Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio magone foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170
Wellington Ribeiro – Página: 2438 – Blog Ponto de Vista
Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Deprecated: A função WP_Dependencies->add_data() foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 6.9.0! Os comentários condicionais do IE são ignorados por todos os navegadores compatíveis. in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6170

Author: Wellington Ribeiro

1 2.436 2.437 2.438 2.439 2.440 2.536 24380 / 25356 POSTS
Água Preta – Prefeito Eduardo Coutinho demite secretárias de Saúde e Assistência Social

Água Preta – Prefeito Eduardo Coutinho demite secretárias de Saúde e Assistência Social

Um mal estar entre duas componentes do primeiro escalão da Prefeitura de Água Preta ocasionou demissões e mudanças nas pastas de Saúde e Assistência Social da gestão do prefeito Eduardo Coutinho (PSB). Tudo aconteceu porque as arestas entre as secretárias Rosália Carvalho (Secretária de Saúde) e Nara Letícia (Secretária de Assistência Social), que não vinham se estendendo há algum tempo, chegou a um nível preocupante ao ganhar as redes sociais. Segundo o Blog Ponto de Vista apurou, o desentendimento entre as duas estava prejudicando a gestão e chegou a ser inclusive motivo de algumas reuniões entre o prefeito Eduardo Coutinho e elas. Uma das mensagens a que o Blog teve acesso mostra Rosália Carvalho insinuando que Nara Letícia, que é esposa de Gaudêncio Costa, Presidente da 3ª GERES, é incapaz andar com as próprias pernas e de espalhar algo ao seu respeito que não a agrada. Confira: Após receber esta mensagem, Nara Letícia enviou um print da conversa para um grupo no whatshapp que é composto por membros do 1º escalão e soltou a seguinte mensagem: “A secretária de Saúde tá louca porque eu ajudo o povo”. De acordo com uma fonte que preferiu reserva, uma das principais causas da briga entre as duas seria porque a secretária de Assistência Social, por ser esposa do Presidente da 3ª Gerência Regional de Saúde, estaria sendo bastante procurada em casos relacionados a área, o que gerou certo ciúme. A fonte também informou que a relação entre elas estava indo de mal a pior e que a manutenção das duas no comando das respectivas pastas se tornou insustentável. Devido o grau de acirramento, o prefeito Eduardo Coutinho, para não prejudicar o andamento de seu governo, decidiu por demiti-las. O Blog Ponto de Vista obteve uma informação exclusiva sobre que serão os substitutos. Para o a secretaria de Secretaria de Saúde o gestor deverá escalar o vice-prefeito Antônio Fragoso, o Tonhão, já para a Secretaria de Assistência Social, o nome escolhido poderá ser o de Magal Silva, que atualmente comanda a Coordenadora Municipal da Mulher. Escrito por Wellington Ribeiro [...]
Prefeito Pel Lages destaca potenciais do município em horário nobre da televisão

Prefeito Pel Lages destaca potenciais do município em horário nobre da televisão

O prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages, único chefe de poder executivo municipal do Estado de Pernambuco filiado ao Partido Ecológico Nacional (PEN), foi um dos protagonistas das inserções partidárias da sigla veiculadas na noite de ontem (19), em horário nobre da rede local de televisão. No total, o PEN teve direito a 25 inserções que foram divididas da seguinte forma: 10 delas tiveram o presidente estadual da sigla, o vereador recifense Davi Muniz como personagem principal, outras 10 foram dedicadas ao prefeito coroense, já as 5 restantes foram disponibilizadas ao também vereador recifense Benjamim da Saúde. Para o presidente estadual do PEN, Davi Muniz, o grande espaço dedicado nas inserções partidárias ao prefeito Pel Lages é resultado do que ele representa para a sigla e do trabalho que vem realizado em prol do município. “Quadro que orgulha o partido, Pel é um prefeito que conhece as dificuldades da cidade, pois carrega a experiência de ter sido vereador por quatro mandatos. Desde que assumiu a prefeitura ele vem realizando um trabalho importante de captação de recursos para o município. Articulado e dedicado, semanalmente vem à capital com o objetivo de destravar projetos para várias áreas, entre elas a de educação, saúde e turismo, para esta última se destaca a forma com a qual tem conseguido divulgar os potenciais das piscinas naturais. Vale lembrar que o partido tem dado total apoio a sua gestão, inclusive o acompanhei este ano em viajem à Brasília”, disse Davi Muniz ao Blog Ponto de Vista. O que para muitos talvez não passou de mais uma propaganda partidária, para os moradores do Litoral Sul de Pernambuco, sobretudo para a população de São José da Coroa Grande, representou a divulgação dos potenciais turísticos regionais, que foram destacados ao fundo dos vídeos e expressados pelo prefeito Pel Lages. “Uma das bases do Partido Ecológico Nacional é a preservação do meio ambiente. Eleito prefeito da cidade de São José da Coroa Grande, conhecida como Terra das Piscinas Naturais, que tem uma rica diversidade de fauna e flora, praias rodeadas por corais que formam as belíssimas piscinas naturais, levo o compromisso do partido para o meu município”, disse o prefeito no vídeo. Em uma rede social, o gestor coroense expressou a alegria de poder está levando o nome do município para todo o Estado. “Para onde quer que eu vá, vou levar o nome da minha cidade. Meu maior orgulho é ser filho dessa terra abençoada por Deus!”, comemorou Pel Lages. Escrito por Wellington Ribeiro [...]
Defesa Civil de Barreiros realiza monitoramento de rios e áreas de risco

