Author: Wellington Ribeiro

Armando celebra vitória de Josinaldo Barbosa na eleição da UVP
O senador Armando Monteiro (PTB) comemorou a expressiva vitória conquistada pelo vereador e presidente da Câmara de Timbaúba, Josinaldo Barbosa (PTB) na eleição da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP). O petebista foi reeleito neste sábado (25) para mais dois anos de mandato à frente da presidência da UVP.
Em pleito realizado durante o Congresso de Vereadores e Servidores de Câmaras, que ocorre no município de Bonito, Josinaldo obteve 601 votos, conseguindo uma diferença de mais de 300 votos a mais em relação ao segundo colocado na disputa, o vereador de São Bento do Una, André Valença (PSB).
"A vitória de Josinaldo Barbosa é um reconhecimento à sua liderança, que se consolidou ao longo de seu mandato na presidência da UVP. Essa larga conquista, que reuniu toda a base da representação municipal, dá mostras da capacidade de Josinaldo de articulação", destacou Armando Monteiro.
O líder petebista afirmou ainda que o feito conquistado por Josinaldo representa uma vitória do vereador, da UVP e do PTB. "Essa é uma vitória expressiva para Josinaldo, para a UVP e para o PTB. Josinaldo é uma liderança valorosa e o PTB se honra em tê-lo em nossos quadros", completou o senador. [...]

Prefeitura de Barreiros repõe coqueiro da Ilha da Praia de Porto Nassau
A Prefeitura de Barreiros, por meio da Secretaria municipal de Meio Ambiente e Agricultura, realizou na manhã deste sábado (25/03), o plantio do coqueiro da Ilha da Praia do Porto Nassau.
Principal atrativo turístico do município, a Ilha da Praia do Porto Nassau foi alvo da ação de vândalos, o que resultou na morte do conhecido coqueiro solitário que dá nome a ilhota.
“Lamentavelmente vândalos mataram o famoso coqueiro da Ilha, mas já providenciamos a reposição imediata de outra árvore. Pedimos a todos que visitam este belo local que ajudem na preservação deste patrimônio”, disse o vice-prefeito Thomaz Baleia acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Vicente.
Escrito por Wellington Ribeiro
[...]

Obra da UFRPE do Cabo acelera e ministro garante cumprimento de prazo
Quando o Ministro da Educação, Mendonça Filho assumiu em maio de 2016, as obras de construção da nova Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), contavam com pouco mais de 20 funcionários. Hoje são 500 pessoas em atividade. Com a aceleração do ritmo, o prazo para entrega, para 2018, será mantido. A garantia foi dada, nesta sexta-feira, 24, pelo ministro Mendonça Filho, ao participar do lançamento da cápsula do tempo da obra com operários, servidores e da reitora da UFRPE, Maria José Sena.
“Este é um dos maiores e mais importantes canteiros de obras do estado, que trabalha em ritmo acelerado, para atender à demanda da população”, afirmou Mendonça Filho. Segundo o ministro, não faltou dinheiro e não vai faltar recursos para que o novo campus da UFRPE do Cabo termine dentro do prazo", completou. A obra está orçada em R$ 179,5 milhões.
Em 10 meses de gestão, o ministro Mendonça filho já liberou cerca de R$ 350 milhões para custeio e investimento nas universidades federais de Pernambuco. "Ao mesmo tempo em que geramos oportunidades para trabalhadores, gerando empregos na obra, também criamos oportunidades para os jovens com formação qualificada”, disse Mendonça Filho. A reitora Maria José Sena também destacou a importância do cenário de inclusão social que vem sendo criado. “Temos um projeto que permite ao filho do cortador de cana ou do mestre de obra a possibilidade de um curso superior. E com a certeza de que ele continuará sendo reforçado pelo MEC”, declarou.
Durante a visita ao canteiro de obras, foi realizada uma cerimônia em que todos os presentes, incluindo o ministro e os operários, depositaram numa cápsula do tempo suas expectativas para a UACSA nos próximos 10 anos. Após esse prazo, a cápsula será reaberta.
UACSA – A unidade do Cabo funciona desde 2014 em local provisório e atende 600 alunos de cinco cursos de engenharias: mecânica, eletrônica, elétrica, civil e de materiais. O novo campus terá 56 mil m² de área construída, com salas de aula, laboratórios, oficinas, biblioteca, restaurante universitário e centro de convenções.
Aproximadamente três mil estudantes estarão matriculados em 48 cursos de graduação, entre bacharelados em engenharia e tecnólogos. Será adotado um modelo de formação que permitirá ao aluno cumprir 2.760 horas e depois trancar por até quatro anos, obtendo certificação intermediária. Os estudantes vão desenvolver atividades práticas desde o início da graduação, tanto nos laboratórios quanto nas indústrias da região, para uma imersão na futura profissão e um aprendizado direcionado. [...]

