Author: Wellington Ribeiro

Tamandaré – Prefeito Sérgio Hacker participa de almoço com grupo de idosos e realiza entrega de ovos de Páscoa
A Prefeitura Municipal de Tamandaré, a Secretaria de Assistência Social e o CRAS através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realizaram ontem (11/04), o almoço da Páscoa do grupo de idosos "Viver Bem na 3° Idade.
O encontro proporcionou um momento de reflexão, alegria e descontração, contando com a participação de mais de 115 idosos do Centro e do Distrito da Vila Saué.
O Padre Arlindo fez uma reflexão sobre o significado da Páscoa e os idosos receberam ovo da Páscoa do Prefeito Sérgio Hacker e do ex-prefeito Hildo Hacker. A comemoração também foi prestigiada pelos vereadores Adriano Cacá, José Luiz,Ir. André, Valdir e Dinho, secretários municipais e funcionários da Assistência Social.
Com informações da Prefeitura de Tamandaré
[...]

São José – Em homenagem ao aniversário da Cidade, SEDUC realiza IV Expor Total Coroense
No dia de ontem (10/04), a Prefeitura de São José da Coroa Grande, através da Secretaria de Educação, realizou a IV EXPO TOTAL COROENSE. Com o tema SÃO JOSÉ CONHECENDO SÃO JOSÉ: História, Cultura, Patrimônio e Belezas Naturais, a exposição apresentou à população coroense e para aqueles que visitaram o município no dia de ontem, uma série de pesquisas realizadas pelas escolas públicas municipais.
Cada escola ficou responsável por tratar de temas específicos atinentes às diversas realidades e contextos do município. As escolas Várzea Infantil, Gisa Infantil e Abreu do Una trabalharam com alguns temas relacionados às belezas naturais do município. Respectivamente, as escolas pesquisaram e produziram sobre a Pedra Grande e o estuário do Rio Una, em Várzea do Una, as piscinas naturais e a trilha para a barreira do Giz, no distrito de Abreu do Una. Dando, assim, destaque para as potencialidades do turismo natural no município.
A escola Severina Nunes de Andrade, da comunidade da Mata do Cajueiro, ficou responsável por apresentar as trilhas ecológicas do município, com o enfoque para o desenvolvimento do turismo rural. Já a escola Lívio Tenório, da comunidade de Tentugal, apresentou parte das histórias que envolvem o Engenho Mirim, dando destaque para aquele importante patrimônio histórico e natural de nosso município.
Por sua vez, a Escola Espírito Santo discutiu e apresentou toda a diversidade de patrimônios matérias e imateriais de São José da Coroa Grande. Destacando nossos artistas, músicos, nossa arquitetura e festividades tradicionais. Já a escola Tereza Cristina Melo dos Reis apresentou toda a diversidade de nossa gastronomia, mostrando para a população nossos pratos típicos com destaque para a culinária baseada em frutos do mar.
A escola Várzea do Una foi responsável por pesquisar e apresentar sobre um dos símbolos do trabalho e da arte de nossa gente, o Estaleiro Mestre Zuza. Assim como por tornar conhecida a história do fundador do estaleiro que hoje carrega seu nome. Já a escola João Francisco de Melo desenvolveu um projeto de guias mirins, responsáveis por apresentar e disseminar a história, a cultura, o patrimônio e as belezas naturais de nosso município àqueles que nos visitam.
Além da participação das escolas, a exposição contou com uma tenda dos alunos pós-intercambistas do programa ganhe o mundo, do Governo do Estado, onde a população pode conhecer mais de perto a experiência vivida por estes jovens coroenses em terras estrangeiras. A exposição foi finalizada com uma série de apresentações culturais, também organizadas pelas escolas, que tiveram como enfoque a valorização das tradições e da cultura local, com a recriação de manifestações como o samba de matuto. As apresentações culturais tiveram a participação ainda da peça Mateu e Catirina, oganizada por alunos da Escola Estadual Mestre Zuza, e foi encerrada pelo animador cultural, Jadiel Pernambucarte.
