Author: Wellington Ribeiro

Barreiros receberá R$ 100 mil reais a mais em emenda parlamentar para obras em infraestrutura após a enchente
Com cerca de 17 mil desabrigados e 390 desalojados após a enchente do último fim de semana, o município de Barreiros recebeu a deputada Simone Santana, ontem (30/05). Na ocasião, a Parlamentar anunciou a destinação de mais R$ 100 mil em emendas para a execução de obras estruturadoras para o município.
Com o aporte deste valor, já são mais de R$ 500 mil em emendas destinadas pela parlamentar ao município, onde foi majoritária nas eleições de 2014. "Viemos compreender de perto a atual situação de Barreiros. Tenho audiência marcada com o governador Paulo Câmara, na noite desta quarta-feira (31), e reforçarei com ele as demandas dos barreirenses", assegurou a parlamentar.
De acordo com o prefeito Elimário, a emenda destinada ao município será aplicada em ações prioritárias para o município, que registrou 37 deslizamentos de barreiras. "São recursos de grande importância para Barreiros. Vamos reunir o secretariado para definir as prioridades, a partir de radiografia bem feita, decidir em que a verba será aplicada", explica.
Em sua passagem pelo município, a deputada Simone Santana aproveitou para visitar áreas atingidas pela enchente do último final de semana. Ela acompanhou uma comitiva formada pelo prefeito Elimário Farias, o vice-prefeito Thomaz Baleia, a primeira dama e vereadora Ivalda Farias, o presidente do Poder Legislativo Municipal, Careca, e pelos vereadores Walter Buarque e Cristiano da Saúde. [...]

Prefeitura de São José da Coroa Grande libera pagamento de servidores
A Prefeitura de São José da Coroa Grande mantendo o compromisso de pagar o funcionalismo público em dia, comunica que o salário dos servidores efetivos e contratados do município referente ao mês de maio já está na conta.
Com informações da PSJCG [...]

Chuvas: MPPE vai acompanhar ações para minimizar danos às áreas afetadas
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) vai acompanhar de perto o processo de retomada das obras das quatro barragens de contenção localizadas na Zona da Mata Sul e no Agreste, região castigada pelas fortes chuvas nos últimos dias, que deixaram 25 cidades em estado de emergência e mais de 50 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas. O anúncio foi feito pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, durante reunião com promotores de Justiça das regiões afetadas, na sede do MPPE em Palmares, na Mata Sul.
“O desastre não foi maior porque a Barragem de Serro Azul, que está praticamente concluída, segurou o volume de água”, disse Francisco Dirceu, ao fim da reunião, da qual participaram o secretário-geral do MPPE, Alexandre Bezerra, o chefe de gabinete do procurador-geral, Paulo Augusto Oliveira, e os promotores de Palmares, Carolina Pontes e João Paulo Pedrosa Barbosa (também respondendo por Belém de Maria), e Catende, Rômulo Siqueira França.
Depois das cheias de 2010, o governo do Estado iniciou a construção de cinco barragens: Gatos (em Lagoa dos Gatos), Igarapeba (São Benedito do Sul), Panelas II (Cupira), Guabiraba (Barra de Guabiraba) e Serro Azul (Palmares). Apenas esta última foi concluída e, apesar de não ter sido inaugurada, evitou danos maiores à população da região. Atualmente ela se encontra com 80 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a 60% de sua capacidade.
O procurador-geral de Justiça anunciou também que vai monitorar, por meio do gabinete de crise instalado na segunda-feira (29), as doações feitas pela sociedade civil às vítimas das chuvas. “O povo brasileiro é muito solidário, mas é comum haver desvios de donativos em situações como essa”, afirmou.
A promotora Carolina Pontes vai visitar abrigos e pontos de doação em Palmares. “Estamos atentos e preocupados”, salientou ela.
Após relatar a situação da Promotoria de Belém de Maria, que foi completamente inundada, o promotor João Paulo Pedrosa Barbosa solicitou a suspensão do expediente por uma semana. “Não há condições de funcionamento no Fórum, onde estamos instalados. O expediente foi suspenso pela Justiça”, informou Barbosa. Como 90% dos processos foram inutilizados, o secretário-geral Alexandre Bezerra determinou que uma equipe do MPPE vá à cidade fazer o levantamento exato das perdas.
Francisco Dirceu garantiu total suporte aos promotores da região. O procurador-geral anunciou que voltará à região na próxima semana.
“Uma coisa que muito nos preocupa é a situação de famílias que ainda estão em áreas de risco. Temos que dialogar com os moradores para que não ocorram mais tragédias”, afirmou Francisco Dirceu. [...]

