Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio magone foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170
Wellington Ribeiro – Página: 2415 – Blog Ponto de Vista
Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Author: Wellington Ribeiro

1 2.413 2.414 2.415 2.416 2.417 2.536 24150 / 25356 POSTS
Coluna O Direito da Política na Semana (30/06) – A escolhida

Coluna O Direito da Política na Semana (30/06) – A escolhida

A ESCOLHIDA – Depois de uma semana conturbada, marcada pela apresentação da denúncia formal realizada pelo atual PGR, Rodrigo Janot, o presidente Michel Temer (PMDB) resolveu declarar guerra ao Ministério Público Federal. Atacou o PGR de todas as formas, insinuando inclusive que o PGR teria recebido vantagens indevidas do grupo JBS em razão do “bondoso” acordo de delação pactuado. Para completar, no mesmo dia em que recebeu a lista tríplice da eleição interna da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), o presidente Michel Temer resolveu escolher a segunda colocada da referida lista tríplice (indo de encontro com a tradição que é nomear o primeiro colocado). Raquel Dodge foi a escolhida para o cargo de procurador-geral da República a partir de setembro/2017. Os jornais falam que a nova PGR é opositora de Rodrigo Janot, o que teria motivado o presidente Michel Temer a tomar a decisão. TIRO NO PÉ – Ainda sobre o assunto acima, não é o fato de ser opositora de Rodrigo Janot que significa que ela vá ser leniente com as estapafúrdias decisões que vem sendo tomadas pelo presidente Michel Temer. Assim, a expectativa palaciana de ter um PGR para chamar de seu pode ficar só na expectativa. É esperar pra ver. SEM RESPALDO DO MPF – Um dia depois do anúncio, o presidente da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR), José Robalinho, afirmou que se o presidente Michel Temer tivesse escolhido Nicolao Dino (que foi o primeiro colocado da lista tríplice) “certamente, teria mais respaldo da classe”. Para bom entendedor, não é preciso dizer mais nada. ENCONTRO SECRETO - O presidente Michel Temer se reuniu fora da agenda oficial com o ministro do STF Gilmar Mendes, que também é presidente do TSE. Participaram do encontro os ministros Moreira Franco (PMDB) e Eliseu Padilha (PMDB). O fato é que o encontro secreto mantido na noite da terça-feira (27.06) somente foi confirmado depois que o Palácio do Planalto foi procurado para se manifestar. Segundo a nota oficial, o assunto do encontro foi reforma política. Quem acredita? TE VIRA - Na tarde da última quarta-feira (28.06), o ministro do STF, Luiz Edson Fachin, determinou a remessa da denúncia contra o presidente Michel Temer à Câmara Federal. Desta forma, caberá àquela Casa decidir se autoriza a instauração de processo contra o chefe do Executivo por crime comum. E aí, amigos, já sabemos o que vai acontecer. POR FALAR EM DENÚNCIA – No dia seguinte ao da apresentação da denúncia formal do PGR contra o presidente Michel Temer, deu pra ver o que os principais veículos de comunicação pensam e querem que aconteça, tire suas conclusões das manchetes abaixo. PRÓ DENÚNCIA – Folha de S.Paulo: "A agonia de Temer - A peça