Author: Wellington Ribeiro

Água Preta – Prefeito Eduardo Coutinho coordena ações para minimizar efeitos das enchentes no município
O prefeito de Água Preta, Eduardo Coutinho (PSB), voltou a se reunir com o Comitê de Crise para avaliar as ações já realizadas pelo Governo Municipal e traçar novas atividades para minimizar os efeitos causados pela enchente que atingiu o município no último final de semana.
A reunião, que aconteceu na sede da Prefeitura, contou com a participação do deputado federal João Fernando Coutinho (PSB), de representantes da Defesa Civil do Município, Secretaria de Educação, Controle Interno, vereadores, dentre outros órgãos.
Entre as medidas tomadas pelo gestor está a intensificação das ações de assistência aos desabrigados e desalojados, além da limpeza das ruas.
Escrito por Wellington Ribeiro
Confira mais imagens:
[...]

Sede da COMSUL à disposição da Defesa Civil de Pernambuco
Na manhã desta segunda feira, 29, o presidente do Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul, COMSUL, e também prefeito do município de Cortês, Reginaldo Morais, colocou a sede do consórcio, que fica no município de Ribeirão, na BR101, à disposição da Defesa Civil do Estado. Este será um forte ponto de apoio para a CODECIPE devido a sua localidade e proximidade dos municípios que foram fortemente atingidos pelas chuvas do último final de semana.
Reginaldo Morais ainda reforçou que a ajuda se estende a todas as prefeituras da região. O intuito é unir forças em favor dos mais de 5 mil desabrigados do Agreste e Zona da Mata Sul do Estado.
Para maiores informações, três telefones foram disponibilizados pela equipe do COMSUL, (81) 3671.1558, (81) 9 93200654, (81) 99949.3441. A sede do COMSUL fica na BR 101, Km 81, número 1024. [...]

Governador vai sugerir ao presidente criação do “Cartão Reforma Emergência”
O governador Paulo Câmara reuniu novamente hoje (29/05) pela manhã os integrantes do Gabinete de Crise, criado ontem para unificar as medidas do Governo do Estado no atendimentos aos municípios atingidos pelas fortes chuvas do final de semana. Durante a reunião, Paulo definiu uma sugestão que encaminhará ao presidente Michel Temer: a criação do "Cartão Reforma Emergencial" para atendimento da população vítima de enchentes como as que ocorreram em Pernambuco.
"Diferente de 2010, agora não houve a destruição de casas, por causa de todo o trabalho que fizemos com a Barragem de Serro Azul, a dragagem de rios e relocação de prédios públicos e residências. Mas houve a destruição do que estava dentro das casas, como móveis e eletrodomésticos. Será muito importante se a gente conseguir ajustar a legislação do Cartão Reforma para incluir também as vítimas de enchentes, como essa que atingiu o nosso Estado nas últimas 48 horas", explicou o governador de Pernambuco.
De acordo com Paulo Câmara, o "cartão reforma emergência" poderia permitir um "olhar diferente" para as pessoas que tiveram prejuízos com as chuvas, na comparação com o que ocorreu em anos anteriores. "Vou levar essa sugestão ao presidente Temer", informou o governador, pouco antes de embarcar para um novo sobrevoo sobre municípios da Mata Sul do Estado. Paulo Câmara deve descer em três municípios da Região: Belém de Maria, Barreiros e Palmares.
Durante a reunião do Gabinete de Crise, o governador foi atualizado pelos integrantes do grupo sobre as ações iniciadas pelo Governo do Estado. O presidenta da Agência de Águas de Pernambuco (Apac), Marcelo Asfora, relatou que a previsão para esta segunda-feira seria de chuvas "fracas a moderadas", que a grande massa de nuvens que estava sobre a Mata Sul e a Região Metropolitana do recife se deslocou para o Norte, em direção dos Estados de Paraíba e Rio Grande do Norte.
Sobre as estradas, o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, relatou que os maiores problemas ocorrem na BR-101 e na PE-60, além dos acessos aos municípios de Belém de Maria e Barra de Guabiraba. Os trabalhos de recuperação serão iniciados logo que o nível da água baixe.
Com relação à distribuição de água por parte da Compesa, o presidente da empresa, Roberto Tavares, afirmou que dos 16 sistemas que estavam paralisados por causa de problemas causados pelas chuvas, 5 já voltaram a operar. No caso do Sistema Pirapama, um curto-circuito provocou a perda de mil metros em cabos. A previsão é de que Pirapama volte à operação na tarde de hoje.
Outra notícia positiva é que a Barragem do Prata, que abastece o Agreste, acumulou bastante água: saltou de 9% para 45% da sua capacidade de acumulação.
O secretário de Habitação, Bruno Lisboa, por sua vez, informou que 10 equipes da Secretaria se encontram nos municípios afetados preparando o levantamento que será encaminhado pelo governador Paulo Câmara ao presidente Michel Temer, conforme ficou combinado na reunião que os dois tiveram na noite do domingo (28/05).
O comandante do Corpo de Bombeiros, Manoel Cunha, informou que iniciou a implantação dos escritórios do Governo do Estado nos 14 municípios que tiveram o decretado o "estado de calamidade", além de equipes itinerantes que estão atendendo outras cidades menos afetadas da Zona da Mata e também do Agreste.
A reunião do Gabinete de Crise também contou com as presenças do vice-governador Raul Henry, dos secretários Angelo Gioia (Defesa Social), Marcio Stefanni (Planejamento e Gestão), Irã Costa (Saúde), coronel Eduardo Pereira (Casa Militar) e o chefe de Gabinete em exercício, Alexandre Campêlo. [...]
Governador Paulo Câmara estará em Palmares para realizar coletiva de imprensa
O governador Paulo Câmara dará entrevista coletiva às 11h desta segunda-feira (29/05), na Famasul, em Palmares. Momento que informará as medidas que estão sendo tomadas desde o último sábado (27/05) para o enfrentamento das fortes chuvas que atingiram o Estado.
Com informações da Assessoria de Imprensa [...]