Defesa Civil de Barreiros realiza monitoramento de rios e áreas de risco

Em virtude do início do período chuvoso na região, técnicos da Defesa Civil da Prefeitura de Barreiros, realizaram durante o dia de ontem (17) uma ação preventiva de vistoria e monitoramento das áreas de risco do município. A equipe de técnicos visitou diversos locais da cidade, entre eles áreas que apresentam risco geológico (barreiras), além de realizar o acompanhamento dos níveis dos rios Una, Carimã e Itaperibu, principais cursos de água que cortam o município. Devido às chuvas que ocorreram nos últimos dias, a Defesa Civil constatou um pequeno aumento nos níveis dos rios, algo que de acordo com o coordenador da Defesa Civil, Mário do Resgate, não põe em rico à população. “A precipitação pluviométrica dos últimos dias está muito abaixo da média histórica para o mês de abril, que é de 236 mm, enquanto que nós últimos dias choveu apenas 44,33 mm”, explicou. Mário ainda falou sobre o trabalho realizado pelo Governo Municipal para garantir a prevenção de desastres. “Devido ao histórico de enchentes que já aconteceram em Barreiros, o prefeito Elimário Farias e o vice-prefeito Thomaz Baleia têm dado uma atenção especial para esta área investindo na compra de equipamentos e valorizando os profissionais, tudo isso para que através de um trabalho de prevenção e monitoramento seja garantido aos barreirenses não só a segurança, mas também mas a resposta imediata à possíveis ocorrências”, destacou. Com informações da Prefeitura dos Barreiros Confira alguns destaques da Defesa Civil de Barreiros neste ano: Posse da nova Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil No dia 22/02/2017, o Prefeito do Município dos Barreiros, Elimário Farias, deu posse a nova Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil, que é instituída por dez (10) entidades, sendo cinco (05) Governamentais e cinco (05) não governamentais. Tendo como Presidente e Coordenador da Defesa Civil  Mário Joaquim (Mário do Resgate). Na cerimônia esteve presente o Diretor Geral do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Barreiros, o Sr. Adalberto de Souza Arruda, que citou alguns projetos que pretende realizar em parceria com a Prefeitura, nas áreas de Educação e Meio Ambiente. Pela primeira vez Barreiros recebe o curso operacional de proteção e Defesa Civil No período de 28 a 30 de março de 2017, foi realizado o curso Operacional de Proteção e Defesa Civil (COPDC) que foi ofertado pela CODECIPE em parceria com a Prefeitura Municipal dos Barreiros. Pela primeira vez o Município é sede de um dos cursos oferecidos pela CODECIPE, o mesmo contou com a participação das cidades de Água Preta, Amaraji, Barreiros, Châ Grande, Cortês, Gameleira, Jaqueira, Maraial, Palmares, Pombos, Primavera, Ribeirão, Rio Formoso, Sirinhaém, São José da Coroa Grande e Tamandaré. O curso teve como objetivo capacitar os agentes de Defesa Civil para atuarem nas cinco fases da Defesa Civil: prevenção, preparação, mitigação, resposta e reconstrução. Defesa Civil Recebe Doação de Mudas do Projeto Voltando as Águas No dia 04 Abril a Defesa Civil Municipal esteve em Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho/PE, para buscar a primeira parte das mudas doadas pela COMPESA. Foram doadas 2.200 mudas de várias espécies nativas tais como: Ingá, Canafístula, Carolina, Banana de papagaio, Ipê Rosa, Paudalho, Olho de Pombo, Pau Brasil, Oiti da Praia e Jenipapo. As mudas foram acondicionadas na estufa do IFPE-Campus Barreiros, um dos nossos parceiros no projeto, juntamente com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o 45º Grupo de Escoteiros do Ar Miguel Arraes de Alencar, que teve papel fundamental nessa nova parceria com a COMPESA.   [...]
Coluna do Blog desta terça-feira (18) – Blog Ponto de Vista