acusatória, apresentada pela Procuradoria-Geral da República, descreve um roteiro plausível para o crime de corrupção passiva no exercício do mandato.". O Globo: "Temer entra na História pela porta dos fundos - Está claro que, diante da chance de conduzir reformas estratégicas, pesaram mais para Temer as ligações com o PMDB e seu grupo da Câmara. O grupo de Temer fará o diabo, como dizia Dilma, para barrar a denúncia na Câmara, e evitar que ela siga para o Supremo, muito diferente do TSE." CONTRÁRIOS A DENÚNCIA – Estadão: "A denúncia do procurador-geral Rodrigo Janot contra o presidente Michel Temer é inepta. O Supremo Tribunal Federal faria bem se mandasse arquivá-la.". Correio Brasiliense: "Os deputados, que representam o povo, têm a palavra inicial. Cabe a eles a tarefa histórica. E, para tanto, não pode movê-los a preocupação com o próprio umbigo, mas com o interesse público." MORO CONDENA PALOCCI – O Juiz Federal Sérgio Moro condenou Antônio Palocci (PT) a 12 anos de prisão por corrupção e lavagem. A condenação foi fundamentada em longas 300 laudas. O juiz, contrariando orientação do STF, determinou que o réu responda preso cautelarmente eventual fase recursal, sob o argumento de que o homem é poderoso e com conexões igualmente poderosas, o que poderia influir contra o regular termo da ação.   REFORMA DA DECISÃO DE MORO – Por insuficiência de provas, o TRF da 4ª Região, decidiu absolver o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Para a maioria dos integrantes da turma julgadora, as provas se basearam apenas em delações premiadas. BOM DE ÉTICA – O senador afastado Aécio Neves (PSDB), mesmo depois do diálogo comprometedor com o dono da JBS, no qual nomeia um primo (que ele mata, antes que delate) para pegar malas de dinheiro, não feriu a ética. Essa foi a conclusão do presidente do Conselho de Ética do Senado Federal, senador João Alberto Souza (PMDB). Seria importante saber o que o nobre senador entende por ética. É o fim, sem dúvidas! RODRIGO MAIA NA PAREDE – Os Deputados Federais de oposição Alessandro Molon (Rede), Henrique Fontana (PT), Júlio Delgado (PSB) e Aliel Machado (Rede) protocolaram Mandado de Segurança no STF com pedido de liminar para obrigar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), a avaliar se os requerimentos reivindicando o impeachment do presidente Michel Temer. Só para lembrar, Rodrigo Maia é casado com a filha do ministro Moreira Franco, braço direito e fiel escudeiro do presidente. PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM – Você, profissional do Direito, integrante do Poder Executivo para Assuntos Jurídicos, Assessor Parlamentar, Advogado, Membro do MP, da Magistratura, Secretário Municipal, Vereador, ou até mesmo que goste de assuntos jurídicos e da política pode participar da coluna das sextas “O Direito da Política na Semana” do Blog Ponto de Vista, enviando sugestões de pauta, assuntos, notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 9.8898-3798 (VIVO). Se preferir, envie o assunto para o e-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]
Coluna Radar Político (29/06) – Fernando Bezerra desafia Paulo Câmara

