Author: Wellington Ribeiro

Estudantes coroenses participam de ação de monitoramento das águas do Rio Una
A Secretaria Municipal de Educação realizou no dia de ontem, 22 de Março, mais uma importante ação de monitoramento do projeto "Observando os Rios", com a análise das águas do Rio Una, no distrito da Várzea do Una, em São José da Coroa Grande. A ação foi realizada justamente no Dia mundial da Água.
O projeto é uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e tem como objetivo principal mobilizar a comunidade em torno da importância do rio, disponibilizando os mecanismos para que a população faça o acompanhamento direto e permanente da qualidade de suas águas e participe de forma ativa do processo de preservação e recuperação do Rio Una.
No momento, participaram da ação alunos do 9º ano da Escola Mestre Zuza, acompanhados da professora de Biologia, Sra Hilda Sales, e também da equipe da SEDUC, a coordenadora local do projeto Observando os Rios, a diretora de Ensino e bióloga Karla Carvalho, e o assistente administrativo Otávio Lira, também voluntário no projeto.
O projeto já é desenvolvido no município desde dezembro de 2015, período em que esteve ligado a SEMA.
As coletas e análises são realizadas mensalmente e podem ser acompanhadas pela população, pois os resultados são divulgados no site da SOS Mata Atlântica (https://www.sosma.org.br).
Com informações da PSJCG [...]

Temer rasgou a CLT e a carteira de trabalho, acusa Humberto
O fim da especialização do trabalho no serviço público e em empresas privadas destrói mais de 80 anos de direitos e conquistas históricas dos trabalhadores e equivale à abolição da Lei Áurea. Essa é a avaliação do líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), sobre a votação da noite dessa quarta-feira (22), na Câmara dos Deputados, quando o plenário da Casa aprovou, por 231 votos a 188, um projeto de 1998 que permite a terceirização irrestrita no país. O texto segue à sanção do presidente não-eleito Michel Temer (PMDB), que articulou sua base governista para a aprovação do projeto. O PT fechou questão para que seus parlamentares votassem contra a matéria.
"É escandaloso. Temer mandou retirar dos arquivos da Câmara um texto do século passado, um texto de quase 20 anos, e empurrou goela abaixo para que seus aliados passassem como um gesto ao mercado.Esse governo precarizou, por completo, as relações de trabalho, destruindo todo um arcabouço erguido ao longo de décadas em favor dos trabalhadores", denunciou Humberto, que foi à sessão da Câmara para tentar pressionar os deputados contra a aprovação do projeto.
O texto prevê, ainda, o aumento de três para seis meses do tempo de trabalho temporário, prazo que também pode ser alterado por meio de acordo ou convenção coletiva, que terão poder superior à lei. "A gente sabe que os empregadores são muito mais fortes que os empregados. O que vai ocorrer é que haverá uma pressão total por menores salários, maiores jornadas e não haverá mais CLT que proteja. A parte mais fraca vai ser obrigada a aceitar acordos absolutamente lesivos aos seus interesses", explicou o líder da Oposição.
Para Humberto, a terceirização, tanto nas atividades-meio quanto nas atividades-fim das empresas, acaba com a especialização e joga no lixo a CLT e a carteira de trabalho. "Não haverá mais respeito às formações. Vamos virar um enorme centro de serviços gerais, onde todo mundo faz tudo pelo menor salário e jornadas mais estendidas. Essa é mais uma fatura paga àqueles que financiaram a deposição de Dilma Rousseff. O golpe é uma boneca russa. Assim que um se abre, sai outro de dentro."
A Câmara aliviou, ainda, a responsabilidade das empresas em relação aos empregados. Em vez de responsabilidade solidária nas obrigações trabalhistas, o texto aprovado estabelece responsabilidade subsidiária da empresa contratante em relação à empresa de serviços terceirizados.