Coluna do Blog desta terça-feira (18) – Blog Ponto de Vista

Natural do município de Palmares, o deputado estadual Aluísio Lessa (PSB), já está em seu segundo mandato como deputado estadual. Antes de disputar pela primeira vez uma cadeira na ALEPE, exerceu entre os anos de 2007 e 2010 o cargo de secretário de Articulação Política do primeiro Governo de Eduardo Campos, função que contribuiu para que se elegesse deputado estadual com uma votação de 48.385 votos. Já no ano de 2014, em disputa pela reeleição, o parlamentar conseguiu se manter nas casas dos 48 mil votos e se reelegeu. De olho na Zona da Mata Sul, um dos seus principais redutos eleitorais, Aluísio Lessa obteve um balanço bastante positivo na região após a finalização das eleições de 2016, ocasião que garantiu em seu portfólio eleitoral o apoio de 3 prefeitos, são eles: Marcello Maranhão (Ribeirão), Verônica do Major (Gameleira),  e Eduardo Coutinho (Água Preta), este último o Blog Ponto de Vista revelou recentemente, com exclusividade, que deixará o deputado estadual Clodoaldo Magalhães para apoiar Aluísio. Além desses prefeitos, o parlamentar ainda contará com o apoio de Carrapicho (candidato derrotado da oposição em Tamandaré), de Naza Pão Com Ovo (ex-prefeita de Primavera), do grupo político de Otacílio (ex-prefeito de Catende) e de um grupo ligado a Beto da Usina (ex-prefeito de Palmares). Caso mantenha a atual base de apoio na região, o deputado Aluísio Lessa deverá alcançar uma votação bastante expressiva na Zona da Mata Sul, algo que poderá ser decisivo na sua busca pela reeleição em 2018. Troca-troca 1 - Já é assunto bastante discutido por parte de deputados e pré-candidatos a deputado estadual a troca de partido para disputar a eleição de 2018. A busca por uma eleição mais fácil e a sobrevivência política são os principais argumentos utilizados pelos políticos. Alguns postulantes que possuem base eleitoral na Mata Sul de Pernambuco já confidenciaram a este blogueiro a intenção de mudança de legenda. Troca – troca 2 - Os principais partidos beneficiados com este troca-troca deverão ser o PP, que tem como puxador de votos o Pastor Cleiton Collins, e o PSC, que terá o ex-deputado Manoel Ferreira (imagem) como grande aposta. Pai de Anderson Ferreira, atual prefeito de Jaboatão dos Guararapes, e do deputado estadual André Ferreira, que será candidato a deputado federal no próximo ano, Manoel Ferreira deverá ter uma votação bastante expressiva em 2018 e isso tem chamado a atenção de alguns que veem a possibilidade de serem beneficiados com a sobra de sua votação caso migrem para o PSC. Prestação de contas – O prefeito de Água Preta, Eduardo Coutinho (PSB), participa nesta quarta-feira (19), a partir das 11 da manhã, dos programas Falando Sério, da Rádio Cultura dos Palmares AM 1450, e Microfone Aberto, da Rádio Nova Quilombo FM 100.9. O gestor prestará conta dos 100 primeiros dias de gestão. Posse – A população ipojucana aguarda com ansiedade a diplomação e posse da prefeita eleita Célia Sales (PTB). O TRE realizará a diplomação na próxima quinta-feira (20), às 8 horas da manhã,  no Fórum de Ipojuca, só depois será marcado o dia da posse. A expectativa é que a petebista apresente os nomes que irão compor o seu secretariado e assuma a prefeitura até o final deste mês de abril. Com a posse, o prefeito interino, irmão Ricardo (PTC), retornará à presidência da Câmara Municipal. Violência – A divulgação por parte da Secretária Estadual de Defesa Social dos índices de criminalidade entre os meses de janeiro e março demonstraram um aumento de 42% no número de homicídios em Pernambuco. No primeiro trimestre de 2016 foram registrados 1.056 homicídios, contra 1.522 assassinatos já contabilizados em igual período deste ano. Turismo – Graças a uma articulação feita pelo prefeito Pel Lages (PEN, imagem) junto à ASTUR, o município de São José da Coroa Grande receberá entre os dias 25 e 26 de Abril o 1º Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco. A realização do evento na “Terra das Piscinas Naturais” vem em um bom momento, pois contribuirá para a troca de experiências e ajudará a divulgar ainda mais a principal vocação do município, o turismo, área que tem sido tratada com prioridade pelo atual gestor. Fiel - Surpreende a intensidade com que o deputado federal Danilo Cabral (PSB) tem defendido os feitos do Governo do Estado nas redes sociais. Com uma gestão amargando baixíssima popularidade e grande rejeição, Paulo Câmara tem em Danilo um ferrenho defensor, algo que não é visto com a mesma disposição em outros deputados federais que se dizem aliados. Dobradinha - Doriel Barros, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (FETAPE), disputará no próximo ano uma vaga na Assembleia Legislativa pelo Partido dos Trabalhadores. Ele deverá fazer uma dobradinha com Carlos Veras, presidente da CUT-PE, que disputará uma vaga na Câmara dos Deputados. Na eleição de 2014, a FETAPE apoiou Manoel Santos que se reelegeu com uma expressiva votação. O parlamentar faleceu no início do ano passado e desde então a entidade não possui representante na ALEPE. Escrito por Wellington Ribeiro *Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]
Prefeitura de Tamandaré implantará Centro de Artes  Marciais