Coluna Radar Político (29/06) – Fernando Bezerra desafia Paulo Câmara

Cada vez mais distante do governador Paulo Câmara e não escondendo de ninguém o desejo de ser candidato ao Palácio do Campo das Princesas no próximo ano, o senador Fernando Bezerra Coelho trabalha como ninguém para garantir a vitória do vice-governador de São Paulo à presidência nacional do PSB na eleição interna que ocorrerá ainda este ano. A atitude de Bezerra é entendida como uma forma de afrontar e enfraquecer o governador Paulo Câmara dentro do partido, já que este se movimenta para a recondução de Carlos Siqueira ao cargo. É bem verdade que Fernando, com toda a sua experiência política, sabe que não conseguiria demover o governador da intensão de disputar a reeleição e assim ser o candidato do partido, por esta razão, enquanto ainda estiver na sigla, trabalhará ao máximo para enfraquecê-lo e nesse plano inclui a possibilidade de até concorrer ao cargo de vice-presidente nacional da sigla, posição hoje ocupada por Paulo Câmara. Caso esta intenção se confirme, Bezerra terá somente o objetivo de afrontar e constranger o governador, já que dificilmente arriscaria concorrer ao posto contra o senador sob o risco de perder a disputa. Talvez alguns questionem onde estaria inserido o sentido de Bezerra concorrer a um cargo na executiva do PSB para depois sair do partido. Isto é fácil de ser explicado, já que a movimentação senador não teria outro propósito senão o de colocar em xeque a liderança de Paulo e isto na disputa estadual será mais do que suficiente para convencer as lideranças pernambucanas sobre a sua disposição de enfrentar a máquina. Preparando terreno 1 – Em busca de fortalecer a sua candidatura à Câmara Federal, Ossesio Silva (PRB) recebeu recentemente o apoio de Tião (PRB), vice-prefeito de Rio Formoso, e do vereador Erik Silveira, do PRB de São Benedito do Sul. Preparando terreno 2 - Ciente que deverá alcançar ao menos 90 mil votos para ser eleito, Ossesio Silva tem trabalhado bastante e está conseguindo expandir a sua base de apoio atraindo diversas lideranças entre vice-prefeitos, vereadores e suplentes dos mais diversos municípios do Estado. Conectado – O deputado federal Danilo Cabral (PSB) tem utilizado muito bem as redes sociais para interagir com os seus eleitores. Para prestar conta de seu mandato e de seus posicionamentos políticos, o parlamentar tem aproveitado muito bem o Facebook e Instagran ao realizar transmissões Ao Vivo. Concurso Público - Alvo de constantes críticas pelos péssimos serviços prestados à população, a COMPESA anunciou que lançará no próximo mês de agosto o edital para a realização de Concurso Público. A previsão é que sejam abertas vagas para os níveis técnico, médio e superior. Lama pura - Nos municípios do Litoral Sul de pernambucano a Compesa é acusada de fornecer água de qualidade duvidosa. Em alguns casos publicados nas redes sociais os consumidores exibem o que parece ser lama saindo das torneiras. Com força - Atual presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa (PDT), em todos os seus seis mandatos como deputado estadual nunca reuniu uma base de prefeitos tão expressiva como agora. Na sua busca para a reeleição contará com o apoio de 14 prefeitos, entre eles o de Itambé, Cupira, Itaquitinga, Araçoiaba, Panelas, Camutanga, Camocim de São Félix, entre outros. Além disso, Uchôa possui uma base consolidada no município de Igarassu, onde historicamente recebe votações expressivas mesmo sem o apoio do prefeito. Já vai tarde – Após 8 meses a frente da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e mais de 3.700 homicídios, Angelo Gioia “decide” deixar o cargo. Conhecido por sua postura intransigente, o carioca não deixará saudades, ao contrário, servirá como exemplo de uma pessoa que jamais se deve nomear para tal função. Jogando a toalha – Diante do cenário que tem se apresentado cada vez mais favorável à vitória de Hélio dos Terrenos (PTB) para a prefeitura de Belo Jardim, no próximo domingo, o Palácio já está convencido que a situação é irreversível, por esta razão já deixou o candidato Luiz Carlos (PSB) à própria sorte. Insatisfação continua - Permanece forte entre deputados estaduais e prefeitos da base aliada a insatisfação com o secretário da Casa Civil, Antônio Figueira (imagem). Lideranças acusam o secretário de não ter trato com a política e de ser incapaz de atender até as demandas mais simples.  Queixosos evitam falar abertamente sobre a situação com receio de sofrerem retaliações. Em meio a tudo isso está difícil compreender o motivo pelo qual o governador ainda insiste na permanência de Figueira na Casa Civil, justamente em um momento que precisa se aproximar das lideranças para viabilizar a sua candidatura a reeleição. Marcando presença – Votada no município, a deputada estadual Simone Santana (PSB) estará nesta quinta-feira em São José da Coroa Grande para acompanhar a festa de São Pedro, Padroeiro dos Pescadores. Aliada da vereadora Enilde da Colônia (PC do B) a parlamentar estará acompanhada do seu esposo, o ex-prefeito de Ipojuca Carlos Santana, do prefeito de Barreiros, Elimario Fárias, do vice-prefeito Thomaz Baleia e do ex-prefeito de Barreiros João Baleia. Acidente - Hoje completa um ano que Simone Santana e sua equipe sofreram um acidente automobilístico no município de Barreiros. Naquele dia a deputada estava seguindo para o município de São José da Coroa Grande justamente para participar da Festa de São Pedro. *Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com Escrito por Wellington Ribeiro     [...]
A Colônia Z9 promove nesta quinta-feira (29/06) a festa de São Pedro, Padroeiro dos Pescadores