"Além disso, acaram com a garantia aos terceirizados do mesmo atendimento médico e ambulatorial, bem como acesso a refeitório, destinado aos empregados da contratante. É oficializar a criação de uma massa de indigentes, de uma discriminação absurda e inaceitável nos tempos atuais", analisou o senador Humberto Costa, que esteve com representantes de centrais sindicais, da Justiça e do Ministério Público do Trabalho, que se opõem fortemente às mudanças. Juntamente com esses setores, o líder da Oposição estuda meios de ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) requerer a declaração de inconstitucionalidade do projeto. [...]

Talentos do Litoral Sul recebem Carteira Nacional do Artesão
O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco - AD Diper, em parceria com o SEBRAE, realizou, ontem (21/03), a emissão da Carteira Nacional do Artesão em São José da Coroa Grande.
Para a entrega dos documentos, foi montado na Praça Constantino Gomes um stand para que os artesãos pudessem expor os seus trabalhos, bem como mostrar como são produzidas as suas artes. As principais matérias primas utilizadas pelos artistas na produção de seus trabalhos foram a palha de coco, bambu, conchas, renda e materiais recicláveis. O evento ainda contou com artesãos dos municípios de Barreiro, Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré.
Ao todo foram emitidas dezenas de unidades da Carteira Nacional do Artesão, documento que irá beneficiar os artesãos da região lhes dando direito de comercializar suas obras nos Centros de Artesanato de Pernambuco - Unidade Recife e Bezerros, além de participar de oficinas, cursos e feiras de artesanato nacionais e internacionais patrocinadas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
A ação contou com o apoio da Prefeitura de São José da Coroa Grande, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos.
Com informações da PSJCG
Confira mais imagens:
[...]

Coluna do Blog desta quarta-feira (22) – Blog Ponto de Vista
Favorito para a eleição da UVP
Responsável por realizar uma grande restruturação na União dos Vereadores de Pernambuco – UVP desde que assumiu a entidade em 2015, o atual presidente, Josinaldo Barbosa (PTB, imagem), buscará no próximo sábado, dia 25, a renovação do seu mandato. Para isto, terá que vencer o candidato da oposição, vereador André Valença (PSD). A eleição acontecerá no município de Bonito, no Agreste Meridional do Estado.
Considerado azarão na eleição passada, quando conseguiu bater o ex-presidente Biu Farias (PSB) por uma diferença de apenas 10 votos, Josinaldo Barbosa logo que assumiu a UVP recuperou e ampliou a Casa do Vereador, local onde os vereadores das Câmaras afiliadas têm acesso a serviços de escritório, hospedagem, assessoria jurídica e de comunicação e trabalhou intensamente na valorização da classe e realizou 5 Congressos, um deles para comemorar os 40 anos da UVP.
Mesmo sendo considerado favorito na disputa, o atual presidente não tem se acomodado e já percorreu 82 das 96 Câmaras municipais filiadas à entidade. A informação que circula com bastante força no meio político é que a chapa encabeçada por Josinaldo Barbosa deverá impor uma derrota esmagadora sobre o seu adversário André Valença.
Cabide de emprego 1 – O deputado estadual Álvaro Porto (PSD) apontou mais uma vez a metralhadora para o governador Paulo Câmara (PSB) ao dizer que o Palácio do Campo das Princesas está se transformando em um “generoso abrigo partidário do poder”.
Cabide de emprego 2 - O parlamentar questionou as mais de 300 nomeações que foram feitas entre novembro de 2016 e março deste ano, nas quais se encontram candidatos derrotados nas eleições do ano passado e correligionários que encerraram o mandato em dezembro.
Mudança 1 - A vereadora de São José da Coroa Grande, Enilde da Colônia (PC do B, imagem), visitou na manhã de ontem (21), o deputado estadual Bispo Ossesio (PRB). Enilde votou em 2014 com Simone Santana (PSB) para estadual e com Luciana Santos (PC do B) para federal.
Mudança 2 – A expectativa é que a vereadora coroense mantenha o apoio à deputada estadual Simone Santana, mas substitua Luciana Santos por Bispo Ossesio, que no próximo ano disputará uma cadeira na Câmara Federal.
