis, dispostos a aprovar todas as medidas e reformas encaminhadas pelo Governo Federal. Possuía, ainda, cerca de 50 Senadores alinhados e com discurso de que o governo seria de “salvação nacional”. É bem verdade que o presidente Michel Temer sempre foi rejeitado pelas ruas, mas o capital político que possuía lhe dava a sustentação necessária para se manter no poder. Contudo, a vaca foi pro brejo. Agora, conta votos para barrar o andamento da denúncia apresentada ao STF pelo PGR, Rodrigo Janot (que precisa da aprovação da Câmara). O que parecia impossível, até pouco tempo atrás, hoje é uma realidade. A Câmara Federal poderá autorizar o processamento da denúncia contra o presidente no STF. E ai, amigos, Rodrigo Maia (DEM), atual o presidente da Câmara Federal, herdará o posto do mais alto cargo da República. É esperar pra ver.
EM FAMÍLIA – Só para lembrar, caso Rodrigo Maia assuma o posto de Presidente, se tornará chefe de seu sogro, o ministro de Temer Moreira Franco (PMDB).
AFASTAMENTO DE TEMER 1 – Surpreendeu as declarações do presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (PSDB, imagem) que, ao considerar o afastamento do presidente Michel Temer, disse que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, teria condições de conduzir a transição do país até as eleições de 2018. Cresce, assim, a força do nome de Rodrigo Maia como eventual substituto de Temer até mesmo em uma eleição indireta.
AFASTAMENTO DE TEMER 2 – Também surpreendeu o fato dos Deputados Federais Pernambucanos, Jarbas Vasconcelos (PMDB) e Betinho Gomes (PSDB) anunciarem que irão votar a favor da admissibilidade da denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Ambos, consideram que os fatos são graves e que devem ser investigados pelo STF.
DEFESA PROTOCOLADA – Com a chegada da peça acusatória elaborada pelo PGR, Rodrigo Janot, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, as atenções voltaram-se para a apresentação da defesa presidencial. E ela chegou nesta semana. E não foi uma defesa qualquer. Com quase 100 folhas, a peça de bloqueio foi assinada pelo renomado jurista e advogado Antônio Claudio Mariz de Oliveira. O ilustre causídico rebateu, um a um, os pontos da acusação. Ao final, afirmou que o libelo acusatório não "traz nenhum, rigorosamente nenhum indício sério, robusto que, independente de criações mentais e interpretações ficcionais, possam comprometer o Presidente da República e ligá-lo à alguma prática delitiva". É esperar para ver o resultado deste novo capítulo da novela que parece não ter fim.
ENCONTRO DE MORCEGOS – O Ministro do STF e atual presidente do TSE, Gilmar Mendes (imagem), ao se referir sobre os encontros noturnos que manteve com o presidente Michel Temer na semana passada, sem constar nas devidas agendas das autoridades públicas, disse que tudo é absolutamente normal. E não só isso, disse que: "Não veria problema de Moro receber o presidente Lula". Engraçadinho, não?
ALEGRIA QUE DUROU POUCO – Ainda não haviam acabado as comemorações palacianas acerca da soltura de Rodrigo Rocha Loures (PMDB) e a retomada aos trabalhos do atrapalhado Senador Aécio Neves (PSDB), e o presidente Michel Temer já teve outro amigo de longa data engaiolado pela Polícia Federal. O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) foi preso preventivamente, nesta semana. Teve a prisão decretada por obstrução de Justiça. De acordo com o MPF, Geddel Vieira Lima agiu para atrapalhar as investigações que apuram irregularidades na liberação de recursos da CAIXA, bem como atuou para evitar possíveis delações premiadas de Eduardo Cunha (PMDB) e de Lúcio Funaro.
CHOROU – Durante a realização da audiência de custódia, assim que soube que o juiz do caso, Vallisney Oliveira, manteria sua prisão preventiva, o ex-ministro Geddel Vieira Lima chorou copiosamente. É caro leitor, chore você também com uma dessa.