A Colônia Z9 promove nesta quinta-feira (29/06) a festa de São Pedro, Padroeiro dos Pescadores

São José - Mantendo a tradição de mais de 50 anos, a Colônia de Pescadores Z9, sediada em de São José da Coroa Grande, realiza nesta quinta-feira (29/06), as festividades de São Pedro, Padroeiro dos Pescadores. A programação será iniciada às 06 da manhã com uma Alvorada de fogos, já às 08 horas, em frente à Colônia, será celebrada a Missa Campal pelo Padre Gerônimo, Pároco do Município. Em seguida, devotos seguirão em cortejo pelas principais ruas da cidade carregando a imagem do Padroeiro e retornarão ao local de partida para seguirem com a procissão marítima. Neste ano o andor terá como madrinha a bancária Fátima Silva. A festividade ainda reserva a premiação de embarcações e o sorteio de prêmios entre os pescadores. Já no período da tarde, às 16 horas, a programação ficará por conta de shows com o artista Marquinhos Balada e Trio Mania, e do cantor Rogério Som. Fundada no ano de 1922, pela Capitânia dos Portos, e atualmente presidida pela vereadora Enilde Lima, a Colônia de Pescadores Z9 conta hoje com aproximadamente 1.150 associados entre pescadores e marisqueiras. De acordo com a presidente, a atividade pesqueira local, bem como a sua cadeia produtiva, representa grande influência sobre a economia do município, sendo responsável pela geração de emprego e renda para as famílias coroenses. O evento é patrocinado por: PITU, deputada estadual Simone Santana, vereadora Enilde da Colônia, vereador Mauro da Guarda e Prefeitura de São José da Coroa Grande. Escrito por Wellington Ribeiro [...]
Danilo Cabral defende que Câmara acate denúncia contra Temer

Danilo Cabral defende que Câmara acate denúncia contra Temer

O deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) já deixou claro ser favorável à abertura do processo contra o presidente Michel Temer por acreditar que é preciso fazer uma apuração rigorosa dos fatos apresentados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Temer foi denunciado por corrupção passiva na última segunda-feira (26) com base na delação de executivos da JBS. “É uma denúncia grave, por isso, deve ser feito um amplo processo legal, assegurando o direito de defesa do presidente e o contraditório”, afirma Danilo Cabral. Segundo o parlamentar, por ser o primeiro caso na história do Brasil em que um presidente é denunciado por corrupção no exercício do mandato, há dúvidas no Congresso Nacional sobre o rito a ser seguido. Enquanto aguardam o encaminhamento do Supremo Tribunal Federal (STF), membros da oposição se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para cobrar que a tramitação na Casa tenha transparência para a sociedade. “É importante garantir a participação de todos os parlamentares tanto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) como no Plenário”, diz Danilo Cabral, que esteve presente no encontro. Ele comentou que a oposição pediu que a votação seja aberta para que a sociedade acompanhe a posição de cada parlamentar, que o procurador-geral Rodrigo Janot faça a defesa de sua peça na Câmara e que a votação em Plenário não ocorra durante o período do recesso. “Nós defendemos que o Parlamento não pare num momento de crise como este, mas também acreditamos que a votação não deva ocorrer durante o período da suspensão do recesso, pois pode parecer que a Câmara esteja querendo facilitar a rejeição da denúncia”, explica. Ao chegar à Câmara, a denúncia será analisada pela CCJ, em seguida, o relatório votado pelo colegiado será encaminhado ao Plenário. Suplente da CCJ, Danilo Cabral faz eco à posição do PSB que defende a renúncia do presidente Temer como forma de estancar a crise nacional. “Esta é apenas a primeira denúncia que deve chegar à Câmara, são esperadas mais duas – obstrução ao trabalho da justiça e formação de quadrilha. Não podemos continuar nessa paralisia que vive o País, a melhor saída seria a renúncia do presidente”, frisa. [...]
Operação Força e Foco chega a Ipojuca