Prefeitura de Tamandaré implantará Centro de Artes Marciais

Com o objetivo de promover a prática esportiva no município e valorizar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretarial Municipal de Assistência Social, o prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker (PSB), se reuniu com professores de diversas modalidades de artes maciais para a implantação do Centro de Artes Marciais do município. Os jovens que tenham interesse de aprender Jiu-Jitsu, Muay Tay ou Capoeira devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social para obter mais informações. O projeto também conta com o apoio da Secretaria de Esportes e Eventos. Com informações da Prefeitura de Tamandaré [...]
Pernambuco registra 1.600 assassinatos em 100 dias

Pernambuco registra 1.600 assassinatos em 100 dias

Pernambuco registrou mais de 1.600 assassinatos nos primeiros 100 dias de 2017, num crescimento de mais de 35% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 1.181 mortes. Até o último dia 10 de abril, foram registrados 1.650 homicídios em todo o Estado. Nos próximos dias, a Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco deve apresentar o balanço da criminalidade do mês de março – que, segundo dados disponíveis no próprio site da secretaria, bateu novo recorde como o mês mais violento de todo o Pacto pela Vida, com 548 mortes, o que representa uma média de 17,7 crimes por dia. Segundo os dados oficiais da SDS, entre janeiro e março deste ano foram cometidos 1.522 crimes violentos letais intencionais (CVLIs) em Pernambuco – além de 130 casos nos primeiros dez dias de abril, segundo registro dos plantões das policias. Em relação aos crimes contra o patrimônio, que inclui casos de roubos e assaltos à população, inclusive de veículos e assaltos a ônibus, foram registradas 10.321 ocorrências no mês passado, elevando a conta no ano para 31.570 crimes violentos contra o patrimônio no ano. Os números representam uma média de um caso de roubo ou assalto a cada quatro minutos. Para o deputado Silvio Costa Filho, líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a estratégia do governo do Estado, que se restringe a trocar o secretário de Defesa Social e os comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil vem se mostrando inócua no combate à violência. “Infelizmente, essa é a realidade enfrentada pelos pernambucanos hoje. Entra secretário, sai secretário; entra comandante, sai comandante e a violência continua aumentando. Há seis meses no cargo, o secretário Angelo Gioia não conseguiu reduzir os índices de criminalidade. Muito pelo contrário, sob o seu comando a SDS registrou mais de 2.900 assassinatos em Pernambuco, uma média de quase 500 mortes por mês”, comparou. O parlamentar cobra do governo do Estado ações efetivas para tirar Pernambuco dessa situação de guerra, citando exemplos de Estados como o Ceará, a Paraíba e Goiás, que reduziram os índices de criminalidade apesar de viver o mesmo quadro de crise de Pernambuco. Hoje, segundo as entidades ligadas aos agentes de segurança, a Polícia Militar opera com metade do efetivo que seria necessário e a Polícia Civil tem um efetivo menor que há 30 anos. “Chega de troca de secretário e de comandantes. Chega de trocar viatura e não ter combustível para rodar. Os princípios do Pacto pela Vida precisam ser resgatados, e isso passa pela transparência e pelo diálogo com os agentes de segurança e com toda a sociedade”, defendeu. [...]
Secretaria de Ação Social de Barreiros faz balanço dos 100 primeiros dias de gestão

Secretaria de Ação Social de Barreiros faz balanço dos 100 primeiros dias de gestão

A Secretaria Municipal de Ação Social, pasta comandada por Ewerton Farias, apresentou o balanço das ações executadas ao longo dos últimos 100 dias. Entre as ações exitosas realizadas, o secretário destacou a restruturação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “Atendendo a uma das prioridades da gestão Elimário Farias/Thomaz Baleia, a Secretaria de Ação Social reestruturou o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Antes existiam apenas atividades isoladas, de pouca interação entre os usuários. Hoje desenvolvemos, além das oficinas de karatê, capoeira, música e artesanato, atividades socioeducativas de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária”, destacou Ewerton Farias. Outra conquista expressada pelo secretário foi a renovação do convênio que garante a distribuição de leite para a população. “Após um trabalho intenso de articulação conseguimos junto ao Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, renovar o convênio para o Programa Leite para Todos. A importância desta parceria visa reduzir as deficiências nutricionais das populações carentes, com prioridades para crianças, gestantes e nutrizes. Atualmente 182 famílias barreirenses são beneficiárias do programa, sendo entregue semanalmente nas quartas e sextas no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social)”, reforçou. Ewerton Farias também capacitação dos servidores como mais um avanço alcançado pela nova gestão. “Para oferecer serviços de qualidade a Secretaria de Ação Social promoveu durante os dias 04, 05 e 06 de abril, no Colinas Douradas, uma capacitação para seus servidores. O tema abordado foi "capacitação de agentes sociais, proteção social básica e especial". O evento contou com a consultoria da empresa CONSEPS, na qual proporcionou aos servidores qualificação para melhor atender ao público e entender qual o cenário ele está inserido dentro da política do Sistema Único de Assistência Social, pois temos o compromisso de oferecer à população barreirense um atendimento humanizado, responsável e qualificado”, expressou. “A Secretaria de Ação Social dos Barreiros completa 100 dias de muitas atividades voltadas à população. As dificuldades foram imensas, mas, nada que pudesse tirar o ânimo dos servidores envolvidos em cada etapa de construção de um novo modelo de gestão. Todos seus departamentos e serviços melhoraram na categoria de atendimento aos seus usuários, capacitando seus servidores, e por fim o resultado é sentido nas ações. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos voltando a seu formato original, onde todos os seus usuários participam ativamente das atividades com apenas um compromisso, o de se divertir e compartilhar momentos de aprendizado. A equipe do Cadastro Único, CREAS, CRAS e Casa de Passagem, fazendo a sua parte na elaboração de um novo plano estratégico em conjunto, para melhor atender toda a população que precisa sentir-se valorizada com seus direitos", finalizou. Com informações da Prefeitura de Barreiros [...]
Comemoração dos 55 anos de São José da Coroa Grande