Se preparando – Em virtude da proximidade do período chuvoso na região, a prefeitura de Ribeirão lançará nesta quinta-feira (23) a operação Inverno. As ações que serão desenvolvidas com esta operação visa evitar os transtornos causados pelas chuvas. Durante três meses o Governo Municipal irá realizar limpeza de valas, ruas e canaletas, além de monitorar os locais de riscos nos morros colocando lonas de proteção quando necessárias. Também será o foco da Operação o combate a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O município é comandado por Marcelo Maranhão (PSB).
Prestação de contas 1 – O comandante do 10º BPM de Palmares, tenente-coronel Souza Filho, participou de duas reuniões no dia de ontem para apresentar a gestores de municípios da região um balanço do trabalho que a Polícia Militar desenvolveu desde o início do ano, período em que está a frente do Batalhão e também aproveitou para discutir ações compartilhadas com o municípios com o objetivo de conter a criminalidade na região.
Prestação de contas 2 - Em um dos encontros, o comandante Major Pires se reuniu no Palácio Luís Portela de Carvalho, sede do Poder Executivo Municipal dos Palmares, com o prefeito Altair Jr (PMDB). Já no outro, foi recebido na sede do Consórcio Portal Sul pelos prefeitos Elimário Farias (Barreiros), Franz Hacker (Sirinhaém), Sérgio Hacker (Tamandaré), Isabel Hacker (Rio Formoso) e Pel Lages (São José da Coroa Grande.
Educação - Técnicos da Secretaria Municipal de Educação de São José da Coroa Grande estão realizando visitas às escolas da zona rural para acompanhar o trabalho dos professores e levar o suporte pedagógico necessário no sentido de construir um currículo direcionado a educação do campo. As ações fazem parte do inovador modelo de gestão da Educação que Wagner Geminiano, secretário de municipal de Educação, está implantando no ensino público municipal.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Prefeitos se reúnem com comando do 10º Batalhão para discutir a segurança da região
Atentos às questões da segurança pública na região do Litoral Sul de Pernambuco, os prefeitos Elimário Farias (Barreiros), Franz Hacker (Sirinhaém), Sérgio Hacker (Tamandaré), Isabel Hacker (Rio Formoso) e Pel Lages (São José da Coroa Grande), se reuniram com o tenente-coronel Souza Filho, comandante do 10º BPM.
O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (21), na sede do Consórcio Portal Sul, em Rio Formoso, e contou também com a presença do vice-prefeito de Barreiros, Thomaz Baleia, do tenente Castro, Capitão Xavier e do Padre Arlindo Matos, representante da comunidade católica de Tamandaré.
“A reunião de hoje serviu para apresentarmos mais uma vez algumas reinvindicações que irão contribuir para para combater o avanço de violência na região. Entre elas, está a solicitação do reforço no policiamento nos cinco municípios do Litoral Sul com disposição de uma equipe exclusiva do GATI”, falou Thomaz Baleia.
O prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker, lembrou que momentos como estes estão sendo importantes também para que os gestores compartilhem as experiências devolvidas em seus municípios que contribuem para a melhoria da segurança pública. “A troca de experiências é outro ponto chave nesses encontros. No município de Tamandaré a prefeitura está investindo na expansão e melhoria da iluminação pública, na reforma e construção de áreas de convivência coletiva como praças e quadras esportivas, além de prioriza a Educação. Pois temos a certeza que ações como estas irão contribuir em médio e longo prazo na construção de uma sociedade melhor e mais pacífica”, expressou.
Entre os outros assuntos discutidos na reunião estava o engajamento dos prefeitos em apoiar a Polícia Militar contribuindo com o aluguel de prédios e divisão de custos operacionais que possam ser gerados com o incremento no policiamento.
Para o tenente-coronel Souza Filho, a reunião foi uma oportunidade para que ele pudesse apresentar aos gestores o cronograma de trabalho, bem como o resultado das atividades e operações que foram realizadas nos dos últimos três meses, período em que está sob o comando do 10º BPM.
“Encontro como estes são importantes para expormos o trabalho realizado pela Polícia Militar na região. Durante os últimos três meses foram realizadas várias operações, o que resultou na prisão de criminosos e desarticulação de quadrilhas, ações que refletirão em breve na diminuição da violência e melhoria da qualidade de vida da população”, destacou o comandante Souza Filho, tenente-coronel da PM.