Operação Força e Foco chega a Ipojuca

O município do Ipojuca recebe uma operação policial. A operação “Força no Foco” conta com ação da Polícia Militar, Civil, Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes, Vigilância Sanitária e Controle Urbano. O objetivo da operação - realizada pela Secretaria de Defesa Social do Estado, em parceria com a prefeitura municipal - é estabelecer uma boa segurança no município. Informações da Prefeitura do Ipojuca Imagem: Marly Ribeiro (SECOM) [...]
Coluna Ponto a Ponto (28/06) – O cinismo como estilo de Governo

Coluna Ponto a Ponto (28/06) – O cinismo como estilo de Governo

PONTO I - "O Brasil não é um país para principiantes". Esta frase, atribuída ao compositor António Carlos Jobim, expressa bem a dificuldade que temos de entender e, sobretudo, dizer o momento histórico que estamos vivendo. Este parece ir de encontro e, ao mesmo tempo, escapar a qualquer teoria explicativa da realidade política, econômica e social. Faltam palavras e conceitos para nos dizer. O Brasil é hoje, mais que nunca, o país do absurdo e do cinismo. PONTO II - Os níveis de cinismo que tomaram de assalto a cena da política nacional não encontra paralelo com nenhum outro momento histórico vivido pelo país. Temer, em seu pronunciamento de hoje, após se tornar o primeiro presidente, não eleito, a ser denunciado enquanto ocupa o cargo se tornou a expressão máxima disso. Um ser obscuro, em trânsito por vários tempos e submundos, que as palavras de que dispomos, infelizmente, não são capazes de demovê-lo ou removê-lo do seu trono de cinismo. Apesar de ser um cadáver político. PONTO III - O cinismo não se restringe apenas ao executivo. Legislativo e judiciário também aderiram ao teatro do absurdo e subiram ao palco do cinismo pátrio. E do escárnio em dizer, que apesar do cinismo, as instituições estão funcionando plenamente no Brasil. Talvez estejam mesmo. Hoje, mais que nunca, elas funcionam aberta e deliberadamente em função dos interesses dos privilegiados e poderosos de sempre. PONTO IV - O Estado foi vampirizado - não à toa um morto-vivo ainda ocupar a presidência - pelos interesses privados e privatistas de pequenos grupos empresariais e das mais corruptas e nefastas oligarquias regionais representadas no PMDB e PSDB. PONTO V - O país precisa de um acerto de contas consigo mesmo e com o seu passado. E certamente este acerto de contas não poderá mais passar pela conciliação por cima, entre as elites políticas de sempre. O Brasil não pode mais viver de apagar o seu passado ou tentar contorná-lo. Temos de por fim a 1964 e todos os entulhos autoritários que ainda nos assombram no presente. Precisamos acertar às contas com 1932, com 1954. Com o nosso passado colonial que não nos larga e que hoje se encarna na figura nefasta de Temer e seu governo. PONTO VI - O país precisa romper com a casta do judiciário que tem no cinismo do ministro Gilmar Mendes (imagem) a sua expressão mais vil. A justiça no Brasil não pode mais ser reduzida ao cinismo dos Gilmares e a parcialidade da república de Curitiba, sob pena de termos apenas vingança, em especial para aqueles que mais precisam de uma justiça cega, os mais pobres e humildes. PONTO VII - Precisamos assumir nossa responsabilidade coletiva diante deste quadro assombroso. Além de uma crise ética, também vivemos uma crise de responsabilidade coletiva e de imaginação. Temos uma responsabilidade coletiva em superar um obscuro passado que ainda teima em fazer presença. E não podemos permitir que parte da sociedade imagine como possibilidade de futuro um retorno ainda mais profundo a este passado, encarnado na figura grotesca de um Jair Bolsonaro. PONTO VIII - Aliás, assumir o discurso de que Bolsonaro seria o único limpo em toda esta história é assumir o fracasso do país como sociedade e civilização. Ao reduzir a corrupção ao seu aspecto meramente financeiro e retirar do seu escopo tudo aquilo que fere o humano como, por exemplo, a violência, a tortura, o autoritarismo, o extermínio da vida contido na frase "bandido bom é bandido morto" e dos demais valores degenerados defendidos e encarnados em Bolsonaro. Reduzir a corrupção apenas ao seu aspecto financeiro é se fazer complacente a todo o massacre que as populações pobres e negras deste país sofrem todos os dias. Não podemos mais continuar apenas nos indignando com vidraças quebradas e ficarmos indiferentes a tortura, a violência e ao massacre de milhares, todos os dias, país a fora, nas periferias, nas favelas, nos campos e nas matas deste país. PONTO IX - Precisamos assumir a responsabilidade coletiva de enfrentar nosssos fantasmas do passado que teimam em fazer presença hoje. Para que possamos criar novos horizontes de expectativas. Precisamos reconstituir as utopias. Wagner Geminiano* Doutorando em História pelo PPGH-UFPE. [...]
Legislativo de São José da Coroa Grande, um Poder que nos envergonha