Comemoração dos 55 anos de São José da Coroa Grande

Em comemoração aos 55 anos de emancipação política de São José da Coroa Grande, o Governo Municipal realizou no dia de ontem (11/04) uma série de atividades para celebrar o momento. Os eventos foram iniciados ao amanhecer com uma salva de tiros, já às 8 da manhã, em frente à Prefeitura, o prefeito Pel Lages, ao lado do vice Walter Farias, secretários, do pároco do município, Pe. Brito, do deputado estadual Zé Maurício, vereadores, funcionários e grande público, participaram da cerimônia de hasteamento da bandeira, evento acompanhado ao som da banda marcial João Francisco de Melo. A programação ainda contou com a apresentação de um coral formado por estudantes da rede pública municipal e de um vídeo institucional em homenagem ao aniversário da cidade, além do tradicional corte do bolo, que este ano exibiu 55 metros de cumprimento em alusão aos anos que o Município possui de emancipação política. Na oportunidade, o prefeito aproveitou para apresentar o balanço dos seus 100 primeiros dias de gestão. “Ao longo desses poucos dias que estamos à frente da Prefeitura, conseguimos instituir um ritmo de trabalho que está sendo capaz de reparar aos poucos os erros cometidos no passado e assim preparar o caminho para o desenvolvimento. No turismo, nossa principal vocação, resgatamos as potencialidades apresentando para além de nossas fronteiras os nossos atrativos, a exemplo das famosas piscinas naturais, praias, manguezais, cultura, gastronomia, não deixando de lado as atrações localizadas na zona rural”, destacou Pel Lages. O prefeito também registrou o empenho da equipe e a participação da população no processo hoje vivenciado no município. “Não poderia deixar de falar daqueles que me acompanham nesta missão e acreditam na minha determinação de construir uma São José melhor. Pessoas que assim como eu estão comprometidas em participar da história desta cidade e que no futuro serão lembradas pela sua parcela de contribuição neste processo de desenvolvimento. Não falo apenas da minha equipe, mas também da população, que já reconhecem nesta gestão um governo participativo e aberto ao diálogo”, expressou. Após o corte do bolo Pel e comitiva seguiram para a Matriz de São José para acompanhar a missa em homenagem ao aniversário do município e depois seguiram para a entrega das novas instalações do CRAS Família Acolhedora, momento em que toda a população foi convidada a conhecer o novo espaço. Ainda dentro da programação, o prefeito se dirigiu à a Arena de Beach Soccer montada na orla para acompanhar mais um jogo amistoso da seleção do Paraguai, que desde       o final do mês de março está no município cumprindo uma pré-temporada para a Copa do Mundo de Beach Soccer. Ao final do jogo, a seleção paraguaia manteve a sua invencibilidade ao vencer a seleção coroense pelo placar de 8x3. A escolha de São José da Coroa Grande para sediar os jogos aconteceu graças a parceria entre o Governo Municipal e a Comissão de Esportes e Lazer da Assembleia Legislativa de Pernambuco, que tem como presidente o deputado estadual Beto Accioly, que também esteve presente no encerramento. Já no período da tarde, a programação se estendeu com a apresentação das bandas Banda Céu Azul, Edy Rios, Expressão Companhia e Oz Kanalhas. Escrito por Wellington Ribeiro     [...]
Secretaria de Educação de Barreiros apresenta balanço dos 100 primeiros dias de gestão

Secretaria de Educação de Barreiros apresenta balanço dos 100 primeiros dias de gestão

