Author: Wellington Ribeiro

Com milhares de nordestinos, Lula, Dilma e Humberto inauguram transposição
Uma visita histórica, emocionante e marcada pela imensa gratidão e muito carinho do povo nordestino. É assim que o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), definiu o que ocorreu, na tarde deste domingo (19), em Monteiro, na Paraíba, com a visita dos ex-presidentes Lula e Dilma para comemorar a chegada da água no Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, com 217 km de extensão.
Milhares de pessoas de diversas regiões do Nordeste acompanham o que é chamado por Humberto e pelos cidadãos de Monteiro de inauguração popular da maior obra hídrica da história do Brasil. Uma carreata percorreu 170 km entre Campina Grande e Monteiro, local escolhido pelos ex-presidentes para a visita.
A ida de Lula e Dilma à cidade do Cariri paraibano mobilizou os nordestinos, dezenas de parlamentares e governadores, que foram juntos com os ex-presidentes à beira d’água e se concentraram no centro de Monteiro para ouvir a fala deles. Por onde passaram na estrada, Lula e Dilma receberam mensagens de carinho da população.
"Eles peçam a Deus pra eu não ser candidato. Porque se eu for é pra ganhar", avisou Lula diante de uma multidão que gritava o seu nome. De acordo com Humberto, que participou de todo o evento histórico, o empreendimento era uma promessa secular que só virou realidade graças ao empenho de Lula, que decidiu iniciar o projeto em 2007, e de Dilma, que continuou a executá-lo sem deixar que a crise econômica o paralisasse.
Em discurso diante diante dos milhares de cidadãos no centro de Monteiro, representando o Senado, Humberto afirmou que essa era a verdadeira inauguração do Eixo Leste da Transposição. "O povo sabe e é por isso que está aqui. Esse governo golpista veio na semana passada com uma comitiva de parlamentares de partidos como o PMDB, o PSDB, o DEM e o PPS, que sempre foram contra a obra. É muita cara de pau de Temer”, criticou Humberto, para delírio da plateia presente.
Para o líder da Oposição, o povo nordestino reconhece a verdadeira paternidade e maternidade do projeto e, por isso, deu uma grande demonstração de apreço por Lula e Dilma. “Enquanto os golpistas diziam que a obra não sairia do papel, no momento que a água chega querem ser os primeiros a surfar. Mas a população do Nordeste sabe quem tornou esse sonho em realidade”, declarou o parlamentar.
Ele ressaltou que, durante os governos do PT, a região sempre foi prioridade em tudo, com políticas públicas que melhoraram a condição de vida do povo como nunca antes na história do Brasil. “Nosso governo foi o primeiro que realmente enfrentou a seca no Nordeste. O povo sabe disso e é por isso que quer a volta do maior presidente de todos os tempos deste país: Lula”, discursou.
Assim que os Eixos Lesto e Norte da Transposição forem concluídos, o empreendimento vai beneficiar mais 12 milhões de pessoas em 390 cidades de quatro Estados.
[...]

Sirinhaém – Banho de Argila na Praia de Guadalupe recebe fiscalização
Parada obrigatória para aqueles que visitam a Praia de Guadalupe, em Sirinhaém, o local onde acontece o famoso Banho de Argila recebeu, neste sábado (18/03), a visita de uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Sirinhaém (SEMA).
A visita teve por objetivo realizar o cadastramento dos pequenos comerciantes que atuam naquela área, além de ordenar as atividades lá desenvolvidas com o propósito de garantir a preservação do Meio Ambiente e a segurança dos visitantes. A equipe que participou da ação foi composta pelo secretário Alfredo Ferraz e pelos colaboradores Indielle, Clécia, Raul e Gisélia.
Durante a operação, foram identificados e cadastrados 54 pequenos comerciantes, sendo 15 que trabalham com barracas de bebidas e alimentos, 32 pontos de vendas de produtos de argila e ainda 7 vendedores ambulantes de cocadas e sequilhos. A secretaria também identificou a origem desses pequenos comerciantes, momento em que constatou que 27 deles são residentes do município de Sirinhaém, enquanto que 15 moram em Rio Formoso, 10 em Tamandaré e 2 em Barreiros.
