Category: Política

Coluna do Blog desta terça-feira (02) – Blog Ponto de Vista
Com a crise no polo de Suape e uma economia ainda dependente da manufatura da cana-de-açúcar, setor responsável por empregar de maneira sazonal uma parcela considerável da mão de obra dos municípios da região, o Litoral Sul de Pernambuco tem sido atingido de maneira considerável com o aumento do desemprego.
Para contrapor a crise, os prefeitos da região estão concentrando esforços para potencializar a área de turismo, campo que se apresenta como a principal alternativa para a solução do problema de desemprego enfrentado na região. Neste quesito os municípios de Sirinhaém e Tamandaré já estão com projetos bem avançados. Em Sirinhaém, por exemplo, o trabalho de articulação do prefeito Franz Hacker abriu os caminhos para o SESC investir na construção de um hotel que consumirá cerca de R$ 130 milhões em investimentos.
Já Tamandaré, município comandado por Sérgio Hacker e conhecido internacionalmente por conta da famosa Praia dos Carneiros, deverá receber em breve investimentos do grupo Gramado-Parks, responsáveis pelo comando de uma rede de Resorts de alto padrão. A promessa é de que seja construído um Resort com aproximadamente 1.500 leitos, além de Parque Aquático de grandes proporções.
Quanto aos demais municípios, o desenvolvimento do turismo tem sido tratado com uma atenção especial, sendo destaque o resgate da história da Batalha do Reduto, em Rio Formoso, a promoção das Piscinas Naturais, em São José da Coroa Grande, e o trabalho realizado para a exploração da Praia do Porto e de sua Ilha do Coqueiro Solitário, em Barreiros.
Ipojuca 1 - O município de Ipojuca irá parar nesta terça-feira (02/05) para acompanhar a posse da prefeita Célia Sales (PTB). A cerimônia que será realizada no início da manhã, na Câmara Municipal de Vereadores. Na última sexta-feira a petebista divulgou a lista do seu secretariado, entre eles está o nome do seu esposo Romero Sales (imagem).
Ipojuca 2 - A escolha de Romero Sales para a Educação é o primeiro acerto da gestão de Célia Sales, que optou colocar esta importante pasta na mão de uma pessoa que não só possui larga experiência na área, mas também conhece a fundo a realidade do município.
Ipojuca 3 – Para retribuir o gesto que o PRB fez à sua candidatura, a prefeita deverá acomodar os republicanos em duas secretarias que ainda serão criadas, para isto deverá enviar nesta quarta-feira, para a Câmara de Vereadores, um projeto de reforma administrativa para a criação das secretarias de Habitação e Articulação Política. O empresário Gaúcho comandará a Habitação, já a outra pasta será assumida por outro nome indicado pelo partido.
Concessões 1 - Para garantir o apoio do PMDB ao seu palanque o governador Paulo Câmara (PSB) teve que destinar um espaço gigantesco em seu governo ao partido, algo que não tem agradado em nada a socialistas históricos que torcem o nariz para Jarbas Vasconcelos, principal líder da sigla.
Concessões 2 - Atualmente os peemedebistas comandam três secretarias, são elas: Desenvolvimento Econômico, Habitação e Micro e Pequenas Empresas, Trabalho e Qualificação, além de cargos importantes em setores estratégicos do governo, a exemplo da Copergás e dos Portos de Suape e do Recife.
Frota - Desde que assumiu a prefeitura de Palmares, no início do ano, o prefeito Altair Jr (PMDB) já realizou a entrega de 8 ambulâncias. A maioria dos veículos foram destinados para atender a comunidades localizadas na zona rural do município.
Tradição 1 - Em comemoração ao Dia do Trabalhador, a Prefeitura dos Barreiros promoveu várias atividades no município, entre elas se destaca o apoio a Cavalgada dos Amigos, atividade que promoveu a Corrida de Argolinhas, esporte tradicional do município, além do sorteio de prêmios. O evento contou com a presença do prefeito Elimário Farias, do vice-prefeito Thomaz Baleia, da primeira dama Ivalda Farias, secretários municipais e grande público.
Tradição 2 - O prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker (PSB), manteve a tradição iniciada pelo ex-prefeito Hildo Hacker e realizou no último domingo o Programa Prefeitura no Campo, no engenho Coqueiro, na zona rural do município. Na oportunidade foram mobilizadas todas as secretarias, dispondo para a população serviços de retirada de documentos, corte de cabelo, vacinação, palestras, ações voltadas promoção da leitura, eventos esportivos, shows e o sorteio de prêmios em comemoração ao Dia do Trabalhador.