O comandante do 10º BPM também assegurou o reforço no policiamento. Entre as medidas adotadas para atender a esta necessidade, Souza Filho garantiu que uma equipe exclusiva do Grupo de Apoio Tático Intinerante (GATI) ficará à disposição para atender os municípios de Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém e São José da Coroa Grande. “As operações contra a criminalidade continuarão, para isto, a Polícia Militar está empenhada com o objetivo de preservar a ordem e garantir a paz”, frisou.
Ao final do encontro, os prefeitos combinaram em buscar uma audiência com o governador para apresentarem algumas outras demandas para conter a violência na região. [...]

Coluna do Blog desta terça-feira (21) – Blog Ponto de Vista
Davi Muniz (PEN) iniciou a sua carreira política em 2009, ano em que se elegeu conselheiro tutelar da Cidade do Recife e figurou entre os mais bem votados da região Metropolitana com 1.375 votos. Apostando alto no trabalho social que desenvolveu no Bairro da Várzea, sua principal base eleitoral na Capital pernambucana, o então jovem conselheiro tutelar, com apenas 31 anos, se lançou como candidato a vereador no ano de 2012 pelo PHS, pleito em que alcançou uma cadeira no Poder Legislativo Municipal com 4.739 votos.
No ano de 2016, já pelo Partido Nacional Ecológico (PEN), disputou a reeleição e mais que dobrou a sua votação alcançando surpreendentes 11.693 votos, ficando na 7ª colocação entre os mais votados. Agora, visando alcançar níveis mais altos, o vereador pretende encarar mais um desafio, desta vez o seu objetivo é alcançar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Em todas as duas disputas para a Câmara do Recife o vereador Davi Muniz concorreu pelas chamadas “chapinhas”. Para conseguir ser eleito deputado estadual no próximo ano deverá optar por seguir o mesmo caminho, desta vez, se aliando a candidatos que possuam potencial entre quinze e vinte e cinco mil votos. Caso consiga ampliar um pouco mais a votação que teve para vereador no Recife, não terá dificuldade, em tese, como mandatário do PEN no Estado, de conseguir ao menos 10 mil votos no interior para garantir competitividade diante do cenário acima descrito e chegar com grandes chances de alcançar uma cadeira na ALEPE no próximo ano.
Um olho no padre... - No último fim de semana o deputado federal João Fernando Coutinho (PSB) foi visto nas cidades de Água Preta e Joaquim Nabuco, na Mata Sul de Pernambuco, prestigiando as festividades de São José, padroeiros destes municípios.
Outro na missa - Em Joaquim Nabuco, o parlamentar esteve junto ao ex-prefeito João Carvalho, de Lírio Júnior, candidato a prefeito pelo PSB nas últimas eleições, e dos vereadores Fred, Luciano da Garagem e Cícero Magro.
Jaqueira 1 – O ex-prefeito Amadeu Henrique e sua esposa Ridete (PSD), candidata a prefeita em 2016, já decidiram os deputados que irão apoiar nas eleições do próximo ano. Para estadual vai com Simone Santana (PSB) e para federal votará com André de Paula (PSD).
Jaqueira 2 – Em relação ao apoio para o Governo do Estado, Amadeu foi categórico ao afirmar que votará “em qualquer um, menos em Paulo Câmara”.
Problemas na saúde - O prefeito de Água Preta, Eduardo Coutinho (PSB), após ter se submetido na semana passada a um processo de cateterismo depois que sentiu incômodos no peito, deverá se submeter ainda nesta semana a uma cirurgia para a implantação de três stents. O político está aguardando a realização do procedimento no Real Hospital Português, no Recife.
Troca 1 – Após receber mais de 2.900 votos em Água Preta na eleição de 2014, ao dobrar no município com o deputado federal João Fernando Coutinho (PSB), o deputado estadual Clodoaldo Magalhães será substituído pelo também deputado estadual Aluísio Lessa (PSB).