Secretário de Educação de São José da Coroa Grande presta conta dos três meses à frente da pasta.
A Secretaria de Educação de São José da Coroa Grande tem procurado, nestes três primeiros meses de gestão, construir uma educação de qualidade para o município, mudando algumas práticas administrativas e, sobretudo, pedagógicas. Com total apoio do prefeito Pel Lages, o secretário Wagner Geminiano tem montado uma estrutura de trabalho que tem permitido ao município a construção de uma visão acolhedora de educação e a possibilidade de se construir uma escola significativa para todos os atores envolvidos no processo educativo.
Neste sentido, alguns esforços vêm apresentando resultados bastante satisfatórios já neste início de gestão. Um deles é que, pela primeira vez, a SEDUC conta com uma equipe multidisciplinar permanente, formada por psicólogo, assistente social, psicopedagogo e nutricionista, para dar suporte à todas as escolas do munícipio, atendendo assim uma reivindicação antiga de professores e profissionais da educação. A SEDUC passou a contar também com uma equipe permanente de técnicos de ensino, todos com especialização ou mestrado, que irão dar um suporte pedagógico no acompanhamento, planejamento e construção de um ensino significativo dentro das quatro grandes áreas de conhecimento. Além disto, a presença desta equipe, que se soma aos supervisores e coordenadores, tem possibilitado uma formação de professores e profissionais da educação mais focada e direcionada para cada nível de ensino e realidade, permitindo reconhecer e trabalhar com as diferenças e especificidades da educação infantil, do fundamental I, do fundamental II, do EJA e da educação do campo.
Aliado a isso a SEDUC estabeleceu algumas parcerias com a UFPE e o IFPE que vai permitir ampliar o alcance destas ações e qualificar ainda mais os professores e profissionais da educação de nosso município. Tudo isto faz parte do esforço conjunto do prefeito Pel Lages, do secretário Wagner Geminiano, de toda equipe SEDUC e de todos os professores e profissionais da educação do município para construir uma educação acolhedora, significativa e de qualidade. Acreditando sempre que este objetivo só será alcançado se todos construírem juntos, a partir do diálogo, do respeito e do entendimento que cada sujeito do processo educativo tem papel fundamental para que isso aconteça.
EDUCAÇÃO SE FAZ ACOLHENDO: Construindo uma escola significativa.
Wagner Geminiano – Secretário Municipal de Educação [...]

Tamandaré – Voluntários realizam trabalho ambiental na Praia
Coordenados pela ONG Garis Marítimos, jovens do Programa Agentes Ambientais da Prefeitura de Tamandaré realizam atividades de limpeza da praia e conscientização ambiental.
Desta vez, os voluntários realizaram o trabalho na praia da Boca da Barra, ocasião em que recolheram mais de 300 kg de lixo, distribuíram sacolinhas para os visitantes, além de realizarem palestras e atividades culturais.
O trabalho desenvolvido pela ONG Garis Marítimos existe há mais de dez anos e conta com o apoio da Prefeitura de Tamandaré, por meio da Secretária de Meio Ambiente, além de estudantes e de voluntários.
Apostando no envolvimento social como importante ferramenta para a preservação do meio ambiente, a ONG Garis Marítimos está recrutando novos voluntários para as campanhas de Arborização Urbana, Gincana da Reciclagem e Praia Limpa com a instalação de Eco Pontos na Orla. Os interessados devem entrar em contato com o coordenador Joab Almeida pelo contato : (81) 98753-9589.
[...]