Quanto às irregularidades encontradas, os funcionários da prefeitura constataram a atracação de embarcações sem a devida proteção nas âncoras colocadas na praia, o que põe em risco a integridade física dos banhistas. Para estabelecer normas que garantam o desenvolvimento sustentável neste ponto turístico que só neste sábado registrou a visita de mais de 2 mil pessoas, o secretário Alfredo Ferraz convocou a todos os envolvidos na exploração comercial do local a participarem em breve de uma reunião.
[...]

Prefeitura de Sirinhaém realiza entrega de Ginásio e Praça para moradores da Vila Operária
Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito Franz Hacker (PSB), entregou aos moradores da Vila Operária, na área urbana de Sirinhaém, um Ginásio Poliesportivo e a reforma de uma Praça.
O evento contou com a presença da vice-prefeita Camila Machado, do prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker, do ex-prefeito de Sirinhaém, Livaldo Brito, secretários municipais, vereadores, líderes religiosos, familiares dos homenageados que deram o nome ao Ginásio e à Praça, além de alunos da rede pública municipal e da população em geral, que ao longo da solenidade tiveram a oportunidade de ouvir o pronunciamento de algumas autoridades e de assistir a apresentação de grupos de ciranda, frevo e Hip Hop.
Durante a inauguração do Ginásio, o prefeito Franz Hacker destacou a importância dos equipamentos públicos, lembrando que eles serão mais uma opção para que os moradores da Vila Operária e dos bairros adjacentes possam realizar eventos e atividades esportivas, culturais e de lazer.
Franz Hacker também falou da satisfação em atender mais um compromisso com a população, recordou de uma inauguração que realizou recentemente e revelou que a agenda de entregas se estenderá até à próxima semana, quando apresentará à população uma nova frota de veículos.
“É uma grande satisfação fazermos mais uma entrega para a população do nosso município. Realizamos na semana passada a inauguração de uma quadra no distrito da Barra de Sirinhaém e estamos aqui, hoje, fazendo esta nova entrega, e já no próximo sábado, se Deus quiser, estaremos disponibilizando para a população três novas caminhonetes de cabine dupla e mais uma ambulância. Honrarei com várias entregas até o fim do nosso mandato a confiança do povo do nosso município”, destacou o prefeito.
Outra autoridade a se pronunciar, a vice-prefeita Camila Machado parabenizou o trabalho que o prefeito está desenvolvendo e informou que isto é resultado de muito esforço, seriedade e comprometimento com o bem estar da população. Camila também fez questão de destacar a importância do esporte na vida da juventude. “Com o esporte a gente tira o jovem da vulnerabilidade social, dá oportunidades de sonhos”, disse.
Homenagens – Com o objetivo de prestigiar personalidades que muito fizeram pelo município, a prefeitura denominou as obras da seguinte maneira: Ginásio Poliesportivo Municipal Ivaldo José da Silva e Praça Vicente Soares da Silva.
Escrito por Wellington Ribeiro
Confira imagens:
[...]

São José – Sema e ICMBIO fazem vistoria na zona de visitação da Prainha
Com o objetivo de dar início ao processo de microordenamento e regularização das atividades comerciais na área da prainha, que foi estabelecida como Zona de Visitação pelo Plano de Manejo da APA Costa dos Corais, funcionários da Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMA) e de Turismo e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) realizaram uma vistoria no local.
A APA (Área de Proteção Ambiental) foi criada em 1997 como um dos principais objetivos de proteger os recifes de corais com toda a fauna e flora associada, também faz parte de seus objetivos o ordenamento das atividades comerciais. Nesse sentido, foi criada em 2013, com a publicação do Plano de Manejo da APA Costa dos Corais, a Zona de Visitação de São José da Coroa Grande, com os seguintes objetivos:
○ Preservar as características naturais do ambiente marinho de recife de coral, onde estão
inseridas as piscinas naturais;
○ Preservar as espécies da fauna e flora marinha associadas ao ambiente de recife de coral;
○ Recuperar as áreas recifais degradadas ao longo dos anos pelas atividades turísticas e de pesca;
○ Manter a integridade do atrativo natural que as piscinas naturais representam para os
municípios;
○ Ordenar o uso da área pública onde estão inseridas as piscinas naturais; e possibilitar o desenvolvimento de pesquisa científica e programas de educação ambiental.