SAVE THE DATE - A sabatina de jurista Raquel Dodge, escolhida pelo presidente Michel Temer para ocupar o cargo de PGR foi marcada para a próxima quarta-feira, dia 12.07, na CCJ do Senado.
MUDANÇAS À VISTA – Por falar na CCJ do Senado, ela acabou de aprovar uma PEC que modifica o processo de escolha dos ministros do STF pelo Presidente da República. Entre as mudanças, está a fixação de mandato de 10 anos e a proibição de recondução ao cargo. A PEC seguirá para votação no plenário.
SANGRIA ESTANCADA – A chefia da Polícia Federal resolveu encerrar a força-tarefa da Operação Lava Jato na República de Curitiba. Assim, o grupo de trabalho da PF dedicado exclusivamente à Lava Jato em Curitiba será incorporado pela Delegacia de Combate à Corrupção e Desvio de Verbas Públicas. A PF negou, em nota, que a mudança afetará de forma negativa a operação.
PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM – Você, profissional do Direito, integrante do Poder Executivo para Assuntos Jurídicos, Assessor Parlamentar, Advogado, Membro do MP, da Magistratura, Secretário Municipal, Vereador, ou até mesmo que goste de assuntos jurídicos e da política pode participar da coluna das sextas “O Direito da Política na Semana” do Blog Ponto de Vista, enviando sugestões de pauta, assuntos, notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 9.8898-3798 (VIVO). Se preferir, envie o assunto para o e-mail: blogpontodevistape@gmail.com
Por Pedro Henrique Oliveira. Advogado e colunista semanal do Blog Ponto de Vista. [...]

Aniversário – Prefeito Franz Hacker é surpreendido com festa
O prefeito de Sirinhaém, Franz Hacker (PSB), completou nesta quinta-feira (06/07) 46 anos de vida.
Ao chegar na manhã de hoje na sede da prefeitura, o gestor foi recepcionado por um café da manhã surpresa idealizado por funcionários e amigos. Entre os presentes foi registrada a presença da vice-prefeita Camila Machado, secretários, vereadores, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e líderes religiosos.
A festa também contou com a participação da sua mãe Graça Hacker, da primeira dama Dayse Hacker, dos filhos Hildo e Bruna, dos seus irmãos Hildo (ex-prefeito de Tamandaré) e Isabel Hacker (Prefeita de Rio Formoso), de Berg Hacker, do seu seu sobrinho Sérgio Hacker (Prefeito de Tamandaré), além de outros familiares.
"É com grande alegria que recebo o carinho de todos vocês. Gestos como este me dão a certeza de que estou no caminho certo e me servem de combustível para que eu me dedique ainda mais a fazer sempre o melhor para o nosso município", expressou aniversariante.
Franz também aproveitou o momento para chamar a atenção para que todos continuem juntos, aplicados no compromisso de intensificar a assistência às vítimas das chuva e se mostrou disposto a manter o o ritmo de trabalho.
Com uma gestão bastante aprovada pela população e entre as mais exitosas da Zona da Mata Sul, o prefeito Franz Hacker tem sido apontado no meio político como grande liderança em ascensão no Estado. [...]

Prefeita Célia Sales se reúne com secretário estadual de Defesa Social
O secretário de defesa social do Estado, Antônio de Pádua, recebeu esta semana a visita da prefeita do Ipojuca, Célia Sales, em seu gabinete.
Na pauta, eles conversaram sobre os planos de melhorias da segurança do município. Na ocasião, Célia Sales, sugeriu o aumento das ações integradas de combate à criminalidade, e ainda propôs a construção do 1º Centro Integrado de Defesa Social do Ipojuca, no distrito de Nossa Senhora do Ó. O Centro que funcionaria com guardas municipais, policiais civis, companhia independente da Polícia Militar e agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTTRANS) seria o 1º desse porte no Estado de Pernambuco.
Outro assunto abordado durante a reunião foi a modernização da guarda municipal, de acordo com a Lei Federal nº 13.022/14.
O secretário de defesa social do Estado se colocou à disposição para ajudar Ipojuca.