Sirinhaém – Prefeito Franz Hacker entrega três caminhonetes e ambulância à população
Com o propósito de manter o alto padrão de qualidade no atendimento à população, a Prefeitura de Sirinhaém realizou na manhã deste sábado (25/03), a entrega de três novas caminhonetes cabine dupla 4x4 e uma nova ambulância.
Adquiridos com recursos próprios, os novos veículos estarão disponíveis para atender não só aos moradores da área urbana do município, mas de toda a extensão da zona rural. Para isto, as três caminhonetes foram equipadas com rádios amadores, o que facilitará a comunicação entre o hospital municipal e as comunidades localizadas na zona rural, nas quais quase sua totalidade já dispõe de uma estação de rádio amador implantada pela prefeitura na gestão do prefeito Franz Hacker. Já a ambulância, equipada com os equipamentos necessários para a assistência de serviços de emergência, estará acessível para o auxílio no socorro e remoção de pacientes.
“A entrega destes veículos é resultado de um compromisso que firmamos com a população de Sirinhaém de oferecer sempre o melhor. O trabalho não vai parar por aí, isso só é o começo. Em breve estaremos anunciando o início de algumas obras e entregando outras conquistas. Tudo isso graças ao trabalho incansável por este município que tanto amo e a responsabilidade em gerir os recursos de maneira séria e comprometida como bem estar da população”, expressou o prefeito Franz Hacker.
Outras conquistas - Recentemente o prefeito Franz Hacker (PSB) realizou a entrega de um Ginásio Poliesportivo no Distrito de Barra de Sirinhaém e inaugurou uma Praça e uma quadra poliesportiva na Vila Operária.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

São José – SEDUC realiza reunião pedagógica com professores da Zona Rural
A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta sexta-feira, dia 24 de março, um encontro pedagógico com os professores da zona rural. Estavam presentes as professoras das 06 escolas rurais, as coordenadoras da Educação Infantil e do Fundamental I, Joseane e Ariana, respectivamente, a coordenadora da zona rural, Ana Lyra, a diretora de ensino Karla Carvalho, os técnicos pedagógicos, Diego Andrev e Luciana Demerary, a psicóloga Carla Tavares, e o secretário de educação Wagner Geminiano.
No momento, os coordenadores e os professores trataram dos desafios e conquistas alcançados nas turmas multiseriadas das escolas rurais, as temáticas que serão tratadas na I EXPORURAL, e a proposta de planejamento e currículo.
“Foi um momento muito rico de conhecimento e troca de experiências. Foi apenas o início de muitos encontros que virão pela frente, já que a nossa meta é acolher a todos de forma significativa, buscando a construção de uma educação de qualidade”, disse Wagner Geminiano.
Com informações da Prefeitura de São José da Coroa Grande [...]

Ribeirão – Prefeito realiza entrega de ambulância
O prefeito de Ribeirão, Marcello Maranhão (PSB), entregou na última quinta-feira (23), para os moradores da Agrovila, na Zona Rural do município, uma ambulância para atender aos serviços de emergência daquela localidade.
Na oportunidade, o gestor aproveitou para vistoriar as instalações da Unidade Básica de Saúde, local onde ficará o veículo, e também a Escola Municipal Presidente João Goulart.
Escrito por Wellington Ribeiro
[...]