O papel do ICMBIO, como gestor das Unidades de Conservação Federais, é garantir um turismo responsável na busca da conservação ambiental e qualidade da atividade turística de acordo com as características e potencialidades do ambiente, promovendo a sustentabilidade da atividade, no caso os recifes de coral.
Apesar da criação da ZV (Zona de Visitação) de São José, ainda há muito o que se fazer para garantir esses objetivos.
Regulamentação da visitação: necessidade de estabelecer regras especificas da piscina natural da prainha, como números balizadores de visitantes. E isso será feito através de publicação de documento pelo Presidente do ICMBio e publicado no DOU da União.
"Para garantir a segurança e a qualidade do passeio é necessário estabelecer normas locais de fundeio e outros detalhes. E microordenamente é definido pelo chefe da APA Costa dos Corais, após ouvir os atores locais e a Marinha. Parece que o município já início o processo, que deverá ser concluido com o apoio do COMDEMA." - disse o analista ambiental do ICMBio, Eduardo Almeida.
Fonte: SEMA e ASCOM [...]

Jorge Côrte Real se reúne com setor sucroalcooleiro e Ministro da Agricultura
O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB) participou de uma reunião na tarde da última quarta-feira (15), em Brasília, com representantes do setor sucroalcooleiro de mais de 10 Estados brasileiros. O grupo se reuniu com outros parlamentares e o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para solicitar a volta da tarifação de 20% para o etanol vindo do exterior.
Côrte Real considerou o pleito do setor de extrema importância para o desenvolvimento e a sobrevivência da indústria sucroalcooleira nacional. "Precisamos compensar as dificuldades de produção do setor. Sendo assim, a bancada solicitou ao Ministro o restabelecimento da prerrogativa de taxação de 20% sobre o etanol estrangeiro que entra hoje no Brasil", afirmou o parlamentar.
O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçucar/PE), Renato Cunha, que também estava presente na reunião, garante que não há necessidade real de se importar etanol no Brasil. "Somos um País autossuficiente na produção do etanol e hoje enfrentamos uma concorrência desleal quando precisamos concorrer com empresas estrangeiras", disse Cunha.
Diante da pressão da bancada e do setor, o Ministro se prontificou a estudar o processo que poderá resultar na retomada da taxação das empresas estrangeiras.
Com informações da Assessoria de comunicação [...]

Coluna do Blog desta sexta-feira (17) – Blog Ponto de Vista
Coluna Semanal
O DIREITO DA POLÍTICA NA SEMANA
"Em Brasília não existem culpados, todos são cúmplices."
Nelson Rodrigues
SOBRE A CITAÇÃO – É a grande verdade. Poucos, infelizmente, se salvam. A carência de representatividade chega a ser sufocante num país que tenta dar seus últimos suspiros de credibilidade. Fala-se de “Crise Política”, “Crise Financeira” e de “Crise Institucional”. Mas não se fala da pior das crises, a “Crise Ética e Moral”. Moralidade, afinal, princípio basilar da Constituição de 1988, vem dia após dia perdendo sua eficácia (e vamos colocar na conta dos Portugueses, como sempre, ou vamos buscar solução para o problema?). O pior de tudo é não saber se existe solução!!! A angústia só aumenta ao ver que 2018 bate à porta, e um novo comandante será escolhido. Será mais do mesmo? Será a volta de quem já foi? Será diferente de todos e de tudo o que já se viu? Terminará, ao menos, seu mandato? Triste de ver a que ponto chegamos.
APOCALIPSE – Nesta semana o STF finalmente recebeu mais de 300 pedidos do PGR a partir de delações de executivos da Odebrecht e da Braskem. No total, foram 83 pedidos de abertura de inquérito, 211 declínios de competência e 7 arquivamentos. Trabalho não faltará ao STF, maior corte jurídica do país, que pouco a pouco vem perdendo sua essência maior. Deixa de ser Corte Constitucional para se transformar em Tribunal. Quem viver, verá!!! (p.s.: abre o olho, Temer).
VAZOU? – Como sempre, os principais jornais tupiniquins ficaram ouriçados para divulgar nomes de políticos citados nas delações. Mas ansiedade dos “possíveis citados” recaí no fato de saber se estão entre os 07 pedidos de arquivamento, somente isso.