Bastante prestigiada, a EXPO TOTAL COROENSE contou com a presença de diversas autoridades municipais, dentre elas o Prefeito Pel Lages e o Secretário de Educação Wagner Geminiano, além de demais secretários municipais e vereadores. Na oportunidade o Prefeito Pel Lages entregou um kit para todos os professores da rede municipal de ensino, composto por pasta, fardamento e matérias pedagógicos. O prefeito afirmou também que em breve estará distribuindo kits escolares e fardamento para todos os alunos do município, além de reiterar seu compromisso com a construção de uma educação pública com qualidade social.
Por fim, o secretário de Educação, Wagner Geminiano, afirmou estar "muito feliz e amocionado ao ver os primeiros resultados positivos da proposta de educação lançada pelo município: a da construção de uma educação acolhedora e de uma escola significativa socialmente". E finalizou agradecendo todo o apoio dado pelo prefeito Pel Lages, assim como a participação e compromisso de toda a equipe SEDUC, dos gestores, supervisores, professores, profissionais de educação e, sobretudo, dos pais, familiares e de todos os alunos, personagens fundamentais para o sucesso do evento.
Com informações da Prefeitura de São José da Coroa Grande
[...]

Oposição lamenta morte de jovem e cobra rigor nas investigações
A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco lamenta o falecimento do jovem Edvaldo Alves, de 19 anos, vítima de disparo feito por policiais durante protesto na cidade de Itambé, Zona da Mata Norte do Estado, contra o crescimento da violência na região.
Os parlamentares da bancada cobram ainda celeridade nas investigações sobre a atuação da polícia naquele dia, além de esclarecimentos sobre os motivos que levaram à demora no socorro à vítima e rigor na apuração e punição à autoridade policial que deu a ordem, assim como para o policial que efetuou o disparo.
É importante ainda registrar a responsabilidade do Estado, da Secretaria de Defesa Social e do Comando da Polícia Militar por enviar para o atendimento ao chamado policias sem o preparo técnico necessário nem equipamentos adequados para a ocorrência em questão, uma manifestação da população.
Além do caso envolvendo o jovem Edvaldo Alves, e guardadas as devidas proporções, a Oposição lamenta que o uso da força contra manifestações populares estejam se tornando corriqueiras no estado de Pernambuco. São exemplos dessa postura a apreensão de fantasias da troça carnavalesca Empatando Tua Vista, durante o Carnaval, e a retirada de faixas e cartazes fixados pela população da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, com cobranças ao Governo, durante agenda do governador Paulo Câmara no município, no último fim de semana.
Com informações da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco
[...]

Secretaria de Turismo de Barreiros faz balanço dos 100 primeiros dias de Governo
A secretária municipal de Turismo e Cultura do município de Barreiros, Renata Abreu, fez um balanço dos primeiros 100 dias de gestão do Prefeito Elimário Farias e do vice-prefeito Thomaz Baleia.
“Desde que iniciamos os trabalhos, no dia 1º de janeiro deste ano, traçamos como meta o resgate e incentivo à cultura e turismo local, não só estimulando a população a mostrar o seu trabalho, mas também oferecendo o ambiente propício para o desenvolvimento da economia criativa”, expressou.
Ao Blog Ponto de Vista, Renata fez questão de destacar algumas ações realizadas neste curto período, entre elas estão:
-Início dos estudos para potencializar o turismo na Praia do Porto Nassau;
-Apoio ao artesão barreirense;
-Cadastramento e reunião com todos os presidentes dos blocos carnavalescos;
-Cadastramento e reunião com o comércio ambulante local;
-Realização do Carnaval 2017 com a participação de 31blocos e apresentação de várias bandas;
-Participação do XXIII Fórum de Turismo Acessibilidade fazendo diferença no turismo e hospedagem, realizado no IFPE Campus Barreiros;
“Em pouco tempo conseguimos resgatar o Carnaval e trazer de volta a Barreiros o que se havia perdido nos últimos anos, que é o orgulho de possuir o maior carnaval do Litoral Sul de Pernambuco. Com a instalação do Corredor da Folia pudemos oferecer não só à população local, mas também aos visitantes um ambiente seguro para se divertir com acesso a serviços de emergência e pontos de informação”, registrou a secretária.
Renata ainda falou do esforço que está sendo realizado pela atual gestão uma parceria junto ao Governo do Estado e União para impulsionar o turismo na Praia do Porto de Nassau, local onde se localiza a famosa Ilha do Coqueiro Solitário.