Prefeitura dos Palmares libera pagamento de servidores municipais
Aproximadamente R$ 5 milhões serão injetados na economia do município a partir desta quarta-feira (31).
A Prefeitura dos Palmares, na Mata Sul pernambucana, continua tomando várias medidas no enfrentamento dos danos causados no município após a enchente registrada no último domingo (28). O pagamento dos servidores públicos municipais já foi liberado nesta terça-feira (30) e cairá na conta dos mesmos nesta quarta (31), injetando aproximadamente R$ 5 milhões na economia no município. Os aposentados já receberam o pagamento.
Confira também o boletim sobre as ações que o Governo Municipal tem realizado para minimizar os efeitos da enchente:
As equipes da Defesa Civil do município continuam colocando lonas nas áreas de riscos e, em ação conjunta com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), estão vistoriando as áreas da zona rural que tiveram seus acessos/pontes danificadas para providenciar os reparos necessários. Sete pontes caíram nas comunidades rurais.
A Secretaria de Infraestrutura está com equipes nas áreas atingidas realizando
a limpeza das ruas e avenidas da cidade. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Luís Parísio, há seis caçambas; cinco retroescavadeiras; vários carros-pipas e uma média de 120 pessoas trabalhando nesta ação.
Dois abrigos estão acolhendo 90 moradores da área urbana que foram atingidas, totalizando 35 famílias. Na zona rural, equipes montadas pelo Gabinete de Crise estão fazendo o cadastro e a entrega de donativos para as famílias afetadas. "A população deve se deslocar aos pontos de cadastramento portando RG e o Cartão Cidadão; detalhando os materiais básicos que estão precisando. A partir disso, a equipe irá até o morador verificar a situação, enviando o que for necessário", explicou a secretária adjunta de Assistência Social, Silvana Souza.
O Posto Zenóbio de Melo, no Bairro Santo Antônio, está aplicando a vacina antitetânica e concentrando a farmácia central da Secretaria de Saúde. Com exceção das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Serro Azul, São Sebastião e do Centro - que funcionarão a partir de amanhã - todas as demais estão em pleno
funcionamento. O Espaço Saúde também está atendendo a população. A marcação de consultas também está sendo feitas pela equipe de Regulação Municipal.
Gerenciamento - O Gabinete de Crise está montado na Autarquia Educacional da Mata Sul (Aemasul). No local também estão sendo recebidas as doações feitas para as famílias atingidas. O Secretário de Estado, Nilton Mota, encontra-se em Palmares monitorando as ações da Codecipe, Defesa Civil em conjunto com as equipes da Prefeitura de Palmares.
Cadastramento - Pontos de cadastramento das famílias desabrigadas e desalojadas: Centro de Convivência dos Idosos (CCI), Escola Monsenhor Abílio Américo Galvão(EMAAG) e Secretaria da Casa Paroquial.
[...]

Ipojuca – Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano se reúne com representantes da APC
Representantes da Associação Pousada Charmosa (APC) se reuniram, na tarde desta segunda-feira (29), com o secretário de meio ambiente e controle urbano do Ipojuca, Erivelto Lacerda. O encontro foi realizado na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, em Porto de Galinhas, e teve como objetivo buscar melhorias para a associação formada por vinte pousadas. Entre os pontos abordados, durante a reunião, estão: aumento da fiscalização de construções e comércios ilegais, informatização do sistema de renovação de alvarás, iluminação da estrada que dá acesso ao Pontal de Maracaípe, entre outros.
Também participaram do encontro diretores e técnicos de meio ambiente e controle urbano e representantes das secretarias municipais de turismo e cultura e de infraestrutura.
Imagem e informações da Prefeitura do Ipojuca - ASCOM [...]