AGRADECEU – Em nota, Rodrigo Janot agradeceu aos colegas do MPF e da força-tarefa da Lava Jato pelo que classificou de "esforço sobre-humano". Afirmou que o conteúdo das informações obtidas e catalogadas demonstrarão "os meandros da corrupção em nosso país de forma jamais imaginada".
E AGORA? – Está tudo nas mãos do ministro Edson Fachin, do STF. Há quem aposte que ele mandará prender uma leva nos próximos dias. E a expectativa só cresce.
CONTRATO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL – A ALEPE aprovou nesta semana, em primeira discussão, o PL n° 1194/2017 que autoriza o Governo do Estado de PE a prorrogar, por mais 24 meses, os contratos de professores da rede estadual de ensino.
PROTESTOS – Em pronunciamentos na Reunião Plenária na ALEPE, os deputados Teresa Leitão (PT) e Odacy Amorim (PT) declararam apoio ao Dia Nacional de Paralisação e à Greve Nacional da Educação, em protesto contra a Reforma da Previdência e a favor do cumprimento da lei do piso salarial nacional.
AMIGO, IRMÃO CAMARADA – Na última semana já mencionamos que o Presidente do TSE e Ministro do STF, Gilmar Mendes, externou opinião no sentido de que Michel Temer (PMDB) não seria alcançado pela inelegibilidade e poderia se candidatar ao Planalto em eventual eleição indireta a ser realizada pelo Congresso Nacional, caso a chapa “Dilma/Temer” seja julgada e reprovada pelo TSE. Nesta semana o relacionamento entre ambos ficou mais evidente, conforme notícias abaixo.
DEIXA COMIGO – Michel Temer nomeou, nesta semana, um primo do ministro do STF, Gilmar Mendes, para a diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Nome estimado pelo ministro, Francisval Dias Mendes, sempre aproveitou as boas oportunidades. Francisval Dias Mendes foi assessor parlamentar na Câmara dos Deputados, assessor na CONAB em MT, assessor da Associação dos Municípios de MT, assessor do Detran de MT, diretor da agência reguladora de MT. E o caro leitor que tire suas próprias conclusões.
É O CARA? – Parece até que Michel Temer aposta todas suas fichas em Gilmar Mendes. Inegável é a relevância da pessoa do presidente do TSE, que também integra a 2ª turma do STF, onde tramita a Lava Jato. Todavia, Michel Temer vem lhe cortejando de maneira ostensiva e escancarada, o que já está ficando demasiadamente feio.
SÓ OBSERVANDO – A ministra presidente do STF, Cármen Lúcia, está nitidamente saindo do foco. Será que assim o faz por não querer ter sua imagem ligada ao cada vez mais impopular Michel Temer, ou por não ser convidada e cortejada tanto quanto o colega de STF?
ESQUECERAM DE MIM – E Cármen Lúcia não foi chamada, sequer, para reunião mantida nesta semana no Palácio do Planalto, momento no qual se debateu acerca da possibilidade de uma reforma política. Curioso foi que participaram do encontro o presidente da República, Michel Temer; os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), além dele... ele mesmo, o Presidente do TSE, Gilmar Mendes.
OVERDOSE DE GILMAR – A Folha de S. Paulo informou que o Presidente do TSE, Gilmar Mendes, recebeu “aliados” para costurar acordo sobre a reforma política (será que quer virar o pai da reforma?). O matutino descreveu que houve um jantar, numa das residências do Presidente do TSE, em homenagem aos 75 anos do senador José Serra (PSDB). Antigamente era o réu que tentava aproximação aos juízes... Agora, tudo mudou. Outros tempos esses, não?
O FILHO É MEU – A inauguração do eixo leste do projeto de Transposição do Rio São Francisco, que ocasionou na vinda do presidente Michel Temer (PMDB) a Pernambuco e à Paraíba, na última semana, repercutiu na ALEPE. O Deputado Estadual Lucas Ramos (PSB) mencionou que os pernambucanos observam as obras em seus municípios, mas ainda não se beneficiam delas.
CORAJOSO E DESTEMIDO – Sobre o assunto acima, o atual Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) não “temeu”, com o perdão do trocadilho, ao reconhecer a importância e agradecer nominalmente ao ex-presidente Lula (PT), à ex-presidente Dilma (PT) e ao ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes (PDT), no evento de inauguração do eixo leste do projeto de Transposição do Rio São Francisco. Importante registrar que a comitiva presidencial de Temer estava presente no evento.