“O prefeito Elimário Farias e o vice-Thomaz Baleia estão empenhados em desenvolver o turismo na Praia do Porto, local com grande potencial turístico. Para isto, já foram realizadas algumas intervenções para a melhoria do acesso à praia, limpeza da área e iniciado um estudo para estimular o turismo naquela área. Estamos buscando também várias parcerias para o desenvolvimento e promoção da praia, não só com a iniciativa privada, mas também com o Governo Estadual e Federal”, disse.
A secretária também revelou que já estão sendo iniciados os preparativos para a festa de emancipação política da cidade e as festividades juninas, além de eventos voltados ao desenvolvimento do turismo rural.
Com informações da Prefeitura de Barreiros [...]

Memória Política – Joaquim Coutinho
Joaquim Coutinho Corrêa de Oliveira nasceu em Nazaré da Mata (PE) no dia 30 de janeiro de 1936, filho de Hélio Coutinho Correia de Oliveira e de Dinorá Guerra Coutinho Correia de Oliveira. Seu pai, dono de um cartório em Recife e tradicional chefe político do Partido Social Democrático (PSD), foi senador de 1950 a 1951 e deputado federal por Pernambuco em 1951 e de 1953 a 1954. Seu tio, Alcedo Coutinho, foi constituinte em 1946 na legenda do Partido Comunista Brasileiro, então Partido Comunista do Brasil (PCB).
Joaquim Coutinho bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito de Recife em 1958. Funcionário público e pecuarista, iniciou sua vida política no PSD. Foi redator de anais da Assembleia Legislativa pernambucana e chefe de gabinete do governador do território do Amapá, José Francisco de Moura Cavalcanti, em 1961. Em 1962 foi adido cultural do Brasil em Túnis, Tunísia. Após o movimento político-militar de 1964, ocupou a chefia do Gabinete Civil do governador de Pernambuco, Paulo Pessoa Guerra (1964-1967). Com a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 2 (27/10/1965) e a posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se ao partido do governo, a Aliança Renovadora Nacional (Arena). De 1965 a 1966, ainda no governo de Paulo Guerra, exerceu a função de secretário de estado para Assuntos Extraordinários.
Nas eleições de novembro de 1966 recebeu mandato de deputado estadual em Pernambuco na legenda da Arena, assumindo-o em fevereiro de 1967. Durante a legislatura, foi presidente da Comissão de Economia e vice-presidente da Assembleia. Em novembro de 1970 elegeu-se à Câmara Federal na mesma legenda, assumindo a cadeira em fevereiro de 1971, logo após ter concluído o mandato estadual. Em Brasília, foi membro da Comissão de Relações Exteriores da Câmara e defendeu da tribuna o estabelecimento de relações diplomáticas com a República Popular da China. Atuou ainda como suplente da Comissão de Agricultura e Política Rural e, em 1973, foi um dos coordenadores da candidatura afinal vitoriosa de Flávio Marcílio, da Arena do Ceará, à presidência da Câmara. Nesse mesmo ano, foi observador parlamentar à Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque.
Reeleito em novembro de 1974, ocupou na nova legislatura a vice-presidência da Comissão de Relações Exteriores e novamente a suplência da Comissão de Agricultura e Política Rural. Nesse período, foi membro do conselho deliberativo da Fundação Milton Campos para Pesquisas e Estudos Políticos, órgão da Arena criado em setembro de 1975, e um dos idealizadores do chamado “grupo renovador” do partido. Liderado por Teódulo de Albuquerque e integrado por parlamentares liberais como Nórton Macedo, Antônio Mariz, Geraldo Guedes, Joaquim Santos Filho e José Roberto Faria Lima, esse grupo abrigou também dois presidentes da Câmara, Célio Borja e Marco Antônio Maciel, e dois governadores, Sinval Guazelli, do Rio Grande do Sul, e Aureliano Chaves, de Minas Gerais. Os renovadores marcaram posição contra o alinhamento automático da Arena às diretrizes do governo federal e conseguiram dar maior ênfase às questões sociais no programa partidário.
