Deputado federal Osvaldo Coelho é nomeado Patrono dos Projetos de Irrigação no Estado de Pernambuco

O projeto de lei de autoria do deputado estadual Clodoaldo Magalhães foi sancionado pelo governador de Pernambuco como a lei nº 17.086.

deputado Osvaldo Coelho (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)

O deputado federal Osvaldo Coelho ganhou o título (in memoriam) de Patrono dos Projetos de Irrigação no Estado de Pernambuco. O projeto de lei de autoria do deputado estadual Clodoaldo Magalhães foi sancionado pelo governador de Pernambuco como a lei nº 17.086 no último dia 20 de outubro.

Osvaldo de Sousa Coelho nasceu em 1931, filho de Clementino de Sousa Coelho e de Josefa de Sousa Coelho. Sua família possui fortes raízes políticas em Pernambuco, tendo como patriarca o ex-senador Nilo Coelho. Osvaldo Coelho estreou na vida pública quando ainda era universitário, em 1954, elegendo-se deputado estadual de Pernambuco. No ano seguinte, formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco.

Em novembro de 1966, elegeu-se, pela primeira vez, deputado federal por Pernambuco, assumindo a sua cadeira na Câmara Federal em fevereiro de 1967. No mesmo ano, licenciou-se do mandato para assumir o cargo de Secretário Estadual da Fazenda no governo Nilo Coelho.

Após um breve hiato da política, em que passou a se dedicar à administração dos negócios da família nos setores industrial e pecuarista, é eleito em 1978 para retornar à Câmara dos Deputados, onde serviu ao Povo Pernambucano por oito mandatos no total, sem nunca se esquecer de suas origens sertanejas e das necessidades de sua gente. “Seu compromisso com o povo que representava era sincero e verdadeiro”, comentou o deputado Clodoaldo Magalhães. Nesse sentido, ninguém poderia resumir sua trajetória melhor do que ele mesmo, que costumava repetir: “o meu legado é diminuirmos as desigualdades do Semiárido em relação ao Centro-Sul e as do próprio Semiárido. Para esse efeito, só há duas ferramentas: uma é a educação e a outra é a irrigação”.

A educação e a irrigação, portanto, foram a paixão de Osvaldo ao longo da vida e pautaram toda a sua atuação parlamentar. O “Deputado da Irrigação”, como Osvaldo Coelho ficou conhecido, foi quem lutou para transformar Petrolina no grande centro de fruticultura que hoje ela é, beneficiando toda a região do Sertão do São Francisco. “Dr. Osvaldo foi um grande entusiasta e pioneiro na atração do investimento público para essa área”, ressaltou Clodoaldo Magalhães.

A referência de Osvaldo é de um parlamentar diligente, firme, tenaz e, acima de tudo, coerente, que construiu um legado singular, e buscou beneficiar o país como um todo, mas jamais se esquecendo daqueles que representava: os sertanejos sofridos pelo flagelo da seca.

COMENTÁRIOS