Prefeita visita áreas atingidas pela chuva em Ipojuca
A prefeita Célia Sales visitou, neste domingo (28), áreas de riscos castigadas pelas chuvas dos últimos dias, e conversou com os moradores.
Célia acompanhou de perto toda ação feita das equipes da prefeitura, ouviu atentamente a situação de cada imóvel e os pedidos dos moradores.
A prefeita entrou nas casas localizadas em áreas de riscos, acompanhada de secretários e de assessores.
Equipes da Defesa Civil retiraram moradores das áreas de riscos e os levaram para abrigos da prefeitura.
Os locais mais afetados foram a Rurópolis de Ipojuca e o Alto da Bela Vista, ambos no centro.
Com informações da Prefeitura de Ipojuca / SECOM [...]

Rio Formoso amanheceu chorando – Por Vagner Reis
Hoje minha cidade amanheceu chorando. Um choro que molhou os quatro cantos, devastou comunidades, destruiu imóveis, colocou em risco e desabrigou dezenas de famílias.
De novo a velho, de branco a preto, de rico a pobre. Ela não escolheu à quem e simplesmente não quis chorar sozinha.
A força das águas deixou um rastro de tristeza e dor para aqueles que tiveram que presencia-lá subir e não puderam fazer nada, além de abandonar suas casas, ter que buscar um abrigo e lidar com a sensação de impotência e perda.
Para os que não foram afetados diretamente, um dever: ajudar o próximo.
Hoje pude perceber de perto a força deste povo resistente e guerreiro. Que não se cansa e não desiste. Pude presenciar choro e alegria, tristeza e esperança. Tudo muito próximo. Uma troca de sentimentos mútuos que chegava a encorajar.
Vi mãos que preparavam comidas, recebiam e separavam roupas, transportavam bacias com sanduíches e galões de água mineral. Mãos que remavam barcos, manobravam carros e eram estendidas aos que mais precisavam. Vi mãos funcionarem com seu real sentido.
O caos se instalou em Rio Formoso e desencorajou centenas de famílias, mas o amor pela nossa terra e a fé continuam os mesmos.
Vagner Reis (28/05/2017) [...]

Prefeitura de São José realiza campanha de arrecadação para desalojados pela cheia
Localizados na foz do Rio Una, os distritos de Várzea e Abreu do Una foram fortemente castigados pela cheia provocada pelo forte temporal que atingiu a região. Por esta razão, a Prefeitura de São José da Coroa Grande iniciou uma campanha para a arrecadação de água potável, roupas, fraldas descartáveis, material de higiene pessoal, colchões e alimentos não perecíveis para atender a população que ficou desalojada por conta da catástrofe.
Segundo informações fornecidas pelo Governo Municipal a situação está bastante delicada com cerca de 250 pessoas desabrigadas que foram deslocadas para escolas e postos de saúde, além de umas 2 mil desalojadas que estão na casa de parentes e amigos.
O secretário de Educação, Wagner Geminiano, conta que esta situação já mais foi vista no município, o que levou o prefeito Pel Lages a montar um comitê gestor e decretar Estado de Emergência. Além do grave problema na Várzea e Abreu do Una, que tiveram mais de 50% de sua área inundada, o secretário também chama a atenção para a zona rural do município, que devido as chuvas está isolada.
Aos interessados, procurar a sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Praça Constantino Gomes, no Centro do Município.
Vale lembrar também que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, decidiu por suspender as aulas da rede pública de ensino até a normalização da situação. [...]