Estudioso de assuntos internacionais, Joaquim Coutinho ganhou em março de 1976 a eleição prévia para presidente da Comissão de Relações Exteriores, que caberia à Arena indicar, derrotando o deputado Pedro Collin, de Santa Catarina, que era apoiado pelo então líder do partido governista, deputado José Bonifácio de Andrada. Em novembro do mesmo ano, como presidente daquela comissão, apoiou os ministros Antônio Francisco Azeredo da Silveira e Severo Gomes, respectivamente das Relações Exteriores e da Indústria e Comércio, que defendiam uma política externa mais independente em relação aos Estados Unidos e modificações no modelo econômico brasileiro. Nessa ocasião afirmou que ninguém poderia negar a necessidade de uma melhor distribuição de renda e de se corrigirem outras distorções no processo de desenvolvimento nacional.
Em maio de 1977, foi o primeiro parlamentar a lançar o nome do general Euler Bentes Monteiro para a presidência da República, antes mesmo das declarações de Humberto Barreto, presidente da Caixa Econômica Federal, em favor da candidatura do general João Batista Figueiredo. Por ocasião do simpósio sobre democracia e política social promovido pela Fundação Milton Campos em outubro desse mesmo ano, reclamou do regime instaurado em 1964 reformas mais profundas no país, entre elas a reforma agrária, afirmando que não se podia confundir democracia social com democracia assistencial. Em novembro, defendeu a legalização do PCB num contexto pluripartidário, declarando acreditar que apenas uma minoria da opinião pública brasileira daria seu apoio a essa organização. Em dezembro, apontou como primeiro passo para a abertura democrática uma revisão do “pacote de abril”, conjunto de medidas baixadas pelo governo Geisel em abril de 1977, após decretação de recesso parlamentar, visando basicamente preservar a maioria governista no Legislativo e o controle sobre os cargos executivos em todos os níveis. Propôs que se acabasse com os senadores e governadores eleitos de forma indireta, aqueles instituídos e estes mantidos pelo “pacote”, e declarou ainda que, se acontecesse uma reformulação partidária, ingressaria num partido de centro-esquerda.
Aderiu, em setembro de 1978, à candidatura do general João Batista Figueiredo, afirmando que este já teria conquistado a simpatia popular. Nas eleições de novembro seguinte, foi reeleito deputado federal por Pernambuco na legenda da Arena. Em setembro de 1979 ficou imobilizado numa cadeira de rodas após acidente automobilístico em que teve esmagada parte da espinha dorsal. Com a extinção do bipartidarismo em 29 de novembro de 1979 e a consequente reformulação partidária, filiou-se ao Partido Democrático Social (PDS), governista. Nesse mesmo ano, foi novamente coordenador da candidatura Flávio Marcílio à presidência da Câmara, que saiu mais uma vez vitoriosa. Na nova legislatura, voltou a ocupar a presidência da Comissão de Relações Exteriores e foi autor da proposta que tentou estabelecer o chamado “distritão”, fórmula para transformar em majoritárias as eleições proporcionais.
Poliglota eloquente, Joaquim dominava mais de 5 idiomas (francês, inglês, espanhol, italiano, latim e alemão), suas rodas de conversas sempre rodeadas de muitos amigos, em grande parte, trazia suas experiências vividas ao longo de sua jornada, o que fascinava os ouvintes.
Apesar de ser um Deputado da direita (ARENA), partido este que dava sustentação a base militar, sempre foi visto pela oposição, como ponderado e flexível, transitava por todos os meios e tinha a simpatia do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Faleceu em Recife no dia 14 de março de 1981 e deixou três filhos: Eduardo ( atual prefeito de Água Preta), Guilherme e Joaquim.
FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertórios (1971-1975, 1975-1979, 1979-1983); Estado de S. Paulo (10, 12, 15 e 17/3/81); Globo (12, 15 e 17/3/81); Jornal do Brasil (12/3 e 6/11/76, 13/6, 6/7, 28/10, 16/11 e 11/12/77, 10/9/78, 11, 14 e 15/3/81); NÉRI, S. 16; Perfil (1972, 1980); Política; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (8 e 9).
*Colabore com o Quadro Memória Política nos enviando fotos antigas que retratem momentos políticos dos municípios da nossa região ou do Estado. Podem ser fotos de comícios, reuniões e eventos. Faremos questão de registrar a sua colaboração ao final do texto. Nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM)/(81) 97310-1317, ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Deputado cobra posição do governo sobre imunidade de filantrópicas
Durante reunião da Frente Parlamentar em Defesa das Filantrópicas, na manhã desta terça-feira (11), o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) voltou a defender a manutenção da imunidade previdenciária para essas entidades. Segundo ele, ainda não há clareza sobre a posição do governo federal em relação ao tema e nem o relator da Reforma da Previdência, deputado Arthur Maia, em reuniões com as bancadas na Câmara Federal, informou como abordará a questão.