Também participaram do encontro, o secretário de defesa social do Ipojuca, George Barros, e o secretário de educação do Ipojuca, Romero Sales.
Com informações da Prefeitura do Ipojuca [...]

Prefeito Elimário se reúne com secretário estadual de Habitação e cobra entrega de casas
Na última terça-feira (04/06), o prefeito de Barreiros, Elimário Farias, foi recebido pelo secretário estadual de Habitação, Bruno Lisboa, no Recife.
A principal pauta levada pelo gestor barreirense foi a agilização dos trabalhos para a entrega das casas do Loteamento Santa Clara, o que possibilitará o atendimento das famílias que ainda estão desabrigadas, como também daquelas que perderam as suas casas durante a enchente.
O prefeito foi acompanhado do secretário municipal de Ação Social, Ewerton Farias, do coordenador municipal da Defesa Civil, Mário do Resgate, além de Evângela, coordenadora do Programa Refazendo Laços.
Estradas – A prefeitura dos Barreiros intensificou nos últimos dias os trabalhos para a melhoria das estradas rurais do município. Hoje uma equipe está no engenho Roncadozinho reconstruindo uma passagem molhada e realizando intervenções para melhorar a drenagem da via. A ação conta com o auxílio de caminhão caçamba e retroescavadeira.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Barreiros – Careca é reeleito presidente da Câmara para o biênio 2019/2020
Sem alarde, a Câmara de Vereadores dos Barreiros realizou na manhã desta quinta-feira (06/07) a eleição para a escolha dos vereadores que comandarão a Mesa Diretora no biênio 2019/2020.
Na sessão foi registrada a presença de nove dos treze vereadores, foram eles: Careca (PP), Brito (PSC), Pericles (PMDB), Irmão Wellington (PDT), Geraldinho (PP), Luciano do Peixe (PC do B), Henrique Produções (PSD), Irmão Lino (PTC) e Pãozeiro (PP).
A reunião foi anunciada na última segunda-feira (03/07), quando foi publicado no quadro de avisos da Casa de Nilo Moraes a convocatória para a eleição.
Não compareceram a votação os vereadores Cristiano da Saúde (Solidariedade), Walter Buarque (PSB), Nildo (PHS) e Ivalda Farias (PDT). Há informações de que ausência dos parlamentares é uma resposta a insatisfação a forma como foi conduzida a antecipação da eleição.
Uma fonte que preferiu manter o seu nome em reserva, comenta que a decisão tomada pelo presidente Careca não foi muito bem recebida pelo prefeito Elimário Farias e pelo secretário de Governo, João Baleia.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Prefeito Altair Júnior se reúne com governador Paulo Câmara
Na noite desta terça-feira (05/06) o prefeito de Palmares, Altair Júnior (PMDB), foi recebido pelo governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas. O encontro também contou com a participação de Nilton Mota, secretário Estadual de Agricultura e Reforma Agrária.
Na oportunidade, o gestor palmarense apresentou um balanço das ações que vem realizando para minimizar os problemas relacionados às fortes chuvas que atingiram recentemente o município.
Altair Júnior também aproveitou o encontro para solicitar do Governo do Estado a execução de obras voltadas à infraestrutura, principalmente relacionadas a pavimentação de ruas dos município.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Ministro Mendonça Filho libera R$ 14,4 milhões a mais de 4 mil escolas de Pernambuco
Brasília, 5/7/2017 – O Ministro da Educação, Mendonça Filho liberou R$14,4 milhões para escolas públicas da rede Estadual e Municipais de ensino de Pernambuco. O montante, repassado por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) às unidades executoras refere-se à primeira parcela do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Básico) de 2017. Os recursos irão beneficiar mais de 1,078 milhão de alunos em 4,470 mil escolas espalhadas por Pernambuco.
Não há prazo para utilização dos valores, mas a orientação do FNDE é que ela ocorra no exercício. "Este recurso é destinado a pequenos reparos nas unidades de ensino e manutenção e conservação da infraestrutura das instituições e também pode ser utilizado para a compra de material de consumo e de bens permanentes. Dentro da unidade escolar, com este recurso, o próprio diretor da escola contrata o serviço que for necessário e consegue sanar problemas", detalhou o ministro Mendonça Filho.