Prefeitura de Água Preta divulga balanço da enchente que atingiu o município
Na manhã de ontem, 29 de maio de 2017, visitamos todos os locais atingidos pelas enchentes e constatamos que inúmeras famílias encontram-se abrigadas em prédios públicos, igrejas, galpões e casas de familiares. A previsão inicial é que mais de 700 famílias e 2800 pessoas foram atingidas diretamente.
Foi realizado o Decreto de Calamidade Pública de até no máximo 120 (cento e vinte) dias, como também todos os protocolos e preenchimentos de formulários nos órgãos responsáveis para registros de desastres, formatando um relatório informativo e fotográfico, diagnosticando todos os danos causados pelas enchentes e deslizamentos de terra em toda Cidade, Zona Rural e distrito da Usina Santa Tereza.
Em nosso município o cenário é de muita lama e destroços, porém, as medidas iniciais foram tomadas e a equipe da infraestrutura já iniciou a limpeza em toda cidade, como também o reestabelecimento da água promovido pelo SAAE para voltarmos às normalidades.
Criamos uma campanha de arrecadação: Seja Solidário! Esta, com o objetivo de receber donativos como, roupas, agasalhos, lençóis, água potável, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal, como também sensibilizar a sociedade para se solidarizar e ajudar os mais necessitados, tendo como a Central de Arrecadação o antigo Clube Thunder Cats, sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, os quais serão encaminhados inicialmente aos locais que estão servindo de alojamentos para os desabrigados.
No Gabinete de Crise, o Prefeito Eduardo Coutinho recebeu diversas autoridades, como a do Deputado Federal João Fernando Coutinho e dos Vereadores do município, Cal da Saúde, Elias de Alegrete, Fábio da Construtora, Fernanda Karla, Matuto de Belamente, Minel, Miruca, Nel da Laje, Serginho, Zuza, fazendo prestação de contas de todo assistencialismo das últimas 24 horas e dando encaminhamentos em prol da população. Após a reunião, toda equipe de Governo, juntamente com o Deputado e os Vereadores visitaram as ruas mais atingidas e os abrigos para ver a realidade de todos os presentes.
Ainda, esteve presente o comandante do 10º Batalhão da Policia Militar de Pernambuco, o Coronel Souza Filho, ao qual o Prefeito solicitou reforço policial para todo o município, especialmente nos. Representantes da Secretaria Estadual de Saúde juntamente com a equipe local fizeram um diagnóstico de situações das famílias com mais vulnerabilidade. Além disso, o Corpo de Bombeiros e da CODECIPE vistoriaram áreas de riscos e estão de prontidão na cidade para qualquer urgência. Até às 19h, o município encontrasse com 31 abrigos, aproximadamente 233 famílias, totalizando 918 pessoas.
Prefeitura de Água Preta [...]

Aniversário de André Carvalho, diretor da Maranata FM, é prestigiado por classe política
Foi bastante prestigiada a festa em comemoração aos 34 anos de André Carvalho, diretor da rádio Maranata FM, líder em audiência entre os evangélicos pernambucanos.
O evento, que aconteceu na churrascaria Sal e Brasa, na cidade do Recife, reuniu várias autoridades, entre elas os deputados federais Pastor Eurico (PHS), Betinho Gomes e Daniel Coelho, ambos do PSDB, os deputados estaduais Cleiton Collins (PP), André Ferreira (PSC), Sílvio Costa Filho (PRB) e Joel da Harpa (PTN), a vereadora do Recife, Michele Collins, o ex-prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, e os prefeitos Professor Lupércio (Olinda) e Célia Sales (Ipojuca), além de Romero Sales, secretário de Educação de Ipojuca, e o comunicador Ciro Bezerra, do programa O Povo Na TV.
Filho do ex-deputado federal Salatiel Carvalho e filiado ao Partido Progressista, André Carvalho é nome frequentemente lembrado no meio político como candidato competitivo para disputar um cargo eletivo no próximo ano, para isto, o diretor da Maranata FM deverá ter no seguimento evangélico a sua principal base de apoio em busca do êxito eleitoral, seja ele disputando uma cadeira na Câmara Federal ou na Assembleia Legislativa.
Confira mais imagens:
[...]