Troca 2 – Embora alguns acreditem que esta atitude seja um sinal de afastamento entre Clodoaldo e João Fernando, a verdade é que os dois irão manter a parceria em outros municípios da região, a exemplo de Xexéu, cidade comandada pelo pai de Clodoaldo. Para ressarcir os votos que Clodoaldo perderá com a saída de Água Preta, João Fernando deverá compensar o aliado com votos em Jaboatão dos Guararapes, município que concentra o seu escritório político e onde conseguiu constituir uma boa base eleitoral.
Mantendo promessa - O prefeito de Sirinhaém, Franz Hacker (PSB), promete entregar no próximo sábado (25) três novas caminhonetes de cabine dupla e uma ambulância para atender as necessidades dos moradores da zona rural. A disponibilização de caminhonetes para o atendimento da população rural faz parte do cumprimento de uma promessa de campanha que Franz tem mantido desde que assumiu o comando da prefeitura em 2013, que é o de oferecer à população o mesmo tipo de transporte que ele dispõe.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

1ª Copa São José de Futevôlei reuniu atletas no último fim de semana
A praia de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco, foi palco, neste último final de semana, da 1ª Copa São José de Futevôlei.
Apoiado pelo Governo Municipal, o evento foi organizado por Neto Gás durante os dias 18 e 19 de março e contou com a participação de 10 duplas que disputaram os jogos na Arena Zonbar, na Orla do Município.
Durante os dois dias de competição a 1ª Copa São José de Futevôlei foi responsável por atrair um grande público que foi prestigiar as partidas.
Em seu último dia, no domingo, os jogos foram prestigiados por algumas autoridades, entre elas o prefeito Pel Lages, o vereador coroense Augusto Rabelo e o vereador do Recife do prefeito Davi Muniz.
Com informações da Prefeitura de São José da Coroa Grande
Confira mais imagens:
[...]

Armando e prefeito de São Lourenço juntos para gerar mais emprego
Em visita a São Lourenço da Mata, nesta segunda-feira (20), o senador Armando Monteiro (PTB) conversou com o prefeito Bruno Pereira (PTB) sobre a atração de investimentos e empresas para o município. Segundo o líder petebista, o objetivo é gerar empregos e melhorar a renda da população. Em paralelo, Armando também se comprometeu em levar mais recursos federais para a cidade, com a implantação de obras e políticas públicas. Um dos equipamentos a ser contemplado é o Pátio da Feira, que será requalificado e ampliado pela Prefeitura.
Armando Monteiro destacou que a Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura e Meio Ambiente (Adesma), criada na gestão Bruno Pereira e que tem o papel de atrair indústrias e empresas para o município, terá uma ação decisiva no desenvolvimento de São Lourenço da Mata nos próximos anos.
“A Prefeitura não pode apenas se voltar para a prestação de serviços convencionais, como o da limpeza. O município também tem que atuar na promoção econômica, na atração de investimentos, na articulação para gerar empregos. A criação da Agência de Desenvolvimento marca uma preocupação do prefeito Bruno Pereira em atuar nessa promoção econômica. Eu quero ser parceiro desse trabalho para a gente levar investimentos para São Lourenço e gerar empregos, que é o que a população precisa”, afirmou Armando Monteiro.
O prefeito Bruno Pereira sublinhou que a experiência que o senador acumulou à frente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Ministério do Desenvolvimento contribuirá para que a Adesma possa abrir as portas para população conquistar empregos. “A Agência foi criada pensando em gerar empregos. E não tem uma pessoa mais gabaritada que o senador nessa área para nos ajudar a desenvolver São Lourenço e fazer da cidade um grande polo para trazer emprego para o nosso povo”, disse.
PROGRAMAÇÃO – A visita de Armando Monteiro a São Lourenço começou com uma passagem na Prefeitura. Na sede do Executivo municipal, o senador foi recebido pelo prefeito Bruno Araújo, o vice-prefeito Doutor Gabriel Neto, secretários municipais e vereadores da cidade, onde discutiram os projetos prioritários da gestão. O petebista elogiou as primeiras ações do governo municipal, como a racionalização administrativa. “O prefeito Bruno Pereira tem tomado medidas que claramente apontam para o rumo certo”, assinalou.