Legislativo de São José da Coroa Grande, um Poder que nos envergonha

A Casa Amaro Marcelo de Melo, sede do Poder Legislativo de São José da Coroa Grande, local onde deveria ser território voltado a debater matérias de interesse público, há muito perdeu a sua finalidade para dar espaço a discussões improdutivas e que em nada atendem aos anseios da população coroense. Eleitos para o propósito fiscalizar o Poder Executivo Municipal e reproduzir em seu trabalho leis e requerimentos que atendam aos anseios dos cidadãos, os atuais vereadores estão longe de representarem o papel para o qual foram confiados a exercer, tudo porque, ao invés de concentrarem os esforços na promoção de agenda progressista que contribua na construção e desenvolvimento do Município, aplicam-se com afinco em um expediente que tem como principal pauta a busca pelo poder e o atendimento aos interesses próprios, que vale destacar, em nada combina com a função para o qual foram escolhidos. É interessante frisar que a responsabilidade pela composição da atual Câmara recai sobre a população, e esta, por sua vez, tem não só o dever, mas primordialmente o direito de cobra-lhes uma postura que seja à altura do cargo. Voltados para uma disputa que visa a conquista ou manutenção Poder os atuais vereadores perdem a oportunidade de explorar o potencial que carregam não se importando com estão sendo vistos hoje pela sociedade ou de como serão lembrados no futuro. Ao que parece, o jogo de interesses os contaminou e os impediu de enxergar o quanto a suas atitudes estão sendo prejudicial não só para a população, mas também para a própria imagem. É triste ver que habilidades estão sendo desperdiçadas e que os vereadores estão preocupados apenas com a disputa por cargos na Mesa Diretora e de olho em assessorias. É inadmissível saber que em 55 anos de existência a Câmara de Vereadores nunca se preocupou em realizar um Concurso Público, o que sem dúvida reduziria a ganância pelo apoderamento da máquina pública e possibilitaria a inserção de quadros técnicos na Casa. A verdade é que falta-nos uma Câmara que em outros momentos tinha Janete Buarque, Amaro Marcelo de Melo, Dr. Severino, José Pedro dos Santos (Eié), Saulo da Farmácia e um Júlio Veras da década de 2000, entre outros quadros que faziam jus à função. Já está mais do que na hora de todos os vereadores reconhecerem os seus erros, deixarem de lado as vaidades e verem o quão grave é o dano que estão causando a imagem do Poder Legislativo Municipal. Escrito por Wellington Ribeiro [...]
Barreiros – Prefeito Elimário Farias anuncia retomada dos trabalhos para recuperação das estradas vicinais

Barreiros – Prefeito Elimário Farias anuncia retomada dos trabalhos para recuperação das estradas vicinais