Criado em 1995, o PDDE tem a finalidade de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo é promover melhorias na infraestrutura física e pedagógica das unidades de ensino e incentivar a autogestão escolar. [...]

Prefeitura dos Palmares realiza Audiência Pública para discutir PPA
A Prefeitura de Palmares realizou durante do dia de hoje(05/07), a audiência pública para a construção do PPA/Plano Plurianuais 2018-2021.
Para o Prefeito Altair Júnior, Palmares vive um novo momento, este de ouvir toda a população com evento de grande importância, contando com a presença de representantes da zona rural. Assim, as discussões fizeram do evento o maior realizado no município, no qual contou com mais de 300 pessoas.
[...]

Rio Formoso marca presença em Conferência Municipal de Saúde
Aconteceu nesta última terça-feira (04/07) a Conferência Municipal de Saúde, o evento foi sediado no ICMBIO-CEPENE localizado no município de Tamandaré. Registraram presença os municípios de Rio Formoso, Tamandaré e Sirinhaém para prestigiar a Conferência que estava abordando o seguinte tema: SUS – Desafios e Construção; Eu participo e você?
O evento teve início às 8h da manhã com o credenciamento de todos os participantes. Em seguida, por volta das 9h foi formada a mesa, com a participação da prefeita Isabel Hacker e secretários de saúde representando cada município.
Rio formoso foi representado pela atual secretária de saúde, Neijla Cardoso. Após a formação da mesa foi feita a leitura do regimento e em seguida facultada a palavra para todos que estiveram presentes e fizeram o uso das palavras, por fim a prefeita Isabel Hacker “Saúde é primordial. Não que a Educação e outros pilares sociais não sejam importantes. A questão é que, se o aluno ou professor não estiver bem de saúde, o aluno não vai à escola e o professor não vai dar aula. Sempre acreditei nisto e é desta forma que vou seguir trabalhando, garantindo uma saúde de qualidade para todos os munícipes” disse.
A conferencista convidada para palestrar foi a farmacêutica e sanitarista, Cristina Paulino, militante do SUS há 26 anos acredita que o SUS vem sendo implantado como um processo social em permanente construção. Ela explicou como realmente funciona o SUS, a importância de ser usuário, trabalhador e gestor deste sistema.
“Temos que deixar de ser coadjuvante, para ser o personagem principal de tudo isto” encerra sua fala, depois de muitos relatos e experiências expostas a todos a farmacêutica Cristina Paulino.
Encerrando a Conferência Magma, deu-se início a partir das 10:40 a aprovação das propostas que foram feitas na Pré- Conferência Municipal, assim cada município teve a oportunidade de aprovar as referidas propostas para a melhoria da saúde de cada município.
Assessoria de Comunicação/PMRF [...]

Prefeita Célia Sales inaugura Serviço de Pronto Atendimento no centro de Ipojuca
Centenas de pessoas participaram da inauguração do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Santo Cristo na manhã desta quarta-feira (5), no centro de Ipojuca. Entre os presentes estavam a prefeita Célia Sales, sua vice, Patrícia de Leno, a secretária municipal de saúde, Adelaide Caldas, o diretor da unidade, Washington Oliveira, além de outras autoridades políticas e religiosas do município.
Localizada na Rua Vereador Antônio Bonifácio, a nova unidade substituirá os atendimentos do antigo Hospital Santo Cristo, que funcionava no mesmo prédio. O SPA atenderá casos de urgência e emergência de baixa e média complexidade.
As obras de manutenção e requalificação foram iniciadas no mês de maio, no começo da gestão da prefeita Célia Sales, custaram cerca de 220 mil reais e é uma das promessas de campanha cumpridas.
Durante a solenidade de inauguração, ainda houve a entrega de cinco novas ambulâncias, sendo quatro Unidades de Terapia Intensiva (UTI) móvel e uma ambulância básica para apoio.
Por Ramos Júnior [...]