Em seguida, Armando, o prefeito e comitiva fizeram uma visita ao Hospital e Maternidade Petronila Campos, reaberto neste mês após ter ficado fechado por cinco meses. Nos dois primeiros meses de 2017, a gestão municipal investiu mais de R$ 600 mil na recuperação da unidade de saúde, comprando medicamentos e insumos, além de contratar profissionais e especialistas e implantar um sistema informatizado.
A passagem de Armando por São Lourenço concluiu com uma visita ao Pátio da Feira. O senador se prontificou em ajudar o governo municipal a conseguir recursos federais em Brasília para revitalizar o espaço público, de modo a abrigar mais boxes e acomodar de forma digna os feirantes e oferecer mais conforto e higiene à população.
Além do senador Armando Monteiro, participaram da visita a São Lourenço o presidente estadual do PTB, José Humberto Cavalcanti, o deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB), os deputados estaduais Júlio Cavalcanti (PTB) e Joel da Harpa, além de vereadores e lideranças locais. [...]

TJPE abrirá concurso em breve
Os presidentes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo, e do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), Alexandre Faraco, assinaram contrato referente à realização de concurso público para o provimento de cargos de servidores no Judiciário estadual. A assinatura aconteceu na manhã da última sexta-feira (17/3), em São Paulo (SP), onde fica a sede da empresa, que venceu o processo licitatório, homologado em janeiro deste ano, para contratação de instituição prestadora de serviços técnicos especializados de organização e aplicação de provas.
Na última semana, representantes do IBFC estiveram no Palácio da Justiça, no Recife (PE), para uma reunião com membros da Diretoria Geral e da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal. Entre alguns pontos abordados, a elaboração de um calendário preliminar e o início das tratativas do edital, previsto para ser divulgado até maio próximo com aplicação de provas, possivelmente, no mês de agosto deste ano.
Para o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, a realização do certame representa mais uma etapa na busca por uma plena prestação de serviço à sociedade. “Estamos investindo em pessoal e infraestrutura, para atender o cidadão de forma contínua e qualificada.” Também em São Paulo, o diretor-geral e o secretário de Gestão de Pessoas do Tribunal, respectivamente, Ricardo Lins e Marcel Lima, avaliaram a visita técnica como bastante proveitosa, especialmente pelas qualificações e organização da empresa.
O presidente do IBFC, Alexandre Faraco, destaca a seriedade do processo de escolha da organizadora – sem dispensa de licitação e por meio de leilão eletrônico, como orienta o Conselho nacional de Justiça (CNJ) – e afirma acreditar no sucesso do certame. “O Tribunal de Justiça usou um critério bastante importante e transparente na qualificação da banca que vai realizar esse concurso. Nós estamos capacitados, temos vasta experiência nacional. É um concurso de grande projeção pelo número de candidatos e pela importância de todo o evento, que tem tudo para transcorrer de forma bem tranquila.”
Mais detalhes sobre o concurso, a exemplo da quantidade de vagas ofertadas e valor das inscrições, serão gradativamente divulgados pela Assessoria de Comunicação Social do TJPE no site e nas redes sociais da instituição. O último certame para servidor do Judiciário pernambucano foi realizado em 2011 para os cargos de técnico, analista e oficial.
Com informações do TJPE [...]

Coluna do Blog desta segunda-feira (20) – Blog Ponto de Vista
Lula, um candidato que preocupa a Direita
Acompanhado de uma multidão vinda dos mais diversos Estados do Nordeste, o ex-presidente Lula, em companhia da ex-presidente Dilma, visitou o município de Monteiro, na Paraíba, para realizar o que chamou de “inauguração popular” do eixo leste da Transposição do Rio São Francisco.
Detentor de um prestígio, força e liderança política jamais vista em qualquer outro personagem político da atualidade, Lula emocionou uma multidão que parou em baixo de um sol escaldante para ouvi-lo e ovacioná-lo.