Barreiros – A retomada dos trabalhos de requalificação das estradas vicinais do município foi a principal pauta da reunião realizada na tarde desta terça-feira (27/0), no Escritório de Gestão de Crise. O encontro contou com a presença do prefeito Elimário Farias, dos secretários municipais de Educação, Obras, Agricultura, da Defesa Civil Municipal, além de representantes do Governo do Estado, entre eles, o Tenente Coronel Fábio Rosendo. De acordo com informações repassadas pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a partir de amanhã (28) estará sendo mobilizada uma equipe que será responsável pela recuperação de passagens molhadas e das estradas vicinais do município. Ainda segundo a Assessoria, a ação visa dar continuidade ao trabalho que havia sido paralisado por conta das fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias, garantido assim a normalização no transporte de alunos e deslocamento de moradores, bem como o escoamento da produção agrícola local. Escrito por Wellington Ribeiro [...]
Coluna Radar Político (27/06) – Elias Gomes de olho em 2018

Coluna Radar Político (27/06) – Elias Gomes de olho em 2018

Prestes a assumir a presidência estadual do PSDB, Elias Gomes (imagem) tem defendido energicamente que o partido deixe o papel de coadjuvante e passe a ter uma postura mais afirmativa no cenário político estadual. Para isto, o ex-prefeito faz questão de destacar que a sigla possui quadros de envergadura suficiente para encarar uma eleição majoritária em 2018 com competitividade. Com grande inserção na região Metropolitana do Recife e detentor de considerável capital político, Elias ainda não definiu que cargo disputará no próximo ano, no entanto não esconde de ninguém o seu desejo de participar ativamente da eleição de 2018. Com exceção da Câmara Federal, no qual apoiará a recondução do seu filho, o deputado Betinho Gomes, o político tem dado mostras que está disposto a enfrentar qualquer desafio, inclusive uma cadeira para a Assembleia Legislativa, local onde no início da década de 90 passou um período. Caso decida por concorrer a ALEPE, Elias deverá sair com uma expressiva votação de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, municípios que já comandou, além de Moreno, onde deverá contar com o apoio do prefeito Vavá Rufino (PTB), o que por si só já seria mais que suficiente para garantir o seu ingresso na Casa Joaquim Nabuco no próximo ano. Presença na base - Eleito em 2014 com mais de 97 mil votos e candidatíssimo a reeleição, o deputado federal Betinho Gomes (PSDB) tem sido visto com frequência no Cabo de Santo Agostinho prestando contas do seu mandato, principalmente das emendas que destina ao município. Sem controle 1- Enquanto o Governo de Pernambuco exalta o trabalho da polícia em relação ao aumento no número de prisões, esquece de lembrar que além de criminosos, nos presídios pernambucanos entram também drogas, celulares, facas e até armas de fogo. Sem controle 2 - Fugas como as que aconteceram em Agrestina, no último sábado, e tentativas como a que ocorreu ontem, no Complexo do Curado, estão cada vez mais frequentes, mostrando de maneira clara a incapacidade do Governo em manter a ordem nos presídios e a segurança da população que está fora deles. Com a palavra, Cícero Rodrigues (imagem), secretário Executivo de Ressocialização e o governador Paulo Câmara (PSB). Abrindo bases – De olho na Câmara Federal, o deputado Sílvio Costa Filho (PRB) tem se empenhado para entrar competitivo na disputa. Ontem, por exemplo, esteve em Belo Jardim participando de uma caminhada ao lado do candidato a prefeito Hélio dos Terrenos (PTB), que deverá ser seu eleitor nas eleições de 2018. Favorito - Por falar em Belo Jardim, o candidato petebista Hélio dos Terrenos permanece como favorito a vencer a eleição suplementar que ocorrerá no próximo domingo. Caso se confirme, a vitória de Hélio também será uma conquista do senador Armando Monteiro (PTB), que também esteve ontem no município para levar seu apoio ao correligionário. Tiro no pé – A decisão de Mendonça Filho em apoiar a candidatura de Gilvandro Estrela à prefeitura da “Terra dos Músicos e do Bitury” foi um erro que poderia ter sido evitado pelo ministro. Caso o insucesso eleitoral se confirme, Mendoncinha irá contabilizar mais uma derrota majoritária em Belo Jardim, sua principal base eleitoral. Haja luz - Após a prefeitura de Tamandaré instalar cerca de 100 lâmpadas Led em postes do bairro do Oiteiro, o prefeito Sérgio Hacker (PSB) já está anunciou que outros 200 modelos já foram adquiridos pelo Governo Municipal para substituir lâmpadas tradicionais em outros pontos da cidade. Com uma maior autonomia, as luminárias de Led contribuirão para a economia de energia e irão melhorar a iluminação pública na área urbana do município. Extinção de Zonas 1 - A Comissão de Constituição e Justiça da ALEPE promove, na manhã desta terça-feira (27), uma Audiência Pública para debater a extinção de zonas eleitorais em Pernambuco. Extinção de Zonas 2 - Autora do pedido para a realização da Audiência, a deputada Terezinha Nunes (PSDB, imagem) se mostra preocupada com a decisão do TSE em baixar portaria que determina que as zonas eleitorais tenham, no mínimo, cem mil eleitores cadastrados. Caso a situação se concretize, Pernambuco poderá ter uma redução de 40% de suas zonas. Tô fora – Embora o governador Paulo Câmara tenha admitindo recentemente que está aberto para conversas com o PT com vistas nas próximas eleições, o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Bruno Ribeiro, e a deputada estadual Tereza Leitão, já se pronunciaram rechaçando uma aliança com o PSB. *Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com Escrito por Wellington Ribeiro [...]
Humberto vê descaso na educação e critica paralisação de obras