Sabido todo 1 - O deputado federal Sílvio Costa (PT do B) não está de brincadeira quando fala da sua pretensão de ser candidato ao senado em 2018, para isto o parlamentar melhorou a sua área de comunicação e tem apostado todas as fichas para associar o seu nome ao de Lula, sabendo que o petista é o maior cabo eleitoral de Pernambuco.
Sabido todo 2 - Caso a conjuntura política não permita a sua postulação ao senado, Sílvio não perderá nada com esta movimentação, pois terá o nome ligado ao ex-presidente e isso lhe poderá render ganhos eleitorais caso decida se manter na Câmara Federal ou disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa.
Ameaçados - O deputado federal Marinaldo Rosendo (PSB) deverá enfrentar sérias dificuldades para conseguir se reeleger no próximo ano. O parlamentar engrossa a fileira dos considerados "futuros ex-deputados em atividade". A lista ainda contém nomes como o de Cadoca, expulso recentemente do PDT, Luciana Santos (PC do B) e Wolney Queiroz (PDT).
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Exclusivo!!!! Confira o secretariado da Prefeita Célia Sales (PTB)
Blog Ponto de Vista anuncia em 1ª mão!!!
A prefeita eleita de Ipojuca, Célia Sales (PTB), anunciou nesta sexta-feira (28) o secretariado que vai lhe ajudar a gerir o município pelos próximos três anos e oito meses.
Os nomes que vão compor o primeiro escalão da prefeitura foram escolhidos prioritariamente por suas capacidades técnicas, de acordo com Célia. A posse da petebista acontecerá na próxima terça-feira (02/05) em cerimônia na Câmara Municipal de Vereadores às 8 hs.
Confira os nomes apresentados para as secretarias:
Vera Dourado - Secretaria Especial de Bem Estar Social
Vera Maria Queiroz Dourado é empresária. Na área pública, já atuou como Diretora de Bem Estar Social da Prefeitura de Ipojuca.
Heleno Alves - Secretaria Especial de Agricultura
José Heleno Alves foi secretário de agricultura e de governo. Também foi vereador de Ipojuca por quatro mandatos e por duas vezes presidente da Câmara dos vereadores.
Marcos Queiroz- Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico
Marcos Perez Queiroz é empresário, engenheiro mecânico e deputado federal constituinte. Na área pública, já atuou como secretário dos comércios, secretário de turismo e desenvolvimento e vice-prefeito. Ele também foi presidente da empresa SUAPE-Complexo Industrial e Portuário em 1988.
Sabrina Sibele Rodrigues de Lima- Secretaria Especial da Mulher
Sabrina Rodrigues é formada em administração e marketing, pós graduada em gestão de negócios. Suas experiências são: gestora de RH, assessora de gabinete, supervisora de atendimento e assessora da secretaria de planejamento e orçamento participativo.
George Barros - Secretaria de Defesa Social
George do Rêgo Barros da Silva é capitão da PM, advogado e psicopedagogo, especialista em gestão de ensino. Já exerceu as funções de: comandante do trânsito da Mata Sul, coordenador dos conselhos municipais da paz na Mata Sul, chefe da inteligência do 18º BPM, comandante da companhia PM de Ipojuca, entre outros.
Adelaide Caldas- Secretaria de Saúde
Adelaide Maria Caldas Cabral é fonoaudióloga sanitarista, especialista em saúde coletiva, mestre em hebiatria. Em gestão pública, já trabalhou como diretora de distrito sanitário, diretora de programas, secretária de saúde e secretária executiva de regulação em saúde.
Paulino Valério - Secretaria de Planejamento e Gestão
Paulino Valério da Silva Neto é advogado e administrador de empresas. Em gestão pública, já trabalhou como pregoeiro, presidente da comissão de licitação, secretário de administração, secretário de logística e secretário de assuntos estratégicos.
Erivelto Lacerda - Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano
Erivelto Lacerda de Araújo; Ele foi secretário de tecnologia e meio ambiente de Ipojuca, entre 2009 a 2012, e presidiu a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, de Pernambuco (ANAMMA).
Giuliana Cavalcanti - Secretaria de Infraestrutura
Giuliana Lins Cavalcanti é engenheira civil com MBA em gerenciamento de obras e gestão de projetos. Na área pública, já atuou como secretária de infraestrutura, mobilidade e controle urbano e gerente geral de obras.
Thiago Santos - Secretaria de Governo
Thiago Barbosa dos Santos é engenheiro de produção, especialista em logística empresarial.
Entre 2008 a 2015, atuou como gestor de contratos na empresa Camargo Corrêa Construções e Serviços.