CARA CRACHÁ – O Deputado Estadual Aluísio Lessa (PSB) foi escolhido relator do Projeto de Lei de autoria do Deputado Estadual Bispo Ossésio (PRB) que visa aperfeiçoar a legislação para obrigar os estabelecimentos de saúde em PE a publicar a escala dos médicos que atendem em plantões. Caso aprovado, o nome completo dos profissionais, números de registro no conselho, especialidades, além de dias e horários dos plantões deverão ser afixados em quadro de fácil visualização na entrada dos hospitais, UPAs, ou emergências, tanto públicos quanto privados.
BOA INICIATIVA – Ainda sobre o assunto acima, o objetivo do projeto de Projeto de Lei é “resguardar quem necessita de atendimento médico e facilitar a fiscalização desse tipo de serviço”.
SUSPENSÃO DO PROCESSO SELETIVO DE SIRINHAÉM – Já tínhamos adiantado na última semana que o TCE determinou suspensão do processo seletivo simplificado nº 001/2017 de Sirinhaém/PE, o qual previa a contratação temporária de servidores, em vários cargos de nível superior, para atuar na administração municipal.
DE NOVO? – Nesta semana o TCE voltou a determinar à prefeitura de Sirinhaém/PE a suspensão imediata de outro processo seletivo, dessa vez do Processo Seletivo Simplificado nº 002/2017, que objetivava preenchimento de 291 vagas temporárias na administração municipal, em cargos de níveis elementar, fundamental, médio e superior.
TODA SEMANA? – Este foi o segundo processo de seleção simplificada de Sirinhaém/PE suspenso em apenas uma semana, pelo Tribunal de Contas.
PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM – você, profissional do Direito, integrante do Poder Executivo para Assuntos Jurídicos, Assessor Parlamentar, Advogado, Membro do MP, da Magistratura, Secretário Municipal, Vereador, ou até mesmo que goste de assuntos jurídicos e da política pode participar da coluna das sextas “O Direito da Política na Semana” do Blog Ponto de Vista, enviando sugestões de pauta, assuntos, notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 9.8898-3798 (VIVO). Se preferir, envie o assunto para o e-mail: blogpontodevistape@gmail.com
Escrito por Pedro Henrique [...]

Humberto diz que recursos repatriados do exterior irão ajudar Pernambuco
Depois do sucesso da repatriação de dinheiro não declarado e mantido no exterior por brasileiros - medida proposta pelo governo da presidenta Dilma Rousseff e confirmada pelo Congresso Nacional no fim de 2015 -, o Senado aprovou, nessa terça-feira (14), novo projeto de lei que reabre prazo para legalizar recursos de fora do país.
Com o apoio do líder da Oposição na Casa, Humberto Costa (PT-PE), a proposta segue, agora, para sanção presidencial. Parentes de políticos não poderão ser contemplados, iniciativa apoiada por Humberto desde o início da tramitação da matéria.
Segundo ele, a repatriação representará um socorro financeiro aos estados e municípios brasileiros que enfrentam uma crise fiscal de grande proporção. A expectativa é arrecadar cerca de R$ 30 bilhões, a partir da cobrança de 15% de imposto e 20,25% de multa sobre o dinheiro a ser repatriado. Desse total, a União entregará 46% aos entes federativos.
“O governo de Pernambuco já demonstrou interesse em receber nova remessa de recursos da repatriação. O estado esperava receber, antes das modificações feitas pelos deputados no texto, cerca de R$ 220 milhões”, contou Humberto.
O parlamentar avalia que a repatriação proposta por Dilma revelou-se um instrumento bem sucedido de regularização de recursos, bens e valores, de origem lícita, cuja existência não tenha sido declarada aos órgãos públicos brasileiros.
Para o senador, diversos setores do mercado reconheceram o bom desempenho do programa, que recuperou aos cofres públicos cerca de R$ 50 bilhões a título de imposto de renda e multa.
“Mas especialistas do tema entendem que o regime poderia ter tido ainda mais sucesso no que diz respeito ao número de adesões. De fato, contribuintes alegaram possuir dúvidas em relação à abrangência e ao funcionamento do programa, não sanadas em tempo pela Receita”, ressaltou.
