Lei da autoria de Joaquim Lira ajuda SDS a recuperar bicicletas roubadas

Saiba mais informações clicando no link

Joaquim Lira
Objetivado combater o comércio ilegal, furtos e roubos de bicicletas a Secretaria de Defesa Social (SDS) disponibiliza desde o ano passado à população o Alerta Bike. O programa permite que o cidadão cadastre de forma on line informações sobre sua bicicleta. Esses dados passam a constar na base de dados da secretaria e auxiliam a polícia na recuperação do veículo, quando roubado.

Para fazer o cadastramento o proprietário deve entrar no site do Alerta Bike, registrar login e senha e inserir os dados da bicicleta como marca, modelo, aro, cor e numeração do chassi. Essa numeração, encontrada geralmente abaixo da caixa do movimento central, por força da lei nº 16.876, de 6 de maio de 2020 da autoria do deputado estadual Joaquim Lira, passou a ser obrigatório constar na nota fiscal de venda emitida pelas lojas de todo o estado. Essa obrigatoriedade passou a ser essencial para o programa da SDS, já que de posse do documento fiscal onde conste a numeração do chassi, torna-se mais fácil cadastrar e posteriormente identificar quem é o verdadeiro proprietário da bicicleta.

A SDS esclarece que a consulta é feita pelos policiais também de forma on line, e em se constatando que a bicicleta é roubada, é feita a prisão do indivíduo e o resgate do bem.

O Alerta Bike funciona no mesmo formato do Alerta Celular, e os mesmos login e senha funcionam para as duas plataformas. 

COMENTÁRIOS