Escolhida pelo prefeito Elimário Farias para comandar a Secretaria Municipal de Educação, Wylliana Gomes entrou em contato com o Blog Ponto de Vista e apresentou um balanço das principais ações realizadas pela pasta. "Desde que assumimos a Secretaria de Educação recebemos do prefeito Elimário Farias a missão de organizar esta importante área da administração de modo a garantir à população barreirense o acesso a uma educação de qualidade. Em pouco tempo já conseguimos avançar de maneira significativa em vários aspectos, entre eles, podemos citar o acréscimo significativo no número de alunos, saindo de 6.200 estudantes para 7.000 mil, todos distribuídos nas 30 unidades escolares localizadas entre assentamentos rurais e área urbana do município”, destacou Wylliana. A secretária também falou do progresso alcançado com a fixação de metas que irão contribuir para um melhor ensino/aprendizagem e suporte técnico oferecido aos docentes. “Realizamos a implantação dos conteúdos programáticos em todas as modalidades de forma unificada em toda a rede municipal de ensino. Se tratando de rede municipal, o processo pedagógico precisa ser unificado para que tenhamos nivelamento e uniformidade em todas as escolas municipais, obedecendo às modalidades de ensino e faixa etária, junto com o PNAIC, Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Neste curto tempo os conteúdos programáticos foram construídos, associando a ordem cronológica dos assuntos abordados nos bimestres em cada disciplina, com isso, cada área foi direcionada por coordenadores que fazem visitas e oferecem ferramentas para os professores desempenharem os conteúdos da melhor forma para os alunos, desta forma buscamos ações para que nosso alunado esteja passando por um ensino  infantil e fundamental de qualidade para atingirmos resultados nas provas externas e melhor nivelamento do IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o que nos garante melhores respostas em médio prazo dos valores investidos em educação básica municipal”, apontou. A implantação do Vestibular Cidadão foi outra conquista apresentada pela secretária. De acordo com Wylliana, o projeto que hoje atende 120 alunos da rede pública de ensino está dando a oportunidade para que os jovens se preparem para encarar processos seletivos em universidades federais, estaduais e particulares.  “O projeto Vestibular Cidadão dá aos nossos jovens a oportunidade de traçar caminhos mais longos e obter sucesso em sua vida profissional. Com profissionais qualificados para atender os educandos, onde os mesmos sonham junto com nossos alunos. As atividades são desenvolvidas de segunda a sexta no Colégio Municipal José Canuto, onde é oferecido não só um curso pré-vestibular, mas um ambiente onde cada um dos 120 matriculados podem expressar um pouco de suas ansiedades, aprender mais daquilo cobrado em vestibulares e decidir a melhor carreira a ser seguida. No último dia 08 de abril, tivemos a primeira maratona de estudos, onde foi intensificado conhecimentos nas áreas de redação, literatura, inglês e espanhol. A ação foi realizada no auditório do IFPE, instituição federal de ensino que firmou parceria com o governo municipal para melhor atender nossos vestibulandos, uma vez por mês até a última prova avaliativa para ingresso em universidades”, expressou. Outra ação que mereceu destaque por parte de Wylliana Gomes foi a implantação do projeto com tema “Eu, cidadão barreirense!”, atividade  desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Barreiros com o intuito de aproximar e devolver os alunos de creche a Ensino Fundamental II e EJA o sentimento de pertencimento à sua terra. “Barreiros tem um papel fundamental em nossa região e é assim desde antes de sua emancipação, mesmo passando por inúmeras dificuldades deixadas por alguns desastres naturais, como enchentes que marcam toda sua história, Barreiros se mostra forte para se reerguer e sempre desenvolver na economia e cultura, história que dão a seus munícipes orgulho, onde muitas vezes não o conhecem na íntegra. Conhecer o passado, agir no presente para transformar o nosso futuro, esse é um dos motivos que escolhemos para falar e estudar Barreiros”, disse. “Nestes cem primeiros dias a Educação em Barreiros avançou bastante e isso se deve ao empenho do prefeito Elimário Farias e do vice-Thomaz Baleia com a área. Esta gestão tem demonstrado compromisso e tratado a Educação com prioridade e isso motiva professores, gestores, pedagogos, coordenadores e demais funcionários a trabalharem com mais afinco e dedicação. O resultado são escolas cada vez mais frequentadas e alunos com maior rendimento”, finalizou a secretária. Com informações da Prefeitura de Barreiros [...]
SEDUC de São José da Coroa Grande apresenta ações dos 100 primeiros dias de gestão

SEDUC de São José da Coroa Grande apresenta ações dos 100 primeiros dias de gestão