Romero Sales - Secretaria de Educação
Romero Antônio Raposo Sales foi secretário de educação, cultura e esportes na Prefeitura de Ipojuca. Ele, também, foi vereador de Ipojuca por cinco mandatos.
É engenheiro agrônomo, Professor e atua na Diretoria de Gestão Portuária da empresa SUAPE-Complexo Industrial e Portuário.
Joaquim Serafim - Secretaria de Administração
Joaquim Serafim de Lima é formado em administração de empresas e Advogado. Trabalhou na Diretoria Jurídica do DETRAN-PE e chefiou o CIRETRAN Ipojuca.
Foi, também, secretário de administração de recursos humanos, entre 2005 e 2012.
Marcos Lira - Procuradoria Geral do Ipojuca
Marcos Henrique de Lira e Silva é advogado, pós graduado em direito eleitoral. Ele também é membro da Comissão Eleitoral da OAB/PE e diretor do Instituto de Direito Eleitoral e Público do Estado.
Na área de Direito Público, trabalhou como assessor jurídico, assessor parlamentar e procurador geral.
Marco Antônio - Gabinete do Prefeito
Marco Antônio de Araújo Silva é administrador de empresas. Foi secretário de agricultura, chefe de gabinete e superintendente dos conselhos municipais de Ipojuca.
Maurison Gomes - Secretaria de Finanças
Maurison da Costa Gomes é servidor público estadual e geógrafo, pós-graduado em administração pública. Na gestão pública municipal, já trabalhou como assessor de tributação e de infraestrutura, diretor geral de administração tributária, secretário adjunto de projetos especiais, secretário de governo, secretário de agricultura e secretário de segurança.
Célia Duarte - Controladoria Geral do Ipojuca
Maria Célia Duarte de Souza Melo é engenheira civil e gestora contábil e financeira, especialista em gestão e controladoria governamental. Foi diretora de gestão pública da Baker Tilly Brasil e diretora administrativa e financeira da Companhia Municipal de Agricultura e Abastecimento (COMAB). [...]

Coluna do Blog desta sexta-feira (28) – Blog Ponto de Vista
Coluna Semanal
O DIREITO DA POLÍTICA NA SEMANA
“A greve, no fundo, é a linguagem dos que não são ouvidos."
Martin Luther King Jr.
SOBRE A CITAÇÃO – É momento para muita reflexão. Após o descalabro assombroso de uma crise financeira sem precedentes, que culminou no afastamento da ex-presidente Dilma (PT) do poder, viu-se a oportunidade, pelo novo Governo, de aprovar diversas reformas tidas por necessárias à reordenação das contas públicas. E o atual Governo propôs as reformas em compasso de fábrica, aproveitando sua alta adesão no Legislativo. Conseguiu logo aprovar o teto de gastos públicos. Na sequência, logrou êxito com a Lei da Terceirização (irrestrita). A reforma trabalhista, por sua vez, é outra realidade. E a reforma da previdência, que vem se mostrando a mais complicada para o Governo, certamente será sufragada pelos parlamentares. A única possibilidade de tentar salvar a lavoura é com a ocorrência de fato novo. E que fato novo seria esse? A INSURREIÇÃO POPULAR!!! Está marcado para hoje, 28/04, diversas manifestações contra as medidas adotadas pelo Presidente Michel Temer (PMDB). Seria o início de um levante?
VAI ENTENDER!!! – A paralisação geral de hoje contra as reformas trabalhista, da previdência e contra a lei de terceirização teve um capítulo prévio curioso. O ministro Ives Gandra, presidente do TST (aquele mesmo, cotado pelo Presidente Michel Temer para o cargo de Ministro do STF), enviou ofício aos presidentes dos TRTs recomendando o funcionamento regular dos Tribunais e da Justiça do Trabalho. Isso depois do Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) declarar “guerra” à Justiça do Trabalho.
PARA RECORDAR – só para lembrar, no mês de março, o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse em entrevista que “a Justiça do Trabalho não deveria nem existir".
BRASÍLIA TRABALHANDO COMO NUNCA – Os Deputados e Senadores ao longo desta semana se debruçaram sobre temas melindrosos. A reforma trabalhista passou pela Câmara dos Deputados (matéria segue para o Senado). A lei que modifica significativamente a legislação acerca de abuso de autoridade foi aprovada para o Senado (texto segue para a Câmara). E vão seguir trocando figurinhas...
DONO DO APITO – A bola está o poder judiciário. É ele quem ditará e dará a cartada final nesse jogo que parece não ter fim. Depois das delações dos executivos da ODEBRECHT serem amplamente divulgadas, a sociedade parece que, enfim, entendeu o recado. Não há inocentes em Brasília, isso é fato.
