Deprecated: Hook custom_css_loaded is deprecated since version jetpack-13.5! Use WordPress Custom CSS instead. O Jetpack não é mais compatível com CSS personalizado. Leia a documentação do WordPress.org para saber como aplicar estilos personalizados ao seu site: https://wordpress.org/documentation/article/styles-overview/#applying-custom-css in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6085
Lei do deputado Paulo Dutra determina regras de acessibilidade para aulas remotas – Blog Ponto de Vista

Lei do deputado Paulo Dutra determina regras de acessibilidade para aulas remotas

Saiba mais informações clicando no link

Deputado estadual Professor Paulo Dutra

Uma lei publicada nesta sexta-feira (5) determina novas regras para a oferta de aulas remotas por parte de escolas das redes pública e privada. A iniciativa do deputado Professor Paulo Dutra (PSB) define que todas as unidades educacionais deverão assegurar aos estudantes com deficiência auditiva e visual a efetivação do direito à educação por meio de audiodescrição, janela com intérprete de Libras, e legendas nas aulas virtuais. Escolas privadas que descumprirem as regras podem ter de pagar multas que chegam a R$ 50 mil. No caso das escolas públicas, processos administrativos podem ser aplicados.

Ninguém estava preparado para as necessidades que surgiram com a pandemia e o distanciamento social. O estabelecimento de aulas remotas e de atividades virtuais ampliou a desigualdade educacional e digital que temos no nosso país. E para as pessoas com deficiência os danos foram ainda maiores com a falta de um olhar específico para esse público”, destaca o autor da lei.

Ainda de acordo com o Professor Paulo Dutra, a iniciativa surge para que a inclusão das pessoas cegas e das pessoas surdas se faça presente agora nas atividades remotas. “É muito importante que o cego conte com a audiodescrição e que o surdo possa ter a certeza de que, nas aulas que ele irá acessar virtualmente, haverá legendas e interpretação da Língua Brasileira dos Sinais. Já basta a falta de acessibilidade no mundo real. Vamos fazer garantir então, pelo menos no virtual, o direito que essas pessoas têm à educação”, disse.

Para os fins desta Lei, publicada com o número 17.468/2021, consideram-se aulas remotas aquelas que envolvem o uso de tecnologias e ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. A regulamentação deverá ser feita pelo Poder Executivo e as escolas terão 60 dias, a partir da data de publicação, para se adaptarem às novas regras.

COMENTÁRIOS