  A Secretaria Municipal de Educação, através do secretário Wagner Geminiano, apresenta as principais ações desenvolvidas nesses 100 dias de administração em busca de uma educação acolhedora e significativa, com o objetivo maior de avançar na qualidade de ensino-aprendizagem dos munícipes de São José da Coroa Grande. Segue ações: Estruturação da Secretaria de Educação: ➔ Construção da Política Municipal de Educação para o quatriênio 2017-2020 tendo como eixo e tema norteador a perspectiva de que uma educação acolhedora só é possível com uma escola cultural e socialmente significativa. Disto decorre o lema e o eixo norteador das ações da SEDUC para os próximos quatro anos: EDUCAÇÃO SE FAZ ACOLHENDO: Construindo uma escola significativa. ➔ Definição do Quadro Funcional da educação, incluindo as coordenações por nível e modalidade de ensino, gestores, supervisores e secretários escolares respeitando o Plano de Cargos e Carreira do município; ➔ Distribuição dos profissionais de educação e professores, por nível e modalidade de ensino, para cada escola do município; ➔ Criação de Equipe Técnica Pedagógica permanente formada por especialistas e mestres nas áreas de Linguagem e suas Tecnologias, História e Geografia, Ciências e Matemática, ligada a SEDUC, atendendo a reinvindicação antiga da categoria, no intuito de fornecer suporte e orientações pedagógicas aos profissionais da educação e professores da rede municipal, elaborar e planejar currículos e estratégias para o desenvolvimento da política municipal de educação, acompanhar e monitorar o desenvolvimento das atividades de cada escola, bem como pensar a educação do município; ➔ Criação, de forma pioneira, de Equipe Multidisciplinar, ligada diretamente a SEDUC, e formada por profissionais das áreas de Psicologia, Assistência Social, Psicopedagogia e Nutrição, para atuarem junto às escolas do município, fazendo o acompanhamento de profissionais de educação, professores, alunos e familiares e comunidade, com o objetivo de promover a integração de todos os atores envolvidos no processo educativo, construindo uma educação pública com qualidade social e significativa cultural e socialmente; ➔ Realização de reuniões setorizadas com todos os profissionais da educação do município (Equipe SEDUC, Gestores, Supervisores, Secretários Escolares, Agentes Administrativos, Motoristas, etc.), com o objetivo de construir e disseminar os eixos norteadores da política municipal de educação para o quatriênio 2017-2020. Vistoria em todas as escolas para o levantamento das necessidades estruturais e pedagógicas, durante todo mês de janeiro e início de fevereiro, incluindo reformas, pintura, manutenções de equipamentos, solicitação de mobiliário e materiais de expediente, limpeza e pintura; Realização do Seminário de Formação de Professores e Profissionais da Educação, que aconteceu durante os dias 13, 14 e 15 de fevereiro do corrente ano, onde foram contempladas: palestras com o Pe. Arlindo Matos e a psicóloga Carla Tavares, oficinas para a Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação do Campo, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, em diversas abordagens e áreas de ensino, dinâmicas afeto-motivacionais e mesas redondas; Realização do Dia da Família na Escola, que aconteceu no dia 17 de fevereiro, onde pais e alunos foram acolhidos e integrados nas escolas de toda rede municipal, tendo a participação da equipe técnica e multidisciplinar da secretaria de educação. No momento, foram levantadas várias discussões sobre a importância da escola na vida dos alunos e a participação da família na construção de uma escola significativa e com qualidade social. Acolhida ao Ministro da Educação Mendonça Filho, no dia 17 de fevereiro, em visita a Escola Municipal Tereza Cristina, o qual participou do 1º dia da família na escola desta instituição de ensino; Desfile do Bloco Educação na Folia, no dia 24 de fevereiro, trazendo como temática o resgate dos blocos tradicionais do município de São José da Coroa Grande, onde cada escola trouxe a representação do estandarte desses blocos e contaram a história de fundação e suas marchinhas. O bloco da educação também foi abrilhantado pelo desfile e apresentação do Maracatu Coração Nazareno, da cidade de Nazaré da Mata; No dia 08 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Educação organizou nas escolas da rede municipal, da zona urbana e da zona rural, atividades discutindo o poder da mulher na sociedade, sua busca por direitos iguais ao longo dos anos, enfatizando os significados desta data e a importância da construção desses direitos, sobretudo, para às mulheres. Com interação de alunos e professores, as atividades se estenderam para as ruas, onde houve passeata, com homenagem a todas as mulheres pelas suas conquistas e seu empoderamento na sociedade; No dia 09 de março, a Secretaria de Educação firmou parceria com o NUPEP (Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos), do Centro de Educação da UFPE, para realizar formação e qualificação dos professores da Educação Infantil, Educação do Campo, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de São José da Coroa Grande. Convênio Gratuito que irá contribuir muito com a educação do município, oferecendo um melhor acompanhamento pedagógico dos profissionais e trazendo novas metodologias de ensino-aprendizagem; assim como a troca de experiências entre professores renomados nas áreas acima e os profissionais de educação do município, aproximando assim a realidade da academia do cotidiano escolar e vice e versa. Em 11 de março do corrente ano, aconteceu a formação de encerramento do ciclo 2016 do PNAIC (Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa) na Escola Municipal Espírito