FIM DA LINHA – Todos os vídeos e áudios das delações estão aí, circulando diariamente nos telejornais brasileiros (dá vontade até de trocar de canal). Quem parou para analisar detidamente os depoimentos dos delatores da ODEBRECHT, percebe que muitos deles são repetitivos. Têm muita frase, como: “ora foi isso”; “ora foi aquilo”; "não tenho certeza"; "acho que sim".
DISTINÇÃO NECESSÁRIA – Existem incertezas e contradições nos depoimentos. Logo, são sinais de que é preciso ir devagar com o funeral público de todos os envolvidos e citados. Agora quando a fala é firme e as acusações são acompanhadas de farta prova documental, no entanto, não tem como correr. Aí, caro leitor, é segurar a rebordosa.
CULPA DOS PORTUGUESES - O depoimento do Pai, Emílio Odebrecht, trata-se de verdadeiro “tapa na cara” da sociedade brasileira. No seu falatório, o famigerado empresário disse que “não entende essa repercussão toda, porque o lodaçal da propina é coisa ordinária na vida brasileira há décadas”. Ele só se esquece que o mundo mudou!!!
ACORDO – O problema de “credibilidade” das delações é justificado com as próprias ações do MPF. No acordo que foi costurado, os delatores saem deste lamaçal inteiramente livres, leves, soltos e com grana no bolso. Seja sincero, caro leitor, se fosse com você, não falaria o que o MPF “gostaria” de escutar?
ESCOLHA ERRADA DO MPF – O teor dos depoimentos dos delatores é mostra de que eles não entenderam a ilicitude dos atos cometidos por eles e pelos políticos citados. Logo, errou feio o MPF ao permitir que os delatores fiquem soltos.
SALVADORES DA PÁTRIA? – Não, são verdadeiros criminosos. Ninguém deve se enganar. Os executivos/delatores da ODEBRECHT não são heróis, são bandidos. Aliás, a delação do chefe da quadrilha (Marcelo) mostra que ele soube propagar muito bem para o seu corpo executivo toda mentalidade corrupta.
FORÇA-TAREFA DA FORÇA-TAREFA – A Presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, ajustou com o ministro Edson Fachin a criação de um grupo de assessoria especializada para conferir celeridade aos processos da Operação Lava Jato. E os políticos piram com isso!!!
MADE IN BRAZIL – O grupo ODEBRECHT fechou acordo para pagar montante que chega na casa de US$ 184 milhões à República Dominicana, em virtude dos atos de corrupção praticados naquele país.
PALOCCI ABRE A BOCA – A delação de Palocci promete surpreender mais do que a delação da ODEBRECHT. Tudo porque se ele confirmar as acusações dos delatores da ODEBRECHT, estaremos diante do apocalipse do PT e da cada vez mais iminente prisão do mandatário do partido, o ex-presidente Lula (PT). Bronca!
TOGAS SOB JUDICE – Diversos cronistas e rotativos falam que a Operação Lava Jato ainda deve ao país uma resposta sobre o papel do Judiciário no "maior esquema de corrupção do planeta". Aliás, não é de hoje que a ex-ministra do STJ, Eliana Calmon, afirma que a Operação Lava Jato “atingirá membros do Judiciário”.
EITA!!! – Na coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o ministro João Otávio de Noronha, atual corregedor nacional de Justiça e ministro do STJ, respondeu entrevista na qual Eliana Calmon afirmou que a Lava Jato ainda chegaria no Judiciário: "Está enganada: Já chegou. E foi ao apontar caixa dois na campanha dela". Isso em alusão à candidatura da ex-ministra do STJ, Eliana Calmon, ao cargo de Senadora pelo estado da Bahia (concorreu pelo PSB).
AGORA VAI - O Senado aprovou nesta semana, em primeiro turno, a PEC 10/13, que acaba com o foro especial por prerrogativa de função (mais conhecido como Foro Privilegiado). Surpreendeu o fato do projeto ter sido aprovado por unanimidade com 75 votos. Pelo novo texto, o foro especial será mantido apenas para o presidente da República e para os presidentes do STF, da Câmara e do Senado.
FORO PRIVILEGIADO – FIM! – Ainda sobre a nota acima, o STF também tratará sobre o assunto. Será no dia 31 de maio. O ministro do STF, Luís Roberto Barroso, enviou ao plenário a AP 937, em que se discute a possibilidade de restrição do foro privilegiado a casos relacionados a acusações por crimes cometidos durante e em razão do exercício do cargo. Para ele, “é hora de repensar o foro privilegiado, reduzindo-o a um número mínimo de autoridades e, consequentemente, desafogando o STF, que hoje já conta com cerca de 500 processos contra parlamentares”.