Coluna do Blog desta sexta-feira (24) – Blog Ponto de Vista
O DIREITO DA POLÍTICA NA SEMANA
"Quero encontrar na vossa força coletiva organizada os elementos de ação que ainda me faltam para combater os grupos de exploradores responsáveis pela carestia da vida e pela desvalorização do vosso dinheiro."
Getúlio Vargas
SOBRE A CITAÇÃO – A citação foi retirada de carta enviada aos Trabalhadores pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas, pela comemoração do Dia do Trabalho (01 de maio de 1951 – Estádio do Vasco da Gama). Nessa semana, a aprovação pela Câmara dos Deputados da chamada “Lei da Terceirização” dividiu opiniões. Pelo novo regramento, as empresas poderão terceirizar quaisquer atividades, inclusive as atividades-fim.
FAVORÁVEIS À LEI – Para os que são favoráveis, a existência de legislação sobre o assunto é fundamental para garantia da segurança jurídica dos trabalhadores e empregadores. Argumentam que a burocracia trabalhista acaba por restringir o crescimento dos postos de trabalho, desmotivando o empresariado a realizar contratações. Assim, com o regramento próprio, as empresas terceirizadas poderão especializar o serviço e aumentar a produtividade.
CONTRÁRIOS À LEI – As entidades sindicais e os movimentos sociais temem que, com a entrada em vigor da “Lei de Terceirização”, haja precarização da relação trabalhista. Argumentam que a nova legislação incentivará demissões dos trabalhadores, contratados pelo regime da CLT, para que sejam recolocados no mercado como terceirizados, com remuneração menor e diminuição dos benefícios.
SANÇÃO “TEMERÁRIA” – O texto do projeto de Lei, agora, segue para sanção do Presidente Michel Temer (PMDB), que deverá promulgar com muito contentamento. E que Getúlio Vargas, autor da citação da semana, se revire no túmulo.
SENADO NA ÁREA – O curioso é que tramita no Senado Federal projeto de lei mais recente tratando do mesmo assunto. Projeto esse, inclusive, que já foi aprovado pela Câmara. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), já informou que o Senado deverá atualizar a proposta de terceirização aprovada.
DISCUSSÃO JUDICIAL – Como tudo no Brasil, o assunto certamente terminará no judiciário. A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA) já sinalizou que considera a liberação da terceirização de todas as atividades inconstitucional.
A TODO VAPOR - O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro informou ter oferecido denúncia à Justiça, contra 05 ex-dirigentes da Eletronuclear, que foram presos preventivamente.
PLEITO DE 2018 – Há quem afirme que a atual presidente do STF, Cármen Lúcia, será candidata ao Palácio do Planalto na eleição do próximo ano. Nessa semana, ela foi destaque do matutino “O Globo”. Foram 04 páginas do jornal dedicadas à presidente do STF.
TOMOU POSSE – O ex-ministro da Justiça Alexandre de Moraes, assumiu nesta quarta (22.03) a cadeira de Teori Zavascki no STF. A solenidade contou com a presença de Magistrados de tribunais superiores, ministros aposentados do Supremo, comandantes das Forças Armadas, governadores e prefeitos, além do presidente Michel Temer e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB).
FESTA – Para comemorar a posse, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), reuniu autoridades do Judiciário, do Legislativo e do Executivo para evento que teve ingressos ao preço de R$ 350. Alexandre de Moraes, logicamente, foi intensamente assediado ao longo da festa animada com música ao vivo.
TEM QUALIDADE? – outro assunto que tomou conta do noticiário em geral foi a nova operação da Polícia Federal que tem por escopo investigar indústrias de proteína animal.
POLÍCIA FEDERAL E SEU PODER PARALELO – Inegável a relevância da atuação da PF e seu fundamental papel na busca por um país livre da praga da corrupção. Entretanto, cautela sempre é necessário, e nunca é demais. Depois de investir no ramo do petróleo, no setor de construção, agora chegou ao agronegócio. A Lava Jato já deixou terra arrasada na área das empreiteiras. Parece mesmo que a próxima vítima a sofrer as consequências das operações espetaculosas é um dos setores que mais impulsiona a economia nacional.
LOGO AGORA? – O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo. Mas, bastou uma denúncia pontual de esquema fraudulento para se colocar em xeque todo o mercado. Assim, sem nem mesmo terminar as investigações, a operação minou com a reputação verde e amarela, criando oportunidade para reduzir o preço da commoditie. Logo em tempos de crise econômica!!!
MPPE PEDE SEGURANÇA – Nesta semana, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu inquérito civil para investigar possível omissão e/ou insuficiência, por parte do Governo do Estado, na adoção de medidas continuadas de recomposição do efetivo da Polícia Militar. A ideia, segundo o promotor responsável, é de firmar um ajustamento de conduta visando aumentar o número de policiais e conferir maior segurança à população.
DIA DO BLOGUEIRO – Nessa segunda (20.03) comemorou-se o Dia Estadual do Blogueiro. Tal assunto foi tema, inclusive, de pronunciamento do Deputado Estadual Zé Maurício (PP) que aproveitou para homenagear todos os Blogueiros de Pernambuco na tribuna da ALEPE. Para o parlamentar, os “blogues” são importantes para a democratização da informação, principalmente no Interior do Estado de Pernambuco. Os blogueiros também receberam homenagens, em apartes, dos deputados Antônio Moraes (PSDB), Terezinha Nunes (PSDB) e Pastor Cleiton Collins (PP).
E PRA COMEMORAR – Em comemoração ao Dia do Blogueiro (risos...), o Juiz Sérgio Moro determinou a condução coercitiva do blogueiro Eduardo Guimarães, editor do “Blog da Cidadania”, que teria tido acesso a informações sigilosas da Polícia Federal, tendo divulgado a condução do ex-presidente Lula (PT) com uma semana de antecedência. Após escutar o blogueiro, o Juiz decidiu por encerrar a investigação. Vai entender!!!
DE OLHO NA REELEIÇÃO – Visando à reeleição, o governador Paulo Câmara (PSB) disse em entrevista à Folha de PE que está aberto para debater alianças no próximo pleito estadual, inclusive com legendas como PT, PSDB e DEM. Afirmou que está de portas abertas para o diálogo com os partidos que estiverem dispostos a ajudá-lo e tiverem afinidade de pensamento com o projeto da Frente Popular por Pernambuco. Difícil, não?
PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM – Você, profissional do Direito, integrante do Poder Executivo para Assuntos Jurídicos, Assessor Parlamentar, Advogado, Membro do MP, da Magistratura, Secretário Municipal, Vereador, ou até mesmo que goste de assuntos jurídicos e da política pode participar da coluna das sextas “O Direito da Política na Semana” do Blog Ponto de Vista, enviando sugestões de pauta, assuntos, notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 9.8898-3798 (VIVO). Se preferir, envie o assunto para o e-mail: blogpontodevistape@gmail.com
Por Pedro Henrique Oliveira - Advogado e colunista semanal do Blog Ponto de Vista. [...]