Prefeito Altair Júnior entrega ofício com mais de 20 solicitações ao governador Paulo Câmara
O prefeito Altair Júnior (PMDB) esteve com o governador Paulo Câmara na tarde desta segunda-feira (29) em Palmares, na Mata Sul pernambucana. Eles conversaram sobre os prejuízos causados pelas enchentes no município e na região. Altair também entregou um ofício para o Governo do Estado solicitando mais de 20 itens, entre eles, a liberação do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) de Palmares.
O prefeito de Palmares solicitou ainda ao governador Paulo Câmara que seja feita uma intercessão junto à gestão executiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no sentido de abdicar dos valores remanescentes a serem pagos referente a um precatório oriundo de um processo de desapropriação.
Por conta do precatório do Senai, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de Palmares está comprometido mensalmente, até o ano de 2020, sendo R$ 407 mil mensais. “Palmares passando pela calamidade que está hoje não pode pagar uma parcela de mais de R$ 400 mil reais todo mês. Apenas com a abdicação do Senai do montante deste precatório o município pode recuperar sua saúde financeira. O governador ficou muito sensibilizado e prometeu procurar a diretoria do Senai para, no mínimo, suspender esse pagamento enquanto a gente ainda discute ou sai do estado de calamidade”.
Altair Júnior apresentou também algumas áreas atingidas de Palmares ao governador Paulo Câmara. “Mostramos a ele todas as nossas dificuldades. O município que já vinha com dificuldade, precisando de muita coisa e ainda veio uma enchente dessa para complicar ainda mais a nossa vida. Nosso povo de Palmares que pensava que nunca mais ia rever esse filme de 2010, de 2011, e infelizmente ontem nós vimos o município sendo novamente invadido pelas águas. Levei o governador para ele pisar na lama e sentir o sofrimento do nosso povo”.
Zona rural - O Distrito de Santo Antônio está isolado. Uma ponte de quase 15 metros caiu no Engenho Milão. “É uma ponte muito cara. O município não vai ter condições de fazer isso. Vai precisar do estado, mas temos que ter um paliativo de imediato. Fazer uma ponte de madeira, fazer alguma coisa lá. Mandamos uma equipe para ver o que a população está precisando. Água, alimentação”, pontuou o prefeito Altair.
Saúde - Os postos de saúde estão funcionando normalmente, exceto as seguintes unidades de saúde: São Sebastião e Sindicato. As famílias que são assistidas por essas duas unidades podem se dirigir ao posto de saúde Zenóbio da Cunha Melo, no Bairro Santo Antônio.
Doações - Um Centro de Recebimento de Donativos foi montado na Autarquia Educacional da Mata Sul (Aemasul), onde também foi montado o gabinete de gerenciamento de crise. Água potável é a principal demanda, mas as famílias também estão precisando de colchões, roupas, produtos de higiene pessoal e alimentos não perecíveis.
Comércio - Segundo o prefeito Altair Júnior, o governador se comprometeu em falar com o secretário estadual da Fazenda e com o procurador estadual para editar uma medida para suspender o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) dos comerciantes. “Não entramos em detalhes, mas ele vai, parecido com 2010, suspender o ICMS dos comerciantes de Palmares, o que já é alguma coisa para ajudá-los.
[...]

Danilo Cabral visita municípios atingidos pelas inundações
O deputado federal Danilo Cabral (PSB) esteve hoje (29) em Sirinhaém e Rio Formoso, na Mata Sul, municípios atingidos pelas cheias deste fim de semana. Ao lado dos prefeitos Franz Hacker e Isabel Hacker, o parlamentar visitou áreas inundadas, avaliou os estragos provocados pelas chuvas e trataram sobre possíveis obras de recuperação. Sirinhaém e Rio Formoso são duas das 14 cidades de Pernambuco que estão em estado de calamidade.
“As medidas já estão sendo adotadas pelo Governo do Estado para atender à população da Mata Sul que mais uma vez sofre com as fortes chuvas. O estrago só não foi maior graças à construção da Barragem de Serro Azul, que amenizou o impacto das chuvas na região”, afirmou Danilo Cabral.
Até momento, o Governo de Pernambuco contabiliza dois óbitos, 2.279 desabrigados (abrigados em prédios públicos), e 33.625 (desalojados, abrigados em residências de parentes e amigos), após os dois de chuvas intensas na Mata Sul e parte do Agreste.
Danilo Cabral lembra que, em solidariedade à população vítima das enchentes, o Governo de Pernambuco está arrecadando donativos em diversos pontos da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior para levar aos municípios atingidos. Entre os pontos de arrecadação estão o Quartel dos Bombeiros e da Polícia Militar, no Derby, Terminais Rodoviários de dez cidades, a sede do Detran, na Iputinga, e o Galpão do Ceasa [...]

Armando defende união forças para ajudar população atingida pelas enchentes
NOTA À IMPRENSA
É com tristeza que Pernambuco assiste, mais uma vez, ao drama causado pelas enchentes. Mais de 35 mil moradores da Zona da Mata Sul e do Agreste foram obrigados a deixar seus lares e perderam tudo aquilo que, muitas vezes, levaram uma vida inteira para construir. Quero me solidarizar com essas famílias e colocar meu mandato no Senado à disposição para apoiar ações que minimizem seu sofrimento.
Em momentos como esse, não há espaço para divergências políticas. É hora de somar forças, independentemente dos matizes partidários.
Em Brasília, vamos atuar junto aos companheiros da bancada federal de Pernambuco, em estreita articulação com os governos federal e estadual. Cobraremos recursos para viabilizar ações assistenciais urgentes e a conclusão de obras estruturantes, como as cinco barragens prometidas pelo governo em 2010. Essas obras são fundamentais para evitar a repetição de tragédias como a que vimos nesse final de semana.
Senador Armando Monteiro (PTB-PE) [...]