O REGRESSO? - A 1ª turma Especializada do TRF da 2ª região, instância recursal da justiça federal do Estado do Rio de Janeiro, atendendo ao pedido do MPF, determinou o retorno da ex-primeira dama do RJ, Adriana Ancelmo, esposa do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), para uma unidade prisional. Contudo, como a decisão não foi unânime, o cumprimento da determinação deverá ser objeto de recurso.
PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM – Você, profissional do Direito, integrante do Poder Executivo para Assuntos Jurídicos, Assessor Parlamentar, Advogado, Membro do MP, da Magistratura, Secretário Municipal, Vereador, ou até mesmo que goste de assuntos jurídicos e da política pode participar da coluna das sextas “O Direito da Política na Semana” do Blog Ponto de Vista, enviando sugestões de pauta, assuntos, notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 9.8898-3798 (VIVO). Se preferir, envie o assunto para o e-mail: blogpontodevistape@gmail.com
por Pedro Henrique Oliveira - Advogado e colunista semanal do Blog Ponto de Vista.
[...]

Prefeitura dos Barreiros realizou a abertura XVIII Jogos Escolares do Município
A Prefeitura dos Barreiros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta quarta-feira, dia 26 de abril, a abertura do XVIII Jogos Escolares do Município. A ação, que tem por objetivo incentivar a prática esportiva entre os estudantes, abordou o tema “Resgatando os nossos Jogos Escolares”.
O evento foi iniciado com um desfile que reuniu alunos e professores de escolas municipais, estaduais, particulares e do Instituto federal, onde percorrerão as principais ruas da cidade com destino ao Clube Caiadores, local onde ocorreu a cerimônia de abertura dos jogos.
Entre as autoridades que compareceram a solenidade, estão o Prefeito Elimário Farias, o vice-prefeito Thomaz Baleia, os secretários municipais João Baleia (Governo), Wylliane Lima (Educação) e Cristiano Ximenes (Finanças), a primeira dama e vereadora Ivalda Farias, além de outros integrantes do primeiro escalão do Poder Executivo Municipal.
Durante a programação, o prefeito Elimário realizou a abertura dos Jogos Escolares e ao lado das demais autoridades assistiu a uma série de exibições, entre elas a corrida da tocha (fogo simbólico), a execução do hino Municipal e Nacional cantado pelo artista barreirense Jadiel Pernambucarte com a participação do músico Luciano Luiz, e a apresentação de danças e canto por parte de alunos representantes das escolas municipais.
Na oportunidade, a secretária de Educação e demais convidados realizaram a entrega de Kits para as escolas municipais reafirmando o compromisso da gestão com o incentivo e valorização da prática esportiva nas escolas do município.
Com informações da Prefeitura dos Barreiros [...]

Ipojuca – Estaria o prefeito interino trabalhando para permanecer o máximo de tempo no cargo?
Continua grande a expectativa da população ipojucana quanto ao dia da posse da prefeita Célia Sales (PTB). O que até agora se sabe é que o prefeito interino, vereador irmão Ricardo (PTC), responsável por definir a data por ser presidente licenciado da Câmara de Vereadores, tem trabalhado para postergar ao máximo a posse da petebista.
No final da tarde de ontem (26) ao ser questionado pelo Blog Ponto de Vista no hall de entrada da Assembleia Legislativa de Pernambuco sobre qual seria o dia da posse, irmão Ricardo falou que a cerimônia deverá ocorrer na próxima terça-feira (02) e não na segunda-feira (dia 1º), sobre a alegação de que a data seria feriado.
Ora, parece que o prefeito interino não lembra de que foi empossado vereador no dia 1º de janeiro, justamente em um feriado. A sua atitude de retardar a posse de Célia só alimenta ainda mais o imaginário da população ipojucana sobre qual seria a sua real intenção de permanecer o maior tempo possível à frente da Prefeitura.
A verdade é que irmão Ricardo perde a oportunidade de externar espírito público e demonstra uma atitude pequena, levando a crer que embora tenha sido eleito legitimamente ao cargo de vereador não está à altura da função que ocupa na vida pública.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Coluna do Blog desta quinta-feira (27) – Blog Ponto de Vista
O 10° Batalhão de Polícia Militar Joaquim Nabuco, localizado no município de Palmares completou nesta semana 32 anos de existência. Já passaram pelo Batalhão durante este período uma quantidade expressiva de comandantes, entre eles, três chegaram a ser comandantes gerais da PMPE, um deles, o Coronel Irã Pereira, hoje na reserva, chegou a ocupar o posto de Secretário Estadual de Defesa Social no governo de Jarbas Vasconcelos.