Danilo Cabral lembra que a desoneração das filantrópicas representa menos de 3% da arrecadação da Previdência e que esses recursos são revertidos em atendimento à população. “É importante jogar luz sobre a questão das filantrópicas na Reforma da Previdência, já que o governo não se manifesta de forma objetiva sobre o assunto. O fim da imunidade pode representar um impacto na saúde, na educação e na assistência social”, destacou o parlamentar.
Pesquisa do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif) revela que existem nove mil instituições filantrópicas no País, atuando nas áreas de saúde, educação e assistência social. Elas geram 161 milhões atendimentos anuais, empregando 1,3 milhões de pessoas. Em 990 municípios brasileiros, o atendimento hospitalar é feito somente por hospitais filantrópicos, que são responsáveis por 53% dos atendimentos do SUS e 60% dos atendimentos gratuitos de alta complexidade.
“A Reforma da Previdência trará desafios para a assistência social, basta vermos a questão das mudanças propostas no Benefício de Prestação Continuada (BPC)”, exemplificou Danilo Cabral. O deputado afirmou que a medida, ao tirar a vinculação do reajuste do BPC ao salário mínimo e elevar para 65 anos a idade mínima para o recebimento do benefício, terá um forte impacto para o Estado.
“O Estado não tem condições de recepcionar essa parcela da população até pelos cortes que tem feito em seu orçamento. Então, é fundamental consolidar a atividade filantrópica no Brasil. Não vamos conseguir isso acabando com a imunidade tributária dessas instituições. Isso, na verdade, inviabiliza o funcionamento delas”, ponderou Danilo Cabral. O deputado ressaltou ser fundamental fortalecer mecanismos de fiscalização dessas entidades. “As filantrópicas sérias, corretas, idôneas cumprem um papel social imprescindível ao nosso País”, finalizou.
Também participaram da reunião os deputados Onyx Lorenzoni (DEM) e Lelo Coimbra (PMDB). [...]

Secretaria de Saúde de Barreiros faz balanço dos 100 primeiros dias de governo
A equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde de Barreiros apresentou nesta segunda-feira (10/04) resumo das atividades realizadas nos primeiros 100 dias de governo do Prefeito Elimário Farias.
Unidade de Saúde referência na região, o Hospital Municipal Jailton Messias de Souza Albuquerque realizou neste período 11.452 atendimentos de emergência, 1.355 atendimentos ambulatoriais, distribuídos em 08 especialidades e realizou 11 partos . Em relação aos veículos, foram 04 ambulâncias restauradas e colocadas à disposição da população. O hospital também apresenta uma equipe capacitada que atende de Domingo a Domingo garantindo assim a disposição de bons profissionais para o atendimento da população.
Na atenção básica se destacam a reabertura das Equipes de Saúde da Família com realização de várias ações:
* Vacinação dos trabalhadores rurais;
* Ações de combate à hansenianas (com rodas de conversa, palestras e café da manhã);
* Comemoração do dia das mulheres realizado em todas as unidades básica (com teste de HIV, glicemia e palestras);
* Retomada do Programa Saúde na Escola (em parceria com a Secretaria Municipal de Educação). Cerca de 1.000 crianças medicaras com vermicidas e avaliadas pelos enfermeiros em relação a verminoses.
* Visitas domiciliares multidisciplinares;
* Ações no Dia Mundial da Saúde (07/04/2017) abordando a temática depressão;
* Retomada do Programa de Próteses Dentárias.
No setor de regulação, responsável pela marcação de consultas e outros procedimentos foram realizados 4.546 atendimentos ambulatoriais dentro de Barreiros, mais de 750 exames laboratoriais, mais de 300 consultas para especialidades fora do município e mais de 70 exames de alta complexidade realizados (entre tomografias, ressonâncias magnéticas, cintilografia do miocárdio, dentre outros).
O Centro de Reabilitação foi reativado, contando com atendimentos diários de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeuta ocupacional, educador físico, enfermeiro, dentre outros.