Prefeitura de Barreiros realiza ações para atender população atingida pela cheia
Como medida para garantir a assistência necessária à população barreirense que sofre as consequências das fortes chuvas que atingem a região, o Prefeito Elimário Farias mobilizou todas as secretarias e montou uma força tarefa para minimizar os efeitos do temporal.
De acordo com informações do prefeito, equipes foram designadas desde o sábado para monitorando das áreas de barreiras, dos locais passíveis de inundação e no auxilio e atendimento aos desabrigados. "Desde que recebemos informações da Agência Pernambucana de Águas e Clima a cerca da possibilidade de chuvas fortes iniciamos as ações necessárias voltadas à orientação da população, monitoramento dos pontos de risco e auxílio àqueles que precisam disponibilizando transporte e abrigo. As medidas fazem parte de um plano emergencial traçado pelo Município para enfrentar situações de calamidade”, esclareceu o prefeito Elimário Farias.
O vice-prefeito Thomaz Baleia, que também está envolvido nas atividades, informou que no início da noite deste domingo (28) o Município recebeu o reforço de equipes da Defesa Civil do Estado e que já está realizando a entrega de kits para atender aos desabrigados que estão alojados em alguns prédios públicos.
“Decidimos por estabelecer como ponto de atendimento aos desalojados as escolas Emílio Geraldo, Terezinha Carvalho e Luiz Bezerra, além do prédio da Secretaria de Ação Social. Nestes locais estamos distribuindo kits contendo colchão, travesseiro e cobertor, como também estamos oferecendo assistência médica e alimentação. Esta ação integrada entre os Governos Municipal e Estadual será reforçada amanhã com a chegada de equipes do Corpo de Bombeiros que irão instalar em nosso município um ponto fixo de ajuda”, falou Thomaz Baleia.
O vice-prefeito barreirense também destacou que equipes da secretaria de saúde estão de prontidão na sede do órgão e no hospital Municipal Jailton Messias e se mostrou confiante diante da situação. “Com muito esforço e dedicação estamos fazendo a nossa parte. Tenho convicção de que Barreiros irá superar mais uma cheia, e como das outras vezes, irá se reerguer ainda mais forte, pois temos um povo destemido, trabalhador, e sobretudo, de muita fé”, disse.
Embora ainda não esteja confirmada, há informações de que Barreiros poderá receber a visita do governador Paulo Câmara nesta segunda-feira (29).
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Prefeitura dos Palmares decreta estado de emergência
A Prefeitura dos Palmares, na Mata Sul pernambucana, decretou estado de emergência devido às enchentes que atingiram a região neste domingo (28). Um gabinete de gerenciamento de crise foi montado na Autarquia Educacional da Mata Sul (AEMASUL), onde secretários estão reunidos para articular as medidas necessárias para melhor atender à população palmarense.
Escolas municipais e estaduais estão abrigando a população atingida pelas águas. Devido a isso, aulas das escolas da Rede Municipal de Ensino desta segunda-feira (29) foram suspensas.
Equipes da Secretaria de Assistência Social e a Autarquia de Habitação estão recebendo os desabrigados e cadastrando os mesmos. Os veículos de todas as secretarias foram disponibilizados para realizar a mudança dos moradores. Donativos (colchões, roupas, água, alimentos não perecíveis) podem ser doados na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (Famasul).
De acordo com o secretário de Saúde dos Palmares, Francisco Bernardo, a vacina de tétano está sendo disponibilizada no Posto de Saúde Zenóbio de Melo, localizado no Bairro Santo Antônio. A unidade ficará de prontidão durante 24 horas, contando com enfermeiras e técnicas de Enfermagem, além da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu).
Prefeitura dos Palmares
Confira lista das escolas que estão recebendo a população:
1- Cohab 2 - Ginásio Municipal
2- Quilombinho - Telma Leandro
3- Pirangi - Escola Aluísio
4- Santa Luzia - Escola Etelvino
5- Santo Antônio - Jader Carlos
6- Santa Rosa - Escola Rocha Leão
7- Santa Rosa - Escola Estadual - Emag
8- Santa Luzia - Escola Municipal
[...]

Prefeitura de Sirinhaém monta força tarefa por conta das chuvas
Desde as primeiras horas do dia a Prefeitura de Sirinhaém mobilizou equipes da Defesa Civil e secretarias municipais e montou uma força tarefa atender as ocorrências registradas na área urbana, distritos e zona rural do município.
De acordo com o Governo Municipal, os trabalhos estão voltados ao auxílio dos moradores que foram atingidos pelo aumento do nível do Rio Sirinhaém, a desobstrução de vias e o monitoramento de pontos de risco de desabamento.
Diante da situação o prefeito Franz Hacker decidiu por decretar Estado de Emergência. “Desde o início das chuvas as nossas equipes estão de prontidão, auxiliando e ajudando àqueles que foram atingidos. Os trabalhos que estão sendo realizados têm por objetivo minimizar os problemas ocasionados por este temporal”, expressou o prefeito Franz Hacker.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]