Comandado atualmente pelo Tenente-Coronel Souza Filho, oficial que possui larga experiência e que tem empreendido um comando bastante proativo, o 10ª BPM conta com duas equipes do GATI e duas da ROCAN, e possui um efetivo superior a 450 policiais que são responsáveis por garantir a segurança ostensiva de 18 municípios da Zona da Mata Sul de Pernambuco.
Para comemorar o aniversário, o Batalhão está realizando uma programação com uma série de eventos, entre eles um campeonato de futebol e a entrega de diplomas de reconhecimentos aos profissionais que trabalham na área administrativa e aos que estão indo para a reserva, bem como a outorga de medalhas aos policiais que possuem 10, 20 e 30 anos de bons serviços prestados à corporação e a 15 ex-comandantes. A final do campeonato acontecerá hoje e a grande solenidade Militar para a realização da entrega de medalhas ocorrerá no dia 05 de maio.
Visita - Após percorrer os sertões do Pajeú, Itaparica e Moxotó, além do Agreste Setentrional e Meridional com o projeto Pernambuco em Ação, o governador Paulo Câmara e sua comitiva desembarcarão no início do próximo mês no município de Palmares, na Zona da Mata Sul do Estado. Embora possua um grande número de prefeitos aliados na região, Paulo Câmara deverá enfrentar forte resistência da população que anda insatisfeita com a forma como está conduzindo o Estado.
Prestígio 1 – 47 secretários Turismo de municípios pernambucanos participaram durante os dias 25 e 26 deste mês, em São José da Coroa Grande, do 1º Encontro de Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco. A programação foi composta por uma palestra que teve como tema “ O turismo como vetor para o desenvolvimento dos municípios”, eleição da nova mesa diretora da ASTUR/PE, mostra gastronômica, apresentações culturais e visita a pontos turísticos do município.
Prestígio 2 - A escolha da “Terra das Piscinas Naturais” para sediar o evento promovido pela ASTUR/PE é resultado do reconhecimento ao trabalho realizado pelo prefeito Pel Lages (PEN, imagem) na área do turismo.
In loco – Com o estilo de acompanhar de perto o andamento da máquina pública, o prefeito Sérgio Hacker (PSB) visitou o Engenho Tabocas para conferir o funcionando do posto de saúde e da escola municipal, prédios públicos que foram reformados recentemente. O gestor aproveitou a oportunidade para ouvir moradores e funcionários públicos com o objetivo de levantar as demandas locais.
Melhorias – A reforma de escolas e creches municipais têm sido um dos principais destaques da gestão da prefeita de Rio Formoso, Isabel Hacker (PSB, imagem). Entre as unidades de ensino contempladas com as intervenções estão as Escolas Dr. Paulo Pessoa Guerra e Pedro de Albuquerque, na sede, a escola José Maria Monteiro e o Jardim de Infância Amélia Monteiro, no Distrito de Cucaú e a escola Imaculada Conceição, no engenho Pedra de Amolar
Transparência - Após muita cobrança da população a Câmara de Vereadores dos Palmares anunciou uma série de medidas que tornarão mais fácil o acesso público às informações da Casa, entre as principais medidas estão a criação do Portal da Transparência. Na nova ferramenta será possível encontrar dados sobre receitas e despesas da Câmara. "Nada melhor do que transparência para quem tem lisura e compromisso com o povo”, ressaltou o presidente da Câmara, Saulo Acioli.
Prêmio para os municípios 1 – Foi aprovada pelas Comissões de Administração Pública e Meio Ambiente no dia de ontem (26) o Projeto de Resolução 742/2016, de autoria do deputado estadual Zé Maurício (PP), que pretende instituir o Prêmio Município Amigo do Meio Ambiente e da Sustentabilidade.
Prêmio para os municípios 2 - A proposta visa reconhecer iniciativas desenvolvidas por prefeituras em Pernambuco que estejam voltadas, entre outros temas, à preservação de nascentes, à recuperação de áreas degradadas, ao manejo adequado dos resíduos sólidos e à redução no consumo de energia e de material descartável em órgãos públicos. Relator da matéria na Comissão de Meio Ambiente, José Humberto Cavalcanti (PTB) considerou que a iniciativa “surge em boa hora, colaborando para reverter a exploração histórica que sofre o nosso meio ambiente”.