Outra ação que merece destaque foi a reformulação do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), valendo-se de uma nova ótica em relação à rede municipal de saúde mental.
A reativação e incremento da vigilância sanitária municipal, garantindo fiscalização adequada em estabelecimentos, também foi outra medida adotada pela atual gestão para oferecer à população uma segurança na prestação de serviços e comercialização de produtos.
"Temos a responsabilidade de conduzir um sistema de uma cidade que está se tornando referência em saúde no litoral sul de Pernambuco. Os desafios são muitos, mas com o apoio de toda a equipe, a anuência do Prefeito Elimário Farias e o reconhecimento da população estamos certos de que essa missão será alcançada", falou o secretário municipal de saúde Elidio Moura.
Com informações da Prefeitura dos Barreiros [...]

Rio Sirinhaém é pauta de reunião entre secretário municipal de Meio Ambiente e presidente da APAC
Com o objetivo de fortalecer uma gestão participativa dos recursos hídricos da região, o secretário de Meio Ambiente de Sirinhaém, Alfredo Ferraz, se reuniu na tarde de ontem (11/04) com o presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Gustavo Abreu, no Recife.
Na oportunidade, foi discutido o início dos trabalhos para a criação do comitê gestor da Bacia do Rio Sirinhaém. No encontro ficou acordado que em breve, deverá acontecer uma reunião envolvendo representantes dos 19 municípios que fazem parte da Bacia. A reunião servirá para debater soluções para a redução da poluição das águas deste importante rio da região.
Com informações da Prefeitura de Sirinhaém [...]

Coluna do Blog desta segunda-feira (10) – Blog Ponto de Vista
Jânio Gouveia de olho na ALEPE -
Pertencente a uma família tradicional da política da Mata Sul de Pernambuco, Jânio Gouveia, ex-prefeito do município de Amaraji por quatro ocasiões, deverá encarar no próximo ano uma disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Para isto, o político poderá contar com uma ampla base de apoio nos municípios de Escada, Primavera, Amaraji, Chá Grande, entre outras localidades.
Irmão de Galego do Gás, ex-prefeito de Primavera, e de Jandelson Gouveia, ex-prefeito de Escada, Jânio Gouveia deve ter o apoio do deputado federal Fernando Monteiro (PP), com quem dobrará na região.
Atualmente filiado ao PSB, Jânio poderá optar por um partido em que a coligação lhe garanta ser eleito com uma quantidade de votos razoável, nesta possibilidade é bem provável que consiga êxito para ocupar a cadeira que entre os anos de 2011 a 2014 chegou a ser ocupada por sua cunhada Mary Gouveia na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Contraponto - Surge também com bastante força o nome da primeira dama de Escada, Edlene Gomes (imagem), como possível candidata a deputada estadual no próximo ano. A candidatura de Edlene poderá servir para atrapalhar a possível candidatura de Jânio Gouveia, irmão de Jandelson, ex-prefeito de Escada e principal adversário político de Lucrécio Gomes.
Pra lembrar – Hoje prefeito de Escada, Lucrécio Gomes disputou por duas vezes uma cadeira na Assembleia Legislativa (2006 e 2010) e ficou na suplência nas duas ocasiões, no entanto, no final do ano de 2008 assumiu a vaga deixada por Lourival Simões, que renunciou para assumir a prefeitura de Petrolândia.
Concorrência - Caso todos os nomes da região que hoje são ventilados como possíveis candidatos estejam dispostos a concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa no próximo ano, a Mata Sul do Estado deverá ter ao menos umas 10 candidaturas.
Expandindo a base - Com uma base política mais localizada na Zona da Mata Norte e no Agreste, o deputado estadual José Humberto (PTB) viaja amanhã para Tuparetama, no sertão pernambucano. O deputado irá comemorar ao lado do prefeito Sávio Torres (PTB), seu aliado, os 55 anos de emancipação política do município.
Mudança - A associação de Blogueiros de Pernambuco – ABLOGPE elegeu no último sábado (08), a sua nova diretoria. Em substituição a Lissandro, do A Voz da Vitória, foi eleito por unanimidade Paulo Fernando (imagem), do Blog Informe PE. Com pouco mais de quatro anos, a ABLOGPE é referência na defesa e valorização da blogsfera no Brasil.