Humberto vê descaso na educação e critica paralisação de obras

O líder da Oposição, Humberto Costa (PT-PE), atribuiu ao ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), a responsabilidade pelo atraso na execução de obras relacionadas a equipamentos educacionais em todo o Brasil. Segundo relatório divulgado com base no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), mais da metade dos projetos da pasta está parada ou ainda não teve início. Entre as ações que aguardam na fila para execução, está a construção de novos prédios escolares e creches. “O ministro mãos-de-tesoura segue honrando o alcunha que lhe deram: é bom para cortar. Mas, para construir, concluir, edificar, não tem competência. Estão acabando com a política de expansão do ensino e, consequentemente, enterrando o futuro de milhares de crianças que seguem esperando por equipamentos públicos de qualidade para poderem ter direito a um país melhor. A gente sabe que, sem educação, não se muda nada no Brasil. Acho que é este mesmo o objetivo dos que estão no poder hoje”, afirmou Humberto. O senador ainda defendeu o legado dos governos de Lula e Dilma na área da educação. “Com Lula e Dilma, houve uma preocupação imensa com a ampliação das ofertas de ensino no país. Foram construídas mais de 400 escolas técnicas e cerca de 20 universidades federais, isso sem falar em programas como o ProUni e o Fies. No governo Temer, essa política de desenvolvimento da educação está morrendo de inanição pelas mãos perversas de Mendonça”, avisou Humberto. Segundo os dados do Simec, 14 mil creches deveriam ser construídas pelo governo federal, mas só 47% delas estão em execução. “O governo Dilma sabia que havia uma grande demanda por creches, tanto que desenvolveu um programa especificamente para isso, o Proinfância. Só 25% das crianças com idade até quatro anos estão matriculadas em instituições deste tipo. Mas, infelizmente, um golpe político depôs a presidenta antes que ela conseguisse tirar boa parte das obras do papel. Agora, com  este governo ilegítimo, o que a gente vê é um descaso completo com a educação. E a demora na execução desses projetos é a prova disso”, afirmou. [...]
1 2.413 2.414 2.415 2.416 2.417 2.536 24150 / 25356 POSTS