Policiamento – A instalação de uma Companhia Independente da Polícia Militar no município dos Barreiros foi tema de uma indicação de autoria do deputado estadual José Humberto (PTB). Para o parlamentar, o pleito atende a um desejo antigo da população e contribuirá para um trabalho mais concentrado por parte da Polícia Militar no combate à violência nos municípios do Litoral Sul.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Barreiros poderá ganhar Companhia Independente da Polícia Militar
A instalação de uma Companhia Independente da Polícia Militar no município dos Barreiros foi tema de uma indicação de autoria do deputado estadual José Humberto (PTB) publicada nesta quarta-feira (26) no Diário Oficial do Estado.
Para o parlamentar, o pedido se faz necessário diante do clima de insegurança vivenciado pelos moradores da região. “É notório que o aumento da criminalidade tem atingido níveis alarmantes em Pernambuco, no entanto, para os moradores da região do Litoral Sul, mais precisamente nos municípios de São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso e Sirinhaém, os crimes contra a vida têm apresentado um avanço muito superior à média registrada no Estado, que vale destacar, já apresenta índices bem acima do nível aceitável pela Organização das Nações Unidas (ONU) para este tipo de crime”, alegou.
O deputado também lembrou que os crimes contra o patrimônio, a exemplo de roubos e furtos, somados ao crescente número de homicídios, têm contribuído para a expansão do clima de medo, insegurança e tensão na região e “acabam por criar um ambiente perfeito para a manifestação da ideia de ausência do Estado no combate à criminalidade”, sendo assim necessária uma atenção especial para a região.
O parlamentar ainda destacou a dedicação e os esforços empreendidos pelos profissionais que trabalham na área de segurança na região e justificou que a instalação de uma Companhia Independente no município de Barreiros atenderia a um desejo antigo da população, além de contribuir para um trabalho mais concentrado por parte da Polícia Militar no combate à violência nos municípios do entorno.
José Humberto encaminhou a indicação ao Governador do Estado e ao Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Vanildo Maranhão.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

“Pernambuco vai parar na próxima sexta-feira”, diz Humberto
A crescente mobilização contra a Reforma da Previdência e Trabalhista e o governo Temer deixou o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT), animado quanto aos resultados da greve geral do dia 28 de abril (sexta-feira). Cerca de 50 categorias já declararam apoio à paralisação em Pernambuco como a Polícia Civil, os metroviários, rodoviários e bancários. Instituições como a Arquidiocese de Olinda também declararam apoio à greve e convocaram os católicos a participaram do movimento.
“Vamos parar Pernambuco e o Brasil para dizer que não aceitamos desmonte de direitos assegurados há 70 anos, como a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e o fim real da aposentadoria. Não vamos permitir que o Governo Temer acabe com direitos que os trabalhadores conseguiram conquistar com muita luta”, afirmou o senador, que estará no Recife na próxima sexta-feira.
Humberto vai acompanhar as mobilizações na Capital Pernambucana. Às 15h, participa de ato na Praça do Derby. Representantes das sindicais CUT, Intersindical, Conlutas, Força Sindical, além das frentes de mobilização do Povo Sem Medo e do Brasil Popular também já confirmaram presença.
“Não tenho dúvida que será a maior greve geral do País desde 1980. O povo vai mostrar a sua força e dizer que não aceita essas mudanças que estão sendo orquestradas por uma elite mesquinha que quer manter e ampliar os seus privilégios e um governo ilegítimo, que está prestes a cair de tão podre”, afirmou o senador. [...]

Artigo – A pressa a favor do saque – Por Paulo Rubem Santiago
Por Paulo Rubem Santiago*
Está nas principais manchetes dos jornais, portais e blogs na internet. Encurralado com a avalanche de delações citando as relações entre as empreiteiras e as operações de vários dos atuais ministros de Temer no governo federal há anos, com acertos em obras, licitações e compras em troca de propinas, o presidente golpista quer acelerar seu projeto de reformas para passar o recibo às elites patronais que apoiaram o impeachment e lhe tiraram da opaca vice-presidência para o comando do executivo da nação. Temer diz não se importar com medidas impopulares, pois não é candidato, segundo afirma, em 2018. Aos patrocinadores do golpe quanto mais reformas aprovadas maior a fatura, mais vão tirar dos trabalhadores a favor da recuperação de sua taxa de lucro depreciada com a crise e o PIB negativo. Onde colocaram as centenas de bilhões de reais que ganharam com desonerações tributárias, da contribuição sobre a folha de salários para o INSS e com os créditos subsidiados ofertados pelo BNDES? Por que tantos bilhões não geraram milhões de novos empregos? Onde estão as respostas?