Prefeito Sérgio Hacker irá inaugurar escola com presença do governador Paulo Câmara na próxima terça-feira (28)
Mantendo o compromisso de ampliar o acesso à Educação e ofertar um ensino público de qualidade, o Prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker (PSB, realizará na manhã da próxima terça-feira (28), às 08:00 horas, a inauguração da Escola de Referência Rinaldo Silva de Oliveira .
A cerimônia contará com a presença do governador Paulo Câmara (PSB), do secretário Estadual de Educação, Fred Amâncio, dos deputados Danilo Cabral e Clodoaldo Magalhães, dos prefeitos Franz Hacker (Sirinhaém) e Isabel Hacker (Rio Formoso), além de outras autoridades da região.
Localizada no Bairro de Rio Formoso I, em uma área de 5.129 m², dos quais 2.074 m² são de área construída, a Escola Municipal de Referência Rinaldo Silva de Oliveira contará com 8 salas de aulas climatizadas, laboratório de informática, biblioteca, refeitório, espaço para recreação e uma área já pré-estabelecida para a construção de uma quadra poliesportiva. No total serão 265 vagas disponíveis, sendo 90 delas destinadas ao ensino em tempo integral para os alunos do 6º ano e outras 175 vagas para atender aos estudantes do 4º e 5º.
O investimento total da construção foi de quase R$ 2,9 milhões, em recursos próprios da Prefeitura de Tamandaré. Deste montante R$ 400 mil foram com a aquisição de equipamentos e o restante para a edificação da obra.
“Oferecer um ambiente favorável para o desenvolvimento da Educação foi um compromisso da gestão do ex-prefeito Hildo Hacker, responsável por iniciar esta obra, e faz parte também do objetivo desta gestão. Os investimentos realizados na Escola Rinaldo de Oliveira foram pensados para oportunizar tanto aos professores, quanto aos alunos o máximo de aproveitamento na relação de ensino-aprendizagem, pois entendemos que investir em educação é pensar no futuro”, disse o prefeito Sérgio Hacker ao Blog Ponto de Vista.
A secretária municipal de Educação, Conceição Cavalcanti, falou sobre a importância do trabalho realizado pelo Governo Municipal na construção de uma educação de qualidade. “No campo da educação Tamandaré tem passado por verdadeira transformação não apenas com as reformas, mas especialmente com as construções. Tudo isto com o objetivo precípuo de oferecer melhores condições de trabalho para os docentes e em contrapartida um melhor aprendizado para os nossos alunos. Todos os esforços do prefeito para com a Educação têm sido reconhecido por toda a comunidade”, expressou a secretária.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]