Comemoração - O prefeito Pel Lages comemora amanhã, (11/04) a emancipação política de São José da Coroa Grande. Além do tradicional hasteamento de bandeiras e corte de bolo, o município sediará um jogo amistoso de beach soccer entre a seleção do Paraguai e a seleção coroense.
Saudades - Há exatos 23 anos, no dia 10 de abril de 1994, o município de São José da Coroa Grande perdia o prefeito Lívio Tenório (imagem), vítima de assassinato que tinha como mandante o então vice-prefeito Fernando José. Figura bastante querida, Livinho, como carinhosamente era chamado, chegou a governar a cidade vizinha de Barreiros por duas ocasiões e presidiu a AMUPE por 4 anos (1970-1973).
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Ribeirão – Prefeito Marcello Maranhão destaca 100 dias de governo
Nas vésperas de completar 100 a frente da prefeitura de Ribeirão, o prefeito Marcello Maranhão destaca avanços de sua gestão. Confira:
100 dias de governo: Resgatamos a credibilidade e autoestima dos ribeirãoenses.
Por Marcello Maranhão - Prefeito do Ribeirão.
"Uma Cidade completamente abandonada, sem rumo, sem credibilidade, escândalos e nas páginas policiais. Os governantes que estavam no poder deixaram nossa gente no fundo do poço e com vergonha de falar que era ribeirãoense. Esse foi o retrato que encontramos do nosso Município.
Assumimos a Prefeitura do Ribeirão em 01 de janeiro de 2017 com o compromisso de devolver a credibilidade da cidade e resgatar a autoestima dos munícipes. Nossa primeira ação, foi retirar o lixo que estava acumulado nas ruas desde o início de dezembro. O povo não aguentava mais tanta fedentina. Estamos limpando as galerias, valas, morros e nos preparando para o inverno. Iniciamos a troca das iluminárias queimadas em diversas ruas, priorizando o acesso às escolas, postos de saúde e corredores de transporte.
Cuidamos de regularizar a folha salarial dos nossos servidores e aposentados. Nos últimos 4 anos, os servidores foram deixados de lado, sem receber seus salários e muitos morreram de fome. Vimos e assistimos nossos valorosos servidores pedindo esmolas nas ruas. Hoje, pagamos os salários dos últimos três meses em dia e Deus vai nos ajudar para pagarmos corretamente até o final da nossa gestão. O comércio local voltou a vender aos funcionários da prefeitura aquecendo a economia local.
Nós estamos cumprindo com todas obrigações trabalhistas, contábeis, fiscais e previdenciárias. A Prefeitura está em dia com o fornecimento de todas as informações ao Tribunal de Contas e Ministério Público. Todas as compras estão sendo feitas através de licitação e seguindo a legislação.
Trabalhamos fortemente para reabrirmos as Unidades de Saúde que estavam fechadas e contratamos médicos e outros profissionais para atender à população. A nossa farmácia foi completamente reabastecida com medicamentos para distribuição gratuita. Abrimos o Serviço de Pronto Atendimento no SESP e com atendimento de qualidade.
Na educação também não foi diferente. Ampliamos o número de alunos matriculados, contratamos professores, merenda de qualidade e os professores estão sendo capacitados.
Estamos preparando a cidade para receber obras importantes que vão colocar Ribeirão no centro do desenvolvimento. Com o resgate da credibilidade. Os deputados colocaram emendas no orçamento do Estado e da União para realizarmos obras.
Vamos colher os frutos da parceria que fizemos com os governos de Pernambuco e Federal. Fomos recebidos pelo governador Paulo Câmara e por vários Ministros de Estado, em Brasília. Em breve, vamos iniciar obras de pavimentação, contenção de encostas nos morros, construção de escolas, unidades de saúde e áreas de lazer. Será o maior pacote de obras da história de Ribeirão. Tudo isso só será possível porque estamos economizando cada centavo neste momento de escassez da economia. Estamos fazendo uma gestão enxuta, cortando gastos desnecessários, fazendo mais com menos e respeitando o dinheiro do contribuinte.
O novo Ribeirão já chegou e de mãos dadas estamos construindo uma nova cidade. Estamos juntos e com a ajuda de todos, vamos fazer um grande governo com planejamento e sabendo onde queremos chegar. Temos muito o que comemorar nos 100 dias de gestão".
Ribeirão, 08 de abril de 2017 [...]