Em plena recessão apóiam a imposição de mais sacrifícios aos trabalhadores com a reforma da previdência, se calam quanto à revisão das facilidades tributárias que ganharam de presente nos governos de FHC, Lula e Dilma. Além disso, covardemente, se calam ante uma política monetária anti-produção,anti-emprego,anti-distribuição de renda, uma política cujas decisões são divorciadas da democracia, embaladas por dogmas travestidos de neutralidade, objetividade, cientificidade. É assim o circuito fechado da definição das taxas de juros contra a inflação, é assim a rotina que paga bilhões aos bancos, através da SELIC, para retirar de circulação diária uma massa de moeda que, no abandono de outras opções não onerosas de controle da base monetária, prevalece há anos, como Haagen-Dazs(1) dos bancos, segundo afirmou o Procurador da Fazenda Nacional Aldemário Araujo Castro, em artigo em que analisa as operações compromissadas(2). Em seu artigo ele destaca, referindo-se a outra publicação, de Maria Claro do Prado (3) o salto dessas operações: Dados oficiais do BC mostram que as operações compromissadas – da ordem de R$ 528 bilhões – representaram 20,3% do saldo da dívida pública interna de R$ 2, 598 trilhões em dezembro de 2013. Pularam para R$ 809 bilhões ou 26,4% do saldo da dívida pública interna de R$ 3, 063 trilhões no final do ano passado e alcançaram R$ 898,8 bilhões em fevereiro último, com peso de 28,23% do saldo da dívida pública.
Pois bem, a aliança que congrega um patronato covarde, partidos e liderança políticas golpistas e a ditadura da economia financeira, que suga nossas riquezas e nada produz, agora quer impor o retrocesso em termos dos direitos de proteção social e do trabalho em nosso país. A resposta da sociedade será dada de forma unitária com a Greve Geral de 28 de abril próximo, para seguirmos avançando no desmonte dos privilégios dados aos mecanismos financeiros de concentração de riqueza e de apropriação fiscal através de generosas desonerações tributárias sem contrapartidas para o trabalho e a proteção social no país.
*Paulo Rubem Santiago é Professor da UFPE e Mestrando em Educação (UFPE). Já ocupou os cargos de vereador do Recife, deputado estadual, federal, a presidência da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
Referências
(1)Haagen-Dazs é um sorvete sofisticado produzido, de marca norte-americana
(2)http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/operacoes-compromissadas-o-haagen-dazs-dos-bancos/
(3)http://www.cincomunicacao.com.br/operacoes-compromissadas-x-divida-publica/ [...]

Posição do PSB pode gerar efeito dominó, avalia Danilo Cabral
Na avaliação do deputado federal Danilo Cabral, o fechamento de questão do PSB contra as reformas Trabalhista e da Previdência pode gerar um feito dominó no Congresso Nacional. O partido foi o primeiro a tornar obrigatório o voto de seus parlamentares contra as reformas. Para o parlamentar, esse poderá ser o caminho a ser adotado pelas legendas com postura mais independente na Casa.
Danilo Cabral ressalta que, naturalmente, os partidos da oposição vão votar contra a Reforma Trabalhista. “Mas a decisão do PSB poderá provocar uma confusão na base governista. Há uma pressão muito forte das ruas, então será uma votação muito dura”, explica. O deputado destaca que, como a reforma é um projeto de lei, para ser aprovada, precisa de maioria absoluta dos que estiverem na sessão, com a necessidade de ultrapassar 257 parlamentares presentes.
“A votação da Reforma Trabalhista, prevista para esta quarta-feira (26), será o primeiro teste do governo federal no sentido de avaliar a disposição do Congresso a respeito das duas principais pautas do presidente Temer”, opina Danilo Cabral. O deputado lembra que, na primeira votação sobre o pedido de urgência para a tramitação da Reforma Trabalhista, o governo sofreu um revés. Decidiu, então, promover uma segunda votação e saiu vitorioso após exercer forte pressão entre os aliados.
Hoje (25), na reunião da Comissão da Reforma Trabalhista, o relator Rogério Marinho (PSDB-RN) apresentará seu novo relatório, que será debatido e deliberado pelos integrantes do colegiado. A expectativa, de acordo com Danilo Cabral, é de um debate intenso entre governo e oposição. Suplente da comissão, ele apresentou cinco novas emendas ao texto substitutivo. Elas propõem a supressão de pontos relacionados ao negociado sobre legislado, Justiça do Trabalho, trabalho intermitente, arbitragem e quitação anual.
Mais definições - Durante a reunião da Executiva Nacional, além de discutir as mudanças na legislação trabalhista e na Previdência, o PSB firmou posição sobre os principais pontos da reforma política. Segundo Danilo Cabral, o partido se posicionará contra a lista fechada e a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 36/2016, que dá fim às coligações partidárias nas eleições proporcionais (vereadores e deputados) e estabelece cláusula de barreira para partidos políticos
[...]