O novo prazo para a repatriação será de 120 dias, contado a partir da data em que a Receita Federal regulamentar a matéria. Pelo texto, o patrimônio a ser declarado será aquele em posse do declarante em 30 de junho do ano passado, mesma data da cotação do dólar a ser considerada: R$ 3,21.
A manobra feita por alguns parlamentares para incluir parentes de políticos entre os beneficiados foi barrada, desde a sua origem, graças a uma iniciativa de Humberto. Em novembro do ano passado, quando a proposta foi apreciada no Senado, ele apresentou um destaque ao texto para evitar que a repatriação de bens do exterior fosse estendida a esses familiares.
A inclusão havia sido proposta pelo então líder do governo no Congresso, Romero Jucá (PMDB-RR), que recuou e aceitou a alteração. Humberto chamou a medida de emenda “Cláudia Cruz”, esposa de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) investigada na Operação Lava Jato. Ela teria utilizado dinheiro sujo do esquema de corrupção da Petrobras no exterior.
Com informações da assessoria [...]

SDS confirma números da Oposição apresentados há dez dias
Os dados divulgados nesta quarta-feira (15) pelo Governo do Estado confirmam os números divulgados pela Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco há dez dias, que apontava mais de mil homicídios registrados até o último 5 de março. Segundo os dados oficiais da Secretaria de Defesa Social, entre 1º de janeiro e 28 de fevereiro foram cometidos 977 assassinatos, com 497 casos registrados apenas em fevereiro, numa alta de 3,6% ante as mortes registradas em fevereiro. Os dados da Oposição contabilizaram ainda as 49 mortes registradas até o domingo 5 de março, um dos fins de semana mais violentos dos últimos anos.
“Como destacamos há dez dias, tivemos em 2017 os dois meses mais violentos dos últimos dez anos, desde a criação do Pacto pela Vida. Há quatro meses o secretário Angelo Gioia assumiu a SDS e os números da violência continua batendo recorde, o que demonstra que não é com truculência e com medidas paliativas que Pernambuco vai conseguir vencer a guerra contra a criminalidade”, avaliou o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
“Os números comprovam o que estamos alertando desde 2015, que há um déficit de policiais no Estado e que isso e essa é uma das causas dessa violência, além das precárias condições de trabalho. Apesar de os números de fevereiro, com quase 500 mortes, indicarem que tivermos o carnaval mais violento dos últimos sete anos, principalmente no Interior do Estado, por causa do deslocamento de homens para a Região Metropolitana, o Governo continua afirmando que está tudo bem. E não é isso que a população e a própria corporação sente na pele”, destacou o deputado Joel da Harpa (PTN), vice-líder da Bancada.
Além do crescimento da criminalidade, a Secretaria de Defesa Social também relata o acumulado de 20,3 mil casos de crimes contra o patrimônio em dois meses, dos quais cerca de 4,5 mil foram roubos e furtos de veículos, mais de 5 mil casos de violência contra a mulher e 295 casos de estupro. “É preciso que o Governo tenha humildade e chame toda a sociedade para discutir uma saída para este cenário. Nós, da Bancada de Oposição, estamos à disposição do Governo para ajudar a construir esse diálogo. Mas é fundamental que o governador Paulo Câmara convoque uma reunião com todos os deputados estaduais, sejam da base ou oposição, da bancada pernambucana no Congresso Nacional, dos ministros do Estado e do Governo Federal para que ele possa apresentar um plano de ação para o combate à criminalidade, porque infelizmente os sinais que temos observado é que a violência continuará crescendo em Pernambuco se nada for feito”, reforçou Silvio.
Crimes Violentos Intencionais Letais Intencionais (CVLIs):
Dados da Bancada de Oposição
Dados do Governo do Estado [...]

Coluna do Blog desta quinta-feira (16) – Blog Ponto de Vista
Não está nada “Gioia”.
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) divulgou, ontem (15), as estatísticas da violência no Estado. Os dados divulgados pelo órgão comandado pelo secretário Ângelo Gioia (imagem) apresentam números não só assustadores, mas constrangedores sobre o avanço do crime em Pernambuco.