Em seus discursos, o ex-presidente não poupou críticas aos adversários e lançou várias provocações sugerindo que os seus opositores “rezem” para que ele não seja candidato em 2018. Figurando em primeiro lugar em todos os possíveis cenários de disputa, Lula impõe medo e receio em todos aqueles que pretendem disputar o comando do Palácio do Planalto no próximo ano.
A verdade é que a dimensão atingida no evento deste domingo mostrou que o ex-presidente tem ao seu lado um imenso exército. O que resta para os seus adversários é torcer para que ele seja impedido de disputar caso seja condenado em um dos cinco processos em que é réu, o que pode torná-lo inelegível, porém, caso contrário, não há dúvida de que o pernambucano de Caetés é um forte candidato a comandar a Presidência da República por mais uma vez.
Parabéns - A Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, comemora no próximo dia 28 deste mês o aniversário de 50 anos de sua fundação. Neste mesmo dia a entidade dará posse a sua diretoria que tem José Patriota, prefeito de Afogados da Ingazeira, como presidente. Da região da Mata Sul farão parte do Conselho Deliberativo da AMUPE os prefeitos Franz Hacker (Sirinhaém) e o Altair Jr (Palmares).
Saúde – Após adquirir uma frota de 12 ônibus logo no início do ano, a prefeitura de Rio Formoso, município comandado por Isabel Hacker (PSB), comprou uma ambulância para atender aos moradores dos distritos de Cucaú e Conceição. Vale destacar que todos os veículos foram adquiridos com recursos do tesouro municipal.
Concorrentes 1- O suplente de senador Douglas Cintra (PTB imagem), estuda a possibilidade de ser candidato a deputado federal nas eleições do próximo ano. A pretensão do empresário caruaruense compromete ainda mais a reeleição do deputado federal Wolney Queiroz (PDT), que terá mais um concorrente para disputar os votos da capital do Forró, a sua principal base eleitoral.
Concorrentes 2 – Por falar em Caruaru, outro político local que deverá disputar as eleições de 2018 é o delegado Erik Lessa (PR). Atualmente ocupando o cargo de consultor técnico da secretaria de Diretos Humanos, o republicano tem a intenção de concorrer uma vaga na Assembleia Legislativa. Lessa foi candidato a prefeito no ano passado, ocasião em que alcançou a 3º colocação com mais de 41 mil votos. Sua candidatura à ALEPE rivaliza com a dos atuais deputados estaduais Tony Gel (PMDB) e Laura Gomes (PSB), ambos de Caruaru e que buscarão a reeleição no próximo ano.
Pé na estrada 1 – O governador Paulo Câmara (PSB) começa na próxima quinta-feira (23), o Seminário Pernambuco em Ação, projeto que tem como proposta percorre as principais regiões de Pernambuco para ouvir a população, discutir as demandas locais e prestar contas dos dois primeiros anos de gestão.
Pé na estrada 2 – Os primeiros municípios contemplados serão Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú), Petrolândia (Sertão de Itaparica) e Arcoverde (Sertão do Moxotó). Enfrentando sérios problemas nas áreas de Saúde e Segurança Pública, o governador deverá sofrer bastante resistência em suas andanças pelo Estado.
Crítica – O programa Pacto Pela Vida voltou a ser alvo de críticas por parte do senador Armando Monteiro (PTB). Pré-candidato a governador, Armando acusou o governador Paulo Câmara de não reconhecer o fracasso do atual modelo de segurança, que segundo o senador “precisa ser redefinido” para conter o avanço da criminalidade no Estado.
Mergulhou – Deputado federal mais votado nas últimas eleições com mais de 280 mil votos e conhecido por seu estilo midiático ao discutir questões de grande apelo popular, a exemplo da redução da conta de energia elétrica, Eduardo da Fonte (PP), tem procurado se manter o máximo afastado dos holofotes depois que teve o seu nome denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sob a acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
No estaleiro – Em razão de uma agenda de compromissos bastante intensa nas quais tem se submetido desde o início do mandato, o prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages (PEN), foi obrigado a se submeter a alguns dias de descanso por conta de problemas na saúde.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]