Santo, com a presença e a participação de 39 professores que fazem parte do ciclo de Alfabetização do município (1º ao 3º ano). Na oportunidade foi discutido textos que possibilitam o professor refletir a sua prática pedagógica, mostrando aos mesmos a importância da alfabetização e letramento dentro da proposta de ensino interdisciplinar. O PNAIC surgiu em 2013 trazendo consigo a preocupação em cumprir a META 5 do PNE, que é a alfabetização das crianças na idade certa até 2021. E nessa perspectiva o Pacto só veio somar e fortalecer os profissionais em educação, pois ele traz uma orientação pedagógica continuada na busca de uma melhor qualidade de ensino e resultados significativos para educação. E no ano de 2017, a SEDUC está de braços abertos para apoiar essa iniciativa do Governo Federal; Dia 24 de Março foi realizado mais um encontro pedagógico com os professores da zona rural. Estavam presentes as professoras das 06 escolas rurais, as coordenadoras da Educação Infantil e do Fundamental I , Joseane e Ariana, a coordenadora da zona rural, Ana Lyra, a diretora de ensino Karla Carvalho, os técnicos pedagógicos, Diego Andrev e Luciana Demerary, a psicóloga Carla Tavares, e o secretário de educação Wagner Geminiano. No momento, os coordenadores e os professores trataram dos desafios e conquistas alcançados nas turmas multiseriadas das escolas rurais, as temáticas que serão tratadas na I EXPOTOTALRURAL, e a proposta de planejamento e currículo. Foi um momento muito rico de conhecimento e troca de experiências. Foi apenas o início de muitos encontros que virão pela frente, já que a nossa meta é acolher a todos de forma significativa, buscando a construção de uma educação de qualidade; Participação no I Seminário de Educação Integra Campo, no dia 29 de março de 2017, com o tema "Escola e Comunidade: Espaço Ativo para Pesquisa e Fortalecimento de Conhecimento, Relações e Valores". Representantes da GRE Litoral Sul, secretarias de educação de toda regional e professores do campo estiveram presentes no evento. Onde tiveram a oportunidade de discutir diversos problemas histórico-culturais dos povos e comunidades do campo. Esse momento marca o início de um trabalho inovador que trará importantes resultados para a educação do município Nos dias 27, 28, 29 e 30 de março de 2017, a Secretaria Municipal de Educação de São José da Coroa Grande, deu início ao I Ciclo de Estudos Pedagógicos com professores da rede pública municipal. As atividades foram facilitadas pela equipe técnica pedagógica, coordenadores e direção de ensino da SEDUC. No momento, foram realizadas discussões e estudos para seleção dos descritores que irão ser contemplados em todas as áreas de ensino, incluindo Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Artes, Inglês, História, Geografia e Educação Física; Preparação da IV ExpoTotalCoroense, que acontecerá no dia 10 de Abril de 2017, com a realização de visitas e trilhas ecológicas, abordagens pedagógicas em sala de aula, produções e apresentações culturais. A exposição é um projeto idealizado pelos profissionais em educação com o intuito de homenagear e comemorar a emancipação política de São José da Coroa Grande. A temática abordada para este ano será “São José Conhecendo São José: História, Cultura, Patrimônio e Belezas Naturais”. Alunos, professores e outros representantes da comunidade escolar estão trabalhando a temática em sala de aula e também estão levando seus alunos a conhecerem e se apropriarem dos atrativos turísticos do município; além de utilizar estes momentos para realização de pesquisas e produção de conhecimento sobre as diversas realidades do município. A Secretaria Municipal de Educação realizou no dia 22 de Março de 2017 mais uma importante ação de monitoramento do Rio Una, no distrito da Várzea do Una, em sua foz. A data também foi bastante significativa, pois estava sendo vivenciado o Dia Mundial da Água. O projeto é uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e tem como objetivo principal fazer as pessoas voltarem a olhar permanentemente para o rio e manter a comunidade mobilizada, colaborando com o aumento do conhecimento sobre o rio e criando mecanismos para que a população faça o acompanhamento direto e permanente, participando de forma ativa do processo de preservação e recuperação do Rio Una. É importante frisar a importância desse trabalho para a conscientização da população com relação aos cuidados que devemos ter com a água e de como podemos melhorar a sua qualidade. No momento, participaram da ação alunos do 9º ano da Escola Mestre Zuza, acompanhados da professora de Biologia, Sra Hilda Sales, e também da equipe da Seduc, a coordenadora local do projeto Observando os Rios, a Diretora de Ensino e bióloga Karla Carvalho, e o assistente administrativo Otávio Lira, também voluntário no projeto. O projeto já é desenvolvido no município desde dezembro de 2015, período em que esteve ligado a SEMA. As coletas e análises são realizadas mensalmente e podem ser acompanhadas pela população, pois os resultados são divulgados no site da SOS Mata Atlântica (https://www.sosma.org.br); A Equipe de coordenadores e técnicos pedagógicos fazem visitas às escolas rurais levando livros paradidáticos e acompanhamento interdisciplinar, visando uma maior atenção a essas comunidades e o avanço na qualidade de ensino das escolas do campo, especialmente nas turmas multiseriadas; dando a educação do campo a mesma importância e protagonismo do ensino oferecido na zona urbana. Contudo, construindo um currículo que atenda as demandas e as realidades destas comunidades. Com informações da Secretaria Municipal de Educação de São José da Coroa Grande [...]
1 2.436 2.437 2.438 2.439 2.440 2.536 24380 / 25356 POSTS