Com o registro 977 homicídios entre os meses de janeiro e fevereiro de 2017, Pernambuco se consolida como um dos Estados mais violentos do país. Os números de assassinatos têm apresentado um acréscimo de quase 50% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 663 crimes desta espécie.
Não é novidade para ninguém que a violência atingiu em cheio a qualidade de vida dos pernambucanos, fazendo inclusive com que sua rotina seja alterada diante do verdadeiro clima de guerra civil vivenciado no Estado. Ao que parece, os integrantes do Governo Paulo Câmara não estão tratando o problema com a atenção necessária, tampouco permitem que outros o tratem, taxando inclusive de aproveitadores aqueles que buscam discutir e debater a problemática da violência em Pernambuco. Foi justamente isso que fez o coordenador do Programa Pacto Pela Vida, Márcio Stefanni, que também exerce o cargo de secretário de Planejamento e Gestão, acusando a oposição de não abordar o problema com seriedade, mas apenas com interesse político/eleitoral.
A verdade é que tentar desqualificar àqueles que buscam discutir o assunto e culpar a crise financeira que assola o país têm sido uma das principais estratégias utilizadas pelo Governo do Estado para fugir da responsabilidade. Por não aguentar mais o avanço da violência, a população torce que daqui pra frente o Governador Paulo Câmara e seus assessores venham a ser tão bons em combater a criminalidade quanto são em arrumar desculpas, pois está ficando cada vez mais claro que a verdadeira crise que é responsável pelo aumento da violência em Pernambuco não é a financeira, mas a de gestão e liderança.
Violência em alta 1 – Com população relativamente baixa, os municípios de São José da Coroa Grande, Rio Formoso e Catende, todos localizados na Zona da Mata Sul de Pernambuco, têm apresentado números preocupantes em relação ao número de homicídios.
Violência em alta 2 – Em Catende e São José da Coroa Grande, por exemplo, entre janeiro e fevereiro já foram registrados 8 homicídios em cada um dos municípios, já em Rio Formoso, a violência tragou 10 vidas.
Dever de casa 1 – Atenta à situação, a prefeita Isabel Hacker (PSB, Rio Formoso), já implantou câmeras de monitoramento em vários pontos do município e tem investido pesado na Educação.
Dever de casa 2 – Já o prefeito Pel Lages (PEN, São José da Coroa Grande), está empenhado em incentivar à prática de esportes para atrair os jovens, seguimento mais afetado pela violência.
Ribeirão 1 - Em busca de recursos para realizar obras de recapeamento asfáltico em várias ruas de Ribeirão, o prefeito Marcelo Maranhão (PSB), se reuniu na noite de ontem (15), com o Ministro das Cidades, Bruno Araújo, em Brasília. O gestor ainda discutiu junto ao ministro a possibilidade de liberação de recursos para a contenção de encostas e construção de habitações.
Ribeirão 2 – Após passar pelo Ministério das Cidades, a comitiva composta pelo prefeito Marcelo Maranhão e pelos secretários municipais Flávio Lima (Infraestrutura) e Carol Jordão (Educação) se dirigiram ao Ministério da Educação, onde foram recebidos pelo diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais, Leandro José Dany, Ocasião que solicitaram a implantação de creches e a ampliação da rede escolar do município. O encontro foi acompanhado pelo deputado federal Augusto Coutinho (SD).
Escala 1- Está na Comissão de Constituição e Justiça da Alepe o Projeto de Lei nº 1104/2016, de autoria do deputado Bispo Ossésio (PRB), que obriga os estabelecimentos de saúde em Pernambuco a publicar a escala de serviço dos médicos que atendem em plantões nas unidades de saúde da rede pública ou privada no Estado.
Escala 2 - O texto apresentado pelo parlamentar indica que os dados deverão ser afixados em locais de fácil visualização nos hospitais e ambulatórios, e que contenham informações que identifiquem o nome completo, número de registro no órgão profissional de cada médico plantonista, especialidades, dias e horários dos plantões, além do nome dos responsáveis administrativos.
Escrito por Wellington Ribeiro
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Coluna do Blog desta quarta-feira (15) – Blog Ponto de Vista
A frente de um governo que está enfrentando sérias dificuldades de cunho orçamentário, o governador Paulo Câmara (PSB) tem bastante motivos para comemorar. Tudo porque conseguiu a aprovação de um empréstimo de R$ 600 milhões junto ao BNDES. Os recursos serão destinados principalmente à conclusão de obras nas áreas de recuperação de estradas, sistema prisional e projetos hídricos.
As verbas chegam em um bom momento para o gestor que deverá tentar a reeleição no próximo ano. Entre as prioridades da destinação dos recursos está a Adutora do Agreste, obra que irá beneficiará cerca de 23 municípios do Agreste pernambucano, região que hoje sofre com os esfeitos da forte estiagem.
Em descrédito com a opinião pública, Paulo Câmara recebe um reforço em tanto para tentar recuperar a sua reputação e chegar competitivo nas eleições de 2018. Agora em diante ele não terá mais desculpas, pois com este volume recursos terá que mostrar serviço e, sobretudo, capacidade política para saber absolver ao máximo os dividendos que a realização das obras poderá trazer à sua imagem.
Inauguração – O prefeito de Sirinhaém, Franz Hacker (PSB), inaugura na próxima sexta-feira (17), um Ginásio Poliesportivo e uma Praça. Os equipamentos públicos servirão como mais uma opção de lazer para os moradores da Vila Operária, na área urbana do município.
Intercâmbio 1 – Entre os dias 02 e 12 do mês de Abril, o município de São José da Coroa Grande será sede da pré-temporada da seleção Paraguaia de Beach Soccer. Na oportunidade, o time estrangeiro deverá realizar jogos com times estaduais, entre eles o Sport Club do Recife, Náutico e Santa Cruz, e realizará palestras para os jovens com o objetivo de incentivar a prática esportiva.
Intercâmbio 2 - A ida da seleção paraguaia para o município faz parte de uma articulação entre o prefeito Pel Lages (PEN) e a Comissão de Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa, Colegiado presidido pelo deputado estadual Beto Accioly (PSL).
Pediu pra sair 1 – O prefeito de Escada, Lucrécio Gomes (PSB), teve uma baixa em sua equipe nesta semana. Tudo porque Klausttermam Lima pediu exoneração do cargo de chefe de gabinete. Circula na cidade a informação de que o motivo para o seu pedido foi a difícil convivência com a secretária municipal de Desenvolvimento Institucional, Nilbe Moreira, a quem alguns apontam como a verdadeira “manda chuva” da prefeitura.
Pediu pra sair 2 – Formado em Direito, Klausttermam Lima deverá se dedicar à advocacia. O jovem também é genro da vereadora governista Cátia da Farmácia (PSC).
Maraial – Insatisfeito com os serviços prestados pela Compesa no município de Maraial, o prefeito Marquinhos Moura (PTB), tomou a iniciativa de perfurar poços com o objetivo de incrementar a oferta de água para a população. De início serão abertos três poços artesianos e construídos reservatórios que atenderão bairros da área urbana de Maraial e o distrito de Sertãozinho, na Zona Rural.
Educação – O ministro da Educação, Mendonça Filho, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), liberou cerca de R$ 5,2 milhões para o andamento de obras em Pernambuco. Os recursos serão destinados a obras de creches, escolas, quadras e convênios para a aquisição de equipamentos em 24 municípios do Estado. O município de Cortês, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, é um dos contemplados com os recursos.
Pedido – Presidente do Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul Pernambucana – COMSUL, o prefeito de Cortês, Reginaldo Morais (PSB), aproveitou o encontro que teve, ontem, com o vice-governador Raul Henry, na sede do Sindaçucar, no Recife, para solicitar mais investimentos por parte do Governo do Estado no sentido de impulsionar o desenvolvimento da região.
Resposta - O vice-governador se mostrou atento às reivindicações e garantiu que o Governo do Estado está empenhado em contribuir com o avanço da região. O encontro teve a companhia do deputado estadual Aluísio Lessa (PSB), representante de Cortês na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Atuante – A vereadora do município dos Palmares, Ray do Quilombo (PSL), tem demonstrado uma atuação bastante positiva na Casa Manoel Gomes da Cunha, sede do Poder Legislativo Municipal. A parlamentar tem desempenhado muito bem o papel de um verdadeira legisladora e representante do povo. Na sessão de ontem (14), a vereadora apresentou um projeto e solicitou informações detalhadas sobre os destinos dos recursos que entram na Câmara Municipal .
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]
